Bhagavad Gita - Audiolivro: A Essência para Realização Espiritual

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Na Busca do Ser
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A história se inicia no simbólico campo de batalha representando a luta interna enfrentada por cada um de nós esta batalha de área é travada entre nossa mente inferior repleta de dúvidas e temores e nossa verdadeira Essência espiritual e Divina neste cenário desdobra-se uma das conversas mais profundas e emblemáticas da literatura espiritual arjuna um guerreiro destemido e honrado se vê diante de um dilema moral e espiritual profundamente desafiador o conflito iminente que ele enfrenta não é apenas físico mas também uma batalha interna simbolizando O Confronto com seu próprio Ego e os Apegos que moldaram sua identidade
ao longo da vida seus adversários no campo de batalha seus parentes e mestres são metáforas para os aspectos de si mesmo aos quais ele se acostumou que confortou e definiu quem ele pensava ser esses parentes e Mestres representam as crenças hábitos e aspectos do Ego com os quais nos identificamos fortemente ao longo de nossa vidas a relutância de arjuna em lutar contra eles reflete o medo humano natural de confrontar e desapegar-se dessas partes de Nossa psique que embora limitantes são familiares e confortáveis é o medo de perder o que é conhecido e mergulhar no desconhecido
território do verdadeiro eu espiritual Krishna cheio de amor Piedade e compaixão disse arjuna vendo a sua pungente tristeza e as lágrimas nos seus olhos diante da angústia de iniciar a luta no campo de batalha donde te vem or juna esta fraqueza indigna de um homem faz-te infeliz pois te fecha as portas do céu não te entregues a ela Sacode de ti essa cisma desprezível levanta-te resoluto e bravo respondeu arjuna compaixão e ânsia comprimem o meu coração e a minha mente vacila diante do problema que se lhe apresenta não sei o que devo fazer dissipa tu
krish estas dúvidas diz-me Qual é o meu dever eu sou teu discípulo prostrado perante ti peço que me me dez as instruções de que careço tão confuso está o meu entendimento que não posso descobrir nada que acalme a febre da minha mente o meu interior está em fogo que seca as minhas faculdades ainda que eu ganhasse um reino na terra cujo brilho excedesse a todos os outros reinos como o Sol excede as estrelas ou conseguisse o poder dos deuses e o domínio sobre os exércitos celestes minha aflição não diminuiria não eu não quero combater então
Krishna sorrindo dirigiu a desanimado as seguintes palavras sem necessidade te entristeces e afliges contudo as tuas palavras têm grãos de verdade elas exprimem a sabedoria do mundo exterior mas não satisfazem a mente interior são pois apenas a expressão de uma parte da Verdade os sábios não se entristecem nem por causa dos vivos nem por causa dos Mortos sabe ó Príncipe de Pando que nunca houve tempo em que não existíssemos eu ou tu ou qualquer destes príncipes da terra igualmente nunca virá tempo em que algum de nós deixe de existir assim como a alma vestindo este
corpo material passa pelos Estados de Infância Mocidade virilidade e velice assim no tempo devido ela passa a um outro corpo e em outras encarnações viverá outra vez os que possuem a sabedoria da doutrina interior sabem Isto é não se deixam influenciar pelas mudanças a que está sujeito este mundo exterior o sentidos dão-te pelas apropriadas faculdades mentais o sentimento do calor e do frio do prazer e da dor mas estas mudanças vem e vão porque pertencem ao temporário impermanente inconstante suportas com equanimidade valentia e paciência ó príncipe o homem que não se deixa mais atormentar por
essas coisas que se conserva firme e inabalável no meio do prazer e da dor que possui a verdadeira igualdade de ânimo esse entra no caminho que conduz a imortalidade aquilo que é irreal ilusório não tem em si o ser real não existe na realidade e sim só na ilusão e e aquilo que é o ser real nunca cessa de ser nunca pode deixar de existir Apesar de todas as aparências contrárias os sábios or arjuna fizeram pesquisas relativas a isto e descobriram a verdadeira essência e o sentido interior das coisas sabe que o ser absoluto de
que todo o universo tem o seu princípio está em tudo e é indestrutível ninguém pode causar a destruição desse imperecível estes corpos caducos que servem como envoltórios para as almas que os ocupam são coisas finitas coisas do momento e não são o verdadeiro homem real eles perecem como todas as coisas finitas deixa-os perecer ao Príncipe de Pando e sabendo isto prepara-te para o combate conhece esta verdade ó príncipe o homem real Isto é o espírito do homem não nasce nem morre inato Imortal Perpétuo e eterno sempre existiu e Sempre existirá o corpo pode morrer ou
ser morto e destruído porém aquele que ocupou o corpo permanece depois da morte deste como a gente tira do corpo com as roupas usadas e as substitui por novas e melhores assim também o habitante do corpo que é o espírito tendo abandonado a velha Morada mortal entra em outra nova e recém preparada para ele o homem real o espírito não pode ser ferido por armas nem queimado pelo fogo a água não molha o vento não seca nem move ele é impermeável incombustível indissolúvel im mortal permanente imutável inalterável eterno e penetra tudo se porém não o
CRS e pensas que nas e morte são coisas reais mesmo assim te pergunto por que te lamentas e entristeces Pois em verdade a morte deriva do Nascimento e o nascimento de mana da morte não te aflijas pois pelo inevitável aqueles que carecem da sabedoria interior ignoram de onde vimos e Para onde vamos conhecem só aquilo transitório no ser eterno todas as coisas são compreendidas no estado invisível depois se fazem visíveis e na morte tornam a ser invisíveis Por que então lamentar quanto a alma o homem real espírito ou ser eterno alguns o tomam por coisa
maravilhosa outros ouvem falar e falam dele como de uma maravilha com incredulidade e sem compreensão mas a mente mortal não compreende esse mistério nem o conhece em sua natureza verdadeira e essencial apesar de tudo o que foi dito ensinado e pensado a seu respeito o espírito esse homem real que habita o corpo é invulnerável e indestrutível deves Estar atento ao teu dever tu que és um príncipe da casa dos guerreiros tens por dever combater com resolução e heroísmo o dever de um soldado é combater e combater bem o combate justo honra o guerreiro e abre-lhe
