Em Busca dos Mistérios dos Seis Dias da Criação - Aula 02 (Áudio Aprimorado)

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Ilan Nigri
O vídeo apresenta um estudo fascinante do Livro de Êxodo, continuando o sucesso do estudo anterior d...
Video Transcript:
pronto grav Boa noite Boa noite a todos ST Bom mês Eh vamos começar então a segunda aula a gente vai abordar sobre a criação do mundo segunda e só recapitulando que a gente viu na aula passada então depois das introduções a gente entrou um pouco sobre sobre a primeira frase da TOR que Deus criou o mundo a gente viu o seguinte que na primeira frase da que criou o mundo Deus criou o céu e a terra o sentido da frase não é dizer que Deus criou o mundo não tá escrito e essa frase na tal
pra gente aprender au entendi Deus criou o mundo que novidade porque isso os judeus já sabam que Deus criou o mundo não precisava tá escrito na torar pra gente saber que uma coisa que já era da nossa cultura antes desde os hebreus avraham já sabiam que Deus criou o mundo então o sentido do pass é dizer por Deus criou o mundo então a gente não traduz bereit o bid não é no início né não é de local bav então é ou seja por causa do por causa do re que Deus criou o céu e a
terra isso que quer dizer então bere assim fala Urach é por causa do sim e que que é ou seja causa do que do reit que que é reit do princípio reit de do início que que é o princípio Então a gente vai ver que o o Rash assim ele diz que existem dois princípios na criação do mundo Ou seja antes de Deus criar o mundo existiam dois princípios na cabeça de Deus e por causa desses dois princípios Deus criou um e orash vai trazer aqui Quais são esses dois princípios o povo de Israel e
a Torá de Israel então por causa do povo e por causa da Torá Deus criou o mundo então por is Esse passor quer dizer isso que Deus criou o céu e a terra para ter Torá e para ter am em outras palavras para ter am estudando do Torá Essa é o motivo da do mundo não é nenhuma notícia nova que Deus que Deus que criou o mundo não a novidade aqui da frase é por Deus criou até o rab fal semana passada aqui da Sinagoga que ele falou assim tá escrito por causa do início bar
vamos dizer que criou Elo de vamos dizer que é Deus também e quando teve aquela ideia aquela teve um rei ruim que queria traduzir a Torá pro grego e ele prendeu 70 rabinos em salas diferentes Falou vocês só saem daqui depois que traduzir a Torá inteiro senão vocês estão mortos e teve um milagre que todo mundo traduziu exatamente igual e tiveram 12 ou 13 frases agora eu não lembro 12 ou 13 bqu que todos traduziram diferente doad do literal e todo mundo traduziu igual diferente foi um milagre que aconteceu e uma das frases que todo
mundo resolveu traduzir diferente do que realmente o sentido quer dizer é Eloim todo mundo traduziu Eloim Bar ou seja Deus criou um e não no início criou Deus ou seja porque no início criou Deus ficando meio estranho porque o sujeito você bota depois então parece que Deus foi criado então todo mundo botou antes aí ele explicou Qual a ideia é que pro povo judeu novidade não é que Deus criou o mundo então Deus não é o principal da frase então você bota para depois o principal da frase é o berechit Ou seja que teve um
motivo a criação do mundo então ela é o destaque mas os outros povos que não tem a nossa cultura não tem a nossa tradição e não sab que Deus criou o mundo Eles não iam entender o que que a Torá realmente quer dizer então quando foi traduzir para eles Eles mudaram a informação e falaram não vamos dizer vamos primeiro a gente tem que entender que Deus o mundo então Eles mudaram o sentido da frase Deus criou o mundo no início ão a gente vê aqui que às vezes a própria tradução que é uma interpretação tem
um objetivo pro público na palal está falando que é o que eu falei a aula passada Então quando você alguém traduz um um explicador ou até outras para outras pessoas Você traduz com intuito para outra pessoa entender ah que a Torá que Deus ele deu pro povo Judeu ele sabia exatamente que que era o povo Judeu o que que o povo Judeu sabia el tá falando diretamente pro povo Judeu e só o povo Judeu tem chance de entender exatamente o que tá dito o exemplo é a primeira frase da Torá que só a gente entenderia
exatamente o que vai dizer que tem um motivo a criação do mundo qual o povo Judeu da Torá está fazendo agora sim entendido então é tá a gente viu isso e a gente viu outra coisa importante que é bom recapitular que a Torá não está em ordem cronológica assim fala racha bem claro e o Urach bem claro segunda explicação dele no final ele fala a gente Obrigatoriamente tem que dizer que a gente não aprende nada da ordem cronológica da Torá e também da criação do mundo Ou seja a criação da do mundo que tá escrito
na Torá não tá na ordem de como o mundo foi criado de verdade assim fala horá então a gente não pode aprender Ah então quer dizer que Deus criou a luz então veio primeiro a luz cientificamente não nada a ver Deus não veio contar a ciência assim or entende que a Torá e ciência tem nada a ver uma coisa com a outra o objetivo da ciência é a gente saber como o mundo foi criado o objetivo da Torá é saber porque o mundo foi criado e você não tem nenhuma e nenhum porquê de tentar compatibilizar
torar e cência segundo orados outros outros comentaris vocês vão achar que sim mas o r diz que não tem nenhum motivo de você ó viu aqui a Torá Olha a ciência se a Torá tá falando a e a ciência tá falando b não importa não muda nada se a t tá falando a mesma coisa que aess também não importa porque são objetivo diferente para entender esse exemplo vou dar um exemplo vamos supor um cientista que estuda sobre o pôr do sol que horas o sol se põe a especialidade dele fez doutorado nisso é o que
ele sabe aí ele aí ele tem um filho tá botando o filho para dormir aí fala assim olha filho o sol já dormiu dorme também ah cientista quer dizer que você tá mentindo para o seu filho porque você sabe que o sol não dorme você estudou e você sabe muito bem que é um porvo sol que ele se põe o só não vive o não ele não tá mentindo porque ele não quer falar sobre Ciência pro filho ele qu dar um um motivo ético pro filho de porque ele tem que dormir porque já está escuro
mesma coisa da torar pode ter doutorado sem ciência Torá não tá interessada nisso ela tá interessada no que que ela quer dizer pra humanidade O que que ela quer dizer pro povo Judeu e o musar e a ética que e as regras que a gente vai aprender Através disso então se atá disser Ah o sol o sol dorme ela não tá errada porque hoje a gente descobriu que o sol não é pessoa não não tem personalidade Ele não dorme não o que a Torá quer adesivo essa ideia aqui tá mas se a Torá tem tudo
