FILOSOFIA: Ética Grega

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POLIS CONSULTORIA
Conheça as concepções gregas clássicas acerca de #Ética e entenda por que elas revolucionaram a filo...
Video Transcript:
o olá amigos tudo bem com vocês eu quero convidar vocês a fazerem comigo uma reflexão acerca de ética o palco então é filosofia queria falar um pouquinho com vocês sobre a ética grega a gente vai futuramente soltar outros vídeos aí relacionados com o tema a gente vai ver qual era a abordagem da ética pelos pensadores medievais depois a gente vai ver a visão moderna visão contemporânea de ética mas a gente quer começar pela ética grega a visão de ética clássica grega ok que foi quando o assunto ética começou a ser batido na pela filosofia mas
assim como ponto de partida a gente queria é estabelecer aqui uma diferença entre dois conceitos fala-se muito em moral e ética existe diferença entre moral e ética evidentemente as duas coisas es é uma mente relacionada claro que é ética tem tudo a ver com moral mas existe uma pequena diferença entre as duas ok qual é a diferença a moral os valores morais o sistema de moraes eles variam no tempo e no espaço ou seja colocando de uma maneira bem simples é o que era imoral o moral há 50 anos atrás pode não ter hoje esse
é o primeiro ponto é o que é imoral é no oriente pode não ser temporal no ocidente o que é imoral numa região pode não ser outro em outra região pode não sei demorar ou em outra região a então existe assim é uma variação do conceito de moral de acordo com o tempo a evolução né da história e o espaço agora a mesma coisa não se aplica a ética a palavra ética é uma palavra que vem do grego brett o que quer dizer um pouco o comportamento então ser ético não apresenta nenhuma variação do ponto
de vista espaço temporal a ser ético hoje é a mesma coisa que é ser ético ou será a mesma coisa que ser ético daqui a 100 anos é a mesma coisa que é ser ético por exemplo como era uma ético os grelos ou cento de ética e outras palavras ele não varia conceito de moral varia ok e qual era a concepção de ética entre os gregos concepção clássica de ética entre os pensadores gregos é claro que eu vou escolher aqui vou trabalhar aqui basicamente três vou pegar a trindade que todo mundo conhece vou pegar sócrates
platão e aristóteles como eles viam essa questão da ética vamos começar por sócrates eu sou crítica de ética era bastante simples era uma concepção racionalista da mesma forma que sócrates entendia que o papel da filosofia era buscar a essência das coisas independentemente da visão do senso comum ele entendia que existiam conceitos universais da cerca por exemplo de felicidade a cerca de justiça ele também entendia que existiam o deveria existir uma concepção universal de ética independentemente de qualquer coisa então ele entendia que é a a ética ela deveria ser um a construção coletiva não era uma
construção subjetiva na época de sócrates por exemplo existiram os chamados sofistas os pensadores sofistas que a gente já abordou inclusive aqui em outro vídeo a o e por exemplo fizeram contrário essa visão socrática eles polemizaram durante muito tempo os sofistas entendiam que não existiam verdades absolutas em relação a nada e evidentemente isso também se aplicaria a questão da ética eles não tinham uma concepção de grave um tempo primitivamente uma concepção de moral absoluta e muito menos de ética e trocas ele pondo a tia isso ele defende aqui é a a ética ela também deveria ser
abordada de uma forma racional ela deveria também essa concepção ser baseada na razão e sempre focada na vida napoli no coletivo a a concepção platônica evidentemente se inspirou muito nessa concepção socrática é claro que platão como seguidor de sócrates ele é tão e defendeu esse essa visão racionalista agora a gente observa uma diferença em platão é que ele falava assim não dualismo quando o assunto era a questão da da ética ele falava muito em corpo e alma é tem muitos escritos atribuídos a platão tratando da questão da alma em platão se tocou muito ele falava
que é terra na era alma ele então é quando o assunto era ética e ele colocava o seguinte é importante que o homem pênis que na questão da alma e que ele não sobrepõe o corpo a alma ou seja quando ele fala em porque ele tá se referindo aos desejos a então ele entendia que o desejo apego ao desejo de um modo geral do fórum da quem deseja o material as coisas que não é o ser humano naturalmente deseja acabam levando ele a ter uma conduta a antiética então para ser ético nessa visão racionalista mas
