Olá hoje a gente vai falar sobre os aspectos cognitivos da interação Então tudo isso ainda dentro da ideia de estudar os fundamentos de interfaces humano computador então a gente entendeu né que dentro do processo de desenvolvimento de de proposta de boas interfaces a gente tem de um lado eh o que acontece na na máquina né a parte delas é o núcleo funcional do aplicativo outra parte a interface mas grande parte do processo acontece dentro do próprio ser humano né então se por um lado nos o que nos interessa saber aqui é o processo de interação
onde um humano age enviando uma requisição para uma máquina que responde a ele e ele então interpreta aquilo que ele recebeu isso ajuda ele a elaborar o a sua próxima requisição é preciso que a gente entenda né como as coisas funcionam do lado da máquina e como as coisas funcionam do lado do ser humano né a gente viu que ainda que numa na proposta de boas interfaces a gente precisa ter levar em conta várias metas né então uma delas é a usabilidade que é um um critério de qualidade de uma interface a outra delas é
a própria experiência do usuário né que acaba sendo de certa forma consequência de uma interface que tem boa usabilidade né então ou seja interfaces com boas habilidade tem maior chance de gerar uma experiência positiva no usuário eh mas a experiência do usuário Ela depende muito de do próprio usuário né e do seu estado de espírito da da maneira como ele pensa né e do do contexto onde ele tá inserido outro critério de de qualidade é acessibilidade né que é a gente conseguir eh prover as pessoas com informação né de diferentes maneiras né levando em consideração
que nem todos os os usuários são iguais e nem todos têm acesso a todas as as suas propriedades cognitivas o tempo todo e o outro critério de de qualidade é a comunicabilidade né que é a capacidade de uma interface de comunicar facilmente pro usuário o que ele tá buscando e dentro desse princípio a affordance ela é bem importante também né onde a gente viu que a affordance que é um termo que não tem uma tradução muito boa no português é a capacidade de uma interface comunicar o que ela deseja né então imaginando que essa imagem
aqui ela é os botões de um elevador né a gente a olhar para essa figura a gente sabe que o botão que o elevador foi chamado para alguém que deseja subir né e e a gente entende isso por causa da cor em que os os contornos foram pintados nessa imagem imem de cima e isso acaba simulando aqui aquela informação de luz que a gente recebe quando quando aperta no botão do elevador né aqui da mesma forma né eu tô percorrendo lá sei lá uma lista de músicas de arquivos de imagens e e eu sei que
eu tô visualizando o um ou acessando o um de um total de 72 não tenho como voltar né e isso a forord aqui diz que quando os símbolos estão desenhados num cinza fraquinho é porque é impossível e quando eles estão é uma é uma ação não permitida e quando eles estão eh mais escurinho significa que estão ativados né então a gente rapidamente consegue eh entender do que se trata aqui e aí dentro desse processo né então a gente vai agora eh compreender tentar compreender um pouco melhor como é que funciona a cognição bom então esse
é o o o o esquemático que já vimos em outros momentos né então a gente sabe que para projetar interfaces com boos habilidade a gente precisa conhecer Que processos acontecem do lado do humano né então e em computação a gente estuda muito o que acontece do lado da máquina a gente tá estudando aqui nesse curso o que acontece do lado do humano porque acaba sendo fundamental pra gente desenvolver boas interfaces a gente sabe que as metas aquelas que a gente viu há pouco elas estão relacionadas com o usuário e a gente precisa Então conhecer os
processos que o processador humano ele executa né E é isso que a gente vai ver um pouco com um pouco mais de detalhe agora esse esquemático então né ele mostra o que que acontece no dentro do do ser humano né então vê que essa linha pontilhada Aqui de baixo e ela separa o mundo externo do ador humano de informações e aí o que que o que a nós interessa agora é estudar o que que acontece né na na nossa memória né no nosso sistema perceptivo e na nossa atuação Então vê que a entrada sempre é
uma informação do mundo externo que chega até nós né E ela chega até o humano através dos seus receptores né que são os nossos cinco sentidos é o olho os ouvidos eh a boca né onde eu sinto os gostos os cheiros né que que eu recebo pelo nariz ou mesmo minha própria pele onde eu acabo recebendo informação tátil do do mundo externo Então essas são os nossos cinco sentidos é como a gente recebe essa informação que é depois processada né e o resultado desse processamento gera uma ação que em geral é feita pelos nossos atuadores
