e aí a primeira vez que me tá bom e aí e aí o olá pack 1 a caneta um g1 e aí e aí o olá benny hinn e aí a chover de oi gente e aí aqui tá com deley e e aí eu cheguei de oi gente oi tô conseguindo viver e no meu filho como é que tá aí é em vez de a gente cabeleireiro amigo mas trair e aí a conversa aí no chat por enquanto para ver certinho eu vou super saiu espera aí ó um socorro gente parte aí ó e aí
o meu socorro gente é e aí a ver se melhor agora já melhorou tu consegue me ouvir oi eita e ai ai ai ai ai a chover ai gente pastor youtube que não sabe mexer nos negócios porque coisa horrível todas tirar aqui de microfone deixa eu ver e ai ai ai ai ai e aí melhorou melhorou tranquilo ah que bom a ver e também e o som tô conseguindo me ouvir tudo bem tá tranquilo me dá um feedback pelo chat ai meu deus gente que confusão né vamos lá vocês são minhas cobaias semestre aí para
professora ser youtube é ah ah tá ótimo que bom obrigada é linda então tá tá tudo beleza né a minha ajudante eu não sei onde foi parar sobre o blogueiro é sacanagem viu influência tá nada de blogueira o encher né bobeira é muito 2010 já passou viu lucas a e ai que bom é a minha minha ajudante não sente o pará oi boa noite gente boa noite tudo bem não sei onde foi que me ajudante foi parar então uma hora ela parece aí pedindo comida para ela né bom eu vou tentar nesse modelo aqui de
fazer uma aula online né mas transmissão para o youtube eu não sei como faz para você é claro a gente tem que ir né manter o certos hábitos né eu não sei como ainda se eu conseguia colocar mais as imagens enfim acho que só se a gente fizesse pelo pelo hangout pelos um aí eu queria ver o quê que vocês preferem depois nas se vocês preferem que eu faça uma aula uma live no youtube ou fazer uma coisa mais hangout ele um testado né hoje eu vou testar ela a questão da live a a a
gente pode estar fazer um hangout eu também tomo apresentou que não tem que aprender um monte de programas em tempo recorde né e aí vocês me me fala mais ou menos o que vocês preferem tá bom ele é um feedback zinho lá na página do google classroom e hoje a gente pode testar a próxima a brigada meu computador não é um dos melhores não mas a gente está tentando aqui professor youtuber de baixo orçamento não tem dinheiro para comprar equipamento decente não vai na webcam mesmo a gente pode fazer algumas uma uns testes aí para
ver né o que que fica melhor tá bom mas assim aí depois vocês me dar um feedback porque eu não tenho muita noção de como é que vai ficar essa pagar hoje aqui né tô aprendendo sim sinto-me acho né tem algum também e me perdi agora pera aí o som também tem essa coisa legal né do além de você poder você poder também interagir né enfim eu ver vocês um pouquinho senão fica muito estranho né mas vamos vamos ver vamos tentar vamos tentar ver o que que dá para gente fazer e vamos testar várias coisas
estamos se adaptando aí a rotinas né então vamos ver que que a gente consegue oi tudo bem deixa eu só dar uma ajeitadinha aqui no meu programa senão não consigo ver você vai ver você ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai ai eu não consigo ver o que vocês estão comentando né é bom é o seguinte hoje eu vou falar um pouquinho se eu chegar de você sumiu aqui ó e eu vou então falar um pouquinho eu vou depois eu já montei os slides tá então vou colocar depois que a gente terminar
larva acho que ela fica vai ficar gravado o vídeo né vou espera que eu não faça nenhuma besteira aqui para pagar o vídeo tá gente bom e então eu vou tentar gravar essa live para quem não puder participar hoje que não puder não ver enfim ali de hoje eu não sei fazer live eu assisto muita live no youtube mais a primeira vez então né tenho paciência aí vamos falar um pouquinho sobre a psicologia institucional que agora pelo campo do george george south yorks né ela lá passar tipo beber quem as minhas olá tudo aqui é
muito tempo real viu gente sim professora tá tá tentando né então eu vou falar um pouquinho sobre o diopside que ele é de uma uma outra vertente que a gente começou a conversar né que é queria poder fazer uns paranaue assim aparecer os slideshow tá bota umas edições é um dia eu vou chegar lá quem sabe eu consigo aprender a mexer aqui consiga fazer aqui algumas coisas né vamos ver se eu consigo aqui e vamos lá e vai que eu consiga né e vamos ver a chover eu não consegui mas tudo bem não sei como
é que faz isso vamos tentar bom é e vamos tentar então ai queria tanto poder colocar aqui ah ah tá entendi texto não deixa eu consigo colocar texto pelo menos né é mas aparece alguma coisa é oi oi querida tudo bem estamos chegando eu amo daqui o que acontece alguma coisa interessante aqui e é não bom vou assim amor vamos lá aula curso de mesmo seu jeito gente que curso que tem coronavírus até eu consegui fazer uma coisa pouco mais bonitinho ver se eu consigo aprender a mexer nisso aí com os paranauê mais moderninho daqui
a pouco eu boto a minha minha ajudante aqui para aparecer e aí fica um pouquinho mais interativo né tá bom então vamos lá falar um pouquinho sobre a psicologia então psicologia não né a visão institucional do jorge lapassade né que eu já já passar ele era um filósofo sociólogo francês né então é uma linha que é uma vertente pouquinho diferente da do que a psicologia institucional que a gente vê o do brejo né tô aqui numa vertente mais latino-americana e o jorge vai passagem ele vem então de uma perspectiva que a gente chama de escola
francesa psicossociológico tá então isso aqui a gente chamaria de dar bastante do jorge lá passat junto com jorge lá passagem a gente vai ter outros grandes nomes desta escola sócio-psicológica na frança que eu vou depois da para vocês o nome de seus autores né bonitinho são todos franceses mais que são autores inclusive que já teve alguns deles que vieram para o brasil há uns 10 anos atrás aqui tem uma uma avaliação crítica no campo da intervenção psicológica psicoterapêutica de grupo a grande palavra de ordem aqui do jorge lapassade né com certeza seria a questão da