dualista e se baseia nessa divisão entre corpo e alma para ser é que o homem deveria segundo platão valorizar uma espírito valorizar as coisas da alma e não se submeter à o se sujeitar às determinações dos desejos as determinações do corpo a é uma coisa que vivia influenciar evidentemente a visão é de outros pensadores principalmente os pensadores helenísticos aí tipo não falava também sobre sobre a questão do desejo ea importância de se valorizar mais os prazeres espirituais do que o materiais aí falava a ataxia e nessa concepção platônica então a pessoa que automática o jogo
valorizasse mais a questões da alma ele seria um bom cidadão então eles associavam muito a ideia ele associar muito a ideia é de ética a cidadania né porque tem a ver com direitos e deveres é muito comum a inflação chamava atenção para isso as pessoas falarem muito nos seus direitos esquece um pouco dos seus deveres e aí entra a questão da ética entre a questão da época porque é a ética está muito associada com respeito a valores o respeito a direitos é do outro então associação entre é ética e cidadania corpo e alma nessa visão
platônica por último a gente tem aí é a visão aristotélica a aristóteles ele tem uma frase muito célebre que diz assim o homem é um animal político é um animal político o que que ele quis dizer quando eu disse o homem é um animal por isso ele quis dizer que o homem ele por ser um ser social o homem não vive sozinho ele precisa de viver em sociedade ele acaba necessitando da política porque o que é atividade política que vai residente mente regulamentar a vida em sociedade vai criar as leis né que vão borra de
nar a sociedade então aristóteles ele tinha uma concepção de ética muito associada à atividade política ele era muito prático ele era muito concreto diferentemente de platão falava muito da questão da alma é para aristóteles não é a ética era um pré-requisito para o exercício da atividade política então ele associava muito a ética a ideia da virtude oi e o quê que era é a virtude segundo a visão aristotélica a visão bem interessante tá a a visão aristotélica de virtude seria aquela visão do meio termo tá é como assim virtuosa seria a pessoa que buscasse o
meio-termo entre é a falta né e o excesso tentar pegar um exemplo prático aqui né você tempo por exemplo de um lado é vão pegar a ideia de coragem por exemplo né a coragem você tem de um lado é a covardia e do outro a temeridade eu que seria então o indivíduo é corajoso a seria aquele quem é buscar se o bem termo entre a omissão que seria a covardia ea temeridade é porque também você não pode querer bancar o corajoso que bom então se você conseguir quando foi ver a tua o assunto é o
exemplo aqui que eu tô escutando tá a virtude da coragem corajoso seria exatamente essa pessoa que soubesse né é ficar entre é a a temeridade ea covardia buscar um equilíbrio isso seria da virtude e a virtude na visão aristotélica era a base da ética ela estava associada a questão da ética ao indivíduo virtuoso automaticamente deveria ser um indivíduo ético gente observa em comum entre a concepção tanto socrática né quanto é a concepção platônica é quanto a concepção aristotélica é que todos eles associam a questão da ética a vida em sociedade a ética como e do
coletivo ele a coletivo ela é positiva porque porque ela se baseia nos valores morais aprovados pela sociedade aceitos pela sociedade aprovados pela sociedade tá então então ponto comum a questão da visão da ética como um produto do coletivo que por sua vez é produto né sobretudo da atividade política então era um pré-requisito para o exercício da atividade política essa era a concepção clássica grega de ética existe também a visão do histórico sabe a visão epicurista a visão estou insista mais todas elas é derivam dessa essa ideia né básica de que a ética é um produto
do coletivo ela é uma questão de natureza política sobretudo um pré-requisito para a vida napoli bom então essa é a visão clássica ali futuramente a gente vai abordar a questão da ética na idade média na é só aguardar ok gente beijo para vocês e até a próxima
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