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bom então pessoal agora voltando então faço sobre modos gregos né então para mim primeiramente é super importante que nós tenhamos isso aqui em mente ó e eu particularmente gosto muito de associar os modos gregos diretamente com o campo harmônico para mim isso é importante porque porque quando eu falo que esse redor ico automaticamente eu tô falando toda a história do ré já que nós sabemos que no campo harmônico se a gente for olhar ali nós temos três acordes menores que vão personalidade diferente por isso eu gosto sempre de relacionar já o meu próprio campo harmônico
com a questão do dos modos já pego o campo harmônico já penso que o primeiro é jônio o segundo grau é dórico terceiro grau é free gico o 4º grau é lírio indo mixolídio eólio lócrio isso é super importante memorizar esses nomes né super importante isso e para mim isso é fundamental relacionar os acordes com os modos não desenho em escala maior ele com é péssima no ensino de modos né essa questão de que se eu fizer isso aqui é redor ico depende muito do contexto certo depende muito do contexto para mim um sheik não
vai me falar porque por exemplo se eu tocar a escala de redor ico e tiver tocando uma música em cima de dó não tá suando redor certo e o por isso que é tão importante relacionar com harmonia harmonia vocês vão ver no decorrer da aula o piso harmônico ele é fundamental para a gente conseguir compreender a questão dos módulos que eu chamo de peso harmônica onde é que harmonia vai pesar teu primeira coisa eu vejo um monte de erro na internet pessoal ensinando os mortos por exemplo primeiro erro tá isso aqui ó eu tenho que
ter consciência do que é música modal e o que a tá certo estou super importante ter essa consciência aqui contém o primeiro exemplo por exemplo uma cadência 1564 não era qualidade dó numa cadência tonal o que que eu falaria de modos gregos nesta cadência dó sol lá menor é menor é até lá melhor fá maior né pode ser com sétima ou apenas fria então a grande questão eu vejo muita gente inclusive no 25125 um falando assim é sobre o rei menor eu vou trocar redor ico sobre o sol só mixolídio um e sobre o dó
dó lídio ou dá um dó jônio né gente se eu for tocar é menor dori só mixolídio e do júnior tocando dó ré mi fá sol assim é a mesma coisa partindo de pontos diferentes não tem porque eu tenho que sair modos gregos e música tonal o que que é música tonal música tonal é onde eu tenho a presença do um nós sentimos que eu tenho tom peso harmônico tá no tom certo tem um spray importante eu ter esse de consciência do que que é música modal e o que que é música tonal por exemplo
2511 e não tem porque eu pensava é notório só mixolídio porque acaba criando uma trava na improvisação que é redor e só mixolídio tom jones tocando dó ré mi fá sol lá si certa um super importante eu consegui classificar essa diferença o que que é música tonal música modal música tonal aqui nessa questão da presença do tom a música gia tom a música gira tom ela ainda tô no centro tonal então aqui por exemplo aí a juízo alunos perguntam mas que estão bem interessantes porque muitas vezes se ensina eu vejo no youtube agora falar se
eu tenho esse acorde eu posso tocar dó maior júnior ou do lírio é só que tudo depende de um contexto de compreender o corpo por isso que eu vejo que muita coisa no youtube ensinada de forma estranha porque é não tem contexto certo ele tem que entender que tem um contexto por trás porque se eu tenho uma cadência harmônica dó conserva maior o dom maior apenas sol lá menor fa aí o cara disse professor eu posso tocar o dolly vídeo aqui o sol mixolídio aqui olá frígio aqui e o fá sonho aqui pode o cara
comprou a guitarra para tocar o que ele quiser pode ser feliz só que vai ficar horrível porque nesse contexto a tonalidade é do maior dó ré mi fá sol assim acabou esses quatro acordes foram gerados pelas notas dó ré mi fá sol lá si e sobreposição de terços né então não tem porque eu ficar pensando vai ficar uma coisa totalmente fora que quando toca aqui a então aqui eu posso tocar o lá frígio totalmente o que não se pode tocar pode tocar só que vai ser demitido por justa causa né tem uma super importante ter
