Cristologia - Cristologia dos Evangelhos Sinóticos.

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Teologia
Aula ministrada pelo Padre João Paulo Dantas para a turma do segundo ano de teologia da Faculdade Ca...
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e aí é louvado seja o nosso senhor jesus cristo nós vamos dar continuidade ao nosso curso de cristologia e hoje nós queremos abordar um assunto importantíssimo da cristologia bíblica nós vamos apresentar de um modo esquemático com todos os limites do tempo e também do objetivo do nosso curso é aquilo que nós poderíamos chamar de cristología nos sinóticos é evidentemente nós não vamos querer aqui apresentar toda a teologia dos sinóticos e muito menos a teologia né de cada um dois evangelhos que nós chamamos sinóticos ou seja marcos mateus e lucas a nós queremos sim queremos apresentar
os traços principais da cristologia bíblica porque a bíblia como nós sabemos o concílio vaticano segundo bem nos recordou ela deve ser para a teologia sistemática como a base como a alma da teologia por isso mas precisamos de uma base sólida para podermos percorrer o caminho depois histórico e sistemático da cristologia p então antes da gente abordar diretamente os evangelhos sinópticos convém que nós nos dirijamos ao senhor invocamos a sua ajuda divina em nome do pai do filho do espírito santo a o vinde espírito santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo
do vosso amor enviai o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra oremos ó deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação por cristo senhor nosso amém nossa senhora rogai por nós em nome do pai do filho e do espírito santo amém ah pois bem nós vamos dar início a essa apresentação é recordando já que vamos falar da cristologia nos sinóticos recordando a questão sinótica né como hoje a gente
poderia resumir essa relação que existe é textual teológica entre os três evangelhos chamados como sinóticos o e começou fazendo referência um livro em língua portuguesa de um autor italiano que vale a pena conhecer que é esse a cristologia do novo testamento do giuseppe segalla tão evidentemente a gente poderia citar outras obras existe um belo volume também sobre os evangelhos sinóticos de uma coleção de bíblia é publicada em uma portuguesa traduzida do espanhol em língua portuguesa e publicada pela editora ave-maria é o volume número 6 né então me perdoe tem que dessa olhada para o lado
é porque temos muitos livros aqui não dá para colocar todos aqui sobre a nossa pequena mesa tão tão quadro da situação atual e hoje muitas muitas teorias que foram vamos dizer esse substituindo ao longo do tempo que foram também com correndo né é na preferência digamos dos os biblistas do zezé jetos hoje a gente chegou apresentar de um modo muito simples a uma formulação que um não é ainda a perfeita tem muitos limites mas nos permite vamos dizer é uma hipótese mas que nos permite é apresentada de uma forma simples clara como provavelmente estão relacionados
é os três evangelhos que nós chamamos de fenótipos então a gente recorda inicialmente que como no antigo testamento os nossos textos eles vão surgir depois o período em que o evangelho ele vai sendo transmitido oralmente então antes da tradição textual propriamente dita nós temos uma tradição oral essas e a gente ser até melhor dizermos tradições orais porque vamos dizer assim na bíblia que os apóstolos os primeiros discípulos espalham eles vão levar o evangelho lugares diferentes a culturas diferentes e isso vai fazer com que nação tradições orais quais suas particularidades quais suas características próprias né sobre
esse assunto da importância né das da tradição oral esse na composição dos evangelhos e vamos dizer para a cristologia é tem um livro também língua portuguesa do james um o que é um autor mais conhecido pelas suas obras relativas a são paulo mas ele não são pequeno livro né da editora vozes que é isso aqui jesus paulo e os evangelhos então james dunn e valoriza muito na visão dele este é o momento né das tradições orais que vão nas suas diferenças também explicar um pouco essa diferentes tradições vamos dizer literárias né ou seja por quê
que os evangelhos têm visões diferentes sensibilidades diferentes é enfatizam certos pontos diferentes da vida de jesus ou dos ensinamentos de jesus e assim por diante então fica a dica para quem quiser aprofundar esse tempo mas voltando aqui para o nosso argumento é então hoje a gente poderia apresentada a seguinte e as tradições orais elas deram como dizer elas vão influenciar vão ajudar a formar fundamentalmente dois textos que estão provavelmente os dois primeiros textos que a gente tem no cristianismo primitivo com uma digamos recolhendo digamos o que jesus fez e o que jesus disse é e
essas tradições orais então elas vão dar origem a o evangelho de marcos oi e a esse outro texto que a gente coloca com a letra e já que a inicial em alemão da palavra fonte em português né bom então essa seria a fonte que uma gente conhece o que que seria essa ponte que seria e as a hipótese que a gente não tem essa obra a gente mais tem alguma coisa dos outros evangelhos que indicam a ponta para que para a existência dessa desse dessa coleção porque se trataria a justamente disso uma coleção de login
via e os bloqueios serão as palavras de jesus tão teria sido vamos dizer recolhido uma obra várias frases de jesus vários ensinamentos de jesus a parte narrativa provavelmente não era o ponto forte dessa obra e o ponto forte seria justamente a esses dizeres essas ensinamentos essas palavras de jesus bom então nós teríamos o evangelho de marcos formado na sua no seu momento final ali em torno do ano 65 porque provavelmente partes dele né vende antes né vem indicam tradições orais e até talvez escritas anteriores a ele e teríamos essa fonte que com dizeres de jesus
então marcos e a ponte que influenciaram diretamente o que mata eu e lucas são mateus e lucas é quando for escrever por assim dizer os teus evangelhos eles recorreram a o evangelho de marcos já publicado e a esse livro que recolheu os dizeres de jesus tão qual é o elemento mais forte dessa teoria para sustentá-la é que nós temos vamos dizer materiais em mateus e lucas que claramente foram vamos dizer pregos foram colé recolhidos da leitura de marcos com modificações com as nuances próprias dos dois evangelistas em questão bom e nós temos um outro elemento
que é o fato que em mateus e lucas nós temos um material comum também temos uma parte desses evangelhos que são iguais ou entre aspas praticamente iguais com muitas semelhanças né e que não estou em marcos então muito provavelmente ou um copiou do outro ou eles fizeram digamos eles foram colher e isso numa segunda fonte seria essa ponte o quê porque coincidente mente esse material que é comum é igual a parte material eh vamos dizer são palavras de jesus que eu tinha explicado são dizeres de jesus tá certo então daqui a pouco eu continuo mostrando
para vocês essas tradições orais então que deram origem tanto a fonte que quanto o evangelho de marcos e certamente deram origem a outras fontes vamos dizer escritas né a outros pequenos textos mais ou menos organizados que a gente pode chamar também assim tipo pontes para mateus e lucas e interessante porque mateus tem muito material que é só dele e lucas ainda mais tem muito material do seu evangelho por exemplo a história de zaqueu o as parábolas da misericórdia o filho pródigo né é para dar dois exemplos rápidos que só eles trazem né então provável existe
essa possibilidade ou isso coletaram isso diretamente de tradições orais ou eventualmente diz talvez tenham consultado outras fontes escritas né que só lucas conheceu e por isso ele incorporou e é material inédito do queen o material exclusivo dele no contexto dos sinóticos ou só matheus conheceu e é material exclusivo de mateus nos sinóticos tão lucas e matheus além de terem ser encontrada em marcos e na fonte que duas fontes importantes provavelmente colheram muito material de tradições orais possivelmente de pessoas que conviveram com jesus por exemplo hoje apóstolos etc ah e também de outras fontes escritas que
só um ou que só outro conheceram e que por detrás delas também existe uma tradição oral e aí a gente chega esse desenho que por mais que seja aparentemente complicado eu tentei explicar de um modo mais simples possível e aí eu remeto aos manuais de teologia bíblica e particularmente a teologia dos sinóticos para o eventual aprofundamento o que dizemos sobre a fonte que pode parecer assim apenas um uma espécie de de informação que aparentemente aparentemente inútil para cristologia mas não é na ponte que nós temos por exemplo duas dois elementos que vão infundir incide diretamente
