e se OUTRO PAÍS COLONIZASSE o BRASIL?

1.26M views3478 WordsCopy TextShare
Tinocando TV
Como todo mundo sabe, o Brasil foi colonizado por Portugal. Mas, o que teria acontecido caso o Brasi...
Video Transcript:
E se o Brasil fosse colonizado por outro país? Quais seriam as outras potências mundiais que poderiam, realisticamente, controlar o nosso território? Será que a gente estaria melhor ou pior do que nós estamos hoje?
Se a Inglaterra tivesse colonizado o Brasil, a gente estaria, pelo menos, próximo do que é os Estados Unidos? Ou nosso futuro estaria fadado ao que somos hoje? Hoje nós vamos entender.
- vinheta - Oi, eu sou o Tinôco sejam muito bem vindos a mais um vídeo. E esse foi o tema do vídeo mais votado por vocês na aba de comunidade do canal e nas redes sociais, onde eu fiz a votação. Mais de 67% do público quis esse tema então, eu trouxe.
Então, se você quiser participar de outras votações para temas de vídeos aqui no canal é só você me seguir nas redes sociais: @tinocandotv que eu vou estar sempre avisando quando sair essas enquetes aí falando de temas e outras novidades pro canal. Bom, mas vamos lá. Como eu disse, o intuito desse vídeo é mostrar de forma realista outros cenários de colonização que poderiam ter acontecido com nosso querido brasilzão não é só pegar um país aleatório e vambora, eu quero fazer de forma realista.
E para fazermos dessa maneira, a gente precisa entender alguns eventos que realmente aconteceram na vida real e que culminaram para que nós fossemos da maneira que nós somos hoje. E o principal desses eventos é: O tratado de Tordesilhas. Quando a gente olha ao nosso redor aqui no mapa da América Latina fica uma coisa muito clara.
A Espanha colonizou geral! Mas, você nunca se perguntou porque a Espanha também não colonizou o Brasil? E a resposta são 3 palavrinhas: Tratado de Tordesilhas.
Pra quem disse que eu não sei contar. O que acontece: Na época, ali pra 1497 o Papa Alexandre VI* dividiu o planeta Terra em 2, basicamente incluindo terras que já foram descobertas e terras que nem foram descobertas ainda. Metadinha foi pra Portugal e a outra metadinha foi pra Espanha.
E ai surge a primeira pergunta: Porque só Portugal e Espanha? Cadê os outros países como França e Inglaterra? Bom, mas pra responder essa pergunta nós temos que focar em uma só palavra: Papa.
O papa é o líder da Igreja Católica e as duas principais potências católicas que já estavam dando um rolê pelo mundo na época, que já estavam procurando as índias, que já tinham participado da reconquista contra os muçulmanos, eram Portugal e Espanha. Então, esses dois países e a igreja já estavam mais amiguinhos ali tendo um relacionamento. Eles também, por incrível que pareça, já estavam mais desenvolvidos que a Inglaterra, por exemplo.
que ainda estava numa treta passando do feudalismo para um governo mais centralizado a França -risada- nem se fala. Tanto que a Inglaterra depois virou um país protestante, não católico. Então, ela e também outros países que não viraram católicos tipo a Holanda, por exemplo, foram, simplesmente, ignorados pelo Tratado de Tordesilhas.
E, consequentemente, pelo papa. E, obviamente, como resposta: esses países também cagaram totalmente pro Tratado de Tordesilhas. Um grande exemplo disso é que no tratado a América do Norte e a Oceania tinham ficado pra Espanha mas, a gente sabe que foi a Inglaterra que colonizou.
Você pode parar pra olhar esse tratado e falar: "Pô, mas ficou muito mais vantajoso pra Espanha, cheio de território, cheio de lugarzinho interessante. " Mas, a resposta disso é que como todo mundo sabe, os portugueses estavam atrás das Índias, eles não estavam atrás das Américas, eles nem tinham tanta certeza assim, que as Américas, realmente, existiam. Inclusive, depois de um tempo teve um outro tratado e as Índias ficaram com Portugal.
E foi aí que eles começaram a ter um grande contato com a Ásia, por exemplo no século XVI eles, praticamente, dominaram o Japão. Tinha um monte de portugueses, que eu já falei sobre isso nesse vídeo aqui, onde eu conto a história inteira do Japão, então se você quiser ver, já clica aí. Mas, voltando ao tema a maneira mais fácil de imaginar um Brasil sendo colonizado pela Espanha é pensando que no Tratado de Tordesilhas, o Brasil tivesse ficado pra Espanha.
