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a aguda é uma rede de financiamento que busca o manejo consciente das Finanças e outras economias baseadas na abundância ao perceber a abundância gerada pelas atividades culturais EA escassez de apoios financeiros para o setor criamos uma rede que estimula o consumo consciente e estabelece trocas e se fortalece e coletivamente queremos fortalecer a comunidade da arte no Rio de Janeiro investir em arte meio ambiente e educação para isso criamos uma moeda chamada muda que facilita a troca de produtos e serviços em nossa tribo estamos dentro da plataforma cambiadas que auxilia na criação de moedas complementares Nossa
comunidade funciona através da confiança do Cuidado da justiça e da Liberdade aqui na Muda buscamos incentivar as seguintes ações permuta de serviços produtos e tempo mutirões socioambientais e atividades culturais na nossa plataforma uma o equivale a um real você pode ganhar mudas de diversas formas fazendo seu cadastro convidando o coletivo de amigos ao pagar e receber usando mudas colaborando com outros projetos da rede iniciamos nossa rede com cinco projetos de parceiros grupo cultural cordão do Boitatá o filme América armada Anjos do picadeiro encontro internacional de palhaços Centro de Tradições afro-brasileiras EA feira sustentável mercado fundição
com essas ações vamos fortalecendo Nossa Rede descobrindo abundância que existe entre nós participe acessando muda.com biatos.org o u oi oi vocês perceberam que hoje o grande colapso vivido pelo mundo é porque a economia entendida como produtividade e trabalho em Oposição a vida pois existem muitas outras economias onde economia é um ato de vida e a la etimología economia significa administrar a casa você pode conhecer só uma mas existem várias formas de administrar nossa casa as nossas comunidades e o nosso planeta e e hoje a visão predominante de Economia É pô cada na escassez o que
estimula a competição a exploração de recursos EA concentração de riquezas e e por outro lado muitas palavras originárias esses trajes tinham tem sua economia baseada na abundância e te mando a colaboração a preservação de recursos naturais cuidado o afeto e o equilíbrio assim nasceu a muda enxergando desequilíbrio em nossa casa temos aí uma sua rede a possibilidade de resgatar outras formas de nos organizar e colaborar por meio de outras economias e [Aplausos] e o nosso moeda oficial a muda podemos trocar produtos e serviços mapear talento experiências e prestar cuidados nos aos outros fortalecendo e cuidando
da nossa rede de Comenta uma cultura de alegria Regeneração e abundância pois vendo como é simples então é experimentar outras economias então entre na nossa plataforma muda ponto cambiadas. E e fica em casa só E aí E aí [Música] ei ei salve salve Bom dia Vá se preparando Vá se preparando Maroto preci São João eu já estou guarnecendo esse ano eu quero ver se o capricho tá valendo nosso boi eh boi de pobre Cada um faz como pode um alimento tu me vencer na Suada não me ganha epamar e Fama te desenganou eu te passou
no facão epama Epa mate desengatar passou no facão o Lua Nova ou lua cheia Oi Vento e Chuva e virar passageira o vento e o boi virar passageira salve salve Esse é o presente momento que estamos vivendo estamos aqui felicidade é agradeço a presença de todas as pessoas que estão por aí acompanhando esse esse início desse ciclo né mais um ciclo que se inicia ciclo outras economias hoje a gente tem como na arco como tema né é cosmologia do dinheiro e hoje teremos o a visão afro Pindorama fica é uma felicidade enorme tô aqui nervoso
porque mas não nervoso bom é porque são duas referências para mim muito forte eu fico muito feliz sempre que ouço esses nossos convidados de hoje porque eu como palhaço né como esse palhaço hacker é legal ouvi pessoas sérias como essa dica de filme O nosso convidado de hoje falando as mesmas maluquice que eu falo de E aí eu fico bom então para iniciar esse ciclo eu que hoje deve ter um bate-papo E amanhã temos outros eu vou chamar esses dois poetas é dois poetas do feitiço dois encantadores de Corpos e palavras o primeiro além de
poeta também lavrador Professor mestre ativista político deve ligar os movimentos sociais quilombolas chamado Antônio Bispo dos Santos mais conhecido como nego bispo e também o outro poeta o nosso escritor pesquisador ambientalista Líder indígena Ailton Alves Lacerda krenak mais conhecido como Ailton krenak por favor se acheguem Entre na Roda traga eles caco olá olá olá olá olá olá bom dia bom dia e aqui para gente começar o nosso papo Vou começar fazendo já uma agradecendo a presença de vocês falando dessa desse momento que a gente vai poder aqui presente ficar presença presente né É aqui acho
que é um dar um presente para a nossa presença um é é um Marco da vida né que tem leveza né aqui da mostra que pode fazer também nossas fragilidades né mais mais mais mais mais humanidade e é a possibilidade quando a gente está presente a meter-se a possibilidade de ver o outro né reconhecer o nosso semelhante e além da superfície não é mergulhar e mergulhar em outros e outros seres em outras searas e e quando eu falo está presente enxergar o outro é mais do que mais do que fisicamente falando né é a minha
alma inteira ver as potencialidades desde compreender e a gente só pode falar isso que estamos presentes Estamos vendo o outro que a gente se ver né então e dizer que eu amo vocês amo vocês porque eu também eu também me ama e eu também me vejo chutei aqui mas vou voltar e vou no lugar é hoje o nosso ciclo outras economias ele vai trazer essa essa esse tema que tá ligado a Cosmologia cosmologia do dinheiro e e o dinheiro nada mais é do que uma do que uma invenção né um acordo que se faz nada
nada mais que isso não é um acordo para poder regular as trocas entre entre entre comunidade e dentro da comunidade e e também a gente vive esse conceito aí meio que o pacote ele fala que a gente tem muito dinheiro a gente tem riqueza EA riqueza Também nada mais é do que só uma condição né de poder a condição de regular de juntar esse conjunto de abundância para gente existir coletivamente Oi e a economia Então seria esses ver se essa tecnologia nessa esse esse conjunto de sistema esse nosso software nossa capacidade de fabular né junto
junto com fazimento eu Poderíamos dizer dessa gambiarra traquitana software Temos vários nomes que ele pode dar isso não coisas indissociáveis coisa da outra né riqueza é o dinheiro como como regular como como elemento ali regulador E então eu trago eu trago isso para cá para vocês como essa primeira reflexão desse caótica emocionada para vocês abrirem a roda se apresentar em dizer-lhe da onde aonde estão Como estão dar daí as boas-vindas para o nosso público de hoje grande então seja bem vindo nego Bispo ou seja bem-vindo Ailton krenak Quem começa e agora eu quero ver e
vivas vivas porque todas as vidas importam bom então e eu nasci no Vale do Rio berlengas no estado do Piauí na se entra Caatinga os cerrados os totais e um pouco de pé Amazônia bom então logo eu nasci em uma Encruzilhada de bioma é nessa região quando eu me entendi por gente existiam mais de 18 engenhus é de madeira tração animal para produção de rapadura até açúcar também mas tudo para o consumo tudo para nós o e interesses vários engenho é dois terços ou mais pertenciam ao povo afro afro consciente eu vou chamar aqui de
