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Video Transcript:
muito boa noite meus caros sejam bem-vindos a nossa conversa desta sexta-feira hoje dia 25 de outubro a igreja celebra Santo Antônio de Santana Galvão Frei Galvão o nosso primeiro Santo brasileiro aqui para quem está nos acompanhando nessa noite e que porventura não tenham ainda assistido a aula sobre Frei Galvão aqui no canal existe uma playlist com algumas lives algumas aulas sobre os santos brasileiros e lá vocês encontram conteúdo sobre Frei Galvão Então quem quiser meditar um pouquinho no dia de hoje ou amanhã a respeito da vida desse Grande Santo brasileiro pode encontrar um conteúdo aqui
né no canal Rafael tem lá bonitinho lá né sobre Frei Galvão esse conteúdo Tá bom então que possamos nessa noite desenvolver aqui um pouquinho esse tema Qual é o tema da noite a teologia da libertação e os seus impactos sobre a igreja na América Latina né Vamos falar eh diretamente sobre isso né para quem está chegando se você não me conhece não conhece o canal eu sou o professor Rafael Tonon sou professor de história de Filosofia e toda sexta-feira às 21 horas nós temos alguma conversa aqui a respeito de fé a respeito da história geral
história do Brasil história da igreja enfim temas que sejam do nosso interesse que sirvam ao nosso crescimento e hoje vamos falar da teologia da libertação muito bem então pedindo a Deus que nos abençoe nessa noite nessa nossa conversa vamos fazer aqui uma breve oração e já entramos no nosso tema em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora
de nossa morte amém que o senhor todo poderoso nos abençoe nos livre de todo mal e nos guarde hoje e sempre Santo antnio Santana Galvão rogai por nós Nossa Senhora Aparecida rainha Padroeira do Brasil rogai por nós Senhor nos guarde abençoe em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém muito bem meus caros aproveito aqui para acolher quem já tá por aqui né vejo aqui alguns nomes já por aqui né que estão chegando aqui a Letícia o luí Fernando que também já está por aí né Ana Maria também está aqui a Sandra também
vamos ver quem mais a Silvia Muniz a maril Aparecida lá deje Santa Catarina muito bem A Cristina também já está por aí aciv seja muito bem-vinda o Fábio vergal isso aí n meu Fábio é meu vizinho aqui né de cidade muito bem o Marcelo Augusto de Carvalho o padre Diego Bal sua bênção Padre muito boa noite o Francisco de Assis dos Santos tá por aí muito bem e todos os outros aí que estão chegando e aqueles que ainda entrarão aqui né nessa conversa Taciana também tá por aqui a Cristi ferr també isso AES també a
apareceu aqui ah tá aí agora apareceu né quem mais André Mendonça muito bem né sejam todos aí muito bem-vindos nesta noite lá no comecinho hoje assim que né eu coloquei aqui a a Live no ar eu coloquei para vocês aqui uma referência que eu vou até isso vai entrar aí na tela para vocês é a referência de um livro que vai servir vi de base paraa nossa conversa esta noite O livro é esse aqui ó Opa deixa eu mostrar de cá né para a câmera que aí aparece melhor a crise da Igreja Católica e a
teologia da libertação do Frei clodovis Maria bof né Frei clodovis bof foi aqui no Brasil um dos grandes nomes da teologia da libertação nos anos 70 e 80 E ainda nos anos 80 muito forte mas nos anos 2000 o fre clodovis bof reviu a sua posição e passou a fazer uma análise crítica daquilo que ele mesmo havia defendido durante anos e essa análise crítica partiu muito da análise dos frutos Então ele era um grande defensor da teologia da libertação e de repente ele começou a olhar para os frutos Quais são os frutos que a teologia
da libertação eh deram né Por onde ele passou como padre e na hora que ele começou a colocar isso na balança ele começou a perceber que os frutos eh quando existiam eram deficitários e na maioria das ocasiões o que que acabou acontecendo onde ele tentou implantar a teologia del libertação ele percebeu a conclusão que ele chegou é que ele eh tentou falar de uma revolução social usando o evangelho como pano de fundo e o que ele fez foi falar deste mundo e não falar como deveria falar de Deus da vida eterna e por consequência natural
as pessoas começaram a a procurar quem falava então em muitos lugares onde a teologia da libertação entrou a teologia da libertação fez um grande trabalho que foi entregar de bandeja muitas e muitas almas para diversas seitas sobretudo as Seitas eh neopentecostais protestantes por quê estas seitas bem ou mal também de maneira deficitária e e incorreta mas bem ou mal ainda falavam de vida eterna ainda falavam de Jesus enquanto em Muitas igrejas católicas só se falava de política e revolução social Então isso é um balanço não sou eu que estou dizendo Frei clodovis bof fez esse
balanço muitas das Comunidades onde ele atuou como padre o fruto mais concreto ess o esvaziamento das paróquias e comunidades E essas pessoas que saíam dessas paróquias iam para as igrejas evangélicas e aqueles que ficavam perdiam a fé e aí as igrejas viravam uma ONG e perdiam totalmente a sua finalidade que é imanente acontece nesse mundo mas é transcendente então aqui está o problema então por isso eu recomendo vivamente esta obra aqui ó para vocês a crise da igreja católica a teologia da libertação né quem escreveu a obra foi o frei clodovis Maria bof e quem
organizou esta obra e acrescentou alguns textos algumas análises e fez a apresentação da obra foi o Padre Leandro razeira atualmente do clero da Diocese de Piracicaba né aqui do lado né o Padre Leandro razeira eu não o conheço pessoalmente mas tive eh a oportunidade de conversar com ele de trocar eh alguma ideia com ele e enfim tem um trabalho aqui Impecável de análise uma análise Serena né é importante dizer isso é uma análise Serena dos fatos ligados à teologia da libertação Então o meu objetivo hoje aqui é justamente esse vamos falar primeiramente do contexto da
teologia da libertação a época em que ela surgiu alguns dados históricos básicos né A minha intenção aqui nem de longe é me aprofundar num tema tão complexo em uma hora de Live mas de ser aqui um começo de conversa n e e e aí então eu vou fazer primeiro esse apanhado histórico depois nós vamos olhar para o que é a teologia da libertação vamos olhar para aquilo que ela causou de Impacto eh na igreja na América Latina sobretudo e vamos falar um pouquinho das perspectivas hoje em dia e aí para isso eu vou lançar mão
aqui do que o frei clodovis diz aqui no seu livro certo então esta é a ideia da noite e vocês viram Aí eu deixei o link aqui ó né para vocês esse é o link da minha livraria esse livro aqui eh do Frei clodovis bof está lá na livraria Rafael Tonon na descrição desse vídeo você consegue tocar lá e clicar entrar na livraria Depois dessa Live ou agora mesmo durante a Live se você clicar aqui nesse comentário é o primeiro comentário tá lá em cima no chat se você clicar você já cai na página eh
da minha livraria e consegue adquirir o livro o livro eh Salv engano aqui da minha parte ele tá a r 37 E aí tem mais o frete aí da sua região mas é um livro assim fundamental né todo católico que quer entender e o caminhar da igreja no Brasil hoje em dia tem que ler essa obra aqui para ter um Panorama geral mas hoje a gente vai fazer aqui uma uma introdução muito bem então quando vamos falar aqui da Teologia da liberta para Além da Paixão né pessoal no sentido assim dizer isso aí está errado
e e tudo mais e e já partir pra condenação ou como muitos fazem partir para uma defesa cega o melhor a se fazer o quê buscar o contexto histórico é por isso que a história traz um equilíbrio as coisas quando nós olhamos o contexto nós conseguimos analisar melhor nós conseguimos tomar distância analisar melhor racionalmente pensando com a cabeça e não com o fígado porque aqueles que defendem a teologia da libertação eh São extremamente intolerantes com qualquer crítica e vejam bem isso aqui eu falo não porque alguém me disse ah Rafael mas quem é você para
dizer eu sou um ex-seminarista que estudou num seminário cuja formação vinha daí aí da teologia da libertação Então não é uma coisa que alguém me contou ou algo que eu li nos livros eu vivi e a experiência quando nós temos a experiência isso é uma coisa que ninguém nos tira né a experiência ela nos dá autoridade para falar daqui porque é concreto ninguém tira isso da gente uma coisa é você discutir ideias etéreas né que estão lá no mundo das ideias nos livros outra coisa é você falar de experiência e aqui eu falo com a
experiência então tem muitos que são Defensores da teologia da libertação e que ficam cegos a qualquer crítica como se esta fosse a única teologia possível e todo o resto está errado deve ser recusado deve ser abafado deve ser então é interessante né Por exemplo eu tive na na minha formação dentro do do seminário formadores reitores de seminário que era Defensores da da teologia da libertação e que odiavam odiavam eu e eu não estou exagerando aqui odiavam a teologia de Santo Tomás de Aquino odiavam a teologia dogmática tradicional como Se Tudo estivesse errado então é como
se a teologia tivesse surgido na igreja a partir da teologia da libertação então na cabeça desses def ores desses sacerdotes desses teólogos existe a igreja antes da Teologia da da libertação e depois da teologia da libertação então quer dizer é uma defesa passional ela não é racional E aí nós temos aqui um problema porque o sujeito ele já não pensa ele abraçou isso como um ídolo então não se trata nem propriamente de teologia porque teologia é Ciência e a ciência enquanto tal ela exige o quê estudo especulação comparação mas antes de tudo teologia por tratar
de um tema tão delicado que é Deus Deus mesmo o objeto da teologia é deus o que que a teologia estuda é a ciência que estuda Deus as coisas de Deus tudo que tem relação com Deus fazer teologia sem oração é loucura o próprio Frei clodovis bof F aqui Ness e f diversas diz assim fazer teia sem é heresia e Frei Clovis bof tem toda a razão ao dizer isso ao pensar isso é realmente a teologia feita somente com estudo com conhecimento com aplicação de e um instrumental teórico aqui ela vai desembocar em heresia entendeu
então não é possível fazer teologia sem espiritualidade sem oração sem fé então se não a teologia ela começa a ser tratada como um saber né um saber abstrato que eu vou buscando conhecer na medida em que eu aplico ali os os instrumentos corretos é o que é feito na filosofia entendeu isso se faz muito na filosofia mas na teologia nós não podemos fazer esse tipo de coisa né sem correr o risco né de cair em erro certo então isso pra gente ter uma uma ideia aqui do tamanho do problema então de um lado nós temos