tem cência tamb a Torá Onde você viu que a Torá tem tudo a Torá tem tudo e que que é a Torá Então a gente vai ver que a Torá tem várias partes tem Torá escrita tem Torá oral sem segredos da Torá a Torá é composta de várias é composto de vários ensinamentos diferentes a Torá vamos dizer que é a Torá que tem tudo é a Torá que tá com Baru vu que tá com Deus mas a Torá escrita não tem tudo a Torá escrita Deus tem uma uma proposta na Torá escrita e ele escreveu
com essa proposta a Torá oral tem outra proposta totalmente diferente Então na verdade se você juntar toda a Torá entender a Torá de Deus que uma coisa que os cabalas dizem que no futuro né a gente vai se aprofundar nos segredos da Torá na Torá da Torá Aí sim tem tudo mas a Torá escrita tem proposta tem objetivo foi escrita por um motivo que por exemplo é diferente do motivo da toral Oral então por exemplo se tiver uma coisa aqui naal Escrito Tá escrito totalmente que você lê entende totalmente diferente do que tá escrito natural
oral que no sabes falaram é isso não tem problema nenhum porque um falou com um objetivo outro falou com outro objetivo você vai estar tar escrita como tar escrita depois tar or depois se você entender as duas muito bem você tenta compatibilizar porque os sábios falaram isso Senat aquilo então são livros diferentes com objetivos diferentes a gente já V que até o objetivo do livro bere é diferente do objetivo do Liv é diferente do é diferente de por aí vai objetivo então é recapitulando da aula passada Então vamos abrir o livro e vamos pro primeiro
primeiro no capí no versículo a gente viu que pelo motivo do ure é o povo Judeu e atur bar a gente já viu na aula passada quear que a gente não sabe o que que é princíp fica barato Eloim a gente não sabe o que é e chamar a gente também não sabe o que que é a gente não antes de entrar exatamente que que é vamos para vamos vamos vamos dizer que que é mais maor que que parece que Deus criou o céu e a terra Tá bom o que a gente pode entender nessa
frase é que se a gente parasse nessa frase da Torá a gente pode entender que Deus Ele criou o que for que ele criou de forma perfeita Ele criou tudo seja ele criou a terra o que é a terra todo el criou o céu ele criou o céu todo ou seja ele criou um mundo completo perfeito 100% sim seja sim Deus criou pronto tá criado Zeu acabou tá perfeito Acabou sim agora vamos pra segunda frase vê a ar agora esquece do céu e vai falar só da terra né e a terra vai tá tav era
vamos dizer que é uma bagunça era uma bagunça era quando antes de Deus criar o céu e a terra ou depois que Deus criou o céu e a terra V porque tem o vaso v e a depois ou seja Deus criou só a Terra e a terra que foi criada era uma bagunça ué calma aí mas Deus não tinha acabado de criar perfeitamente seão e a terra e agora a gente já vê que a Terra era uma bagunça e é estranho isso concorda tirar mais tran e a Escuridão tava perante o abig tipo que que
é isso depois que Deus criou o mundo era assim Elim e o Espírito Divino ele pairava sobre a face da á que água Ele criou água ou não criou porque a gente vai ver no segundo dia que Deus vai criar a água vai ter água ele vai separar vai criar o céu no segundo dia não vai dizer exatamente que Deus criou a água mas é que a gente ver que aqui já tem água então a princípio a gente dizer vai dizer que no primeiro passou Deus criou tudo já e tá contando depois que Deus criou
tudo como que é seja é estranho ou seja não necessariamente está na ordem cronológica Pode ser que depois disso depois ele ajeitou tudo perfeitamente mas a princípio sentido simp que não que primeiro Deus criou tudo perfeito e depois ele vai relatar como esse mundo posterior e a gente vê que é um mundo imperfeito é um mundo vamos dizer mundo quebrado com falha eh não dá para entender exatamente o que é cada coisa mas é o mundo que tá precisando de concerto tá falhar a gente vai entender que o primeiro Capítulo de bereit O primeiro capítulo
que a gente vai estudar né Ele é dividido em três eh partes sim três eh a par primeira parte é o mundo perfeito que é o primeiro pass a primeira frase Deus criou o mundo perfeito a segunda parte é o segundo paç que é o mundo imperfeito o mundo quebrado é o segundo paça e a terceira parte éo terceiro pass até o pass até a frase 31 que é a última frase do Capítulo que é o 31 e viu o Deus tudo o que ele fez e viu que era muito bom e foi dia e
foi noite o sexto dia acaba o primeiro capítulo aí então Capítulo é divido em três partes A primeira é o mundo perfeito uma criação perfeita a segunda é uma criação imperfeita e a terceira que que que a terceira começa vai falou Deus eor que seja luz e foi luz e Deus viu viu que a luz era boa e separou a Deus entre a luz e a Escuridão e chamou Deus a luz de dia e escuridão de noite foi dia foi noite primeiro dia depois vai contar o segundo dia que que ele fez ele separou água
de cima com debaixo criou urquia o céu vamos dizer assim terceiro dia teve a terra as plantas quarto dia os astros quinto dia os animais os os peixes as aves sexto dia os animais o our depois ele viu que era tudo muito bom ou seja essa a terceira parte e essa terceira parte se encaixa em qual das partes antes do primeiro paça depois do primeiro pass açucar entre o primeiro o segundo depois do segundo sim difícil de entender que isso que a gente nem vai falar do segundo capítulo hoje que a gente vê que a
ordem totalmente diferente da criação tá falando por exemplo que o homem foi criado e não tinha ainda planta e ainda não tinha nasc dos animais a gente vai ver no segundo capítulo isso mas vamos só esse primeiro Capítulo para não confundir né fazer uma foto tá querendo dizer o seguinte que existem três formas de você da torar abordar a criação do mundo primeira forma o mundo perfeito segundo o mundo quebrado e terceira forma é o mundo que ele se desenvolve gradualmente sendo consertado então é como se fosse a terceira forma é como se fosse que
assim fala midr uma pessoa entrou num quarto que tá tav tá uma bagunça tá escuro roch pão tá escuro tá uma bagunça ele fala assim calma aí aqui não dá para viver uma casa nova aqui não dá para viver então para você começar a Tentar viver lá dentro primeira faz acende a luz então pega uma lanterna bota a lanterna tá aí você vê que tá tudo bagunçado segunda coisa tem que separar um espaço vazio para começar a organizar as coisas ae separa água de cima com água de baixo e cria um v um espaço vazio
