TU ÉS PEDRO E SOBRE ESSA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA (Mt 16,13-19) | JOÃO CLAUDIO RUFINO

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João Claudio Rufino
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Video Transcript:
o olá tudo bem com você eu sou professor joão carlos e o pino professor na faculdade de teologia e quero te dar as boas-vindas aqui nesse canal que tem justamente intuito de levar o conteúdo bíblico de forma minuciosa para você que quer realmente saber o que o texto bíblico quer dizer o que que o bíblico texto bíblico querem ensinar e o texto de hoje né fiz esse jeito apelo a peça palavras ele é especialíssimo o texto de hoje ele é maravilhoso porque é aquele texto que está presente em mateus capítulo 16 versículo 13 até o
19 é justamente o momento em que jesus diz a pedro e tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela gente eu tenho certeza absoluta que esse texto e a explicação dele vão te surpreender você vai ver como é profundo o ensinamento que ele quer trazer e antes da gente poder entrar nesse mergulho maravilhoso eu quero já pedi que você possa curtir que você possa compartilhar que você possa deixar aqui embaixo seus comentários pessoal muito importante porque assim esse vídeo vai ser enviado para mais
pessoas última coisa fundamental dá uma olhada na sua inscrição aqui do canal tá bom porque geralmente o youtube ele vai tirando tá bom vamos as pessoas na inscrição então a cada nisso e também ative o sininho para você receber as notificações porque aqui tem vídeo praticamente todos os dias beleza sempre trazendo a profundidade das sagradas escrituras vamos ler então texto que diz assim já chegamos jesus ao território de cesareia de felipe perguntou aos discípulos quem dizem os homens ser um filho do homem disseram uns afirmam que é joão batista outros que é elias e ainda
outros que é jeremias ou um dos profetas então lhes perguntou e vós quem dizeis que eu sou simão pedro respondendo disse e tu és o cristo o filho do deus vivo e jesus respondeu-lhe bem-aventurado és tu simão filho de jonas porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso oi e sim o pai que está nos céus também eu te digo tu és peso e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela eu te darei as chaves do reino dos céus eo que ligares na terra será ligado
nos céus eo que desligares na terra será desligado no céu e é bom pessoal nós estamos diante de um texto fundamental na narrativa dos evangelhos de mateus e também de marcos diga-se de passagem aqui no canal eu já expliquei o paralelo de marcos tudo bem a grande diferença que tá posta é o fato de que em marcos jesus não dirija a pedro as palavras a respeito da igreja das portas do inferno das chaves assim por diante tá bom essa parte em marcos não tem só tem aqui em mateus e aí gente vamos é avançar para
poder compreender aqui é o que está em jogo dentro da narrativa de mateus o primeiro ponto que eu quero mostrar para você é justamente o que está presente nos versículos de 13 aqui até o versículo 17 jesus ele para com seus discípulos para fazer um balanço de como é que as pessoas e também os seus seguidores mais próximos estavam entendendo sobre aquilo que ele é tão a sua identidade e também a sua missão oi e aí o versículo 13 dá para nós o pano de fundo onde se balanço vai acontecer e o texto diz chegando
ao território de cesareia de filipe pessoal é apenas nesse episódio do balanço que jesus faz com seus discípulos que aparece esse território dentro do novo testamento e não há qualquer outro episódio que ocorra nesse lugar isso chama muita atenção não é à toa não é à toa tudo isso vamos entender melhor vamos lá e aqui e trata-se de um território pagão no extremo norte da região da galileia nós estamos falando aí só para você ter uma ideia de uma distância de 48 km do mar da galiléia subindo no mapa para chegar próximo aos pés do
monte hermon que é um monte mais alto que nós temos naquela região toda oi e aí é um outro detalhe interessante e esses 48 km e e são traduzidos em tempo de caminhada mais ou menos 14 horas andando gente porque que jesus foi para tão longe assim para chegar nesse território que é conhecido no antigo testamento como bazan ou baixando depende da bíblia que você pegar e vamos voltar um pouco na história desse local é claro que aqui a gente não vai conseguir esgotar tudo porque é realmente tem muita coisa que ocorre nesse lugar aí