aço que eu confio em ti e depois a gente combina porque Esse é o meu bisavô é do século 19 meu tataravô Então deve ser bem e antes da metade do século 19 e nenhum deles foram escravos então logo nós não temos As Memórias é escrava na nossa amiga e tudo que nós precisávamos para viver nós sabíamos fazer o tubo de implantar o algodão até confeccionar a roupa de plantar a cama até fazer o açúcar rapadura a cachaça Olá tudo tudo e raramente se comprar mortal e olhe lá então dinheiro no nosso meio não é
uma coisa tão presente e quando eu tinha aproximadamente uns 10 anos de idade lá o início da década de 70 nasce 59 é um dos meus grandes Mestres tudo aberto me convidou para aprender a trabalhar para mim a fazer as coisas Oi e a primeira atividade que ele me deu foi a na terra com boi para ganhar dinheiro Olha só queimadas Oi e o engraçado fui eu e meu irmão Oi e o teu Norberto nos ensinou e depois a gente chegou os dois bois é isso que que é isso tudo que vocês ganharam será dividido
em partes iguais a metade para vocês dois e metade para os dois é ótimo mas achei um furo embaixo eu ganhava botãozinho um boi meu irmão é ABA do tanque o outro boi quem administrava a parte de boi era o meu tio eu não perto duas começa mar a terra cedo em novembro Oi e aí algumas pessoas pagavam em dinheiro com as pessoas não pagava nada vou apagar vírus HIV não é que a gente foi vendo e daqui a pouco as pessoas que não pagavam era muito mais do que elas pagavam aí eu chamei o
que Norberto é aí gente tá acontecendo porque aqui tem umas pessoas que não pagam e nem fala quando eu vou pagar ele perguntou quantos anos eu tira eu falei para ele ele só eu tenho muito mais anos se você vivendo dessa maneira então significa dizer que desse jeito nós estamos fazendo Tá certo tô vivo até hoje eu sei que nós levamos até o final de dezembro aí eu comecei a ficar nervoso porque ele falava com os outros não olhava aproveite o nome dela aqui então vamos lá a nossa terra para nós cantar já que nós
não estamos recebendo o dinheiro que a gente ganha como permite plantar o nosso se não depois nós vamos lá de fome e sua mãe se tem muito mais anos o que você estou vivendo desse jeito Oi e aí até agora a gente começou a ficar confusa eu e meu irmão mas a gente Recebi algum dinheiro E aí o que que acontece só no mês de Janeiro foi transformar a nossa terra e depois que todo mundo já tinha plantado as suas plantações já estava gravando essa for plantar nossa Oi e aí foi que eu entendi a
cena nós plantamos a nossa área e no dia final de semana nós vamos fazer os tratos culturais a nossa roça nós marcamos o dia quando nós chegamos lá a roça tava cheia então todo aquele povo que não me pagou foi ajudar a cuidar da nossa roça mas isso nós não sabíamos que aconteceu tudo Roberto não Concluir isso e daí assim Foi tudo no dia que nós vamos escolher todo mundo foi então no final das contas todo mundo produzem o alimento o suficiente para comer se alimentar até a próxima faça Oi e a primeira terra que
nós erramos foi de um tio que era Ferreiro e esse também não pagou mas ele fazia a manutenção do arado essa é uma cena muito importante dos primeiros anos da minha vida a segunda cena é quando então já eu completei 18 anos fui ao Rio de Janeiro a conhecer uma cidade grande ir lá comecei a trabalhar como empregado hora eu que trabalhava ganhamos o tanto de um boi do tanto meu irmão e dotado de um boi todo mundo ganhava do mesmo tanto e nem Obrigatoriamente receber dinheiro é bem recebia serviço Ou seja o que todo
mundo fazia é criar as condições para no final das contas todo mundo por dia quando eu chego no Rio de Janeiro diferente eu fui trabalhar hora na obra do de fazer do metrô Rio de Janeiro aí eu ganhava a metade de um pedreiro pedreiro grava menos a metade do Messi o Messi ganhava um quarto do que eu gravo o engenheiro aí eu achei muito estranho Ora se até os boi ganhava do meu tanto por que que eu tenho que ganhar mesmo que uma outra pessoa e isso me incomodou tanto que eu passei cinco anos visitar
no Rio de Janeiro mas em três anos tive 15 emprego de 78 a até 83 mais grosso 238 desemprego eu não me conformava é aquela e a Márcia aí me estressei e voltei quando eu voltei o que o Norberto meu mestre já estava muito cansado aí me entregou o engenho para mim administrar aí eu pensei eu vou aplicar é o mesmo a continua aberto me ensinou chamei todo mundo pessoal e quando a lavo até a reserva do tanque do boi eu achava que eu tinha a técnica Miro operar mas não tinha força para puxar não
é mesmo o é que você recebe aqui no engenho aí um outro tipo de soja eu faço a rapadura eu sou o mestre o banqueiro é um ganho 10 o meu ajudante tem assim eu falei Como assim o ajudante a quem faz todo o serviço lá no espaço apoiar foi a lenha na fornalha carrega garapa por lá ele faz tudo e ganhar metade do seu e depois acabou a partir de hoje eu sou gerente viu eu que sou o coordenador nem todo mundo vai ganhar do mesmo tá o meu que disse não como é que
é um profissional banqueiro rogado tanto você vem tranquilo É pegar ou largar ou se alguém escutando você vem então some não é nada ele depois eu vou embora ela imaginou que não tinha ninguém achou que ele é o último você sabia fazer rapadura só que eu cresci no pé de Engenho o meu tio Norberto me ensinando como operacionalizar as coisas ele era meu mestre ele tava me preparando inspirando ele jogou a passageira aí eu chamei o meu irmão que nunca tinha feito rapadura você vai fazer rapadura você é obtido a partir de agora o meu
irmão como assim foi vai fazer eu vou ensinar quero que fui lá e depois aqui quando for no final do dia meu irmão tinha feito as melhores rapaduras que nós já tinha conhecido naquele período sem melhor do que eu vim aqui foi uma semana meu que se arrependeu e voltou e passou a todo mundo a ganhar mesmo tá e o que que me incomodou nessa cena o meu que ganhava 10 o servente ganhava cinco eu não baixei o meu tio passinho que eu subi um servente para 10 por que que meu tio Ficou irritado porque
que ele não podia ganhado tanto no presente sim eu é que estava pagando a diferença oi e daí eu trago isso para a nossa conversa trago Esse é o meu presente é a narrativa de dois momentos importantes da minha trajetória com relação ao dinheiro e é para dizer que a grande questão não é o dinheiro A grande questão é a mercadoria o BO saber é você mercantilizar o saber se o nosso grande problema é mercantilizar o saber só formal saber mercadoria e batizar o que é que é o que que mede e qual é a
medida que justifica um servente ganhar menos do que um pedreiro mas o pior até isso aí não é tão grave o que é que justifica um engenheiro ganha mais do que o pedreiro dinheiro só sabe desenhar e ninguém mora dentro de desenho é você quem faz a casa é o Pedro aí na casa da senhora porque que eu fui eu não vi receberá nada rapaz ligando direto nem salário devia sair na pedreira do essa profissão de engenheiro é bens necessários Só existe na loja de uma sociedade Euro Cristã monoteísta é isso vivas vivas e vamos
