queridos irmãos quero saudar todos vocês com a paz do Senhor Jesus nesta manhã tô muito grato a Deus por poder participar mais uma vez de um culto aqui na Esperança Obrigado Pastor Samuel pelo privilégio de estar aqui eu cometi um engano quando vim do Brasil trazendo essa Bíblia maravilhosa ela não abre fica fechando então não usamos o celular abram seus celulares em primeiro Coríntios nós vamos ver o verso 17 em diante queridos conforme o pastor já informou logo depois da pregação do evangelho nós teremos a celebração da ceia do senhor e é sobre isso que
eu gostaria de falar eu sei que é um texto muito repetido vocês Com certeza já ouviram dezenas de vezes toda vez que a ceia é celebrada mas é importante rever sempre porque a participação na ceia do senhor é um momento muito importante e é bom e é necessário que nós façamos isso com a compreensão adequada do que é que nós estamos fazendo e a minha intenção nessa manhã é exatamente ajudar você a entender isso aqui vamos fazer a leitura do verso 17 até o verso 22 Paulo escrevendo a igreja de Corinto dizendo nisso porém que
vos prescrevo não voslou porquanto vos ajuntais não para melhor e sim para pior porque antes de tudo estou informado a ver divisões entre vós quando vos reunis na igreja e eu em parte o creio porque até mesmo importa que haja partidos entre vós para que também os aprovado se tornem conhecidos em vosso meio quando pois os reunis no mesmo lugar não é a ceia do senhor que comeis porque ao comerdes Cada um toma antecipadamente a sua própria ceia e a quem tem a fome ao passo que há Também quem se embriague não tem porventura casas
Onde comer e beber ou menosprezais a igreja de Deus envergonhar os que nada tem que vos direi louvarmosei nisto certamente novos porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite que foi traído tomou o pão e tendo dado Graças o Partiu e disse isto é o meu corpo que é dado por vós fazer isso em memória de mim você mente modo depois da BCAA do tomou também o cálice dizendo esse cálice e a Nova Aliança do meu sangue fazer isso todas as vezes que o bebê de memória de
mim porque todas as vezes que comerdes esse pão e beber diz o cálice anunciais é a morte do Senhor até que ele venha por isso aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do senhor examine-se pois o homem a si mesmo e assim como a do pão e bêbado cálice pois quem come bebe sem discernir o corpo come bebe juízo para si eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem porque se não julgarmos a nós mesmos não
seríamos julgados mas quando julgados somos disciplinados pelo senhor para não sermos condenados com o mundo assim pois irmãos meus quando vos reunis para comer esperar uns pelos outros se alguém tem fome como em casa a fim de novos reunidos para juízo quantas demais coisas eu as ordenarei quando for ter convosco Até que a leitura da palavra do senhor amém queria chamar as crianças à frente eu sei que é uma prática do daqui da igreja eu confesso que eu fico mais nervoso para falar para as crianças o que para falar para os adultos Tá certo não
eu vou ficar aqui queria chamar as crianças para cá vou pedir licença para sentar a idade exige isso e a criançada vai ficar aqui ok gente Vamos sentar aqui Olá tudo bom muito bem queria que vocês prestasse atenção eu vou falar bem pouquinho tá certo você já tiveram a experiência de compartilhar um pouco da comida de vocês com alguém Às vezes o snack em casa ou na escolinha já tiveram é muito bom não é quando a gente faz isso a gente pega aquilo que é nosso para nossa alimentação e a gente distribui compartilha com outras
pessoas vocês sabiam que uma vez Jesus fez isso ele tava com seus discípulos era uma noite e havia na mesa um Cordeiro em pão tinha uma erva amarga e eu não sei nem Qual é o nome aqui né mas o nome era esse mesmo é uma amarga que eles comem e tinha um cálice com um pouco de vinho aí teve uma hora lá que Jesus pegou o pão e distribuiu com seus discípulos depois que cada um tirou pensa um pão desse tamanho mais ou menos né Cada um tirando um pedaço aí depois que Jesus terminou
ele pegou também o cálice onde tinha a bebida e ele passou para os discípulos e disse que eles bebessem só que o que Jesus fez foi diferente do que você já fez um dia com seu amiguinho compartilhando o pão porque Jesus quando ele deu o pão ele disse Esse pão é o meu corpo e quando ele deu a bebida disse essa bebida é o meu sangue o que é que ele queria dizer com isso é que ele ia morrer naquela manhã no dia seguinte de manhã Jesus morreu e ele derramou seu sangue na cruz do
Calvário para nós o corpo de Cristo é verdadeira comida para nós e o sangue de Cristo é a verdadeira bebida mas eu não tô falando literalmente né eu tô falando por exemplo figuradamente Isso significa que a gente para alimentar o coração e o Espírito a gente precisa se alimentar de Jesus o corpo dele e do sangue dEle e como é que nós fazemos isso quando nós Oramos quando nós cremos em Jesus quando nós esperamos e dependemos de Jesus durante o dia e isso renova nosso coração e fortalece a nossa fé Tá certo então Jesus é
nosso pão e é Nossa bebida espiritual para gente viver aqui nesse mundo e eternamente queria orar com vocês tá bem para vocês para a gente terminar esse momento vamos vamos orar vamos falar com o senhor pai querido nós te agradecemos porque o Senhor Jesus compartilhou conosco aquela refeição naquela noite e nos ensinou a fazer isso sempre até que ele viesse Obrigado pelo seu corpo que é o pão e te damos graças pelo seu sangue que é o cálice que nós podemos tomar e participar e ser alimentados abençoa cada uma dessas crianças para que possam entender
e que possam crescer professar sua fé e participar em nome de Jesus amém Deus abençoe Crianças vocês podem ir agora agora a parte mais fácil pregar para os adultos Ok eu vou precisar do pedestal muito bem queridos Vamos partir então para a exposição da palavra de Deus só um minutinho querido o apóstolo Paulo escreveu a primeira carta aos Coríntios com o objetivo de ajudar a igreja resolver alguns problemas de natureza teológica e prática apesar da igreja ter sido fundada pelo Apóstolo Paulo não demorou muito para que problemas aparecessem o que mostra que problemas na igreja