eh nós temos aí os Defensores cegos da teologia da libertação e do outro lado nós temos aqueles que no afan no desejo de preservar a tradição e a integridade da teologia católica odeiam com todas as forças da teologia da libertação e ficam também igualmente cegos na hora de argumentar então nós temos que buscar aí um equilíbrio visão Prudente dasis fato a a igreja catli desde seu início desde a sua Fundação por noso Senor Jesus Cristo desde momento até hoje a igreja ela se sustenta sobre três pilares que são a tradição então para fazer teologia para
falar de Deus para falar de doutrina católica eu não posso ignorar aquilo que os santos aquilo que os padres da igreja aquilo que os primeiros autores cristãos aquilo que os documentos dis eu não posso ignorar a tradição eu não posso ignorar o magistério aquilo que os Papas ensinaram anteriormente não posso jogar fora isso aí e eu não posso ignorar a própria escritura Então eu preciso eu preciso para ter um pensamento católico para fazer teologia católica eu preciso dessas três coisas agora se eu quiser jogar uma dessas coisas foras ótimo pode até ser teologia mas não
é católica aí já é um outro tipo de teologia uma outra abordagem mas a teologia católica ela parte desse pressupostos né E aí eu não não posso jogar fora isso aí agora o que que acontece né como que esta forma de teologia essa modalidade de teologia surgiu e em que contexto ela surgiu bom vamos pensar no seguinte lá no fim do século X o que que já estava acontecendo na igreja né no mundo havia uma rente teológica chamada de novel teologia a nova teologia essa novela teologia é uma corrente que começou ali e na na
França mas ela foi se espalhando pela Europa toda e depois vai chegar aqui também na América só que é interessante aqui na América essa novela teologia ela chega bem mais fraca isso é interessante né E aqui no Brasil mais fraca ainda né aí eu vou explicar porquê então o que que é essa novela de teologia é um compilado de erros teológicos de heresias até que começam a entrar Sutilmente na igreja então um um primeiro erro que vai começar a entrar nas nos seminários eh e mesmo na mente dos teólogos católicos foi o liberalismo o liberalismo
teológico o liberalismo do pensamento o liberalismo ele é o fruto do quê daquele pensamento surgido no século XVII com movimento Iluminista É aquela ideia de que não pode haver uma autoridade seja ela Divina eclesiástica acima da autoridade e das conclusões que eu ser humano homem racional posso chegar o Iluminismo ele troue muito essa ideia de que a luz da Razão vai iluminar as trevas da ignorância e o Iluminismo era um movimento essencialmente anticlerical era contrário à hierarquia da igreja então uma ideia de que não você pode alcançar o conhecimento por você mesmo você pode fazer
isso o protestantismo bebeu também muito dessa ideia né o Lutero antes do liberalismo lá do século XVII ele já tinha falado do livre exame das sagradas escrituras então a teologia Luterana e depois a teologia das outras tradições protestantes já traziam esse elemento humano antropocêntrico o homem é a medida de todas as coisas o protestantismo é religião do homem né Por quê Porque é o homem que escolhe quem é que vai dizer eh o que tá certo o que tá errado eu não é o papa não é a igreja o Lutero dizia que na igreja dele
cada Cristão era o seu próprio papa e que o Espírito Santo iluminaria individualmente cada mente só que depois o próprio Lutero vai ver que isso aí não deu certo porque dentro da própria comunidade dele existiam eh visões divergentes o próprio Lutero por exemplo ele não era a princípio contrário ao culto das imagens mas melancon que era um teólogo companheiro de Lutero odiava a ideia da veneração às imagens então Lutero fez uma concessão por conta de melancon e passou a condenar oculto à imagens que a princípio ele não condenava então foi um jogo político de acomodações
doutrinárias por qu o critério é o homem o critério não é Autoridade Divina não é a igreja instituição Divina deixada no mundo por Nosso Senhor Jesus Cristo que vai balizar as escolhas não é mais isso entendeu agora é o homem é a escolha do homem e aí lá no século XVII essa doutrina ela foi se desenvolvendo no campo da filosofia do pensamento quando chega lá no século XVI o que que eles estão dizendo a a luz da Razão vai iluminar as trevas da ignorância e o pensamento Iluminista que depois será absorvido por duas grandes revoluções
que aconteceram no mundo a Revolução Americana que quis a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa ambos os movimentos fomentados por um grupo por uma sociedade nascida a partir desses ideais do Iluminismo que é a maçonaria a Maçonaria é a materialização na sociedade de forma organizada das ideias iluministas das ideias liberais então o que que o Iluminismo vai defender com unhas e dentes vai defender a ideia de que as duas grandes instituições que representavam autoridade na sociedade elas tinham de ser derrubadas quais eram simbolicamente essas instituições o altar e o Trono A igreja e
a monarquia então nós temos que derrubar monarquia absoluta ou seja Onde os reis tinham eh um uma autoridade máxima né e Onde os reis exerciam essa autoridade sozinhos então eles diziam não nós temos que derrubar essa barreira para que no campo político possamos fazer tudo aquilo que a maioria acha que deve ser feito então agora o critério não é mais o certo e o errado o bem e o mal o critério é o quê o critério agora é a maioria a opinião da maioria Então essa ideia do liberalismo eh ela não parte mais da realidade
mas ela cria a realidade então eu não vou defender uma coisa porque ela é naturalmente boa eu vou defender porque a maioria quer se a maioria quer o poder não vem de Deus mais essa é a concepção de sociedade que os iluministas começam a ter né então Eh o poder ele não é mais Divino o poder é humano e quem é que vai definir o certo e o errado a maoria de votos então a maioria aquilo que a maioria quiser deve ser feito só que os iluministas sabio bem disso e a maonaria também Sao bem
disso que as pessoas justamente por não possem uma igualdade de condições de Educação de Formação moral e de conhecimento né conhecimento assim né quando eu falo da educação educação na família nem todos conseguem ter essa educação nem todos conseguem ter acesso ao conhecimento e nem todos têm a formação moral para aprender a escolher eles sabiam disso e eles sabiam que seria fácil manipular aquilo que as pessoas querem então Você lança essa ideia que aparentemente é muito boa de que o poder emana do povo isso tá até na nossa Constituição o poder emana do povo poder
não vem de Deus né então não existe uma autoridade acima de nós a autoridade está em nós e democraticamente nós é que vamos estabelecer o que é a verdade a verdade ela será estabelecida por maioria de votos e não pela realidade não é mais a realidade que se impõe a nós mas somos nós que construímos a realidade nós somos artífices da realidade em parte nós podemos é claro mudar a mudar a realidade Isso é verdade ninguém nega isso que a gente pode fazer isso mas acreditar que nós podemos definir tudo controlar tudo né e e
fazer isso com pressão com com clareza é assim algo que exige uma fé muito maior do que acreditar em Deus entendeu então é interessante eles não querem admitir essa autoridade de Deus mas admitem o absurdo de que o ser humano não precisa se adequar em nada à realidade mas ele pode produzir a realidade 100% do começo ao fim acontece que isso não não acontece né o que acontece é que não acontece Esse é o problema mas vem então essa Gama de ideias e essas ideias começam a ser defendidas em livros em peças teatrais em letras
de música canções populares Pouco a Pouco essas ideias vão entrando no Imaginário das pessoas e as pessoas vão e julgando que realmente é melhor derrubar o trono se o trono não quiser se adequar a essas mudanças a essa diminuição de poder agora uma coisa É verdade também na história da humanidade Deus governa o mundo e e se tem coisas que Deus permite que deixem de existir ou que caiam é porque essas coisas não estão cumprindo a sua finalidade Então por que que as monarquias católicas começam a cair no século XVII sobretudo da Revolução Francesa paraa
frente porque certamente essas monarquias não estavam sendo tão católicas quanto deveriam Então Deus permite que ca aliás Essa é a lógica de Deus para tudo né hoje em dia muita gente olha aí para as congregações religiosas e vê a crise de vocações fala nossa a congregação tal a congregação outra não tem vocações estão acabando se estão acabando é porque não estão vivendo o seu carisma traíram o seu fundador traíram o santo fundador traíram o próprio Carisma fundacional não estão cumprindo a sua missão não estão fazendo o que deveriam fazer então Deus permite que acabe que
caia mesmo né então esses sinais de decrepitude de falência das instituições Quando Deus permite que isso aconteça na história é um sinal muito claro o que que Deus está dizendo se está acabando é porque não está cumprindo sua função e e as monarquias católicas foi o que aconteceu com elas por da idade média paraa frente as monarquias católicas foram passando por um processo de corrupção os reis foram se mundan já não respeitavam a igreja tanto quanto deveriam respeitar já não viviam a fé como deveriam viver já não se orientavam na hora de tomar suas decisões
pela fé e pela doutrina da igreja mas se orientavam pelo seu desejo de dinheiro de poder disso daquilo os reis começam a ter uma vida nem um pouco exemplar se a gente olhar pra idade média nós vemos muitos Reis Santos nós vemos um são luí i na França nós vemos outros Reis que não foram canonizados mas que tiveram um comportamento uma ação heróica Mas acontece que agora já não vemos isso então o que que acontece essas monarquias elas já não estavam cumprindo a sua função né já não estavam cumprindo mais a sua função então eh
São Reis que eram para derramar até o seu sangue se fosse necessário pela vida do povo mas que na hora de governar viviam em festas banquetes com dezenas de amantes e que depois compareciam as missas as cerimônias religiosas acontece que de Deus não se zomba de Deus não se zomba e se uma monarquia é católica ela tem um dever de atuar a partir da doutrina a partir da Fé da igreja então os grandes causadores das da ruína das monarquias católicas europeias foram os próprios monarcas católicos que começaram atrair a sua fé então nós olhamos Por
