Hábitos virtuosos - INÉDITA PAMONHA 81

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Clóvis de Barros
Dando continuidade ao episódio anterior, Clóvis de Barros Filho fala sobre o poder do hábito, passan...
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e começa agora o Inédita Pamonha por instantes felizes virginais e irrepetíveis Olá mais uma inédita pamonha chegando nessa que é quinta-feira dia de reflexão sobre a vida estamos abençoados pelo Patrocínio de estimação Chemical do Brasil e bnp paribas asset Management Ah pois muito bem eu queria voltar o tema do hábito eu queria voltar o tema do hábito lá atrás onde este assunto surge com muita força que é vocês já sabem com Aristóteles hora naturalmente Aristóteles vai dar ao hábito uma nomenclatura de textos mas também uma nomenclatura de x e portanto naturalmente Aristóteles vai relacionar o
hábito a uma perspectiva eu diria ética de virtude habituar-se a agir bem habituar-se a ser corajoso e ser o corajoso é agir de forma habitualmente corajosa ser Virtuoso é agir é uma habitualmente virtuosa é portanto no hábito que as virtudes se realizam a no hábito que as virtudes se convertem em existência propriamente este hábito requer é que se requer repetição requer eu diria uma presença no mundo que é diária que é horária que é minutaria que é o tempo todo e portanto o que ela se realize repetidamente ao longo da vida em Aristóteles dirá que
a uma primeira fase da vida em que a questão do hábito vai sendo forjada uma primeira fase da vida em que há no homem uma certa plasticidade que permite assim ante as situações concretas habituar xi mesmo a agir de uma determinada maneira Aristóteles portanto como era previsível chamar a atenção para a importância imensa da paidéia da educação para Que hábitos virtuosos sejam estimulados e que efetivamente termina empurre constituir a existência dos educandos Aristóteles vir aqui depois de uma certa idade essa plasticidade diminui e portanto os hábitos que tiverem sido digamos estruturados ao longo da existência
e os que já estiverem constituindo a existência não sabe dos que já fizerem parte da vida serão mais dificilmente substituíveis por outros hábitos poderíamos naturalmente imaginar que alguém que tenha o hábito de um comportamento vicioso sem p&d maneira heróicas entende maneira muito tenascina a substituir este hábito vicioso por um hábito virtual Aristóteles portanto denuncia essa dificuldade mas não denuncia essa impossibilidade permitindo assim que a questão do hábito possa ser relacionada com o tema da Liberdade II um conjunto bem nós vamos dar um salto gigantesco e vamos parar em William Angus no final do século 19
Então já em 1887 1891 William James Observe servindo-se das neurociências da época dirá que o nosso sistema nervoso xi constituir a e se desenvolverá Poderíamos dizer na medida da sua existência concreta no mundo na medida da sua efetiva presença no mundo na medida da forma como ele de certa maneira vive no mundo ou seja vou retomar o termo dado a essa plasticidade que é a nossa e aqui estamos ligamos falando mesmo do nosso cérebro dado essa plasticidade o sistema nervoso vai se constituindo em função do que vai acontecendo na de uma certa maneira Poderíamos dizer
que o Hoje ele é tributário do ontem e do antes de ontem e de uma certa forma ao longo de uma trajetória na vida que o sistema nervoso ele se desenvolve na Podemos até dizer de uma certa forma olhando de outra forma que é exatamente o que nos acontece hoje na que estará na génese na raiz daquilo que sentiremos amanhã a própria mídia o William James também dirá Veja a influência de Aristóteles séculos depois que aquilo que até os 30 anos aconteceu muito bem o Depois dos 30 anos as coisas vão se consolidando de forma
muito mais definitiva de tal sorte que as mudanças são e os mais difíceis de serem realizadas a portanto ali uma base já consolidada que tenderá determinar a maneira como afetivamente nos Deixaremos impactar pelo mundo que passar diante de nós naturalmente aqui isso significa que dependendo do tipo de vida que nós estivermos tido dependendo das experiências que nós tivermos vivido dependendo das situações que não estivermos enfrentado e isto terá consequências que depois de um certo ponto da vida são dificilmente modificáveis eu então dou um salto de mais 100 anos e do a palavra a bierburger que
vai falar do conceito de habitus hábitos na sua sociologia de francês e naturalmente ou a vídeos de gordinha nos remete o digamos a essa ideia de que aquilo que vai nos acontecendo vai deixando eu diria marcas que nos permitem reagir no mundo interagir com o mundo em função daquilo que já vivemos e bom de relacionar a tudo isso com a sociedade os universos sociais de que tenhamos feito o parte ao longo da nossa história então poderíamos falar de um hábito de classe o tal do sangue azul nada mais é do que um conjunto de reações
que foram experienciadas ao longo da trajetória e permitem que você possa reagir no mundo sem precisar pensar sobre o que fazer na portanto é uma espécie de Orquestra Maestro é uma espécie de jeito de agir sem precisar de cálculo é uma espécie de condutas em estratégia e que dá a impressão de uma naturalidade e mais é do que uma construção social incorporada uma construção social feita a corpo que se configura como que uma segunda pele tá da a sua aparência de naturalidade naturalmente que Bom Jesus falará de hábitos além dos hábitos de classe como é
o caso da nobreza EA aristocracia também o hábitos da burguesia e o proletariado por dia relacionar a o hábito são os campos sociais e assim haverá um jeito jurídico de se posicionar de agir de interagir de falar de de gesticular como também jornalístico publicitário político e professor não são formas de incorporação de regras sociais que nos fazem ser porque nos tornamos Professor advogado jornalista publicitário etc naturalmente que estes hábitos nos fazem agir e reagir no mundo e tem um saber prático Que nada Tem de conscientemente estratégico mas que tem de um corporado de forma a
poder ser implementado sem nenhum tipo de reflexão sobre o melhor jeito de agir e e faz muito bem esta foi uma conversa que tivemos sobre o conceito de Hábito passando por Aristóteles por William James e por PR Burger nós falamos aqui com o patrocínio da estima Chemical do Brasil e do bnp paribá essa Management se você gostou e só nesse caso volte na semana que vem lembrando a uma espécie de plasticidade ou seja não somos de uma vez por todas mas vamos sendo em função daquilo que nos acontece um beijo e até a próxima E
aí E aí se você ouviu o inédito da Pamonha por Clóvis de Barros Filho trazido até você pela revista em inspire-se acesse www.revistaartesanato.com.br e nos siga nas redes sociais e
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