a porta do céu os vedas tratam das três gunas ou qualidades da natureza e instruem os pensadores a se elevarem acima delas liberta-te ó arjuna dessas gunas se livre dos contrastes das forças Opostas da natureza que pertencem à Vida finita e as coisas sujeitas à mudança procura para teu descanso a consciência do teu eu real a verdade eterna deixa longe de ti os cuidados mundanos e a avidez de possessões materiais concentra-te em ti mesmo e não te entregues As Ilusões do mundo finito seja pois o motivo das tuas ações e dos teus pensamentos sempre o
cumprimento do dever e faça as tuas obras sem procurares recompensa sem te preocupares com o teu sucesso ou insucesso com o teu ganho ou o teu prejuízo pessoal não caias porém em ociosidade e inação como acontece facilmente aos que perder a ilusão de esperar uma recompensa das suas ações coloca-te no meio Entre esses dois extremos príncipe e cumpre em tranquila resignação o dever por ser dever e não pela expectativa da recompensa conserva ânimo igual na Ventura Ou desventura assim é que faz o yogi por muito importante que seja a tua retação o primeiro lugar pertence
sempre ao reto pensamento procura Portanto o teu Refúgio na paz e na calma do reto pensar arjuna porque aqueles que baseiam seu bem estar só nas ações com estas necessariamente perdem a felicidade e a paz e caem na miséria e no descontentamento quem atingiu a consciência de yogi é capaz de elevar-se acima dos resultados bons e maus esforça-te por atingir esta consciência porque ela é a chave que abre o mistério da ação os sábios que renunciam mentalmente os frutos possíveis de suas retas ações libertam-se das cadeias dos renascimentos e se encaminham para a morada eterna
quando te tiveres elevado acima da trama das ilusões não te inquietar às com os cuidados e questões a respeito das doutrinas nem com as disputas sobre ritos cerimoniais e outros enfeites dispensáveis da vestimenta da ideia espiritual livre serás então de todas as opiniões alheias tanto das que se acham nos livros sagrados como das dos teólogos eruditos ou dos que ousam interpretar o que não compreendem em lugar disso fixará a tua mente na mais séria contemplação do espírito e assim alcançarás a harmonia com o teu eu real que é a base de tudo diz arjuna explica-me
mestre cujos raios de saber tudo penetram Quais são os sinais distintivos que caracterizam os homens sábios aqueles que são firmes e constantes no conhecimento e fixos na contemplação Como se comportam e como agem como se pode reconhecê-los fala o verbo divino quando um homem ó príncipe quebrou os vínculos dos desejos do seu coração e está internamente satisfeito consigo atingiu a consciência espiritual e firmou-se no conhecimento a sua mente não é turbada nem pela diversidade nem pela prosperidade aceita ambas sem apegar-se a nenhuma nele não tem parte a ira nem o medo nem as paixões ele
merece o nome de sábio com equanimidade suporta as vicissitudes da vida tanto as favoráveis como as desfavoráveis não se entrega nem a alegria excessiva nem a tristeza Nada lhe rouba a liberdade quando um homem chegou a possuir a verdadeira sabedoria espiritual é semelhante a tartaruga que encolhe para dentro da sua casa os seus membros assim o homem sábio é capaz de desviar os seus sentidos dos objetos que neles produzem pressão e abrigá-los das ilusões do mundo exterior protegendo-os pela armadura do espírito é verdade que o homem que se abstém dos excessos sensuais é capaz de
negar a satisfação aos sentidos tal homem porém ainda é inquietado pelos desejos de gratificação mas aquele que achou o seu eu real dentro de si é livre até do desejo e de toda tentação que desaparecem como a sombra ante a luz meridiana o homem que se abstém às vezes sucumbe ainda ao ataque repentino de um desejo tumultuoso Mas quem conhece que o seu eu real é a única realidade Esse é senhor de si mesmo de seus desejos e de seus sentidos tendo vencido os sentidos Pode descansar em minha divindade contemplando o ser real o irreal
o ilusório não existe para ele quem Anela objetos dos Sentidos Nos quais pensa e os quais contempla fica atraído e enlaçado por esses objetos desta atração E deste enlace provém o desejo e o desejo gera paixão mas quem senhor de si mesmo encontra os objetos dos Sentidos sem a eles anelar e sem deles fugir esse alcança a paz e na paz que é superior a todo intelecto ele encontra a sua libertação de todas as aflições e dores da vida quando porém a sua mente está livre destes elementos de inquietação fica aberta ao influxo da sabedoria
e da ciência não podem chegar a verdadeira ciência aqueles que não entraram nessa paz pois sem a paz e sem a calma não é possível existir sabedoria nem felicidade o homem cujo coração é como o oceano a que aflui em todos os rios e que apesar disso permanece constante e não sai dos seus limites o homem que sente o ímpeto dos Desejos das paixões e inclinações mas que todavia fica imóvel esse alcança a paz aquele porém que se entrega aos desejos não conhece a paz e é escravo dos desejos inquietantes aquele que se separou dos
efeitos dos desejos e abandonou Os Prazeres da Carne tanto em pensamento como em Ação caminha diretamente para a paz quem deixou atrás de si o orgulho a vangloria e o egoísmo caminha diretamente para a bem-aventurança este é o príncipe de Pando o estado da união com o ser real o estado bem-aventurado da consciência espiritual quem o atingiu não se deixe embaraçar nem desviar pela ilusão e quem havendo o atingido nele permanece na hora da morte entra diret Nirvana em brama no seio do Pai Eterno falou arjuna o príncipe pandava a Krishna o senhor bem-aventurado dizendo
ó conferidor do saber disseste-me que o conhecimento é até mais importante do que a ação se assim é por que me incitas a ação Por que queres que eu Entre Nesta horrível batalha com meus parentes e amigos tuas ambíguas palavras me trazem dúvidas e me confundem o entendimento diz-me peço-te em frases Claras e certas qual é o caminho que me conduzirá à paz e a satisfação respondeu Krishna o Divino como já te disse ó Nobre príncipe há dois caminhos que vão a perfeição O primeiro é o caminho do conhecimento e o segundo da ação uns
preferem o primeiro e outros o segundo desses dois caminhos sabe porém que considerados do alto Ambos são um só caminho engana-se quem pensa que esquivando-se das ações e persistindo na inatividade escapa dos resultados da ação quem nada começa não pode entrar no estado da Paz eterna a Inatividade não conduz à perfeição e na realidade nem há coisas que se possam designar pela palavra inatividade pois tudo no universo está em atividade constante e nada pode subtrair-se à lei geral ninguém pode ficar Inativo nem um instante pois as leis de sua natureza o impelem constantemente a fazer