é mais crítica mas macro-social tão lembrando que falta faz um quadro eu poder escrever as coisas meu deus vamos lá daqui a pouco eu pego uma folha de papel vou tentar escrever né eu tenho 14 zinho aqui mas enfim né oi tainara tudo bem que bom que você conseguiu enfim mas carnaval todas essas besteiras que eu tô falando meu deus eu vou ter que aprender a editar vídeo então tá então por um lado nem que tinha avisando dubled que era uma visão muito mais médica nélia ficar na lista era um médico apesar de ele ter
uma visão da atuação no campo de profissional no campo social no campo dos grupos ele tem dia essa visão esse sem intervenção e microgrupos né ou seja nos grupos hospitalares principalmente no hospital psiquiátrico quero onde ele teve a primeira experiência dele né e é foi dois minutos caramba gente socorro armas eu sei que era dois minutos meu deus do céu que está me ouvindo tanto tempo falando besteira obrigada olha então estamos bem obrigada gente pela participação da like seu joinha muito importante para ajudar a subir esse vídeo dá like dá joinha para funcionar esse vídeo
no canal né fazer que nem o youtube séries fazem né digo que seus amiguinhos no whatsapp não brincadeira que eu não morro de deus a bagaça aqui não vou divulgar não se vocês vão guardar para a posteridade nunca vou mostrar para ninguém então vamos lá então o jorge lá passado é oba farmácias oi márcio e o márcio que você chegar então o jorge lá passagem ele tem então essa visão mais é de caráter institucional né ele tem um livro que ele descreveu com uma análise institucional porém a visão que o jorge a passar de ele
acredita é é mesmo meus alunos são meus alunos são muito internauticos estou adorando isso é uma visão que o jorge vai passar de passa é uma visão muito mais sócio política talvez ele até mas é muito mais macro-social tá bom diferente da visão do prédio que uma visão mais micro-social o do de onde lapassade ele é uma visão muito mais macro-social então o brejo ele achava que você atuava na indivíduo através dos grupos os pequenos grupos que é onde a gente teria o contato nessa visão do breja com o social né com a transformação social
projeto ela passar de avaliação dele ela vai uma variação muito mais macro-social então para ele para gente ter uma interferência intervenção psicossocial uma intervenção de fato a gente teria que fazer uma intervenção em nível da sociedade da mudança das estruturas sociais é uma o carro né com a pegada bem clara do marxismo né e ele considera aqui nesse caso aí o papel do psicólogo em jornais pouquinho final ele é um papel muito mais político muito mais engajado e talvez a gente vê isso demanda muito mais clara na psicologia brasileira o psicólogo brasileiro social ele tem
muito apegada das de questionar as estruturas de questionar os movimentos mais a gente tem aí que pensava nessa questão de intervenções no campo mais magro bom o que isso que ele quer dizer né ele diz então que é para a gente alcançar esse nível macro a gente vai trabalhar com diferentes estruturas e ele vai dar um nome é pouco modesta vai virar ele vai pensar nesse processo de e é através de algumas estruturas ele terminou denominou essas estruturas em três níveis de percepção da realidade que são níveis que estão inseridos nos dentro do outro e
ele trabalha na questão de papéis a gente tem vamos pensar vamos lá para gente anotar bonitinho a gente tem três meses eu vou tentar na próxima aula seja por um seja por live do whats do youtube gente fazer um quadro porque eu não sei viver sem um quarto então ele tem aí eu não sei fazer feito então vamos lá ele tem a ideia de ter três níveis de análise em três níveis de percepção da realidade então eu pensei da realidade através do indivíduo através do grupo da organização meu cachorro tá correndo e através das instituições
da intensa que análise institucional ela tem serviço até de três meses e até os papéis que é papel do instituído e o papel do instituinte tá a gente vai falar isso com mais clareza vai ficar claro tudo bem com vocês tendo dúvidas aí gente vamos colocando no chat para que eu vou tentar responder à medida que for conseguindo tá espero que eu tenha esteja tentando bom então o pastor a passar dele é dessa escola francesa mais crítica né então guarda bem essa palavra na escola da psicologia francesa é uma escola com o pensamento crítico né
então a gente tem aí o henrique enriquece e também eram sociólogo francês bem legal a gente tem um outro psicólogo francês que é o vão santa igreja a gente tem o o renê ele errou né também são todos os analistas institucionais e que participam ainda esse grupinho de amigos que tenta trazer uma pessoa que a atuação do psicólogo tá então a para o jorge lá passagem né a gente vai falar então dos três níveis de percepção da realidade análise da realidade tá então lembra que lá antes o coronavírus antes sem fim das nossas primeiras aulas
de psicologia institucional a gente tinha a ideia de fazer uma análise institucional identificando quem era o nosso público-alvo identificando qual era o contexto o que esse público estava inserido quais são os profissionais que atuam naquela determinada instituição quais são as demandas que são os problemas enfim a gente levantou em um mapeamento em um pensando também na vida do george do perdão josé bleger né o que que tá entre si tu o quê que está explícito e não tem explícito ou seja o que que é claro na semana e não é claro que seria questões mais
inconscientes etc certo então nem tinha pensado em fazer todo esse primeiro momento do estágio né a vocês realizarem essa parte da análise institucional né aqui é o básico que todo psicólogo deve fazer precisa fazer quando está sendo seguido uma instituição ou no grupo né que ia fazer esse levantamento do quem são essas pessoas qual é o material que eu tô trabalhando quais são as condições de realidade que eu tô trabalhando e etc no caso do jorge a passagem né ele escreve para gente que análise institucional ela tem que ser feita a partir de níveis de
