MARXISMO CULTURAL | Magna Carta com Ricardo Gomes

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Brasil Paralelo
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Video Transcript:
existe Marxismo cultural se existe o que é isso e qual é a diferença entre o chamado Marxismo cultural e o Marxismo tradicional e que Impacto isso tem na política [Música] brasileira o mundo inteiro assiste uma transformação no pensamento de esquerda um pensamento que foi marxista ortodoxo e que hoje caminha para o chamado Marxismo cultural que é um termo que talvez Marx se conhecesse não gostasse dele muitos estudiosos muitos intelectuais rejeitam a tese de que exista um Marxismo cultural mas o que é isso Então ora primeiro a gente precisa entender um pouco o pensamento de Carl
Marx e porque ele foi tão importante no século XX Marx parte toda a sua estrutura filosófica de um erro econômico um erro fundado na sua teoria do preço a sua teoria do valor é verdade a teoria de valor em Marx é uma confusão que os pós doutores marxistas levam páginas e páginas para explicar mas que na verdade é bastante simples Marx cometeu um erro ao entender o valor das coisas o preço das coisas ele achava que o preço é igual a soma da matéria prima dos insumos e do trabalho portanto para Marx o preço de
o valor de troca de algo dependia da matériaprima dos insumos e do trabalho uma empresa poderia por exemplo não pagar toda a matériaprima se fizesse isso o fornecedor deixaria de lhe vender e não chegaria nunca ao sucesso uma empresa que não pagasse toda a matériaprima que consome da mesma forma uma empresa que não pagasse os insumos plenamente não teria mais energia elétrica água tudo que usa na sua produção e a empresa fecharia Qual é a alternativa para Marx é não pagar todo o trabalho ao não pagar o salário que corresponde ao valor que os trabalhadores
agregam nesse produto é que nascia o lucro portanto a frase de Marx o lucro é a expropriação do trabalho o lucro que não existe em termos reais para Marx Ele nasce quando o empregador não paga tudo que o trabalhador merecia não paga tudo que ele agregou ao preço de um produto essa teoria de Marx determinou a forma como ele enxergou o mundo inteiro por quê Porque Marx era um materialista Marx acreditava que tudo numa sociedade dependia das chamadas condições materiais de produção Ou seja é a forma de produção é a economia capitalista que determina todas
as demais condições sociais a lei a moral o modelo de família a religião tudo isso para Marx decorre das chamadas condições materiais de produção que é a lógica capitalista Marx não só era um materialista e portanto para ele tudo decorria das condições econômicas como ele era um dialético ele acreditava que a cada modelo econômico trazia em si as causas da sua ruína então o modelo econômico baseado lá no feudalismo no trabalho dos servos e comandado pelos senhores feudais tinha as suas contradições internas que significavam já a queda do feudalismo e que em seu lugar surgiria
Um novo modelo e Marx repete isso ao longo da história desde a antiguidade até o modelo capitalista todos os modelos têm as ditas contradições internas que provocarão a sua queda Marx profetiza então a queda do capitalismo a partir de um conflito nas bases da economia proletários e capitalistas o trabalhador e o empregador entrarão em conflito permanente porque o trabalhador é explorado pelo empregador para KL Marx todas as relações que nascem desta forma de produção capitalista com empregados e empregadores tudo que nasce disso são meras estruturas de dominação tudo toda a cultura para Marx é uma
forma de manter a dominação sobre o trabalhador para Marx o estado a forma de estado o estado liberal com a democracia com estado democrático de Direito com eleições com o Parlamento que faz as leis isto tudo é um aparato de dominação para manter a dominação econômica do Trabalhador a religião é um aparato de dominação para manter a dominação do Trabalhador a moral da mesma forma a estética da mesma forma a estética para Marx serve para mostrar ao trabalhador quem é que manda quem é a classe dominante e qual é a classe dominada todos os elementos
culturais da sociedade para cá o Marx decorrem dessa relação de dominação fundamental que é o lucro do empregador vem da expropriação do Trabalhador ele precisa manter o trabalhador dominado para que ele não se revolte e não cesse o lucro do empregador em suma o que Marx visualizou foi uma sociedade em triângulo em que uma infraestrutura que são as bases econômicas sustenta a lei o estado a família a estética a ciência a moral e a religião todos os aspectos culturais são uma superestrutura que depende da infraestrutura capitalista do modo de produção para funcionar agora eu quero
fazer um convite para todos vocês no dia 14 de Março a Brasil paralelo vai lançar o épico a história do comunismo que é a maior produção audiovisual já feita sobre a ideologia que mais influenciou o mundo do século XX para cá o a história do comunismo são seis episódios da Brasil paralelo filmados pela nossa equipe em diversos países um trabalho que levou mais de um ano para ser concluído e agora vem para você poder assistir os três primeiros episódios são gratuitos e você pode assistir eles fazendo o cadastro clicando no link aqui aqui na descrição