alguma coisa queira ele ou não o seu corpo ou a sua mente ou ambos sempre estão ocupados se alguém se assenta para reter e dominar os seus sentidos e os órgãos de atividade mas em sua mente está apegada aos objetos dos Sentidos ilude e merece o nome de hipócrita porém é digno de ser chamado Sábio e Nobre aquele que sujeitou os seus sentidos a Deus pelo amor ardente ao altíssimo e Expressa o seu reto pensar em reta ação Ele cumpre o seu dever sem esperar Recompensas e ocupando-se de objetos dos Sentidos não se deixa dominar
por eles faz bem o que te compete fazer no mundo cumpre bem as tuas tarefas cpte da obra que encontras para fazê-la o melhor possível assim será muito bom para ti atividade é melhor do que ociosidade a atividade fortalece a mente e o corpo e conduz a uma vida longa e normal a ociosidade enfraquece tanto o corpo como a mente e conduz a uma vida impotente e anormal de duração incerta os homens estão aferrados a este mundo porque agem com o fim de obter recompensa e ganho estão apegados aos objetos de seus desejos e por
isso cansam-se na escravidão do sentido para se libertarem onde a designação movidos pelo puro amor ao bem faz pois or juna a tua tarefa para cumprires o dever que o eu real te impõe e não por qualquer outro motivo sabe que toda ação tem sua origem em brama brama é a revelação da indivisível unidade por isso brama que tudo penetra é sempre presente nas tuas ações sábio é porém aquele que cumpre bem o seus deveres e executa as obras que são para fazer-se no mundo renunciando a seus frutos e concentrado na ciência do eu real
tal homem elevado acima dos Mundos não se inquieta por saber se alguma coisa no mundo acontece ou não acontece achando em si mesmo tudo de que precisa não tem necessidade de refugiar-se Em nenhum ser criado para nele achar apoio participando de tudo e agindo em tudo de acordo com os ditames do dever de nada depende porque a Sua Fé esperança e ciência se fixam no imperecível que é o único apoio seguro faz pois o que deve ser feito pois porém sem egoísmo e sem considerações pessoais quem age assim e cumpre o seu dever livre de
motivos egoístas e sem depender de alguém caminha com passos firmes diretamente à consciência superior ao plano espiritual toma por exemplo ao príncipe nada há no universo dos universos que eu deseje ou que seja necessário que para mim não se faça nem há coisa alguma atingível que eu não tenha já atingido e contudo estou em constante ação e movimento agindo sempre incessantemente como os que carecem ainda da Luz espiritual fazem esforços para alcançar o que desejam sendo a esperança de recompensa o estímulo de suas ações assim deve o homem desenvolvido e iluminado agir abnegadamente pela causa
do bem comum e Conforme a lei universal toda a atividade e todas as ações provém dos movimentos das forças o insensato que é iludido pela presunção e vaidade pensa que ele é o ator e diz eu faço isto eu fiz aquilo mas quem conhece a verdade sorri porque detrás da personalidade enxerga a fonte real da ação a causa e o efeito entretanto os que conhecem a verdade inteira devem acautelar-se para não ofuscar com ela o fraco entendimento daqueles que ainda não estão preparados para conhecê-la porque as doutrinas prematuras poderiam confundir e desviar estes da sua
atividade Tu porém ó arjuna liberta-te de todos os cuidados de todo o medo e igualmente do egoísmo e das esperanças pessoais faça tudo o que HS de fazer concentrando todos os teus pensamentos no altíssimo ninguém pode escapar as leis naturais os objetos sensuais são os senhores dos Sentidos e atraem ou repelem o coração dos homens enchendo-o de afeição ou de aversão não te deixes dominar por nenhuma dessas duas forças porque ambas são obstáculos no caminho e o sábio as subjuga ambas pergunta arjuna mas diz-me ao senhor que força misteriosa é essa que muitas vezes parece
obrigar o homem a praticar um mal até contra a própria vontade explica esta tentação a príncipe é a essência dos desejos que o homem em si acumulou é o seu maior inimigo e chama-se paixão nasce da natureza carnal cheia de pecado e de erro e ataca o homem para o consumir Como a fumaça envolve a chama a ferrugem o metal o útero a criança para nascer assim o mundo é envolvido por este inimigo chamado desejo o desejo impede o verdadeiro saber ele é como um fogo devorador difícil distinguir-se os sentidos e a mente são a
sua sede e por meio deles confunde o discernimento e obscurece o conhecimento da Verdade antes de tudo devas portanto vencer esse inimigo de tua alma domina os teus sentidos e os seus órgãos e afugenta de ti esse gerador do Mal os sentidos são grandes e Poderosos porém maior e mais poderosa é a mente maior do que esta é a razão e o mais forte é o eu real a luz da divindade reconhecendo pois o eu real como senhor mais poderoso domina pelo seu poder o eu pessoal e assim subjuga o monstro de desejo esta tarefa
é difícil mas não impossível Combate o desejo dominao pela força da Luz Divina do eu real não o deixe ser teu Senhor mas reduze o a ser teu escravo muitos já vieram assim a mim tendo se libertado do Medo ódio Ira e paixão quem a mim se dirige com firmeza e em mim fixa a sua mente é purificado pela chama Sagrada do amor e da sabedoria e livre da Atração dos objetos terrenos torna-se semelhante a mim e entra em minha vida espiritual eu acolho prazenteiro todos os que me procuram e honram Qualquer que seja o
caminho que sigam porque todos os caminhos todas as formas religiosas embora de denominações diferentes a mim os conduzem em Minha Essência sou livre dos efeitos das ações e não tenho desejo nenhum de obter Recompensas ou gozar os frutos das minhas obras pois essas coisas são produzidas por meu poder e não não tem influência sobre mim em verdade digo-te que quem é capaz de achar a solução desse enigma e me percebe como eu sou em Minha Essência fica livre dos efeitos das ações os sábios antigos que conheceram esta verdade praticavam ações sem esperar recompensa E assim
alcançaram a liberdade segue também tu o seu exemplo quem se adiantou de tal maneira que é capaz de ver ação na inação e Nação na ação pertence aos sábios de sua raça e permanece em harmonia enquanto pratica ação as suas obras são livres doss vínculos de esperanças egoístas e sua atividade é purificada das espumas dos desejos pela chama da sabedoria tal homem merece o nome de sábio tendo renunciado aos frutos das suas ações está sempre contente e confia na força divina do seu interior e assim está em inação ainda que trabalhe porque não age para
a sua pessoa mas deixa agir por si a força divina não espera lucro Não receia perda de nada depende e e conserva os seus sentidos sob o domínio da Razão assim é senhor do seu sentir E pensar um rei poderoso no reino interior da alma está contente sempre com tudo o que o dia lhe oferece não se deixa alterar por ventura nem por desventura é livre da Inveja Conserva o ânimo igual e o coração afável tanto no sucesso como no insucesso faz sempre o melhor que pode porém sem se apegar à obra assim vive puro