sobre a cristologia dos sinóticos um é que boa parte dos dizeres em mateus e é aonde jesus usa a expressão filho do homem logo mais a gente vai dar importância dessa expressão neste contexto e parece invicta a ponte que na ponte que a gente pudesse dizer qual é a cristologia da ponte que dois elementos emergiram o primeiro é cristo é apresentado como filho do homem segundo elemento existe muita influência da literatura sapiencial então jesus é apresentado como a sabedoria encarnada certo você lembra de um episódio que aparece tanto e mateus como lucas jesus se apresenta
como o maior do que salomão tá certo existem outros episódios são de existem referências diretas a imagem da sabedoria que vem que prepara a sua casa e que oferece um banquete para o povo de israel é e que de certa forma parece segura jesus cristo a sabedoria encarnada que é arma sua tenda o toma sua morada entre nós e oferece também um banquete através da sua palavra e depois da eucaristia para os seus discípulos para a humanidade né então esses são essa seria a segunda característica essa influência da literatura sapiencial na cristologia da fonte que
isso vai chegar vamos dizer em mateus e lucas e existe também uma influência do prédio são joão mas eu não vou trocar nisso agora que ser um aprofundamento que me parece não necessário pelo momento no momento é bem é o evangelho de ter explicado um pouco para frente essa introdução vamos falar um pouco mais o evangelho de marcos a gente sabe que o evangelho de marcos então de modo muito simples ele deve ter sido escrito ali na sua forma final em torno do ano 65 antes da destruição do templo de jerusalém e foi escrito para
um público majoritariamente é proveniente do paganismo e é por isso que muitas vezes vale tempo explicar algumas expressões alguns costumes judaicos tendo em vista o seu público que não conhece uma série de elementos que faziam parte do cotidiano da vida de jesus dos seus discípulos martin keller que é um grande autor alemão ligado ao método histórico-crítico né ele é ele faleceu em 1912 ele tem uma afirmação é mas que é retomada pelo giuseppe esta gala na sua cristologia do novo testamento e ele diz assim os evangelhos com pouco de exagero é ele que diz poderiam
ser chamados história da paixão com uma longa introdução essa essa afirmação de martin keller é quer colocar em relevo duas coisas a primeira é que o baricentro ponto central dos evangelhos sinóticos parece ser dos evangelhos mas aqui a gente tá falando mais os sinóticos parece você realmente a páscoa né a paixão a morte e evidentemente a vitória sobre a morte ea ressurreição de cristo no evangelho de marcos que o primeiro a gente sabe que a narração da ressurreição muito pequenina né se você não sabe você pode pegar o evangelho dá uma olhadinha certo lá no
capítulo 16 por exemplo bom então você vai ver que realmente é é considerada a vitória sobre tudo aquilo que foi a paixão ea morte a ressurreição de cristo e com uma longa introdução seja quem é este que morreu numa cruz eu tenho que dizer a identidade dele para que eu entenda o significado dessa morte e claro da sua ressurreição ele não é apenas uma pessoa que foi ressuscitado dos mortos como nos próprios evangelhos se fala né de ao menos três pessoas né a filha de jairo você fala do filho da viúva de naim lá em
lucas e se fala também é da do amigo de jesus ou seja de lázaro então ele não é apenas uma pessoa que foi ressuscitado por um profeta ele também identidade e essa identidade é que precisa emergir né quem é esse homem que morreu na cruz e ressuscitou e aí no evangelho de mateus é o primeiro ponto que eu queria que vocês gravar é que o centro dele a páscoa certo já morte a ressurreição de cristo e que tudo mais é para preparar a nossa compreensão de quem morreu na cruz e quem ressuscitou ou seja jesus
cristo como vamos ver o filho de deus é ele que morre na cruz ressuscita também seu primeiro momento esse primeiro ponto que eu queria que você guardasse de marcos o segundo ponto é que me marcos a gente fica um pouco constrangido vai andar narração este vendo que jesus vai pedindo segredo né ele faz milagres ele pede não fala em disso para ninguém pa parece que jesus não quer que saibam quem ele é existe o que se chama na teologia bíblica o segredo messiânico essa tese do segredo messiânico eu vou fazer uma pequena propaganda aqui de
um grande sujeito o que é o autor da monografia vamos ver da tese de licença no instituto bíblico de roma sobre esse tema ou seja o segredo nesse ano que é o padre no brasil conhecido como caetano tillesse navelinknet de ti lester um belga que nasceu ali nos anos é 20 25 na bélgica e depois de ter estudado até participado da segunda guerra mundial como voluntário filho de uma família vamos dizer aristocrática a mãe dele era uma baronesa ele entrou no mosteiro trapista são cisterciensis observantes e dado no seu carisma pessoal ele foi enviado pela
comunidade umas tarde para estudar a bíblia na gregoriana nos anos cinquenta e dois a eu não me engano e depois num instituto bíblico pontifício instituto bíblico de roma do ano 5456 ele saiu com dois diplomas licença r especializando-se tanto em antigo como em novo texto no novo testamento porque ele precisava ser o professor de bíblia lá do seu mosteiro com vaticano segundo ele acabou é percorrendo um caminho de discernimento e vindo para o brasil é depois de conhecer o seu gênio sales e o não sei se deram cê já era bispo mas mais tarde se
tornou bispo auxiliar do rio de janeiro dom carvão né ele acabou vindo para o brasil para trabalhar e colaborar com a igreja na américa latina está mais perto do povo né ele sentia isso no seu o que passou pelo rio ficou em salvador o mosteiro beneditino de lá e depois foi para fortaleza para uma favela muito conhecida e grande que é o pirambu e lá vamos dizer que ele não dá para separar a história do pirambu da figura dele hoje ele construiu escolas centros para o paroquial igreja paroquial é organizou o bairro não é fez
maravilhas ali e lecionou também tanto em salvador como depois em fortaleza por um tempo fundou uma revista inclusive que foi a revista bíblica brasileira de 84/2004 tenta praticamente a mão datilografando um herói da teologia bíblica que deveria ser mais lembrado aqui no brasil e a tese dele nos ajuda a entender duas coisas primeiro ele consegue mostrar como esse segredo mecânico esteja e há duas realidades que pareciam bipolares no evangelho de marcos e não muito conciliáveis que é o fato de que a vida pública de jesus vai preparando a ressurreição ou seja é como se na
vida pública no evangelho de marcos os milagres dos exorcismos de jesus fossem é prefigurações do poder do cristo ressuscitado né então é a glória do ressuscitado se manifesta antecipadamente veladamente nesse aos olhos dos homens nesse profeta que cura que exorciza que faz maravilhas que vence todo tipo de mal o mal físico mal moral e oval pessoal também demo e um outro elemento que é a ideia do do a necessidade do sofrimento ligado um pouco ao a figura do servo de yavé ou seja essa salvação tem que vir pelo meio do sofrimento expiatório e eis que
jesus então ele não aceita o título de messias porque na época é existe um várias tendências divisão messiânica mas uma aqui era muito forte ligado a figura do rei da via o messias rei é que o messias deveria libertar israel da autoridade romana estabeleceu o reino dos judeus o que dominaria sobre todo mundo você já é um título muito político né na visão muito política que jesus recu a não quer ser confundido com esse tipo de messias e ele quer muito pelo contrário de quer manifestar a glória de deus né a glória que ele como
deus vai manifestar digamos ordinariamente depois da sua ressurreição e que ele vai nas curas nos milagres ele vai realizando e vai manifestando a realizando vai vai testemunhando que o reino já está presente vai manifestando digamos o a glória que ele tem que ainda não está é então vamos dizer resplandecente né eu e eu mesmo tempo ele também não aceitando o título ele quer evitar o caminho da glória humana ele quer ajudar com que entendeu que ele precisa percorrer o caminho da humilhação por assim dizer do abaixamento da kenosis do sacrifício do amor que está que
se faz sacrifício né de do amor que assumir o pecado dos outros e que se e que toma o lugar dos outros vicariamente e morre para salvar o povo a humanidade né então o segredo messiânico tá ligado a isso jesus não quer ser confundido com essa figura do messias meramente político que era um grande risco na época agora vamos ver algumas pequenas exceções tão segredo messiânico eu pediria que você anotasse isso é o a segunda característica eu queria que você guardasse da cristologia no evangelho de marcos e vamos aprofundar um pouquinho esse discurso porque quando
a gente lê os evangelhos é que eu estou fazendo um parênteses um é a gente vê que em alguns momentos jesus ou se apresenta como tal messias ou é aceitam título de miss preço porém em situações diferenciadas particulares vamos ver é quando é que jesus à é se apresenta como tal ele se apresenta como tá o meu marido são joão no diálogo com a samaritana atenção era uma samaritana sabemos o quanto os samaritanos eram mal vistos pelos judeus qualquer um vistos como espécies de judaísmo é herético para não dizer é sincrético e que tinha se
