A TIRANIA DA RAZÃO EM MACHADO DE ASSIS - O ALIENISTA | Insight BP

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[Música] na Grécia antiga contava-se a fábula do leito de procusto procusto vivia na serra de eleuses e em sua casa tinha uma cama de ferro com o seu tamanho exato quando recebia os Viajantes que passavam pela região convidava todos a se deitarem em seu leito se os hóspedes fossem muito altos ele amputa o excesso de comprimento para ajustá-los à cama se fossem muito baixos eram esticados até atingirem o comprimento necessário como ningém quente o tamanho exato da cama Ninguém sobrevivia ao leito de procusto essa história nos faz refletir sobre a tentativa de padronização da humanidade
sempre fracassada sobre o normal e o anormal no século X o grande escritor brasileiro Machado de Assis publicou a novela O Alienista que tem como personagem Central um médico psiquiatra o Dr Simão Bacamarte nosso ilustre protagonista estudar em Portugal e na Itália onde tornara-se um grande mestre da razão e da ciência aos 34 anos regressa ao Brasil para a pequena cidade de Itaguaí e decide fundar o primeiro Manicômio da região seu desejo é se dedicar ao que chamou de a mais nobre tarefa que um médico pode escolher cuidar da mente humana e resolver o problema
da loucura delimitando definitivamente as fronteiras da razão o texto Originalmente foi publicado no jornal carioca a estação Capítulo a Capítulo ao longo de várias edições entre outubro de 1881 e março de 1882 depois tornou-se parte da coletânia de contos papéis avulsos editada no mesmo ano naquele contexto Poucos Anos Antes da Proclamação da República do Brasil prevalecia nas elites o pensamento Iluminista de que a razão era resposta para todos os problemas da humanidade mas Machado pôs em cheque essa verdade na [Música] obra Me acompanhe nessa investigação e vamos juntos [Música] entender Afinal o que podemos aprender
com a obra O Alienista [Música] [Música] a filosofia há muito tempo discute os limites da Razão Humana o que está realmente sob Nossas escolhas e o quanto Somos Livres como as influências à nossa volta nos afetam Agimos apenas conforme a nossa consciência Será que somos de fato Racionais nos anos 1970 o psicólogo polonês Solomon Ash realizou uma série de experimentos na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos que revelaram muito sobre nosso comportamento em sociedade Ash era Doutor em psicologia e foi considerado um dos Pioneiros da psicologia social com seu trabalho sobre a influência que o
coletivo exerce sobre as nossas escolhas individuais o experimento basicamente consistia em formar um grupo de aproximadamente oito estudantes mas todos eles com exceção de apenas um eram cúmplices do pesquisador e já faziam parte do exper sendo previamente orientados em um papel impresso algumas linhas eram mostradas a todos eles e o pesquisador pedia que cada um indicasse Qual linha era a maior a resposta correta era muito Evidente já que os tamanhos das Linhas eram visivelmente diferentes mas os cúmplices começavam um a um a dar a resposta errada indicando a linha que era incontestavelmente menor como se
fosse a opção correta após uma sequência de respostas erradas serem repetidas como corretas chegava a vez da única pessoa que estava fora do combinado responder e para a surpresa do Dr ash em muitas ocasiões a influência das respostas anteriores fazia com que o sujeito que estava sendo avaliado também optasse pela resposta obviamente errada ele sentia a pressão do grupo que falou anteriormente e ia contra sua própria lógica para dar uma resposta igual a da maioria após vários testes a chegou ao seguinte resultado em 37% dos casos os participantes acompanhavam os erros do grupo o psicólogo
então introduziu uma variação no teste para complementar o estudo a mudança foi inserir um novo participante que também fazia parte do experimento para discordar dos anteriores e tentar romper o ciclo de respostas erradas e o resultado foi impressionante simplesmente por haver alguém indo contra o Consenso o número de participantes que escolhiam a opção errada por indução do grupo caiu drasticamente de 37% para 5% era como se ganhassem confiança para ir contra a maioria agora que estavam respaldados pela opinião de mais [Música] alguém a definição de loucura insensatez insanidade acompanha o espírito do tempo você deve