tá bom tanto do ponto de vista bíblico no antigo testamento quanto também do ponto de vista da tradição histórica romana e greco-romana pagando em tia enfim tá bom vou destacar aqui algumas coisas primeira coisa a ser augusto imperador romano deu esta região mais especificamente com a cidade cesareia de filipe não é a herodes o grande herodes magno e nós estamos falando aí algo em torno do ano 20 antes de cristo e nessa época essa região era chamada pelo nome de pane on e alguns vão dizer pane as tá bom esse dado é muito interessante foi
este local é renomeado como cesareia de filipe pelo filho de herodes o ah tá e aí ou dado interessante porque cesareia cesareia era justamente uma homenagem ao césar que na época era augusto e nós estamos falando aqui mais ou menos algo em torno de três antes de cristo quando portanto essa região que era pane as se chama agora cesareia de filipe ah então era para homenagear o imperador e aí pessoal é preciso dizer que há uma outra cesareia na região onde vivia o povo judeu é a cesareia marítima que fica justamente na costa mediterrânea é
outra cesareia tá bom nós estamos na cesareia de filipe lá em cima lá no norte e aí é um detalhe interessante herodes transformou essa cidade justamente na sua capital administrativa da região e vamos falar mais ainda sobre essa região que ela é importantíssima para o texto que vem a seguir e essa região é região de pane as tá bom como eu havia dito e pane as pessoal é um local onde nós temos justamente é um culto ao deus pagão chamado pan daí o nome pane ah tá é nesse local estava construído um grande tempo dedicado
a esse deus e inclusive era um templo praticamente no meio da cidade é só que esse tempo ele é construído na frente de uma caverna e eu quero que você preste muita atenção nisso a machada você tem um templo construído e atrás desse tempo uma caverna então os sacerdotes dedicados a esse deus entravam pela fachada pela porta desse templo e chegavam ao interior dessa caverna e no interior dessa caverna muitas vezes eram sacrificados animais a este deus pã e esse deus pan eram deus que era metade bode metade humano você já deve ter visto por
aí afora inclusive não é imagens dele tocando flauta e geralmente o que que esse deus fazia caminhando pelas florestas da região ele assustava as pessoas oi e daí é que nós entendemos então o surgimento da palavra pânico exatamente pânico vem do deus pã que assustava as pessoas deixando-as com medo com pânico daí que vem o nome o termo ou melhor pânico para claro e agora e o que que é importante também dizer a respeito disso a qui e era aí nessa região e eu já disse nesse tempo que fica na frente da caverna que nós
encontramos aquilo que será a porta do aves em grego e o que que é o hades é a mansão dos mortos que o equivalente no hebraico ao sheol e que muitas vezes é traduzido nas nossas vidas por inferno e puxa que vem a grande sacada o bolo jesus fala e a pedro as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja jesus estava nessa região ele estava lá onde eles achavam que era a porta do radius a porta do inferno percebe eu vou explicar melhor o que jesus quis dizer lá na frente mas agora você já
ampliou sua visão muito interessante isso última informação é que esse local só muda de nome depois que a a invasão dos árabes e os árabes não conseguiam pronunciar direito pane as com p e vão então fazer a pronúncia com o b de bola baleias e até hoje esse lugar em israel é chamado de banner ok e você pode visitar esse local onde estão as ruínas do templo dedicado ao deus pã e você pode ver essa caverna que é a famosa a porta do hades o porta do inferno beleza show agora vamos avançar neste lugar pagam
