a mãe stella de oxóssi nasceu no dia 2 de maio de 1925 na ladeira do ferrão no pelourinho a quinta é o orixá comandar o ilê axé opó afonjá é reconhecida nacional e internacionalmente como expoentes da cultura e da religiosidade brasileira enfermeira por formação uma estela também se dedicou à literatura sendo a primeira é o orixá a ocupar a cadeira de número 33 na academia de letras da bahia a tv exibe documentário estrelas uma estela de 2005 uma simples homenagem a estas acerto atingir a mulher negra à frente de seu tempo falecida na última quinta-feira
27 de dezembro de 2018 o que ocorreu silviano mandar tudo lá o chope ok ok os que os in natura on 1 a 1 com o bochum to jo o início do século 16 africanos começaram a ser trazidos para o brasil na condição de escravos eram várias regiões da principalmente o gol de dinei de angola para trabalhar nas lavouras dos grandes senhores de [Música] arrancados a bolsa de sua terra natal os africanos não deixaram por isso de trazer uma enorme riqueza cultural para o brasil em condições marcaram para sempre todos os setores da vida no
mundo fala assim do papel do africano e da cultura africana no brasil em especial na bahia e eu não tenho dúvida que esse papel extraordinariamente importante nos seus mais diversos aspectos foi uma herança rica e que não obstante dominado do ponto de vista físico pelos brancos o africano aqui trazido como escravo em pois na sua cultura o roni le guillou cheio iriki nba ou odeia [Música] uma das contribuições mais importantes dos negros foi a criação de uma religião novo afro-brasileira shishou da mistura dos cursos de várias tribos da áfrica candomblé quando 10 significa é o
ato de rezar ou gaúcha onde se pratica esse ato de rezar de fazer uma oração para deus vejo vem do étimo banco caem do belê caindo belê que por sua vez deriva do verbo manto lomba que deu em dogma em do me que quer dizer exato então cai do belê significa o ato o lugar o castro o prefixo onde se pratica essa forma do dia intercessão dos deuses também em pousada câmbio não exige nada em você você tem que se doar os pontos têm a mente que só será feliz se você se do espancamento então
se o orixá da escola porque se você tem um problema espiritual e de repente a descoberta foi o shakhtar é alguma coisa ele escolheu então se sinta primeiro e mediado por isso que hoje já não precisa da gente nós é que precisa manter a religião sobre a região inicial de que à medida que a pessoa vai iniciando seu pai entrando o conhecimento vai cada vez mais se tornando quero lembrar aqui o caso está buscando no brasil cujo património edificado não é representativo de uma noção de património edificado o clássico mas que é um patrimônio e
repressivo rendimento pelo valor civilizatório ali contido em termos das ações que elas são praticadas não somente pode ver-se religião mas comum como focos estruturadores de pensamento de elaboração de cursos permanentes de gestão continuamente é essa nova ordem da cultura brasileira a música culinária e temperatura tudo no brasil tem um toque da influência africana isso contribuiu para que o brasileiro desenvolveu se um jeito todo próprio de falar o primeiro quero falar da grande contribuição no candomblé particularmente não é de toda a cultura africana no que tange à cultura brasileira baiana e mais particularmente ainda a língua
não é a língua portuguesa a língua portuguesa falada no brasil e falar da bahia tem esse tempero especial que os idiomas africanos nero primeiro nós temos a contribuição do banco trazendo tantas palavras que estão incorporadas ao nosso léxico e que nós não nos damos conta de que vem e vieram de lá depois temos o euro bar dos negros que vieram para cá a partir de 1750 que vieram na segunda leva e que não é sudaneses praticamente estão lá os senhores da bahia trouxeram acarajé trouxer obará trouxeram tantas contribuições linguísticas que nós talvez até nem tenhamos