se lembrar que até Poucos Anos Atrás ir o psicólogo ou ao psiquiatra não era algo bem visto pelo senso comum hoje o uso de Terapias como recurso para melhorar a vida pessoal e profissional transformou a procura por ajuda psicológica em algo comum e recomendável mas ao longo da história a sanidade mental teve um peso muito diferente desse por exemplo Houve um tempo em que uma pessoa com problemas mentais poderia ser vista como alguém possuído por forças demoníacas essa relação direta entre a insanidade e o Sobrenatural começou a mudar no século X quando o inchaço dos
meios urbanos e o grande número de marginalizados caminhando pelas ruas loucos mendigos doentes órfãos fez com que as monarquias europeias percebessem que a loucura era também um problema social de estado e não apenas o Infortúnio a ser tratado pela caridade das instituições religiosas ou simplesmente pelo abandono o ano de 1656 marca a fundação do Hospital Geral de Paris reunindo diversas instituições sob a administração do estado para abrigar os excluídos em seguida a monarquia francesa emite um decreto determinando a existência de hospitais Gerais em todas as grandes cidades movimento repercutiu em toda a Europa e hospitais
semelhantes foram criados na Espanha na Itália na Alemanha Holanda e Inglaterra cresceram as práticas de internação mas ainda associadas a maus tratos e agressões simbolizados pelas correntes e pelo tratamento semelhante às prisões no século XVII com iluminismo a imagem do louco começa a ser dissociada de qualquer relação Sobrenatural ou metafísica e cresce a ideia da loucura como um problema da Razão da insanidade como algo que poderia ser tratado e controlado surge então a figura do Alienista um médico especializado no problema da alienação mental o médico philipe Pinel torna-se o protagonista da criação desse novo modelo
de tratamento da loucura e os hospitais Gerais no período revolucionário na França se transformam em lugares administrados pelo pensamento científico para exercer um tratamento racional aos loucos e não simplesmente para isolá-los nasce a esperança da cura Pinel acreditando que em todos os loucos havia um resto de razão inaugura um método mais humanista cria um sistema de investigação e catalogação da loucura reforma a arquitetura dos hospitais e inaugura o Manicômio moderno ao retirar do ambiente todos os outros excluídos que não fossem de fato doentes mentais deixa também os pacientes mais livres e substitui as correntes pela
camisa de força cria o tratamento moral baseado na ideia de que a cura viria mais da correção das faculdades mentais e intelectuais dos sentimentos e paixões e menos das intervenções físicas tudo deveria ser feito com o objetivo de despertar o resto de razão oculto na mente dos alienados a influência de pinu repercute por todo o século XIX e É nesse contexto no final do século X que se passa a nossa história o Dr Simão Bacamarte de Machado de Assis assim como o médico francês Felipe Pinel quer resgatar a razão na mente dos alienados no conto
O Alienista nosso ilustre médico após regressar ao Brasil e casar-se com uma viúva da cidade a dona evarista da Costa e Mascarenhas mergulhou inteiramente no estudo e na prática da Medicina Foi então que lhe chamou especialmente a atenção o Recanto psíquico o exame de Patologia cerebral não havia no reino inteiro uma só autoridade em semelhante matéria era quase inexplorada Simão Bacamarte compreendeu que a ciência Lusitana e particularmente brasileira podia cobrir-se de glórias a saúde da Alma bradou ele é a ocupação mais digna do médico ele decidiu criar o primeiro asilo de loucos da região chamado
de casa verde um grande Edifício na rua mais bela da cidade na fachada colocou a seguinte frase veneráveis são os doidos Deus lhes tira o juízo para que não peque ele tinha lido essa frase no Corão do islamismo Mas para não desagradar o Bispo da cidade mentiu que era do Papa a inauguração foi uma festa cheia de pompa que durou uma semana nosso médico poderia enfim realizar seus estudos e se tornar uma verdadeira autoridade no assunto da loucura talvez a única em todo o reino português o doutor tinha o respeito dos vereadores e do Povo