exemplo quando vemos um luí X da França era um rei católico foi batizado recebeu o sacramento é um homem que teve acesso à gente muito Santa na França mas é um homem que foi adquirindo cada vez mais hábitos que se tornaram até uma espécie de neurose porque ele criou uma etiqueta extremamente complexa para a vida da corte e esse homem começou a viver de banquetes em banquetes de prazeres em Prazeres começou a gastar boa parte do seu dinheiro com as suas amantes enquanto o povo passava necessidade de coisas básicas mas em dado momento ele percebe
isso e entre Idas e Vindas ele Tentava ser até um bom Rei havia um resquício ali que a fé deixou nesse homem então luí X por exemplo ele atendia pessoalmente os seus súditos tinham dia na semana em que ele recebia os seus súditos como na idade média são luí i e outros Reis fizeram ele recebia ele julgava crimes ele tentava eh eh de alguma maneira ajudar o seu povo só que passava um tempo ele voltava de novo a sua vida de luxúria e desban um banquete um um único banquete dado por luí x poderia alimentar
né um quarto da França com que se gastava em um banquete dava para alimentar 1/4 do país né durante uma semana então quer dizer era um gasto imenso mas ao mesmo tempo ele tentava ali ajud então essas monarquias foram criando vícios foi no Reinado de luí X por exemplo Rei católico que Jesus apareceu a Santa Margarida de alac e pediu que ela escrevesse ao rei e pedisse solicitasse ao rei que consagrasse a França ao Sagrado Coração de Jesus isso nunca foi feito só que o conteúdo desta carta era conhecido dos Reis da França era conhecido
100 anos antes da Revolução Francesa Jesus pediu a consagração da França para salvar a França que que os reis da França fizeram ignoraram solenemente depois de Luiz x vem Luiz x luí XV vai governar por 50 anos quando luí XV morre assume o trono seu neto luí 16 quando luí 16 já tinha sido preso e já estava destronado e não era mais o Rei da França na prisão ele fez o voto de consagrar a França ao Sagrado Coração de Jesus Ele já não era mais o rei O Sagrado Coração de Jesus Jesus pediu a Santa
Margarida alaco que ele queria que o Rei da França consagrasse a França luí 16 já não era mais o rei ele já havia perdido o trono já era tarde demais já não era a hora mais da Consagração 100 anos antes então quer dizer isso num país católico de tradição católica e outra coisa o absolutismo que é essa coisa de o rei governar sozinho sem repartir poder centralizando tudo nas suas mãos Isso foi um vício um vício que se criou nas monarquias europeias por quê na Idade Média não era assim na Idade Média existiam muitos problemas
né Não vamos pensar também que a idade média era um período sem defeitos sem problemas e que pelo fato de a igreja ter uma influência maior na Idade Média que tudo era lindo maravilhoso não era mas pelo menos em termos de leis em termos de princípios gerais aí a gente pode dizer que era melhor sim mas existiam muitos problemas muitas incoerências muitos pecados muitos abusos mas agora na idade moderna nós teremos o quê problemas vícios então quer dizer aquela aquela ideia do Rei medieval que era visto como o pai da Nação como aquele que foi
investido por Deus para presidir aquele povo e que deveria governar junto dos Nobres né Eh o que que acontece né Eh isso foi deixado de lado Foi esquecido os reis centralizaram o poder então quer dizer eles provocaram um mal é um vício é um erro né que foi causado por essa monarquia esse modelo de monarquia então isso foi causando o qu uma corrup opção e tudo isso justificado em nome do direito divino de governar realmente os reis têm um direito se os reis estavam no trono é por permissão Divina aliás tudo que acontece no mundo
é por permissão divina mas esta Associação de uma monarquia corrompida com a justificativa de direito divino Olha que interessante prestem bem atenção nessa análise aqui né e isso Começou a causar na mente de muitos pensadores lá no século XVI um ranço uma raiva pela própria igreja dizendo mas a igreja legitima isso acontece que a igreja não estava legitimando esses erros a igreja legitimava sim a monarquia enquanto monarquia legítima a igreja coroava os reis Mas isso não significa que a igreja endossava todo o mal que os reis faziam mas para as pessoas é isso que às
vezes eh né se passava assim né como uma uma espécie de informação oculta inconsciente Então vamos derrubar esse modelo de monarquia Se for para ter monarquia que ela seja constitucional acima do Rei estará a lei então já é uma modificação que a Revolução Americana trouxe a Revolução Francesa também mas aí vem o outro lado Qual é a outra instituição que eh baliza que equilibra a sociedade a igreja a igreja nos diz o que devemos fazer o que não devemos fazer o que está certo o que está errado então nós temos que derrubar o altar nós
temos que criar o que um estado laico a igreja não tem direito de cidadania Deus está fora da vida pública é a apostasia das Nações as nações começam a negar a sua identidade religiosa a França vai fazer isso a França foi a primeira nação primeiro país do mundo a se tornar inteiramente católico a França era chamada não sem razão de a filha primogênita da igreja católica e é justamente esta França católica que vai negar os direitos de Deus na vida social com a Revolução Francesa qual que era a ideia a igreja é vista Então como
uma promotora de obscurantismo a igreja atrasa o avanço do homem e aí Começam a surgir né Começam a surgir eh aqueles argumentos de que a igreja foi repressora de que a inquisição era para perseguir cientistas a igreja era inimiga da ciência a igreja eh enfim né Eh atrasou o avanço da humanidade então era necessário que a luz da Razão viesse para iluminar aquilo que a igreja obscureceu começa uma narrativa isso foi repetido repetido repetido E aí a revolução FR ela vai ser implantada como Revolução Francesa ela tinha como lema liberdade igualdade Fraternidade ela tinha como
lema três elementos que ela não praticou definitivamente Liberdade era liberdade para quem pensasse igual aos revolucionários se você pensa igual ótimo Você tem liberdade se você pensa diferente você vai ser guilhotinado essa é a liberdade revolucionária liberdade de pensar igual a eles então liberdade Mas é uma liberdade que não é tão livre assim a liberdade que te direciona para a Revolução para a rebelião você não pode defender nem a autoridade do governo nem a legitimidade da fé católica naquela sociedade uma liberdade sem rei e sem Deus Essa é a liberdade e quem ousar não ser
livre morre é o caso icônico das Carmelitas de copien copien é uma cidade perto de Paris os revolucionários durante a Revolução Francesa invadiram o Carmelo de copien arrancaram a grade do couro e disseram PR freiras podem tirar essas roupas aí e podem sair as senhoras estão livres e a superiora disse mas ninguém nos prendeu aqui nós estamos aqui porque queremos e vamos continuar aqui que que aconteceu com essas religiosas foram todas presas porque recusaram a liberdade da revolução foram presas foram condenadas à morte e foram guilhotinadas as 16 freiras começando pela Madre Maria de Santo
Agostinho e né Eh Aliás ela foi a última né começando pelas outras e terminando com a Madre Maria de Santo Agostinho né que foi a última delas 16 freiras guilhotinadas porque se recusaram a ser Livres elas não podiam pensar como elas queriam elas tinham que pensar como a Revolução essa revolução que pregou liberdade mas guilhotinou a olimp de guger quem era olimp de gugê uma mulher que ouvindo os revolucionários falarem tanto de liberdade ela pediu a palavra numa das assembleias e sugeriu que as mulheres pudessem votar ela defendeu o voto feminino foi guilhotinada em nome
da liberdade então é interessante que hoje em dia o pessoal exalta a Revolução Francesa como se a Revolução Francesa fosse a coisa mais linda fosse um Marco da Liberdade na humanidade Pois é a revolução francesa que guilhotina mulheres que queriam votar a revolução francesa que guilhotinou padres bispos e religiosas porque usava um hábito a revolução francesa que guilhotinou o cientista Lavoisier porque o cientista criticou a violência da revolução e foi guilhotinado E olha que é esta revolução que dizia que a Igreja Católica matava cientistas que a igreja perseguia cientistas lá na inquisição mas essa mesma
revolução guilhotinou todo mundo que discordou dela a Revolução Francesa foi um banho de sangue basta a gente olhar para o massacre da vendeia onde católicos resistiram para defender a sua fé e foram massacrados homens mulheres crianças sem sobrar ninguém ninguém e ele se orgulhavam de dizer que mataram covardemente até mesmo idosos que não tinham defesa nenhuma Mataram até mesmo crianças então quer dizer isso é é é pra gente entender é a liberdade é a igualdade para ser igual ao que eles pensavam não é uma igualdade natural né não é uma igualdade feita feita pela maioria
de votos ou feita pelo grupo que domina e A fraternidade Fraternidade viver como irmãos Mas entre aqueles que pensam igual e é é curioso ver que essa mesma revolução que na França derrubou luí x e guilhotinou o rei que matou padres e bispos que confiscou os bens da igreja que profanou Altares e cemitérios é esta revolução que quando a sua colônia aqui na América o Haiti vendo esses ideais de liberdade igualdade e fraternidade se encantou com isso aí no Haiti veio o quê um movimento de independência o que que os franceses os revolucionários franceses fizeram
os revolucionários franceses mandaram seu exército para invadir o Haiti e mataram todos aqueles que queriam uma república no Haiti porque é liberdade é igualdade Fraternidade para nós mas para vocês que são Colônia não volta que é um dos filósofos que defendeu né o Iluminismo etc e tal e Serviu de base pra Revolução Francesa volta ganhava dinheiro com o mercado de escravos mas ele pregava a ideia da Liberdade Olha que bonito né então quer dizer são incoerencias absurdas o pai da pedagogia moderna veio do Iluminismo quem é Jean Jaques Rousseau que escreveu o livro Emílio que
fala sobre pedagogia é a base para o estudo da pedagogia na em boa parte das faculdades de pedagogia hoje em dia Todo mundo estuda as teorias de Rousseau sobre pedagogia e Rousseau não educou o próprio filho ele abandonou o próprio filho então quer dizer a base da pedagogia moderna são os ensinamentos de um sujeito que não educou nem o próprio filho a base do pensamento liberal moderno Vem de um sujeito como Voltaire que ganhava dinheiro com o mercado de escravos então esta é é a revolução tão celebrada como sendo um avanço paraa humanidade e na