acordado para o fato de que são contribuições vindas da áfrica então o português falado no brasil e repito particular porto da bahia se tornou tão naturalmente um português me escolhido de que de ouro ba de banco e também das contribuições indígenas que é um português particular que é um português todo nosso tanto é que no carnaval né quando os nossos grandes artistas compõem e fazem o povo inteiro cantar uma música com essas palavras nós cantamos como se estivéssemos falando estamos na verdade a nossa língua natural a nossa língua corrente em português do brasil naquilo em
que o português do brasil será pastor do português de portugal sobretudo na pronúncia na fonologia é acima de tudo o resultado da interferência dos falares africano no brasil como explicar isso é que o português arcaico ela riquíssimo e continua sendo rico vamos ainda aprovado até hoje em vogais é um português extremamente era um português extremamente localizado e as línguas africanas sobre o da língua bancos são as línguas também extremamente localizadas graças a isso há essa semelhança de estrutura o os falares africanos ajudaram a preservar essa pronúncia localizada no português do brasil afastando o português do
brasil do português de portugal de pronúncia é muito consolo tal então não é possível deixar de sublinhar essa primeira contribuição da cultura africana que se perpetuou aqui e aqui estou mais dinâmica por conta do candomblé na nossa língua portuguesa é o caso por exemplo da palavra é xingar chegam para africanos e nós dizemos outra palavra não sei se vingar de caçula caçula palavra africano não temos outra palavra para dizer a não ser caso do português de portugal de benjamin e jamie pra gente é outra coisa completamente é diferente né temos a palavra por exemplo é
maribondo ninguém enfim uma série de de palavras que kochi lá assisti lá enquanto de vontade dormita dormitava não faz parte do nosso vocabulário na verdade [Música] instituídos os valores da nova religião os terreiros se multiplicaram algumas pequenas diferenças de origem foram mantidas mas no final das contas angola e urubah gege são vertentes do mês no culto à natureza [Música] na medida em que o câmbio foi evoluindo e que a gente foi prestando atenção porque nós fomos nos unindo que o que fragiliza a desunião então a partir do momento que a gente foi se conscientizando que
era preciso que houvesse não importa se você é quem você já se você angola importa que você é adepto da religião de matriz africana e que você precisa formar um movimento coeso forte para que você possa se fazer respeitar e entender uma vez que você não tem o poder da mídia o poder do dinheiro e as outras religiões covardemente e usam contra o santo andré então é muito importante que a gente explicar para as pessoas o que é a religião do candomblé a gente disse [Música] a bahia foi o maior celeiro de desenvolvimento dessa religião
teremos como a casa branca canto a lei a seu ovo já conquistaram projeção e respeito à casa branca foi o primeiro deles em 1908 mãe aninha ela perde se a casa branca e e 1910 ela comprou os terrenos no são gonçalo onde ela implantou o ele ache após um chá na casa surge de uma decisão política o grupo dela como eu como já tinha vivido antes no gato am910 manhã queria que o a casa branca chamado no show fosse governado por um pai de santo que ainda buscam no chamado o bania né pai de pai
o tio joaquim mas já dentro do terreiro de oyó uma tradição matriarcal em que dificilmente um homem sintonizar o dia com o pai de sandra então quando o bahia não foi aceito como tal menina veio plantou a jea 1º no rio de janeiro cuidar rocha foi fundado antes do show povo já onde ela deixou agripina e cantora e vai embora aqui ela plantou a cheia nos terrenos e gostava e estruturou o axé opofunjá como é aplicado o regime óbvio que o alaf o mesmo tempo aí achou que é sócia a notícia suprema eo balé chegou