que é o rakis aí depois então tem terna depois aí pode crescer vegetação aí pode ter o peixe pode ter ave pode ter os animais e por último a criação pode entrar que pode pode entrar por último o ser humano Para habitar a casa então assim é o medr como se fosse Deus ele tá organizando e botando as coisas no nos lugares o ele vai falar o seguinte que Deus Ele criou tudo no primeiro passou na primeira frase Deus cria tudo mas de forma desorganizada e no segundo passou que é como o mundo se encontra
e da partir do terceiro até o 31 é Deus botando do que que ele criou no seu devido lugar organizando essa ideia então essa é ideia de qualquer forma a gente vai entrar um pouco mais profundo a gente vai ver então que essas três partes elas acontecem em cada dia da criação ou seja parte gradual que você vai em direitão da casa acontece também essas três sempre Deus fala assim e que seja a vamos dar o exemplo aqui da luz e que seja a luz ou seja luz vai ter Lu a segunda é execução que
a gente vai ver que Deus vai separar o dia e a noite aí que qual é a explicação que Deus viu que a luz que ele tinha criado era só paraos tsad Kim iam ter perversos E aí não ia funcionar então ele guardou pro tsadikim no futuro Ou seja é um mundo que então a luz que ele criou não faz sentido só pro futuro então é tem uma quebra na prova da criação da luz aí a terceira mas ele viu que é boa a luz mesma assim é boa é é bom e foi primeiro foi
foi dia foi noite foi dia primeiro dia estranho aí a gente pode ver na mesma coisa no segundo dia que a criação do segundo dia não falou que foi bom porque não terminou no segundo dia terminou no terceiro aí chega no terceiro dia que que teve no terceiro dia de interessante que Deus fala ah eu quero uma árvore fruto e aí nasce da terra uma árvore que dá fruto ou seja assim fal até os sábios que a terra não obedeceu o que Deus falou para criar funcionou no terceiro dia quarto dia Deus criou taninim dolim
grandes criaturas E aí fala os sábios aí Deus teve que matar uma porque viu que se tivesse As duas não se multiplicar não ia ter mundo então ele precisou consertar e tirar uma da história aí chega no outro dia na criação dos peixes das aves a gente vai ver isso um pouco melhor porque você tem Deus manda criar quatro coisas dessas quatro coisas nasse três delas e a quarta não é feia aí chega no sexto dia tem um pecado do ser humano ou seja a gente V que todos os dias o que Deus ele planeja
dá errado toda criação tudo D errado tanto de forma geral o primeiro pass o segundo ou seja D errado segundo pass V depois Primeiro D errado e cada dia também D errado mas mesmo ass depois de cada dia F Deus viu e era bom e no final do sexto ele fala e Deus viu tudo que ele fez e viu que era muito bom você é mesmo dando tudo errado Deus viu que era tudo muito bom então o que que a gente é obrigado a dizer ah tudo que Deus faz é pro bem tudo que Deus
faz é pro bem bom a gente poderia pensar por exemplo que Deus não sabe fazer as coisas ou seja ele tentou e não conseguiu não que Deus ele é perfeito o que a gente é obrigado a dizer é o seguinte é que Deus fez o mundo imperfeito de propósito ou seja o primeiro passou é a programação de como vai ser o mundo Deus ele tá projetando a criação do mundo o segundo passo é execução do primeiro é como deus executou o mundo e ele executou de propósito com problemas com falhas vav sim pela cabalá el
diz que também era mas pelo pichado vamos dizer que não era mesmo t vav ou seja chama era perfeito a gente vai ver se o melhor daqui f em cada dia Deus ele tem um propósito de perfeito e a gente vê que a execução é imperfeita e no final del falou mas isso é bom a imperfeição ter sido criada é bom então a gente vê que todas as falhas que existem no mundo são falhas programadas Ou seja a perfeição da criação do mundo de Deus é justamente as falhas que acontecem n Então se no mundo
acontecesse falhas Deus falou conseguir era o meu queria era objetivo se nascesse perfeito ia ser considerado para Deus pelo planejamento dele uma fal e falou não queria um mundo assim a gente vai vai ver que o mundo ele tem três fases o mundo de perfeição o mundo de bagunça de quebra de imperfeição E o mundo de de e a gente vai entender que o objetivo do mundo é o p senão Deus talvez nem criaria o mundo se fosse para ser o mundo perfeito e a maior perfeição da criação do mundo é justamente justamente as falhas
que tem no mundo Sim Ah então porque Deus ele ele ele fala primeiro o mundo perfeito que Deus primeiro dá o horizonte ó é aqui que tem que chegar é aqui que eu planejei agora eu crio o mundo executo de forma imperfeita e agora vamos completar o m Então a gente vai ver que todas essas questões teológicas de ah Deus não consegue fazer não todos os erros que existem no mundo no nível Divino no aspecto Divino de pensar é o que que ele queria pro mundo incluindo o pecado de Adão Maron do primeiro ser humano
e a perfeição foi o homem ter pecado e o mundo viral que virou seja at pergunta bavil né Depois que teve o isso foi projetado de de a priori era para ser assim ou depois que teve o pecado o mundo é assim e a resposta é nenhum dos dois vem ao caso mas Deus ele fez ser assim de propósito né ou seja de o homem tinha que pecar teve livre arbitro teve livre arbitro a gente vai ver isso melhor n na próxima aula sobre o pecado do homem ação do mundo deu para entender mais ou
menos perfeita ideia eh a gente vai ver então que o primeiro passou sempre quando Deus dá o comando a gente tá falando do nível teórico é é o mundo ideal é o mundo teórico é a raiz do mundo como Deus quis criar o mundo o segundo é o mundo prático é como o mundo é na prática ou seja Às vezes a gente tem uma teoria e na prática a gente não consegue a gente não consegue mas Deus consegue mas Deus criou o mundo assim então que tem teoria e prática Existe diferença entre teoria e prática
Não antes de não tá a fundar nesse caminho mesmo vamos embora então a gente vê que é a terra era uma bagunça a Terra é a parte material prática material a gente vai ver que o cham o céu que que quer dizer o céu são os valores éticos que existem Então Deus cri duas coisas a terra e os e os valores é Ou seja a existência todo quando falo existência não existência material toda a existência aqui no mundo que tem no mundo incluindo anjos incluindo todos os mundos a existência toda e existem valores éticos são
