Ramakrishna - O Caminho a Deus

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Corvo Seco
Trechos dos livros “Sayings of Sri Ramakrishna” e “O Grande Mestre”, de Swami Saradananda. Ramakris...
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“Na vida espiritual, tornamo-nos  como criancinhas: sem ressentimentos, sem apegos, cheios de vida e de alegria.  Não deixem que coisa alguma os magoe ou perturbe. Permaneçam interiormente tranquilos,  receptivos à Voz Divina.
E utilizem seu tempo livre para a meditação”. - Paramahansa Yogananda. A simplicidade da mente o  levará facilmente a Deus.
Se uma pessoa é simples, os ensinamentos  espirituais facilmente frutificam nela, tão facilmente quanto as sementes germinam  em terra cultivada, livre de pedras. Até que você se torne simples como uma criança,  você não receberá a iluminação divina. Esqueça toda a sua sabedoria mundana e ignore-a  completamente como se você fosse uma criança; só então você conhecerá a Verdade.
A menos que se tenha a fé de uma  criança, é muito difícil conhecer Deus. Se uma mãe diz a seu filhinho: “Esse é seu  irmão”, a criança acreditaria plenamente que essa pessoa é realmente o seu irmão. Se a mãe lhe  dissesse: “Não vá lá porque tem um espantalho”, a criança pensaria que realmente  tem um espantalho ali.
Deus se compadece quando vê em um homem essa fé infantil. Você deve ter fé e sinceridade. Para os sinceros, Deus está muito próximo, mas para os  hipócritas Ele está muito distante.
A sinceridade é a chave para a visão de Deus. Fé simples e humildade, este é O Caminho a Deus. Ramakrishna.
Ninguém pode chegar a Deus com a  mente calculista de um homem mundano. Deus não pode ser conhecido sem inocência.  Mas Deus está diretamente presente no homem que tem o coração puro de uma criança e que  ri, chora, dança e canta em êxtase divino.
Aquele que pode se entregar  à vontade do Todo-Poderoso, com fé simples e amor sincero,  percebe o Senhor muito rapidamente. Não deixe que pensamentos mundanos e ansiedades  perturbem a sua mente. Cumpra com os seus deveres, faça o que for necessário, mas  mantenha sua mente sempre fixa em Deus.
Em que momento um homem  finalmente alcança a sua salvação? Somente quando seu egoísmo morrer. O  egoísmo é tão prejudicial ao homem que, enquanto não for erradicado, não há  salvação para ele.
A liberdade virá quando o seu eu (seu egoísmo) desaparecer  e ele permanecer imerso na Divindade. O próprio ego do homem é Maya. É o véu que fecha  a Luz.
A Bem-Aventurança é realmente infinita, mas ela está encoberta e obscurecida pela ignorância. Se eu segurar um pano diante de mim, você não poderá me ver, embora eu ainda esteja tão perto de  você como sempre. Assim também, embora Deus esteja mais perto de você do que qualquer outra coisa,  por causa da tela do egoísmo, você não pode vê-lo.
É o aumento do egoísmo que conduz ao aumento do  pecado, e o seu declínio conduz à aquisição da virtude. O aumento do egoísmo está acompanhado do  declínio das virtudes e a destruição do egoísmo resulta na percepção de Deus. Quando o egoísmo desaparece, a Divindade se manifesta.
Enquanto houver  egoísmo, nem o Conhecimento (Jnana) nem a Liberação (Moksha) serão possíveis; e não haverá  cessação do ciclo de nascimentos e mortes. O egoísmo existe na ignorância,  mas não no Conhecimento. Quando o fogo entra no carvão, ele  destrói sua negritude inata.
Assim, quando a mente é queimada  pelo fogo do Conhecimento, sua natureza inata também é destruída  e ela deixa de ser uma armadilha. Como um pedaço de corda, quando queimado, retém  sua forma, mas não pode servir para amarrar, assim é o ego que é queimado pelo  fogo do Conhecimento supremo. Isso significa que a sensação de um  “eu” nunca desaparecerá completamente?
As pétalas do lírio caem com o tempo, mas deixam  a sua marca. Assim, o ego do homem desaparece completamente (quando ele conhece Deus), mas  permanecem vestígios de sua existência anterior; isso, no entanto, não produz nenhum efeito  maléfico. Ele fica como uma criança.
A criança, sem dúvida, parece  ter uma individualidade, uma separação própria. Mas essa  individualidade é uma mera aparência, não uma realidade. O eu da criança não é  nada parecido com o eu do homem adulto.
Como podemos superar a animalidade  do homem que vive em nós? Quando a fruta cresce, as pétalas das flores  caem sozinhas. Da mesma forma, quando a Divindade cresce em você, todas as fraquezas de sua  natureza humana desaparecem por si mesmas.
Assim, a fé o levará naturalmente à humildade. A humildade é um sinal de grandeza. Se você deseja ser grande, seja humilde  e manso.
Quando a humildade chega, o egoísmo é destruído e Deus é conhecido. Está também na canção de Kabir: “Serviço, adoração e humildade farão com que se conheça facilmente o  Senhor dos Raghus. Seja firme, alegre, Ó irmão”.
O ferro deve ser aquecido repetidas  vezes e martelado cem vezes antes de se tornar um bom aço. Só então  ele se torna adequado para ser transformado em uma espada afiada e pode  ser dobrado da maneira que você quiser. Assim, o homem deve ser aquecido várias vezes  na fornalha das tribulações e martelado com as perseguições do mundo antes de se tornar puro e  humilde, e apto para entrar na presença de Deus.
A virtude da tolerância é a da  maior importância para todo homem. Veja a bigorna de um ferreiro – como  ela é martelada e batida; no entanto, não se move de seu lugar. Que os homens  aprendam paciência e resistência com isso.
Vivendo uma vida de paz e  virtude, seja indiferente tanto ao elogio quanto à censura dos homens. Alcança a Verdade quem é desprovido de vaidade. Seja tão desprovido de vaidade quanto uma  folha seca soprada por um vento forte.
O homem de mérito e habilidade é sempre humilde  e manso, enquanto o tolo está cheio de vaidade. Se você quer ser grande, seja gentil e humilde. Árvores carregadas de frutas  sempre se inclinam para baixo.
A cotovia faz seu ninho no  chão, mas voa muito alto no céu. A água da chuva fica em lugares  baixos, mas escorre de lugares altos. As altas montanhas não são  adequadas para o cultivo.
Em vez disso, os vales são  férteis porque retêm a água. Meus filhos, as pessoas tornam-se e generosas  como resultado de muita austeridade e sadhana, e se não tiver a mente simples não poderá conhecer Deus. É para pessoas de fé simples  que Ele manifesta Sua natureza real.
A pureza da mente é uma condição  essencial para se alcançar a realidade. Através das práticas espirituais a pessoa  pode superar as suas más tendencias, e a graça divina pode redimir até o maior dos  pecadores, portanto, não devemos nos fixar nos erros do passado, mas desenvolver uma visão  positiva para com a vida, dependendo de Deus. Por que você diz: “Vou conhecê-Lo  na próxima encarnação”, e não nesta?
Não se deve ter esse tipo  de devoção sem entusiasmo. “Vou conhecê-Lo por Sua Graça nesta mesma vida, neste momento”. Essa força,  essa fé devem ser mantidas.
Pode alguém ser bem sucedido de outra forma? Tenha força, tenha fé e declare: “Certamente vou conhecê-Lo, não há qualquer dúvida a  esse respeito. Vou conhecê-Lo agora mesmo”.
É então e somente então  que a compreensão acontece.
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