que é o sacerdote o que ela fez roni le guillou cheio iic nba ou de haia onde o terreiro ilê axé opô afonjá é um enclave neco tav belíssimo claro da maior importância dessa cultura afro-brasileira aqui na bahia ali é uma escola ali é um templo ou a referência permanente de cultura forte de cultura decisiva no ilê axé opô afonjá brilha hoje a estrela da ialorixá estrela do show o dow caiu o tempo fica caçador traz alegria [Música] o que o terreiro com qual jorge tinha maior intimidade era mais ligado era achei o povo já
que onde ele foi feito com da casa todas as visitas que nós fazemos a mais senhora estava sempre lá estela que era uma jovem ainda muito tranquila muito simpática sempre ao lado de mãe senhora a queima a senhora tinha uma grande estima uma grande afeição e jorge disse a mãe senhora está preparando a estela para sucedê la num dia que ela falta estela é assim num belo dia recebemos o recado de mãe senhora um convite que é estela ea casa e convidando a mim e é jorge para sermos os padrinhos de casamento e assim foi
e nós fomos padrinhos de casamento da estela [Música] ae mas ela continuou lago no axé até que um dia a mãe senhora faltou todo mundo nós esperávamos que se ela fosse substituí la mas fizeram um jogo eo jogo digno rondina o que foi uma coisa que me impressionou a todos ninguém podia reclamar porque era um jogo de búzios né e durante o tempo que só quando e onde não morreu eu creio que poucos anos depois pouco tempo depois foi uma estela assumiu o comando da casa uma estela é uma pessoa absolutamente brilhante uma estela uma
pessoa sábia mas era uma pessoa tímida mas que se lança quando preciso uma estela é uma pessoa é de uma inteligência incrível para aprender ela aprende com uma facilidade uma estela é de decisões lentas e irreversíveis não estava tipo da pessoa assim que eu já vi ela dá respostas de embasbacar pessoas e pessoas altamente articuladas pessoas aquela resposta que você fica assim e mãe stella de oxóssi ela é a seguidora de manhã minha tenho certeza é uma estela tem feito é é muitas mudanças em prol da própria religião em prol do próprio axé modificando as
coisas sem fim as bases fundamentais como a mãe aninha deixou a mãe estela não se resumiu sol a ficar dentro de um quarto entregue somente a parte religiosa entrega os buzzo que isso é muito necessário mas pensou também no mundo lá fora ela teve que dividir para um conviver com o outro ela pensou no mundo lá fora ela pensou na saúde a pessoa mas da educação ela pensou na adolescência ela pensou no idoso porque depois que isso tiver é no harmonia com certeza a nossa religião será muito mais é compreendida e muito mais respeitada [Música]
em cima dela quando eu na no início da década de 70 quando ainda fazia escola de belas artes aquela senhora tão bonita e um dia um colega me disse essa estela do axé opofunjá uma estela ainda não era a ialorixá do terreno passaram se os anos e com o fato de eu ser iniciado no canto à e pela aproximação de mãe dela com minha mãe menininha e com a nossa casa do canto a eu comecei a conhecê-la mais de perto uma estela foi fundamental o dez anos depois mais ou menos de minha mãe menininha faleceu
eu precisei de um apoio e eu encontrei esse apoio de uma estela esse apoio que eu faço questão de registrar o que foi de suma importância para minha vida e para a vida dessa casa por isso minha admiração por essa senhora tão digna tão sábia e por ela eu tenho preto de gratidão [Música] é uma pessoa às vezes severa quando tem que dar uma chamada quando a gente faz alguma coisa errada ela dá e ela sempre diz o seguinte que no dia que ela deixar de brigar comigo é porque ela não me ama mais então
eu espero que ela continue brigando comigo porque enquanto ela briga comigo ela tá me amando mas senhora quando eu nasci ela chamou estela na casa chegou e falou que vai do momento ela é a pessoa aqui a tomar conta da minha vida essa é minha madrinha a 1 pra mim foi isso aí já foi a maceió já vendo meu futuro e pelo antes de eu ser da família religiosa a família do nobel é família se pá e conviver dentro do axé tem a cada dia que passa você tem mais fé e de amanhã com uma