duas coisas que Deus criou E quando Deus criou os valores éticos automaticamente esses valores éticos são perfeitos criei são perfeito bondade é bondade amor é amor justiça é justiça tá perfeito que mas a prática do mundo é imperfeita e a pergunta aqui é por que então Deus criou e logo já tá imperfeito a gente vai entender o que que separa a teoria da prática da perfeição da imperfeição é o tempo ou seja Deus criou automaticamente tá perfeito não leva tempo até o a existência fic do nível dos valores teóricos que Deus criou no mundo que
são os valores é ou seja como se fosse você criar um filho e já quer que ele seja 100% bom e justo e intelectual e domínio toda a humanidade que existe não tem que estudar tem que trabalhar tem que se esforçar tem que treinar tem que cumprir muitas praticar muitas mits Vot muitos bons atos e aí ele vai conseguir Ah então quer dizer que no início ele era Malu não é porque para a pessoa ao atingir os valores éticos na execução física existencial o que o que separa ela é o tempo que aí é o
motivo do ticum do conserto que que é conserto é uma forma GR al de você fazer as ou seja o mundo que impede o mundo de ser o mundo de bagunça do mundo ideal é o tempo e esse tempo a gente vai chamar de história da humanidade Então existe uma história da humanidade se é a evolução do homem o aprendizado do ser humano em transformar esse mundo de tav de completo Até se pegar os sábios a vão dizer que se você entender exatamente o que que Deus contou em cada dia da criação é cada Milênio
da humanidade você sabe exatamente o que vai acontecer naquele Milênio entendendo o que que aconteceu naquele dia da crianç Então são seis milênios e no sétimo é o chabat que aí seria o a perfeição que chegar então o que muda é é o tempo então a história da humanidade toda já tá inclusa nesses primeiros PS aqui da Torá nos primeiros frases da se a gente pegar só pegar o só para ilustrar a ideia do que que o pass realmente quer dizer pass vai falar o seguinte sobre o a segunda frase ter era a vai falar
que que quer dizer pegar fala é a Babilônia é o império babilônico que é dominar o mundo e destruir o primeiro tempo bom o que que é vo Ah é o Império Persa que a tá no exílio a persa ia dominar a Babilônia ver Rocha que que é rocha ah são os gregos que depois os gregos iam trazer a helenização e assimilar o povo Judeu com a filosofia com culto à beleza na época deuk e aln é Roma que ia destruir o mundo inteiro ia destruir o segundo tempo seja fal Tod bag que ex no
mundo são esses quatro impérios e Roma tá dominando até hoje a humanidade depo F ass ver e o Espírito Divino quea sobre a terra que que é o espírito de fala o mid e aqui fica a pergunta que que esse midra contar pra gente porque nessa altura do campeonato não existia nem Roma nem Babilônia nem ser humano nem não existia nada disso vamos para dizer que isso era o que que viria no o homem nem foi criado ainda então qual a ideia aqui o midrash ele quer contar que a quebra que existe na existência ela
se traduz por exemp em todas as quebras na história humana então todas as guerras e todas as destruições do templo e perseguições povo Judeu e antissemitismo já tá inclusa no princípio do mundo ser perfeito mas mesmo que o mundo imperfeitos sobre tudo isso existe um Rua heloim que é o espírito de Maio que paira sobre até ou seja Mesmo que o mundo é imperfeito nele tá contido já um princípio que toda essa perfeição Existe alguma coisa que faz tudo ser pro bem e encaixar um processo histórico que vai trazer paraa perfeição que é o mai
Mas quem vai trazer o mundo paraa perfeição então em cada quebra que existe na humanidade tanto no t no no roser e no teon masia já tá envolvido e tudo tem um propósito para trazer a Humanidade para um nível melhor essa é a ideia do midr Então vai ver que o princípio de masia já tá escrito aqui no segundo capítulo segunda frase já tem um princípio de Mair que é o homem ideal é é o homem depois que pecou e consertado é um homem no nível de Maia é o Salvador é salvação da da existência
que é o IDE do mundo tão entendendo sim a gente vai ver aqui que que quer dizer que ele Pair sobre a água sobre a face da água que que é pairava quem paira é como se fosse uma pomba que paira sobre o seu Pombal sobre o nin quem paira paira sobre al ou seja para pairar você tem que est embaixo de algum que que é que que é esse algo que tá pairando é o ma que que é ma que quer dizer ma água mas água não tinha criado ainda que que é má má
ma plural ou singular ma é plural de quê De que palavra de ma ma no plural é ma que que é má que significa Má o qu na verdade de uma coisa que que é isso é isso isso é má isso qualquer coisa que no mundo é um má é alguma coisa que existe e o plural coletivo de todas as coisas é ma Ou seja que o Espírito de masia ele pairava sobre tudo o que existi seja qualquer coisa que existe no mundo existe um espírito de Maia pairando sobre ele que tá reunindo para trazer
o mundo por um sempre para uma humanidade melhor Então é isso quer dizer não tá falando aqui talvez necessariamente a eim sobre tudo o que Deus criou e toda a bagunça que vai existir dentro dela existe já por natureza alguma coisa que colabora para no final fazer um conir daquil de chegar no mundo perfeito que é o objetivo de Deus Então essa é a ideia aqui então vamos voltar pro primeiro pass e ah só terminar mais uma coisinha sobre isso gente vê que tem uma coisa perfeita existe uma quebra existe depois um certo PR perfeição
esse movimento é tipo uma parábola n perfeito imperfeito e depois um crescimento perfeição que que é isso no judaísmo que significa isso uma coisa que era perfeita estragou depois voltou a ser perfeit ch é o arrependimento aar que quear a volta a volta pro planejamento de Deus do m então isso tá escrito que a tvá foi criada antes do mundo que o mundo foi criado no formato de tvá o mundo faz tvá ou seja o mundo de propósito Deus fez o mundo num formato a que o mundo faça chuva seja ele queou ele perfeito depois
ele se quebrou e agora tá fazendo chuva para cair para Deus que é o mundo perfeito então o mundo é isso que tá dizendo tá que o mundo que a chuva foi criada antes do mundo Ou seja que antes de criar o mundo Deus criou tem a chuva então vou criar o mundo assim da forma da chuva isso praticamente pode trazer várias coisas pra nossa vida por exemplo ah pequei já era não tem arrependimento Essa é o conceito do mundo é o protótipo do mundo é fazer tvar ou ou então tem aquela discussão que que