jesus pergunta aos seus discípulos quem dizem os homens ser o filho do homem é a expressão filho do homem ela é muito importante dentro do evangelho de mateus ela é também no evangelho de marcos mas sobretudo em mateus ela vai aparecer no capítulo 8 versículo 20 capítulo 9 versículo 6 capítulo 10 versículo 23 capítulo 11 versículo 19 capítulo 12 versículo 8 versículo 32 versículo 40 capítulo 13 versículo 37 versículo 41 capítulo 16 versículo 27 versículo 28 capítulo 17 versículo 9 versículo 12 versículo 22 gente tem aí um monte são dezenas de vezes tá bom eu
aqui parei na metade para você ter uma ideia das citações o que que é filho do homem o filho do homem que é uma figura que está presente lá no livro de daniel capítulo 7 inclusive tem vídeo aqui no canal que eu já expliquei isso mas volto a repetir se é a primeira vez que você está aqui conosco filho do homem era designação daquela figura que na visão de daniel vem para reinar depois das quatro bestas feras que são os quatro impérios que dominaram com violência o povo de israel o império assírio o império babilônico
o império persa e o império grego e depois desses impérios vem alguém como que o finn como um filho de homem que recebe autoridade e poder para reinar filho do homem é portanto um título dado ao messias que eu já vou explicar para vocês daqui a pouco continua conosco aqui então os discípulos respondem ao senhor há uns afirmam que é joão batista hora no texto o de mateus e nós temos lá em algumas pessoas confundiam jesus com joão batista e no caso mais especificamente no capítulo 14 versículo dois quem está fazendo essa confusão é herodes
herodes achava nesse momento do texto que jesus era como se fosse joão batista que tinha ressuscitado tá bom muito interessante isso então não é de todo uma boba é essa confusão que aparece então uns afirmam que joão batista e o texto continua outros que é elias e por que que alguns achavam que era elias justamente porque em malaquias capítulo 4 versículo 5 a uma profecia que afirma que antes do grande e terrível dia do senhor eu quero julgamento final viria para preparar o caminho elias então alguns um confundir jesus com elias bom e é muito
interessante que isso vai aparecer de uma forma bastante especial lá no capítulo 4 do evangelho de mateus no versículo 14 tá bom esse dado é muito interessante isso vai aparecer ali ela não vou aprofundar muito agora nesse versículo que eu acabei de citar vamos continuar outros ainda que é jeremias agora eu quero uma pausa aqui se nós vamos lá a marcos no texto paralelo lá no capítulo 8 e não aparece a citação de que haviam pessoas que achavam que jesus era jeremias em jeremias é aqui para matheus uma figura muito especial e em diversos momentos
mateus faz a referência a esse profeta oi gente é muito interessante isso mateus de modo muito especial mais do que marcos mais do que lucas e mais do que joão faz com que jeremias apareça bastante na sua narrativa nós temos por exemplo jeremias citado pelo nome em mateus no capítulo 2 versículo 17 capítulo 16 versículo 14 é o caso aqui capítulo 27 versículo 9 além do que a diversas alusões que matheus paz ao profeta jeremias lá em mateus capítulo 7 versículos de 15 a 23 o capítulo 11 versículo 28 a 30 capítulo 23 versículo 37
a 39 várias vezes alusões ao livro de jeremias oi e aí outro dado interessante é que jeremias é compreendido justamente como pano de fundo para a narrativa que mostra jesus fazendo um discurso no templo de jerusalém e quando jesus fala do assassinato que foi cometido contra os profetas e ele vai justamente colocar o profeta jeremias como pano de fundo desse processo narrativo é muito interessante justamente por quê jeremias é alguém que profetiza e julgando como é de fazendo uma denúncia no julgamento contra o templo de jerusalém tá muito interessante isso mateus tem um carinho especial
por esse profeta por isso que ele não coloca aqui diferentemente de barros oi e aí o texto continua o texto continua dizendo ou um dos profetas porque um dos profetas como assim em deuteronômio pessoal no capítulo 18 versículo 15 a 18 aparece justamente e além a respeito dos profetas e lá é dito que o senhor suscitaria um profeta maior do que moisés que superaria moisés então havia naquela época justamente uma série de pessoas que acreditavam que jesus era este que superaria moisés e de fato ué tá claro esse esse ponto é muito importante tá mas