Se o papa tivesse mexido uns pauzinhos ali e agora o Brasil faz parte da Espanha. Bom, a primeira coisa que, obviamente, mudaria é que nós falaríamos o espanhol, que poderia ser uma melhora significativamente na nossa língua. O espanhol é a 4° língua mais falada do mundo com 530 milhões de falantes e se o Brasil começasse a falar espanhol, nós iríamos para 3° lugar com mais de 750 milhões de falantes.
Isso facilitaria o nosso comércio e contato com o resto do mundo principalmente com os outros países da América Latina que a gente fala português a gente fica meio argentino de um lado, brasileiro do outro. Agora, se o Brasil tivesse sido colonizado pela Espanha talvez, o ponto mais marcante da colonização portuguesa não tivesse sido mantido. Que foi manter o país unificado.
Se fosse a Espanha, não tem como saber ao certo mas, a gente aqui teria, pelo menos uns 4 5, 6 as vezes. . .
14 países diferentes dentro desse território. As divisões da América Latina, em si, poderiam ser muito diferentes do que elas realmente são. As vezes, a Argentina poderia ter conquistado ali o sul do Brasil e o Uruguai.
A região norte poderia ter ficado com a Bolívia, com a Colômbia, com a Venezuela. Agora, um processo que, provavelmente, seria muito parecido com o dos portugueses. é a destruição total dos povos indígenas.
E eu acredito, inclusive, que a maneira que a Espanha fez foi muito mais escrota do que a que Portugal fez. E assim, bem logo aqui no início já vou deixar claro que nenhum potência deixaria os índios em paz. Talvez, aqui no Brasil acontecesse como aconteceu no México, onde as doenças e o contato com o branco devastou totalmente a população indígena.
Outro processo que, possivelmente, iria acontecer da mesma maneira é a escravidão. E um dos maiores exemplos pra isso, é a quantidade de recursos naturais que nós temos aqui no nosso país. Imagina você chegando aqui no Brasil, lá em 1500 e você dá, logo de cara, com uma natureza incrível intocada, você só via árvore, animal, esse tipo de coisa.
Você não via, logo de cara, uma jazida de ouro cabulosa. Os portugueses descobriram o ouro aqui no Brasil muito tempo depois da colonização. Então, logo de cara, você imagina que a melhor maneira daquela colônia ter sucesso, é explorando os recursos naturais da ilha.
E isso aconteceria, inclusive, com a própria Inglaterra que muita gente acha que chegou nos Estados Unidos pra "Não, aqui, a gente vai cuidar daqui. " não foi muito bem assim, mas, eu vou explicar isso mais pra frente. E óbvio que esse processo de escravidão tem consequências históricas terríveis pra qualquer país que seja.
Países que sofreram com a escravidão tem, normalmente, um IDH menor do que de países que não sofreram com a escravidão. As ilhas caribenhas, o Haiti, o Brasil e até mesmo o próprio Estados Unidos em alguns estados dele. Sofreram e sofrem ainda com esse processo.
Os estados do sul dos Estados Unidos que passaram por um processo de segregação racial muito maior tem um IDH, que é o Índice de Desenvolvimento Humano, muito menor do que os dos estados do norte. Bom, e de recomendação eu vou deixar aqui pra vocês o livro Veias Abertas da América Latina, do Eduardo Galeano que é um livro que vai falar muito sobre esse processo exploratório tanto da América do Sul (como um todo), quanto do Brasil. Então, fica ai a recomendação para caso você tenha interesse.
Tá, chegou o momento da gente falar dela: A França. A maneira mais provável que a França colonizaria o Brasil seria apartir do Rio de Janeiro. Depois de, mais ou menos, 50 anos que Portugal chegou aqui, a França tentou abocanhar um pedacinho desse grande bolo chamado Brasil.
Entre 1555 e 1570, a Baía do Rio de Janeiro, que, na época, se chamada Baía de Guanabara foi conquistada pelos franceses. No mundo real, eles até foram derrotados depois na Batalha do Cabo Frio mas, vamos imaginar que eles venceram a batalha e conseguiram expulsar os portugueses do Brasil. A maneira mais fácil de imaginar um Brasil colonizado pela França é analisar os países que foram colonizados pela França.