Nem sempre é um problema da liderança Paulo ninguém quem poderia querer aliás que pastor melhor era que pastor melhor havia que o apóstolo Paulo mas entretanto essa igreja que Paulo fundou é a igreja mais complicada do novo testamento que é a igreja de corim Paulo escreveu quatro cartas essa igreja para resolver problemas das quais duas foram preservadas estão aqui fez algumas visitas numa delas ele saiu muito triste de lá e a relação dele com a igreja era uma igreja era uma relação muito tensa a gente não sabe realmente Como acabou mas Um dos problemas que
foi reportado ao Apóstolo Paulo que acontecia na igreja era o momento da celebração da ceia do senhor e era um momento extremamente complicado a ponto de Paulo de dizer como Vocês ouviram na leitura de que aquilo que eles estavam fazendo não era a ceia do senhor e É nesse contexto que o apóstolo Paulo explica o que é a senha do Senhor e como ela deve ser celebrada e eu creio que o assunto é extremamente atual porque existem muitas ideias erradas a respeito da ceia do senhor já estive em igrejas onde recebi relatos e que as
pessoas pegavam o pão e o cálice e levavam para os doentes que não podiam participar do culto e que tinha poderes mágicos a pessoa comia bebia em casa ficava Curado igrejas que depois da ceia terminada pegava o que sobrava do pão e do Cálice e o pastor colocava no lenço e enterrava no quintal porque era Santo ninguém podia tocar tem pessoas vi tem a casos de igrejas que consideram que o pão e o cálice Eles são de fato o corpo de Jesus como por exemplo no catolicismo romano onde o fiel recebe a hóstia que tem
que colar no céu da boca para derreter porque se mastigar Tá mastigando o corpo de Cristo Pode sangrar e assim por diante não é então tem tantas ideias hoje a respeito da ceia do senhor que sempre uma explicação a respeito de como a igreja reformada Pensa a respeito do assunto sempre é muito útil mas deixa-me dar o contexto para vocês para a gente entender esse capítulo 11 você tem que entender o que nós chamamos da festa do amor ou festa do HP essa festa do amor oferta do Ágape ela era celebrada pelas igrejas cristãs no
período apostólico no período do novo testamento os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana em um determinado lugar que coubesse todas as igrejas da região e cada um trazia alimentos alimentos para aquele momento e aí eles festejavam eles comiam se confraternizavam bebiam e o vinho era extremamente comum no antigo Oriente é mesmo no ambiente gentílico onde Paulo pregava também E aí não determinado momento no meio daquela celebração onde Todo mundo estava comendo a liderança da igreja parava eles pegava um pão distribuíam entre as pessoas e diziam Este é o corpo de Cristo como um
dele todos e depois eles pegavam cálice Talvez um cálice comum que todos viviam do mesmo cálice E aí o cálice passava por todos os dias iam participar Este é o sangue de Cristo o sangue da nova aliança e eles ali oravam agradeciam a Deus e se despediam e eu para sua casa então o que eu quero dizer é que no início da igreja a ceia do senhor era celebrada no meio de uma festa que era chamada a festa do Ágape a festa do amor Exatamente porque simbolizava a comunhão dos irmãos nós estamos acostumados em fazer
uma coisa separada não é nós Um Dia de Domingo a gente Celebra a ceia do senhor e pronto mas não era assim no começo havia primeiro essa comunhão e no meio da festa então se separava aquele momento para a celebração da ceia do senhor De onde veio essa ideia isso foi inspirado no próprio Jesus os irmãos lembram de acordo com o relato dos Evangelhos que durante a festa da páscoa junto com seus discípulos naquela noite em que estavam comendo o cordeiro Pascoal e participando da refeição Jesus pegou o pão pegou o cálice e deu significado
deles para os seus discípulos juntamente com a ordem de que celebrassem aquilo sempre em memória dele então a ceia nasce naquela noite em que no meio de uma festa de uma celebração Jesus institui a os elementos que representam a sua morte por nós nós encontramos sinais de que essa festa era celebrada no período apostólico em vários outros lugares por exemplo no início da igreja Logo no início em Atos Capítulo 2 42 A 46 no relato que Lucas faz de como viviam os primeiros convertidos Nós lemos o seguinte perseveravam na doutrina dos Apóstolos e na comunhão
no partido pão e nas orações diariamente perseveravam namme nos templos partiu pão de casa em casa tomavam as suas refeições com alegria sem Realeza de coração vocês percebem essa unanimidade ou essa participação conjunta em festas em partir o pão está juntos isso era característica da igreja apostólica em Jerusalém no início do século aqui em Corinto né que nós acabamos de ler também na carta que Judas escreve e o Judas aqui não é o Iscariotes ele diz o seguinte falando dos falsos mestres que tinham se infiltrado na igreja esses falsos mestres são como rochas submersas nas
festas de amor que vocês fazem banqueteando-se com vocês sem qualquer receio então Judas menciona essas festas de amor e chama atenção para o fato de que os falsos Mestres participavam dela e se banqueteavam sem o menor receio no contexto esses falsos Mestres eram libertinos eles diziam que nós somos salvos pela graça pela fé e que não há necessidade de uma vida reta uma vida moral então eles eram a favor da imoralidade sexual da tem uma vida livre nesse sentido e possivelmente talvez já durante esses banquetes ele já estavam botando as unhas para fora né e