conversar vi vais vir para obrigado para o Bispo Maravilha já Exatamente isso eu costumo dizer as dos últimos tempos que eu quero eu tenho um projeto que é não trabalhar e ganhar mais né porque você só tem alguma herança dos meus antepassados é que ele já trabalhou bastante suficiente e eu Posso processar vida sem esse conceito do trabalho que é né não não de não fazer mais nada né mas é só de não estar relacionado a esse modo aí que você acabou de falar eu passo o rapidamente que a palavra foi o nosso outro mestre
Ailton krenak Qual é o seu presente Ailton eu achei dentro da roda oh Ah tá sem som tá sem som eu estou presenteado nessa manhã com essa acolhida entre vocês aqui João e eu fiquei tão in suspenso ouvindo com essa clareza com que o nego Bispo é consegue desvendar fazer Arquias que o pensamento racional ocidental instituiu e me lembrei que nos nossos é povo né é de vez em quando vocês ouvem algum parente falando Ah ah 500 anos e seria bom notar que esse 500 anos ele é mais uma expressão livre para se referir ao
passado do que propriamente uma contagem do tempo E aqui onde eu estou agora é uma aldeia pé de um povo indígena que o povo Frenético dos krenak viveram durante talvez toda a sua experiência aqui na terra sem conhecer alguma coisa chamada dinheiro qualquer coisa que pudesse ter esse significado e simbolismo e aqui nesse território esses nossos antepassado que eram chamados de botocudos eles perambulavam por esse território numa extensão de 500 quilômetros quadrados na porque ia de São Mateus entre o São Mateus do Rio Doce esse vasto corredor de Serra Campos média altitude é Campinas o
mata-mata de beira de rio naquelas aqueles Capão de Mata e e algumas áreas de encontro com a Mata Atlântica eu fico Paraíso terrestre o paraíso mesmo então essa cultura que se desenvolveu aqui dentro desse Paraíso ele não inclui a uma uma a invenção de alguma coisa externo as relações humanas para ser trocada tudo o que se tocavam eram sentidos eram afectos eram as relações entre essas pessoas que eram todos parentes uns dos outros então não tinha um estranho parece que o dinheiro Chegou junto e foi introduzido pela mão de um estranho e é interessante que
eu achei muito achei muito didático o novo Bispo é fazer essa cronologia do século 19 Vila no século 20 para as pessoas que estão nos ouvindo tem um pouco dessa linha do tempo tem Esses povos originarios Esses povos antigos viveram antes dessa coisa do dinheiro se é como uma normatização das vidas das relações das pessoas e passou também a constituir essas hierarquias muito bem indicada na verdade alguém que vai chamar isso de classe inventou as classes e inventou as classes sociais onde tem risco tem pobre Nós não sabemos também o que era rico e pobre
eu nasci em 1953 portanto até a década de 1520 no século passado os meus parentes não usavam nenhuma moeda para transar nada entre nós Mas para ilustrar como que a colonização o Como que o pensamento Colonial ele é também cheio de truques quando esses Quando essas famílias indígenas ainda perambulavam aqui em volta desse território e o está e pediu a pedido dos fazendeiros é encantou na nossas famílias dentro de uma reserva que essa reserva indígena krenak que eu tô agora quando ele decidiu botar o povo aqui dentro ele decidiu inventar uma moeda e ele inventou
uma moeda que não era moeda brasileira a moeda o dinheiro que os brasileiros transacionavam com ele ele inventou uma moeda fictícia em que as pessoas iam receber aquela aquela moeda para o serviço que eles prestassem para Agência do governo que no caso ainda não era Funai era o serviço de proteção ao índio Então as pessoas não é o chefe de família Que botavam seus parentes para trabalhar eles recebiam um papelzinho com desenho uma impressão e aquele papelzinho com desenho uma impressão valia para você ir no galpão onde eles tinham as mercadorias de fora também em
que você podia dar um papelzinho daquele e pegar uma mercadoria o simbolismo que eles estavam querendo instituir no nosso meio na a mentalidade era que existe uma coisa extra relações entre as pessoas que têm valor e que aqueles valores que nós temos as nossas as nossas parcerias os nossos mutirão as nossas ajudas mútuas que aquilo não servia mais que agora nós estávamos entrando numa nova relação com o mundo amplo ao nosso redor E que nós só seremos admitido nesse mundo amplo ao nosso redor a gente aprendesse o valor do dinheiro e foi uma educação monetária
né que o FBI que o estado brasileiro tentou incutir nessas pessoas que sempre viveram pede trocas de coleta do intercâmbio entre aquelas famílias que eu não todos os parentes e que doar e distribuir tudo que a gente acessava da natureza era a reciprocidade interna as nossas relações os sobrinhos os fios os primos os avós todos tinham méritos que eram atendidos de acordo com as demandas que eles apresentavam para Aquela pequena comunidade em que aqueles pertenciam então existia um serviço social a gente pode entender que existe um serviço social que atendia as necessidades daqueles que precisavam
em algum momento mas e os outros essa compensação interna e as nossas comunidades eram capazes de manter com auto-suficiência ela foi rompida ela foi quebrada com a introdução dessa ideia de uma moeda que podia substituir as nossas relações as relações de vínculo né familiares as relações afetivas os parentescos e introdução desse símbolo dança desse dessa moeda digamos assim que a gente nem entendia como uma moeda era mais como se fosse mesmo uma mágica que estava sendo introduzida nas nossas relações ela causou um dono tão grande ela gerou tantos conflitos entre as nossas famílias e esse
projeto do estado brasileiro de instituir uma moeda de troca interna entre nós ela foi denunciada alguns anos depois por estudiosos que viram que eles estavam submetendo as nossas famílias a uma condição análoga à escravidão e que a gente tinha que trabalhar e em troca de um papel que não tinha valor nenhum trocar o nosso trabalho em um galpão onde a mercadoria era adquirida com recursos públicos e deveria ser entregue para nós e não vendida para nós foi um escândalo Essa época aí foi no final da década de 70 para vocês verem como que o nosso
país é muito provável que até hoje em algumas regiões prevaleça ainda esse abuso essa confusão entre o que é a mercadoria e o trabalho e as relações entre as pessoas e esse é o presente que eu queria compartilhar com vocês pra gente ver a multitude de experiências que nós podemos viver em um país do tamanho do Brasil Continental e né de lá do Piauí até atravessar aqui no leste de Minas Gerais essa mentalidade colonialista ela quer invadir as nossas cosmos' visões transformar as nossas ideias de seres capazes de colaborar uns com os outros em pessoas
que vão intercambiar mercadoria eu achei muito bom é evocar aqui esse pensamento do nosso querido kopenawa Yanomami que diz que o mundo do Nape nesse mundo do acidente é a sociedade a mercadoria porque é nisso que nós estamos sendo confrontado com a sociedade da mercadoria Oi bom dia a todos Oi bom dia bom dia bom dia riqueza quantos presentes as presenças é fazendo aqui a segunda nossa segunda provocação na criança não são mesmo do que a gente fala do Capital né mas o capital vem sabendo lá do latim um cabeça né com Capítulo é capitalista