muitas pessoas acreditavam inclusive que o messias seria este profeta maior do que moisés bom o tempo então jesus polido as informações do que as pessoas achavam sobre ele sobre a sua identidade vem agora então o reconhecimento de pedro o pedro vai justamente dizer a jesus a afirmação de fé fundamental a jesus então no versículo 15 se dirige aos discípulos e pergunta e vós quem dizeis que eu sou no versículo 16 simão pedro responde tu és o cristo agora vamos entender o que é a palavra cristo créditos em grego traduzido para o português significa ungido e
vale a pena dizer que em hebraico a palavra cristo é mafia ou aportuguesando messias então vamos lá cristo em grego messias em hebraico ungido em português mas afinal de contas quem é esse ungido no antigo testamento é ungido o profeta é ungido o sacerdote mas sobretudo é chamado de ungido o rei exatamente pessoal o rei recebia no rito da unção o derramamento do óleo sobre a sua cabeça bom e isso fazia com que ele tivesse autoridade para reinar o pedro está dizendo jesus tu és este fugido aquele ungido que for a prometido pelos profetas e
o através dos profetas e cidade é muito interessante e aí ele completa aqui dizendo o filho do deus vivo agora quero que você preste muita atenção no paralelo de marcos não aparece essa segunda parte só aparece tu és o cristo aqui já vai aparecer o filho do deus vivo e o que que tem jogo aqui primeiro dizer que jesus é o filho do deus vivo está em contraste com os deuses pagãos com deus pan que eram cultuadas nessa região e agora é o que mais é importante para nós é entender que no antigo testamento em
segundo samuel capítulo 7 versículo 14 deus adotou o davi como seu filho exatamente o que você está ouvindo esse dado é muito interessante e aí gente o que está em jogo aqui é justamente o fato de que deus adota davi como rei e adota todos aqueles que são filhos de davi na continuidade do processo da linhagem dele que é uma linhagem monárquica e esse ponto para nós ele é fulcral por quê porque em mateus já desde o início no primeiro capítulo que traz a genealogia de jesus nós temos a referência de que jesus é da
linhagem do rei davi portanto da tribo de judá e portanto alguém que tem a prerrogativa para reinar o e portanto aqui o título filho de deus é uma designação do rei leão a designação do messias do cristo ungido em poucas pessoas sabem disso tá isso é muito importante se você voltar por exemplo lá no salmo número dois no versículo 7 trata-se de um salmo que era cantado no ritual do derramamento do óleo sobre a cabeça do rei no ritual da unção e lá é dito com todas as letras que e o rei é filho de
deus lá está escrito assim no versículo 7 do capítulo 2 de sal proclamarei o decreto do senhor ele me disse tu és meu filho eu hoje te gerei aliás gente diga-se de passagem é essa expressão que vai aparecer lá no batismo de jesus o batismo de jesus portanto é um são dada diretamente pelo pai e a jesus é o que confirma você é o rei você é o messias você é ungido você é o cristo e esse daqui é muito importante pessoal oi e aí lá no salmo 89 no versículo 27 nós também temos esta
referência de que o rei é o filho de deus porque trata-se de um salmo messiânico este onde é dito falei por isso meu primogênito olha aí o mais elevado entre os reis da terra então o termo filho de deus designa justamente o rei então quando nós chamamos jesus e filho de deus é isso que nós estamos querendo dizer pessoal bom então dizer filho do homem o filho de deus o cristo messias ungido é igual a dizer rei e olha que dado interessante nós precisamos muito entender isso agora esta concepção de chamar o rei de filho
de deus era algo comum no antigo oriente próximo os reis eram chamados assim era comum agora um outro detalhe interessante é que existem algumas interpretações no judaísmo do primeiro século o tanto antes de cristo quanto depois de cristo o que justamente falavam a respeito desse messias que viria enquanto o filho de deus e aí nós temos um florilégio o presente dentro dos manuscritos e com hum foi encontrado na caverna número 4 no qual a comunidade de qumran à comunidade dos essênios faz um comentário ao segundo samuel capítulo 7 que é justamente o momento em que