e imaculado entre os impuros e pecadores as obras do homem que matou em si todo o apego e mantém sua mente firme na sabedoria são como inexistentes para ele tudo ele faz no espírito Divino Conforme a vontade de Deus e assim cada uma de suas ações é um sacrifício no Altar do Amor Divino há muita virtude e mérito na moderação e no domínio de si mesmo e esta é a causa porque os sacrificador se aproximam de mim sim aqueles que se alimentam espiritualmente com a parte espiritual do sacrifício que a Deus oferecem entram em união
com Deus mas quem nenhum sacrifício oferece não acha mérito neste mundo nem no outro assim vz que há muitas formas de sacrifício e adoração a arjuna se compreenderes isto chegarás a ser livre de erros melhor porém do que o sacrifício de objetos e coisas é o sacrifício oferecido pelo saber o Saber ou conhecimento perfeito em si mesmo é o coroamento de todas as ações ao saber Perfeito ao conhecimento da Verdade chegarás adorando servindo e investigando os sábios que possuem a sabedoria interior estão prontos a ajudar aqueles que procuram a verdade quando tiveres adquirido a sabedoria
serás livre de confusão dúvidas má compreensão e erros pois verás que tudo o que existe no grande todo forma uma só vida e Por conseguinte é contido em mim e em ti mesmo não há no mundo outro agente de purificação igual a chama da Verdade espiritual quem a conhece quem a ela se dedica será purificado das manchas da personalidade e achará o seu eu real o conhecimento da Verdade é dado aquele que vive na força da fé e domina o eu pessoal e as impressões dos Sentidos quem atingiu este conhecimento e esta sabedoria entra na
paz suprema no Nirvana mas o ignorante e o descrente não podem achar nem o começo do caminho que a paz conduz sem fé não é possível felicidade e paz nem neste mundo nem em outros livre dos vínculos das ações é o homem que mediante o conhecimento espiritual cortem os nós que o ligavam aos frutos das ações E cujas dúvidas e ilusões Tod ficaram destruídas Pela Luz do Saber levanta-te pois em teu poder príncipe impunha a espada refente do conhecimento espiritual e corta todos os vínculos das dúvidas e ilusões que prendem o teu coração e a
tua mente eleva-me a tua alma e executa a ação que te é determinada Então falou a juna O Príncipe de Pando a Krishna o senhor bem-aventurado dizendo ó senhor ora louvas a renúncia das obras ora a prática das obras diz-me de ambas Qual é a superior fala-me claramente para que em mim não haja mais dúvida nem confusão O Verbo Divino or arjuna tanto a renúncia como a prática das obras tem grande mérito ambos conduzem ao alvo Supremo Entretanto é preferível a prática das obras a sua renúncia a retação é muito melhor do que a inação
para não cais em confusão discerne bem o uso destes termos só se abstém verdadeiramente aquele que não odeia a ação nem por ela se apaixona assim é que ele pratica a renun nada odiando e nada desejando quem está acima dos contrastes e conserva-se calma e contente sempre pronto a cumprir a sua tarefa e contudo sem apegar-se à obra facilmente se liberta dos vínculos da Ilusão Os inexperientes que principiam a estudar a verdade costumam designar o conhecimento e as obras ou a abstenção da ação e a prática da retação como duas coisas diferentes mas os sábios
as reconhecem como uma coisa só pois quem tem o conhecimento há de ter também as obras e quem tem as obras terá igualmente o conhecimento ambos esses caminhos conduzem ao mesmo fim e os que seguem um deles chegam ao mesmo Ponto que os que vão pelo outro quem tem a reta percepção vê que o conhecimento e a atividade ou por outras palavras a renúncia e a prática são uma coisa só em sua essência abster-se e renunciar é muito difícil para quem não tem experiência das ações abençoado porém é aquele que sabe harmonizar os dois caminhos
o seu espírito de dirige-se ao eterno e une-se com Deus entrando na paz do Nirvana quem é firme na prática da retação e ao mesmo tempo domina a si mesmo subjugando a Vontade Divina os seus sentidos e desejos sente-se Uno com tudo o que existe e não é influenciado pelas obras que pratica ele conhece a vida Universal e o que dela procede e sabe que não é ele como o espírito quem age mas a sua natureza que vê cheira sente come caminha e respira em verdade pode ele dizer dizer os sentidos fazem a sua parte
no mundo sensual deixemos agir eu não sou vinculado nem iludido por eles porque sei qual é o seu fim quem encara suas ações como obra dos Sentidos e as executa sem apego não é maculado pelo egoísmo tal qual a flor do lotos que não é poluída pelas águas que a rodeiam o yodi tendo se libertado de todo o apego executa as ações do corpo da mente do intelecto até dos Sentidos sempre com o fim do purificar a mente nem qualquer motivo egoísta Vivendo em harmonia com a natureza tendo abandonado o desejo e a esperança de
recompensa pelas ações alcança a Paz ao contrário o homem que não vive em tal harmonia e que nutre desejos de recompensa por suas ações é turbado inquieto e descontente a alma do sábio que no fundo de sua vontade renunciou a toda ação e inação própria e não procura recompensa habita o corpo que é o templo do Espírito conserva-se quieta em paz sem desejo de agir ou sem causar ação e entretanto está sempre pronta a Executar a sua parte na ação quando o dever a chama porque o sábio sabe que ainda que o seu corpo essa
cidade com as nove portas se ocupe de ações o eu real permanece imperturbado mas aqueles que são capazes de transpor a fumaça percebem a Clara luz do espírito que brilha como uma infinidade de sóis livre sem o vé da Fumaça que a esconde as vistas da maior parte dos homens meditando sobre o altíssimo que é o eu real o a ele conhecendo e amando-o passa o sábio aos Estados superiores aos planos mais altos dos quais não volta mais para os degraus inferiores da existência o conhecimento da Verdade consumiu todos os seus pecados e erros ele
entra no reino da bem-aventurança à sua vista sendo livre da fumaça do erro e da ilusão reconhece um ser em tudo igual sentimento e respeito tem ele para os homens eruditos reverendos nobres e iluminados como para os pobres ignorantes e desprezados e até para as vacas os elefantes e os cães porque tendo vencido As Ilusões vê que as personalidades de todas as formas de vida são irreais comparadas com o eu real de maneira que contempladas do alto desaparecem até as maiores distinções mundanas os que conservam a equanimidade já neste mundo se unem com Deus Criador