de Itaguaí era um vulto superior comentavam uma presença honrada para a pequena cidade até mesmo Padre ia conversar com O Alienista os dias passavam e chegavam loucos de todas as partes de forma incansável O Alienista só pensava em estudar e classificar cuidadosamente todos os casos e entender os diversos Graus dos dementes seu coração estava tomado pela missão de estudar profundamente a loucura e descobrir enfim a causa do fenômeno e o seu remédio Universal passados qu meses a casa verde era uma povoação não bastaram os primeiros cubículos mandou-se anexar uma galeria de mais 37 o padre
lopes confessou que não imaginava a existência de tantos doidos no mundo e menos ainda o inexplicável de alguns casos E na verdade a paciência do Alienista era ainda mais extraordinária do que todas as manias hospedadas na Casa Verde ele começou uma vasta classificação dos enfermos e a cada dia not uma observação nova uma descoberta interessante um fenômeno extraordinário ao mesmo tempo investigava o melhor regime alimentar as substâncias medicamentosas os meios curativos e os meios paliativos ele mesmos descobria a força de sagacidade e paciência o Dr Simão Bacamarte estudava por todos os lados uma certa ideia
arrojada própria a alargar as bases da Psicologia como cientista que era criou logo uma nova teoria decidiu demarcar definitivamente os limites da razão e da loucura disse a loucura objeto dos meus estudos era até agora uma ilha perdida no oceano da Razão começo a suspeitar que é um continente e conclui o qu a razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades da mente fora daí insânia insânia e somente insânia Itaguaí e o universo estavam à beira de uma revolução com a nova teoria nosso Doutor começou a analisar alguns comportamentos estranhos na população de Itaguaí
como o caso do Sr Costa um cidadão muito querido da cidade Costa havia recebido uma grande herança do Rei Como dizia no Testamento o suficiente para viver até o fim do mundo mas por ser muito caridoso fez empréstimos sem juros a todos que pediram e nunca cobrava o pagamento em 5 anos tornou-se miserável foi internado na casa Verde porque na visão do nosso Doutor não podia estar no perfeito equilíbrio das faculdades mentais era muito estranho o excesso de compaixão do Senor Costa muita gente correu à casa verde e achou o pobre Costa tranquilo um pouco
espantado falando com muita clareza e perguntando por que motivo o tinham levado para lá alguns foram questionar o dout alista o Dr bacam no entanto respondeu Que ciência é ciência e que ele não podia deixar na rua um alienado outro caso curioso foi o de Mateus que enriqueceu com a fabricação de albardas selas de couro usadas em cavalos para o transporte de pessoas ou de mercadorias o albardeiro sempre teve o sonho de uma casa magnífica com Jardim pomposo e mobília Rara e quando enfim conseguiu ficava o tempo todo contemplando a casa nova a primeira de
Itaguaí mais grandiosa do que a casa verde mais nobre que a câmara dos vereadores da cidade de manhã era costume de Mateus ficar longas horas no meio do Jardim admirando a própria casa até que vinham chamá-lo para almoçar o doutor soube do caso e começou a estudá-lo não passou um dia foi recolhido a casa verde na semana seguinte mais de 20 pessoas também foram recolhidas alguns tinham sinais estranhos de excesso de vaidade alguns de superstição outros tinham por hábito cortesia demais interessante a mente científica de Simão Bacamarte analisou em outra situação um jovem orador que
se destacava em Itaguaí Martim Brito de 25 anos o rapaz foi convidado para falar em uma cerimônia na casa verde em um jantar especial de boas-vindas realizado para a esposa do próprio Doutor a dona evarista que voltava de uma viagem ao Rio de Janeiro ao declamar seu discurso épico Martim se fez poeta e disse Deus quis vencer a Deus e criou Don evarista o jovem foi internado sua falta de lógica era um sinal estranho poético demais devia ter alguma lesão cerebral afirmou o nosso médico o povo começou a se revoltar ninguém questionava a sabedoria do
homem mais ilustre da cidade mas era ciência demais para o povo de a situação Chegou a um ponto inacreditável e a nova teoria do grande Doutor fez com que 80% da população fosse internada para tratamento uma revolução começou e o povo que restou na cidade se armou para destruir o Manicômio na Câmara dos Vereadores uma angústia pairava no ar perante a rebelião alguns chamaram a casa verde de Bastilha da razão humana e o doutor de tirano e déspota E no momento de inspira surgiu a grande questão se tantos homens são reclusos por dementes quem nos