verdade foi uma carnificina foi eh a legalização do terrorismo dentro de uma sociedade aí Vejam o que que sai da Revolução Francesa o liberalismo essa ideia de que as autoridades não podem balizar E aí seja autoridade política ou seja uma Autoridade Divina porque o estado é Laico essas ideias vão entrando no campo da teologia Então não é a igreja com o Papa com os bispos com a sua hierarquia que irá eh se colocar como a intérprete autorizada da palavra de Deus mas os teólogos podem ter as suas intuições isso já era comum no meio protestante
isso foi entrando também no campo da teologia católica e aí a novel teologia ela foi absorvendo várias Vertentes várias ideologias então por exemplo nós vemos no fim do século X padres católicos normatizando e normalizando o conceito de que mais importante que o texto bíblico a exegese você analisar o texto dentro do seu contexto mais importante que isso é o sentido geral da palavra de Deus aí isso é uma coisa muito elástica você puxa para onde quer mas Da onde veio essa ideia veio lá de Lutero O Lutero quando traduziu a a Bíblia o que que
Lutero fez ele dizia que mais importante do que o texto em o sentido 500 anos atrás aí no fim do século X já tem teólogo católico dizendo que isso e é é ponto Pacífico Pio o Papa Pio em 1870 ele publica o sílabos é uma Encíclica condenando os erros do mundo moderno ele faz uma lista dos erros do mundo moderno e ele Condena inclusive erros ideológicos teológicos E aí pioo ele já vai condenar o Marxismo né claro que o Marxismo ele não estava ainda tão bem elaborado né porque Marx Ele criou ali a teoria quando
ele escreveu O Capital mas depois outros autores desenvolveram expandiram essa compreensão do Marx né o Antônio grames por exemplo italiano né vai expandir vai desenvolver e vai jogar o Marxismo não só pro campo da economia e da política mas vai entrar sobretudo no campo da cultura então outros autores eh expandiram ainda a reflexão do Marx mas a condenação ao princípio materialista do Marxismo já tá lá em Pio entendeu então já tá lá Isso já aparece lá então Pio fez uma lista dos erros e aí o pi ele vai dizer o liberalismo econômico que é o
quê a exploração do mais rico sobre o mais pobre isso é condenado pela igreja o liberalismo é pecado assim como o comunismo é pecado Então na verdade o pioo ele bate nas duas coisas ele diz o liberalismo que é a exploração desavergonhada do mais simples do mais pobre é pecado é pecado mas o comunismo que é você igualar tudo a força Tom fazendo um estado que confisque tudo e seja o gestor aquele que vai gerir os bens dentro da sociedade como se ele fosse n uma espécie de consciência da sociedade também tá errado o liberalismo
tá errado o comunismo tá errado non Condena os dois e o que que dizer então qual cam qu um que seiso seja o liberalismo qualquer caminho intermediário pode ser tomado então a igreja não vai dizer olha Eh faça isso Faça aquilo mas vai dizer o que não fazer então o liberalismo parte de um princípio de exploração que está errado mas o comunismo é A Outra Face da mesma moeda porque em nome da não exploração você cria uma exploração do Estado como uma superestrutura que comanda a vida das pessoas e manda em tudo então isso aí
já lá em 1870 em 1891 o Papa Leão xi escreveu a Encíclica herum novarum a Encíclica Hero novaro vai falar do quê da doutrina social da igreja e qual é a via que Leão X3 propõe ele propõe uma via de superação do liberalismo esse capitalismo né exacerbado o capitalismo selvagem sem limite nenhum ele propõe então um um meio termo entre esse capitalismo e entre o comunismo radical e na época de leão xi as teorias não giravam só em torno do comunismo tinha muita teoria sobre anarquismo né que é a ausência de governo ou socialismo utópico
existiam várias várias eh correntes de pensamento que queriam resolver os problemas da sociedade né algumas partindo dessa visão socialista em que o estado confisca tudo e o e tudo é estatizar todos os meios de produção todas as empresas são do Estado o estado Gere tudo o estado controla tudo e aí você instala um estado ateu e você implanta uma visão sem por materialista Essa é a visão de Carl Marx é o materialismo ou seja como que nós vamos resolver osas da humanidade vamos resver aqui éso terrestre Então nós vamos fazer aqui um plan econmico um
plano político um planic quandoo mundo entrar nesse esema pronto tudo estar resolvido Carl Marx ele dizia que era necessário começar com socialismo e depois avançar pro comunismo o que que seria o socialismo seria a fase intermediária para chegar no comunismo Então como que você faz o socialismo através de uma revolução Então você pega a classe operária aqueles mais pobres que são oprimidos explorados pelos mais ricos esses mais pobres se organizam se unem e fazem uma revolução e tomam o poder e aí esses mais pobres vão implantar o quê uma Ditadura do proletariado é uma ditadura
dos Operários e essa ditadura de Operários segundo Car Marx né isso aí tudo é teoria ele dizia como são pessoas que sofreram muito a exploração capitalista jamais essas pessoas vão infringir sobre outros os mesmos esquemas e crimes e abusos que eles sofreram Teoricamente n no mundo ideal é só na na cabeça do Marx o problema de Marx é que ele não considera um problema fundamental que é o qu o pecado original para Marx não existe pecado original só que acontece que existe em nós O Mistério da iniquidade Não é porque eu sofri uma uma violência
que eu não praticarei essa violência Pode ser que eu tenha sofrido essa violência mas quando eu me vejo numa situação de poder eu pratico também eu vou lá e repito por é iniquidade é o pecado mas segundo o Marx isso não iria acontecer porque quem sofreu não faria sofrer então o que que ele diz os operários Unidos implanta uma ditadura do proletariado nessa ditadura tudo é confiscado todo todos os meios de produção as terras as empresas tudo é do governo tudo é do estado o estado vai distribuir casa trabalho para todo mundo tudo será igualitário
E aí as pessoas segundo Marx com o passar dos anos iriam se acostumando porque segundo ele esse mundo mais justo traria Justiça traria Progresso traria benefícios e as pessoas naturalmente Dentro de algumas décadas se acostumaram com essa vida assim e naturalmente as pessoas migrariam do socialismo Essa sociedade de tudo para todos e evoluiriam para o comunismo que aí seria o estado ideal eh de governo né isso aqui eu tô Resumindo bem aqui a história né Isso aí é é basicamente a teoria do do Marx e aí o Marx ele vai dizer que existe existia uma
luta de classes uma luta constante né então Eh entre aqueles que são explorados e aqueles que exploram os que exploram lutam para poder continuar explorando e continuar lucrando e lutam para manter os explorados na mesma situação de ignorância na alienação os explorados por sua vez segundo Marx eles deveriam tomar consciência da sua situação se organizar e fazer uma revolução que seria o quê a revolução do proletariado e essa revolução seria para se libertar dessa opressão então basicamente seria isso eh a teoria do Marx agora o Leon xi o Papa Leon xi o que que ele
vai propor ele diz assim bom essa teoria Aí ela fala da luta de classes a igreja propõe como caminho a Concórdia de classes Então veja bem Olha o caminho por onde a igreja vai a igreja não está dizendo que o rico não pode ser rico ele pode ser rico mas ele deve se orientar pela virtude da Justiça O que é justiça dar a cada qual aquilo que lhe compete então um empresário católico deve pagar salário justo deve repartir o leão xi diz isso é justo que a empresa reparta parte de seus lucros com os operários
porque afinal de contas é graças a eles que a empresa pode avançar E aí então o Leão 13 ele vai propondo o quê uma Concórdia ou seja aqueles que trabalham aqueles que são Operários devem ter seus direitos garantidos aqueles que empregam devem também ser salvaguardados mas devem ser justos no tratamento com seus Operários então uma Concórdia de classe outra coisa que Leão xi vai dizer o estado o aparelho estatal seja uma monarquia seja uma república deve estar a serviço do povo então o que que Leão xi vai dizer que o Estado ao invés de fazer
tudo para uma sociedade o estado deve deve na verdade fomentar as boas ideias surgidas por exemplo na iniciativa privada então Leão 13 Ele tá falando o queê aqui ele está falando da aquilo que depois eh chesterton e belloc né são dois autores dois católicos Ingleses vão elaborar melhor numa doutrina política chamada distributismo o que que basicamente é o distributismo Vamos dar um exemplo aqui essa é a proposta social da Igreja Católica Então seria mais ou menos assim ao invés de ter um estado um um país com presidente uma câmara de deputados um Senado milhares e
milhares de funcionários públicos Qual que é a ideia da igreja tem uma máquina mais enxuta uma quantidade de funcionários melhor menor e que atuem valorizando aquilo que é de bom na iniciativa privada vamos supor Eu tenho um colégio privado vamos supor no meu colégio eu tenho 300 vagas e o meu colégio só funciona no período da manhã e eu tenho todas as vagas completas no período da manhã só que a prefeitura da cidade precisa de 300 vagas para os alunos da escola pública a prefeitura ao invés de construir um colégio do zero colocar outro prédio
em pé gastar dinheiro aplicar dinheiro aplicar ali uma verba contratar funcionários fazer tudo isso o que que a prefeitura poderia fazer Ela poderia fazer uma parceria comigo que sou dono da escola ao invés de a prefeitura construir a escola a prefeitura pode vir e conversar comigo Olha você consegue colocar quantos professores seus no período da tarde ah eu consigo colocar todos todos os que dão aula de manhã pode dar aula à tarde à tarde o prédio tá vazio então meu prédio poderia ser cedido para a prefeitura na parte da tarde e a prefeitura me pagaria
eu sou o dono eu vou receber e eu vou pagar os meus professores Só que os alunos a clientela que virá é Pública São alunos da da rede pública que vão estudar com os mesmos professores da rede privada tendo acesso à mesma estrutura e à mesma qualidade de ensino o que que é isso fomentar algo que já existe é o distributismo E aí o dinheiro que seria gasto na construção de uma escola a prefeitura constrói outra coisa E aí a vida das pessoas vai melhorando a prefeitura ao invés de construir milhares de escolas vai construir
um metrô vai construir sei lá um hospital vai construir outra coisa é o distributismo você distribui melhor eh o dinheiro dentro de uma sociedade usando das estruturas que já estão disponíveis ao invés de construir um hospital novo por que não a iniciativa públ eh pública pagar exames na iniciativa privada e aí você vai dar exames de boa qualidade para as pessoas do atendimento público sem eh gastar um dinheiro imenso que pode ser superfaturado desviado etc e tal na construção de um hospital é mais ou menos essa a ideia da eh da do distributismo então Leão