porque ele é imutável e eternamente o mesmo não te deixes arrebatar Quando Te acontece algo desagradável nem percas o ânimo quando tens uma sorte levanta o teu pensamento à claridade limpa da esfera Divina imerge-o em Deus e nele vive em delícias eternas vive a alma que em si mesma encontra a fonte da Felicidade sendo unida com Deus e desapegada dos objetos do mundo exterior os prazeres nascidos do contato dos Sentidos externos e a que chamam satisfação são fontes de Sofrimentos porque tem princípio e fim o sábio não procura neles a sua felicidade Feliz é aquele
que nesta terra ainda antes de deixar o corpo pode resistir aos impulsos do desejo e da Ira quem em si mesmo encontra o céu quem em si mesmo encontra a luz da iluminação é um yogi é um santo a sua vida conflui com a vida de brah e são-lhe abertas as portas do Nirvana assim os riches tendo se libertado dos pecados tendo vencido toda a ideia de dualismo e separação e vendo que toda a vida é uma que toda ela imana de um e sentindo que o bem-estar de todos é o bem-estar de cada um
unificam-se com todo e entraram no Nirvana assim todos os homens que seguem o seu exemplo Vivendo em humildade e na luz da Fé controlando as ações e dominando o eu inferior aproximam-se da Paz Divina o verdadeiro yogi deixando os objetos exteriores influenciar só o seu exterior e não a sua alma abre as vistas interiores à luz eterna e une a sua respiração externa com a interna em ritmo de Harmonia todos os seus sentidos obedecem à vontade espiritual todo o seu pensar tem as raízes em Deus nada para se deseja nada receia a ele não tem
acesso nem ódio nem Ira a sua salvação está realizada ele me conhece como sou sabe que me agrada o domínio de si mesmo reconhece como Senhor do Universo e amante de todas as almas e une-se comigo pois eu sou o Amparo de todos os que em mim se refugiam o verbo divino ouve as minhas palavras ó arjuna quem cumpre honestamente o seu dever da melhor maneira que lhe é possível sem nutrir desejos de ser recompensado é ao mesmo tempo uma seta e um homem de ação não aquele que simplesmente prescinde de ritos e sacrifícios sabe
ó príncipe que a reta ação praticada com o conhecimento da Verdade é a melhor renúncia porque este consiste em verdade só no desinteresse e se a ação não é acompanhada pelo conhecimento inteligente da renúncia dos resultados não merece o nome de reta ação nos primeiros degraus do caminho da perfeição ensina-se que o aspirante deve praticar aeta ação para ganhar os melhores méritos quando o discípulo atingiu a sabedoria e o conhecimento e libertou-se do apego às obras explica-se lhe que a Calma meditação e a paz Serena da mente são os melhores meios para conduzi-lo ao alvo
a cada um dá-se conforme as necessidades e o grau de seu desenvolvimento Quando o homem está livre do apego aos frutos das ações e a ação mesma e aos objetos do mundo dos Sentidos então atingiu o mais alto grau da reta ação e tornou-se um yogue perfeito Cada um deve elevar-se espiritualmente pela força que lhe dá o espírito Divino e não inferiorizar se o eu real Isto é o espírito da homem é o amante do homem e o seu melhor amigo mas ao ignorante pode parecer que é seu inimigo porque tende a aniquilar o seu
sentimento de personalidade separada o eu real é o amigo daquele que domina o seu eu pessoal inferior porém se a alma não alcançou ainda o conhecimento pode parecer-lhe que o eu real é o seu seu maior inimigo porque quer libertar a alma ignorante das ilusões e dos erros que se lhe tornaram agradáveis a alma do homem que chegou ao conhecimento do eu Real em si mesmo permanece quieta e calma contente e meiga não se alterando Pelo frio nem pelo calor nem por sofrimento nem por Prazer nem por aquilo que o mundo chama honra ou deshonra
o sábio yogi contenta-se com a ciência e com o conhecimento da humanidade divina ele dá igual apreço a um pedaço de Barro como ao ouro ou a uma pedra preciosa é afável para com todos com igual amor e fraternidade a todos trata Sejam amigos ou inimigos parentes ou não compatriotas ou estrangeiros Santos ou pecadores bons ou maus o yogi senta-se num lugar isolado e entrega-se a meditação e a profundos pensamentos dominando a mente e o corpo pelo eu real é livre de opiniões e de expectativas egoístas senta-se num lugar limpo nem demasiado alto nem demasiado
baixo cinge-se com um pano ou com o couro de de antila preto e repousa sobre verbenas assim sentado domina a sua mente e dirige o pensamento a um ponto de concentração retendo ao mesmo tempo as impressões dos Sentidos e não deixando entrar na mente pensamentos que vagueiam nessa posição conservando calma e persistência purifica sua alma dirigindo a consciência ao eu real ao absoluto que é a base de todos os seres tem sob domínio e imóveis a sua cabeça a nuca e todo o corpo de acordo com os costumes trad dos yog fixa o olhar no
eterno e infinito não olhando para nada do mundo dos Sentidos que o rodeia com o ânimo tranquilo e Sereno livre de medo inabalável em seu propósito refreando a sua vontade em silêncio permanece pensando em mim e em mim se emergindo o yod desta maneira se exercita em devoção e praticando domínio mental une-se com eu real passa para o estado da paz e bem-aventurança que só em mim se [Música] encontram a união Mística com a divindade não é atingível Porém para aquele que é Comilão nem para quem jejua demasiadamente nem para o dorminhoco nem para quem
se debilita por demasiadas vigílias Quem quer ser yog há de evitar os extremos e seguir o dourado caminho do meio a ciência yodi que destrói o sofrimento é realizável para os que observam moderação e temperan em comida e Recreio em ação e Deso paraes indo do mal do excesso em Ação não cai no mal oposto do excesso em repressão quando um homem tem o pleno domínio de si mesmo e conserva a sua mente fixa no eu real e não anseia nenhum objeto desejável merece o nome de cheio de graça a sua mente tornou-se estável e
firme como a chama da lâmpada que está colocada num lugar aonde não tem acesso vento a mente do yogi se deleita na contemplação do eu real e acha no seu interior o contentamento e a felicidade cheio de indizíveis delícias inerentes às esferas espirituais que se estendem além dos Sentidos o yog permanece firme na contemplação da Verdade ele sabe que não há coisa melhor nem maior satisfação do que esse estado de paz inabalável que resulta do conhecimento da realidade Nada lhe pode perturbar essa paz e esse contentamento nem os maiores Sofrimentos dores e cuidados da vida
mundana porque está acima deles a ausência de Sofrimentos dores e cuidados chama-se yoga União espiritual esta yoga deve ser começada com firme convicção e praticada com Alegre disposição mental atirando longe de ti os vãos desejos da Imaginação e dominando por meio da mente iluminada e guiada pelo Espírito as inclinações dos Sentidos chegarás passo a passo a tranquilidade e calma quando a mente se fixou uma vez no eu real acha insensato peregrinar em qualquer outra coisa o yog que atingiu assim a unidade eterna e cessou de pecar goza a harmonia da vida una e as delícias