de análise da realidade o primeiro nível né primeiro nível sem quadro nega lá né o primeiro nível seria o nível do grupo e na que seria justamente essas pessoas que nós iríamos atender diretamente é o grupo de gestantes é o grupo de mães é o grupo de pais é o cropped idosos a grupo de idosos não porque a gente mais corrido entrando de coronavírus é é o grupo de adolescentes é o grupo de trabalhadores que seria essas pessoas que nós iremos ter contato mais próximo na intervenção então esse primeiro nível de análise da realidade que
vai pactar sim para o jorge lá passagem na maneira como eu trabalho essas relações de poder né a outra palavrinha que importante para o jorge vai passagem é a ideia das relações de poder todos os grupos todos os níveis existem relação de poder e o psicólogo ele precisa entender e preferencialmente por somente para escola tá com da frança esses todo um processo mas preferencialmente a quebrar as estruturas de poder né então dentro de um grupo da análise micro pausa pequena a gente tem né a nossa vida cotidiana as pessoas que a gente está lidando diretamente
então esse seria o primeiro nível de análise institucional que o jorge lá passar de nos ensinam nos propões né que é entender as relações de poder entender como é que aquelas pessoas chegaram até aquela instituição que elas buscam naquela instituição como elas são atendidas como elas são acolhidas como elas têm acesso o que que elas não têm acesso então ser e nesse nível mais grupal barra individual tá no caso porque você consegue ter opinião do grupo mas também você vai ter dentro da sua opinião em tensão um pouquinho a teoria da psicologia social francesa também
né que você tem elementos que são incomuns né que as pessoas e é muito difícil chegar nessa unidade de saúde é muito é muito demorado chegar nessa escola é aqui não tem não tem cadeira não tem suporte enfim as pessoas podem dizer coisas semelhantes por isso que ser um nível grupal mas também você vai ter relatos mais individuais que podem te dar uma pista que você precisa fazer um trabalho mais direcionado né então é uma mãe que tem dificuldade de chegar na unidade de saúde para participar do seu grupo porque ela tem um filho cadeirante
então será que outras mães com filhos deficientes físicos não participam no seu grupo por conta dessa dificuldade foi um sujeito que apontou então quando está falando do jorge lá passagem ele entende o nível grupal com as demandas e as queixas e as relações de poder do grupo mas também ele considera que o individual também oi gente eu comprei isso ok então primeiro livro a gente tem um nível individual o segundo nível que seria o nível da organização o das organizações sistema de organização na mesma coisa que a gente chama de uma ligação lá na psicologia
organizacional do trabalho tá mas ele pensa aqui que toda instituição toda organização é ela possui regimentos e regulamentos ela possui regras então por exemplo a gente não pode entrar numa igreja meu cachorro tá correndo a gente desculpa a gente não pode entrar numa igreja sem camisa a gente não pode entrar na igreja de short curto a gente não pode entrar na igreja de saia curta então existe regulamentos alguns né como o colégio lá de falaria né que são implícitos e explícitos você existido lamentos que são colocados você bom então numa escola nas empresas aqui em
são paulo desde os anos 2000 mas acho que não vou saber dizer exatamente a data existe a lei né que é proibido fumar em lugares fechados né há dez anos atrás eu só lembro existia né então estabeleça estabelecimentos comerciais estabelecimentos públicos é proibido você fumar em locais fechados então as pessoas que são fumantes elas precisam sair do estabelecimento para fumar ou estabelecimento fornecer para essas pessoas um local específico para fumantes é meu cachorro está correndo aí daqui a pouco ela aparece bom então isso são regimentos e regulamentos próprios próprios da instituição e o que mais
interessante porque são criados os regulamentos eles tende a ser mais rígidos e fixos e se estabelecer né mas eles podem ser modificado cês podem ser alterados ao longo do tempo e uma coisa que o lapassade é demonstra para gente é que nesse ponto que suja burocracia a burocracia é uma forma de você organizar né as relações de poder através de estruturas e regulamentos de regras então burocracia a gente reclama a gente eu sei que nosso país por exemplo é sim exatamente cada instituição estabelece suas próprias regras e podem ser regras compartilhadas então nas escolas geralmente
elas têm de compartilhar uma regra de que as crianças tem que ir com farda escolar né vai dar escolas que não vão adotar essa regra vai sim mas a grande maioria das escolas adotam como regras de conduta de entrada dos alunos né que você utiliza uma farda escolar seja uma roupa padronizada né para que você entre naquela instituição e isso envolve burocracia né aí que o bege o perdão aí que lapassade ganha um destaque que ele fala que a burocracia não é somente para dificultar a nossa vida né que a gente deve tem aquela brincadeira
que a burrocracia né que são regras que são cada vai porque você tem que pegar o formulário x para preencher o formulario y para conseguir o formulário z é todo um processo que parece que demora muito mais para você fazer as coisas dentro das regras mas a burocracia para o lapassade é um instrumento não vou falar pra vocês guardarem é um instrumento para estabelecimento de regras que é uma forma de instrumentalizar o poder então nada mais velho que própria cia tem a ver com o poder que tem a ver com você organizar o poder então