xi o Papa Leão X3 corrigiu um pouco a Rota Só que nesta época dentro da da teologia já estava entrando o liberalismo teológico eh uma certa fluidez no jeito de interpretar a sagrada escritura e já estava entrando também na teologia um certo questionamento em relação eh a ao que a autoridade da Igreja pode ou não pode definir então começa-se a a criticar e a duvidar e a querer mexer em tudo na igreja inclusive na liturgia então começa a haver o quê no fim do século XIX isso já um certo desprezo pelas formas da liturgia já
se começa a falar eh numa certa liberdade na hora de ensinar doutrina tudo isso lá na Europa tava fermentando por lá aqui no BR Por que que isso não chegou com tanta força no fim do século X pelo seguinte eh no fim do século X aqui no Brasil caiu a monarquia então nós tínhamos a monarquia a monarquia caiu veio a república a República do ponto de vista político para o Brasil eh foi desastrosa em vários aspectos então quer dizer na época da monarquia ainda havia uma relativa [Música] eh qualidade né na política nacional você ainda
tinha deputados senadores ainda realmente preocupados com bem comum quando cai a monarquia vem a república a república vira o quê uma praça de negócios Então os partidos políticos começam a formar bancada para defender interesses de grupos se os senhores observarem bem a nossa situação né na República Brasileira hoje em dia nós não evoluímos muito nós estamos na mesma do fim do século XIX para cá não mudou tanta coisa a política brasileira é feita assim hoje ainda ainda hoje então a república ela já começa com uma série de vícios eh políticos primeiro porque foi um golpe
não foi o povo que quis a república né não houve Participação Popular alguma quem é que decidiu a elite os fazendeiros que se revoltaram contra a Princesa Isabel porque aboliu a escravidão e tirou a mão de obra gratuita que eles tinham Então se juntam os fazendeiros e os militares que tinham desejo de poder então esses dois grupos se juntam e derrubam a monarquia de maneira ilegítima sem Participação Popular sem a vontade do povo né é uma coisa tão absurda né que aqui quem tem da minha idade para cima aqui vai lembrar disso aí em 1993
aconteceu no Brasil plebiscito para escolher se o Brasil continuaria com o presidencialismo o parlamentarismo ou a monarquia se Voltaria a monarquia Por que que foi feito esse plebiscito porque quando a república foi derrubada a a monarquia foi derrubada perdão em 1889 foi instalado no Brasil um governo provisório que ficou provisória até 1993 então quer dizer eh O povo não tinha validado aquele governo não tinha validado aí é claro que 100 anos depois de terem derrubado a monarquia e com muita propaganda republicana contrária à monarquia é óbvio né que o povo não ia querer a monarquia
aquele plebiscito de 93 eu me lembro eu era criança eu eu escutava na minha família o pessoal falar imagina eu vou sustentar rei né eu eu lembro do do meu avô falando dos meus tios falando né não vou sustentar rei não vamos votar eh na no presidencialismo para continuar como tá mesmo não sei o quê né E aí é interessante né que os brasileiros que não queriam sustentar uma família real sustentam hoje em dia as famílias de todos os ex-presidentes do Brasil porque é lei aqui no Brasil né os ex-presidentes brasileiros eles são financiados né
eles são financiados por quem pelos pelos nossos impostos ao invés de sustentar uma família a gente sustenta um monte alegre e feliz aqui né achando que tá tudo lindo então quer dizer eh todo esse essa construção política aqui do Brasil ela foi confusa desde o começo lá só que para a igreja católica a queda da monarquia trouxe um benefício e qual foi o grande benefício da queda da monarquia aqui no Brasil antes a igreja estava unida ao trono e a Maçonaria tinha uma influência política tremenda sobre a igreja e travou o desenvolvimento da igreja quando
a monarquia caiu aqui no Brasil o Brasil inteiro tinha 12 dioceses só 12 Olha o tamanho do Brasil tá certo que a população brasileira era menor mas mesmo assim 12 bispos para governar o Brasil inteiro é muito pouco as congregações religiosas não podiam ter noviciado aqui no Brasil então quer dizer a igreja ela foi totalmente travada pela maçonaria durante o império quando o império cai agora se o estado é Laico a igreja ela não está ligada ela não deve eh respeito à República né ela não deve eh prestar contas à presidência da república e aí
o que que acontece aqui no Brasil os Papas Leão XI e sobretudo São Pio X vão reorganizar a igreja no Brasil São Pio X cria várias dioceses aqui no Brasil e o Papa os Papas né tanto Leão xi Quanto são p x depois Bento XV vão nomeando como bispos padres que eram muito fiéis a Roma muito fiéis a doutrina da igreja e aí o Brasil vai ter até mais ou menos 1950 um episcopado exemplar nós tivemos aqui no Brasil bispos cardeais nós tivemos homens assim de uma estatura imensa assim bispos combativos que ensinavam a doutrina
que zelavam pela formação dos Padres nós tivemos um florescimento da Igreja Católica no Brasil muitas congregações europeias vieram para o Brasil fundaram casas fundaram seminários e os bispos organizando suas dioceses e as vocações aumentando E então na igreja do Brasil Até 1950 mais ou menos estas ideias teológicas mais atrapalhadas não penetraram com tanta força depois da segunda guerra mundial em 45 algumas ideias teológicas mais atrapalhadas começam a chegar no Brasil então isso em 45 50 isso já vai entrando e já foi começando a fermentar E aí o que que acontece então nós temos aqui um
ambiente de igreja que floresceu mas agora começam a chegar essas correntes teológicas então começa a haver um certo eh uma certa divisão na formação dos Padres então isso já começou a acontecer naquela época antes do muito antes do Concílio Vaticano I depois quando veio o Concílio Vaticano io o Concílio Vaticano I foi convocado por João e foi aberto em 62 e fechado em 65 esta época dos anos 60 primeira coisa o mundo estava em plena Guerra Fria o mundo tinha saído da segunda guerra mundial o mundo estava dividido entre capitalistas e comunistas Guerra Fria União
Soviética de um lado Estados Unidos do outro disputas de poder de território essa geração que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial lá em 45 quando chega nos anos 60 esses moços e moças dos anos 60 são aqueles filhos que perderam Às vezes o pai às vezes perderam o pai e a mãe na guerra são aqueles que cresceram órfãos são aqueles que passaram fome são aqueles que tiveram dificuldades por conta da Guerra então é uma geração decepcionada com a sua cultura é uma decepção eh assim geral eles tinham decepção com a cultura com eh os costumes com
a religião é uma geração que cresceu com uma certa revolta em relação ao que eles viveram lá no passado né quando crianças ou quando adolescentes e esse pessoal ficou moço e nos anos 60 esse pessoal estava nas universidades então isso começou a se refletir e aí Começam a surgir nos anos 60 o quê movimentos estudantes que começam a abraçar determinadas doutrinas políticas Principalmente as doutrinas de esquerda porque as doutrinas de esquerda se baseavam no quê em pautas sociais então quer dizer uma sociedade dividida confusa vivendo os efeitos da crise o Brasil também viveu muito isso
os efeitos da crise econômica depois da segunda guerra então é uma sociedade em que os jovens estavam olhando para o passado dizendo isso aqui não funcionou nós queremos algo novo e o que que era o novo para eles era essa visão do socialismo era essa visão meio ideal né de de uma sociedade justa igualitária então eles começam a se apegar nisso e já não querem mais olhar para Essa sociedade anterior então é é uma mentalidade da época que vai se instalando isso vai se refletindo também na cultura é a época do rock aqui no Brasil
foi a época da Tropicália da MPB Então são músicas de conteúdo crítico de conteúdo político de né um conteúdo mais alinhado à esquerda mais combativo aquilo que era visto como conservador é uma recusa desta sociedade antiga entendeu Então esse é o ambiente e aí justamente Ness nessa época e lá na Europa esse ambiente Era muito pior do que aqui é nessa época que o conselho Vaticano i é convocado então o que que acontece então Eh começam a pensar já nessa época aqui no Brasil padres e bispos que viria uma verdadeira revolução na igreja né uma
verdadeira revolução eu tive um professor meu na faculdade que ele disse que né ele chegou a ficar Padre ele se ordenou e e depois ele abandonou o sacerdócio uma vez conversando com ele a gente perguntou para ele né falou mas por que que né o senhor ordenou o senhor poderia não ter recebido ordenação sacerdotal saído antes e olha o que que ele dizia ele dizia assim que ele falou olha eu acabei me ordenando porque corria entre o clero entre os padres a conversa de que ia abolir o celibato olha que coisa né ele falou então
eu e vários da minha turma nos ordenamos nessa esperança de qu o celibato seria abolido E aí a gente ia poder viver como só que isso não aconteceu então foi uma época que em nome do Concílio né muita coisa foi sendo Dita e foi sendo feita e o e o Concílio né Depois do Concílio Sobretudo o Papa Paulo VI ele tomou algumas decisões administrativas que passaram uma mensagem que mesmo que não fosse isso que ele quisesse fazer era assim que isso começou a ser entendido por exemplo em 67 ele aboliu o índice dos livros proibidos
a igreja tinha o índice dos livros proibidos desde o século X tudo que a igreja considerava como obras teológicas ou até outras obras e que pudessem ser perigos para os católicos essas obras iam para o índex em 67 Paulo VI falou não tá bolido o índex Vamos confiar no bom senso dos católicos que orientados pela sua fé vão discernir e o que devem ler ou não Qual foi a mensagem que isso passou Ah então a igreja agora não Condena mais nada então em termos de teologia Vamos abraçar o que a gente achar que que deve
abraçar então foi isso que acabou acontecendo então eles entenderam isso como eh uma autorização para uma teologia que não precisaria estar tão alinhada ao magistério do Papa tão alinhada àquilo que Roma eh dizia e na prática foi o que foi acontecendo né então no campo da teologia eh começaram a ter uma liberdade muito grande e aí as conferências de bispos no caso da América Latina o celan né que que que tem essa conferência do episcopado latino-americano o celan através de vários encontros né Começando por medelim em 1968 depois em Puebla no México em 79 depois