é uma coisa do tipo assim é mais o capital só só toma sentido né no sítio do mais digamos mais interessantes quando ele associada a palavra humano né o capital humano que é o grande que a grande possibilidade que achou um pouco isso que vocês deve vocês das nas falas trazem que é como as nossas relações humanas elas podem ser reguladas por muito por muitas riquezas podem ser podem ativar muitas defesas é e essa noção de riqueza né noção noção de partilha ela tá é oi gente hoje vivemos um momento um momento do pandemônio né
do o Como disse o craque nisso o mundo já acabou né como adiar o fio um fim do mundo é e ele é esse lugar de nos enxergar também como traz o Bispo ele só ele só vem os povos Preto seus e os povos indígenas na hora de matá-los é são os EA não manda escrito que estão aí até hoje são os são a juventude Negra aqui a cada 20 minutos é morta na chacina de Jacarezinho E aí eles aí eles nos enxergam aí eles nos enxergam quando ou quando a gente entra na faculdade quando
a gente vai estar em algum outro lugar de maior empoderamento mas se a gente está somente lá naquele lugar do serviu E aí eles não enxergam a gente mas Como disse também lá Conceição Evaristo né parafraseando ela fala que eles combinaram nos matarão mas a gente combinou não morrer bom e vocês são exemplos de vidas potentes vocês leva Vocês são uma a semente crioula né que tá sendo que está sendo cuidada há anos há muitas gerações e que que até hoje está nos alimentando certificando então a pergunta provocação é Nossa muda somos também a criação
de uma moeda social né de uma de uma de uma dessa intenção né é isso não a gente a gente é a prova do que o dinheiro nem existe dentro da gente precisa de dinheiro a gente pode matar quantos dinheiro a gente quiser né porque ele e aí agora nesse momento a gente pode demônio responder mico a gente tá vendo né já tá pedindo para você ficar em casa a gente tá vendo quanto dinheiro tá aí mas o dinheiro que chega ele chega só para uma emergência ele não chega de uma maneira estrutural fi eu
queria saber o que que vocês acham disso né e como é possível imaginar né ou em inventar outras outras moedas outra possibilidade de editar né a maneira da gente seguir propositivamente desse momento porque também eu acho super necessário a gente compreender que é a gente compreender que o foco está em proposições nesse nesse momento mais do que está está no G ativos porque aí a gente vai construir os nossos Quilombos as nossas aldeias é Apesar apesar desse desse desse dessa política da né pro política que está vingando no mundo e o Brasil é um exemplo
exitoso disso né e é o mundo só tá desse jeito que o processo é o Projeto neoliberal Deu certo aí deu aí deu acabou da nossa m**** que tá deu Tão certo que a gente está nesse momento aí então essa é a provocação que eu trago gente começa pelo nosso querido bispo e depois passamos no cardápio então bola rolando no Maracanã em E aí é uma das maiores as ações cosmológica que aconteceu nesse território e foi a confluência entre os africanos que foram trazidos a e os povos originarios desse território os povos antigos E por
que que eu tô dizendo a importância dessa consciência e ele cristão Eu vou sempre dizer eu estão na lista e quando eu tiver dizendo eu Cristão monoteísta entenda-se o nome na lista é porque nesse momento quando eles gostam muito de sobrenome eu gosto de tratar eles pelo nome e sobrenome então usamos cristão monoteísta e a luz prazer de forma forçada para cá pensaram ele mas houve também uma contribuição do Cosmo porque nós fomos transportados mas também nós construímos e nós fomos transportados pelos navios mas nós transferimos pelos elementos da natureza pelas cosmologia eu e ela
Chegamos aqui exatamente por essa língua cósmicas a língua cosmológica nós e os indígenas nos entendemos o vídeo entendemos sempre e para sempre tanto nos entendeu Então olha só está aqui eu e aí o cenário é aí o que é muito Luiz anima muito longe faz festejar cor as narrativas da trajetória do seu corpo e da sua própria trajetória é bom e veio aqui também me esforçando para narrar a nossa trajetória Tour nós nunca tínhamos não existisse mas alunos encontraram ao invés de consultarmos construímos nos entendemos e eles não entendemos através do vento nas árvores a
filha da semente através do Cosmo bom e isso fez com que até hoje o dinheiro não me Separe e até hoje o dinheiro não consegue ser um elemento conflitante entre ações conscientes e povos indígenas o porquê que nós temos essa relação cosmológica Nós acreditamos que árvore sempre vai dar frutos que o rio sempre vai dar triste que até a sempre vai dar batata Oi e o vento sempre vai me refrescar sempre vai trazer oxigênio Nós acreditamos que é possível viver de forma envolvida nós vivemos envolvido quanto mais envolvido nós estamos menos nós precisamos do dinheiro
o dinheiro é um segmento do desenvolvimento é preciso ter muito cuidado com essa palavra de desenvolvimento você desenvolver bens conectar a afastar das outras vida é tirar do Cosmo a retirar da originalidade por isso que na sociedade Euro Cristã monoteísta tem o pecado original Então se relacionar e o forma original paleocristã pecado aí tu não pode tudo que é original eles tenta humanizar bom então nós temos as pessoas que vivem de forma natural e as pessoas em vime de forma humanitária o humanismo é a mesma coisa de simpatismo humanismo é a doença do mundo só
os seres humanos sofrem pandemia de forma letal e as outras vidas sua foto pandemia de forma letal se tiver contato com seres humanos Qual o ser humano precisa hospitais só os seres humanos precisa de um remédio sintético pode ser humano precisa de remédio as outras vidas não precisa de remédio precisa de relações de acesso de alimentos é diferente então tô colocando isso para dizer que nós precisamos agora mais que nunca ter muito cuidado com as palavras e nós estamos no momento de ser as palavras coloniais e fortalecer as palavras contra coloniais desenvolvimento é uma palavra
Colonial Mas temos que enfraquecer essa palavra não ao desenvolvimento e ao envolvimento e nós temos que enfraquecer essa palavra troca troca numa palavra Nossa troca uma palavra Colonial não a troca em algum compartilhamento EA em compartilhamento é outra coisa e eu vou dar aqui uma referência de compartilhamento que aconteceu aqui na feira do município Onde fica o nosso time eu fui a feira e lá eu vi um grupo de senhoras no quilombo junto que aqui próximo trazendo a sua em cerâmica para vender pode filtros cofre enfim cerâmicas e não as cerâmicas ornamentais cerâmicas e resolutiva
vi de urso aí o Senhor chegou e perguntou quanto é um pote aqui com a Bia 40 litros de água e a sua decisão quanto que tá (d'água é 20reais e vai levar eu disse não não vou levar pode porque eu só tenho de reais as mais de Reais dá para levar um pote que cabe 20 litros de água mas não resolve meu problema só resolve o problema não pode ficar be40 disso d'água foi leve um pote depois você me traz o outro de rede são eu não quero a vida vendo até porque é o
primeiro negócio da vamos fazer eu sei que você tá vendendo por que você tá precisando aí de tanto conversar em que ela diz olha moço hoje eu trouxe esses pote para vender porque eu estou devendo r$ 16 eu preciso pagar esse r$ 16 hoje é mas eu já vendi uma peça 1 é com ar ilhamento e nós não inventamos isso inventou isso foi para amar foi canudo foi caldeirão é pau de colher foi foi o a a favela por um Ferreiro foi o povos afro confluente conversando os povos indígenas nós não fizemos Pirambu sozinho lá