dizendo quais eram suas verdadeiras intenções participando ali daquela festa na as igrejas as quais Pedro escreve ele diz na segunda carta Capítulo 2 verso 12 13 Ele fala também dos falsos Mestres dizendo encontram encontram prazer na satisfação de seus desejos libertinos em plendo o dia como manchas e defeitos encontram satisfação nas suas próprias mentiras enquanto se banqueteiam com vocês percebem eles falam aqui eu dei pelo menos três exemplos né eles falam aqui do Banquete de comer juntos de estar juntos então são sinais que a gente tem diz que nós estamos falando a ceia do senhor
era celebrada em meio uma festa como Now uma refeição comunal em que os crentes vinham se reuniam num lugar suficiente para todo mundo e ali eles num certo momento no meio da ceia eles paravam pegavam pão O Cálice repetiam as palavras que Jesus ensinou e ali eles lembravam da morte do céu com o tempo e a gente podia esperar isso né vários problemas surgiram relacionados com essa prática da igreja a ponto de que a ceia foi separada da festa do amor já a partir do século primeiro por conta dos abusos que começaram a acontecer alguns
dos quais Nós estamos vendo aqui na igreja de Corinto a festa do amor continuou sendo praticada a parte da ceia do senhor mas Muitos pais da igreja mencionaram os abusos que aconteciam durante aquelas festas como nós dos cristãos como por exemplo Agostinho a ponto de que concílios como de Laudiceia tentaram corrigir esses abusos não deu certo aí proibiram a festa do Amor o Concílio de Cartago e de Orleans e definitivamente no século 7 a festa do amor foi proibida na igreja sobre ameaça diz comunhão por conta dos dos abusos que estavam sendo cometidos ali durante
essas festas não é a natureza humana sempre corrompe as boas dádivas de Deus a ponto de que no correr da história morreu e hoje nós conhecemos simplesmente a celebração da ceia como ato isolado daquilo que no começo era parte de uma festa de uma comunidade chamada a festa do amor normalmente as igrejas do ocidente fazem isso embora ainda hoje no Oriente na igreja oriental ainda existe um resquício dessa prática muito bem agora vamos para o nosso texto né Isso aqui foi para dar para vocês o contexto e agora vamos para o nosso texto qual era
o problema com os ágapes as festas do amor lá na igreja de Corinto que levou o apóstolo Paulo a escrever o que ele escreveu aqui bom os Coríntios se reuniram regularmente para comer juntos e celebrar a ceia do senhor como todas as igrejas faziam e eles faziam isso no primeiro dia da semana que é o dia da Ressurreição e que estava se tornando claramente para os cristãos aquilo que é chamado o dia do Senhor mas o que acontecia durante o evento lá em Corinto estava preocupando o apóstolo Paulo que tomou conhecimento desse problema havia divisões
quando o pessoal se reunia em vez de ser um momento de confraternização era um momento já que tava todo mundo junto para bater boca e discutir uma série de problemas sobre os quais a igreja não tinha unanimidade Talvez os grupos que Paulo se refere aqui de 18 a 19 e que quando se reuniam haviam veja aí no verso 19 estou informado antes de tudo a ver divisões entre vós quando vos reunis na igreja essa palavra de Visões é a mesma palavra que aparece lá em primeiro Coríntios de 1 a onde o apóstolo Paulo tá tratando
de quatro grupos que dividiam a igreja eu sou de Paulo eu sou de Apolo eu sou de Pedro eu sou de Cristo na hora da Ceia na hora da comunhão da festa as quatro torcidas organizadas estavam uma olhando para outra e o pau quebrava né eles começavam a discutir entre si quem é o melhor pregador é Pedro não é Paulo não é vocês estão são carnais eu sou de Jesus não sou de homem nenhum esse era o pior grupo e assim por diante né então eles eles estavam brigando entre si e não somente isso considerando
que a igreja não tinha unanimidade sobre coisas sacrificada Ídolos casar é mais espiritual ficar solteiro ou casar tinha um grupo que não cria na ressurreição dos Mortos talvez quando a igreja se juntava toda no mesmo lugar todas essas questões afloravam e portanto o que era para ser uma festa de comunhão acabava sendo na verdade um momento de grande briga de tensões de xingamento e de separação Paulo tinha tomado conhecimento a respeito disso pelos irmãos da casa de Chloe como ele diz lá no início da carta e ele diz aqui é no final do verso 18
o verso 18 estou informado a ver divisões entre vocês quando vos reunis na igreja e eu em parte creio Paulo aqui está sendo ele não quer ser injusto Ele ouviu ele não tava lá ele ouviu o relatório dado pela família de Khloe de que a coisa tava feia na hora da celebração da ceia e ele então por uma questão de justiça e aqui a gente aprende uma lição ele não generalizou ele disse Em parte eu acredito que isso é verdade não não creio que todo mundo esteja envolvido Mas eu creio sim que tem problemas mas
não é todo mundo também Paulo procura ser justo aqui o que é uma lição importante para nós porque às vezes a gente entende a generalizar não é pensar que todo mundo calça 45 isso não é verdade Paulo na verdade ele diz aqui eu até vejo essas se for verdade eu até vejo essas divisões lá na igreja essa essas brigas entre vocês até como necessárias verso 19 até mesmo importa que haja partidos entre vós para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio quando a igreja tem a paz de um cemitério pode ter gente
descrente frequentando a igreja e ele vai continuar Mas de repente quando acontece um problema desse uma heresia surge um partido surge um problema surge então a verdade do coração que às vezes fica lá no fundo do copo de um suco de laranja por exemplo de maracujá e desce tudo né mas aí quando você mexe Então o que tá no fundo do coração sobe essas discussões esses problemas na igreja serve para verdade que tá lá embaixo o que nós somos realmente subir e Paulo dizia até importante que haja esses partidos E essas brigas para que os
aprovados aqueles que são verdadeiros crentes se manifestam porque quando tudo parece muito bem Tudo é igual tudo é cinza a noite todos os gatos são pardos então às vezes a luz da manhã precisa interromper para que a verdade a respeito dos corações apareça apareça Paulo fala a respeito disso o problema olha o que é que tava acontecendo na igreja de Corino primeiro alguns estavam comendo e bebendo antecipadamente verso 21 ao comerdes Cada um toma antecipadamente a própria ceia e a quem tem a fome ao passo que há Também quem se embriague algumas observações aqui né