essa consciência do que então ó isso aqui eu vou ter que ir uma frase né é super importante é contextualização do que está falando somente temos de modos gregos então nesse primeiro momento é de pensar nisso eu fiz uma tabela existe várias formas de falar o quê que é música tonal e música modal eu vou demonstrar aqui como eu penso em música tonal e você é modal e quando eu trago isso para música contemporânea e popular por quê por isso a gente for pegar entre erros livros tem vários livros que vão utilizar como base muita
música clássica música erudita que é diferente com a gente vê de teoria musical a música popular não é a mesma coisa outra questão também é que a questão do modalismo ele veio mudando no decorrer dos anos mas não pensamos vai sô e é modos como se pensava antigamente só por isso que eu vejo que muitos livros que estão desatualizados no ensino até de modos gregos porque a coisa mudou a música vai mudando ela sempre a música sempre está em mutação né música ele não faz estátua nós não temos a mesma coisa hoje que tinham há
anos atrás de termos de música que olha só que interessante eu fiz uma tabelinha aqui ó quem canta ruim pode ver comer primeiramente degraus estão corre-campo arrumar então experientes untethered super importante fazer essa relação entre de com tetra depois os modos e ele tem assim um tom lá embaixo na última coluna tomou dalton e modal modal modal tom menor e modal o que que é isso que basicamente que eu tenho músicas com meu peso harmônico no tom certo que seria a tonalidade maior' e o peso harmônica anton ela vai girar girar e vai voltar por
tom aa e aí de autom e não vou pensar em modos isso é música tonal se eu tocar os modos pensar em modo dói só um mixolídio falide eu não vou sentir o sabor modal deles porque não tá não é música modal é diferente a outra coisa agora que eu chamo de música modal quando eu tenho peso harmônico aonde não tem acorde de função tônica certo por exemplo eu tenho uma corda de função tônica tem o primeiro grau ou sexto grau e o terceiro grau também tem vocês vão ver que ele ele entra nos dois
casos ele é tonal e modal que eu falei não existe regra né no caso o sexto grau é a tonalidade menor' onde eu vou ter só um tom volta para o tom que eu tenho 25 um pormenor e aí oi vó como é que falta o tom certo eu não penso em modalismo meio que eu boto um dolly com aqui no final que é comum 25 menor vamos trocar de históricos repousa eu não penso modo necessariamente eu penso só na sexta maior eu penso que quando fecha só penso que eu prefiro a sexta maior do
que a sexta the mall quando ao repouso mas eu não penso nós grego necessariamente que a música tonal o frígio ele recebe a função tonal tem essa sonoridade que a gente vai agora nós vamos começar a especificar cada situação né o frente nessa sua esse som um certo e também frigia comum dois só daí nós vamos pensar como frio mas é que eu digo esse terceiro grau também recebe a função de tom jornal quando por exemplo 2512 é sim em vez de por um vai para o relativo secundário de 12 é muito comum igreja fechar
o dó eu vou dormir certo é bem como também essa questão então agora vamos analisar o que que é música modal e como eu enxergo música modal e até que o ponto e o bom é importante isso vamos pegar o dori primeiramente então nós temos os acordes são tom música tonal vou por tom a música pode ser tonal e modal ao mesmo tempo assim a estrofe atonal e o reforma modal claro que sim isso é bem comum até então agora vamos lá então o único certo quais os estilos musicais caracterizam dórico que é o nosso
corte de segundo grau quando eu falo a palavra dórico tem toda a história do acordo e resumida eu não preciso falar ré menor a dori por exemplo é menor é melhor seis é menor 764 enfim quando fala dói com a palavra redor ico eu específico e se acorde ele é uma corda de segundo grau certo ele possui tônica segunda terça menor 4ª 5ª 6ª e 7ª eu vejo específico toda a história do acordo por isso que eu falei em relacionar os modos com campo harmônico diretamente não tem um shape de escala que vocês vão começar
a ver essa ideia de cheio que não tem nada a ver ok então dori estilos que característica do dórico o lá po por exemplo hoje tem sol eram sexual7 é comum também o dórico nós temos o funk o funk é bem característico do dori conheça essa novidade por exemplo o fim e é bem característico do dórico netbeans brad rowe né super e o justin também usa bastante o dórico lembrando que o repertório de jazz boa parte do repertório de jazz atonal jessie começa a ser modal a partir do disco a kind of blue talvez tem