é melhor a perfeição ou desenvolvimento Qual o objetivo do mundo o mundo perfeito ou um mundo em constante desenvolvimento tem uma discussão aqui que se a perfeição é o mundo perfeito quer dizer que nunca mais vai se desenvolveu el vai ficar perfeito e vai parar lá é o mundo estático vamos dizer assim se o objetivo do mundo é o t né gradual é o concerto gradual já dizer que o objetivo do mundo não é chegar na perfeição mas é sempre o mundo estar melhorando Ou seja a perfeição do mundo é ele sempre melhorar essa discussão
filosófica qu objetivo do mundo mundo perfeito ou mundo inconstante desenvolvimento e qual é a resposta ambos ambos é é o perfeito o rafic ele fala que existe a perfeição da perfeição e a perfeição do desenvolvimento que cada um tem um lado positivo e desenvolvimento da perfeição quê desenvolvimento desenvolvimento da perfeição pode ser V em português mas é ou seja tem até uma discussão entre ambam e por exemplo entre os cabalistas Qual o que que é o alabá o alabá É na linguagem dos sábios que a gente vai sentar e banhar do brilho Divino seja a
linguagem de sentar é um mundo estático e agora você só só recebe a recompensa ou então que o que ele vai de de batalha em batalha ele batalha no lamaz nesse mundo e no vai continuar batalhando se vai est sempre crescendo existe uma dúvida quanto ao que que é o alabá que que é o mundo vendor o que que é o paraíso o mundo estático que você recebe as suas Recompensas ou mesmo no Paraíso você vai se desenvolvendo e melhorando e se esforçando essa discussão também entre os dois não tem uma resposta definida Qual o
objetivo melhorar que é melhor um sad Gam um sad completo ou alguém que tá sempre alguém tá fazend exatamente mas de qualquer forma Deus Ele criou o mundo na forma da tvá isso quer dizer que Deus ele não quer a princípio agora pelo menos nessa etapa da humanidade a nossa perfeição ele não exige a perfeição de ninguém o ele exe movento é a melhora é a tvar e por exemplo o o exemplo que eu gosto sempre de falar é o casal homem e a mulher casam e acham que vai ser tudo perfeito casa no dia
seguinte já começa vários atritos fala tá uma balai tá uma bagunça fal assim não mas pô daqui 50 anos a gente vai aprender e a gente vai chegar na perfeição até que uma hora que a gente vai pensar junto igual a mesma coisa e vai harmonia para sempre e aí vai vai vendo E ver que não é nada disso a a diferença de pensamento diado sempre vai existir entre homem e mulher aí a pessoa vai vai fazer bodas sei lá 70 anos casada e vai falar assim Caraca até hoje eu tô 70 anos casado e
não cheguei na perfeição com a minha esposa quer dizer que eu falei no casamento e a resposta é óbvio que não você tem 70 anos casad óbvio que essa é a vitória que a Vitória para Deus no casamento não é que você chegue na perfeição não cri não criava homem e mulher Ele criava só o Adam que a gente vai ver que vai ser separado a perfeição é o constituante de desenvolvimento e se não tivesse imperfeições não teria desenvolvimento o Shalom b a paz na caso é justamente cada momento que poderia não ter Shalom bite
você conseguir trazer a paz naquele momento e melhorar ou seja uma melhora constante é a perfeição aí você fala sobre tvá Ah mas eu nunca fiz tvá 100% completo eu sou um pecador não a tvá é você querer sempre fazer TV e sempre se esforçando para fazer TV ess isso que Deus quer de você a melhora pelo menos n fase da história daid oeiro ass perfeito desenvolv AG agica que quer dizer sabe que bar sabe verdade significa um conceito mais moderno dos cabalistas que não é o no primórdio ninguém explicava ass mas hoje é uma
trabal é um consenso é que bará é você criar do nada ou seja não existia nada e agora existe alguma coisa então não tinha nada e criou Mas isso não é o pato do passado isso não é o simples da palavra bará não é isso embora você pode entender muitos for não existia nada e agora existe algo mas bará tem duas explicações para bará primeira explicitação é traduzindo bará para aramaico e a segunda explicação é traduzindo bará pro hebraico sobre aramaico hebraico a gente quando tiver falando de Abraham a gente vai entender porque você pode
interpretar do aramaico umas coisas tá isso é uma dúvida boa mas gente pode pegar por exemplo no Quando Deus ele deu um Maná deu Man para povo Judeu falou assim o povo e e um falou pro outro que que é isso e por isso chamou de uma na natur assim que o povo falou assim que que é ma né que que é por isso chamou Man ué se fosse mar que chamar por isso chamou mar mas em aramaica Man ou seja as pessoas falavam em aramaic ão falar que que é isso em aramaica então chamaram
uma palavra em aramaica is não seria Mazé não sei como faz seria maz não man não seria maz não ah Mazé seria o mano chamaria Ah não ma Mazé Mazé faz deixa eu ver aqui derando não aqui então então falaram isso é porque não sabia chamar não mas aramaic Man qu gente V que a tor ela considera o Aramaico para trazer para T tem várias provas par quem não entendeu Pode continuar agora só uma prova que a gente pode ar o aramaico é tipo dicionário do hebraico dicionário você não tem de uma palavra você pega
outra palavra de outra língua Ah entendi mas é o mais fácil de você entender e quando não tem uma palavra em aramaico você P em hebraico você pega o aramaico entende que é o dicionário do de BR por exemplo a Torá escrita tem um dicionário tem uma explicação Qual é o zor e o zor é arama a Torá oral que é em hebraico tem uma explicação que é guemará é guemará em arama você seja sempre a explicação escrit oral em aramaic aramaico o dicionrio do hebra é o mais fácil de você entender o hebraico hebraic
uma lngua sagrado então não D entender muito profundo Então você pega ar ar que que é por exemplo por causa do externou quer dizer isso Deus ele preenchia tudo e ele se retirou de uma parte da existência ou seja ele criou algo externo a ele de alguma forma que que é tá chamar endeu existia tudo e Deus ele saiu desse tudo verdade se ocultou porque Deus éo nesse vá que ele cri é o bará Então esse é o bará é o vácuo que existe ano todo e lá dentro ele criou a existência o céu e
a terra sem pegar então que bará [Música] Aram esse V se a gente entender se é isso Qual o objetivo do mundo porque Deus fez isso porque ele quis então fazer algo se ver fora dele objetivo que ele pudesse dá para Aquilo é igual por exemplo você tem agenda lotada e você quer e tem um amigo que tá precisando da sua ajuda e você fala não vou separar um tempo para ele você tira de você esse tempo e passa a ser dele ou até a mãe uma parte dela pro filho ou então todo todo o