do nosso vídeo ou aproveitando esse QR Code que tá na tela faz a tua inscrição aproveita os três primeiros episódios da história do comunismo a maior série audiovisual já feita sobre o tema no mundo o Marxismo fracassou fracassou por uma série de razões primeiro porque o seu elemento fundamental que é sua teoria de valor está errada isso foi demonstrado na década de 1800 70 por três pensadores em lugares diferentes do mundo que chegaram à mesma teoria a teoria do valor Marginal subjetivo não é não há tempo aqui para explicar eh minuciosamente mas um um Google
em teoria do valor Marginal subjetivo vai mostrar que a descoberta de Leon valras Williams Stanley devons e Carl menger mostrou que na verdade as pessoas atribuem valor às coisas a partir da sua necessidade a teoria de valor de Marx estava equivocada não só a sua teoria de valor estava equivocada a forma de implementar a sua revolução estava e errada profundamente equivocada a condenação do estado liberal a condenação da Democracia Liberal deu errado mas também os fundamentos econômicos do Marxismo se provaram equivocados o Marxismo Foi um erro do início ao fim e foi um erro também
porque os trabalhadores começaram a melhorar a sua condição de vida ao contrário do que dizia Marx que dizia que os empregadores manteriam sempre salários de fome para os trabalhadores ao contrário do que dizia Marx o mundo viu cada vez mais as pessoas da classe trabalhadora melhorarem gradativamente a sua condição de vida e o a pobreza extrema no mundo caindo cada vez mais o Marxismo tradicional deu errado Até que em 1926 o fascismo italiano prende um comunista chamado Antônio grams gram viveria no na cadeia até quase a sua morte em 1934 e embora seja um comunista
muito ativo na organização do movimento comunista italiano não escreveu nenhum livro escreveu apenas os seus cadernos enquanto estava preso e os cadernos do cárcere de Antonio grams mudaram a lógica marxista para sempre o que grams fez com o Marxismo grams inverteu a pirâmide de Carl Marx o que era uma infraestrutura para Marx passa a ser a superestrutura para gram e o que era a superestrutura passa a ser a infraestrutura ou seja grams diz o seguinte não é Marx a economia que sustenta todos os valores culturais do capitalismo é o contrário são os valores da cultura
capitalista que sustentam este modo de produção portanto ao contrário de Marx que propunha uma revolução proletária contra capitalistas o que grams propõe são diversas micror revoluções no campo da cultura porque é a infraestrutura que sustenta o modo de produção capitalista o que grams quer é uma revolução dentro da família burguesa granch quer uma revolução na estética burguesa ele quer uma revolução na forma de funcionamento do Estado uma revolução na religião um confito racial um confito entre osos um confito entre diferentes orientações sexuais diversos conflitos culturais produzidos de tal forma a derrubar o capitalismo portanto aoo
de Marx em que derrubando o capitalismo cairia o todo sistema moral para gram é a derrubada do sistema moral que vai derrubar o capitalismo O que é que grams produz com essas ideias ele produz a chamada New left a nova esquerda uma esquerda que e nós assistimos isso no Brasil como os Estados Unidos e a Europa assistiram uma esquerda que não faz mais única e exclusivamente a discussão do empregado versus o empregador não é mais uma discussão marxista Ortodoxa a esquerda no mundo inteiro começa a se transformar nessa esquerda identitária o identitarismo é uma força
política para potencializar esta visão de revolução de grams Nós não precisamos derrubar o modo de produção capitalista nós precisamos destruir a cultura que envolve e que sustenta esse modo de produção O identitarismo é de novo um braço político um braço de organização das ideias de Antonio grams Como os partidos comunistas foram uma forma de estruturar Ah o Marxismo ortodoxo o granismo vira um poder e nós vemos hoje a esquerda identitária tomar a Vanguarda do movimento de esquerda o jovem esquerdista hoje não discute o empregado versus o empregador Esse é um papo lá do tempo do
partido dos trabalhadores veja aqui o PT nasce nesse modelo marxista ainda nos anos 80 travado numa dicotomia empregado empregador e é o partido dos trabalhadores o partido dos Pobres os pobres contra os ricos que dominam o sistema um partido que flerta com a a as greves com a revolta da classe abre aspas trabalhadora fecha aspas a nova esquerda não faz esta discussão a nova esquerda faz a discussão identitária provocando a mesma lógica de Marx de tentar incutir uma mentalidade revolucionária na classe uma mentalidade de classe aqui a nova esquerda quer incutir mentalidades de classe no