quanto menos você burocratiza o quanto mais flexível você deixa algumas regras menos ou mais aberto e suas instituições vão se tornar né vamos dar um exemplo para ficar mais fácil recentemente passamos aí pelo um carnaval de rua é para você participar de um bloquinho não existe regras não existe burocracia né não existe você tem que fazer um calhar o bloquinho na prefeitura tem que fazer um cadastro prévio é sim precisa passar por uma burocracia para ele participar da festa mas eu foliano eu cidadão para eu ir para o bloquinho eu não preciso me cadastrar previamente
no bloquinho eu não preciso pagar um valor eu não preciso comprar uma uma vestimenta específica então o bloquinho ele desburocratiza o acesso aquela organização logo cada um vai de um jeito cada um chega na hora que bem entender então isso flexibiliza quer dizer que vai virar uma bagunça não o lá passado ele acredita que com o tempo as pessoas estabelecem regras que são muito mais flexíveis e que vão se ajustando ao longo do caminho mas a burocracia sempre para a visão desse autor sempre vai ser uma estrutura de condição de poder de instrumentalizar o poder
ok tudo bem essa parte tranquilo ver feedback depois no chat da vocês conseguiram entender i a i a último nível de entender a realidade só que é uma forma de você olhar realidade daqui é o espelho o óculos que o psicólogo para chegar na instituição por essa vertente da nacional ele enxergava seria o estado né ou seja a sociedade como um todo a instrução como todo né então aquela instituição a escola ela existe dentro de um estado né por exemplo existe países ah que bom eles países que ainda existe escolas segregadas agregadas neste de que
meninas meninos não estudam juntos né por isso nos países árabes né então a escola instituição ela tem regras próprias né de sim de uma certa forma é uma forma de você como aumentar burocracia é sim seria uma regra um seria uma não burocratização né não sei sobre não tá conseguindo ler aqui eu tô só respondendo cheque né mas luccas neto fez aqui um comentário de que a hashtag não é não que circulou nos bloquinhos seria uma forma de regra intrínseca né eu seja que não é totalmente dita né tá lá na para você participar bloquinho
ela não é justamente porque é justamente porque ela não é burocratizada nesse caso aqui seria o para a visão doblada seria uma regra implícita né pra visão do lá passagem né é praticamente a mesma situação só que por explicações duas explicações diferentes para lá passar de seria uma desburocratização eu não preciso ir lá assinar um tempo para dizer que eu não vou assediar um pouquinho sejam homens ou mulheres né e que eu não preciso ficar carregando uma placa dizendo que eu não quero ser assediada no bloquinho tá então a passagem enxergar ali a hashtag não
é não como uma desburocratização é você minimizar as relações de poder tudo bem então é uma mesmo exemplo com uma explicação de alturas diferentes tá e aí você tem um estado estado ele é o grande um grande pai né que organiza o deveria organizar essas regras né então as instituições ela se constrói a partir desse conjunto de leis e que as organizações elas nada mais são do que uma reprodução né do poder maior do estado sem o pessoal escola igreja ficou fala bastante disso também né francês também né então todos eles têm essa visão meio
parecida então a escola a igreja a família né e são instituições organizações que reproduzem no seu cosmos menor uma regra de conduta que é uma regra superior burocrática do estado o estado seja no estado democrático ou ditatorial né que basicamente os modelos de estado aqui nós temos hoje no no mundo né ouçam ditatoriais autocrático são democráticos né eles trabalham com estrutura de poder né seja o poder dado pelo povo através do regime democrático seja o poder dado por outras instituições da igreja através de um dos militares enfim né no caso por exemplo de alguns países
árabes o poder dado de uma maneira até o prática né ou seja um problema é uma instituição divina religiosa que detém a estrutura de poder e essa estrutura de poder e estando ela reproduz ela tem como o seu modelo a ser copiado pelas organizações pelos grupos e pelos indivíduos então para o lar passagem é uma cadeia que começa no estado gente é horrível não dá aulas em quadra desculpa tá eu tô tentando ser mais de idade que é que eu posso me organizar melhor para as próximas aulas vez fazer em pé botão quase não sei
de ideias aí de sugestões minhas aí no chat por favor hashtag sugestão da professora então olá passar de entende que o estado é primeiro modelo é ele que determina que estado que determina a estrutura né ele quer um modelo principal a organização das instituições parte do modelo de estado depois das instituições e produzem esse modelo do estado e aí os grupos e as famílias os indivíduos reproduzem esse modelo do estado então não processo em cascata decrescente né sente for pensar no bege o bege pela visão que ele tem que é uma visão da psicologia de
grupos operativos eles queriam a visão em espiral de baixo para cima o 1 e quando escreve a parede tadinho né acho que eu tenho colar um padre porque eu só consigo colocar agora é bom o olá passagem ele entende que a estrutura de cima para baixo tá então pensando nesse processo ok é isso isso mesmo miguel então o lapassade ele entende aqui o psicólogo ele entender a o indivíduo e o grupo a organização estado né é o meu deus meu meu deus aqui gente é drywall aqui já era você fazer muita força furo no meu
aparelho tudo para isopor mas eu vou tentar vou tentar colocar um eu tenho um quadradinho aí eu vou tentar pendurar a gente eu prometo prometo que vou tentar pendurar eu comprei uma três em mim eu tenho quadro bonitinho vou tentar pendurar ele eu juro eu juro nem que ter comprar um flip clip art aí vou dar um jeito tá porque você não aguentei coisas para gente pensar depois não então o lá passar de tarde é isso mesmo ele pensa em ter o grupo da organização das instituições organização e do estado o que o de onde