primeiro lugar ele diz aqui Cada um toma antecipadamente a sua própria fé não tá falando da ceia tá falando da festa né todo mundo alguns em vez de esperar para que todo mundo chegasse e aí vamos juntos comer porque simboliza a nossa união chegava na igreja abria a sexta botava a comida em cima do pano e já começava a comer não é e sem esperar pelos outros perdia todo o sentido da festa que a festa era festa de comunhão era festa do amor comia antecipadamente sério primeiro problema segundo é a quem tem a fome porque
o pessoal que alguns que levavam naquele tempo se deviam lembrar a igreja era pobre a igreja não tinha condições a maior parte da igreja cristã no seu início era composta de viúvas soldados pequenos Comerciantes diaristas falem viúva já não é era o pessoal mais desprotegido da sociedade então aquela refeição que era feita uma vez por semana entre os irmãos era talvez a oportunidade única durante a semana e que determinada as famílias poderiam ter uma refeição decente só que não tinha porque quando chegava lá na igreja Alguém já tinha comido antecipadamente e tá dizendo aqui tem
gente que passava fome tem gente que passava fome perdeu todo o sentido porque a festa da comunhão ela não somente representava a nossa unidade a alegria no Senhor mas também a satisfação que nós temos em Cristo e aí aquela família pobre chegava lá e cadê a comida né Os outros já tinham passado na frente e tinham comida antecipadamente e o pessoal chegava lá só tinha só sobrava creme Cracker né não tinha mais nada para comer a não ser isso aí e aqui ele tá dizendo E a quem também se embriague o suco de vinho era
muito forte né então o suco de vinho era muito forte então o pessoal tomava bastante e o resultado é que ficava embriagado mesmo né ficava embriagado Palavra de Deus não é contra o vinho é contra o excesso é contra você tomar além do que deve dar uma auto testemunho embriagar-se e assim por diante e era o que acontecia na festa do Ágape Como eu disse o vinho era uma bebida normal naquela época tava na mesa de toda a família que bebia com regularidade mas só que agora havia os exageros na hora do Ágape na igreja
Alguns irmãos tomando demais e o resultado é que ficavam bêbados ficavam bêbados Esse era o problema que tava acontecendo vamos ver como é que o apóstolo Paulo abordou esse problema e aqui eu chamo a sua atenção para o fato de que o apóstolo Paulo ele é um pastor mestre Paulo não simplesmente diz assim Gente para com isso ou então não tem mais festa do amor Celebra a ceia do senhor separado ele podia fazer isso ele era Apóstolo de Cristo Ele tinha autoridade mas Paulo procura convencer com argumentos ele procura pessoa de porque o cristianismo ele
não é seita não é seita não aceita você é obrigado a fazer o que ele mandam e nenhuma razão é dada você se fizer errado do que a liderança tá dizendo você é posto para fora e é perseguido numa verdadeira igreja evangélica as pessoas têm que estar persuadidas elas têm que estar convencidos o convencimento faz parte dela ser membro é por isso que a ênfase nas igrejas evangélicas verdadeiras é na exposição e na pregação da palavra de Deus para dizer aos membros a razão das coisas porque é que eles estão ali o que é que
nós estamos fazendo isso por que que nós não estamos fazendo outras coisas e assim por diante isso não é uma coisa que a gente tira da cartola feito um coelho Mas isso é tirado da própria prática dos Apóstolos e dos demais escritores do novo testamento dos pastores do novo testamento Paulo vai explicar Ele vai tratar do assunto argumentando teologicamente porque que aquilo tudo estava sendo errado tá bem essa é abordagem dele que eu quero ver é dividindo o nosso texto em três partes né A primeira parte eu aposto Paulo é diz qual é o problema
na segunda parte ele fala do que a ceia representa e na última parte ele faz aplicações são três partes aí fáceis de seguir e nós vamos então tentar fazer dentro dentro do tempo que nós temos aqui vamos começar com o problema abordagem de Paulo ele começa dizendo no verso 17 que não tem como elogiar a luz nesse assunto leia aí ó comigo nisso porém que eu vos prescrevo vai falar da ceia não vos de louvor porque ele já tinha louvado a igreja com relação a outras coisas ele tinha tomado conhecimento de uma série de problemas
algumas coisas os Coríntios estavam se comportando corretamente e ele elogiou quando tem hora de elogiar elogie você vê que Paulo Novo a igreja na hora de repreender certo então você não pode deixar de fazer o que é certo mas nesse ponto o apóstolo Paulo com clareza não tava preocupado em agradar a igreja para estar muito mais preocupado com a verdade do que agradar a igreja ao contrário de muitos pastores não é Paulo diz nisso que eu vou prescrever para vocês eu não elogio vocês Vocês estão errados Vocês estão errados ou são o que eu vou
dizer agora isso aí e olha o que é que ele disse veja que ousadia no verso 17 ainda porque vos ajuntais não para melhor e sim para pior Você já pensou nessa situação numa situação em que uma igreja se reúne para cultuar a Deus mas isso é pior para a igreja em vez de ser melhor é pior essa era a situação em que estava a igreja de Corinto e Paulo diz olha quando saí se reúnem é para pior não é para melhor não não é para edificação Mas é para pior tá fazendo mais mal do
que bem para vocês porque o interesse de vocês Paulo diz aqui não é a ceia em si mas a festa A Festa peço 18 antes de tudo Estou informando a ver de Visões entre vós quando você é Unis na igreja e eu em parte creio porque até mesmo importa que haja partidos entre vós etc verso 20 quando pois vos reunis no mesmo lugar não é a ceia do senhor que comeis ou seja existe uma maneira certa e uma motivação certa e uma atitude certa da parte da igreja para que isso que nós vamos fazer seja
