o evangelho segundo lucas é um dos relatos mais antigos da vida de jesus e na verdade a primeira parte de uma coleção de dois volumes lucas e atos se você comparar as linhas de abertura de ambos os livros fica claro que eles provêm do mesmo autor ea índices internos do livro de atos assim como uma tradição antiga que identifica o autor como sendo lucas o companheiro de viagem colaborador do apóstolo paulo que também sabemos que era médico lucas começa o seu trabalho com um prefácio explicando como e por que ele escreveu este livro ele reconhece
que há outros relatos muito bons da vida de jesus mas ele queria voltar às tradições de testemunhas oculares do maior número possível de discípulos a fim de produzir o que ele chamou de um relato sobre todas as coisas que foram cumpridas entre nós essa palavra cumpridas nos mostra porque lucas escreveu esse relato para ele a história de jesus não é apenas uma história antiga ele quer mostrar como essa história o cumprimento da longa história de aliança entre deus e israel e além disso a história de aliança entre deus eo mundo inteiro o conceito do livro
é bastante claro a uma longa introdução que funciona como base para a história de joão batista de jesus e nos capítulos 3 a 9 lucas pinta um retrato robusto de jesus ea sua missão na região natal da galiléia depois disso uma grande parte do livro descreve a longa jornada de jesus até jerusalém o que leva ao clímax da história que é a última semana de jesus em jerusalém levando à sua morte e ressurreição e que então nos leva até o livro de atos neste vídeo vamos nos concentrar apenas na primeira parte do evangelho de lucas
a introdução é longa e quantas histórias em paralelo do nascimento de joão batista e jesus ao casal idoso de sacerdote zacarias e isabel uma jovem solteira maria e josé ambos recebem uma improvável promessa divina de que ter um filho e ambas as promessas são cumpridas quando joão e jesus nascem e ambos os pais cantam poemas de celebração essas canções de poesia e com textos do antigo testamento salmos e profetas mostrando como essas crianças cumpriram as promessas antigas de deus mas esses poemas também descreve o papel de cada criança na história que irá se desenvolver joão
é o mensageiro profético que foi prometido naturais nos profetas aquele que irá preparar a israel para se encontrar com o seu deus e jesus ele é o rei messiânico prometido a davi que irá trazer o reino de deus sobre israel ea bênção de deus para as nações exatamente como ele prometeu abraão depois disso maria leva jesus ao templo de jerusalém para a sua dedicação e dos profetas idosos ana e simeão vem jesus e reconhecem quem ele é e simeon canta sua própria canção um poema inspirado pelo profeta isaías ele diz que essa criança é a
salvação de deus para israel e que ele se tornará luz para as nações assim com toda essa antecipação a história avança para a próxima sessão principal onde lucas apresenta jesus ea sua missão ele prepara a história com o movimento de renovação de joão no rio jordão onde ele clama por um novo reino de israel arrependido e comprometido com uma nova vida através do batismo ele está se preparando para a chegada do reino de deus e então jesus aparece como líder desse novo israel e ele é marcado pelo espírito e pela voz de deus que vem
do céu ele é o filho amado de deus depois disso lucas sair com a genealogia e traz as origens de jesus primeiro até davi depois até abraão e por fim até o início da história de adão no livro de gênesis lucas afirma aqui que jesus é o reino messiânico de israel que trará a bênção de deus não apenas a israel a família de abraão ele veio para todos os filhos de adão para toda a humanidade depois disso lucas estrategicamente relata a história de jesus seguindo rumo à sua cidade natal nazaré onde ele inicia sua missão
pública em uma reunião na sinagoga jesus se levanta e ler o livro de isaías dizendo o espírito do senhor está sobre mim para pregar boas novas aos pobres e liberar à tarde para os prisioneiros nova visão para os cegos libertação aos oprimidos agora assim como os outros evangelhos afirmam esse jesus apresentado é o reino messiânico que traz boas novas do reino de deus mas o que lucas destaca de uma maneira única são as implicações sociais da missão de jesus então ele traz liberdade cuja palavra grega é a fezes literalmente significa libertação e se refere à