movimento negro no movimento LGBT eh em grupos religiosos Desde que não sejam cristãos em qualquer no movimento feminista em qualquer movimento identitário tenta incutir esta mentalidade revolucionária de uma classe portanto Assim como para Carl Marx o trabalhador tinha que ter consciência da sua condição de trabalhador e gostar de música de trabalhador de arte de trabalhador de dos partidos dos trabalhadores agora a nova esquerda quer incutir esta mesma mentalidade o membro destas identidades ele tem que se reconhecer a partir desta identidade o sujeito ele passa a existir em função de uma única característica do seu ser
que define inclusive em quem ele vota Na verdade são instrumentos de dominação política o movimento negro LGBT demais movimentos identitários feministas etc estão sendo tomados pela esquerda que passa a dizer que só é feminista de verdade quem vota no partido que representa o feminismo é uma lógica muito parecida com a lógica marxista para aqueles que fazem parte deste grupo político tudo é permitido para quem não faz parte deste grupo político Tudo É racismo ou machismo ou homofobia etc etc é por isso que Lula como ele faz parte desta representação por ser de esquerda Pode falar
qualquer absurdo inclusive que quem é negro gosta mesmo é de uma boa batucada essa menina bonita que tá aqui eu tava perguntando que faz essa moça sentada o que que faz essa moça sentada que eu não ouvi ninguém falou o nome dela eu falei ela é cantora ela vai cantar Aí perguntei não não vai ter música então ela vai batucar alguma coisa porque uma aud descendente assim gosta de um batuca de um Tabor também não é eu falei nossa Então ela é namorada de alguém também não é apenas mais uma gaf por assim dizer de
Lula da Silva que a imprensa obviamente trata como uma mera brincadeira Lula pode brincar Porque nessa divisão que a esquerda faz entre um mundo separado entre eh dominadores e dominados uma classe dominante e diversas minorias dominadas como Lula tem a representação das classes dominadas por ser de esquerda ele tem licença para falar o que bem entende ao contrário Claro de qualquer outro homem branco hétero que dissesse o que o Lula disse sem ser de esquerda este sim estaria condenado ao fogo do inferno identitário por quê Porque a revolução gram xista está no seu auge a
revolução cultural está no seu auge Como disse o próprio Antonio gram os objetivos o caminho dessa revolução cultural era tomar a educação era tomar os meios de comunicação e o ambiente religioso olha Este trabalho está quase concluído no Brasil pelo menos a educação e asos meios de comunicação já estão aparelhados por essa esquerda identitária mas assim como o Marxismo deu errado porque estava sustentado em premissas econômicas erradas este gram chismo também dará errado porque está sustentado numa visão da sociedade equivocada os negros não querem odiar os brancos e os brancos não querem odiar os negros
homens e mulheres não querem se odiar mutuamente estas partículas da sociedade heterossexuais e qualquer outra orientação sexual não querem se odiar querem viver em paz conviver harmonicamente e isso faz com que esta destruição do tecido social seja muito menor do que a esquerda gram xista gostaria a Vanguarda da esquerda É verdade pulou do PT que representava os trabalhadores para o PSOL o partido dos identitários Mas isso não faz deles a maioria da população o PSOL como o PT representa a uma minoria da Visão da sociedade pode chegar ao poder temporariamente mas não transformará profundamente a
forma de ser do brasileiro assim como com a mentalidade revolucionária proletária houve uma reação e uma reação estruturada ou pulverizada que começa a mostrar a verdadeira natureza desta esquerda identitária que remedo de das ideias Dex transformadas por Antonio grams nisso que nós chamamos de Marxismo cultural talvez Marx não gostasse da ideia mas quem se importa é isso que está acontecendo e é contra isso que as novas direitas por assim dizer se levantam no mundo todo para mim tanto liberalismo qura quanto o conservadorismo precisam ainda formular melhor a sua a forma de ver e a sua
reação ao identitarismo tanto liberais quanto conservadores ah alguns liberais aderem ao identitarismo por defender os direitos individuais de toda a minoria e alguns conservadores para rejeitar o identitarismo acabam reforçando parte de um preconceito que não tem mais lugar no mundo moderno liberais e e conservadores precisam desenvolver a sua forma de enfrentar o identitarismo e para mim a melhor forma é a reafirmação dos direitos individuais é da natureza humana que cada pessoa carrega que decorrem os direitos individuais Independente de serem negros homossexuais mulheres ã cristãos não cristãos judeus de religião afro Independente de qualquer coletivo que
possa nos unir e ajudar a dar sentido à nossa vida os nossos direitos não decorrem destes grupamentos os nossos direitos decorrem do simples fato de sermos seres humanos a saída que o liberalismo e o conservadorismo precisam apontar tá na velha teoria dos direitos individuais universais todas as pessoas são dotadas de determinados direitos inalienáveis é o que diz a declaração de independência dos Estados Unidos e é essa fórmula para mim que carrega o antídoto para o veneno identitário que nada mais é do que Marxismo feito Cultura [Música]
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