que nós fizéssemos Quilombo precisou nós trazer o nosso saber de África e os povos indígenas dizem para nós olha lá isso funcionava assim mas aqui funciona assim e aí nós pegamos essa confluência das abelhas é a forma 12 quilômetros por tanto é que eu digo que no dia e os quilombos perderem o medo da favela EA favela confiar nos quilombos e juntos fazendo que longo aldeias confidenciais o asfalto vai derreter vivas ah ah ah eu só sobre a voz da saída né Muito bom a favela eo asfalto para derreter e juntando vou para ficar vai
lá que na que a gente abriu lá para quem quiser fazer algumas perguntas né É pode fazer que a gente tava já vai iniciar o último bloco assim que o treinar que trouxesse uma reflexão é uma bola tava contigo para não sei mas bem que é uma merecida pausa para a gente beber tanta generosidade e compartilhamento sobre mundos Mundos e é onde a implosão da mercadoria acontece por um gesto de generosidade um gesto espontâneo quer dizer nós temos o dom de implodir a mercadoria mas a gente só pode disparar isso de dentro de nós mesmo
não é de fora é de dentro e ouvindo essa essa Luminosa perspectiva que nego Bispo trás sobre compartilhamento eu pensei que o lugar necessário pressa experiência é a terra e a terra e o território eu sei que nós estamos fazendo um ensaio imaginando nesse mundo pandêmico nesse mundo em pandemônio Como disse João nós estamos fazendo um ensaio sobre possibilidade porque nós sabemos que nós estamos assim que vendo aquele aquele aquele aquele caos do ponto de vista ambiental sociológico econômico e tudo é como se como se tivesse dado assim uma espécie de curto-circuito na capacidade de
governança do mundo de pensar o mundo são poucas as pessoas que estão conseguindo pensar esse mundo que nós Compartilhamos mesmo que involuntariamente nós estamos compartilhando um mundo tão caótico é como se a gente tivesse tendo um Balaio balançando e não dá tempo das pessoas se tocarem e refletir o neto do Balaio alguns conseguem eu acho que esses poucos que conseguem consegue porque o fio terra tá muito bem instalado isso que chamo de ancestralidade e que eu vejo uma uma atração muito grande pelos jovens urbanos hoje até ele estou interessado nisso que chama ancestralidade eu acho
tão bom que eles também se interessa em por isso porque eles tinham muita muito orgulho esse orgulho Urbano e achar que esse negócio de ancestralidade é coisa dos negros dos índios e de gente antiga não sei se realidade é uma coisa do passado era sinônimo de passado agora eu vejo a meninada de 15 16 anos que estão nesses colégios e universidades daí parado pelo Brasil afora reivindicando uma comunhão com as ancestralidade e quando eu tenho oportunidade de falar com eles eu lembro então e pergunte de onde você veio você venha da terra olha lá olha
lá de onde você veio Olha lá se aquele Córrego aquele rio aquele aquela Lagoa que você ganhava e pescava se ela ainda pode te dar água para você beber ou se ela já virou uma barragem da mineração pela já virou um campo de lançamento de detritos se os espaços que o seu povo compartilhava no foram invadidos por rodovias ferrovias e toda essa infraestrutura que o tal do desenvolvimento joga em cima de você todo dia e você abraça sem olhar o que você está agarrando então assim para esses jovens principalmente né envolvimento é envolvimento com a
terra envolvimento é envolvimento com a base a nossa experiência como seres que compartilham com todos os outros contato com pato com leão cor todo mundo gente como diz a canção abacateiro acataremos teu ato Nós também somos do mato como papo e o leão então assim nós fomos terra a nossa mãe é a terra Ela dá tudo para gente a fatura prosperidade conta mercadorias introduz nesse universo era centro duas como uma dissidência como uma um elemento de distúrbio e eu acho muito bom questionar a ideia de desenvolvimento como se isso fosse uma lógica tão total que
não tivesse outro jeito de viver no mundo senão embalando essa mercadoria do desenvolvimento é muito bom começar uma conversa as linhas Tom é luminosas para gente compartilhar eu fico feliz de conversar com quem estiver na roda sobre esses temas que o nego Bispo junto comigo com João trouxeram para presente do dia viva viva viva viva viva viva é ai ai ai porta com ele volta com ele é muito bom muito bom é a escuta né Tem umas palavras assim essa coisa do documento é muito muito muito Fabulosa É também um exercício o exercício de liberdade
né e para mim liberdade tem a ver com a liberdade algo só acontece mediado com a convivência com outro né o outro ser humano né A gente só pode se dizer livre se a gente consegue vamos viver né com o mínimo de respeito ao alimento e curta com empatia com Encanto né E esse compra ela faz um frio um compromisso recíproco né é compartilhar não pressupõe é e essa eu vou compartilhamento recibo não não presta o Tom que eu tenho você tem que me dar a mesma coisa que eu tô te dando porque eu também
gosto da palavra generosidade e eu um sentido que generosidade a nossa capacidade de escuta nossa capacidade de receber porque quando a gente fala generosidade normalmente né né no mundo dos bobos é quem quem quem dá muito que ele tá Sempre disponível a dar mas a gente só dá o que tem o que quer o que eu tenho que eu quero não necessariamente o que o outro precisa ele tá pedindo né isso a gente não escutar e se eu não mexo não acaba no rolando enfim eu não sei se vai para você pegar de alguma outra
pergunta mas eu volto para o Bispo dessa dessa e É nesse tópico quem que foi apontado ali para falar um pouco sobre a confluência e a questão da terra também que eu acho que é muito importante né ou os bens de Capital segundo o conserto aí nesse mundo do jogo ele não inclui duas coisas fundamentalmente uma é o trabalho e a outra é a terra da terra é é bem importante desse momento né É então eu faço eu vou passar por derrube o carro tá falando alguma coisa aqui diga aí meu. E aí então então
eu já vou usar eu acabei de saber aqui é recebi um ponto aqui que o Ailton vai ter que sair daqui a 5 minutos eu vou passar por Ailton para ele para ele poder se despedir depois a gente continua aqui certo bico tranquilo tranquilo e aí a gente volta você põe assim continua a mesma provocação né onde é que tá aí a nossa escuta Nossa simpatia da sua relação com a terra com trabalho com E essas consequências essa esse conceito da confluência eu acho que a das coisas mais linda tem um grave calei a boca
para dar o tempo Ailton E aí e viva que maravilha essa liberdade de entrar na roda poder cantar dançar junto e fazer um movimento de sair da roda sem sentir que a gente está fazendo falta porque isso significa abundância prosperidade eu fico muito feliz de compartilhar com vocês esse momento e comentei o convite para uma conversa que se segue daqui a pouco em outro terreiro minha gratidão eu fico totalmente cheio de presente com essa oportunidade da gente dançar Juntos aqui Deus te dão João gratidão nego Bispo viva ah lelek nos convidou Viva todo mundo que
está nos proporcionando esse encontro as e aqui está nos ajudando com a leitura de a e como chama a leitura e em libras libras libras viva eu prefiro essas letras do que aquela outra então Verde você viu e viva a eu achei aqui na que boa boa boa brincadeira aí a próxima brincadeira vai lá para o seu outro terreiro que a gente continua aqui e a hora que quiser daqui a pouco você volta né porque a gente se tem mais coisa para falar ainda manda umas daqui a pouco a gente convida de novo mandar um