de fato a ceia do senhor porque se não for você só vai estar comendo um pedaço de bolacha e bebendo um pouco de vinho o suco de uva só então existe uma maneira certa e você celebrar a senha do Senhor porque senão Paulo não teria dito quando você se reúnem no mesmo lugar não é a ceia do senhor que celebrais o que você já tem uma informação importante algumas igrejas celebram a ceia do senhor como se fosse um ritual e todo mundo participa todo mundo tá lá todo mundo participa ninguém quer saber o estado de
verdadeiro ninguém querendo saber se a maneira como está sendo feita é correto ou não mas o ritual em si parece ser um fim em si mesmo como se ia ser fosse o fim em si mesmo não é de maneira certa tem a forma certa e o povo precisa ter você precisa ter atitude correta quando você se aproxima senão você tá simplesmente comendo Um Pedaço de Pão e bebendo um pouco de Cálice Paulo aqui faz uma repreensão que deveria deixar os envergonhá-los envergonhado ele diz no verso 21 ao comer Cada um toma antecipadamente a sua própria
ceia a quem tem a fome é o passe que também tem quem se embriague eu já falei disso E aí olha só no verso 22 olha que esse Paulo fosse um pregador visitante de Corinto nunca mais ele seria chamado de volta ele diz assim não tem diz por ventura casas Onde comer e beber o que mostra que aquela reunião não era em casa não é era um local público onde cabia as igrejas casa de Corinto né Talvez um espaço aberto alguns Cenáculo algum lugar Paulo Pergunta pra ele Vocês não tem casa não de comer você
não tem nenhum caso Onde comer ou menosprezais à igreja de Deus e envergonhar os que nada tem exatamente aquilo que eu falei muita gente ia para essas festas porque era a única vez durante a semana em que Eles teriam a refeição decente mas agora esse pessoal comia tudo bebia tudo isso pobrezinho ficava lá né só babando olhando as migalhas lá do que sobrou E aí Paulo disse vocês estão envergonhando os que nada tem falta de domínio próprio glutonaria embriaguez Esse era o problema e Esses foram os problemas que levaram a igreja com decorrer do século
a terminar com o Ágape Exatamente porque a ideia da comunhão e da Fraternidade foi sendo corroída através dessas práticas erradas aí vocês menosprezam a igreja de Deus eram menosprezo para a igreja de Deus que estava ali reunido que vos direi louva R os reis nisso certamente Não vos louvor gente o apóstolo Paulo era um pastor mestre amoroso dedicado mas quando necessário extremamente firme ele sabe que não adianta a gente ter coisas na igreja se elas não forem feitas biblicamente pelo motivo certo isso é o que nós chamaríamos o princípio Regulador do culto o culto a
Deus tem que ser feito de acordo com a palavra dele nós não podemos inventar moda nós não podemos inventar maneiras de agradar a Deus nós temos que estudar escritura e saber de que maneira Deus deseja ser adorado porque só assim ele vai receber o nosso culto Senão nós vamos ter o apóstolo Paulo batendo na porta e dizendo isso é uma vergonha que vocês estão fazendo aí vocês estão humilhando os irmãos estão envergonhando a Cristo isso aqui não é a ceia essa reunião é para pior e não para melhor e não para melhor Então essa é
a primeira parte do que Paulo tá fazendo ele estabelece o problema ele o problematiza a situação né ele disse claramente qual é o problema que ele vai tratar e agora ele coloca o princípio teológico para resolver esse problema que tava sendo esquecido ou seja isso aí nós vamos no verso 23 até o verso 28 29 ele coloca o ponto teológico que resolve o problema o princípio teológico ou seja Cristo é o centro da ceia Cristo é o centro da ceia se você não tiver isso muito claro se você não não tivesse apropriado disso isso aqui
não Vai representar absolutamente nada para você e na verdade você tá se reunindo para pior e não para melhor vamos ver como é que apóstolo Paulo resolve essa questão a primeiro ele começa dizendo Aí que ele recebe porque ele vai dizer a respeito da ceia ele recebeu da parte do Senhor verso 23 ele diz no verso 22 eu não louvo vocês porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei talvez por revelação direta da parte de Deus porque ele diz eu recebido o senhor talvez por revelação direta ou talvez porque ele aprendeu com os
que já eram crentes antes dele porque quando Paulo se converte já tem igreja de Jerusalém e já tem a igreja de Antioquia uma de judeus e outra de gentios então ele poderia ter aprendido com a tradição que remonta ao Senhor Jesus com esses irmãos ou Revelação direta como ele diz aqui eu recebi do senhor que também vos entreguei aqui também tem um elemento importante chama-se transmissão Ele tá dizendo eu estou transmitindo o que recebi eu não estou aumentando eu não estou inventando Não Estou diminuindo eu estou colocando para vocês exatamente como eu recebi no certo
sentido é isso que é a Bíblia a Bíblia é o registro daquilo que os autores do antigo e do Novo Testamento receberam da parte de Deus e que fielmente depositaram por escrito para todas as gerações por isso que nós recebemos as escrituras como a própria palavra de Deus eu dei a vocês aquilo que recebido senhor não aumentei não diminui não torci Não inventei mas é a própria revelação de Deus E é isso que Paulo diz a respeito da ceia do senhor não foi algo que ele inventou recebeu entregou-se em alterar e o que é que
ele recebeu do Senhor e que ele entregou primeiro e o Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão aqui Paulo se refere a ocasião em que isso aconteceu naquela noite de Páscoa em que Jesus celebra sua Última Ceia com os discípulos numa casa cedida por um amigo onde ele segue o ritual da celebração dessa festividade do calendário judaico E no meio dela ele faz o que ele faz aqui então a ceia ela foi instituída na noite em que ele foi traído na ocasião em que ele foi entregue por Judas aos judeus segunda