vai passar ele entende quem vem primeiro ser estado é o estado que tem mais influência na constituição subjetiva e é por isso que a gente tem que pensar em fazer intervenções no estado do que o contrário né trabalhar com indevido eu sei que isso é uma coisa muito complicada a gente muda o estado mas ele tá pensando como sociólogo então ele tem essas visões tudo bem bom então a gente tem para olá passagem é dois grupos de atores dois grupos de sujeitos ou seja dois papéis que são desenvolvidos e que papéis são flexíveis hora eu
tô no lado hora posso tá do outro lado né então isso eu vou mudando isso ao longo das instituições dos grupos do estado que eu tô inserido o primeiro sujeito o primeiro grupo que olá passar de diz é o grupo do instituído é o grupo da norma é uma tudo fixo é aquele que detém o poder é aquele que estabelece os padrões e regras tá então vamos lá vamos pensar na nossa prática no psicólogo né e da psicologia a psicologia pode dizer que o cid de 15 de que é normal e de quem é normal
então quando a gente vai para nossa terminar clínica ou numa instituição a gente pega lá os nossos conjuntinho de regra do nosso dsm nós oi tali guardadinho google tentando te pegar agora mas aqui te pega lá o nosso cid nosso dalgalarrondo e aí a pessoa vem para a gente fala olha que tá passando por isso eu falei com essa pessoa é normal o henrique henrique exemplos ele tem um texto sobre isso né essa pessoa é considerada normal ou não porque eu tenho um conjunto de regras escritas que seriam os manuais de psicopatologia e eu tenho
os sujeitos que são os psicólogos psiquiatras e psiquiatras que implementa as regras então nós desse ponto de vista somos os sujeitos instituídos a gente que faz a gente que institui essa regra da normalidade e qual o outro lado se eu tenho aquele que estipula a regra estipula anormalidade aqui é o instituída é tão reforçando falando muito da questão do instituído é porque são as palavras técnicas eu vou mandar depois lá de bonitinho para vocês lanugo e para vocês não se perderem tá bom aliás eu ia ter feito isso antes começar os pais escova mas assim
ah então a gente tem os instituídos né que são aqueles que ele tem as regras detém o poder e a gente tem então os instituintes tá são palavras que confundem então preste bastante atenção e marque bem isso tire as dúvidas referentes a partir da aula legislar diz qualquer coisa me manda perguntas para vocês não terem tantas dificuldades então instituído é o que trabalha com a normativa com normativo com a normalidade com a regra o instituinte né é aquele que tenta a subtração é aquele que tenta contrariar as regras aquele que tenta mudar esse modelo é
aquele que cria movimento de inverter essas normas então os e já foram esses sujeitos instituintes por exemplo na reforma psiquiátrica brasileira né então como aconteceu a reforma psiquiátrica brasileira os personagens saúde tanto psiquiatras quantos psicólogos foram instituintes eles queriam mudar as regras mudar a forma mudar a norma como estado com maior as organizações trabalhavam e atendiam obrigada querida como as regras enfim como as instituições é sim é um modelo de contravenção então os instituintes são aqueles que sempre vão dar o ponto de do contrário da crítica nem sabe fazer com um ponto melhor mas o
ponto da crítica tá acho que eu já mandei esse vídeo para vocês desse professor meu se eu já mandei esse a gente já assistiu me desculpa tá é isso exatamente os instituintes são os rebeldes né é aqueles que lutam é a princesa léia que luta contra as forças da arte medianas ver que ele comer camiseta precisa léia para dar sua aula eu vou dar um vou passar depois um vídeo um professor da faculdade eu acho que você já assistir esse vídeo eu já passei para vocês mas e eu já passei vou mandar o link de
novo que ele fala muito bom exemplo a questão da reforma psiquiátrica quando nós estávamos do lado dos trabalhadores que queriam questionar as normas como as pessoas em saúde mental no brasil eram tratadas nós éramos instituintes os rebeldes aqueles que questionavam o modo operante a maneira de ser e a maneira de fazer o trabalho e quando a reforma psiquiátrica no brasil saiu e a gente estabelecer os capes e nós nos tornamos instituídos ou seja trabalhar no capes atender no capes usar o caps é agora norma é a regra para atendimento no campo da saúde mental no
brasil não quer dizer que essa semana seja ruim é claro que a gente pode voltar e fazer o mesmo movimento agora nós vamos voltar a ser instituintes que acionar se os cabos estão contam não se a gente precisa de uma revolução nesse processo então por que que eu acho que isso é uma coisa que eu acho legal da teoria do lá passagem é porque é um processo cíclico e sempre de retroalimentação tá então exatamente céu mas sempre o lado o lado crítico do lá passagem isso eu acho que é uma coisa legal porque não é
porque você faz uma conquista que você tem que não pensar do outro lado né conta cultura e também estão a gente sempre vai ter esse movimento na sociedade de normas e quebra de normas de regras e quebra de regras tá e muita né só quebrar a regra se toma regra instituída e sempre ter o outro lado questionando né então é para olá passagem sempre vai ter esse movimento né que eu entendo e ele tende com o movimento flexível movimento é necessário né e que sempre foi esse movimento de criação para meditação de regras e quebra
de regras tá é sim sim exatamente né o a crítica do excelente deve ficar em isolamento ou não né então existe pontos para os duas coisas né então novamente lapassade não quero nem sempre está dizendo que o instituinte aquele que questiona as regras ele tá certo e ele também não tá querendo dizer que aquele que estipula as regras constituído tá errado é o sempre não é uma relação maniqueísta de que tem um bom e ruim do certo e errado mas o quanto esses movimentos respondem a realidade novamente vou pegar o exemplo da luta antimanicomial lá