recado lado e a gente segue vamos vamos seguir recebemos aí agora que tá contigo Bispo manda ver então a primeira sugestão é fala mais com frequência é o que é que nos anima e o que é que no es é provoca para falar sobre as consequências aqui na sociedade eu Cristã monoteísta eu estou dizendo isso porque você pode ser cristão politeísta e quem quem não pode ser cristão politeísta são os colonialista mas não poder nós podemos ser da Umbanda no Candomblé no cartório em cima até evangélico sem nenhum problema tá o tambor redondo para ninguém
se engajar nos cantos então a gente a gente gira tá Não mas aí esse povo viu falando que coincidência Olha eu encontrei furando coincidência eu não sei o que é por coincidência aí eu comecei p**** coincidência por quê que estão dizendo que as coisas acontecem por coincidência Então esse é um truque é um golpe para nos convencer de que algumas coisas não precisam ser feitas pode deixar casar acontece ou que outras coisas não foram feitas aconteceram a iva não e foi acompanhando o movimento das aves aí eu fui vendo as águas não se encontram por
coincidência se encontra por que andam na mesma direção a se encontro o influência elas construir eu fui vendo uma coisa fantástica um rio não deixa de ser um rio porque é consumo com outro é o contrário ele passa a ser um rio mais forte ele passa seu responde até mudar de nome ou compartilhar o nome mas ele da Nascente até onde ele construiu ele tem o nome de onde ele construiu para frente ele tem outro nome o nome compartilhado E aí ele vai até o mar ele só deixa de ser rir quando ele chega no
mar mas do mapa traz ela é Rio então confluência uma coisa fantástica então construir significa compartilhar e não significa deixar dize é bom e a coincidência é uma coisa e você não explica de onde é que vem ok a outra coisa da terra que mãe Joana uma das minhas dessa Norberto mãe foi fazer a parte da minha geração avó da geração de mestre semestre meu filho a terra da e até a Terra é simples Até radar e aperta Começo Meio Começo você germina Nasciment e cresce e frutifica virar cimento volta para Terra nascer de novo
o começo meio mesmo e ao contrário o Euro cristão colonialista não tem conhecimento comer se ele tem começo meio e fim isso vale para tudo na sua vida vai ser bem atenção o Deus Euro Cristão monoteísta é o que Deus que é o pai Jesus que é o filho daí Jesus Morre seu Espírito Santo ou seja esse Deus não tem neto Jesus não teve filho Então o Deus Euro cristão monoteísta ele não tem atenção não que não é avô então na mensalidade civilidade eu não te chamo lá 30 avó não serve para nada E é
só pai e filho é começo meio sim então é por isso que a geração avó eles colocam no asilo e a geração mulheres coloca na creche é porque só precisa viver socialmente quem está ativo no mundo do trabalho a tentar movido pelo dinheiro da mãe Joana também dizia uma outra coisa meu filho eu tô dizendo a minha mãe Joana todo mundo tem uma Joana todo mundo tem uma avó alguma boa Beth nessa eu tenho eu tô um dia não tem como eu conversar com a minha ouvir a pessoa serviço tu tu é um pouco personaliza
que tu faz vai da sua trajetória cima Então faz da minha trajetória quer que eu vi Cada um fala da sua trajetória não vi atrás do lado dos outros eu tô falando a minha Se você me chamar para jogar de futebol falar de futebol não vou saber que eu não vou ver quem sabe o colégio não cabeça coisa você fala dessas coisas meu filho palavras boas horas algumas palavras ruim hora nenhuma bom então ela não deve ficar falando palavra ruim então dinheiro nós não podemos ficar falando a palavra dele toda hora sabe por quê Porque
tudo que a gente fica aí pedir uma palavra é uma energia muito forte a palavra vida se você ficar todo mundo falando em dinheiro dinheiro se fosse poder ver porque que o dinheiro tem tanto poder o que todo mundo fica falando o dia todo dia então vamos deixar de falar que eu vou falar com fermento vamos falar compartilhamento E aí sim você falou muito bem jogo qual é o compartilhar mesmo é isso que a moça que foi na feira o compartilhamento é o seguinte eu tô precisando é de uma coisa que eu não sei fazer
tu sabe fazer tu faz para mim aí tu mas aí não precisa de nada não falo mas tem outra gente precisa aí o povo já que o vão me ajudou vamos dar aquele outro por que que eu vou compartilhar o que eu sei que na comunidade se tiver um saco a comunidade fraca e tudo mais pensando do segmentado para o emprego agora olha só então Nós pensamos no envolvimento Nós pensamos de forma envolve mentes pela ou seja lá outra palavra mas pensamos nos envolvendo e eles pensam desenvolvendo esse método empregado para se alimentar eles quer
consertar o Brasil para depois consertar a vida do brasileiro e não é o contrário nós queremos consertar a vida do quilombola para depois começar o quilombo porque se todos os quilombolas tiver com a sua vida consertado ele junto com certo Quilombo mas se o km tiver consertado que logo um concerto a vida do quilombola até a gente pensa de forma diferente assim vale para todos então a confluência é isso a confluência é um compartilhamento de forma mais ampla Oi Rose como se faz o quilombo possuindo encontrando-se dentro de uma trajetória após zoológico cada um fazendo
uma coisa é um pouco isso Olá boa boa boa boa e talvez passar para que a gente está se reconhecendo agora né Eu por exemplo eu sou uma flor budista e o povo sempre ia falar como é que pode isso né mas eu falei eu conheço porque eu sou tanto o budismo como candomblé fala das forças da natureza fala de um outro a compreensão e eu posso ser mais um banco que eu quiser né eu sou nenhum pegando eu sou um vegano que quando carne né Acabou sim né Essa minha natureza essa minha natureza de
palhaço eu vou eu vou eu vou celular você falou da da do compartilhamento ou uma palavra que eu adoro que acertar acertar se né o o afeto ele transforma né quando você se aperta você se transforma e quando você aperta você também tá colhendo o outro você tá fazendo essa essa essa confluência de existências é muito muito importante falar que a coletividade é formada por a idade por existência de idade de pessoas dessas individualidades ir para gente sair porque é também essa balela né também que nos vendeu um dos bobos quer isso você tem que
ser individualista não mas é individualidade amiga eu só eu só tô aqui eu tô aqui por mim não é por vocês todos que estão aqui eu tô aqui por mim e ver vocês todos bem aqui só acompanhando essa aqui é a coisa mais importante para mim eu quero chorar o Tocantins meu coração saindo pela boca né E eu vou cuidar o melhor que eu puder cuidar de vocês aqui o melhor ia ser agradecer muito a presença de todo mundo que tá aí agradecer essa disponibilidade sua Bispo da gente poder aqui tá trocando eu eu também
vou querer ter você mais perto né meu amor a gente concluir e outras e outras brincadeiras e eu vou trazer aqui algumas perguntas da dali do nosso chat a Ltda e no YouTube eu vou eu vou fazer vários aí depois você manda direto aí você faz isso bem né é isso na toalha não me ganha uma pergunta embora eu não tenho falado sobre o projeto de lei que autoriza o uso dos territórios indígenas e quilombolas sem consulta prévia como isso impacta na economia Comunitária que tem a ver com aquela coisa da terra também que eu
