Existem duas regras no caminho espiritual: Comece e continue. Acorde! Existe uma alma dentro de sua alma.
Busque por ela. Existe uma joia na montanha que é seu corpo. Olhe para a mina que contém essa joia.
Óh sufi andarilho Busque dentro de você e não fora. Acorde! Rumi.
Ele é o Todo e o Nada Ele criou alegria e tristeza Por que você não percebe Que você não é nada além dele? Oh, aquele que não conhece a essência interior Aquele que orgulha-se e gosta da própria pele Acorde seus sentidos. Existe um amor No interior de sua alma.
A percepção é a essência de seu corpo. A alma é a essência de sua percepção. Mas se você for para além do corpo, percepção e da alma Tudo se transformará nele.
Outono e primavera, Noite e dia, O Visível e o Invisível. Somos o tesouro do espírito. Somos a alma do mundo, Livres do peso que vergasta o corpo.
Prisioneiros não somos Do tempo nem do espaço Nem mesmo da terra que pisamos. No amor fomos gerados. No amor nascemos.
O Amor me disse: “Não há nada que não seja eu”. Fiquei em silêncio. O que fazer se não me reconheço?
Não sou cristão, judeu ou muçulmano. Se já não sou do Ocidente ou do Oriente, Não sou das minas, da terra ou do céu. Não sou feito de terra, água, ar ou fogo; Não sou do Empíreo, do Ser ou da Essência.
Nem da China, da índia ou Saxônia, da Bulgária, Iraque ou Khorosan. Não sou do paraíso ou deste mundo, Não sou de Adão e Eva, nem do Hades. O meu lugar é sempre o não-lugar, Não sou do corpo, da alma, sou do Amado.
O mundo é apenas Um, venci o Dois. Sigo a cantar e a buscar sempre o Um. Primeiro e último, de dentro e fora, Eu canto e reconheço Aquele que É.
Ébrio de amor, não sei de céu e terra. Não passo do mais puro libertino. Se houver passado um dia em minha vida Sem Ti, eu desse dia me arrependo!
Se pudesse passar um só instante Contigo, eu dançaria nos dois mundos. Noite após noite, a alma em sonhos se dissolve. E a cada sonho, a alma abeira-se da Forma.
Por que lutar tanto para abrir esta porta entre nós, quando toda a parede é uma ilusão? Olhe além dos seus pensamentos, para que você possa beber o puro néctar deste momento. Por que pensar no tempo, Se és motor do tempo?
és alma da verdade, ó sonho dos meus sonhos. És forma sublimada, E mais não sei dizer. A essência é o Vazio.
O resto, acaso. O Vazio traz a paz para o amor. Todo o resto: doença.
Neste mundo ilusório, Vazio é o que a alma almeja. Óh sufi andarilho, acorde!