e quando a gente informa pro mundo externo é aquilo que a gente deseja né então a gente para isso usa também a pele quando eu toco em alguma coisa eh então eu uso o meu corpo todo né Toda a superfície do corpo para comunicar eu uso a voz eu uso a escrita eu uso uma eh expressão facial né onde a gente consegue expressar contentamento descontentamento dúvida né as nossas emoções a gente usa o próprio corpo eh em geral então aí os receptores e os atuadores são fundamentais nesse processo mas esse nosso sistema humano né então
além dos receptores e os atuadores a gente trabalha aqui com a ideia de três subsistemas onde eu tenho o sistema perceptivo que a gente estava falando há pouco eu tenho o o o subsistema cognitivo né que é onde a gente de toma decisão e um subsistema motor Onde estão Então os nossos atuadores o nosso processo cognitivo então ele vai ele trabalha acessando a memória que é dividida em memória de longo prazo e memória de trabalho tá E aí é esse resultado eh que vai depois gerar uma ação então é o processo cognitivo que decide né
em que ações Que ações vão ser tomadas né então a gente tem basicamente um motor que vai traduzir ações pros atuadores que então realizam as ações físicas propriamente ditas né bom esse nosso modelo de processador humano ele é composto por memórias n onde a gente tem bem claramente uma memória de trabalho e uma memória de longo prazo então a gente diz que a memória de trabalho né ela consiste de chunks né ou ainda pedaços de memória que T um significado e eles são ativados na memória de longa duração né então basicamente a informação sensorial ela
flui pra memória de trabalho então a gente através dos nossos receptores recebe informação que é enviada para um processador perceptivo e Esse processador perceptivo vai acessar a nossa memória de trabalho para entender se tem algum uma relação com alguma coisa rápida né com com alguns desses desses chunks que são os nossos pedaços de memória então aí para isso eu uso eh sons e eu tento lembrar de sons que eu já ouvi antes eu tenho a minha memória visual que ajuda aqui também então tenho uma parte da memória que é visual outra parte que é auditiva
eu tenho uma memória só de cheiros né e a gente a gente sabe porque a gente costuma usar isso no nosso dia a dia bom então basicamente né Eh eh tem essa informação sensorial que ela flui pra memória de trabalho né através do nosso processador perceptivo né os programas motores né H eles são inicializados a partir da ativação desses desses chunks desses pedaços da nossa memória de trabalho o princípio básico da operação desse modelo de processador humano é um ciclo né onde a gente reconhece algumas coisas né atua né E aí eu tenho um processador
cognitivo que é quem fica processando as minhas memórias né então cada ciclo isso acontece então em cada ciclo a memória de trabalho é alimentada pelos sentidos ela provoca ações né então uma das ações pode ser o movimento do olho né então eu tô olhando para alguma coisa tem um elemento que me chama atenção e a e a ação motora que o meu corpo vai vai fazer é virar o olho para essa posição né então lá ele processa alguma coisa depois volta e assim a gente segue nesse ciclo né ã E aí com isso a gente
vai modificando a memória de trabalho vai consultando memória de longo prazo e vai processando então eu dou um comando né pro mundo externo que interpreta que me devolve e assim sucessivamente Então dentro nesses conjunto de processos aí né é o que a gente chama de esse conjunto de processos é o que a gente chama de cognição e que é um termo que finalmente a gente acaba usando de de muitas formas diferentes mas todas elas estão sempre relacionadas com esses processos que acontecem na mente humana então cognição é um processo de da da mente humana então
perceber Fatos e reagir a eles é um processo cognitivo interpretar um fato e tomar uma decisão mais complexa que exige um raciocínio mais elaborado também é um processo cognitivo a gente aprender né ou seja adquirir conhecimento também é um processo cognitivo Então essa essa é a ideia e dentro desse processo cognitivo a gente vai ter vários outros processos que estão relacionados e que nos ajudam a elaborar uma resposta a um conjunto de estímulos que a gente recebeu então são eles na a atenção eh a e o reconhecimento a pré-atendimento alguns desses processos o que a