Ehhhh e que assim, é basicamente uma região do Canadá, o Quebec, que é um. . .
tá ligado? Um bagulho meio nehh O Haiti, que foi horrível, sangrento, devastador. E até hoje eles tem a Guiana, né, a Guiana Francesa aqui do nosso lado do território, que poderia fazer parte do Brasil, caso, a gente fosse colonizado pela França.
Os processos que aconteceu com as colônias francesas ao redor do mundo foi muito parecido com o que rolou com o nordeste brasileiro. Ou seja, muita cana de açúcar e muita escravidão. O que eu quero dizer com isso, é que, caso o Brasil fosse colonizado pela França provavelmente, seria até pior do que foi com Portugal.
Primeiro, que nós teríamos uma diferença muito maior com nossos países vizinhos quanto a língua. Outra coisa que seria diferente que o Brasil, provavelmente, não se chamaria Brasil se chamaria Antártica, ou França Antártica porque era assim que era chamada a região ali do Rio de Janeiro pelos franceses. Agora, assim, a gente precisa falar de um assunto muito sério: Banho!
Irmão, uma coisa é você não tomar banho ali no friozinho da Europa. . .
Aquele climinha que você nem soa direito, tá suave, hm tranquilinho, gostosinho. Agora, essa hábito de não tomar banho não se encaixa com o Brasil. Irmão, Rio de Janeiro, 35° de noite não tem a menor condição!
Mas, assim, da mesma forma que os indígenas ensinaram os portugueses a tomar banho, eles poderiam ensinar os franceses. Agora, se a gente fosse pensar que o desenvolvimento do nosso país começaria pelo Rio de Janeiro, seria difícil imaginar que a gente fosse adentrar tanto assim no resto do país. Então, muito provavelmente, a gente não teria esse país gigantesco que a gente tem.
Beleza, agora uma parte maneira da história, que poderia acontecer, caso o Brasil fosse colonizado pela França é que a gente poderia desenvolver de um forma diferente. E o nome desse desenvolvimento é: Napoleão Bonaparte. Para você que sabe sobre história, sabe que ele viveu muito depois de 1500, ele foi realmente fazer sucesso depois de 1700 e tanto, lá pro final de 1700 tudo isso por conta da Revolução Francesa, e é nesse ponto que eu quero chegar.
No final desse conflito, da Revolução Francesa, a coroa teve que fugir do país, e caso o Brasil fosse uma colônia, muito provável que eles viessem pra cá. Assim, se eles não fossem capturador e decapitados antes. .
. mas isso aí, vamos ignorar isso aí! E isso, basicamente, aconteceu com a coroa portuguesa.
Só que no lugar de Dom Pedro I seria Luiz XVI* no final, seria a mesma coisa? Seria, mas, pô, deixa eu fazer o vídeo aqui. E para você que quer entender um pouco mais sobre a Revolução Francesa eu deixo de recomendação o livro: 1789, o surgimento da Revolução Francesa de George Lefebvre nome complicado, mas tá aí a recomendação.
Chegou a hora de falar deles: A Holanda. O primeiro ponto a se observar é que, se isso acontecesse a Holanda finalmente teria uma Copa do Mundo! De nada, Holanda!
O segundo ponto a se observar é que todo esse processo começaria por Pernambuco mais precisamente na cidade de Recife. Que já teve uma colônia neerlandesa, entre 1630 e 1654. Essa, que foi comandada por João Maurício de Nassau que, provavelmente, poderia ter sido o primeiro grande líder do Brasil.
E mais uma vez vamos imaginar que eles conseguiram chegar pelo nordeste e tirar os portugueses do resto do Brasil. Uma coisa conflituosa nesse processo da Holanda dominar o Brasil é que eles não tinham gente o suficiente. O que ocasionaria em um processo parecido com Portugal, basicamente, mais uma vez, nós abriríamos nosso país para os imigrantes.
Muitos italianos, muitos japoneses, e muitos africanos, provavelmente. Dessa forma, Natal se tornaria a Nova Amsterdam e consequentemente, lá acabaria rolando solto o baseado, é mano, é uma realidade no país, não tem como, ia ser uma realidade na colônia. Um ponto importante a se observar é que na vida real a Holanda teve uma grande influência no desenvolvimento do capitalismo nos Estados Unidos Nova Amsterdam era o nome da capital da colônia que originou Nova Iorque.