da com Deus sua alma se uniu assim a deusos em Deus em todas as almas vê tudo em Deus em verdade te digo que aquele que me vê em tudo e todo o universo em mim nunca me abandonará e nunca será por mim abandonado para sempre estará ligado a mim pelos laços preciosos do amor quem me reconhece em todos os seres ama-me e comigo se une participa da vida eterna do meu ser Qualquer que seja o seu modo de vida exterior neste mundo o verdadeiro yogi juna é aquele que pela iluminação interna a saber que
uma só Essência penetra toda a vida e todas as coisas e Conserva o ânimo igual em todas as vicissitudes da vida reconhecendo a necessidade de Equilíbrio entre o prazer e a dor na natureza arjuna respondeu eu não posso achar firmeza ao herói Valente nessa submissão nessa resignação e nesse domínio da mente de que falas eu sei que a mente e o coração são estáveis inquietos turbulentos vacilantes obstinados insubmissos à vontade parece que dominar o coração ou a mente em suas inclinações e seus pensamentos é tão difícil Como reter um forte vento Krishna tens razão dizendo
que é muito difícil dominar a mente porque é instável e inclina-se ora para um ora para outro objeto entretanto quem fortaleceu a sua vontade por meio de exercícios e disciplina pode ser Senhor de seu coração senhor de sua mente é verdade que a união espiritual é coisa dificílima para quem tem a mente Descontrolada mas é acessível para quem tem a mente dominada trabalhando com paciência perseverança e aplicação sendo livre dos erros e plenamente desenvolvido pelas experiências ganhas em suas múltiplas encarnações o yog chega ao alvo procurado a paz e a meta Suprema como vez yog
é aquele que procura a verdade e confiando na justiça da Lei absoluta sempre faz o melhor que pode é maior do que um aceta ou fanático que procura obter mérito impondo-se penas e mar voluntários a si mesmo é superior aos eruditos e aos que praticam boas obras com desejo de recompensa de todos os yogues eu prefiro porém aquele que me adora com fé e a mim dedica o interior da sua alma aquele cujo coração transborda meu amor e cuja mente sempre sente a minha presença e com ela a paz Suprema quem abandonando todos os desejos
pessoais não tem a mente concentrada em nenhum outro ser mas no espírito eterno praticando o reto pensar e a reta ação ao Espírito eterno virá quem com a mente elevada e cheia de fé e amor pensa em mim o eterno o onipresente onisciente todo poderoso quem sabe que eu sou ao mesmo tempo infinitamente pequeno infinitamente grande impalpável o senhor e sustentador de tudo quem com a visão espiritual percebeu A Majestade da minha face eternamente velada a olho material e mais resplandecente do que o sol ao meio-dia esse participa da vida verdadeira e na morte se
torna Imortal porque o seu espírito tendo rompido todos os vínculos entre em minha vida em minha paz e em Minha Essência quero descrever-se em poucas palavras o caminho ao Espírito eterno a as escrituras sagradas chamam o caminho para a imortalidade este caminho é seguido por todos os que dominaram a si mesmos e se libertaram das paixões e é escolhido por aqueles que se dedicam a uma vida Santa de continência ascetismo estudo das verdades divinas e meditação ouve as instruções fecha bem as portas doss teus sentidos corporais domina o teu coração concentra a tua mente sobre
o teu eu interior e não a deixe vaguear no exterior nem ocupar-se com os pensamentos estranhos se constante e Firme Em Teu propósito e repete silenciosamente a Mística palavra aumi cujos três sons ou letras são símbolos do ser Supremo como criador conservador e destruidor o yog que pensa em mim incessante fixamente ó príncipe e nunca se apega com seus pensamentos a qualquer outro objeto com facilidade me achará arjuna dos Que desejam estar sempre contigo e com amor meditam Em ti pelo processo indicado e daqueles que meditam no indestrutível e im manifestado Quais são os melhores
yogues Krishna consero melhores yogues aqueles que buscam a comunhão eterna comigo e que com a mente fixa em mim meditam em mim com o maior fervor aqueles que me adoram como ser absoluto infinito im Manifesto onipresente onipotente onisciente incognoscível incompreensível inefável invisível eterno imutável um e tudo que dominando seus sentidos conservam sempre o ânimo igual respeitam todos os seres e se regozijam com o que é bom e Belo onde quer que esteja desejando o bem-estar a todos também esses chegarão a mim Descansa em Mim tua mente ó príncipe e satura toda a tua mente de
meu ser e ao deixares esta vida morará certamente em mim mas se não és capaz de dominar os teus pensamentos de tal modo que sejam sempre a a mim dirigidos e em mim fixados esforça-te Então por me alcançar mediante perseverantes exercícios devocionais se porém És incapaz de praticar exercícios devocionais executa meu trabalho por amor oferecendo-me as tuas obras alcançarás a meta e se ainda isto não fores capaz de fazer satisfatoriamente refugia-te então em mim e dominando-o a ti mesmo renuncia aos frutos das tuas obras pois melhor do que os exercícios devocionais é o conhecimento espiritual
melhor do que essa sabedoria é a meditação e melhor do que a meditação é a renúncia aos frutos da ação da renúncia nasce a paz de Espírito Em verdade te digo que amo aquele que não odeia a ninguém e a ninguém faz mal mas é amigo e amante de toda a natureza e aquele que é bondoso livre de vaidade orgulho e egoísmo e conserva sempre a equanimidade sendo paciente na desventura amo aquele que é sempre constante afável e piedoso manso de coração e de firme vontade e cujos pensamentos em mim se concentram amo aquele que
não tem cuidados mundanos não teme o mundo e não é tímido quem é livre de turbulência da cólera impaciência e medo e não se entrega a tristeza nem a alegria excessiva ama aquele que não tem preconceitos é justo e puro Imparcial confidente livre de toda ânsia e nunca desespera ama aquele que não se apaixona nem odeia não se entristece nem cobiça e Desapega das ações tanto boas como más amo aquele que igualmente com considera o amigo e o inimigo os honrados e os desprezados e com igual ânimo suporta o calor e o frio o prazer
e a dor a nada se apegando amo aquele que não murmura contra o Destino não se importa se o mundo louva ou censura em todo lugar está contente e Firme em seu propósito em espírito me adora porém os mais amados meus são aqueles que praticam qual indiquei este bendito e jamais falível yoga ou união com fervor e amortal que não vejam nenhum outro ideal superior dá-me ó mestre divino esclarecimentos a respeito daquilo que chamamos matéria e do que é o conhecimento e o conhecido Espírito explica-me O que é que se denomina o campo conhecedor do