pervertido com a mistura numa mistura com outras e juntos poucos toda essa história tem a ver lá com o final do reino do norte diz o dito reino de israel e que foi tomado né pelos assírios e na política assíria eles trouxeram para lá outras nações outros povos e vamos dizer é incentivar um pouco um pouco essa mistura étnica cultural e religiosa e isso foi muito mal visto pelo judaísmo é o reino do sul e foi vista como uma aberração então samaritanos realmente não tinham não eram bem vistos né pelos judeus então nesse contexto jesus
assume título de messias porque a samaritana não vai entender como judeu entenderia a ideia de messias porque ela tá fora daquele espectro do rei ju é do rei davi descendente vamos redigir do messias descendente do rei davi de judá ah então quer dizer a samaritana então lá lá no versículo bom discurso encontro com a samaritana no capítulo quatro você pode ler por exemplo do versículo 25 e seguintes você vai ver que jesus que assume como messias diante dela para responder às indagações de tipo religiosa na busca que ela tem da verdade né e da salvação
evidentemente é os outros dois episódios são episódios em que jesus aceita o título de messias e aí a gente encontra eles em no evangelho de marcos é os dois brasileiros marcos mas também nos paralelos ou seja em mateus e lucas segundo é exista ou não nos desses outros evangelhos que nós somos paralelos e é a confissão de pedro em cesareia de felipe então é uma região vamos dizer pagando jesus está voltando lá de uma incursão em terras pagãs e jesus então diante da do que pedro e de tu és o cristo tu és o messias
jesus não rejeitam título mas atenção corrigir título é associando a ideia do sofrimento a ideia da paixão você pode ler marcos 8 31 e também os seus textos paralelos em mateus e lucas certo então isso é muito importante muito importante ou seja jesus ele aceita o título mais corrigir o título traz o messias sim são esses mais o messias ele vai ter que sofrer e é interessante ver nesses textos que normalmente é esse o outro título sobre o código quer falar depois que é o título do filho do homem certo então mais tarde eu vou
poder explicar para vocês melhor que eu na minha visão pessoal padre joão paulo eu tirei aqui no sinóticos acho que esses três títulos tem que estar muito juntos para corrigir a ideia de messias como num triângulo espécie de triângulo então a gente colocaria lá no vértice ser superior do triângulo messias embaixo na base nos dois vértices eu colocaria frio do homem e servo de javé então quer dizer ele é o míssil sim mas ele é o messias filho do homem ou seja uma figura que vem do céu uma figura misteriosa cuja identidade está cima daquilo
que a gente possa colher aqui da realidade terrestre mas ao mesmo tempo tem é o bom né tem aparência de um homem tempo é nós iremos tá lógico que é natureza humana mas se ele vem do céu né a figura lá de daniel filho do homem nasci lá no profeta daniel que jesus invoca muito isso como a gente vai ver é o seu título preferido quando ele fala quando ele quer falar dele mesmo ele gosta de usar o título um filho do homem com algumas características mas também o servo de javé que jesus veio morrer
na cruz ele não vem está criticar e a figura do tempo de água é muito importante para entender esse a obra redentora de jesus tanto é que na nossa semana santa na segunda terça quarta e sexta feira da semana santa nós lemos os quatro cantos do servo de yavé a nossa liturgia tá certo para que a gente possa iluminado por isso canto contemplar o sacrifício redentor de nosso senhor jesus cristo bem então a esse é o primeiro texto né ele aceita o título de messias corrigindo esse título usando a ideia de filho do homem e
do servo de yavé e a segunda é a confissão diante dos inmetro né quando se pergunta para jesus o sumo sacerdote és tu o cristo filho do deus bendito sim sou eu e se você tiver prestar atenção neste diálogo falando de marcos e dos paralelos sempre você vai ver que jesus nesse discurso ele fala do filho do homem e também né e nesse contexto é um de jesus está amarrado está já começou a ser castigado fisicamente levou tapa certamente não foi trazido com carinho até a casa do sumo sacerdote então está sendo humilhado nesse contexto
fica claro que ele não é o messias é que vai reinar pela glória no cavalo branco pela espada mas ele é o messias que vai cumprir a sua missão pelo pelo esvaziamento pela que nozes pelo sacrifício como um cordeiro ele está amarrado diante dos seus algozes e ele vai dar a vida pelo seu povo então invoca-se aqui a imagem do servo sofredor ah tá bom então espero que eu tenha conseguido iluminar um pouco mais essa ideia do porquê do segredo messiânico em marcos e o discurso que eu fiz agora vai ajudar para a compreensão também
de mateus e lucas logo mais o terceiro ponto de marcos que eu queria que você guardasse o título chave filho de deus é um título que aparece né quatro vezes de modo explícito no evangelho em momentos marcantes a primeira vez logo no início primeiro versículo do ar lemos início do evangelho de jesus cristo o filho de deus você já marcos começa dizendo já para que veio eu vim falar de jesus eu vou falar do evangelho da boa nova de jesus cristo quem é ele ele é o filho de deus certo e aparece também em dois
outros momentos ainda no primeiro capítulo e no nono capítulo que estão o batismo de jesus é a transfiguração de jesus são duas o quê duas teofania aonde deu o nosso deus de amor deus trindade se manifesta não vou aprofundar que a teologia do batismo de jesus e da transfiguração mas creio que muitos de vocês já devem ter meditado rezado sobre isso existe uma manifestação uma teofania de uma manifestação de deus uma teofania ou não poderia me dizer uma manifestação da trindade na verdade a voz do pai o espírito sobre forma de pomba ou de nuvem
e o cristo que está ali no centro da cena sendo apresentado como filho que deve ser escutado que com quem o sobre sobre quem pai colocou todo seu afeto o seu amor né bom então nessas nesses dois momentos o pai apresenta jesus como o seu filho é um jesus é o filho de deus bom então é explícita coisa então isso é muito forte e nos nós temos no final do evangelho de marcos ali no versículo 37 do capítulo 15 ou centurião que é uma figura emblemática os exércitos eles normalmente costumam sublinhar o fato de que
o é o centurião ele de certa forma da a grande declaração final do evangelho como lá no joão temos thomé que faz a grande confissão de fé dele diante do ressuscitado no meu senhor e meu deus e essa confissão de fé o desejo que joão tem é que todos nós possamos um pouco como tomé terminando a leitura do seu evangelho hoje é podermos que nós possamos dizer ele é nosso senhor ele é o nosso deus ele é meu senhor é meu deus né viu um desejo de marcos seria esse que o seu leitor pudesse no
final do evangelho dizer junto com o centurião verdadeiramente este homem era o filho de deus então no início no final esse título aparece como uma espécie de moldura dizendo ao conteúdo do evangelho que tem dentro do evangélico e dois momentos interiores fortes porque o próprio deus fala dizendo e o primeiro a pessoa quem é jesus cristo ele é o filho de deus então acho que ficou cara importância vamos para o quarto ponto às vezes também se refere o evangelista se refere a jesus como filho e por exemplo marcos 1332 novamente para colocar em relevo fato
de que é não existe uma relação exclusiva entre jesus o pai ele não coloca filho entre os outros filhos mas ele é o filho como com o artigo definido né pra mostrar que ele tem uma relação única com o pai finalmente nós temos a ideia do filho do homem esse título como eu já expliquei falei rapidamente ele na afta na sua tradição lá no no profeta daniel bom então ele é essa figura um pouco divino humana né porque vem do céu e desce vem lá buscar o do mistério de deus mas ele tem a infecções
humanas mas transfigurados na cena que o profeta ver e jesus ele usa esse título do filho do homem que o modo muito emblemático é o título que mais está na boca de jesus sempre pegar as palavras de jesus é o título que jesus mais usa para falar dele mesmo porém com algumas características que a gente quer já já mencionado e quais são essas características que a gente gostaria que você conhecesse é aqui também eu faço gostaria de fazer juiz ao a um professor um grande amigo que digamos ele comeu o professor de cristologia em lugano
na suíça professor manfred rock que nós já tivemos oportunidade de trazer aqui no brasil uma vez aqui onde eu ensino da arquidiocese de belém e que a gente espera em breve posso estar aqui de novo conosco para lançar o seu manual de introdução a mariologia pois bem então eu uso também aqui como entre as minhas anotações alguns textos de 11 apostila desse professor que leciona diversas matérias a teologia sistemática na faculdade de teologia de lugano no sul da suíça bom então gostaria de me referir também já que eu fiz essa propaganda a um outro professor