Então, quando eu disse que Natal seria a Nova Amsterdam eu estava falando sério. E o nosso país, provavelmente, seria muito influenciado por isso. A bolsa de valores global poderia estar de casa nova.
Mas, agora sem brincadeira, eu tô falando sério mesmo, agora, pera aí, expressão de sério: Se o Brasil tivesse sido colonizado pela Holanda, nós, muito provavelmente, seríamos igual ao Suriname. . .
-risadinha- Mas, vamos falar de coisa boa. Se esse processo acontecesse, uma coisa de boa que a Holanda traria para o Brasil é a tolerância religiosa. Isso porque, uma parte ali dos Países Baixos foram uma república que passaram pela famosa Guerra dos 30 anos.
E vocês lembram, no início eu falei que Portugal teve uma grande influência da Igreja pra conseguir conquistar o Brasil. Então, desde que nós somos um país, nosso estado está totalmente atrelado à Igreja. Mas, foram os holandeses que trouxeram a primeira sinagoga pro Brasil, que trouxeram os protestantes, que trouxeram judeus, então, assim, seria um ótimo ponto, uma ótima coisa que poderia acontecer.
E se você quiser entender melhor essa ligação entre o desenvolvimento do capitalismo com o protestantismo fica aí o livro do Max Weber: A ética protestante e o espírito do capitalismo. Que mostra vários motivos para os Estados Unidos conseguirem ser essa potência do capitalismo que temos hoje. Tudo graças a liberdade religiosa nas 13 colônias.
Mas assim, aproveitando que estamos falando de Estados Unidos chegou o momento de falar: E se o Brasil fosse colonizado pela Inglaterra. Bom, é muito fácil a gente acha que se o Brasil fosse colonizado pela Inglaterra seria tudo muito fácil, tudo muito bom, vidinha tranquila. Mas, vamos com calma, vamos entender o que aconteceu com os Estados Unidos.
Muitas vezes nós temos a ideia de que a Inglaterra chegou nos Estados Unidos e falou que vai cuidar daquele território que vai tratar bem: "Oh, como eles são bons colonizadores" Mas, na verdade, não foi muito bem assim. Somente uma pequena parte dos ingleses que saíram da Inglaterra e foram pra Américas tinham realmente o interesse de ficar lá e de cuidar de lá. E essas pessoas eram os puritanos.
Que eram pessoas de classe mais periférica da Inglaterra. . .
que buscavam um lugar melhor pra se viver, e os Estados Unidos foram a única chance que eles tiveram. Por isso, eles chegaram lá e falaram: "Bom, agora isso aqui é minha casa, né? Não tem mais outro lugar pra ir.
" Enquanto a maioria dos ingleses só queriam chegar lá, cuidar lá, tem que faze o que tem que fazer, e vazar de volta pra Inglaterra. . .
Eles nem cogitavam a possibilidade de ficar nos Estados Unidos "Eu sou inglês eu vou viver nas. . .
nas Américas. . .
" Então foram os puritanos que foram da Inglaterra pros Estados Unidos que fizeram essa diferença na colonização. Então, beleza, a partir disso podemos começar. O Brasil é descoberto por Cristóvão Colombo, não por Pedro Alvarez Cabral.
O que é bem improvável né? Porque a Inglaterra é ali do lado dos Estados Unidos. A gente ia quebrar totalmente o regime dos ventos, que, basicamente, nunca traria os ingleses pra costa do Brasil.
Mas, tudo bem, não vou ser chato a esse ponto. Ah, por alguma magia, Deus quis oh estalou o dedo, tá, tá tá lá, inglês no Brasil. O primeiro ponto é que nós não teríamos as capitanias hereditárias provavelmente, as 13 colônias seriam aqui ou melhor, as 14 colônias, porque foram 14 capitanias, são 14 colônias.
. . E a verdade é que a gente teria sorte se o Brasil fosse tratado como os Estados Unidos é bem mais provável que esse processo fosse mais ou menos parecido com o que rolou na Austrália onde eles jogavam um monte de preso lá, e depois que esses presos cumprissem suas sentenças eles ganhavam um pedaço de terra.
Não é uma coisa tão ruim porque cria ali um senso de casa mesmo, que de forma forçada. "Beleza, agora eu tenho uma terra aqui né, vou cuidar? Vou fazer o que?