outros encontros até chegar em aparcida em 2007 essas várias reuniões do episcopado latino-americano começou a entender que era preciso fazer uma teologia a partir da realidade latino-americana então quer dizer por um lado se a gente for olhar né É lógico que que os bispos e os padres em comunhão com os bispos precisam olhar paraa sua realidade concreta e e buscar um meio eficaz ali de exercer a sua pastoral de evangelizar aquelas pessoas de levar aquelas pessoas para Deus e salvar aquelas pessoas mas aí entra o grande problema porque nestas conferências dos bispos aqui latinoamericanos eles
começam a usar como eh meio para fazer a teologia a leitura marxista da realidade e aí alguns autores vão começar a elaborar esses princípios essa semana agora faleceu o padre Padre dominicano Gustavo Gutierres né o padre Gutierres ele é considerado o pai da da chamada teologia da libertação que surgiu Nesse contexto dos anos 60 70 aqui na América Latina então quer dizer é uma teologia pensada a partir dos problemas da América Latina problemas como a pobreza desigualdade ditaduras né ex iam muitas eh ditaduras militares aqui na América nos anos 60 e 70 por conta da
Guerra Fria então sob esse pretexto de impedir o avanço do comunismo muitos países eh assistiram esse fenômeno né da subida de militares ao poder Esse era o contexto então a a chamada teologia da libertação ela começa a pensar a teologia partir do método histórico crítico de Carl Marx só que aqui nós já temos uma contradição em termos Por que uma contradição em termos pelo seguinte eh como que eu vou fazer teologia teologia eu tô falando do transcendente eu tô falando de Deus Deus não é material Jesus sim Jesus é Deus e homem Jesus tem matéria
mas Deus pai não Deus espírito santo não não então eu estou falando transcendente e mesmo Jesus tendo matéria Jesus é transcendente porque existe uma distinção muito clara em Jesus Existem duas naturezas e duas vontades a vontade humana a Vontade Divina a natureza humana a natureza Divina não existe confusão entre as duas Ah tem momentos que Jesus é é mais humano tem momentos que é mais Divino não ele é completamente humano e completamente divino não existe confusão o Concílio de calcedônia lá no começo os primeiros séculos da Igreja Católica definiu isso as duas naturezas o Concílio
de calcedônia falou da União hipostática em Jesus existe uma união de duas naturezas a natureza humana e a natureza Divina sem prejuízo uma da outra Jesus ao se fazer homem ele não deixa de ser Deus ele é 100% Deus e sendo Deus fazendo-se homem ele em nada deixa de ser homem ou é menos homem menos humano do que qualquer ser humano não ele é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem e o Concílio de calcedônia eh ele ele coloca uma questão interessante que ele diz assim não há confusão entre essas duas naturezas isso é muito claro é
muito claro para Jesus isso era muito Claro aí vem a teologia da libertação que pega o quê o método histórico crítico de Carl Marx que é um método materialista que faz uma análise do mundo e da realidade A partir daquilo que os nossos cinco sentidos captam acontece que Deus ele não pode ser captado pelos nossos cinco sentidos entendeu então eh uma pessoa ela não vai dizer assim ah eu estou vendo a Deus Nós não vemos Deus é claro extraordinariamente né nos casos de Revelação privada etc Tá mas isso é outra coisa ordinariamente Nós não vemos
Deus nós conhecemos a a Deus pela fé então não não é uma experiência sentimental aliás é até errado é incorreto até dizer experiência de Deus né ah eu fiz uma experiência de Deus tá tá certo Às vezes a gente fala isso como uma metáfora uma comparação tudo bem né Às vezes a pessoa se converteu e tudo né e fala não eu tive uma experiência de Deus beleza é uma metáfora Mas se a gente for pensar estritamente a ferro e fogo não é uma experiência que você tem experiência experimentar É usar os cinco sentidos para alcançar
não é uma experiência é é um conhecimento é um dom Sobrenatural que nós chamamos de fé Nós acreditamos entendeu é um dom Sobrenatural né E então o que que acontece nós eh temos de ter essa consciência muito clara agora se eu estou falando de Deus que é o transcendente como que eu vou explicar Deus usando uma teoria filosófica que é o Marxismo que é uma teoria materialista que só fala desse mundo para o materialismo marxista todas as soluções estão aqui nesse mundo então quer dizer se eu vou fazer teologia usando materialismo eu vou jogar fora
tudo que é sobrenatural Essa é a consequência lógica da teologia da libertação é desprezar o milagre é desprezar a espiritualidade é desprezar a liturgia por quê Porque nada disso importa o que importa é a transformação da sociedade e aí o padre vira um agente de transformação social o padre é o organizador da comunidade né E aí eu não tenho mais igreja eu não tenho Capela eu não tenho Paróquia eu tenho comunidade eclesial de base ou seja eu faço uma revolução no campo semântico eu começo a suavizar o sentido da das palavras para diminuir a força
delas eu não vou dizer Paróquia eu não vou dizer Capela eu vou dizer uma comunidade porque aí eu dou uma ideia coletivista eclesial eu não falo igreja porque igreja evoca o passado da Igreja Católica então eu falo comunidade eclesial eu diminuo a força de base eu estou falando do que da sociedade eu vou trabalhar na base que é a ideia dos sovietes lá na União Soviética o que que eram os sovietes eram os grupos você dividia uma cidade uma região em vários sovietes vários sovietes então eram comunidades né eh e aí então o que que
acontece né vai acontecendo um um problema vai se instalando uma interpretação da fé que esvazia o conteúdo da Fé Então você tem a estrutura da igreja você tem a hierarquia da igreja mas você vai corroendo por dentro aquilo que é a essência da igreja e o que que é a essência da igreja apresentar a salvação trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo entendeu E aí você começa a falar de uma salvação política de uma salvação social de uma salvação aqui nesse mundo você nivela a um nível né coloca as coisas num nível muito rasteiro e não
olha para o transcendente entendeu Então esse é o grande problema da teologia da libertação e aí isso começa a entrar no qu na própria interpretação dos textos bíblicos na pró maneira de entender a liturgia e na própria maneira de viver a fé existe um princípio muito básico na teologia que é Lex orand Lex crende ou seja como eu rezo eu creio como eu creio eu rezo então se eu creio errado eu começo a rezar errado aí eu não posso dar fruto se eu não rezo direito como que eu vou dar fruto né se eu não
rezo direito se eu não tenho a fé correta E aí acontece o quê pouco a pouco eu vou deixando de ter a fé católica aquela fé Universal que sempre foi professada de 2000 anos para cá E aí eu passo a ter uma fé humana imanente é um esvaziamento entendeu Vou dar alguns exemplos aqui aí você vai a uma missa né de Corpus crist por exemplo geralmente em Corpus crist né os textos são os textos ligados eh eh à multiplicação dos pães ou os textos que falam da ceia A Última Ceia né nas leituras de Corpus
Cristo eu me lembro uma uma certa ocasião e vocês também que estão me acompanhando aí eu tenho certeza que já devem ter ouvido isso em alguma homilia em algum momento e aí você vai eh ouvir aquela homilia você ouve o evangelho da multiplicação dos pães e houve aquela humilia dizendo assim ah tá vendo isso aqui né da multiplicação dos pães Bom na verdade não foi um milagre né Jesus não não fez com que os pães eh né aumentassem ali e servissem a todo mundo não não foi bem isso Jesus ele ensinou a partilha E ele
pregou e deu um exemplo tão bom que todo mundo se sentou aí cada um pegou do pouquinho que tinha e repartiu e todos comeram e se fartaram porque todos repartiram Olha que lindo né você vai falando Nossa olha que explicação ela tem lógica só que ela é falsa porque não é isso que o texto evangélico está dizendo não é isso que os primeiros autores católicos lá do começo lá na Igreja Primitiva disseram se a gente pegar São Clemente Romano Santo Irineu São Gregório Magno nenhum deles né afirma isso né Nenhum deles afirma isso os primeiros
autores cristãos falam do quê o milagre é a intervenção de Deus a intervenção de Deus né E então quer dizer você não pode diminuir a intervenção de Deus agora é claro você pode falar de partilha pode você pode falar Eh que a partilha é algo bom é algo devido é algo Cristão sim você pode o problema é você dizer que o milagre de Jesus não foi milagre porque aí você nega a transcendência do filho de Deus feito homem Esse é o problema e também é uma interpretação que estica o texto para fazê-lo caber numa explicação
humana negando o milagre entendeu então aí está o problema então quer dizer ah o milagre de Cristo é a partida não milagre de Cristo é um milagre e o que que é o milagre é a suspensão de uma lei da natureza e uma intervenção direta de é isso entendeu então é um problema ou senão você vai se confessar outro exemplo você vai se confessar eu uma vez aconteceu isso comigo Eu entrei para me confessar e falei ali a lista dos meus pecados Padre eu fiz isso fiz isso fiz isso isso isso isso né Cada coisa
que eu ia falando ele ia dizendo Ah mas isso não é pecado ah não mas isso é você jovem ah não mas isso aí assim com o tempo você vai ver que né ah não mas isso você não pode dar muita importância ah não mas isso se você for ficar pensando assim você vai ficar sofrendo e Deus não quer você sofrendo resultado de todos os pecados que eu falei que eu me acusei que a minha consciência me apontava como pecado ele me diz que nenhum era pecado ou seja né É como se eu fosse né
Eu acho que eu e Nossa Senhora na análise daquele sacerdote estávamos no mesmo pé né eu tava ali praticamente imaculado né porque tudo que eu falei não era pecado não era pecado né eh e aí eu chegou no fim ele falou para mim então você vai em paz vai em paz e Deus te abençoe falei o senhor não vai me absolver eu falou não porque não tem pecado eu falei não mas eu que absolvição Padre E aí ele falou ah eu vou te dar uma benção então e ele me deu uma benção ele não me
deu absolvição eu saí daquele confessionário e entrei em outro e fui me confessar com outro padre aí o out me absolveu mas olha onde que isso leva quer dizer leva a um relativismo tamanho que não existe o mal né então não existe o pecado pessoal né Eh existe o quê o pecado social na teologia da libertação ela vem o que que existem estruturas de Pecado acontece que a doutrina da igreja nos ensina que isso não existe né pecado social quem confessa o pecado social o presidente confessa o pecado social quem que faz Penitência do pecado