amigo padre françoa costa que recentemente é presente ou a teologia no brasil com um manual de cristologia então é uma obra que a gente deve conhecer publicada pela cultor de livros manual de cristologia e soteriologia vale a pena conhecer bem então sobre o título filho do homem já descemos algumas coisas algumas observações esse título aparece inteiramente o praticamente quase que sempre antes da páscoa de jesus seja antes da morte e ressurreição de jesus é um título que a gente chama de pré pascal né bom e depois da páscoa de jesus praticamente a gente não vem
não reencontro esse título para você não vê se título de são paulo para as cartas de são paulo nem nas cartas digamos católicas então é o que que significa o que significa que não era um título vamos dizer muito usado na igreja primitiva em todos os cantos e isso reforça a historicidade do título ou seja jesus é ele mesmo que usava para falar dele e isso ficou contemplado guardado essa memória dos ensinamentos de jesus nas tradições dois evangelistas os textos dos evangelhos segundo ponto é interessante que ninguém chame jesus com esse título ninguém se refere
lixeira ou filomena vem cá não ninguém te chama jesus de filho do homem é sempre e ele que usa o título para falar dele mesmo terceiro ponto interessante jesus usa esse título sempre na terceira pessoa porque ele sempre isso beleza o filho do homem descer da sua glória quando o filho o homem for então caso ele usa como se ele tivesse falando de outra pessoa evidentemente é um recurso vamos dizer retórico ou seja jesus está claramente explicitamente falando dele mesmo mas usa na terceira pessoa e isso alguns ressalto parece servir como modo para jesus e
corrigindo aquela visão messiânica limitada politicamente limitada dos de boa parte dos seus contemporâneos esse é um quarto ponto é significativo que nas duas vezes que jesus aceitam título de messias para já descemos isso que foi na profissão de fé de pedro e no cimedro apareça naquele contexto também a expressão filho do homem como também a ideia ou a expressão ou a ideia digamos implícita de que jesus é o servo sofredor servo de yavé então todos esses quatro pontos que a gente colocou aqui rapidamente é postam a historicidade desse uso do título de jesus do título
de filho do homem pelo próprio jesus é o q e o joaquim jeremias que é um exegeta que foi discípulo de último depois rompeu com última tem várias obras traduzidas em língua portuguesa é isso não me engano tá no livro estudos do novo o tempo é traduzida em língua portuguesa o eri chamou e essa expressão então se tornou vamos dizer muito usada na exegese de cima voxê azul são palavras que certamente foram ditas pelo próprio jesus tá certo é como é que jesus usava esse título e usava a gente pode separar as frases o gisele
de jesus usando esse título em três grandes grupos nós podemos dizer eles ele se refere a própria vida terrena dele em alguns usando essa expressão o filho do homem mas falando da própria vida terrena depois ele usa esse título para se referir a sua paixão a sua morte né o inter e por último ele usa esse título para falar da volta dele ou seja dá para luzia né seria uma expressão esse catologico nesse caso então esses são vamos dizer os três âmbitos nos quais jesus usa é esse título ii o quê e como eu já
disse só para recordar muitas vezes ele associação titular ideia do servo sofredor e para temperar uma nova visão para apresentar uma nova visão de messias de salvador para tudo né então a gente agora acredito vimos o essencial daquilo que nós poderíamos chamar a cristologia do evangelho de marcos né então 15 pontos nós apresentamos para vocês esse é o centro do evangelho pascal o segredo messiânico o título chave filho de deus falamos um pouquinho do título filho bem rapidamente e do filho do homem fizemos um leite os cursos para que ficasse mais caro a importância desse
título porque é importante para mateus e lucas também é até para joão então eu vou pausar retomar isso mais adiante é eu vou mostrar para vocês uma tabelinha que eu fiz a mão aqui com muita boa vontade mas certamente sem muita beleza artística que essa daqui vejam essa tabela nós temos marcos mateus lucas e joão e essa certa indica o caminho cronológico primeiro marcos mateus e lucas são vamos ver juntos o segundo momento os dois evangelhos que mais ou menos por escrito na mesma época o que o último o mais tarde viu o de joão
e vejam que marcos eles ficam sentra vida pública e paixão e ressurreição de jesus como nós já citamos o kepler eu não vou me deter em explicar isso de novo mas vejam que um tempo passou os cristãos apaixonados por jesus e querendo conhecer mais sobre jesus começa a indagar a mas e antes do batismo lá no rio jordão quem era este quem era sua mãe como foi a história dele e aí mateus e lucas você vê eles vão mais tarde vão pesquisar vou apresentar por assim dizer a vida a infância de jesus estão os dois
se interessam por esse tema são os primeiros capítulos dois primeiros capítulos de mateus e lucas e joão mais tarde já que já haviam o lado vai infância cv ele vai falar da vida pública e também da paixão e ressurreição ele não vai dedicar muito a sua atenção à infância mas ele vai ao encontro do que da preexistência de jesus vai ser sim mas aquele que nasceu da virgem quem ele era ele era o verbo de deus né o verbo de deus estava lá em deus desde o início desde o princípio no princípio era deus né
no princípio era deus o princípio era o verbo eo verbo era deus o verbo estava voltado para deus então é interessante a gente vê que na medida que o tempo vai passando os cristãos e os evangelistas vão buscando a identidade de jesus mais mais atrás na infância e depois na prova tre existência que vai ao encontro do ministério eterno de deus tá bom é faça uma observação na igreja primitiva por exemplo alexandria os dois primeiros séculos por causa desse desenvolvimento dos evangelhos que você veio aqui chegou-se a indicar uma espécie de caminho de crescimento para
os cristãos estão os cristãos que estavam começando no seu caminho deveriam ler viajar de marcos que era mais simples quem já estava ali os iniciados aqueles que já tinham uma certa caminhada na festa maturidade deveriam ler mateus e lucas e aqueles é perfeito daqueles que estão vivendo a perfeição por assim dizer que querem buscar um conhecimento ainda mais profundo deveria ler deveriam ler o evangelho de são joão bem agora nós vamos falar de mateus mateus é digamos o evangelho escrito em boa parte pensando nos cristãos provenientes do próprio judaísmo por isso evidentemente que não vai
explicar uma série de palavras e costumes e vai buscar apresentar com um licor digamos teológico muito bonito que jesus realiza vem cumprir tudo o que o antigo testamento tinha prometido tinha profetizado certo então chama atenção de vocês para o fato de que nós temos a genealogia oi jesus no evangelho de mateus nós vai sair daí fama viu que jesus é apresentado como aquele que é vamos dizer o ápice da história de israel na genealogia de jesus a chinelo já começa em abraão e vai até jesus abraão é o pai da na nossa da fé mas
eu ele é um primeiro digamos ele eu o pai de israel não é o pai do povo judeu então aqui mostra que mateus ele quer mostrar que jesus é vamos dizer e filho de abraão herdeiro de abraão e evidentemente nessa nessa genealogia que acontece é ela passa pelo rei davi então ele colhe ali a oportunidade dizer que jesus é o filho de davi ou seja o herdeiro daquela profecia que está no segundo livro de samuel capítulo 7 né de um e vai reinar para sempre e depois também eco dela está no salmo 110 que é
o salmo mais citado no novo testamento para quem não sabe certo então aqui eu queria fazer uma pequena explicação dessa genealogia para vocês e acho que vale a pena que é a tese de doutorado do professor mauro prática do professor de novo testamento em lugano bom então eu prometi falar dessa digamos genealogia de mateus mostrar um detalhe muito interessante que pode parecer um pouco vamos dizer um significante para a gente que mais para mentalidade judaica que é a mentalidade do autor do evangelho de mateus e do público o primeiro dele era muito importante tá certo
então eu disse que há a janela eu já começa é e até jesus e a própria estrutura da genealogia o próprio evangelista diz que essa janela hoje está dividido em três partes abraão até o rei davi 14 gerações depois do rei davi até o êxodo 14 geração pedra o êxodo não perna o exílio da babilônia catorze gerações e do exílio até jesus cristo catorze gerações porque essa estruturação 42 gerações 1414 14 42 gerações porque essa insistência no 14 né então esse 14 ele deve ser entendido à luz um pouco dor da da estrutura da língua