estela eu acho que é só uma senhora tem dado e recebi essa alegria da chegava no terreiro ver aquelas pessoas com cabeça raspada pintado é uma negra eu sou o adolescente o rapaz eu acho que em 1986 o início de 87 eu fui convidado para fazer uma viagem para a áfrica juntamente com uma equipe ou seja com fome não é uma uma caravana fazer um carnaval no benin aí fui eu e gilberto gil como compositor falou 2002 pai de santo é é antropólogos enfim um time de futebol juventus de são paulo eu quando cheguei no
aeroporto de salvador pra embarcar eu me deparei com uma pessoa uma senhora sim e eu fiquei impressionado com ela e dá campos quando chegou a abidjan que nós fizemos a fizemos há a troca de aeronave para mudar para o termo 9 eu perguntei quem era aquela pessoa que tinha me impressionado tanto aquela pessoa não espera de homs então a partir daí eu não disputei mais dela ficamos amigos andam esses 15 ou 20 dias na áfrica direto inclusive revela para aprovar os jogos de futebol do juventus onde camisas do juventus que eu pedi para o presidente
do vento e nós em um estádio com a camisa do juventus pinheiros provocava do som amigo dela gosta do terreiro vou lá frequenta e tem mais fiz uma canção uma louvação pra ela juntamente com o meu querido parceiro o dado tavares que eu é uma música que eu adoro que eu acho que eu não foi o que fiz eu acho que os orixás que mandavam [Música] em salve rondon morte dela a música é música ia à escola numa estela vivida no sé da bahia se por nós oprimidos dubai arrochar está conosco e com nossa nação
e o ei [Música] não eu só vi ninguém ia por sol o mar eu quero eu não caio tem estrela a rainha da nossa pé e meus é menor que o shea na mão eu só sigo achando bagulho é de champô eu sozinho é difícil [Música] o globo você o excell corpo tá uma maioria das casas tradicionais do é sempre foi governado por mulheres [Música] acredito que o poder feminino no brasil ele voltou frutificar numa religião repensada não é de uma religião primordial da áfrica uma religião repensado no brasil em virtude do culto de xangô
porque do culto de xangô que chegou à orixá do fogo é o orixá do poder é o orixá da expansão enfim da sexualidade que come pela mão das mulheres sua saia buzz oya que é a lei da casa que a esposa mais velha que é aquela que divide com xangô poder do fogo que deu a xangô poder do fogo o assunto que a senhora da beleza e o baque é amazônia guerreira então o culto de xangô em que pese seja ele o símbolo do masculino ele é absolutamente liderado pelo símbolo feminino o windows dizia que
a primeira luta de classes ea luta do homem e da mulher e essa luta se provar também que essa distinção homem-mulher essa consumidora mulher foi resolvido a forma o drástica por mãe aninha que fez com que o o o bahia chegou a desaparecer se você vai lá vai lá pra cá nunca mais é do meu o escolheu o outro ballast o gol e passado algum tempo para não anular totalmente poder masculino ela cria os doze obás de xangô lamento é aquela velha história do dividir para conquistar o que sei de esquerda seda direita e desse
jogo político dessa divisão de 2012 ela reina soberana passando pra mim a senhora que também era uma estadista ela ampliou o corpo jornais de 12 para 36 criamos outurbo e o silva a figura do obá foi criada por rainha e foi exatamente quem criou o axé opô afonjá no começo de 1960 não ao axé opô afonjá roubar é um dignatário civil corresponda ao cargo de ministro e ele zela pelo axé são o baixista caso foram roubados da casa já mortos caribé jorge amado caymmi ainda é o bar eu ocupo o posto que foi de carybé