campo responde O Verbo Divino aquilo que chamas corpo ou teu eu pessoal ó arjuna alguns filósofos denominam Campo a quem o conhecem os sábios o chamam conhecedor do campo sabe que eu sou o conhecedor do campo em todos os campos a mim o discernimento entre o campo e o conhecedor do campo é a verdadeira sabedoria ouve agora quero falar-te da natureza da matéria sua organização suas propriedades sua origem e transmutações igualmente falarei do espírito e seus sinais característicos este assunto foi descrito de diferentes modos pelas puranas pelos vários vedas com o nome de natureza material
ZN os elementos materiais a consciência de personalidade o intelecto a força vital os centros Dos sentidos a mente os órgãos dos sentidos o amor e o ódio o prazer e a dor a multiplicidade sensibilidade e coesão a sabedoria espiritual consiste em modéstia sinceridade Inocência paciência retidão respeito para os superiores castidade Constância domínio de si próprio ausência de sensualidade ausência de Orgulho e vaidade conhecimento dos males de nascimento e morte velice doença e Sofrimentos ela ensina a libertar-se dos vínculos pessoais entre o possuidor da sabedoria e sua mulher seus filhos sua casa dá constante equanimidade e
tranquilidade de espírito tanto na Ventura como na desventura ensina a verdadeira adoração e devoção o auto isolamento do mundo profano e a abstinência de divertimentos mundanos além disso o amor a Deus a persistência no verdadeiro conhecimento e a meditação sobre a verdade Isto é chamado pelos filósofos o conhecimento o contrário é ignorância tudo mais é ignorância a alma é a luz das luzes ele é o conhecimento o conhecedor e o conhecido mora nos corações de todos com estas concisas palavras deite a ideia do campo do conhecimento e o objeto do conhecimento os sábios que isto
conhecem unificam-se comigo sábio arjuna que tanto a matéria como o espírito são sem princípio e sem fim sabe também que da matéria procedem todas as modificações e qualidades e que portanto transcende a toda a matéria a matéria estando em contínuo movimento produz variadíssimas e mutáveis formas o espírito porém é a causa do sentimento de prazer e dor o espírito recebe as impressões das propriedades que emanam da matéria o apego a estas qualidades determina a sua reencarnação em boas e más matrizes o espírito Universal é espectador diretor protetor ou possuidor ele é a alma do universo
a força que fecunda a matéria e permanece intacto no meio das atividades desta quem compreende o que é a matéria o espírito e as propriedades da matéria como te expus sente-se idêntico com o espírito é filho da luz e quaisquer que sejam as condições da sua vida pertence aqueles que não estão mais sujeitos às reencarnações alguns chegam ao conhecimento do seu eu espiritual por meio da meditação outros pelo pensar aprofundado alguns alcançam a percepção mediante renunciação outros por meio de boas ações Há muitos que não descobriram esta verdade por si mesmos e em si mesmos
mas ouviram a doutrina e os ensinos de outros e respeitos também estes agindo de acordo com a doutrina vencem a morte pela força da fé sabe o príncipe que cada ser criado seja animado ou inanimado é produzido pela união do campo com o conhecedor do campo quem vê a alma Universal imanente em todas as coisas imperecível ainda que em coisas perecíveis esse em verdade vê vendo a mesma alma Universal e imanente em todas as coisas não cai no erro de identificar o seu eu com os princípios inferiores e assim é livre da ilusão da mortalidade
e elabora a sua salvação verdadeiramente vê quem percebe que todas as ações são executadas pelo corpo ou matéria cujas qualidades gunas atu cada Qual sua maneir e não pelo eu unifica com Deus quem vê que as diferenas entre os seres e o aumento da família provém tão só de um dos dois elementos reunidos que é o corpo ou matéria imperecível e Supremo ser sem princípio nem qualidades com quanto resida no corpo permanece impassível e inativo como o éter que tudo penetra e nada o afeta sem razão de sua extrema subilidade assim nada contamina o espírito
ainda que em todas as partes resida na matéria ou corpo como o sol ilumina todo este mundo assim o Senhor do Campo ilumina todo o campo alcanam o Supremo aqueles que com os olhos da sabedoria discernem a diferença entre o campo e o conhecedor do campo bem como os meios de se libertarem da matéria moldada na forma de um corpo continua presta atenção a arjuna quero dar-te ainda mais esclarecimentos e ensinar-te mais Verdades da suprema sabedoria esta sabedoria é o melhor que se pode possuir os sábios e Santos que a possuíram chegaram às alturas da
suprema perfeição a matéria tem três qualidades princípios ou gunas que se chamam satua ou Harmonia rajos ou movimento e tamas ou inércia esses três atributos vinculam ao alma ao corpo ou espírito à matéria os seus vínculos são diferentes mas todos são vínculos Sá tua a harmonia sendo pura e Imaculada vincula a alma pelo amor ao conhecimento e a harmonia quem está em seu poder renasce por causa dos vínculos que o prendem ao saber e a beleza rajas a emoção é a natureza passional o desejo que vincula a alma incitando a ocupar-se da ação e dos
objetos e levando-a ao renascimento pelo apego à ação tamas a inércia vincula a alma pelos laços da negligência apatia e preguiça Sá tua ou harmonia prende a felicidade rajas ou emoção ata a ação mas tamas a inércia obscurecendo a reta percepção encadeia os mortais a indolência Quando o homem venceu tamas e rajas reina nele estátua só quando desapareceu rajas e estátua domina o tamas e quando desapareceu tamas e estátua governa rajas vendo a sabedoria manifestada em alguém sabe que satua é aguna que o domina onde se vê avidez obstinação muita atividade agitação e desejo ali
rajas exerce o seu poder quando aparece estupidez preguiça vaidade e falta de ideias tamas está no trono da harmonia procede o conhecimento da emoção o desejo e da inércia o erro a ignorância a preguiça os que estão situados na harmonia acedem ao alto os ativos moram na região intermediária e os inertes se afundam nas mais vis qualidades quando o vidente se apercebe de que as qualidades são o único agente e reconhece aquele que se sobrepõe as qualidades então participa de minha natureza quando a alma encarnada ultrapassar essas três qualidades que aparecem com a formação de