e do modo de representar os números judaicos ou seja os judeus ele não tinha uma um alfabeto é um modo de representação de números eles tinham ou alfabeto e cada letra do alfabeto até hoje quem estudou hebraico bíblico sabe disso cada letra do alfabeto hebraico começando a ler né até o tal todas elas recebiam o valor numérico tinha um valor numérico tá certo e por teria um valor numérico uma palavra ela poderia ser como dizer uma palavra poderia ser entendida também como o número e aqui eu vou dar um exemplo que você já já vão
entender o porquê dela desses exemplo então faço outra observação para quem não conhece o hebraico bíblico o hebraico bíblico ela ele não representa de dama na sua primeira fase é da língua hebraica e não representa as vogais as vogais para quem estiver brava comigo que você vai representar em si em baixo o entre as consoantes é mais isso é uma e digamos assim um recurso tardío muito provavelmente medieval para digamos se difunde ao menos digamos massivamente a partir da idade média para que quem está lendo o texto possa saber como pronunciá-lo vendo as vogais em
cima ou embaixo ou entre as consoantes então por exemplo vou pegar uma palavra que davit davi rei davi em português não tem que chama david né então vou pegar essa palavra david só aqui então o dali em hebraico e o ver ele o vavá oval em hebraico bom então as vogais não são representados tá e por isso que eu não coloquei aqui as vogais tão david seria um três consoantes e tem um dalit oval e um da lei certo como a gente botou aqui em português seria o de o ver e o de qual é
o valor numérico dessas letras o dalit é a quarta letra do alfabeto tô valor numérico dele é quatro o wav é a sexta letra do alfabeto valor numérico dele é seis e mais uma vez não dá like é quatro tão some tablet davi o valor numérico dessa palavra seria 4 + 6 + 4 ou seja 14 agora quem é o rei davi já disse né na pergunta já diz a resposta david esse número 14 na verdade seria uma referência o nome do rei davi e veja como é importante isso para os judeus jesus e o
filho do rei davi o descendente do rei davi né então nós temos aqui na genealogia três etapas vamos dizer três momentos 1414 14 mostrando que jesus é três vezes o rei davi né é o rei davi é o davi por excelência né esse três é o número simbólico então jesus realmente é ou o descendente de davi desferrado o messias que vai reinar de modo perfeito três para sempre então isso é muito interessante né então esse tipo de procedimento esse tipo de análise é que relacionavam vamos dizer palavras letras palavras e números é muito importante né
por exemplo no livro de apocalipse vai aparecer a ideia do número da besta né 666 que nome é esse é 666 é muitas hipóteses se fazem e aí se chega por exemplo ao rei nero justamente calculando né é no modo de escrever o rei nero dando cada acaba com digamos a cada letra um valor numérico se chega ao número 666 então por isso alguns identificaram com o rei nero né o romano o imperador romano imperador nero melhor dizendo então voltando aqui da genealogia eu falei da genealogia para vocês entenderem que a genealogia eram um assunto
muito importante para os judeus tanto que você leu pentateuco você vai ver várias genealogias que é vamos dizer quase um gênero literário e tem um significado teológico e tem um valor para os donos z para quem escreveu para quem lê e para os judeus de modo geral a bom então por isso a janela hoje é de jesus é importante já a luz de quem é o autor de quem é o público primeiro dele mas outra coisa interessante por exemplo e compra o evangelho de lucas é muito mais vamos e mariano nos dois primeiros capítulos o
evangelho de mateus é muito mais josé piano né ou seja josé é a figura principal né e a gente pode vendo lucas é anunciação e josé tem sonho e uma espécie de anunciação por meio de um anjo também e de uma palavra profética que vai fortalecer muito bonito o sonho de josé porque veja que tem a ideia do sonho a o anjo e o profeta era um três modos pelos quais deus é costumava a falar no antigo testamento né e as os três modos se condensam se unem nessa manifestação da vontade de deus para josé
oi e aí esse sonho de josé evidentemente ele não dá para gente não associar imediatamente pelo nome do personagem e pela ideia do sonho é pelo sonho a um outro josé aquele josé do antigo testamento josé do egito né e a gente vê então que realmente existe uma mateus quer associar josé ao josé do egito para mostrar justamente a grandeza do personagem que que está vindo né que vai que vai salvar a humanidade que é jesus então temos a ideia do sony mas a ideia da ida para o egito afinal família a família de nazaré
vai no final fugir para o egito dada a a insanidade do rei herodes que vai mandar matar digamos as crianças pequeninas ali da região da judéia de belém e das suas vizinhanças e por isso vai ter que fugir para o egito e depois vai voltar do egito bom e ali tem uma série de referências aos textos vamos dizer do pentateuco é e qual é o contexto como é que ele vai parar no egito o contexto de uma injustiça da ameaça à vida né um caso a injustiça dos irmãos de josé do egito a injustiça do
rei herodes com essa matança e o a vida está digamos por um triz a vida de josé do egito estava por um triz quando o sus aquela vamos dizer os comerciantes passaram e aí resolveram um ou dois irmãos dependendo da narração resolveram ao invés de matar matá-lo vendê-lo para os comerciantes que iam para o egito ó e aqui também contexto da vida ameaçada de jesus da família dele porque certamente josé não deixaria jesus morrer que poderia morrer defendendo o seu filho né então bom então essa relação com josé isso é importante também para ver essa
ela como o jesus é a figura dele vai vai para jesus confluem é a construir em todas as grandes tradições do antigo testamento é depois do título emanuel né vejam que aqui jesus é apresentado como o emanuel deus conosco é uma referência ao livro do emanuel como é conhecido na exegese que tá lá no primeiro isaías a primeira parte do livro de isaías que vai no capítulo 1 ao 39 tem esse ciclo ou livro do emanuel e aonde justamente e o rei messias ele é apresentado com o título de emanuel deus conosco né é o
jesus é o verdadeiro emanuel então vocês vão vendo como jesus vai realizando tudo né é muito forte até um jeito de matheus henrique semana o outro ponto que eu gostaria de destacar estrutura mesmo do livro né sei que alguns autores hoje é tendem a desvalorizar um pouco isso né mas tem uma estrutura em torno de cinco grandes discursos de jesus esses grandes discursos não dá para gente não associar com cinco grandes livros de é do legislador do antigo testamento que é moisés na tradição judaica eliel legislador ele é o autor da torá então nós temos
cinco grandes discurso então se você tiver o esquema na sua bíblia de jerusalém na bíblia da cnbb que você talvez tenha para estudar e você pode pegar se eu vou preparar esse esquema muito rápido do evangélico mostrando cinco grande discurso os quatro primeiros capítulos nós temos a infância de jesus né e depois o início da vida pública de jesus capítulo 5 6 e 7 primeiro discurso que é o famoso discurso da montanha de jesus quer o coração da lei é é resumo do evangelho né como diz santo agostinho seu comentário ao sermão da montanha capítulo
8 9 e 10 nós temos os milagres de jesus então jesus realiza grandes milagres no poder das autoridade capítulo 10 segundo discurso discurso missionário capítulo onze doze jesus é rejeitado por esta geração é o momento mais na de narração se vê que vai poderoso intercalando narrações e grandes discursos narrações e narrações também que tem diálogos e grandes discursos né e aí capítulo 13 terceiro grande discurso é o discurso parabólico jesus apresenta sete parábolas importantes capítulo 14 a 17 jesus é reconhecido pelos discípulos ao contrário do da outra narração do 11 o 12 que ele é
rejeitado por esta geração aí ele é ele é reconhecido pelos discípulos capitulo 18 quarto grande discurso o discurso sobre a vida comunitária na igreja um discurso ecclesial como alguns chamam capítulo 19 a 22 temos autoridade de jesus é como se fosse o último chamado né como como aparece em alguns algumas obras capítulo 23 a 25 o quinto discurso o discurso apocalíptico né e tem uma só linguagem própria seu estilo próprio muito interessante e parece ser conhecido estudado capítulo 26 a 28 é a narração da paixão morte e ressurreição de jesus então cinco grande discurso e
vão se alternando na rações e discurso esses cinco grandes discursos fazem pensar nos cinco grandes livros de moisés eu sei que outros autores vão ter mas o salmos eram divididos em cinco grandes partes as medi-lo também então ok mas outros elementos nos ajudam a reforçar esses aspectos por quê porque por exemplo que pegarmos o sermão da montanha aqui em vários momentos jesus vai dizer assim que ouvistes o que foi dito eu porém é né ou seja jesus ele diz olha foi ensinado assim quem foi que ensinou moisés mas eu vou isso vou digamos enriquecer-se ensinamento