coisa que diz que a ceia é sobre Cristo aqui é que os elementos apontam para ele Jesus tomou o pão tendo dado Graças Partiu e disse isso é o meu corpo que é dado por vós fazer isso em memória de mim é isso que a ceia é a respeito de Cristo aqui Cristo toma o pão e diz aos seus discípulos Isto é o meu corpo estas três palavras quatro Isto é o meu corpo Isto é o cinco palavras Elas têm sido o motivo de controvérsia na igreja durante séculos e foi a causa da primeira divisão
entre os reformados exatamente qual o significado nós interpretamos estas palavras figuradamente ou interpretamos literalmente Lutero a Igreja Católica dizia isso aqui tem que ser interpretado literalmente Jesus dizendo isto aqui é o meu corpo por isso eles criam que na celebração da missa a hóstia era realmente o corpo de Cristo e o sangue era realmente o corpo de Cristo e que aquilo que o sacerdote estava fazendo não é que era uma repetição do sacrifício de Cristo mas era visto como uma extensão do sacrifício de Cristo e a Igreja era a portadora disso era responsável disso por
isso que o catolicismo medieval dizia fora da igreja não pode haver salvação quando ele dizia igreja é Igreja Católica Apostólica Romana porque Deus nos deu os meios de graça nós podemos celebrar a Morte e a ressurreição de Jesus através da ceia ele diziam que o sacerdote ele tinha poder através dessas palavras que eram ditas em latim Isto é o meu corpo Isto é o meu sangue ele amava a hóstia e o cálice no sangue de Cristo portanto fiel ao comer ele estava verdadeiramente comendo o corpo físico de Jesus e o seu sangue corpo com cabelo
nervo dente músculo carne pele tudo estava ali era verdadeiramente aquilo se transformava por isso o nome transubstanciação a substância ela passava por uma transformação por isso o título da Visão católica trânsito substância ação Lutero diferiu isso aí Lutero não concordava com isso aí ele dizia que não tem transformação nenhuma embora haja uma Cristo esteja fisicamente presente nos elementos Cristo está fisicamente presente nos elementos embora os elementos não se transformam então isso recebeu o nome de consubstanciação E aí zuinglio e depois Calvino chegou para fechar com chave de ouro disse não é nenhuma dessas coisas Cristo
está presente isso não tem dúvida nenhuma mas ele está presente espiritualmente não há nenhum sentido em que ele esteja presente fisicamente como no catolicismo e luteranismo mas ele está presente espiritualmente eu vou à posição de swing abordado expandida por Calvino e a posição das igrejas reformadas Isto é o meu corpo é para ser entendido figuradamente como Jesus diz fazer isso em memória de mim em memória então é um momento em que nós espiritualmente nos alimentamos do Senhor Jesus ele tendo dado Graças Partiu e disse isto é o meu corpo que é dado por vós fazer
isso de memória de mim mesma coisa com relação ao cálice vocês conhecem as palavras ele tomou cálice dizendo esse cálice a nova aliança no meu sangue já na verdade Deus tem somente uma aliança com seu povo Deus tem somente um povo e uma aliança que a aliança da Graça em que Cristo se oferece como mediador selando com seu sangue a redenção dos que são seus eleitos por Deus antes da fundação do mundo Só que essa aliança ela foi revelada progressivamente em várias sub-alianças aliança com Abraão aliança com Davi aliança com Moisés E agora Cristo ao
chamar da Nova Aliança quer dizer a etapa final definitiva da Aliança que entra em vigor a etapa que entra em vigor a partir de agora ela é selada no meu sangue e que é derramado por muitos fazer isso todas as vezes que beberdes em memória de mim então percebe o que é que Paulo está dizendo aos Coríntios que já sabiam disso quando você se reúnem o alvo é Cristo a comunhão é importante a vida fraterna da igreja importante mas tudo gira em torno da pessoa de Cristo o pão fala sobre ele o cálice fala sobre
ele a ocasião fala sobre ele é tudo sobre Cristo e só aboutizas sempre foi e sempre será e daí vem as derivações do que isso significa na prática para correção do problema porque peço 26 vai dando a razão porque nós devemos fazer isso em memória de Cristo todas as vezes que comestes o pão e beberes o cálice anunciais à morte do Senhor até que ele venha dessa forma a gente percebe que a ceia foi instituída por Cristo na igreja até a vinda do Senhor Jesus é algo para ser feito sempre a dúvidas entre os reformados
sobre a frequência Calvino queria fazer todo domingo o consultório de Genebra não deixou não o dia todo domingo fica vulgar não é todo domingo acaba perdendo aquele aquele coisa especial não é outros como a igreja reformada sul-africana que eu participei durante um ano era três vezes por ano sabe o que era três vezes por ano porque no intervalo os presbíteros iam na casa de cada membro da igreja e perguntava como é que tá sua vida você está em condições de participar da ceia do senhor como é que tá o seu casamento os seus filhos como
estão vocês estão passando por problemas financeiros vocês tem alguma dúvida então levava quatro meses para os presbíteros visitarem os membros da igreja eram a igreja eram três quatro mil membros E aí então eles celebravam a ceia desses né com esses que tinham sido porque eles dizem assim a Santa Ceia um negócio tão sério que a gente não quer correr o risco de algum membro da nossa igreja participar da ceia do senhor da maneira errada então eles tomavam conta dessa maneira e você Pentecostais no Brasil não é que simplesmente celebra para quem tiver católico Espírita aceita
o que for pode vir participar não tem nenhum exigência e assim por diante então Nós cremos que o caminho certo é nós lembrarmos o que é que a ceia representa e não faz sentido quem não conhece a Jesus Quem não é um discípulo Profético de Cristo participar da Ceia do Senhor porque diz aqui toda vez que nós comemos o pão e bebemos O Cálice anunciamos a morte do senhor é isso que a ceia ela é um anúncio da morte do Senhor até que ele venha agora vem as consequências e vamos lá a luz de tudo