com muita ano por indicação dele a vida no terreiro vai além das cerimônias religiosas aqui existe também uma parte administrativa e social representada pela sociedade civil cruz santa a sociedade e com o samba do axé opofunjá ela constituída o presidente vice presidente e secretário tesoureiro conselho fiscal tudo que existe na nossa sociedade civil ea função na sociedade como eu falei é proteger o patrimônio cuidar da parte do material é uma estela é de oxóssi o caçador mas o guerreiro é dedicado a si e orixá da justiça na nossa nação de que tu oxossi xangô são
fundamentais porque todo o terreiro da nação de 500 pertence ao jorge o jovem é dono do terreiro ele é dono da terra o chão que a gente pisa pertence aos shows e xangô é dono do nosso chefe a nascente nossas repetência chango portanto são dois oficiais de basicamente são fundamentais na nossa nação dinheiro [Música] nós somos aqui da nossa equipe então se cultua os policiais a nossa equipe como a fundadora era de chumbo o patrono da casa o dono da casa chamou a polícia aí e os outros todos mas já falei da nação e qto
ao shopping del rey de quito é o pai de santo é o santo dela ser uma estrela do shopping vendemos toda reverência a chamou e ele todo ele é comunicar comunicado de todas as ações né os atos que vão praticar e todo todas as quarta-feiras ele é reverenciado os estilos na casa e sim a obrigação dele que é maior do que todo mundo acha que vendeu edição 12 dinamarca tentou puxá-la maior né mas depois achar lá ele o gol foi parar esse dinheiro através da fundadora amanhã a linha ea o bábby com ela seja iniciada
é filha de chamá-lo e ela ao comprar essas terras ela entregou para thiago e é manjado é por isso que é o st reiro pps a xangô que ia arranjar emprego a parte dela pra ele mesmo [Música] aqui é o bom é que é onde executou cinco anos onde é passado nosso da globo barra bonita aqui a capa de chuva rudisha brincalhão orixá de compra início das festas sempre saúda assim ele por primeiro a abrir os caminhos ano da paz pra nos lugares com um gol de chá brincalhão que pessoal disse que a fatah mas
nada disso é mau de mais ele pai porque se você pedir alguma coisa ele faz mas sem maldade ele foi por brincadeira mas mais uma brincadeira aqui e chamou o titular o dono da onu a chef [Música] aqui a afunde o fim e vai retirar a água para a água chegar lá bem aqui é a casa do chelsea ing e puxado na cabeça quem manda no destino da mãe de santo que é mãe que estava de um sócio o chelsea guerreiro caçador goucha de uma flecha eu tenho uma lenda uma história que conta com vários
guerrilheiros chegaram a matar um pássaro e não conseguiu bem 20 flash ele que o atleta só liquidou o que tinha de ruim no espaço em que foi o espaço aqui a cada dia assim puxado qual eu sou alguém já suspenso e confirmada em 11 10 12 anos [Música] é o orixá do evento tempestade e quando você vê aquele vento passando agora chegou a minha fé é relâmpagos e trovoadas ela tá ali naquela agora mas com o coração nas suas casas todas elas sem distinção nem nos assentamentos cada casa tem que deixar cada orixá de com
cava e na festa de cada qual as organizações são feitas aqui ali e acolá [Música] o orixá não existe sol é apesar de ser uma coisa abstrata mas para nós que temos é que acreditamos que ele é o próprio guarnecê do nosso corpo o dia a dia da nossa amiga todos nós queremos falar pode calar domina a parte da nossa cabeça o rácio todos nós temos muito mas não é esse o figueira católica mas em mais um diabo nós temos o estudo este exclusivo para te defender e temos um e esse erro ele domina toda
a parte da fala do sexo [Música] todos nós temos um pouco ao show além de ela e orixá também da questão da ampliação como a lata mim é ela é a água doce ao fosso é que a própria manutenção do golfo mãe ela é avisar de tarde na nossa parte do pato fu de tudo pelo dia que acaba aí essa coisa já era uma vida todos nós que um novo ru um caminho [Música] próprio todos nós ele a vida dos nossos bush o próprio shopping ele original aqui todo dia quando nós domingos é como nós