então existe a intenção de jesus clara de levar e ele disse isso explicitamente levar à perfeição a lei e os profetas ele não veio abolir nada mas ele veio levar à perfeição certo levar ao ápice então ou seja ele tem uma autoridade maior do que a do moisés isso é importante porque se liga aquilo que nós vimos na cristologia veterotestamentária cristologia aberta no testamentária se você só assistiu esse vídeo deve estar um pouco confuso mas o que eu vou explicar é cristologia veterotestamentário é uma expressão que eu uso para dizer que no antigo testamento existe
a prefiguração de jesus para e para cristologia a gente pode encontrar uma espécie de cristologia que está sendo preparada no antigo testamento especialmente é naquela expectativa pelo messias o messias rei deus vai ser rei messias profetas jesus é o maior de todos os profetas mas não só olhar palavra encarnada de deus jesus sacerdote como na carta aos hebreus fica claro jesus é sumo sacerdote do novo testamento então quer dizer nós temos inspector o filho do homem a figura da palavra que vai se personificando da sabedoria que vai se personificando na na história e na teologia
de israel tudo isso o anjo de haver todas essas imagens são figuras de mediação algumas ascendentes outras descendentes que vamos preparar a compreensão de jesus cristo né então se você não assistiu essa nossa e não é procure porque é muito importante a gente entender digamos essa preparação veterotestamentária da cristologia bem tão indo adiante tão nesse discurso da montanha jesus então então não se contrapõe não é um contra o outro mas jesus se contrapõe nesse sentido moisés ensinou mais eu vos digo eu vou levar à perfeição certo em alguns momentos ele vai dizer né bem claramente
vamo lá em mateus 19 é moisés permitiu que você desce em carta de divórcio porque o coração de vocês é duro mas no princípio não ela se e invocando o livro do gênesis os primeiros capítulos do querer criador de deus para o homem ea mulher ah então quer dizer jesus é isso ele claramente se apresenta como superior a moisés e cole aqui aquilo que nós chamamos de tradição profética de messias tem um texto lá eu deuteronômio deuteronômio 18 18 em que o próprio moisés anuncia que vai vir um outro profeta maior do que ele esse
texto era sempre lembrado dentro dessa tradição da expectativa de um mês terço profeta e jesus ao se apresentar com maior do que moisés parece que tá dizendo eu sou o homem de deuteronômio 18 18 tá sempre tô falando com a palavra muito simples quase simplórias para que você entenda o que eu estou querendo dizer isso espero que tenha entendido senão você assistir de novo nós acabamos de dizer bem então jesus realmente ele parece fazer uma comparação entre ele e moisés mostrando que ele é o novo moisés novo né o jogo novo nos filmes tu perior
como muitas vezes é o cabo tanto no hebraico como no grego é com esse sentido a esse é o novo moisés guarda esse ponto por favor também já falamos do emanuel ele é o novo moisés no silo de superfície acima da autoridade moisés e e mais o título mais significativo da cristologia de do evangelho de mateus é filho de deus como lá e marcos um toque aqui aparece hein vamos dizer dos títulos dois textos que enriquecem aquilo que dissemos sobre marcos então lembramos que tem o batismo a transfiguração mais eu queria aceitar meus textos é
mateus 16 16 o e bateu os 2663 e versículo seguinte é tão primeiro texto acho que isso você conhece um pouquinho de mateus você já sabe qual é é a confissão de fé de pedro que é tão importante é mateus que mateus não é o nosso assunto hoje né mas também eclesiologia muito bonita aparece duas vezes a palavra igreja né depois da confissão de pedro quando jesus diz né sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre a minha igreja né então aparece a palavra ecclésia né mas eu nosso
assunto não é que zoologia a sua sorte nossa assunto é cristologia né eu também gosto muito de eclesiologia mais fica para uma outra oportunidade então pedro disse tu és o cristo diante da pergunta de jesus quem dizem os homens que eu sou primeiramente ele pergunta e depois de vocês quem eu sou para ver e aí bom então pedro cheio do espírito responde tu és o cristo o filho de deus do deus vivente o filho do deus vivente filho de deus então na boca de pêlo nessa confissão soleme é nós encontramos esse título tão importante o
título volta na boca de jesus diante do sinédrio ele assume ser o filho de deus e mateus 2663 seguinte e então ele mesmo se apresenta como filho de deus é claro tem um centurião também come marcos com a sua famosa frase é reconhecendo jesus como realmente um filho de deus é bem outro título e aqui vamos para o quarto ponto que eu queria que você guardar seu kyrios senhor que aparece bem mais do que mais vezes do que marcos kyrios é a tradução para o grego do da expressão adonai a deus era chamado de adonai
né então é bom fazer uma pequena um pequeno parênteses aqui sem querer polemizar tanto mais um pequeno parêntesis é ainda hoje quando o judeu lê a sua anárquica o antigo testamento judaico que tem alguns livros a menos do que o nosso antigo testamento e ele não pronuncia o nome entre aspas e a ver ele pronuncia adonai tá certo porque um por duas razões primeiro porque o nome é santo ele não deve para mostrar esse nome santo o e segundo porque na verdade hoje se discute muito qual seria a pronúncia exata jack as vogais que estão
no texto não são as vogais do nome a diabetes entre aspas mas são as vogais de adonai e fala aqui quem está lendo possa vendo as vogais de adonai adonai não dizer sem querer ou tentar dizer o nome de deus tá bom isso é que dá a origem ao a confusão que levou ao nome jeová e escovar que nossos entre aspas irmãos é uma parte dos nossos irmãos protestantes usa com muita muito orgulho só que no fundo é um erro de leitura porque eles pegam o tetragrama santos as quatro letras santas do nome de deus
e coloco as vogais de adonai aí dá erro vai a confusão não tem que convencer ele de que não é esse o nome de deus segundo a bíblia tá então kyrios o que é senhor é em português ele é traduz é tratados esse termo adonai traduz esse senhor de divino tá que era um título divino não é usado para outros fins esse título adonai é existe uma expressão parecida para se referir a um homem né a dormir mas não é a dona a dona era um título para deus então esse título aparece mais vezes então
bater os quer realmente bater os pontos ele é o senhor é deus é porque o título de vinho dentro da da lógica judaica e a gente tem que entender quatro a gente judaica de quem escreveu de quem ia no primeiro momento o evangelho outros títulos que aparecem ele apareceu apresentado como profeta aqui lembra que eu falei que deuteronômio 18 18 é uma o som do antigo testamento o messias o profeta você pode ver isso lá e mateus 13:57 ele é apresentado com o título de servo de deus que não diminui o jesus que título servo
de deus era honorífico certo é e aí quem estuda hebraico um pouquinho e que conhecer conhece um pouco história do antigo o antigo testamento sabe disso era um título honorífico ser servo de deus bom e você pode ver isso lá em mateus 12 18 mas é chamado de rei isso é bem aparece várias vezes ele é o rei não só o título da cruz mas desde o início lá no evangelho da infância mateus 22 né é matheus 2015 mateus 25 34 mateus 27 11 mateus 2015 é um texto que invoca zacarias 99 é a entrada
de jesus em jerusalém com a festa com alegria que nós celebramos no domingo de ramos então quando jesus ele entra em jerusalém é se invoca esse texto de zacarias 99 para dizer que ele é o rei mas só que rei é esse não é um um rei naquela expectativa messiânica né de um conquistador com a espada e o teu rei vem a ti manso sentado sobre um asno veja a diferença a mansidão e o asno mostra não é um cavalo que ele não vem para a guerra ele vem para amar e nem para morrer ele
vem para dar sua vida né e finalmente o evangelho você concluir com cristo ressuscitado que diz que toda autoridade me foi dada no céu e na terra ele tem toda autoridade o ressuscitado ele confere a missão aos discípulos uma missão dividida por três verbos que a gente poderia dizer que a missão de governar é a missão de ensinar a missão de santificar os discípulos o professor é felipe guerr lá de roma da santa cruz nos explica dessa forma mas e termina com as palavras é estarei sempre convosco estarei sempre convosco é tu que vai soltar
é um cristo que mas que está sempre conosco através dos sacramentos da palavra na igreja é bom agora vamos falar sobre são lucas o último evangelista desse grupo dos sinóticos bom é um personagem muito simpático né acho que muitos já leram o romance o aquele romance inspirado na sagrada escritura pedroso né então as caldo penso é médico de almas né então que fala de são lucas e vale a pena viu adolescente li o livro e me fez bem espiritualmente falando mas lucas é muito mais do que aquilo que o romance pode nos dizer a e