isso Paulo tira as seguintes conclusões para resolver os problemas relacionados com a cena na igreja de Corinto por isso peço 27 aquele que comer o pão beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor gente que coisa séria quando ele diz assim será réu do corpo e do sangue do senhor quer dizer você vai ser culpado de ter matado Jesus tanto quanto os soldados quanto Judas vão se o Pilatos ou as autoridades de judaicas que o entregaram a morte você vai ser réu do corpo do Senhor eu tenho certeza
que você não quer ser acusado por Deus de ser culpado da morte do filho dele e é o que acontece quando a gente participa da ceia do senhor de maneira indigna todo aquele que comer o pão O Cálice indignamente ponto aqui é a palavra indignamente não é para muita gente indignamente significa que você não pode estar em Pecado Quando você vai participar da ceia do senhor eu não entendo que seja essa explicação porque Paulo diz no verso 28 examine-se o homem assim mesmo e assim como a do pão e bêbado cálice se você vem participar
você deve examinar o seu coração e eu vou dizer em que temos você deve se examinar e se você verificar que tem alguma coisa que precisa ser colocado em ordem reconciliar-se com um irmão uma atitude que você tomou pedir perdão a Deus devolver resolver sua vida com alguém você pode ali silenciosamente no momento que antecede a ceia confessar a Deus os seus pecados tomar uma decisão de colocar sua vida em ordem e assim participar da ceia do senhor precedida desse exame desse exame íntimo de suas ações pensamentos palavras e atos participar indignamente é você participar
como os Coríntios participariam eles tinham brigado antes de celebrar a ceia eles tinham brigado eles tinham insultado uns aos outros tinham cometido glutonaria egoísmo porque não deixaram nada para os outros e estavam embriagados como é que eles podiam discernir a presença de Cristo ali porque Paulo diz isso aí no verso 29 quem come e bebe sem discernir o corpo tem duas interpretações possíveis o corpo aqui é a igreja tem como e bebe sem discernir a igreja e por que que ele diz isso porque a igreja tava sendo dividida pelos problemas e pelas brigas que eles
estavam tendo e é uma interpretação possível mas eu acho inviável a mais correta é o corpo de Cristo quem come bebe sem discernir o corpo de Cristo come bebe juízo para ser ou seja essa é atitude certa que os Coríntios não podiam ter porque estavam bêbados tinham brigado eles participavam da ceia mas não tinham a mentalidade espiritual apropriada o coração deles estava cheio de mágoa por conta das brigas por conta das discenções alguns estavam embriagados não sabiam nem o que é que tava fazendo e não precisa estar só embriagado de vinho pode estar embriagado de
outra coisa qualquer o que Paulo tá dizendo é que para atitude certa para você participar da ceia do senhor é EM fé Consciente e informada do que é que você está fazendo isso é o corpo de Cristo isso é o sangue de Cristo Ele deu sua vida por mim derramou seu sangue por mim para que eu vivesse uma vida Santa eu creio nisso eu recebo isso pela fé e você participa então ingratidão tendo examinado o seu coração não é simplesmente um mero ritual mas o encontro com Cristo ressurreto que está presente espiritualmente está presente espiritualmente
nos elementos que nós vamos tomar pois quem come bebe sem discernir o corpo come e bebe juízo para ser Já pensou nós chamamos a ceia de meio de graça Ou seja é uma das maneiras é uma das coisas que Deus instituiu na igreja através da qual Deus concede graça outras outros exemplos de meios de graça batismo leitura da palavra participar e ouvir a palavra de Deus com fé são meios a oração São meios pelos quais Deus transmite a graça dos quais o mais importante os mais considerados e mais importantes e a ser do senhor e
o batismo aceso senhor em particular isso que é chamado de meio de graça ele pode se transformar em meio de juízo como ele diz aqui quem come bebe sem discernir o corpo come bebe juízo para ser eu tenho certeza que você não quer que isso aconteça com você não é algumas providências Paulo recomenda então é para a igreja olha a explicação que ele dá no verso 30 para a gente ver que tá falando sério e isso é uma coisa que nem sempre a gente leva tão a sério eis a razão porque há entre vós muitos
fracos e doentes e não poucos que dormem dormir aqui é morrer não é no sentido de morrer Novo Testamento e o antigo usa muito a figura do sono e do dormir como para se referir a morte porque nós vamos voltar Existe uma ressurreição como no sono você adormece mas acorda nós morremos Mas vamos reviver então por isso que às vezes a morte é chamada de sono por isso que Paulo diz aqui muitos de Essa é a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não pouco S que dormem gente a igreja de Corinto
Tinha pessoas doentes pessoas fracas e alguns já tinham morrido e Paulo tá dizendo que era a mão de Deus e olha eu sempre pensei que doença era do diabo não era às vezes não às vezes é juízo de Deus e a morte como sendo um juízo de Deus juízo de Deus sobre a pessoa porque porque menospreza participa da maneira errada desonra Deus pela abordagem que faz a ceia do senhor tal é a seriedade do assunto E então eu queria que a gente lembrasse de toda vez que estivermos doentes ou as coisas não estarem dando muito
certo que você em vez de botar a culpa no diabo e nos outros você examinasse o seu coração nesse ponto como é que eu me aproximo da Ceia do Senhor Será que eu não estou debaixo do juízo de Deus porque tô profanando meio de graça pela minha atitude e reverente inconsequente de ódio de briga de contendas e eu nem ao menos me examino não peço perdão a Deus não coloca minha vida em ordem diante de Deus mas quando julgados por Deus somos disciplinados pelo senhor para não sermos condenados com o mundo Paulo consegue ver a
graça de Deus nisso aí ele disse que tinha gente doente como resultado do juízo de Deus sobre a igreja mas Paulo diz é melhor você sofreu juízo de Deus e ser disciplinado para que no dia do juízo você não seja condenado com o mundo tal é o amor de Deus por nós como pai que ama tanto seu filho que sublinha aquilo que o menino não quer aprender a disciplina do senhor não é vamos lá e Deus disse você não quer aprender por bem você vai aprender por mal e aí vem o juízo de Deus sobre