tava falando o Patrício Freitas de Andrade pergunta como pensar uma educação para para as populações do campo quando essa população está envolvida pelo capital não é só todo mundo tá E vou pegar o capital né a Graziela pergunta também Como contribuir para acabar com o mercantilismo vivendo dentro das cidades urbanas talvez aí não tá com a nossa nossa a expectativa da muda quero ficar um pouco essa tentativa e a Carla pergunta tá me aqui da comunidade é se a Terra é o princípio meio fim o que nos falta para compreender-se este fim deve ser libertado
esse vinho deve ser Libertador como algo tão com autonomia dos povos originarios e quilombolas no final das contas estão tudo dentro do mesmo Do mesmo do mesmo e ficou pálida como sair como como desenredar esse negócio né como como a gente conseguir seguir aí criando essas lógicas fantásticas que Estamos envolvidos ou que acreditamos é que adoro eu adoro adoro adoro pensar que eu sou realizador do Impossível né das impossibilidades porque todo mundo disse que era impossível eu fui lá e descobri que realmente era E aí por isso que eu tô querendo continuar fazendo isso né
porque o possível que os cara diz aí não tá não tá indo já no ministério há muito tempo então tá contigo o último bloquinho pronto então a terra não é não é princípio meio e fim é princípio meio impossível a Terra é Começo Meio Começo não é assim e vai viver minha gira roda mas pensando de forma circular e na circularidade todo lugar começo todo lugar é meio que eu não vai com esse novo não tem fina a Sexualidade bom e dizendo isso nós podemos olhar as aulas isso é que a linguagem cosmológica ajuda forma
olhado abre nasce cresce flor não fruto Bom Fruto vencimento que nasce de novo então a água está sempre nascendo assim é tudo todas as vidas funciona assim a gente também tudo essa e essa é uma questão muito interessante a moça ninguém deve pensar em consertar o mundo para os outros e se cada um de nós consertarmos mundo para nós mesmo o mundo está lá consertado para todo mundo é consertar para se eu não tenho nada contra quem é apaixonado por dinheiro eu não tenho nada contra quem adora trabalhar 8 horas por dia todo dia para
bem Passe bem eu não tenho nada contra quem adora acordar quatro horas da manhã pegar o ônibus lotado no em pé imprimir igual uma Saveiro volta 10 horas da noite já se você gosta disso passe bem eu não gosto e não vou essa é a questão e eu não tenho nada contra quem prefere guardar dinheiro para comprar um carro do ano passe bem e eu gastei meu dinheiro todo dia no final do ano eu estou sem nada do jeito que eu entrei no começo do ano agora eu como bem eu bebo cachaça com meus amigos
eu gosto de sorrir eu gosto de pescar o óleo de para mas eu gosto de fazer nada eu gosto ficar sem fazer nada então não vamos querer é um modelo de vida para toda a humanidade isso é semana nós somos lure Nós não somos nós estamos de uma cosmologia 40 e isso então Nós pensamos pluralmente nós somos pluri aqui na nossa comunidade tem gente que trabalha todo dia e tem gente trabalha entendi você manda Qual o problema aqui em cima é você não tem nada se tem isso que eu quero ver é muito mais nós
acumulamos mas não é dificultam a vida dos outros eu gosto de brincar com as pessoas aqui não gosta como vai Dificilmente uma pessoa pega uma coisa da outra na hora eu fui quase ninguém tem a melhor segurança anti-roubo é você não acumular nada se você não tiver nada acumulado na sua casa que é que vai lhe roubar ninguém se você ganhar todo dia e consumir todo dia ganhar todo dia conseguir e no final do mês quem vai te roubar tudo combinado para ser roubado agora tem umas pessoas que não entende a lógica da natureza tu
tira tudo que é de comida para onça e depois aparece direto na frente dela agora eu porque que esse batom tão cheia de assalto por que tirar na comida da Onça João o povo em cima do morro sem nada para comer no morro não tem lugar para passar não tem peixe não vou O Henrique é um pouco aí quer que o povo vai fazer o que aconteceu com asfalto mesmo e tem que descer toda vida faz assim não é questão de moral não é questão orgânica isso é orgão Ah eu vi agora no supermercado as
pessoas foram espancadas desaparecer Por que pegaram carne para comer o que é isso O que é isso a favela devia ter descido pantersat a daquele Supermercados e se um quilombola foi morto por que pegou comigo quilômetros tem o direito de todo chateado o resto a favela tem que é isso então o que eu estou dizendo é que não tem modelo tem inspiração Quais são as inspirações quilombo e agora a grande inspiração a melhor maneira de você enfrentar o dinheiro é gastando dinheiro gasto o seu todo para trabalhar em gastar o seu barco sou vamos gastar
esse pau desse dinheiro para não ficar infernizando a nossa vida E aí a outra maneira é boicotar o dinheiro com o meu cortar o dinheiro no dia que eu for corrigir não quer que eu vou com o Rio de Janeiro e eu tenho ido eu tenho um lugar reservado lá no Complexo da Maré a galera da maré não dá para mim os pedalar compartilhar fazer o milho com feijão conversado tomar um oi Paulo mas lá na favela do Pereirão lá em Santa Teresa também tem um lugar reservado para mim mas lá em Niterói na casa
de alguns professores de verdade também tem um carro da raça mim então não vou dar dinheiro para o hotel e quando eu chego no Rio de Janeiro ali perto da Lapa também tem um lugar reservado para mim ver os pedaços um República lado e a Lúcia mais um mais um só que aí a enxergue no shopping eu vou na feira é porque o quê lá na feira tem pessoas aqui que parece comigo pessoa que transpiram as pessoas transpiram reação orgânica o povo no shopping não transpira não sabe não tem cheiro disso a nossa tem cheiro
sintético cheiro de dia produtos abstrato estratificado tudo é isso pessoal nós somos Cosmos Todos nós somos Cosmos - humanos e eu não sou mano eu sou quilombola eu sou quilombola eu sou lavrador eu sou um casaco do Cosmo agora os humanos são zelo Cristão uma moto é isso os humanos têm medo do Cosmo ele sofre de uma doença chamada cosmofobia em qual as maior fobia Essa é a grande doença da humanidade e Oi e aí só mais uma coisa João o coletivo coletivo também não é uma palavra boa a palavra guru é comunidade que coletivo
que se faz com os iguais e a comunidade se vais com o diversos então nós somos diversae nós somos quase uma lógica nós somos naturais Nós não somos humanitária atenção humanitário são essas pessoas e transforma a natureza em dinheiro em carro do ano e fica matando o que eles chamam de um ano é isso boa boa boa nossa senhora é uma profusão que eu gosto dessa dessa brincadeira né é dessa brincadeira eu sobretudo E ela é bem importante esse alargamento da gramática já a gente renda também inventar outras palavras para dar para para poder para
poder constituir uma outra outro mundo mesmo Enquanto você tava falando da terra do fruto é olha só que aconteceu eu tenho aqui o cão aqui na minha na minha varanda que o cultivo ele e uma vez eu tive uma passagem que tava aqui uma amiga aqui e que viu o horário que tava tava dando a flor e ela todas as flores e eu falei que eu quero deixar eu quero deixar porque sempre aquela que vem as abelhas Aqui cê deixa por favor para mim e quando você falou o beija-flor tava confirmando essa essa essa é