é provavelmente o único autor não vamos dizer não judeu o dono do novo testamento quem sabe até da sagrada escritura muito provavelmente é ele tem como sendo um pagão que a teria o evangelho de nosso senhor jesus cristo provavelmente por intermédio de são paulo e depois se tornou o companheiro de são paulo né e tem um papel muito importante na igreja primitiva é e deixa duas dois monumentos que são os livros o evangelho de lucas e os atos dos apóstolos que estão por assim dizer é unidos através do ministério da ascensão ascensão é o ponto
de encontro desses dois dessas duas grandes obras né de lucas então nós sabemos da importância na pneu matou logia do e do seu o evangelho quanto dos atos dos apóstolos a eclesiologia são temas fascinantes especialmente a que eu me refiro aos atos dos apóstolos mais nosso assunto é cristologia né então quê que nós podemos dizer isso da cristologia de são lucas e saltou que sendo pagam ele tem muita sensibilidade para com o aspecto da universalidade da salvação entendamos que se aspecto da universalidade da salvação ele já está presente no antigo testamento em textos como por
exemplo nas alianças que deus faz com abraão né se nós prestamos atenção nos textos nós vamos ver que se promete uma benção a salvação benção divina para todos os povos através de abraão e da sua descendência né então eu esse tema também é torna né por exemplo do terceiro na terceira parte do profeta isaías mas também está presente em outros filões outros a âmbitos do da teologia vectra testamentária do antigo testamento interessante porque ele como então a mente de diferente da dos judeus é evidentemente pela origem pela cultura pela formação muito provavelmente como o título
do livro citado recorda ele era o médico e tem dois elementos no evangelho que parece reforçar isso o primeiro é que a hemorroíssa ao contrário de marcos que é muito duro contra no seu parecer contra os médicos que pareciam está querendo somente estorq aquela mulher e não resolve um problema da saúde dela é lucas ele é muito vamos dizer que tem uma ética profissional ele é muito mais ameno na apresentação da situação da mulher e não critica assim tão ferozmente os seus companheiros médicos um segundo aspecto interessante é que ele é o único que narra
que no gesto sistema de jesus teria suave sangue que é um fenômeno vamos dizer que extraordinário mas que a ciência moderna república como plausível né é possível que aconteça isso em casos de altíssimo grau de stress e lucas ele tem essa atenção particular boa tarde querer conserva na sua narração do da oração de jesus no getsêmani toda torneada né daqui dessa dramaticidade é redentora é bem e aí o outro aspecto que mostra essa diferença no seu modo de pensar né além do grego fino e muito saboroso né para quem gosta de grego uma leitura muito
agradável grego de alta qualidade aquele usado por lucas lan e é que ele coloca jesus na sua relação com a história da salvação e com a história vamos dizer universal vou chamar dessa forma então você vai encontrar especialmente no início do evangelho de lucas referências a a história universal né por exemplo referências ao imperador da época ao ano do seu império ao governador da região ao vamos dizer ao ao governador da província então quer dizer ele tem essa atenção situar jesus dentro da história da salvação na tradição bíblica e assim mas ele quer situar jesus
também na história universal para quem pagam ao ler o evangelho possa situá-lo historicamente espero que eu tenha conseguido transmitir o que eu queria a informação importante suspect históricos em lucas é muito valorizado apesar das discussões que existem sobre alguns aspectos naquilo que lucas nos empresa então não conhecendo não sendo um judeu às vezes ele comete algumas pequenas gafes na modo de apresentar os costumes judaicos mas tudo muito natural né espírito santo inspirou mais sabia que o instrumento que os seus limites como todos né é bem então vamos é a genealogia aparece uma janela logia no
capítulo 3 só que ela é diferente daquela de de mateus por causa do escopo lucas está escrevendo um evangelho para todo mundo e pensando particularmente em cristãos que são numerosos e oriundos do paganismo né então ele faz uma genealogia vamos dizer esticada não vai só até abraão vai de jesus até adão né de adão a jesus bom então é que jesus é visto como uma espécie de novo início da humanidade então para lucas em jesus anunciação a encarnação do verbo é de certa forma o início de uma nova humanidade é que eu queria fazer uma
pequena relação entre esse pensamento de lucas e do seu mestre são paulo né que são paulo e desenvolve nas suas cartas cartas romanos por exemplo o tema de jesus novo adão né então para dizer que ele é o novo protótipo né ele é o início de uma nova criação né ele vem curar tudo que adão fez mas vem muito mais do que apenas remedial que adão fez bem introduzir a humanidade numa num patamar superior de relação com deus por meio do seu sacrifício redentor e da sua vez do reydson o batom é importante relacionar um
quem conhece são paulo e lê são lucas ou vice-versa vai encontrando uma série de conexões temáticas só que a gente não pode perder muito tempo nesse aprofundando essa ideia aqui bom é colo também que além de uma pneu matou logia importante que a gente encontrar em lucas por ele apresenta velhos é leve reta infância os dois primeiros capítulos é tem um autor comentando lucas relê-lo hum tão que é um maior logo ele diz assim no livro sobre são joão batista que na narração de lucas por onde maria e jesus passam tem um derramamento do espírito
santo então ele fala do espírito santo na vida de simeão implicitamente na vida de ana e na vida é de dente de elizabeth isabel e do seu filho joão batista né então espírito santo é aquele que vem para que se possa realizar o projeto e da encarnação do verbo de deus mas também tem todo uma mariologia vamos dizer assim todo um discurso combinar espetacular daí que a tradição acabou vendo o lucas como o primeiro rico monografo não raro são as imagens a gente vê jesus é lucas desenhando né a gente diria na tradição ocidental guai
deus nos livros de dizer isso para os orientais os orientais eles escrevendo o ícone na economia o grafo econô grafo então o escrever o ícone fazer teologia então lucas fez uma teologia aqui aonde maria tem um lugar importante certo e por isso ele é depois ele foi é apresentado como primeiro iconógrafo da virgem maria né bem então vamos a cristologia primeiro título que e em marcos e mateus se destaca dentro do dentro do evangelho de mim e a gente vai falar do evangelho e também dos atos dos apóstolos tá certo quando vamos fazer essa tenhamos
experimente mas de vez em quando a gente vai fazer alguma referência específica aos atos dos apóstolos o título filho de deus que já aparece logo no início capítulo 1 versículo 35 que é um título muito importante para marcos e para bater os também outro título que aparece que nós vimos como seja importante para mateus esse é o título quilos que é lucas 1 43 e lucas 2 11 vejam que tanto título filho de deus como o título kyrios jesus filho de deus em senhor no sentido de deus divino né eles aparecem logo no início ou
seja lucas di logo no evangelho da infância a identidade de jesus de um modo bem claro não tem suspense já é dito logo no início quem é jesus né é aqui o recordo também que o imperador romano ele é chamado de kirios tá certo também é dorme no sem latina eu olhei era chamado de quilos e tanto que a expressão kyrie eleison da liturgia cristã muito provavelmente incorporou aclamações populares diante do imperador vitorioso que entrava na cidade de roma e zeca mas é claro que aqui e tem uma visão que não é meramente é vamos
ver natural de jesus como um rei como imperador romano na verdade parece que lucas quer deixar claro que o verdadeiro rei o velho da dele imperador o filho de deus é jesus cristo ele é que merece realmente o título de kirous pela sua identidade divina um terceiro título que a que é muito significativo dentro dentro da literatura look anna é só que você já deve ter um tu ido que tem a ver com soteriologia né discurso sobre a salvação a obra redentora de jesus só quero significa jesus é o salvador esse título aparece também e
lá no início do evangelho de lucas como disse não é verdade da infância jesus lucas já diz claramente identidade de jesus é os anjos do céu vejo toma revelação particular os anjos do céu dizem para os pastores judeus hoje nasceu para a voz na cidade de davi um salvador que é o cristo senhor então aparece o senhor kyrios como nós já havíamos dito também dois 11 então o salvador esse termo salvador ele volta eh nos atos dos apóstolos você pode conferir isso no capítulo 5 versículo 31 e no capítulo 13 versículo 23 tá bom é