no nível 50 nos 40 ninguém questionava o poucas pessoas questionavam a maneira de tratar as pessoas no campo da saúde mental a cena fez uma pergunta que interessante né qual seria ideal para ele o equilíbrio eu vou ser bem é da minha leitura do do da passagem eu acho que ele não considere o equilíbrio eu acho que ele é o cara da treta eu acho que o equilíbrio vai ser sempre o conflito mas é sempre se quebra de braço né porque a gente vive numa sociedade em que vive em sociedades que não nem sempre está
satisfeito com os movimentos por mais que a gente tem um momento de equilíbrio a gente vai voltar para o movimento de questionamento e esse momento de questionamento muda as regras sociais e a gente muda novamente as regras e são processo que eu acho que é muito mais de mudança de um momento de mudança do que um equilíbrio é é claro que a gente não precisa vivem em guerra de ideias né que eu chegar lá ele vai ter uma uma nossa sobre ideologia que é bem interessante mas eu acho que ele a teoria dele não é
uma teoria para dar uma resposta se a gente vai ter um equilíbrio e que essas forças vão ficar cada vez mais em e pacíficas eu acho que é a treta é interna preta eterno movimento de questionar e contra questional né então sente o pensar que esse movimento no brasil na reforma psiquiátrica foi movimento cíclico a gente achava que a solução era tirar as pessoas loucas da rua e colocar nos hospitais trancafiar fica longe do convívio social depois a gente vê isso era não era o que acontecer com as pessoas loucas no brasil você começou a
colocar as pessoas loucas aspectos psiquiátricos e isso se tornou a norma depois a gente está questionando essa norma aí né tipo de escape sou a gente já tem críticas bem importantes necessários focados para que realmente capuz é o suficiente será que não deveria existir outros modelos e a gente vai criando essas possibilidades então pense muito mais no processo de movimento de do que de equilíbrio acho que a palavra melhor para definir a ideia do a passagem sempre a questão do movimento de um e inconstante com outro oi tudo bem ah ah eu falo para caramba
nós perguntas muito cansativo para vocês aí tá tudo bem por enquanto eu acho que é um pouco esse mesmo o café e conhecer a sociedade aí nesse movimento né é vegano ele é um sociólogo sociólogos críticos coletora marxista não vai ter essa pintadinha sempre da crítica né uma coisa que eu acho que seria interessante vocês pensarem sempre eu acho que não tem sociedade que é satisfeita nunca né na semana e comentando aqui é eu acho que é uma coisa que a gente tem que pensar é o como a gente vai aproveitar cada pedacinho dessas teorias
é claro que você pode e eu conheço psicólogos que estão assim lá passar de sair fogo né vamos mudar o sistema reverter o sistema que brava sistema e etc tem que se colas que já são mais da vibe do brejo não a gente tem que trabalhar né no pequeno é no grupo né e essa coisa de derrubar as grandes instituições né a e eu já sou uma pessoa que tem que pensar um pouco de cada teoria até para dar aula a gente acaba estudando um pouquinho das teorias e sempre e acaba vendo um pedacinho de
cada uma com um aspecto interessante então vocês não precisam concordar 600 com a teoria você não precisa aplicar sempre sendo a teoria né eu acho que os livros que a teoria do lá passagem ela é muito difícil de ser aplicada na realidade talvez a gente consiga ficar em poucas coisas ou de maneira muito difícil muito lento como cada iphone psiquiátrica foi um exemplo assim de sucesso talvez mas existe outras políticas públicas outras questões no brasil que envolve psicologia que é bem difícil a gente mudar né sim a selma falou coisa interessante não usar quando necessário
eu acho que é importante é conhecer as teorias e saber até que ali existe limites né nem toda a teoria ela tem é uma aplicação já está pronto teorias então são visões sobre o mundo né visão explicar o mundo vamos tentar ver se na prática essas visões funcionam não tá então é legal você conhecer as teorias e não quer dizer que vocês vão conseguir aplicar as teorias né o negócio tá ficando bom aqui na escutando é o da estrada é o tópico eu acho que o estavam eu não sei se chegarei em uma sociedade sem
estado ou seja sem lideranças a gente pode mudar os modelos o estado nessa opção modelos mais autocráticos democráticos se são monárquicos eu acho que são é o modelo e sim ela passar de com certeza seria um cara que estaria batendo panela porque ele é o melhor é o rapaz a treta né o carinha da galerinha da 68 da conta cultura como a helen falou então ele tem essa visão mais crítica é importante você saber em você não precisa concordar nem aceitar e seguir essa essa teoria tá então só para a gente ir fechando alguns conceitos
que a gente tá é né brigada gente estão quase uma hora aí me ouvirem batendo papo né e como seria aplicação dessa teoria vamos lá vamos tentar falar um pouquinho respeito disso né simone perguntou uma das coisas que o a passagem ele comenta é a questão da relação da burocracia lembra-la que a broca separa ele é uma instrumento da aplicação do poder né então quando eu estabeleço que as regras que estabelece o que para vocês entrarem no chat vocês precisam assistir fala vocês tem que ter o link só que tem ninguém só saber sendo regras
ou saber sendo uma burocracia e existiu para ele uma relação de poder então a burocracia é uma forma de saber se regras e é uma forma de saber as regras regras pelo instituído ou seja aquele que detém o poder para que os outros sigam tá então a ideologia né para ele é justamente um outro mecanismo de repressão né então todos nós a do a biologia a gente tem uma ideia de ideologia e tem a box que fala mariana shopping e a sauaia enfim tem vários autores o próprio bigodes que enfim da psicologia que fala sobre
o papel da ideologia o que que ser ideologia né ideologia nada mais assim for dividir o bumbum gregos eu estou das ideias né logia estudo ideia é idéias conceitos e visões de mundo então se for pensar em biologia nesse sentido seria isso dá ideias né o só que o que que o lapassade ele disse para gente que existe ideologias que são colocados para gente impostas para gente sem que necessariamente a gente derruba se quiser pelo amor de deus não eu não quero ser presa depois dessa laje tá mandando eu gosto que várias aqui tá daqui