ato ético com alguém de generosidade de amor é você saber sair de você próprio que é o egoísmo que tudo sou eu você criar algo que entender que algo não é você e dentro desse algo que você criou você doa para alguém e aí você pratica a bondade ou você desenvolve o amor então esse ato de Deus criar um vácuo para lá nascer uma existência e ele poder dar é a bondade ou seja Deus ele ele ele criou o mundo por ética por generosidade por amor isso que muitas pessoas vão dizer que qual o objetivo
do mundo a bondade que Deus óbvio que esse argumento é um pouco furado se for mas é superficialmente falando que Deus ele é totalmente bondoso Mas para ser bonoso precisa dar para alguém então se ele era tudo como ele vai dar para alguém então ele criou algo para ele dar sem falou ramal por exemplo um um comentar de 1700 então é bar ele se externou objetivo que criasse alguma coisa independente e ele pudesse doar para Aquilo é é a ideia tá e no hebraico o que que é Bará Bará no hebraico vem da palavra Bari
Bari hoje em dia no hebraico moderno é saudável mas esse conceito não existia no hebraico Tá Ná existia saudade Bari é cheio exemp tá escrito lá que você vai ter nas brot bois barim ou seja bois gordos Chei aí veio PR sal seria 100% é 100% completo é completo ou seja Deus por causa de direit Deus ele preencheu o mundo então A ideia é que Deus ele preencheu o preenchimento pode ver que pra alguma coisa que era vazia Ant é ou seja existia alguma coisa que não dá para entender porque Deus não contou antes né
então não dá para saber mas ele Deus Ele trouxe um preenchimento Ele trouxe uma perfeição pro mundo ele completou o mundo que que é o cham nome é contrário o aramaic exatamente o contrário exatamente muito bom esse é o pom que o arama totalmente diferente você interpretar Ou comprou ou esvaziou totalmente oposto se E aí então pode ter a diferença porque o Mundo Existe depende como você interpreta tá então é a ideia do bar de uma forma ou outra dá para entender mais ou menos o que que tá acontecer tá cham então para quem reclamou
que todas as as frases e não entrar vamos continuar o assunto não não vou entrar nisso vamos passar pro próximo quanto tempo a gente tá já aqui não tem aqui eu acho 43 43 vamos agora pegar o livro abr vamos vamos lá terceiro terceira frase vai el e falou que e Deus diz conversando com El mesmo que quer dizer vamos lá Deus estava sozinho vomer e ele falou ele falou com quem com os anjos não não falou com os anjos Deus fala com ele mesmo não então o que que é mas é que tá escrito
que vamos vamos ler vai hom Deus falou Deus falou tá escrito falou então vai hom é falar sim mas no sentido de Deus falar que quer dizer é é vontade ou seja Deus teve uma vontade de criar luz quando a gente tá com vontades é como se fosse que a gente tá dialogando com nós mesmo então o que que Deus dentro dele que não dá para entender Qual a vontade nasceu para Deus para materializar e fazer coisas ex Então Deus Dev teve uma vontade Qual é eor que seja luz essa ideia então ele teve a
vontade de criar luz a gente tem vontade a gente vai lá e fala e a gente crie a te faz então Deus teve uma vontade completa e erri que seja luz que que aí erri futuro depois vai antes de dizer vamos ver aquias criações vamos por exemplo se noo dia é hieraquia que seja urquia vamos dizer que urquia é o céu vamos dizer assim então e aqui mesma expressão sim e aí que que acontece o sete vai aqui ou seja no ó tá escrito yó aqui tá escrito vai aia e ele fez Aria muda a
palavra sim entenderam a pergunta vamos ver o 11 no terceiro dia ou seja que a Terra se preen de Deo Ou seja que terra não tem não tem vai criou um s ISO um que é o 14 o sol depois vai seja fal depois ele vai fez vamos ver o ou seja não é vai agora é que se rasteja pela pela pela a terra se rasteja v e tem RP de animais ou de de que voem são os peixes P que os peixes se rastejam pela água vamos dizer assim é o verbo e não tem
vai não tem e depois tem o homem Faremos o h a gente vê que o verbo de cada criação ele muda então vai não é vai por exemplo então o que que é seja fazer existir manter é um verbo de criação relativa a Constância e estabilidade Ou seja é algo fixo que vai est lá sempre parado vai e para Ou seja a luz tem luz para depois tem ele fez depois depois o cé o cé existe o campo veget não lá sempre ele morora ávores pode viver milos mas não é tão constante estão L depois
que rasteja os peixes e voe As Aves Não é vai não é constante depois os animais depois o homem nasc faremos ou seja al constante que existe para essa di do a luz vai R foi constante a luz então a luz é a coisa mais constante que tem essa luz não é a luz que sai do sol e da lua não éal essa luz é o que que Deus el reservou pros sábios no futuro então vamos dizer olha que diz Deus Dev uma vontade que seja luz que luz Essa é luz existên que tinha É
nesse mundo só que depois ele tirou e guardou pro mundo vindouro quando vaior esse vaior é o mundo vindouro Ou seja no vai Deus criou o Alam e o Alam Ou seja no Alam tinha uma hora só que essa luz que Deus criou constante noe separou só sa aqui sa e o no futuro ter luz é o para todo mundo alguma coisa que a gente já sabe que existe o luz luz tem essa luz a luz verdadeira a primeira coisa tem e tem nesse mundo como que os essa luz nesse fal quanto mais se aprofunda
na T mais ele consegue pegar essa luz que tá oculta ele consegue ter luz no m se esforça na T consegue trazer essa luz pro mundo da criação do mundo é feito dessa luz então essa vai ser a ideia gente vai ver aqui temuma coisa gradual vai aluma coisa constante depois no se el fala e que seja cé no depois escrito assim no final vai ou seja escrito vai Ou seja que seja a luz e foi luz assim e aqui tá escrito aqui escrito e foi assim qual a diferença que Queen mais ou menos assim
ou seja a luz ele criou criou e foi constante mais ou menos como ele falou parecido por AL e como falar isso aproximadamente R fo assim e não vai rir ó tá querendo dizer o seguinte que o urquia não tem no lamá só tem no olamaz e mas agora mesmo assim urak é constante mas é só um pouco constante Queen não quer dizer aqui e não vai depois [Música] no no no 11 vai T sobre o campo aí já é Tad já não é né constante certo que a gente falou V Qual verbo VAT saiu