alguma coisa a gente claro mas esse disco meio que deixou muito forte modalismo dentro de uma era ali gerson modal então ds tem bastante coisa por exemplo dórica de dieta também então esses são os esquilos que caracterizam o dori olá funk fusion diese ali embaixo oh tenho uma cadência harmônica típica do dori ou seja quando ouço isso aqui do hoje sim isso é dórico a característico sabor o sabor é diferente é diferente por agora notem peso harmônico aonde está o peso hormônio o peso harmônico tá no ré por isso agora se eu tocar mineral frigia
esse seu peso harmônicos e eu tô com a menor frígio o som não é frígio o peso harmônico essa uma corda e caracterize o som dórico meu peso harmônico cuidado e o peso harmônico daqui se eu tocar dó jônio em e qual é a característica sonora dórico porque o peso harmônico está no dórico oxe e não tem nada a ver se eu tocar lá e aí o som é dórico o resultado final porque a relação das notas dó ré mi fá sol lá si quando estou com peso harmónica no segundo grau é e a tata
baixei aqui tá com no mas quando eu coloco peso harmônico aqui não adianta que vai ter esse sonda o shape é pensa em assim a relação das notas dó ré mi fá sol assim vão ficar diferente quando eu estou aqui não tem a mesma relação que quando estou aqui certo eu preparei agora um backing track é mostrando e aqui o backtrack dori que mostrando essa questão do dórico olha o sabor eu vou tocar mole shapes diferentes olha só então é melhor voz é menores são sério [Música] tocando jovem passou assim o tocador júnior e frio
o seu mais redondo que eu fiz o harmônica daqui nossa característica ou seja graus espiral que vai dar esse não é e ai tudo que eu tô tocando dó ré mi fá sol lá si tocando somente dó ré mi fá sol lá si é mas entendam o seguinte tudo que eu toquei eu toquei me feio eu tô tem um shape que me frio não eu não toquei no e frio o shape não tem não tem relação nenhuma com modo que a gente que pensar que modo não é desenho de escala moda característica sonora é o
quando eu vou tocar o tocando isso eu peso harmônica um copo me filho a mesma ideia e vai dar o som que está sendo virado o resultado final o mesmo tocando cheio e me fingir mais as notas continuam sendo dó ré mi fá sol assim começando do posto diferente por isso que é super importante o peso harmônico aonde harmonia está com a gente sente fixo o peso o ciclo fecha ali começa ali né e o na verdade que nós tocamos por exemplo só júlio ré menor dói-me frígio lídio no decorrer da obra dando mais dicas
de como até simplificar essa história toda né e quando ainda nós vamos tocando isso tocando dorme passou assim é isso que eu digo que é um grande erro das pessoas na da forma de ensino que eu vejo acontecendo que se ensina pelo shape como eu falei no começo da aula a importância de a base até mesmo sete são sete isso mesmo que caracteriza o que o peso harmônico tá não é menor 7 não tá no dó ou seja a minha sensação sonora é dórica porque eu acordo ele segundo grau meu peso por isso importante é
relacionar diretamente com campo harmônico fazer essa relação não nunca pense que são cheios né vamos formar o seu próximo modo vocês vão entendendo no decorrer da aula próximo modo frígio qual a característica frigia a car o friso é que ele vai ter ver vamos ver a questão estilística do friso né então frigir é muito comum vai ter o som meio espanhol hispânico joga ali eles são hispânicos e também é utilizado no red metal 1 o whatsapp nada aqui tem um rendimento também é bem comum a sonoridade frigia né e somente rendimento os anos 80 né
que bastante rosto dos filhos é importante agora ali embaixo bota uma cadência harmônica clica de frio por exemplo eu ouço de menor a maior e menor menor e volta uma dica de freio notem peso harmônico está aonde e me menor certo que o professor seu tocar a escala de ré menor dórico sobre me frio e não vai acontecer nada a mesma coisa que eu super importante o associar uma dica que eu dou quando eu tenho um acorde menor e logo à frente um acorde maior é 3º e 4º grau e só acontece em uma em
um local do campo harmônico 3º e 4º grau logo eu sei que a história dizer os caras vendo dó o dó é a raiz dele quando eu tenho dois acordes menores com distância de um tom segundo e terceiro grau por que isso acontece isso uma vez no campo harmônico dois acordes menores com distância de um tom quando eu tenho dois acordes maiores com distância de um quarto e quinto graus e só acontece uma vez no campo harmônico certo então isso é uma dica para tentar localizar rápido o centro tonal né lembrando que a grande que