deus firmou uma aliança com davi e a sua casa por toda eternidade e lá eles vão falar justamente a respeito dessa questão do rei como o filho de deus não era algo comum na é o pedro é boca tudo isso na sua confissão de fé oi e aí no versículo 17 jesus então fala a ele assim bem-aventurado és tu hora gente aqui algo maravilhoso esse bem aventurado aqui é a expressão maccari ó em grego e marcari ó aparece nas bem-aventuranças no sermão da montanha que jesus faz lá a partir do capítulo 5 versículo 1 do
evangelho de mateus oi e aí é um dado muito interessante jesus está dizendo pedro é um bem-aventurado pedro é um feliz e nesse sentido oi e aí nós temos dito assim bem-aventurado és tu simão filho de jonas em interessante que no texto grego aparece assim simon bariona o bariona em aramaico bar significa filho iona jonas tão filho de jonas algumas bíblias colocam bar jonas aportuguesando tá bom oi e aí o texto continua por que não foi casa e um sangue que te revelaram isso e o que que significa gente carne sangue é só uma expressão
típica judaica para dizer ser humano então não foi ser humano que te revelou isso e aí jesus continua e sim o meu pai que está nos céus é muito interessante que nos textos do judaísmo da época sobretudo textos apocalípticos extra bíblicos e também naquilo que nós conhecemos como conjunto dos manuscritos do mar morto de qumran dos acenos e a gente tem lá justamente que e havia a possibilidade de alguém receber esta iluminação divina uma uma iluminação que revelava a verdade mais profunda e essa linguagem que está sendo empregada aqui tá bom então quem revela pedro
é o próprio deus e aí nós temos algo maravilhoso o texto continua seguindo para o versículo 18 diz assim e também eu te digo que tu és pedro oi aqui é uma construção na língua grega muitíssimo interessante pessoal em grego é sim com agoda é só ir legal notice em petros vamos entender o que que esse cagou aqui não é parece uma palavra feia né em português mas é a junção da conjunção cair que significa e e com o pronome pessoal o ego significa eu então é a fusão desses dois elementos só que aí que
vem o detalhe trata-se aqui de uma de uma fusão que é uma partícula sem a gente chama enfática ah e por quê que é uma partícula enfática por que que a cidade peso ao que está sendo dito e aí eu vou te explicar uma coisa interessante na língua grega quando queria se dar peso alguma coisa e geralmente se usava o pronome pessoal juntamente com o verbo e por quê porque no grego o nilo pronome pessoal no caso aqui eu com o verbo não é comum e por quê porque o verbo na língua grega ele já
contém na sua terminação na sua desinência e a pessoa verbal bom então quando eu quero dizer eu digo em grego é uma palavra só llegó e onde eu quero enfatizar eu digo é mó legal ó e aqui está correndo aqui bom então jesus está dando em fazer ao que ele está falando ele não está de brincadeira e esse daqui é muito importante então ele disse e eu e eu te digo tu és pedro oi e o tempo pedro petros em grego deriva do termo petra que significa pedra a um jogo aqui esse é um jogo
tá bom olá neste caso aqui jesus está falando a respeito e dessa dessa pedra agora que ele vai trazer quem é essa pedra possivelmente é pedro alguns interpretam como sendo jesus e agora mesmo sendo jesus e não está descartada que autoridade conferida pedro ah tá claro esse ponto é muito importante até porque o texto vai continuar dizendo que o pedro recebe as chaves do reino dos céus quer dizer a autoridade está sobre ele e neste sentido o texto empates assim uma liderança o que é colocada nas mãos de pedro e pedro vai ser o representante
da comunidade cristã tá bom então esse dado é muito interessante pessoal agora o que que está em jogo aqui o texto diz e soubesse da pedra edificarei a minha igreja eu acredito de fato que esta pedra que aqui aparece é de verdade pedro e por que razão por que a gente precisa entender que há uma alusão aqui feita o montigo testamento ao antigo testamento ou melhor em isaías capítulo 51 versículos de 1 a 2 tá escrito assim ó a ouvir em vós os que procurais a justiça os que buscai os que buscais o senhor olhar