Vou deixar aí? " A gente poderia também ter um processo parecido com o que foi com a Índia. .
. e aí é mais not stonks. Mas, beleza né?
Um exercício de imaginação, vamos pensar que tudo deu certo. A primeira coisa que obviamente mudaria é a nossa língua. Que falar inglês seria a melhor coisa que poderia acontecer com o Brasil.
A gente ia ser um país muito mais globalizado, muito mas integrado às cadeias globais de valor. Outra coisa que seria aderido é o sistema de colonização inglês. Onde as terras pertenciam aos colonos e não ao rei, que nunca tinha pisado no país.
Ou seja, o colono, o dono da terra trabalhava para ele mesmo, e ficava com os lucros daquela terra pagava um impostinho, mas ficava com os lucros pra ele. E, obviamente, esse sistema faz com que esse desenvolvimento prospere. Outra coisa que mudou a história dos Estados Unidos e que poderia mudar a nossa história também é a conquista do oeste, que posteriormente ficou conhecido como: Velho Oeste.
Onde os povos do leste foram conquistando tudo do oeste. Vai, vai, vai irmão, vai, vai! Foi destruindo índio, foi pegando território de espanhol.
. . então assim, a gente poderia também ir fazendo a mesma coisa da mesma forma ir destruindo índio e pegando território de espanhol.
Com a ajuda da Inglaterra a gente poderia ir pegando território da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, às vezes, até do Chile e conquistar de costa a costa. O que nos daria uma grande vantagem por termos acesso aos dois oceanos, tanto o Atlântico, quanto o Pacífico. E isso ia ajudar muito no comércio mundial principalmente com a Ásia.
A gente ia conseguir ter uma relação muito maior com a China e com o Japão, por exemplo, obviamente, a escravidão também iria acontecer e o processo de imigração também. Mas, uma coisa que é pouco falada é que antes de Inglaterra, Portugal, Espanha. Outra civilização já tinha chegado nas Américas antes de todos esses daí.
E eu estou falando dos Vikings. Bom, mas assim, é muito difícil imaginar os vikings chegando na América do Sul, mas, vamos lá, né? Quando eu disse que eles chegaram na América Eles, na verdade, chegaram ali ao norte do Canadá, chegaram lá, deram uma volta, deram uma analisada e foram embora.
Mas aí, vamos imaginar né? Eles chegaram no Canadá e falaram: "Nó que lugar estranho! " Pô e foi descendo.
. . Estados Unidos?
Nah. México? Nah.
Foi descendo, foi descendo. Brasil. Tô no Brasil.
Bom, a primeira coisa que seria péssimo é o nosso idioma que seria um idioma dos países nórdicos. Ou um norueguês ou um dinamarquês. .
. As vezes um suéco. Eu acho que dificilmente seria melhor do que falar nosso bom e velho português.
Ponto positivo é que todo mundo teria uma barba legal. E a gente, provavelmente, teria uma marinha muito mais desenvolvida. Ia rolar um X1 cabuloso entre indígena e viking.
. . E eu acho que os milhões de indígenas que já tinham no Brasil provavelmente iriam tankar e de forma cabulosa os vikings enfim, com isso, é fácil a gente parar pra pensar e analisar: O que teria acontecido se ninguém tivesse colonizado o Brasil?
Bom, essa ideia foge da proposta inicial do vídeo, muito provavelmente isso seria impossível de acontecer e alguém, em algum momento iria colonizar o Brasil mas, vamos imaginar, né? Provavelmente, nós não teríamos desenvolvido tanto se a gente não tivesse esse contato com o povo branco e se a gente não tivesse sido obrigado a aceitar a cultura europeia nós provavelmente estaríamos no meio do mato brincando de arco e flecha e pescando. Então, enfim, bem difícil de acontecer.
Bom, as esse foi o vídeo eu espero que você tenha gostado se você gostou, deixa o seu like e se inscreva no canal aqui em baixo me siga nas redes sociais @tinocandotv tem muita coisa maneira vindo aí, eu espero que você fique aqui com a gente todas as fontes e referências usadas estão aqui na descrição clica lá pra conferir qualquer coisa que eu disse aqui. Enfim, muito obrigado pelo seu acesso, te espero no próximo vídeo valeu, falou, um grande abraço do Tinôco e lembre-se: A existência é passageira. Adeus.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com