estão aqui e no caso aqui nós temos uma característica modal né é real e lembrando que que muda meu chefe de escala posso tocar a escala de dó que vai dar o som tá caro lembrem sempre o contexto aqui o contexto lembre que eu tenho um acorde menor é só que ele tem uma cadência eu vou ter que respeitar o contexto dessa cadência nesse caso tem melhor sua maior é menor ou seja eu sei que a raiz a história toda é do a maior o tacto e o peso harmônico vai estar no me deu que
não é que estão cheios por exemplo olha só que eu vou dar um backing track aqui me finjo oi e que eu vou fazer vou botar o backing track vou tocar relatório não vai suas olhos vejo harmônico ele me fala aí ó pega nóis sua frígio cônico é frio tocando lá menor e óleo e e como ela menor e óleo som e me frígio da sua relação com as mesmas notas é sua bem bem diferente tô super importante ficarem atento a isso que os modos eles têm uma questão envolvida estilística certo na a nota de
repouso o que eu recomendo vários livros abordam de forma diferente é o que são notas de repouso nos nos modos gregos tem um particularmente prefiro que a pessoa explore explore e vá pegando logicamente do caso chamo de nota característica nota característica do frígio seria segunda de mol e a sexta demora não é nossa de repouso nossa característica é o meu tem esse caracteriza a sonoridade né não super importante ter isso sim mas lembrei o peso harmônico importância disso dá onde harmonia vai fechar isso caracteriza música modal de distância né a música modal da música tonal
lembre lá no início música atonal não tem nada a ver com modos gregos é outra coisa ontem porque pensar em modos né porque o nosso peso hormônio que está no tom próximo passo agora agora vamos analisar um vídeo então o lídio seria o nosso 4º grau eu chamo ele de maior bonito né passarinho está ali do lado porque quando a gente ouvir o lídio a gente vê se som de passarinho vamos pegar como exemplo aqui eu fale vídeo né então eu ouço nota característica é quarta aumentada cadência harmônica comum do lídio de uma está criando
e usa para caramba né fá maior a faca no centro maior sol o baixinho lá em fa bem comum essa bem comum não é outra cabeça também tem um lídio cadência né facul sol dó lá menor coldplay mas isto não era cara tô te torou a menina da nota característica modal do flash da armona tá aqui não tá no doutor é o dono da música só que o ciclo não nada o pessoal mônico no 4º grau isso caracteriza o sabor né que não vai ter um sabor e é tornal como a gente conhece o sabor
é diferente agora que eu vi um jeito backtrack e a sonoridade do vídeo o link tem um passarinho a intenção bonito olha só é o maior mais bonito que o maior e aí [Música] e aí eu vou tocar don't 1 o som que deu foi no farid porque o peso harmônico estarão fábio perto e e vamos tomar modulação zinho ali tudo extremamente comum em termos de ensino de modo de gregos é não se falarem a sonoridade final eu tenho que ter na minha mente quando ouço esse esse acorda bonito o alívio quando os aquele menor
feliz dórico não é shape não é chip o saco tipo de uma forma interessante que eu pensar é pensado em vão precisar decorar shape eu posso brincar com o centro tonal ficar praticando praticando e que você estiver pegando por exemplo tocando fale vídeo e eu vou tocar aqui do maior que eu sei que fa quando ele l e o 4º grau igual eu vou tocar que nota bonita eu aprendi a nota eu sei que eu vou ver é quarta aumentada por legal gostei dessa nota é que eu acho muito melhor sempre digo os meus alunos
assim eu acho que nem ninguém espera aquele eu acho que vai ser difícil alguém viver 150 anos né então toda a informação que tem para nós disponível hoje para estudar e a forma com as vezes é apresentada ninguém vai viver tempo para isso decorar cinco cheio de ré menor dórico 5xm frígio cinco shapes e fale vídeo saca eu acho que eu gosto a mente sempre recomendo que se ganhe mais tempo praticando tocando do que realmente ficar decorando coisa pega aquelas como yamandu costa grande gênio hamilton de holanda são caras não perderam tempo decorando o bracinho