e para rocha de que fostes cortados e para caverna do poço de que poço escavado quem é e essa pedra aqui na profecia de isaías vem então versículo dois para explicar olhar para abraão vosso pai e para sara que você deu à luz porque era ele único quando eu chamei o abençoei eo multipliquei a que portanto um processo de intertextualidade é uma palavra que evoca idéia no antigo testamento de que o pai do povo é abraão ele é entendido como rocha olha que dado interessante pedro aqui vai ser entendido como essa pedra essa rocha a
partir do qual será gerado um novo povo de deus e é muito interessante isso tá muito interessante e aí pessoal quando nós portanto olhamos para esse processo de intertextualidade a gente vai encontrar justamente essa referência então parece que nesse sentido jesus está constituindo o pedro como uma espécie de novo abraão aqui tá bom que dá início a igreja que é o novo israel de deus em cristo oi e aí jesus continua e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela bom você já entendeu o que estão as portas do inferno pelo menos no aspecto jesus
estava diante dessas portas bom e é muito interessante perceber que nesse sentido o que jesus está querendo dizer é que absolutamente nenhuma divindade tem poder a mais maior do que ele e outra coisa ao garantir que as portas do inferno nunca prevalecerão contra a igreja novo povo de deus em jesus está dizendo que o império romano não prevalecerá contra a igreja esse é o sentido aqui das portas no interna uma das portas do hades que é uma expressão que vai aparecer no antigo testamento lá no livro de jó por exemplo no capítulo 38 versículo 17
vai aparecer essa expressão e em isaías capítulo 38 e no versículo 10 essa expressão vai justamente aparecer tá então é muito interessante perceber isso portas do inferno vão designar nesse caso o culto aos outros deuses as outras divindades do império romano e também nesta dimensão mais ampliada claro toda a questão não é do adversário etc satan e assim por diante ou seja a igreja nunca será derrotado oi e aí então jesus confere autoridade ainda mais aqui a pessoa de pedro como este novo abraão e as chaves serão dadas a ele as chaves do reino dos
céus é muito interessante que no antigo testamento também essa expressão vai aparecer tá bom vai aparecer e ela é a representação clara da autoridade dada por deus da autoridade e por exemplo lá em isaías no capítulo 22 deixa eu pegar aqui porque é muito interessante nós temos assim ó porei sobre o seu ombro a chave da casa de davi ele abrirá em ninguém fechará fechará e ninguém abrir a pessoal olha isso e essa é basicamente uma uma palavra que é repetida por jesus ao falar com pedro nesse sentido o que está sendo dito é justamente
que pelo vai ter esta autoridade tá bom aí o texto continua trazendo para nós o outro dado interessante a expressão o que ligares na terra será ligado no céu bom e o que desligares na terra será desligado nos céus é uma expressão que vai justamente também aparecer mais à frente lá no capítulo 18 do evangelho de marcos quando jesus está fazendo um sermão para toda a comunidade e ele fala da questão da reconciliação a comunidade tem o poder de ligar e desligar nesse sentido portanto pedro é a representação justamente dessa autoridade que coisa mais linda
isso gente que coisa mais maravilhosa bom jesus da garantia é e garantias de que a igreja prevalecerá até o fim e que nada poderá suplantar a derrotá-la acabar com ela e dá garantias o que a liderança desta igreja movida pelo espírito e não por carne nem sangue e é capaz de conduzir portanto o novo povo de deus e para a vivência profunda desse reino que coisa mais linda isso nos leva justamente não é a termos maior respeito por aqueles que são investidos com autoridade dada diretamente por deus para guiar o rebanho do senhor é isso
não significa cegueira alienação significa unidade oi e aí é muito bonito perceber isso a jesus sim e ele efetiva o plano de deus de formar igreja a igreja é a reunião justamente de todos aqueles o que foram remidos pelo sangue do cordeiro e aceitaram o chamado de viver e a missão de propagar o reino dos céus e só pensa em tudo isso deus te abençoe estamos juntos e seguimos cada dia aqui com mais estudos bíblicos para vocês valeu deus abençoe tchau
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