[Música] Olá pessoal eu sou elissa professora de literatura E hoje nós vamos falar um pouco sobre a obra Memórias de um Sargento de Milícias do escritor Manoel Antônio de Almeida mas primeiro inscreva-se no nosso canal e Ative o Sininho para receber as nossas [Música] novidades Memórias de um Sargento de foi publicada em 1852 a obra é contextualizada durante a era joanina no Brasil durante o reinado de Dom João VI a obra foi publicada pela primeira vez como folhetim Então ela foi publicada aos capítulos semanalmente diariamente saí cada capítulo como uma novela televisiva só que no
jornal Isso significa que a obra não foi publicada toda de uma vez é uma obra muito importante para Essa época porque meio que foge a fórmula meio que foge a regra dos romances produzidos nessa época no romantismo brasileiro era muito comum produzir romances muito água com açúcar aquelas historietas Muito bonitinhas cheias de amorzinho e com final feliz e aí de repente o escritor Manuel vem com uma obra que é publicada capitular muito inusitada com personagens muito muito dispares do que era concebido até então o que provoca aí um estranhamento na época portanto é uma obra
à frente do seu tempo embora o narrador seja observador ou seja ele não participa da história ele tem uma postura um tanto quanto Intrusa porque ele vai acompanhar os passos do nosso protagonista Leonardo Leonardo na literatura brasileira é o primeiro antih Herói O que que seria esse anti-herói é essa figura despojada daquele heroísmo clássico daquele heroísmo tradicional é um personagem carregado de Vícios é um personagem carregado de desvios de condutas de comportamento aliás o protagonista é considerado um dos primeiros malandros da nossa literatura porque ele realmente vai carregar esse estigma daquele que trapaceia daquele que
é mulherengo daquele que quer sempre levar a uma vida muito mansa e tudo isso provocou um grande estardalhaço na época porque aqueles personagens idealizados do Romantismo homens muito nobres muito galantes e muito corteses eram o extremo oposto o completamente oposto de Leonardo dentro dessa narrativa às vezes é comum confundir esse Leonardo protagonista com seu pai pai o Leonardo pataca filho de Leonardo pataca com Maria hortaliça o nosso querido protagonista AOS 7 anos de idade é expulso de casa gente ainda uma criança por conta de um Adultério que o pai descobre Então olha só que tipo
de relação mais inusitada que acontece aí e O interessante é que tudo isso é narrado de uma maneira muito cômica muito engraçada você vai passando os capítulos muito rapidamente porque o narrador é muito econômico em detalhes e ele enfatiza mesmo as cenas muito caricatas então ele vai morar com seu padrinho um padrinho que ali se arranjou muito bem para ficar bem na vida pegou um dinheiro que não era dele para ficar bem de vida e essas são as pessoas que cercam o nosso querido protagonista Leonardo Essas pessoas são são muito caricaturais elas são construídas mesmo
muito ligadas a comportamentos viciosos dentro da sociedade desse modo eu posso até entender esse romance como um romance típico por conta dessa ução das personagens os personagens em vez de ter muita profundidade psicológica de ter grandes desdobramentos eles são tipos eles carregam características sociais muito marcantes sobretudo características negativas é o adúltero é o corrupto é o trapaceiro é a mentirosa é a sem vergonha é o vai e volta né é o mulherengo são todas essas figuras muito viciosas dentro da nossa sociedade que vão cercar esse esse protagonista que também não é muito Santo e vão
compor o enredo e o corpo dessa narrativa para vocês terem uma ideia do tipo de personagem com os quais nós vamos lidar o pataca quando se separa se envolve com cigana cigana é amante de um padre Então olha o tipo de relação que se configura aí outro grande personagem importante da narrativa é o vidgal ele é a grande autoridade em certos momentos atua até como antagonista mas como os personagens não são ií esses personagens não estão configurados dentro de um bem e de um mal eles oscilam muito de comportamento ele nem sempre é o vilão
ele é amante de Maria regalada ele é responsável por manter a ordem por manter o progresso no local para manter todo o equilíbrio social da situação mas qualquer coisa que Maria regalada quiser dele inclusive comprometer Essa ordem ela consegue oferecendo para ele favores sexuais então é esse tipo de personagem que a gente tem dentro dessa narrativa são personagens que apresentam algum tipo de desvio moral de desvio de caráter completamente fora da idealização romântica porque ali no início do Romantismo Quando você vai ler esses romances água com açúcar em que a personagem feminina é extremamente meiga