de ficar tocando tocando tocando quando a gente fica tocando tocando tocando acaba que a coisa vai vai nem que aprendendo por meio que naturalmente né quando toca toca toca e verificados decorando decorando decorando decorando que a mesma coisa como eu falei dom júnior redor ico me frígio fábio é tudo dorme dó ré mi fá sol lá si tudo dó ré mi fá sol assim na guitarra criou se fala lenda de melhores seu improviso aprendi os modos gregos esquece não pega lá o vocês retocam modos gregos agora que tocar na igreja sem querer que eu tenho
a introdução da música começa a infarto aí tu vai lá e começa a tocar do a maior é porque tu sabe que o tom depois vai vir para dó tudo começa a tocar e que tá tocando fábio mas não precisa decorar o chip de fábio porque tu sabe que aqui ele acorda o 4º grau do dono caso fa né então por isso que interessante assim é por caso tiago falou de joe satriani né assim eu acho que esse é um disco excelente para aprender molde grey demoveiculos é o the extremist do joe satriani esse disco
é excelente para aprender molde grego esse vídeo foi a minha a minha escola de molde grego e foi esse disco do satriani ali eu consegui sacar boba muita coisa assim né sobre como ele das características sonora de modo grego e significa é muito bom recomendo agora modo mixolídio certo o mixolídio quais estilos caracteriza um mixolídio quais os estímulos que é comum nos encontrarmos mixolídio baião nosso mixolídio nesse caso eu tô fazendo note que desde o começo da aula só toquei dó ré mi fá sol assim quem mudou foi o acorde que eu falei desde o
início peso harmônicos não é indicado tô com dó ré mi fá sol assim a ficar decorando 5 shape de cada coisa se basicamente decorar a escala diatônica e souber bem escala diatônica fechou então esse módulo e também é como no rock remix ou mix o líder comum para rock né bem como no hot ter ele é por exemplo funk também tem muitos mixolídio [Música] tá quanto ouvir um funk que tem só um [Música] mixolídio quando tu usa onoki mixolídio steve morse steve morse compõe muita coisa é um toque mixolídio o steve morse peço muito muito
mixolídio neles bastante só bem para caramba tem um por exemplo vamos ver agora a sonoridade do mixolídio na prática de pegar o mixolídio aqui backtracking mixolídio tô lembrando característica dele vai ser uma escala maior possui a sétima novamente vou brincar com a questão de tocar pelo amor de deus compreendam que eu tô tocando vou tocar ré menor dórico mas um som né re menor dórico peso harmônico tá em sol certo eu vou doutor tudo que tocando dó ré mi fá sol assim abrir a proposta que entendam que o que muda tá aqui ó é o
acordo por isso a importância de associar os modos com a corda não estará mente com shape de escala olha só os homens oleiro às 7:00 nossa característica é eu vou trocar reler antônio tomás são luís olímpio nós meu peso hormônio que foi determinar isso é a nossa essa grande questão é daqui quem vai ser decisivo para mim aqui para mim é sororidade que eu falei meu peso harmônico não cheio de carro pessoal momento só o 7 então vai me dar essa sonoridade do mixolídio certo bem importante isso quando ouvir esses sons acontecer mixolídio como eu
falei que começa quando tu ouvir isso isso é modal isso é uma sua idade modal a e aí e depois é feio escala tocando dorme fácil assim porque eu sei que quando o peso harmônico está no terceiro grau vai ter a funcionalidade meu hispânica meio heavy metal na década de 80 também que eu falei mas no início né então todo o urso um som menor é preciso retornar ou não isso é diferente então a característica face eu não tenho essa característica sonora que mudou ele funciona assim mas por que que me dá esse som peso
harmônico no segundo grau certo então a o nosso relativo menor que o lá menor como eu falei no início eu considero ele tonal não modal que para mim tá no tom menor né é que baixar ele aqui só que também a gente pode ver ele como sendo o modal só que eu particularmente considero tonal tenho muito usado no pop claro sexto grau guardo um vai votar é muito usado no heavy metal usado no funk e e aí o que chique uma característica mesmo meio modal mas para mim eu tô menor né eu prefiro ver ele
como tonalidade menor' o óleo então tem as outras características tônicas segunda terça menor quarta quinta sexta alemão sétima e ali uma cadência harmônica típica certo dele novamente por que que eu vou sentir essa diferença que meu peso harmônico está no sexto grau eu já me caracterizado esse momento a tonalidade menor' ou o modo eólio certo eu vou ver sonoridade dele são vai dar bem característica menor olha só não é a cidade menor né vou trocar o chip ré menor dórico e eu não sou o dórico e e aí é se você perder o medo natural