social não existe isso pecado é algo cometido por alguém que tem nome endereço CPF é o pecado ele é feito por pessoas concretas O pecado é ação do mal e é algo muito concreto Então essa história de Ah o pecado social existem estruturas de Pecado na sociedade ué mas quem cria as estruturas de Pecado são pessoas são pessoas então quer dizer quem criou essas estruturas está cometendo um pecado pessoal que pode ser somado ao pecado pessoal de vários outros que se juntam para cooperar no mal mas isso não é uma estrutura que cai do céu
entendeu então é é algo concreto então o que que essa visão vai causando uma relativização do Mal uma negação do inferno a o inferno não existe o demônio não existe isso aí é uma invenção da igreja o que existe é o mal no mundo é a desigualdade Então vamos acabar com a desigualdade vamos dialogar Vamos né Eh e aqui meus caros olha eu falo por experiência eu tive um reitor de seminário que era o sujeito que mais falava em diálogo em acolhida eh em misericórdia e era o sujeito do ponto de vista da sua ação
pessoal o sujeito mais tirânico que eu já conheci na minha vida eu nunca vi uma pessoa que impunha a sua própria vontade através da ameaça através da chantagem como eh eh Infelizmente era aquele sacerdote defensor ferrenho da teologia da libertação defensor do Diálogo defensor da igreja aberta mas que criticava o poder do Papa criticava o poder dos bispos mas dentro do seminário fazia valer o seu poder absoluto de maneira tirânica então entenderam onde a coisa vai é uma coisa eh assim absurda de se ver então isso ainda infelizmente e produziu esses frutos podres então pela
árvore dizia Jesus vocês conhecerão os frutos E aí por isso quando nós falamos aqui do Frei clodovis bof é importante olhar o que o frei diz sobre te teologia da libertação por é uma pessoa que defendia teologia da libertação né defendia e que depois mudou totalmente de postura porque ele reconsiderou ele foi honesto intelectualmente reconsiderou aquilo que ele defendeu né então quando nós promovemos né uma relativização do sagrado negamos O Milagre eh negamos a autoridade do Papa a autoridade do magistério autoridade da tradição e queremos fazer uma interpretação usando como instrumento para isso o materialismo
materialismo histórico eh Isso é uma extrapolação teórica do ponto de vista teórico tá errado como que eu vou interpretar o transcendente com aquilo que é imanente agora se eu vou usar o imanente aquilo que é desse mundo e imanente é isso né aquilo que é desse mundo se eu vou usar o imanente e para mim tudo está aqui nesse mundo todas as respostas estão aqui significa que eu não preciso do transcendente né eu me lembro de uma aula n que eu tive com um sacerdote dando ensinando né ele disse assim que a ressurreição de Jesus
ela não deve ser entendida como uma retomada da vida ah ele morreu ele retomou o corpo e saiu vivo não mas é que os ensinamentos de Jesus olha a heresia né ele dizia assim para nós ISO numa aula dentro do seminário que os ensinamentos de Jesus Eles foram tão profundos tão pujantes né tinha uma potência tão grande que que os seguidores de Jesus se reuniam para se lembrar dele então não é que ele ressuscitou de verdade mas ele ressuscitou na medida em que aquilo que ele ensinou continuou Vivo e continuou sendo transmitido pelos seus seguidores
então a ressurreição de Jesus tá em cada um que acredita nele olha que absurdo isso é um disparate isso né É herético É A negação daquilo que está na sagrada escritura na tradição da igreja é um esvaziamento da fé São Paulo fala se Cristo no ressuscitou nós somos os homens mais dignos de dó na face da terra porque o fundamento da fé católica da fé cristã é a ressurreição de Jesus entendeu então o que que acontece a teologia da libertação ela vai esvaziando o conteúdo da fé e aí por que que ela a liturgia pode
ser rezada de qualquer jeito né pode ser eh eh feita de qualquer jeito porque não é importante a liturgia é o encontro da comunidade a liturgia não é feita para Deus então por isso que o paramento pode ser de qualquer jeito a toalha do altar pode ser de qualquer jeito a homilia é feita de qualquer é tudo de qualquer jeito Por quê é humano é uma ação humana não se vê como algo e para o louvor e a glória de Deus entendeu Lex orand Lex credente do jeito que eu creio eu rezo e do jeito
que eu rezo eu creio quem crê errado reza errado quem reza errado crê errado entendeu então é é isso que vai acontecendo e se você forma seminaristas com essa mentalidade esse seminaristas vão querer formar o povo nessa mentalidade aí o que acontece Eles vão relativizando aí vão relativizando tudo então nada é pecado não o que vale é o encontro da comunidade O que vale é fazer o bem e fica tudo muito solto mas como conclusão aqui dessa nossa conversa dessa noite nós devemos tirar o seguinte se a igreja se a igreja tivesse né Sempre zelado
E isso nós leigos podemos fazer se a igreja zelar por viver a caridade de Cristo o amor de Cristo do jeito que Jesus ensinou essa caridade de Cristo ela necessariamente vai se refletir no bem feito ao próximo e quando a gente olha pra história da igreja católica a gente vai ver que a igreja sempre se preocupou com o pobre a teologia da libertação né o Gustavo gutieres falecido foi ele que criou que cunhou a expressão opção preferencial pelos pobres Mas a gente não precisaria de nada desse discurso marxista de insistir porque a teologia da libertação
Ela faz o quê ela coloca o pobre em primeiro lugar mas na verdade o que a Igreja Católica sempre fez foi o contrário ela sempre colocou Cristo em primeiro lugar e nós na igreja católica sempre amamos e ajudamos os mais pobres por causa de Cristo então é Cristo que vem primeiro e o Pobre vem depois Cristo é a razão e o da ação do católico e o Pobre ele é o destinatário dessa ajuda desse amor dessa caridade porque amamos a Cristo quantos hospitais quantos orfanatos quantas obras sociais a Igreja Católica sempre fundou sempre criou quantos
e quantos Santos Então esse negócio de opção preferencial pelos pobres a teologia da libertação do jeito que fala parece que a igreja nunca se preocupou com os pobres antes do do surgimento da teologia da libertação é falso a igreja sempre fez isso só que a igreja fazia por causa de Cristo e agora com a teologia da libertação A ideia é que a igreja faça isso como justiça social só que justiça social uma ONG pode fazer não precisa de igreja né quando nós falamos de igreja é para salvar o homem todo se a gente olhar os
grandes Santos olha São Vicente de Paulo as obras que esse homem fundou o que que São Vicente estava preocupado em salvar o homem em dois aspectos São Vicente queria salvar o corpo alimentando cuidando tirando do frio mas também queria salvar a alma então a igreja sempre quis isso só que agora a teologia da libertação ela quer o quê o corpo mas não alma não se fala da salvação da alma e eu fecho aqui a nossa conversa agora eh comentando aqui um fato que eu tomei conhecimento eu estive no nordeste esse ano né palestrando numa uma
grande cidade do Nordeste e um sacerdote me relatou esse fato esse fato é recente e e eu acho esse fato no mínimo sintomático é um fruto da teologia da libertação esse sacerdote me contou que o Bispo daquela diocese durante a semana santa resolveu Celebrar o Lavapés num presídio da cidade sede da diocese e e muito bem ele foi até lá chegou lá paramentado senhor Bispo a Celebrar o Lavapés com o os irmãos presidiários a ali muito bem assim que o senhor Bispo entrou um presidiário de dentro de uma das celas chamou disse assim padre né
Sem distinguir falou assim vocês vão Celebrar fazer alguma coisa aqui falou sim sim nós viemos e aí ele falou nossa a gente fica até feliz quando a gente vê vocês porque vocês são da igreja católica não são E aí o Bispo disse sim somos da Igreja Católica fal a gente fica feliz quando a gente vê o pessoal da igreja católica e o bispo né ficou feliz falou assim nossa né que bom que vocês ficam felizes quando vem gente da igreja católica e o presidiário na maior Inocência disse assim é porque os católicos trazem para nós
advogados e os evangélicos trazem Jesus a palavra de Deus que vergonha que vergonha né então você veja o que que a teologia da libertação produziu naquela diocese né quer dizer os católicos vão a cadeia para levar advogado por quê é uma visão da teologia da libertação nós vamos resolver o problema aqui neste nível rasteiro desse mundo não estamos falando em salvação da alma e olha o que que o presidiário disse lá na maior Inocência porque os evangélicos vem nos trazer a palavra de Deus vem trazer Jesus por que que o número de igrejas evangélicas no
Brasil aumentou absurdamente nos anos 80 e 90 por conta da teologia da libertação as pessoas queriam ouvir falar de Deus tem um canto antigo né um canto católico que falava Queremos Deus Queremos Deus né E de Fato né O que que as pessoas querem as pessoas querem Deus se a Igreja Católica não cumpre a sua são dando eles vão buscar em outros que D Então meus caros né Essa essa aula essa fala aqui hoje foi mais para introduzir aqui a questão eh Essa visão teológica ela foi corrigida pela Santa Sé Em 1984 o então Cardeal
hinger publicou uma instrução corrigindo a teologia da libertação ou seja algumas análises da teologia da libertação podem até ser utilizadas e consideradas até como corretas Mas algumas outras análises levam a um esvaziamento da Fé esses documentos do episcopado da América Latina foram caminhando muito nesse sentido de colocar o pobre muito no centro o documento que corrigiu isso foi o documento de Aparecida em 2007 quando o Papa Bento 16v veio ao Brasil ocasião em que inclusive ele canonizou o Frei Galvão ele esteve lá em Aparecida e o documento de Aparecida recolocou as coisas no seu devido
lugar que que o documento de Aparecida vai dizer né o documento de Aparecida fala muito do discipulado somos discípulos de Cristo então Cristo é o fundamento E aí tudo que nós fazemos inclusive o que nós fazemos para o pobre é por causa de Cristo por nós amamos a Cristo nós fazemos para os nossos irmãos mais empobrecidos né então Eh Essa é a a ideia então o documento de Aparecida De certa forma corrigiu e essa visão um pouco distorcida da coisa né E hoje hoje em dia em que pé está a teologia da libertação muita gente
fala assim Ah os teólogos da libertação estão velhos e estão morrendo mas a teologia da libertação não está morrendo né porque eh os seminários em geral eh Mesmo que às vezes eh você tenha lá um reitor mais ortodoxo os professores que vão lecionar as faculdades de Teologia em geral elas vão ter muito desse liberalismo muito de teologia da libertação muito desses desvios mas graças a Deus hoje em dia nós temos uma vantagem que hoje em dia existe um acesso a bons materiais Como não tinha antes então por exemplo eu me lembro na minha época em