gente vai olhar são aqueles que tem uma relação Direta com a interface que a gente vai desenvolver Então nós vamos falar de atenção vamos falar de percepção vamos falar de pré atenção e vamos falar de memória então basicamente Esses são os processos que a gente vai analisar daqui pra frente todos eles processos relacionados ao processo cognitivo bom então vamos lá começando pela atenção quando a gente vai eh selecionar alguma coisa né dentro de uma massa de estímulos que a gente tá recebendo a gente tá sempre recebendo vários estímulos do meio ambiente né Eh eu preciso
sempre selecionar alguma coisa eh na na qual eu vou me concentrar então é a atenção que permite com que a gente foque em uma informação que é relevante para alguma coisa que a gente tá fazendo n então isso vai vai envolver os nossos sentidos né visuais auditivos táteis eh então basicamente é isso mas a nossa atenção ela é dividida todo o tempo né E essa essa atenção dividida ela permite com que a gente seja seletivo em relação aos estímulos a estímulos que competem né e frequentemente os estímulos competem De toda forma ela vai ela limita
a nossa habilidade de acompanhar tudo que tá acontecendo tá então então esse esse é um fato se eu quero eh ter um raciocínio em cima de um monte de estímulos que eu tô recebendo eu preciso colocar a minha atenção em algumas coisas e aí eh quando aqui a gente tá falando sobre isso do ponto de vista de alguém que pretende projetar interfaces Então o meu problema passa a ser como é que eu chamo atenção de um usuário para alguma coisa que seja de meu interesse em uma interface E aqui nessa nessa nesse slide né a
gente já consegue rapidamente entender eh uma das maneiras da gente eh usar a atenção então toda a informação que vai numa interface ela deve ser estruturada com o objetivo de captar a atenção do usuário né então o uso de Barreiras con conceituais por exemplo uso de janelas é uma das formas da gente captar é a atenção a outra forma é a cor então que a gente pode usar pode ver de exemplo aqui né então a única palavra que tá diferente é cor quando entrou esse slide todo mundo foi direto a olhar pra cor porque isso
era o que estava nos chamando a atenção a cor é um elemento de atenção né o som também um elemento que esteja piscando também vai ajudar a chamar minha atenção então eh a partir disso eu queria só fazer um um exercício muito rápido com vocês então agora eu vou pedir para vocês para prestar atenção nesse slide pra gente fazer um exercício e o exercício é encontre o preço de um quarto duplo no Hotel Holiday in em Bradley eu dei para vocês 10 segundos Mas prov provavelmente Vocês nem precisaram de tanto né é basicamente aqui a
gente consegue observar que tem eh Bradley começa aqui né são os cinco últimos as últimas linhas nem isso né são três linhas que tem Bradley então o primeiro Hotel não é o segundo não é o terceiro é holiday in e o quarto duplo custa $0 a agora o exercício é encontrar é o preço de um quarto duplo no Hotel Quality in em Colúmbia Então vamos lá cronometrar a gente aqui esperou 10 segundos mas é quase certeza que vocês demoraram menos tempo do que isso então eu escolho aqui Colúmbia tá bem separado tenho duas cidades depois
eu escolho Hotel Quality in e os quartos duplos estão aqui atrás né então custa 41 Quando essas duas telas elas produzem resultados muito diferentes entre Apesar de que elas t a mesma densidade de informação né então nessa primeira tela o tempo médio para encontrar a informação tada foi de 5,5 segundos ao passo que nessa e tela da direita o tempo médio foi de 3.2 segundos aí a pergunta fica né Por que se os dois displays têm a mesma densidade de informação que é a 31% eh de de do espaço foi ocupado por texto e o
resto por espaço Preto então basicamente isso acontece porque nessa imagem da esquerda a informação tá toda agrupada então a busca acaba que ela é muito difícil nessa imagem da direita né ela foi organizada De acordo com o seu conteúdo então primeiro eu tenho a cidade quando eu separo de uma cidade para outra tem um espaço demarcando eu aprendo rapidamente que a segunda coluna é o nome do hotel e também da mesma forma com a mesma velocidade eu eu eu verifico onde é que tão o preço dos quartos dupl então a gente consegue muito mais rapidamente
a informação que tá procurando né então a a forma como a gente organiza as informações em uma interface acaba sendo muito importante pra gente chamar a atenção do usuário Então esse é um elemento de ação de de atenção importante a atenção Ela também tem uma relação grande com a multitarefa né então a gente tem falado bastante de multitarefa nos últimos tempos porque eh a gente chegou no num momento onde eu tenho múltiplas tarefas sempre competindo pela nossa atenção né então a gente aprendeu eh com analisando né maneira como o humano se comporta que tem formas