fossemos nós vamos nós voltamos a essa coisa no próprio shopping ele está na nossa cabeça que a função dela é dele e ele não é o deus da caça ele tem essa função um pouco por eu ser de xangô não significa que a canção tem o show ele ele assume a sua e ele é bom da minha cabeça porque a al eu nascer iniciar time azul de amor mas para guarnicê o dia a dia por da nossa vida a manutenção do nosso corpo humano nós contamos com a energia desses originais e um fora os jogos
que eu não citei e não atua dentro do nosso corpo humano mas atuar por fora como nós precisamos do sol [Música] é mais tela uma pessoa muito inteligente e acho que três coisas marcaram a sua administração e bem marcando no e axé opô afonjá a primeira delas foi a criação da escola eugénio dos santos que é uma escola aqui da prefeitura de primeiro grau é uma escola com 380 alunos funcionando em dois turnos e é uma escola que desde o seu princípio ela enfim na noções de ouro bar e cultura africana quando uma estela criou
a escola ela criou pensando no ciman a linha de via sempre de que queria ser eu sempre os filhos ela um anel no dedo e deu todos fossem doutores [Aplausos] [Música] a escola municipal funciona pro no turno matutino e vespertino com alunos da 1ª a 4ª série de acordo com a cultura local leva em consideração uma história cultura fundaç nem trabalha se com algumas palavras em outro bar e não temos palavras mágicas como bom dia boa tarde com licença conta a história dos mitos de origem africana também a escola atende crianças de qualquer religião de
qualquer fé é é tinha a criança aprende a respeitar as diferenças seja ela branca seja negra seja também a questão religiosa a a a religião também não é trabalhada dentro da escola a escola ela conta a história da c&a orixás conta a história do povo negro também trabalhar na história a cultura a questão religiosas como me cabe assumir [Música] a biblioteca ela foi ela fundou depois e ela deu nome de itajaí o povo que lê e vê é uma casa a coleção de livros é uma biblioteca que é pesquisada os pessoas do brasil e do
exterior tem um acervo muito grande de livros ligado à campeã do mundo [Música] nós temos aqui vários tipos de limpa é o nosso acervo é razoável mas o que as pessoas mais procuram a questão livro sobre chá tem pessoas aqui tomar pra fazer tese na pesquisa e nós não emprestamos livro arte pesquisa feita aqui [Música] o museu é uma das coisas mais importantes que tendo a chefe porque neste museu é une todo o acervo as antigas band santo como o par cadeira onde assentava no barracão durante as festas durante os tirei instrumentos usados pelos orixás
roupa de santo é existe uma cozinha como antigamente era a cozinha do candomblé existe uma coleção e santos [Música] e à casa do dólar cai a cada de pano da costa que são indumentárias das filhas de santa rosa no peito uma e foi fundada a 14 de setembro de 2012 o halakha ele não é só a indumentária pra filhos de santo o pano da costa serve para tudo até para a manutenção de sofá de mesa e usá-la cá que são os mais lá e 90 de largura dois de comprimento e os o jazz tem 30
a dois de comprimento esses hoje serve também pra mesa como falei serve também pra como sinto como um cachecol a gente voando pra são paulo rio e até para as pessoas daqui que é dada à religião também usa em escolas e cada um reverenciam orixá rede tende a aumentar a ge a orixá que mesmo serve tanto para algum corpo da irmã já a casa lá é composto por cinco pessoas netos da casa ea tendência é aumentar mais pra quem não uma traição então vai ser passada de netos e filhos e de pessoas da comunidade que
queira participar aqui mas o trabalho feito por mais tela de preservação da cultura afro-brasileira uma estela forma pioneira e talvez seja o grande momento de uma estela foi quando foi realizado um congresso em salvador de cultura africana de religião afro-brasileira ela levantou a bandeira do antes e criativo e nesse congresso foi elaborado um documento em que foi assinado por todas as flores ea orixás presentes e as grandes mãe de santo na época como uma menininha do gantóis é a mãe olga lá que tu e todas as demais presentes assinar esse documento é anti sincrético que