que eu estudei lá no seminário a gente não tinha tanto acesso a tantas coisas boas o que me preservou Bastante graças a Deus é que eu desde a infância desde a adolescência eu tive muito acesso a boas leituras e sobretudo eu sempre li muito as vidas dos Santos então quando eu começava a olhar para as vidas dos Santos falava opa pera lá mas se esse santo que é canonizado é venerado pela igreja ele tem esse posicionamento E essas posturas teológicas estão afirmando o que tá errado são essas posturas teológicas aqui porque se a igreja sempre
acreditou nisso aqui e agora de uns anos para cá tá dizendo outra coisa então o que tá errado é é o que tá sendo ensinado agora aqui então isso graças a Deus me afetou menos né não que não tenha afetado que afeta você eh começa a ter umas análises totalmente erradas eu levei depois um certo tempo para estudar e colocar as coisas no no lugar de novo mas hoje graças a Deus muitos seminaristas tem esse acesso a bons cursos tene acesso a bons livros a a literatura republicação de bons livros católicos hoje em dia por
várias editoras é uma iniciativa muito boa Os canais né do YouTube como a gente tá aqui ó nós estamos aqui em quase 700 pessoas conversando desse tema que eh há 20 e tantos anos atrás eu eu entrei no seminário 25 anos atrás então quer dizer lá naquela época a gente não tinha essa essa possibilidade a gente não tinha nem essa essa eh essa eh opção de discordar né porque parecia uma linguagem hegemônica Hoje em dia a gente já vê que essa essa bolha foi furada e os leigos os fiéis leigos estão entendendo e estudando e
conhecendo cada vez mais como que esse problema todo aí se formou Então o que nós podemos tirar de conclusão aqui dessa conversa é que houve um dano produzido por essa visão que é uma visão imanente materialista que quer resolver tudo aqui nesse mundo mas faltou a visão transcendente E aí nós temos que tomar um cuidado de não cair no outro extremo que é o extremo de abandonar totalmente o imanente e ficar só na no mundo espiritual aí também tá errado entendeu porque algumas formas de espiritualidade católicas hoje em dia começam a cair nisso aí então
o pessoal fica muito falando de crise da igreja disso daquilo e ler livro disso lê daquilo mas não dá uma catequese na paróquia não entra numa conferência Vicentina para ajudar a montar cestas paraas famílias carentes não ajuda o seu padre na sua Paróquia na sua Capelania onde você Então as pessoas começam a cair de um extremo pro outro o extremo da teologia da libertação onde é só fazer fazer fazer E aí às vezes cai no extremo do rezar rezar rezar Pensar pensar pensar sem fazer nada sem fazer caridade nenhuma sem ajudar ninguém são os dois
extremos Qual que é o equilíbrio para a vida de um católico leigo ou para a vida de um sacerdote de um religioso de uma religiosa o equilíbrio o equilíbrio está no quê para um leigo por exemplo Está sim em rezar bastante em viver os sacramentos de maneira séria em ler conhecer sobre a sua fé mas também em fazer apostolado nós temos de fazer algum apostolado um que seja quantos e quantos católicos hoje em dia criticam a catequese das Ah porque a catequese é muito ruim é deficitária ótimo então se você estuda Você conhece se ofereça
para o seu pároco eu tenho certeza que o seu Padre vai precisar aí você vai lá e dê a catequese Né eu eh esse ano que eu que eu não estou dando não tô com turma de catequese mas eu dei catequese anos e anos aqui né então eu não deixei de dar catequese de ter turmas de crisma por qu é apostolado é apostolado você tem que fazer algo de concreto ajudar Ah mas eu não posso eu tenho os meus horários tudo muito atrapalho Então tá bom tem realmente às vezes as suas obrigações de família de
hor não te permitem Então você vai fazer o quê Reze e contribua de preferência financeiramente com alguma obra que vai fazer aquilo que você não pode então você contribui você fala Puxa vida eu não posso fazer mas eu vou contribuir aqui com os Vicentinos eu vou contribuir com Essa Pastoral vou contribuir com um canal né de Formação vou sei lá você vai contribuir com alguma obra por qu é uma forma de apostolado entendeu é uma forma de apostolado então eu devo conhecer eu devo rezar mas eu devo fazer também alguma coisa esse é o equilíbrio
O sacerdote é a mesma coisa O sacerdote ele é o administrador da casa de Deus ele deve administrar os sacramentos mas ele deve também cultivar uma vida interior muito grande o padre naturalmente Já faz muito porque as obrigações do padre já são muito extensas mas ele deve também entender que a oração faz parte das suas obrigações eh eh sacerdotais né E que rezar é um bem para o povo dele eh uma religiosa a mesma coisa um a mesma coisa então nós devemos buscar o quê é esse equilíbrio e devemos também eh pensar no seguinte Ah
mas a Às vezes a gente vai conhecendo essas coisas a gente começa a falar nossa mas tal Padre é TL tal padre não confessa bem não sei o que muito bem muitos padres foram formados assim infelizmente foram formados Assim muitos acreditam que isso é um bem e acham que estão fazendo um bem então o que que a gente pode fazer para mudar isso primeiro lugar nós devemos rezar e nos sacrificar o que que eu quero dizer nos sacrificar fazer Penitência oferecer um jejum de vez em quando oferecer uma Penitência de ficar sem comer um doce
sem tomar um café pelas intenções da Santificação do clero para que Deus chame muitas e santas vocações é dever nosso fazer isso E aí eu digo para vocês às vezes nós que estamos criticando a teologia da libertação nós caímos no mesmo erro da teologia da libertação porque nós começamos a enxergar as coisas só nesse mundo a gente perde a visão transcendente a gente começa a pensar Ah não tem jeito tá tudo perdido onde que tá a nossa visão transcendente eu tenho de ter fé a minha oração ela é ouvida ela tem um efeito ela tem
um efeito nenhuma oração fica perdida esquecida nenhuma então meus caros tenhamos isso em mente nós podemos mudar a igreja através das nossas orações através das nossas penitências mas também podemos mudar através da nossa caridade amemos os nossos sacerdotes como eles são Apesar às vezes da má formação apesar da confusão que está na própria cabeça e no próprio coração deles amemos os nossos sacerdotes rezemos pela igreja e Deus que é o fundador né da Igreja Jesus é o fundador da igreja ele prometeu as portas do inferno não prevalecerão e não é só teologia da libertação que
é problema existem outras correntes de pensamento existem outras tendências dentro da igreja isso sempre aconteceu na história da igreja mas nós temos uma confiança uma certeza total e absoluta nada disso acabará com a igreja porque a igreja é divina e a igreja somos nós então façamos a nossa parte a nossa parte é muito pequenininha nós somos D tamaninho mas várias parzinhos E aí certamente Jesus chamará das nossas fam famílias Jesus chamará dentre os nossos filhos os próximos que serão padres que serão bispos e que se forem bem educados por nós se forem bem formados por
nós se se tornarem sacerdotes bispos religiosos religiosas farão muita diferença Tá bom meus caros é isso né Nós temos que voltar nesse tema aqui eh eu vou aqui até fazer um compromisso aqui com vocês eu vou ver agenda dele eu vou conversar com o padre o Leandro razeira n que foi quem organizou aqui este livro junto com Frei clodovis bof aliás este livro Se você olhar o primeiro comentário do chat tá lá o link da minha Livraria na livraria Rafael Ton tem este livro aqui está com desconto então né aproveitem Aí adquiram lá e adquirindo
esse livro você contribui com o canal aqui né e eu tenho certeza aliás né de que eh tudo aquilo que eu vou colocando aqui de alguma maneira esteja ajudando vocês aí nas suas análises no seu conhecimento então eu peço encarecidamente eh que vocês curtam esse conteúdo porque isso aqui ajuda bastante o canal o YouTube entende que eh Há uma relevância nesse conteúdo e distribui melhor e também né se você quiser contribuir diretamente com o canal na descrição desse vídeo tem lá a chave PX que você pode fazer uma doação direta pro Canal ou pode adquirir
qualquer material da livraria adquirindo qualquer material da livraria você também contribui aqui com o canal mas o meu compromisso não é esse é outro eu vou convidar o Padre Leandro razeira para que venha até aqui conversar com a gente aqui no canal sobre teologia da libertação e aí a gente vai continuar essa conversa então meus caros mais do que apenas criticar né os males produzidos por essa forma de de teologia o mais importante é entender que o problema existe entender de onde ele veio né então existe uma um caminho histórico para chegar na formação desse
modelo de teologia mas existe uma solução e a solução é conhecer aquilo que a igreja sempre acreditou conhecer a tradição da igreja conhecer a tradição conhecer o magistério e conhecer as sagradas escrituras esses três pilares que sustentam a nossa fé o conhecimento desses três pilares vai nos blindar né de qualquer visão que seja contraditória à aquilo que nosso senhor Jesus Cristo quis para sua igreja Deus nos abençoe meus caros amanhã cedinho 7 da manhã nós temos a reflexão né a meditação diária a partir dos textos de Santo Afonso de ligório agradeço vocês que ficaram aqui
nesta noite de sexta-feira né passamos de 700 pessoas ao vivo um prazer tê-los aqui se esse conteúdo ajudou você tenho certeza que pode ajudar outras pessoas também compartilhe n esse conteúdo também com outras pessoas que podem se interessar né E o nosso objetivo aqui é um só conhecer mais sobre a nossa igreja para amar mais a nossa igreja né o objetivo aqui não é apontar dedo não é criticar Esso aquilo mas o objetivo é conhecer o problema entender o fundamento do problema evitar o problema e sobretudo fazer aquilo que nós podemos fazer conhecer isso a
gente pode através do estudo Rezar e Amar a igreja e nós fazemos isso por amor não é simplesmente para criticar não é simplesmente para apontar o dedo aqui ali não nada disso nós fazemos isso porque nós somos membros desse corpo Místico E essas pessoas que são adeptas da teologia da libertação que estão dentro da igreja são nossos irmãos merecem o nosso amor e as nossas as orações assim como o frei clodovis bof entendeu e corrigiu a sua visão que também Outros tantos possam né entender e corrigir a sua visão né E que a gente possa
fazer aquilo que Jesus pediu né na sua oração sacerdotal pai que todos sejam um Deus abençoe Frei Galvão rogai por nós abração e até amanhã cedo se Deus quiser tchau tchau
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