a pouco você fez então o que que e lapassade ele defende né que nessa estrutura de estado lembra lá que o estado pois é o estado ele é o que influencia as inscrições que influenciam os grupos que influenciam sujeitos né então as a escada dele é uma escada decrescente então quando a gente está em uma sociedade no grupo a gente adota ideologia obrigada a gente adota ideologia mesmo que essas ideologias não são ideologias conscientes né mesmo que eu não defendo da citologia e conscientemente criticamente sim márcia falou que que é uma ótima na ser uma
visão bem barato alisada para que são das intrigas dos governantes a gente tem de olhar muito ideologia na parte política porque ela muito escancarada né mas nós temos ideologias você ou seja ideias de como mundo deve funcionar quando a gente fala que existe o modelo de família que existe a família que é desestruturada a gente tem uma ideologia essa sua família com a ticiane então né eu não sou eu não sou a pessoa perfeita para falar sobre isso mas a gente tem uma ideologia do que seria família né e a gente tem essa do logia
que é absorvida pela gente e que a gente ao longo do tempo a gente vai poder quebrar lembra-la do instituído e instituinte a gente vai poder quebrar se a do logia mudar ou não a gente tem uma é uma visão do que é ser homem do que essa mulher né no qual o papel do homem qual é o papel da mulher e a gente pode quebrar esse né essa visão do que é ser homem do que essa mulher ao longo do tempo a tem mais é para o bem simples para a gente não entrar em
grandes polêmicas né e a só tem duas que eu acho que é bem legal uma que tem a ver com a minha tese e uma que a gente a gente já quebrou um pouquinho que era questão da infância né aí o ciclo de vida hoje a infância adolescência elas são ideias ideológicas inconscientes que não existiam né então selecionaram isso várias vezes em psicologia lá no início do curso né com felipe e lá na história social da infância da criança e da família que não existe esse conceito de criança nesse momento criança sempre existiu o sujeito
pequeno adulto pequeno a o que não existiram conceito de infância infância é uma visão ideológica né para e deve lá passagem pelo amor de deus aqui está fazendo a leitura do que lapassade nos explicaria então para olá passagem a infância é uma ideologia e consciente a gente acredita que crianças devem ser protegidas as crianças devem passar para o tem que estudar não devem trabalhar tem que ser respeitados tem uma psicologia diferente dos adultos e dos adolescentes porque a gente acredita que a gente tem uma ideologia uma ideia ideal pois cardiologia não é uma visão ideal
de que crianças são sujeitos que devem ser protegidos tá e isso é um processo construído claro não tô aqui defendendo aqui que a gente deve maltratar as crianças eu acho que essa é uma boa ideologia uma ideologia que deu certo mas que nem sempre funcionou nem sempre existiu outra ideologia e também vem de longe inconsciente foi uma aqui eu estudei na minha no meu doutorado que é a ideologia do nervosismo ou melhor do carnismo né gente fala até carnismo né dessa que ideia de que os seres humanos precisam de carne para sobreviver tá bom tô
falando e não precisa de proteína né mas a ideia de que é natural você comer carne né e que quem não come carne que é o vegetariano vegano ele sistema ideologia diferente só que a gente não pensa que eu ao nascer numa sociedade que se alimenta com carne eu não escolhi essa alimentação que ela escolhi essa ideologia de que comer carne é uma coisa natural normal imagina que eu vou discutir que eu vou questionar a regra questionar a norma de que eu devo parar de comer carne né então a comer carne seria uma espécie de
ideologia inconsciente né porque é um processo que a gente naturaliza não necessariamente um processo biológico real ficou claro essa essa distinção do que ser essas ideologias em conscientes que o lá passar de que tem oi gente a ideologia é um processo de colocar ideias regras através da burocracia através das relações de poder tá e tentam responder e aí eu vou deixar não eu não como carne é eu sou tentam deixar de ir eu falo que eu não como nada que tenha olho e eu sou tentando deixar de comer coisa que que são derivados de animais
como leite ovos ainda não consigo tá que bom saber obrigado que ainda bem que você deu obrigado pelo feedback é dia que tenha ficado claro tá é bom então a gente tem que entender que o que bom que bom então esses são isso é como olá passar de explica a ideologia então qual qual seria o papel do psicólogo no que a gente poderia aplicar tentando responder à pergunta da simone né lá na um pouquinho atrás como é que psicólogo poderia aplicar essa teoria sem digamos integrante o problema né sem tentar quebrar a estrutura você pode
querer quebrar as estruturas como a gente fez como a luta antimanicomial a alma é claro mas o que uma coisa que é importante é que o psicólogo por ele ter se senso crítico né essa visão é que deveria ser uma visão mais ampliada sobre a realidade sobre o mundo ou seja entender que diferentes pontos de vista e que esses pontos de vista são construídos ele pode é o responsável por esse kankara ou seja deixa claro essas ideologias que vamos pensar que não é errado né uma mulher trabalhar fora que hoje a gente já não aceitas
a e os pode vir conectar carne tá caro viu tive que comprar quando meu pai tava aqui carne artigo de luxo né cara novo nem um caminho um carinho do ovo tá passando aqui mas na minha rua gente vendendo uma dúzia de ovos a de reais eu não tô triste aqui nenhum até o rapaz do ovo tá de quarentena vida vida dura vida difícil essa eu então vamos lá contar um pouquinho então como psicólogos qual seria o nosso papel para aplicar essa teoria isso é só uma um exemplo uma forma de pensar né ah é