antiga prática judaica do ano do jubileu de escrita em levítico 25 é quando todos os escravos israelitas foram libertados quando as dívidas das pessoas foram canceladas quando a terra vendida foi devolvido às famílias é tudo uma reencenação simbólica da justiça e da misericórdia libertadora de deus e então jesus diz que esta boa nova de libertação especificamente para os pobres agora no antigo testamento os pobres ou em hebraico anne fazem parte de uma categoria muito mais ampla do que apenas as pessoas com pouco dinheiro refere se também as pessoas de classe social baixa na sua própria
cultura como pessoas com deficiência assim como mulheres crianças e idosos também pode incluir pessoas foram as terceiras como pessoas de outros grupos étnicos ou pessoas cujas más decisões de vida colocaram-nas fora de círculos religiosos aceitáveis jesus diz que o reino de deus é especialmente uma boa nova para essas pessoas então depois disso lucas imediatamente coloca diante de nós um bloco grande de histórias mostrando nos como é a boa nova de jesus para os pobres ela envolve a cura de uma mulher doente a camada ou de um homem que tem uma doença de pele ou alguém
que esteja paralisado há histórias aqui também sobre jesus acolhendo na sua comunidade um cobrador de impostos levy que não é financeiramente pobre mas um forasteiro social há uma história sobre jesus perdoa uma prostituta lucas nos mostra como reino de jesus trouxe restauração e inversão das circunstâncias de uma vida inteira ele aumenta o círculo de pessoas que são convidadas a descobrir o poder de cura do reino de deus e com a missão de jesus atrai muitos seguidores ele faz algo ainda mais provocativo ele forma essas pessoas um novo israel nomeando sobre eles os doze discípulos como
líderes correspondentes as 12 tribos de israel então jesus ensina seu manifesto de um reino invertido ou como lucas chama os irmão dado na planície ele disse que o amor de deus pelo forasteiro pelo pobre significa que o seu reino traz uma inversão em todos os nossos sistemas de valores ele está aqui para formar um novo povo alternativo de deus que responder ao convite de jesus praticando uma generosidade radical de serviço aos pobres pessoas que vão liderar através do serviço de uma vida de paz e perdão pessoas que têm uma devoção sincera profunda mas que rejeita
a hipocrisia religiosa a visão radical de jesus reivindicam autoridade divina ela começa a gerar resistência e controversa especialmente entre os líderes religiosos de israel a maneira como ele alcança as pessoas questionáveis é uma ameaça às tradições religiosas e ao senso de estabilidade social e então eles começam a acusar jesus de blasfêmia contra deus de ser um bêbado e de se misturar com os pecadores e assim essa sessão combina e uma nova revelação da missão de jesus aos seus discípulos ele disse que sim ele é o reino messiânico e que ele afirmara seu reinado sobre israel
morrendo em jerusalém tornando se o rei servo sofredor de isaías 53 que morre pelos pecados de israel e então essa idéia chocante é explorada na próxima história quando jesus sob uma montanha com três de seus discípulos e de repente é transformado diante deles eles estão envolvidos nesta nuvem da presença de deus que anuncia este é o meu filho escolhido e moisés e elias também estão lá os outros dois profetas que encontraram a presença ea voz de deus em uma montanha e lucas nos diz que eles estão conversando sobre o êxodo de jesus que ele estava
prestes a cumprir em jerusalém essa palavra grega êxodo é uma referência clara a história do êxodo lucas retrata jesus aqui como um novo moisés que levará seu recém-formado israel à liberdade e à libertação da tirania do pecado e do mal em todas as suas formas pessoal espiritual e social isso nos leva para a segunda metade do livro mas por enquanto essa é a primeira metade do evangelho de lucas