da então meu piso harmônico dentro do meu sexto grau e agora e aí as cifras club em série então agora interessante agora pequeno um núcleo ele não tem uma característica típica ele não tem um estilo de música que usa o próprio saco ele não uma coisa assim que tenha um estilo metal tão logo ele não não vejo como sendo essencial trabalhar ele né então galera agora o pequeno review do que são deixa eu desligar o delei aqui que eu botei em belém mas às vezes eu gosto terei vez eu não gosto dele aí e aí
e ai que então agora pequeno review do que a gente fala hoje na aula né eu primeiramente eu tenho é super importante para mim relacionar josé abrir novamente aqui ó a primeira tabela onde começou a aula super importante eu fazer isso aqui ó até essa relação o e modos gregos como campo harmônico relacionar modo com campo harmônico segundo aspecto é saber diferenciar modal e tonal certo saber que a questão do modalismo do tonalismo a gente vê que a presença forte tom por exemplo eu vou dar alguns exemplos de música tonal quando eu tenho 16 251
não sei dois sim ao tom certo sinto tom quando a gente tem a cadência básica 154 um tom o meu outro que tem a tonalidade então tonal quando o meu peso harmônico está no sexto grau eu vou ter a tonalidade menor' nós só outon é só tu tomar agora em menor certo então próxima a gente começa a explorar os modos eu vou pegar ver o segundo a corda do campo harmônico ele vai ter uma característica dórica que é o que é esse menor feliz certo então meu peso harmônico está aqui se eu tocar a escala
de mi frígio sobre ré menor dori vai dar um som de me frígio não porque não tenha vi lembrem que modos é uma sonoridade o dori tem essa característica de funk fusion jazz ele tem essa sonoridade o friso tem uma sonoridade hispânica heavy metal na década de 80 não tem nada a ver uma coisa com a outra se o senhor tocar esse cheiro dele e me fez e meu peso hormônio tiver aqui ó é isso mais pânico isso não é mental da década de 80 e são latin jazz tu lembra latin jazz funk jazz vai
ter essa questão do tório é muito muito forte dolly com ela quando eu pego o terceiro grau me é meu peso harmônico está no terceiro grau tem por exemplo mi menor ah vá é menor menor menor tem essa característica hispânica o seu tocar o chip da escala de ré menor dórico ou do júnior ou lá eu olho vai me gerar se eu trocar por exemplo lá eu olho sobre essa base vai me dar um som de ser rápido enfim não as tem que ter o sono e lá é o óleo vai girar o som do
meio frio porque minha base é frigia sonoridade final do meu groove da minha base eu sou é frígio não é um shape da escala que vai determinar isso saco isso é importante quando eu tenho por exemplo o fá é o acorde maior mais bonito que o bonito né é a pesar boyita no 4º grau ou seja a característica ou sei que tem dois acordes maiores com distância de um tom eu sei que não é quatro outra quinto grau logo aqui eu sei que no caso você acorde é lídio que ele é 4º grau não é
primeiro então eu sei que vou se eu tocar a escala de ré menor dórico sobre esse acorde não vai dar o som de remendo automático porque a base o que tá rolando o pano de fundo tem um som lídio por que que eu vou querer tocar uma coisa no shape dórico né deu essa grande questão não gosta de pensar que o chip são modos será que não tem não vai girar por chão que eu tenho para mim é esse que eu falei no início à produção mais eu tenho uma base dórica e que se eu
quiser tocar aqui essa base adore o meu plano de fundo adoro começou quiser trocar a ré dórico pode até perdão refrigil se você tocar refrigil aqui pode tocar pode vai ficar uma porcaria que não tem nada a ver esse som e não tá pedindo isso tem nada a ver o chão que eu tenho para mim a o contexto musical aí então isso meu contexto musical por que que eu vou querer tocar refrijo tem nada a ver sabe deu isso é uma coisa que o vídeo galera que muita coisa estranha no youtube que naquela hora não