verdade é ó ó cês tão tá questionando aí o os vegetarianos tadinhos né folha barata gente não é caro não é bom pensando então agora deve tá um delay aí bem grande eu não sei pensando então agora nessa questão de como que se coloca pode trabalhar é sim contribuir para validação de metal então essa é uma fez uma pergunta mas o que forma né de entender que normas e padrões elas são processos são construídos né então vamos pegar o exemplo de novo na infância antes você não tinha esse ideologia de que infância momento importante logo
você não tinha famílias que se cuidavam das crianças né que davam vacinação que davam alimentação de qualidade que tinha cuidados de higiene pessoal equipar exemplo tinha preocupações sobre traumas sobre ações sobre processos enfim a gente não tinha essa ideia de proteção da infância né então sentiu pensar bem é uma ideologia que a psicologia inclusive ajudou a quebrar né de que as crianças são seres que preciso de cuidados de atenção é de estudos e dia os cuidados dos pais seus pares ah que bom pensei que tava com dele obrigado então isso é uma coisa importante da
gente pensar outra coisa que a gente pode pensar né que hoje a gente não aceita não é legal né a ideia de que a gente pode escravizar outras pessoas por conta da cor de pele por conta da condição socioeconômica por conta da origem étnica na por conta da idade porque a criar uma criança ela pode ser escravizada né então a gente já aceitou escravos a escravidão e era uma coisa que é considerada normal né uma norma e não tinha nada de errado você pensar que existia sobre classes de pessoas né inclusive tem eu não sei
se eu achar esse vídeo mas não coisa meio bizarro se você é uma amiga não foi no final do século 18 século 19 tinha círculos que traziam crianças da áfrica e colocava exposta junto com animais animais silvestres animais selvagens da áfrica pouco explorada era visto como um seres diferentes né e a gente consiga logo de pode quebrar essa ideia ideológica de que existe padrões errados e padrões certo seus padrões que devem ser temidos e padrões que devem ser consolidados né eu acho que essa visão crítica não que a gente tem que impor o nosso o
nosso pensamento por isso que ter muito cuidado quando nós somos psicólogos mas é perceber que existe diferentes modelos de mundo e e ampliar aí a pessoa pode vai aí a pessoa vai escolher a consciência conscientemente eu consegui aquela ideologia ou não que isso seria uma visão que o a passagem defenderia para atuação de um profissional das ciências humanas e da psicologia e é isso gente a gente tem mais de uma hora de vídeo eu não sei se ficou legal é se ficou alguma dúvida se vocês tem algum questionamento né eu vou mandar os slides assim
que a gente terminar aqui a aula sim celma com certeza eu acho que é um excelente explicação só um formador de opinião né então agindo de maneira ética a gente maneira adequada a gente vai sim poder trazer contribuições para a saúde mental né esse momento que a gente tá passando de isolamento por exemplo é um ótimo momento da gente pensar criticamente né que o isolamento ele tem cinco necessário imposto né a gente pode ter nossas opiniões sobre isso não mas é o quanto cada um tem a responsabilidade do cuidado com outro é né então eu
vou me expor eu posso estar arriscando a minha vida arriscando a vida de uma pessoa próxima do meu filho pequeno nos meus idosos ao mesmo tempo que acontece com as pessoas que não estão tendo condições de trabalhar né então carente é um formador de opinião com certeza e esse é um bom momento para gente discutir isso tá dúvidas alguma coisa que vocês gostaria de perguntar aí no chat eu vou ver se me ajuda a gente tá aqui facilmente vem cá tá oi aqui é essa bolinha vou trazer aqui na ajudante para dar um oi hoje
ela não quis participar da aula estava dormindo vem aqui dá um oi para os alunos aqui olha lá você agora virou youtube izinha tá vendo a linha você ó e ela não quer ela hoje quer ser a instituinte ela quer quebrar as regras ela não quer ficar no colo não quer participar da aula tá gente muito obrigada né eu estou tentando em modelos novos não sei se ficou bom depois que eles colocam lá no mural lá do google cresce eu conta para mim eu acho que sim márcia eu não sei eu vou ver se eu
consigo aprender a colocar esse negócio no lado gravar acho que tá gravando vídeo tá então eu vou tentar colocar é bom obrigada gente ela falou que ela não fofucho tá com sono eu vou gravar eu acho que eu consigo colocar para aula gravada e depois para vocês assistirem tá bom vou ver se eu faço besteira e consegui gravar aula e colocar para vocês junto coisa laje é uma atividade zinho para vocês fazerem para vocês colocarem as principais diferenças entre o as ideias do de hortelã passagem e as ideias do colégio tá vou só mandar um
quadrinho natividade vinha bem simplesinha só para ver se vocês compreenderão as principais teorias principais diferenças entre as teorias deles tá bom é isso é bom descanso bom cuidado aí para vocês a gente pode tentar uma vídeo conferência na próxima aula nos um se vocês quiserem eu não sei e aí vocês me dá um feedback que vocês acharam de bacana tá mas eu pelo menos você legal essa interação aí do chevette ah tem hora que eu me distraí eu falei tá mas queria agradecer a companhia de vocês né nesses momentos aqui foi bem legal a janela
disse que o cachê dela é muito alto para aparecer na live tá ela não as é um scan somente para participar então eu tô dormindo em algum lugar que eu não sei tá lilo é um pouco mais o cachê da lenovo venda da cachorrinha mais baratinho é sim sim eu vou fazer assim que terminado o caixa da gatinha da gatinha vem mais caro tá então que não ia participar da ela mesmo que fosse do está cheio de músicas tá gente muito obrigada boa noite um bom descanso e vou mandar atividade dia para vocês me entregam
né poder mandar pelo google classroom é para semana que vem tá bom beijo e tchau é e agora não sei como é que tá a tua