dócil o personagem masculino é Galante é Cortez é um homem Nobre né aquilo que chama-se de cavalheiro esses personagens de Memórias de um Sargento de Milícias passam passam muito longe todos eles têm um comportamento muito inusitado muito peculiar é um comportamento que foge muito a regra do Romantismo em pleno romantismo né durante o auge do Romantismo nessa primeira metade do século XIX eh nós temos já uma inovação uma ruptura tão Evidente dentro dessa obra Memórias de um Sargento de Milícias também conta com uma característica fora do seu tempo que é a linguagem pra época a
linguagem era muito coloquial uma linguagem fora daquele daquele rebuscamento sem grandes osidades que era uma uma estratégia né uma opção muito típica dos escritores românticos Então por ser um romance muito fora do seu lugar fora do seu tempo é difícil classificar alguns críticos consideram essa obra como um romance picaresco porque picaresco vem de pícaro piccaro é o malandro espanhol é um personagem que vem da história da literatura espanhola que tem todos esses três jeitos do Malandro do que quer levar a melhor do que passa a perna bons exemplos de personagens picarescos ou que erdam características
picarescas são por exemplo Pedro malas Artes e o João Grilo da nossa literatura brasileira são esses que sempre querem dar um jeitinho e são eh eh formas também de dialogar com o Leonardo aqui dessa narrativa o Antônio Cândido por sua vez um dos professores de sociologia e de literatura mais importante que o Brasil já teve ele considera eh essa obra como de um romantismo excêntrico porque é um romantismo fora do seu tempo fora da curva é um romantismo que rompe consigo mesmo aliás um dos grandes clamores do movimento romântico Quando surge é propor ruptura com
a tradição propor ruptura com o clássico com o que já está estabelecido E se o romance água com açúcar com finais felizes muito previsíveis dentro de um modelo de um padrão de comportamento era a tradição era o clássico da época nesse sentido então Eh Memórias de um Sargento de Milícias propõe uma ruptura com com a sua própria estética com seu próprio tempo o que faz dele conforme palavras do nosso professor Antônio Cândido um romantismo excêntrico desse modo essa obra foge a preocupação central da época né o objetivo principal da da literatura da arte na época
que era esse objetivo essa preocupação moralizante muito pelo contrário a obra de Manuel Antônio de Almeida tinha muito mais como preocupação fazer uma caricatura do Brasil na era joanina por isso esses personagens não são idealizados eles são despojados de sentimentalismos São antirromânticos mesmo dentro do Romantismo outra coisa que é interessante que a gente observa aqui é a as camadas sociais que compõe essa obra não são pessoas da nobreza não são pessoas de alta e fina estirpe pessoas de sangue azul mas são pessoas do povo são pessoas comuns encontradas facilmente aí nessa sociedade Nossa isso porque
nessa obra com essa linguagem mais simples né com a linguagem sem pompa sem rebuscamento com esses personagens muito mais próximos de uma realidade periférica de uma de uma realidade marginalizada corresponde ao público alvo que era proposto para essa obra o público alvo gente era o povo eram as massas eram as pessoas do povo mesmo de baixa classe social de baixa renda que teriam acesso a essa obra que usaria essa obra ali como produto de reflexão de pensamento e de entretenimento por isso isso essa estratégia de romance de costumes para criticar os próprios comportamentos viciosos os
tipos viciosos daquela sociedade Mas tem uma coisa que esse romance não foge a regra não foge ao padrão romântico que é o final feliz ele tem final feliz o desfecho é feliz eu não vou dizer o que que é Mas tudo volta pros seus devidos lugares mesmo tudo torto mesmo tudo assimétrico mesmo tudo na malandragem o final é feliz porque também corresponde diretamente ao gênero comédia também traz um desfecho feliz e também é um tipo de gênero literário que se baseia na construção de personagens muito tipificadas personagens que vão se portar de acordo com certos
vícios sociais bem gente aqui vocês viram um pouquinho sobre essa obra tão querida Memórias de um Sargento de Milícias se vocês gostaram curtam compartilhe com seus colegas com seus amigos Se quiserem saber um pouco mais acessem os links aqui na descrição e não deixe de nos acompanhar nas sociis eu fico por aqui até a próxima tchau [Música] tchau