contextualizar modos gregos né então quando eu vou para o quinto grau meu peso harmônico daqui que eu só tenho um baião aqui por exemplo e aí e o que que eu vou tocar só aqui tá certo que tem certo então ele já é mixolídio né mas enfim máscara quiser tocar shape de ré menor dórico sobre sol mixolídio o resultado final só mixolídio [Música] saldo final é esse certo então um super importante isso né um exemplo interessante aqui ó de um exemplo de uma base que misturem os modos então assim ó existe várias coisas que eu
sempre no fusion próprio john coltrane utilizar uma galera utiliza quando eu tenho assim ó isso é comum ter é por exemplo só o menor histórico si bemol menor dórico isso é bem comum dias vários temas de jesus utilizam isso meio-dia no void é possível outros temas vários temas dds utilizam esse essa ideia de subir por exemplo recorda ali de joe henderson tá tocando é melhor do único saca utiliza é menor si bemol menor dori eu fiz um belo exemplo de música modal no jazz realmente modal agora misturar e é agora misturar por exemplo é no
mesmo base tonal essa é uma pergunta interessante é eu não sei se exatamente essa pergunta o cláudio mas se eu tenho uma base por exemplo vão pegar aqui ó só sol lá menor fa quem que é uma base bem simples né eu poderia tocar por exemplo no dó lírio do lírio só mixolídio lá frio fajon pode vai ficar uma porcaria é isso eu quero que compreendam que não tem nada a ver porque minha base primeiramente ela é tonal ela vai para o tom não tem porque eu pensar em modos e se eu pensar nessa como
vai só tudo fora até o dollynho encaixa ok mas eu prefiro não tem saindo o lídia eu prefiro pensar que dó com a quarta aumentada e é só mixolídio não sei porque eu penso assim é tudo do maior lá frio do júnior tá tudo fora o saco tem um lenda e o contexto contexto sempre tem que ver o contexto muita coisa que eu vejo no essa é a ensinando às vezes no youtube sobre modos gregos é esse é o problema a quando você tem um acorde assim você pode tocar isso e isso e isso porém
não se fala no contexto mas qual contexto e se a corda está estático e se acorde vai levar para outro acorde existe outra corda depois desse isso é que vai ser vai mudar tudo por exemplo imaginemos a seguinte situação eu tenho me menor estático somente de menor bom então eu consertar sua unidade 1 ah filha isso é uma coisa eu tenho o menor estado que eu posso tocar tá parado essa porta estátua posso tocar é menor dorme menor dórico posso tocar frígio eu só que lembrem são características sonora tá tocando numa banda de funk por
exemplo tocando funk [Música] e aí eu vou tocar aqui me deu a ideia de tocar me frígio e pode tocar mas vai ser demitido por justa causa não tem a ver não tem o som do funk modos não é shape a gente tem que pensar que é som saca que vai ter essa sua idade pode ter característica tem a ver com estilo para a linguagem então não é um bom caminho pensar assim pensar que eu tenho uma base menor e vou tocar todos os modos que são menores não pense um pouco na estética no estilo
mas isso é importante é agora por exemplo eu tenho menor aí de repente ali na frente eu posso o compasso eu tenho lá 7 eu mudou o meu contexto mudou radicalmente tá certo mudo meu conceito que eu tenho que respeitar agora o que está acontecendo agora se frozen no próximo compasso eu tivesse isso mudou contexto o contexto é feio tá certo contexto friso agora é um contexto dórico contexto me menor dori tô super importante isso nunca analisar coisa estática né é sempre observar o que que é o contexto geral ou que que vai mudar né
o teu pessoal espero que tenha um compreendido nessa essa minha visão de modos mas realmente o assunto que eu vejo que extremamente relativamente simples até só que se cria uma confusão com aquela ideia do shape né essa ideia do sheick ela ela é muito complexa é complexa complexa é muito estranha e às vezes acaba confundindo muito a galera assim tô super importante eu vejo sempre relacionar mal de virei um contexto musical estética musical que que é estética esses um baião e são roque e só uma música meio latin jazz em jason blum funk então sempre
relacionar com isso que por isso esse determinante para mim o contexto geral nunca pensar em cheio de só né aqui eu toco chip de lá dórico né o quê que vai ser muito determinante que temos de moto eu tenho sem pensar nisso pô essa rua que tem uma sonoridade dórica possamos ter uma sonoridade frigia por que que ela tem uma sonoridade de frigia dorga bem sempre na questão do peso harmônico né que vai ser extremamente determinante para isso que vai dar o chão para mim para criar algo em cima se eu tenho um chão é