gostaria de unir a essas bom dia de títulos filho de deus kyrios e solta três pontos para você guardar da cristologia de lucas a ideia de misericórdia misericórdia é não é segredo que o evangelho de lucas traz uma um capítulo que é conhecido como capítulo vamos dizer as parábolas da misericórdia capítulo 15 aonde jesus conta as parábolas da ovelha perdida da dracma perdida e da e do filho perdido o filho pródigo né como é conhecido o pai da misericórdia com a cabeça o melhor título para esta parábola a é mas a ideia é aquela de
apresentar diante de fariseus que colchão não jesus porque ele anda com pecadores não conseguem compreender isso que são como um filho mais velho que não querem festejar a misericórdia de deus que acolhe a todos e jesus responde falando com três parábolas que são como uma espécie de escada 3 degraus que vamos conduzido para o clímax que é a parábola do filho pródigo nos das três parábolas nós temos o final delas é festivo existe uma festa depois de que depois que o sujeito pastor a mulher ou o pai encontram aquilo que estava perdido aquele que estava
perdido no caso do filho ah então quer dizer é uma construção muito bonita do ponto de vista literário e do podemos até o lógico também levando para esse cliente clímax né aonde é o ponto central da parábola é a misericórdia de deus e aí aparece chegamos uma expressão é muito bonita aonde o pai ele vamos dizer ele é vela a compaixão profunda essa misericórdia profunda e esse tenta traduzir pablo grego uma expressão que era muito usada no hebraico que se você tiver dúvida sobre isso você pode pegar encíclica do papa joão paulo 2º dives in
misericórdia que é sobre o pai é a figura do pai ea misericórdia divina e aonde ele vai comentar essa palavra que é a palavra hamming sozinho estranhos de amor entranhas de misericórdia e aonde já no antigo testamento ramiro uma palavra hebraica né como eu disse é você tentava dizer a grandeza do amor misericordioso de deus fazendo uma analogia com as entranhas de uma mãe assim como uma mãe quando ver o seu filho que está em perigo sofrendo até morrendo ela sente as suas como se fosse as suas entranhas se mexendo dentro dela para dizer com
forte é a ligação que une o seu útero seus p a aquela aquele seu filho ou filha assim tão e nos ama e também dentro dele por assim dizer se move é assim trancinhas de misericórdia né do seu amor é uma expressão muito forte que lucas tenta traduzir alguns momentos do seu evangelho é por exemplo também o outro episódio em que aparece e se essa expressão grega é que tenta traduzir essa expressão jesus se encheu de compaixão mas mestrado dessa forma quando ele vê a situação da viúva de naim e o único filho dela um
morto e aí ele vê a situação de uma viuva que agora quem vai cuidar dela é isso essa forma é um duplo no velório duplo né o velório do filho dela só que agora ela está largava ninguém vai cuidar dela então jesus se enche de compaixão e realiza a ressurreição do seu filho bom então a misericórdia é uma característica muito forte do rosto de jesus do coração de jesus do jeito de ser coração no sentido da identidade mais profunda de jesus como deve ser entendida a palavra coração do ponto de vista bíblico não é só
sentimento como a gente hoje a sofia né mas é o núcleo fundamental da pessoa da sua identidade a onde se tomam as decisões né onde está entre as suas a vontade da pessoa e seca né porque entre aspas porque quer dizer a visão a antropologia bíblica bem diferente daquela grega né tem suas distinções então essas separações inteligentes à vontade isso não é tão típico da antropologia bíblica como também não é essa vamos essa tendência a tendência do a lista corpo alma né é tão a teologia bíblica muito mais unitária né bem então essa questão da
misericórdia é um traço muito forte da cristologia é no cana tá muita palavra que aparece também já que estamos falando de lucas é bem feitou eles aquele que faz o bem aquele que é um benfeitor que faz o bem para a humanidade essa palavra aparece literalmente em atos 10 38 e você pode olhar depois em lucas 22 e 25 e você vai conferir essa ideia também presente lá em lucas bom final quero tentar caminhar para finalizar esse discurso sobre a cristologia dos sinóticos falando de outra característica forte de lucas né lucas ele tem uma grande
sensibilidade para com o opera a jesus é ação de jesus misericórdia iosa que encontra os pecadores os pobres as mulheres e os estrangeiros atacadores pobre mulheres estrangeiros ou seja todas essas figuras quero dentro do contexto da época marginais né para muitos rabinhos da época então jesus ele várias vezes ele deixa claro esse essa predileção dele esse mação particular dele junto aos pecadores jesus não veio salvar gente eu não veio não veio salvar vamos dizer aqueles que não precisam de salvação jesus vem salvar os que estão precisando de salvação aqueles que se reconhecem necessitados de salvação
jesus vem salvar os doentes bem salvar aqueles que estão realmente bom e que reconhecem que precisam de salvação é claro que resolver essa massa do mundo mas existia alguns e fariseus por exemplo que achava que não precisava então jesus ele ele provoca os fariseus com expressões como essa né eu vim para não vim para os sãos eu vim para os doentes eu vim salvar os doentes tá então jesus lhe vem ao encontro dos pecadores por exemplo o episódio tipicamente lucano é zaqueu é o encontro de jesus com zaqueu eail toda a construção do episódio quer
enfatizar justamente que jesus vem salvar os pecadores né as mulheres os homens pecadores aqueles que estão mais afastados de deus existe salvação para todos eles porque jesus é o soccer né o salvador mas também os pobres né e aqui a teologia da libertação na américa latina por exemplo é sim usar muitos textos look anos para fundamentar essa opção preferencial pelos pobres né que depois o magistério também é universal vai de certa forma se referir essa opção preferencial pelos pobres como um traço né dos evangelhos é tão você pode ver essa opção esse cuidado especial de
jesus para com os pobres em lucas 6 20 a 24 lucas 14 12 e lucas 16 19 a 31 né então lucas tem essa sensibilidade a gente deve ter isso em mente jesus é que tem uma atenção especial para os mais necessitados os pecadores os pobres as mulheres é que eu faço propaganda de um livro também da editora santuário se eu não me engano de um nosso professor amigo já citado nessa aula que o professor mauro orsatti e tem duas obras dele que eu saiba traduzidas em língua portuguesa tem um comentário dele a carta dos
colossenses que nós ajudamos a traduzir e a publicar em língua portuguesa é pela editora eclésia mas também a esse o antigo o que é sobre o evangelho de lucas lucas um evangelho no evangelho feminino né ficou assim a tradução em português é justamente não é feminista a leitura do professor mas é querendo que isso colocar em relevo a importância dessa mulheres nesse evangelho nós temos muito mais do que marcos e matteus personagens mulheres que se destacam e que são objetos do afeto do ensino da salvação que provém de jesus não então por exemplo você pode
ler lucas 8 de 1 a 3 as mulheres que ajudam né os discípulos a a sustentar os discípulos a jesus né pelo caminho lucas 10 38 a 42 lucas 23 27 e 28 lucas 24 9 a 11 e finalmente também uma atenção especial para com os estrangeiros ou seja para os não judeus samaritanos e outros né então por exemplo a figura dos dez leprosos com um volta para agradecer e coincidente mente é esse é um samaritano é né então é lucas tem esse cuidado para mostrar para os padrões que querem se converter o que estão
se convertendo que já são cristãos que jesus ele tem um carinho o amor por todos e que eles se sintam muito acolhidos pelos salvador porque jesus é salvador de todos os homens judeus e gregos né como são paulo diz também lá na primeira carta aos coríntios no capítulo 1 e também o seu da sua carta aos romanos também tá bom e aí assim último ponto que eu queria que você conhecesse é a expressão a régua ó o que significa literalmente do grego é em português iniciadores do caminho ou aquele que guia pelo caminho esse título
aparece lá no sato's dos apóstolos capítulo 3 versículo 15 capítulo 5 versículo 31 jesus é o arrego certo então jesus ele inaugura um caminho a gente tem que seguir atrás dele né seguir como diz é o capítulo 9 versículo 23 carregando a nossa cruz cotidiana do evangelho né que é o evangelho carregando a nossa cruz cotidiana temos que seguir o senhor e o cristianismo nos atos dos apóstolos é visto como um caminho rodos o caminho inclusive com artigo definido né atos 92 por exemplo bom então esse é um outro título original de lucas que mostra
que jesus é o início a dor de um caminho é aquele que guia pelo caminho aqui você lembra de joão sou o caminho a verdade ea vida nós vamos ficar aqui em lucas que nos ensina como mestre a segui-lo e nós temos que segui-lo com a nossa cruz e entender que neste caminho a gente vai de etapa em etapa de graça em graça na direção da glória de deus que deus abençoe a todos espero ter conseguido transmitir um pouquinho da beleza da cristologia nos sinóticos
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