o sincretismo religioso foi uma coisa necessária durante o período não é mais necessário que hoje com todo orgulho nós podemos manter a nossa tradição religiosa e temos vermos o amparo legal para isso a força ea beleza do candomblé atraíram sempre um grande número de artistas e intelectuais os terreiros esses artistas muitas vezes demonstraram essa influência através de suas obras só eu só não sei que alimente de 51 anos é ele sonhava com ele na bahia e verificar como é isso o que interessava muito para seu sua pintura aí começou a freqüentar candomblé capoeira e se
interessou muitíssimo por deixem a pintar porque influencia muito essa coisa inesperada que tem aqui na bahia no brasil nós fizemos uma viagem juntos para inglaterra onde havia uma homenagem o brasil em com estela caribe de energia quando eu tive mais contato com ela eram todos os ritmos tela [Música] eu tenho por ela mais que uma enorme mantida estima nem sempre estamos juntas mais ou menos distantes pelas ruas pelas coisas da vida mesmo mas que eu tenho um grande respeito por ela e que seja que é desejo sempre que ela continue como ela é e seja
sempre que ela tenha saúde e os orixás segurou assegure ela com muitos e muitos anos de vida era pó saúde para estarmos todos redor dela velhinha eu tenho que ela não for não tenha nunca nenhum sofrimento mas a harmonia que seja feliz quando não vou chamar gravar filmes com fé e no rio um popó ayache a yaoundé caiu de seu desejo muitas felicidades para a minha mãe e até mesmo à espera de ações eu quero que as chances de lula os ninhos saúde use ela mas as obrigações da filha dela porque eu quero que a
chance de pulso é dia de gela que eu tenho pedido de hu treinamentos nós obriga fundamentada é sócio da força ela falou eu o levo tudo contra a doença cutânea regenerativa se espalha tempo girl que possam perturbar o sacerdócio [Música] eu tenho certeza que ela já contribuiu muito eu acho que ainda tem muito para contribuir não sei que mais 80 mas que tem muito é uma estela morreu o do contou que jorge henrique e muitos anos de vida com saúde porque o povo do candomblé precisa da senhora os seus filhos do axé opô afonjá seus
amigos seus irmãos de toda a nação de 5º e de todo o alambrado da bahia precisa o seu conhecimento da sua força da sua sabedoria e da sua bondade eu o chamei o arquétipo princípio cósmico ético olhos que olham por meu bem guardado segredo onde eles faço meus medos e os elos em meu orixá meu abrigo onde o aguarda e amigo o anjo da guarda e do bem que vive sempre comigo desde os tempos mais antigos quando não era abandonar ninguém era terra vento água elementos em amálgama do coração de ouro e hoje aqui na
bahia sou o homem conseguiu guia somos dois sons então eu fico muito satisfeita realmente participar dessas comemorações está aqui até destas mal traçadas linhas dando meus parabéns aí achei minha grande amiga stella de oxóssi tremia um pouco ea o boom de e amil déca ildeu volvo de mabel já ea os a oea mabel orixá é poder que quer dizer eu estou salvando a grande mãe guerreira então felicidade um dia outro dia tantos dias e olhe tudo que deus permite abençoa confesso que deus que os originais me dá inspiração para continuar fazendo a minha parte com
seriedade com doação que eu quero está inteira as pessoas disseram e que os povos originais dragão também pessoas que a sua oração pessoas amigas que façam que a coisa cresça na forma séria que mostre força e que essa energia que nos adoram inscrição pois é a lei da natureza e não de condição que fazemos juntos aqui de 8 o que viu nos proporcionou que foi sermos adegas revista que seus filhos alá muro buchan do anjo só que o teu filho na nature o nome do cachorro a lei deixa na briga mundo espera pela alatur um
chope o chuchu na casa de barro na casa de fúria ela com um ala puro luxo do anjo olha o shisha não abrir caminho deixado pelo meia ala puro o show toca se o ju