o jogo falado lóquio se eu tenho um chão que é dori porque que eu vou querer tocar uma coisa que não tem a ver com dores lembrando que estocar sobre ré menor dori o shape de mim frígio não vai dar o som feio nem vai dar o som frio nem dormir nem do rap o nosso peso orgânico tá aqui nós não temos uma situação de um som espanhol ou metal década de 80 nós temos uma situação por exemplo de um latin jazz bass e eu não tenho porque né nós temos esse é o nosso ambiente
a nossa nós temos ali né é um bloco de tão loucas faltou logo aqui coloque no meio que não tem uma característica de ló que eu não tem e não tem um estilo de música desliga assim cara estilo estilo de música aí é elóquio saco ele não tem o loc o modo meio que tá ali eu acho que cortar ele geralmente eu vejo para mim e vejo em duas situações né quando eu tenho acorde menor com sétima quinta the mall eu gosto de ver ele como sendo o sol 79 por exemplo um blusa insol né
e aí e quando vai para o dof lacozi menor com sétima e quinta de novo a partir da terça vai dar o som de sol 79 né que eu sempre gosto de pensar nele eu penso ele dessa forma penso nele como um acorde menor seis por exemplo gypsy jazz tenho lá melhor 61 a ré não sei aqui sexta do ré sexta menor quinta e tônica daí que eu penso dele de diversas formas mas não é característica deles que não tem eu pensar entender como dominar mi com sétima sétima domingo nesta 13ª bemol e nova bemol
ou seja lá menor lá melhor seis lembra um acorde sempre uma cesta baú com um torneio abaixo lá menor lá menor 61 tô meio abaixo meio diminuto é melhor sei mi menor com sétima e desta terça-feira em um grave mais um lá menor sempre com meio diminuto então esse é corre tá ouvindo até por isso ele não tenha uma característica específica porque ele e ele entra dentro de vários outros contextos né talvez por isso e se for estático por exemplo até uma pergunta se mas se for status que eu posso escolher qualquer escala exemplo mim
pode ser dólar fechou e óleo sim estático sim porém aquilo que eu falei aí é a grande questão que eu acho que por hora que faz parte até na questão musicalidade a gente compreendeu o seguinte qual o contexto vamos supor que não falei assim que o batera com um groove de impacto impacto eu só vou ficar só um menor um trem que eu tenho um pacote de 1 e aí é né então dificilmente vou querer trocar friso aqui porque foi se groove os esse grupo é dórico vaca a questão de escolha de dessas escolhas tem
muito a ver com nós e adquirindo musicalidade e isso vai ser determinante para a musicalidade né tipo isso para não tem esse som dori porque por esse grupo e faz parte da estética agora aí é frio o grupo e bater aqui ó e como mudou a estética taca o batera puxa um grupo pode ser óleo e menor e óleo né eu saca isso vai ser determinante para musicalidade a essa escolha tem não tem a ver só com notas o ritmo influencia muito dentro das minhas escolhas de nobre se eu tocando funk vai ser diferente as
minhas escolhas de notas do que se estiver tocando um bolero se eu tiver tocando heavymetal vou escolher outras notas que o ritmo vai falar para mim isso isso é musicalidade uma coisa assim que a gente deve ouvir muito estilo muita coisa ouvir muita música muita música e prestar atenção nisso vai desenvolvendo essa coisa de musicalidade no meio tempo eu toquei muitos anos baile né o meu estou acabar eu acho que 18 anos do que muitos anos bairro dubai ele me ajudou muito que no baile tinha que tocar axé pagode e terminava com halen larga terminava
com creme theater ea banda tocava também então tocava cara começar a roubar e tocando o reclame aqui e começava o baile tocando reclame aqui no final era van halen falando tudo isso me ajudou muito a desenvolver esse senso de respeito para com a música né uma coisa se for tem que respeitar o que o bater ali bateria tá pedindo para mim o baixista tecladista que eu tenho que tocar determinada não tem nada de cura de notas é o povo tem que respeitar a música fez para mim foi muito importante assim tocar baile né o que
o pessoal boa espero que tenham curtido a live a espertinha o ocorrido tudo legal a transmissão também que eu tô usando um sistema diferente aqui tinha ficado bom é que o pessoal muito obrigado um abração espero que curtido bons estudos a todos e até a próxima live e aproveite para estudar né valeu abraçam
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