afirma que o verdadeiro alienado não é O [Música] Alienista as referências À Revolução Francesa estão bem presentes no conto de Machado de Assis um personagem por exemplo é citado como um intruso eivado das más doutrinas francesas e contrário aos sacrossantos interesses de Sua Majestade e no final da história quando quando há uma revolta popular pelo fim da casa verde é citado diretamente que aqueles que se revoltavam dada a diferença de Paris a Itaguaí podiam ser comparados aos que tomaram a Bastilha como avalia o escritor Roberto Gomes O Alienista é uma ficção centrada nos Delírios de
Simão Bacamarte médico psiquiatra nela estão referidas as pretensões e impasses das concepções científicas do século XIX em particular do positivismo que tem vínculos profundos com o nascimento das ciências humanas de um lado a sede de explicação rigorosa de seu objeto no caso a loucura e de outro o direito que se arroga de dizer a verdade a respeito da loucura e do louco e de agir sobre ele com plenos e legítimos direitos a própria Revolução Francesa aliás é um bom exemplo de uma teoria muito bonita no papel mas que na prática teve resultados bem questionáveis e
até trágicos como surgimento daquele que se tornou o próprio símbolo da revolução a guilhotina a princípio A ideia era boa na França no final do século XV vigorava uma grave distinção na execução penal dos crimes os membros da nobreza desfrutavam de privilégios que não se estendiam à outras parcelas da população até na hora da morte Um nobre poderia escolher entre a morte pela espada ou pelo Machado já um cidadão comum poderia morrer enforcado ou ser esquartejado dependendo do crime cometido Nesse contexto o médico e político francês Joseph n guthan defendeu o uso de um dispositivo
mecânico para realizar as execuções de penas de morte a ideia de guiot como membro da Assembleia era descobrir uma forma rápida indolor e indireta de realizar execução sem que O Executor da ordem tivesse que sujar suas mãos de sangue a introdução legal da guilhotina visava justamente cumprir os anseios por igualdade que inspiravam os revolucionários franceses nesse caso o direito de morrer de forma igual no ano de 1792 a guilhotina nome dado em homenagem ao médico tornou-se um instrumento oficial no cumprimento da pena de morte mas o que inicialmente seria mais uma conquista pela igualdade acabou
se transformando em um banho de sangue com a radicalização do processo revolucionário francês a execução pela guilhotina acabou sendo vulgarizada de modo assustador a partir de 1793 aproximadamente 50 guilhotinas começaram a funcionar ao longo de 6 horas diárias no total estima-se que mais de 40.000 pessoas tenham sido executadas durante a revolução Emily durkeim o pai fundador da sociologia moderna escreveu muito sobre a sociedade e as regras que a regem e criou uma grande metáfora para explicar a complexidade das relações humanas a imagem de um tecido social esse tecido é mais ou menos forte de acordo
com a costura que liga os pontos ou seja de acordo com a tensão que há entre os fios o bom funcionamento das normas e o bom convívio nas relações sociais representa a boa qualidade das posturas do tecido e portanto da sua normalidade quando as normas sociais deixam de ser seguidas e obedecidas quando as relações humanas tornam-se frágeis e inconciliáveis temos como consequência o esgarçamento do tecido social chamado de anomia a sensação de ausência de normas e cada um de nós então deixa de perceber a relevância das regras e passamos a contrariá-las agindo simplesmente pela nossa
própria vontade sem referências Morais culturais e sociais as regras perdem importância gerando grandes crises e consequências incalculáveis como no experimento conhecido como Utopia dos Ratos um artigo publicado em 1962 na revista scientifica American chocou o mundo o psicólogo e biólogo John B calon chamou de ralo comportamental uma série de experimentos que realizou por mais de 15 anos com ratos e camundongos no Instituto Nacional de saúde mental tudo começou em 1947 quando calon analisando o aumento vertiginoso na densidade demográfica dos Estados Unidos decidiu dar início a um experimento comportamental com ratos para testar possíveis efeitos de