da terra o campo depois e então a gente vê aqui que na criação do mundo existe uma graduação de mais constante para menos constante ou seja primeiro é L que é alguma coisa super constante depois céu depois vai ter no terceiro dia a span e a terra terra é constante também que vamos dizer que é o continente constante as plantas as árvores tem a mata tá lá né tão tão constante depois vão nascer os peixes e as aves os peixes e as aves já são menos não é não é questão de constante questão de material
né seja luz céu Terra depois o vegetal Depois tem o peixe e e a peixe avve já um pouco mais ou seja vai materializando as coisas bem ou mal o peixe ele vive na Av tá tá na a o vegetal ave no céu o vegetal ele tá enraizado depois é os animais os animais já se movimentam pela terra toda já tem uma dinâmica muito maior e por último o ser humano você você vê uma a ordem que Deus criou um Agora se a gente parar pensar Olha que interessante céu é constante certo a luz quer
dizer a luz é constante a luz é escuridão são constantes Tá bom depois o céu é constante e água é constante que é o segundo dia no terceiro dia é o vegetal e a terra são constantes também são parad estáticos vamos dizer constantes são instáveis agora depois vem o peixe e a Já não são mais estáveis o animal e o homem também não são estáveis Então a gente vai ver que nos três primeiros dias da criação Deus criou coisas estáveis paradas e nos outros três Deus criou coisas dinâmicas eu pulei o o quarto dia desculpa
que é o sol e a lua que que qual a diferença da luz pro Sol e paraa Lua que são os meiotas luminar Qual a diferença do sol paraa lua paraa luz que tinha no câmera de luz PR não então a diferença do do sol e da lua é que o Sol e a Lua são eh luzes que se movimentam a luz é a luz estática o Sol e a Lua s e as estrelas são luzes que se movimentam uma luz que dá para ver pra gente hoje em dia mas se Deus não separasse daria
para ver também a primeiro não vai saar que Deus depois mudou mas a prefei sempre o luz é o estático parado constante e o sol é uma luz que movimenta que existe um ciclo no segundo depois ele cria os peixes no no Esse é o quarto dia no quinto dia ele cria os peixes no segundo dia ele cria água que que é o peixe é água que se movimenta e ele cria o as aves que no no no no segundo dia ele separa as águas de cima e de baixo e no meio é um vácuo
entre as duas águas é o raqui é o céu ou seja é o ar que se movimenta no quarto dia ele cria as plantas no terceiro dia desculpa ele cria as plantas no sexto dia ele os animais que são os animais são plantas que se movimentam seja as plantas elas na terra tem as raízes dela E aí a gente consegue a alimentação dela o animal para conseguir alimentação ele precisa se movimentar então a raiz do animal é a boca do animal é uma planta que se movimenta e no terceiro dia Deus criou aam criou o
o homem é a terra esse movimento a gente vê que os três primeiros dias os três últimos dias é repetição dos três primeiros dias em movimento Então Deus ele dividiu o mundo primeiro criou coisas estáticas e constantes e depois coisas dinâmicas que a dinâmica é uma criação muito mais elaborada do que a estática Sim essa é cham cham V é é antes do primeiro dia é Deus criou o cham V Exatamente é o mundo perfeito que engloba tudo era tão depois é então a gente vê que existe essa existe dois elementos que Deus criou o
mundo a estabilidade e a instabilidade faz parte do mundo entre os três primeiros dias e os três últimos dias tá qual a diferença dos três primeiros dias para os três últimos dias é que depois dos três primeiros dias não tem xabat mas depois dos três últimos dias tem Shabat que é um dia que você para que que qu é parar tem se movimentar você estabiliza se seu dinami você para o que é dinâmico porque que que é parado não precisa descansar tá parado é assim mas o que é dinâmico sim Você precisa ter uma estabilidade
depois que é igual a história do pescador essa história do pescador mas é ass o pescador tava pescando no T lá com onz na beira da praia pescando o peixe Tranquilão até na terceira terça-feira de dia o dia todo lá passa um cara lá que trabalha super falou que você tá fazendo aqui FC meu peixe gosto de pecar peixe é o que eu gosto da meu R El falou tá mas você não trabalha falou não precisa eu peix com peixe como do peixe e eu tô bem ele falou não mas você não porque você não
pesca mais peixe do que só você precisar para comer e vende ele falou não porque eu não preciso ele falou precisa sim porque se você pescar e vender você vai ter dinheiro para comprar peixe ele falou mas que que que eu quero dinheiro né falou ah porque se tiver dinheiro você vai poder comprar um um bar você vai pescar melhor o peixe Ah mas para que eu preciso Ah porque aí você vai ter mais dinheiro vai ter uma companhia de barco tá que Mas você vai ser muito rico tá E daí e daí que para
que eu ten que ser muito rico Ah que se você for muito rico você pode ficar aqui pescando tranquilo el falou mas não é exatamente isso que eu tô fazendo agora história né Mas se a gente parar para pensar o pescador Tá certo ou tá errado não totalmente porque é diferente o desenvolvimento e a perfeição Exatamente é diferente um pescador sem ter o de o que tem amanhã ficar pescando de Um Pescador depois que ele trabalhou e conquistou tudo que ele quis da vida pescar é totalmente são duas pescas totalmente diferentes Exatamente é o mundo
antes da criação e o mundo depois depois do ticum Ou seja é o mundo perfeito e é o mundo depois do desenvolvimento são totalmente mundos diferentes embora chegue no mesmo lugar é igual antes da gente nascer de Deus depois gente voltar para Deus são seres são pessoas totalmente diferentes porque antes você era estático mas depois você trabalhou e alcançou mesmo que depois você volte pra estabilidade é uma estabilidade totalmente diferente um valor totalmente diferente í Exatamente é o Shabat depois do TR dinâmico você volta que é oato oato você vive de forma totalmente diferente que
se não tivesse dinamismo porque você trabalhou seis dias você vai trabalhar e no sétimo descansar é um descanso totalment diferente se você não trabalhasse essa ideia a gente pode ver que a mesma raiz de ter um mundo estável e instável também Deus ele quis dividir a cultura do mundo em duasa cultura estável e uma cultura dinâmica gente chama isso de ori e ocidente se a gente deixa clar a gente vê claramente que toda a história da humanidade Existe diferença entre a história oriental da história ocidental quando eu falo oriental eu tô falando da Índia para