de eu chamar atenção e essas formas vão ser eu emiti um som quando eu quero encontrar alguma coisa eu fazer mudar de cor né E aí eh A a medida em que todos todo mundo foi aprendendo como chamar atenção e a gente tem sistemas que são multitarefa o que acontece é que os sistemas passam o tempo todo nos chamando atenção para alguma coisa né então a pergunta primeira que fica é é possível executar múltiplas tarefas simultaneamente sem que uma delas seja prejudicada né E essa é uma coisa que a gente tem visto muita conversa né
muita discussão ã A esse respeito a gente tem muitos hábitos multitarefa né né um estudo então Eh desenvolvido por Ofir e e seus colegas lá em 2009 comparou usuários que trabalham com multitarefa com outros usuários que são menos multitarefa né pessoas mais focadas em uma única aplicação e o que a gente percebe é que as pessoas mais multitarefa elas estavam mais sujeitas a se distraírem Porque elas estão sempre prestando atenção em alguma coisa que vai chamar a atenção delas né E com isso elas têm mais dific ade de se concentrar né então o pessoal multitarefa
acha mais difícil filtrar uma informação que é irrelevante daqueles que são mais monotarefa n Então acho que essa ess é um uma reflexão interessante pra gente né de da maneira como a gente deve usar a atenção n nossas interfaces se eu começar a chamar atenção das pessoas muitas vezes e por muitas coisas e ao mesmo tempo o que que vai acontecer que eu vou confundir E é isso que a gente vê acontecendo com a gente atualmente né a gente não consegue se concentrar em nada porque tem sempre um distrator que acaba sendo um elemento de
atenção né nos chamando para uma outra tarefa que não é aquela então assim a gente vê muito sistemas operacionais né com aquela tecla foco né Para né maneiras que que deixam o usuário né evitar notificações e coisas do gênero para poder focar naquilo que deseja bom então eh a gente precisa entender como é que funciona essas propriedades do usuário né então basicamente se a gente for olhar em termos de visão né a atenção ela é um filtro que ela é que é regulável né a gente tem alguns operadores de atenção e a gente vai tentar
entender que operadores são esses daqui para frente né então esses operadores eles atuam dentro do campo de visão dependendo da tarefa então aqui a gente vê um olho humano e vê o o campo de visão de um humano né E aí é basicamente esse esse campo de visão que nos ajuda a gente ter informação detalhada de um ponto então a gente passa o tempo todo eh chaveando entre essas duas coisas Ora eu quero focar em alguma coisa Ora eu quero olhar em volta para ter uma noção de de contexto né então basicamente a gente foca
a gente sempre busca o foco né mas o nosso olho também olha em volta para eh tentar entender se tá acontecendo alguma outra coisa né Então essa esse é o nosso processo de busca focando e contextualizando então hora eu olho para tudo olha Ora eu presto atenção em alguma coisa bem específica E aí quais são as implicações da gente trabalhar né projetar uma interface focando na atenção a gente vai precisar se preocupar com algumas coisas por exemplo sempre tornar informação saliente quando ela requer atenção aquilo que eu quero que a pessoa preste atenção tem que
tá tem que ter um destaque grande né com uma palavra saliente nessa primeira frase a gente também pode usar técnicas que façam as coisas se sobressaírem então a cor é uma né a ordem o ordenamento o espaçamento sublinhar alguma coisa usar sequenciamento usar animação então esses são elementos de atenção é preciso que a gente sempre evite sobrecarregar a interface com muita informação né evitar também exagerar só porque o software permite então frequentemente a gente acaba enfeitando as coisas né E quando na verdade a simplicidade é que é a chave aqui então só para ilustrar então
só só só para ilustrar ao contrário né aqui a gente tem um exemplo de exagero gráfico né Essa aqui é esse é é um template do do PowerPoint né do PowerPoint antigo Aí década de 90 onde onde a gente tem um monte de coisa misturada né então a gente tem textura misturada com diferentes cores é tudo competindo pela atenção do usuário né O que que me interessa interessa o que tá escrito Então vamos focar no que tá escrito vamos parar de usar um monte de textura parar de usar o um monte de cor e focar
naquilo que que é importante então eh a mensagem aqui era essa né Eh chama atenção para essa nossa característica para para o processo cognitivo e para essa nossa característica que é prestar atenção então o que que chama a atenção do um usuário e vamos usar essas informações corretamente