um corpo e quando se tornou consciente do que existe além delas libertou a dos vínculos das gunas e Por conseguinte também dos vínculos do Nascimento e da morte da velice e do sofrimento e bebe o Néctar da imortalidade pergunta arjuna e como se pode conhecer ao senhor aquele que alcançou essa vitória Como vive e como vence essas três qualidades responde Krishna disse que ultrapassou as qualidades quem sentindo o efeito que as qualidades produzem percepção ação ou ilusão não lhe repugna os maus frutos advindos e nem anseia pelos Bons Frutos frustrados aquele que como neutro espectador
não é comovido pelas qualidades mas imperturbável se retrai delas com o pensamento as qualidades desempenham sua tarefa aquele que equânime no prazer e nas dor fixa-se no eu olhando indiferente a argila a pedra e o ouro que firme no louvor e no vitupério recebe com a mesma afabilidade as coisas agradáveis e desagradáveis aquele que com igual indiferença aceita as honrarias e os vitupérios que por igual olha os amigos e inimigos e desprendido de todos os compromissos aquele que se consagra exclusivamente a mim pela yoga da devoção esse supera taqu o eterno pois eu sou a
causa principal de se tornar alguém o eterno Imortal e imperecível da Conquista do sempre inesgotável poder e da bem-aventura obtida com sincera e pura devoção que se libertem da ilusão do egoísmo vençam o pecado dos Apegos e residam sempre no eu então o abandonarão os objetos sensórios e com eles desaparecerão os opostos conhecidos como prazer e dor contemplarão vivamente o eu e assim atingirão a meta imutável ali não há brilho do sol nem da lua nem do fogo minha é a luz Infinita da qual não Retornam os homens que a tenham alcançado no mundo dos
vivos um fragmento de mim mesmo se transforma num espírito Imortal que do reservatório da natureza atrai para si os cinco sentidos e a mente quando eu o governador dos Sentidos e da mente toma um corpo ou abandona recolhe os e leva-os consigo procede o vento com o perfume das Flores o eu unido a vista ouvido ou fato Paladar tato e a mente faz experiências com os objetos dos Sentidos os ignorantes e iludidos não vem o eu quando deixa o corpo nem quando está nele nem sabem como se encarna o espírito unindo-se às três gunas Os
Iluminados e os yogis o vem e conhecem mediante frequente meditação alcançam a percepção dele em si mesmos mas aqueles cujas mentes estão obscurecidas não o percebem ainda que o procurem prossegue Krishna o verbo interno vou dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à Vida divina Eos intrepidez pureza de coração perseverança em busca da sabedoria caridade abnegação domínio de si mesmo devoção religiosidade a idade retidão abstenção de mais ações veracidade mansidão renúncia equanimidade boa vontade amor e compaixão para com todos os seres ausência do desejo de matar ânimo tranquilo modéstia descrição
firmeza Fortaleza paciência Constância castidade humildade e indulgência agora ouve as características dos homens que andam pelo caminho que conduz aos demônios hipocrisia orgulho arrogância presunção Cólera rudeza e ignorância o bom caráter liberta da imortalidade e com conduz a divindade o mau caráter causa repetidos Nascimentos Mortais o primeiro da Liberdade o segundo escravidão mas não temas ao herói tu tens bom caráter e destino Divino duas espécies de natureza podem-se observar neste mundo humano a divina ou boa e a diabólica ou má as características da natureza boa ou Divina já te descrevi suficientemente escuta agora o filho
da terra quais são as características da natureza má Os seres que são iguais aos auras espíritos maus não conhecem nem o seu princípio nem o fim não sabem o que é praticar reta ação e não sabem abster-se de ação má neles não há pureza nem moralidade nem veracidade eles dizem que no mundo não há verdade nem Justiça acreditam que o mundo é produto do acaso e que o fim da vida é o gozo material e vivem conforme estas ideias errôneas são gente de intelecto mesquinho ações desregradas Inimigos da humanidade e praga do mundo entregam-se aos
prazeres carnais e dizem que esse é o mais alto bem mas nunca os prazeres sensuais o satisfazem Porque mal um apetite obteve satisfação já emerge um outro cada vez mais imperioso esses homens são hipócritas vaidosos e ilusos é impura sua vida porque pensando que com a morte tudo se acaba creem que o Supremo bem consiste na satisfação de seus desejos Entrelaçados nas teias do desejo entregam-se a Volúpia A Ira e a avareza prostituem as suas mentes e o seu sentimento de Justiça Proc procurando acumular riquezas Por meios Ilegais com o fim de terem com que
satisfazer os desejos materiais dizem eles hoje obtive isto e amanhã he de obter aquilo conforme o desejo do meu coração isto me pertence e aquilo me pertencerá a este inimigo derrotei e aquele derrotarei eu sou o senhor eu sou meu próprio Deus e tudo no mundo há de me servir para o meu gozo eu sou feliz forte poderoso eu sou rico e Nobre Onde está outro que me iguale distribuirei esmolas entre a população para que se conheça a minha liberalidade e se Espalhe a minha fama assim os engana a ignorância e confundidos pelos seus pensamentos
e enli ados na rede da ilusão procurando sempre só a satisfação dos seus desejos precipitam-se no horrendo inferno alguns deles em sua hipocrisia desejam aparecer como bons perante o mundo e por isso praticam atos de Piedade e ritos da religião seguindo entretanto apenas a letra e repelindo o Espírito das doutrinas religiosas e dando a as esmolas com ostentação e com coração frio estes blasfemadores egoístas e violentos cheios de Orgulho voluptuosidade e Ira odeiam me e a tudo que é bom tanto em si mesmos como nos outros seres estes ímpios malvados e aborrecedores os mais Viz
entre os homens do mundo são por mim arrojados em demoníacas matrizes e caídos em demoníacos seios alucinando de nascimento e Nascimento em vez de me alcançarem submergem nos mais profundos abismos três são as portas deste inferno destruidor do ser Luxúria ir avareza dela se aparte pois o homem quem se salva dessas três portas tenebrosas realiza sua própria felicidade e assim atinge a meta Suprema Mas quem despreza os mandamentos da Lei e se entrega aos impulsos do desejo não consegue a perfeição nem a felicidade nem a meta Suprema portanto sejam as escrituras a tua Norma na
determinação do que deves e não deves fazer neste mundo Age sempre de conformidade com as escrituras cujos preceitos conhe assim concluímos nossa exploração da profunda sabedoria e das verdades universais apresentadas no Diogo entre Krishna e arjuna no bagad estes ensinamentos o cinho da autodescoberta e do crescimento espitual abando dilemas etos da condição humana Eos em nossa jornada deformação interior eles são fundamentais para todos aqueles que percorrem o caminho da iluminação e buscam compreender a verdadeira natureza do ser [Música] Y
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