nós quando somos julgados somos disciplinados pelo senhor para não sermos condenados pelo mundo vocês agora entendem porque às vezes a liderança da igreja em amor ao perceber que é um membro da igreja que está vivendo uma situação irregular em pecado e que por ele mesmo ele se recusa a se arrepender dos seus pecados se reconciliar colocar sua vida em ordem a liderança da igreja vem E afasta aquele irmão da Ceia do Senhor exatamente para que ele não coma e beba juízo para si como Paulo diz lá em primeiro Coríntios Capítulo 5 ele fala de um
membro da igreja que estava Vivendo em Pecado tendo relações com sua a sua madrasta a mulher do seu pai e a igreja não tava fazendo nada e Paulo diz com esse vocês não deviam nem comer e aí é isso aí o comer aqui é não deixa ele participar da ceia do senhor é dentro da do contexto da comunidade com ele nem com mais Às vezes a gente ler aquele texto meio de 45 e pensa que eu tô dizendo assim não convida ele não para tua casa tá falando disso tá falando da refeição como na vida
celebração do senhor não permita que ele participe porque ele tá comendo juízo para si tá com menos juízo para sempre assim Paulo termina vamos lá conclusões do apóstolo Paulo no verso 133 assim pois irmãos meus quando vos reunis para comer esperar em uns pelos outros primeira coisa essa passagem quando não é lida e entendida a luz da festa do Ágape daqueles problemas acaba se tornando a base teológica para a gente dizer na igreja olha todo mundo ao receber o cálice espera para comermos porque tá escrito esperem uns pelos outros só que Paulo não tá falando
da ceia aqui ele tá falando do Ágape né então não tô dizendo que tá errado a gente esperar mas só não use esse texto porque ele não tá falando da ceia do momento da ceia do senhor mas da festa do Ágape Então meus irmãos Quando vocês forem comer esperem uns pelos outros se alguém tem fome como em casa tá com fome então não espera a festa do Ágape como em casa um sanduba bom de pão francês com ovo tipo tissa né Vitalino que faz um pão com ovo maravilhoso e vai para a igreja participar para
que não chegue lá e você devolve tudo e faça os pobrezinhos passarem vergonha se alguém tem fome como em casa a filha e não vos reunirdes para juízo quantas demais coisas eu as ordenarei quando for ter convosco então vocês percebem como entendendo o contexto a ceia do senhor o que é que ela representa e como ela deve ser celebrada Ela ganha o seu significado correto nós entendemos nós vamos seguir a tradição da igreja separou as duas coisas por motivos óbvios nós não temos a festa do Ágape embora o que vocês fazem aqui de manhã é
o mais próximo que eu conheço da prática Apostólica né Vocês têm café da manhã e depois geralmente tem almoço também não é então ótimo agora e no meio tem a senha do Senhor então cuidado para que no café da manhã né Vocês não briguem vocês não não tenho sentimentos ruins Mas que vocês aproveitem para se reconciliar para ter comunhão preciosos uns com os outros para que quando vocês vierem participar da terra do Senhor sejam irmãos queridos em Cristo perdoados reconciliados essa é a primeira coisa segunda coisa a importância de você entender porque que a igreja
zelosa com relação a ceia ela é tão importante que é capaz de ser a razão do juízo de Deus através de doenças fraquezas e mortes sobre a igreja a igreja pode estar debaixo do juízo de Deus quando ela profana a ceia do senhor por isso que a gente precisa ter muito cuidado terceira coisa eu não tô dizendo isso para impedir você de participar pois esse meu Deus depois diz que o pastor Augusto está falando para não eu não vou arriscar eu não vai que eu não estou em situação como essa eu não tô dizendo isso
para que você toma essa atitude eu tô dizendo isso para que você diga assim Deus que coisa maravilhosa que grande privilégio Senhor nos deu nós podemos ter esse meio de graça pelo qual nós somos realmente alimentados pelo senhor Jesus e no qual ele está presente eu quero participar Senhor minha vida tá diante do Senhor e perdoa isso me perdoa isso que eu me lembre me perdoísmo me perdoe aqui que eu tô me lembrando agora então eu preciso pedir perdão a Fulano pelo que eu fiz assim Senhor terminado o culto vai ser a primeira coisa que
eu vou fazer vou sair do culto vou procurar essa pessoa vou me reconciliar com ela examine o seu coração confesse seus pecados a Deus tome as decisões que você precisa tomar e participe porque é meio de graça isso vai ajudar a restaurar você ia ter comunhão com o Senhor Jesus amém nós vamos orar agora Queria convidar o Pastor Samuel vira frente para continuar a partir daqui Queria convidar vocês a ficar em pé para que nós orarmos Senhor Deus Que privilégio que o Senhor nos deu e seus sacramentos os meios de graça te damos graças porque
o Senhor se oferece a nós no pão e no cálice tiramos Graças porque nós podemos participar e ser verdadeiramente alimentados e Damos graças por esse que é um selo da palavra e que cela a palavra no nosso coração se alguém aqui nesta manhã que ainda não entendeu o sacrifício de Cristo simbolizado nos dois elementos nós pedimos que o senhor Abra o coração fale nós Oramos também pelos nossos jovens que crescem ouvindo essas verdades que o senhor também fale profundamente ao coração deles que eles têm um desejo de professar a sua fé para que como membros
plenos da igreja eles possam participar da ceia do senhor nós Oramos pela liderança da igreja que o seu desejo e cuidado senhor com esse Sacramento considerando a sua importância e a sua seriedade E pedimos agora que ao participarmos nós sintamos a presença do Salvador sejamos alimentados por ele enche-nos com gozo com alegria senhor lembrando a sua morte da sua ressurreição até que ele venha obrigado por esse momento em nome de Jesus amém Amém irmãos Deus abençoe vocês podem sentar eu não vou