uma compreensão simples né quando você fala na confluência tem uma coisa muito da hora do Gil do céu é muito é muito interessante porque o Eu furei rápido observar houve mãe eu demorei um tempo para poder fazer a transferência né E esses E aí você mas eu demorei um tempo até conseguir entender o que que me ligava como como essa essa mas tem direto me ligar para a África Quando o rio São Francisco vai chegar lá no Rio Nilo né É se deu tempo né de poder se relacionar observar contemplar não que eu não tava
estudando você não tava trabalhando não tá precisando só tava tava só só existindo aí eu vou trazer aqui que você não mulher esse corte a pergunta a última pergunta eu juro que dava aberta que talvez também junto aí que ela pergunta como envolver Os Jovens Da Lógica do compartilhamento né É mas eu acho que ele já tá respondido esse São João né de muitas maneiras por quê e o que for a gente tem que poder experimentar tem poder se entregar a essa essa possibilidade de não conhecer de só querer só querer seguir né fazer uma
é a espira a espira e tenta e tenta pegar esse fluxo né Vamos tomar uma cachacinha vamos deitar na rede né vamos vamos vamos vamos vamos saber que a gente não sabe não que a gente não sabe né E aí é E aí aí vai a possibilidade de café tá não é como diz o outro é é minha feto logo existo né a gente fazer é capaz de interpretar e bico eu queria suas últimas palavras tem alguma coisa aqui para que tem alguma coisa aqui no chat meu. Tá chegando terão até agradecer mais uma vez
quem quiser saber ainda depois eu fui falar de saber um pouco da muda outras economias é só entrar lá vai eu a nossa nossa aqui vai botar aí o link aí para poder saber é bispo eu quero te visitar aí você tem mais uma casa aqui em Santa Teresa para chegar mais um cantinho para vir tomar cachaça cachaça tá ali é seguro isso se você cair aqui é e é muito muito muito muito muito muito muito bom pelo pai gente aqui nesse momento você essa presença então isso aí ficou aí e os jovens e Juventude
quilombola a juventude bola f******* onde a criança dessa história aí não é envolver os jovens é luz envolvermos com jovens essa questão por isso que é começo meio e começo esse novo começo são e jovem Então o que é que nós temos que fazer nos envolver com ele acompanhar o jovem perguntar para os jovem responder quando ele se perguntar mas nesse momento o protagonismo é deles os jovens são a Vanguarda nós somos a retaguarda e é isso por exemplo antes de vir para cá a minha neta I perguntou se podia cortar uma palha de uma
família que tem família aqui no meu quintal para fazer uns brinquedos o farol tem umas Palhas lá que você precisa saber cortar Mas você vai cortar aí eu daqui agora eu vou sair lá eu vou com a minha neta Na Palmeira cortar a palha ela quem vai cortar agora eu só vou dizer eu não vou cortar por ela e é isso então nós temos que chegar e perguntar para os jovens para onde vocês querem ir e aí vocês disseram nós queremos ir para o natal depois nós vamos lá acompanhar e apoiando me passando as pernas
e dois a minha mensagem é essa e vamos atrás da nossa geração avó sempre Quem não tiver avó Pede emprestado dos outros Mas vamos nos envolver com a nossa geração né porque tem bota geração avó em um asilo e a geração neta Na fé se é o povo do desenvolvimento e noivo somos do envolvimento a nos envolver Sempre Viva viva porque todas as vidas que morre e é isso aí isso é eu consegui o tratamento de pouco nessa vida minha ai caçamba opa opa opa deu tilt aqui aqui oh alô a alma não estamos sozinhos
a roupa cara Sumiu logo da hora que eu ia falar da minha avó que eu tive pouco sua pouca vivência com meus avós paternos e maternos e depois depois de grande eu eu peguei uma por baixo da voz emprestado fui lá para o Maranhão foi aí para matar ela e encontrei a Dona Zezé e a Dindinha e eu falei a você só responde a voz quando encontrei ela só precisar de bater essa essa necessidade né Eu queria dar um recadinho aqui caramba computador não vai falhar agora não por favor é que os hoje foi nosso
primeiro dia do do ciclo muda outras economias é importante agradecer a nossa parceira a associação saúva que tem possibilitado fazer fazer esse conjunto de atividades que a gente tem feito nesses nesses últimos tempos é dizer aqui amanhã temos uma outro papo que será com a nossa é também uma das nossas consultoras de comunidade a nossa querida Flávia Macedo e a Carla Córdoba que vem lá do que tratamento da Costa Rica que a das criadoras da campeã que é uma briga nossa a nossa a nossa a nossa plataforma né nossos nossos toque Tana e e depois
a gente ainda tem mais coisa durante a semana então porque a gente vai ter o os a mostra de vídeos que a gente fez um pensamento fez uma convocatória para conhecer vários trabalhos e produção de vídeo que registrasse os trabalhos eram os conceitos e a gente seleção tem um selecionou 30 vídeos né que o serão exibidos nessa nessa nessa mostra que vai acontecer no dia 24 de Maio e no dia sete de Junho Então tá chegando já essa semana já é semana que vem por isso e depois a gente vai ter ainda o seminário simpósio
né lá junto lá com a nossa querida da Fabiana o toque a vovó do fim do mundo puxando lado junto lá do neto que o simpósio Como chama a matar o Jeronimo duplo experimental de pré-formas o nome eu não consigo lembrar todo aqui ó tempo das mãos asas como é que é as barbatanas e etc perdão uma cidade irmãos e asas e patas e barbatanas e foi e isso aí é então tem uma programação vasta e se liga se liga na missão Pega a visão e vamos nessa né é e eu vou terminar com a
música que eu adoro adoro adoro cantar dentro de todas e o que eu fiquei aqui na dúvida que eu queria presentear que acho que tem a ver é muito que é uma música do aluisio Machado foi feita lá na época da ditadura e ele tem uma história que ele foi preso né porque Inclusive a sua instituição voltou agora na nossa regime democrático que é você ser preso por vadiagem né se você não tem carteira se você é preso e quem é preso normalmente são os corpos preto e a entender Aluísio Machado foi parar na delegacia
Luiz Machado e o Beto sem Braço quero um grande compositor aqui também e aí ele chega na delegacia e fala para o delegado prende o poeta mas não prende a poesia né em plena ditadura militar e aí canta mais ou menos assim vai Passa esse teu mal estar esse nó na garganta Deixe Estar o próprio tempo girar água demais mata a planta tudo que é muito é demais peço me perdoe a redundância entre nem eu só quero lembrar largar largar largar a Terra é fértil um dia se cansa é uma questão de esperar relógio que
atrasa não adianta o remédio que cura também pode é como água demais mata a planta vai passar então vamo na medida na medida do Impossível quando se conseguiu continuar a construir nas nossas utopias sonhos Muito obrigado nego Bispo António Bispo Um dia vou te visitar aí muito obrigado a todas as pessoas presentes e a vida continua vamos mudar vamos né somos criadores do Impossível somos uma outra forma de pensar vamos criar uma outra realidade então colando Bonde da bunda até já valeu E aí
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