uma superpopulação o primeiro experimento começou em uma fazenda em Maryland o biólogo construiu um cercado chamado de a cidade dos Ratos com aproximadamente 1000 M qu e capacidade para abrigar até 5000 ratos ali adicionou cinco ratazanas grávidas e deu início à sua observação em dois anos a população de ratos nunca ultrapassou o número de 200 mesmo com espaço suficiente para muito mais entrigado calon refez o experimento e obteve o mesmo resultado sem tentou novamente o estudo por mais 24 vezes o biólogo então decidiu refazer o experimento pela 205ª vez mas com uma grande diferença os
redores estariam em um ambiente controlado esterilizado livre de predadores com pouca margem para doenças com água comida temperatura constante equipados com 256 abrigos e 16 canaletas o abrigaria uma população máxima de 2200 animais com extremo conforto o projeto foi chamado pelo próprio cientista de Utopia dos Ratos o experimento começou com quatro pares de camundongos saudáveis soltos para dar início à Nova sociedade 315 dias depois a Utopia havia se tornado um inferno com uma população de 620 ratos calon registrou de grandes distúrbios comportamentos muito agressivos por parte de alguns machos ataques gratuitos aos demais estupros e
mesmo com comida para todos episódios de canibalização as fêmeas se tornaram violentas com os próprios filhotes e algumas chegaram a abandonar as ninhadas em 560 dias de experiência com o colapso dos papéis sociais e aglomeração excessiva a taxa de mortalidade chegou a 100% e calon decretou que a colônia entrava na fase de morte o projeto 25 se encaminhava para sua extinção quando seu estudo foi publicado em 1962 o cientista afirmou que o estresse a ansiedade tensão e instinto de sobrevivência consequentes da superpopulação em estado de conforto material foram as causas dos graves desvios no desenvolvimento
da sociedade dos Ratos para a Psicologia clínica A questão não é tanto se o comportamento é anormal mas sim se ele é desajustado provocando angústia e distúrbios sociais explica Adrian fham professor de Psicologia escritor e membro da sociedade Britânica de Psicologia ao fim do conto de Machado de Assis nosso ilustre Doutor faz um ofício à Câmara expondo suas conclusões abre aspas primeiro que verificara das estatísticas da vila e da casa verde que 45 da população estavam aposentados naquele estabelecimento segundo que esta deslocação de população levara a examinar os fundamentos da sua teoria das moléstias cerebrais
teoria que excluía do domínio da Razão todos os casos em que o equilíbrio das faculdades mentais não foi perfeito e absoluto terceiro que desse exame do fato estatístico resultara para ele a convicção de que a verdadeira Doutrina Não era aquela mas a oposta e portanto que se devia admitir como normal e exemplar o desequilíbrio das faculdades mentais e como hipóteses patológicas todos os casos em que aquele equilíbrio fosse ininterrupto quarto que à vista disso declarava a câmara que ia dar liberdade aos reclusos da casa verde e agasalhar nela as pessoas que se achasse Nas condições
agora expostas quinto que tratando de descobrir a verdade científica não se pouparia os esforços de toda a natureza esperando da câmara igual dedicação O Alienista revisa sua teoria e chega à conclusão de que a verdade só poderia estar no oposto dela o louco então seria aquele que estivesse no perfeito equilíbrio das faculdades mentais ou seja ele mesmo triste fim do Dr Simão Bacamarte que por sua convicção na ciência e sua verdadeira dedicação a ela acabou por trancar-se sozinho na casa verde para o estudo e a cura de si mesmo dizem os cronistas que ele morreu
dali a 17 meses alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco além dele em Itaguaí Mas esta opinião fundada apenas em um boato que correu desde que O Alienista isolou-se não tem outra prova senão boato duvidoso seja como for efetuou-se o enterro do Brilhante médico com muita pompa e rara [Música] solenidade modelo da Brasil paralelo para de pé porque as pessoas assistem os nossos conteúdos e TM vontade de assistir mais existe uma parte importante doss nossos conteúdos que é Educacional né existem também os filmes todos que nós temos em nosso catálogo nosso
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