lá pro Oriente quando eu falo ocidental é do do Paquistão pro ocidente porque antigamente não tinha América né então Oriente ocidente é dividi no meio da Ásia a gente vê que mesmo todas as guerras todas as diplomacias tudo do oriente era entre os mesmos países do Oriente China Japão Mongólia índia entre eles todas todas as guerras todas as batalhas do ocidente era entre o ocidente não tinha muito intercâmbio entre um lado para outro a gente vê que até geograficamente existe deserto Rios o a Sibéria você vê que Deus Ele criou o mundo de uma forma
geográfica que para impedir o relacionamento entre os dois ver por exemplo Alexandre o Grande que quando vai conquistar o mundo inteiro ele chega até o Rio antes da Índia e falando f não vamos voltar aqui aqui gente já foi demais porque aqui já é outro mundo mas volta a gente vê que existe um um um impedimento na história diferente da de hoje em dia que é época de da da história toda ter doas culturas diferentes se a gente pegar hoje em dia mesmo assim a cultura é diferente se a gente pegar a cultura lá dos
orientais Qual o objetivo de vida deles meditação e cultivar a cultura do passado tradicional uma vida tranquila pacada e o ocidente desenvolvimento tecnologia conquist é é sempre seja existe no mundo uma cultura de parada e uma cultura dinâmica essa então é a diferença tem no mundo isso também a gente vê que a Israel que é o Shabat é a vida vamos dizer estável depois que passou por toda dinamismo depois que passou por toda a história Então esse é am Israel que é é o shabbat é o dia que vem cois sim e vamos só mais
um um pontinho gente falo sobre isso vamos mostar Mais um ponto aqui que é o seguinte vamos prov a frase pro pass 24 dhe só para dar um exemplo de um dia para pegar PR que é o o sexto dia da criação Tá bom vamos ver dentro para ficar vai e falou a Deus então que saia da terra o qu uma Alma Viva da sua espécie ou seja animais ees que e vidas na terra e animais da sua e foi assim foi assim mais ou menos não exatamente por ou seja Quantas coisas Deus Pediu para
sair da terra uma duas TR quatro ou seja Deus ele manda sair da Terra quatro coisas sim vamos ver o que aconteceu vai ele fezin uma do se ele pede quatro e é feito Prim uma viva da sua esp isso não é feito é feito animalis animis e reptes são feitos mas nefin não é feit uma Alma viva que que é isso não sei porque não foi feito princípio Então Deus falou quatro e Veio três Ah então Deus não gostou não vai que tove Deus viu que era bom ou seja não bom não foi feito
bom sim que que era essa alma aí que que é nefes rá vamos ver no agora no capítulo do da frase sete za para entender do e Deus el vamos dier que Ele formou o homem [Música] acharam homem ter soprou nela uma respiração de vida vai AD e o homem foi um ne o que que ele pediu aqui e o homem depois que Deus botou a alma no homem ele virou um nef o Adão virou nefes então o que que era o nefes aqui que Deus pediu pra terra criar no quinto dia não quer dizer
no sexto dia mas antes da criação do homem o homem fal assim o cara terra que você cria duas coisas o quatro coisas o homem os animais domésticos os rpes e os animais selvagens a terra criou os animais domésticos selvagens doos rpes e não criou o homem tá aí vamos ver a continuação então no na frase 26 no Passo 26 vai homem Elohim então ele viu que era bom então ele quis outra coisa Vai homem Elohim nasc Adam Faremos o homem então já que não foi feito faremos esse nas tá no plural né faremos Faremos
o homem porque faremos no plural expli pelo por causa falando com quem terra falra de você Terra quatro coisas e a terra ela não foi capaz de alguma forma fazer falou ah você não então vamos fazer juntos falando faremos juntos porque não conseguiu fazer o homem porque o homem é composto de duas partes a Farm da e a e a h não tem como fazer princípio Então se a gente V no do a gente vai ver claramente tem duas coisas que Deus fez o homem a ou seja o pó que veio da Adam da terra
ou seja ele pegou da terra terra que fez essa parte do homem Vai E agora parte de Deus ele soprou na narina do homem NM uma alma de vida e aí vai rir vai rir a mesma coisa eora lembra estabilidade o homem foi como pra Alma Viva então a gente vê que tem aqui também um erro no se do homem que a terra não era pra terra fazer o homem não consegue porque a terra não conseguiu Porque como a terra não era perfeita ainda e era imperfeita ela não conseguia fazer a alma do homem que
é perfeito essa ideia porque se a terra fosse perfeita como primeiro passa ela conseguiria Talvez mas como Tem imperfeição tav não consegui Então Deus ele teve lá e interv e fez a não então a alma Deixa comigo e foi Então essa é ideia interessante que a gente vai ver ess também no quto dia se V no show da semana que vem mas tá bemin só ent n Adão e como homem foi feito ele vai ser da nossa imagem da Nossa semelhança ou seja ele vai ser tanto parecido com você Terra tanto parecido com mim Deus
né sa Men que ver é tanto material quanto espiritual que é todo o dilema do ser humano vai ird bgat e aí ele vai subjulgar os peixes da água e a ave do céu e os os animais domésticos e toda a terra e tudo que rasteja na terra subjulgar tudo ou seja se o homem ele subjulgação que que que que na terra tem que ela não podia oferecer que que é alma tipo que que Deus oferece oferece que a terra não tinha por isso que a terra não conseguiu intelecto sim é é isso mas com
outra palavra liberdade a Terra é subjulgar ela não tem liberdade ela não pode fazer o que ela ela baseada nas regras da natureza chama rim rock ela não tem liberdade e a única coisa livre que tem é Deus que ele tem liberdade ele queria fazer um homem livre que quer dizer homem livre que tenha Liv livre arbítrio e a terra não consegue produzir um livre arbítrio Então Deus falou então deixa que o livre arbítrio eu boto e a materialidade você põe e já que ele é livre ele consegue controlar as outras coisas então ele vai
controlar tudo agora tem livre arbítrio ele tem intelecto isso é liberdade Liv arbítrio é liberdade já falei um surto aí no canal tá então vai verar ele met o que que é vai verar aqui criou e criou mas porque não vai que que vai porque primeiro fala isso aí não a ele fala assim vai e Deus ele fez vai tudo ele fez vai e fez e aqui o homem ele vai ele criou Então vamos dizer que vai V é é você começar a criar é você é o planejamento teórico que é e você quer criar
então começou a criar e vaias significa a terminar a criação você finalizar completei então tudo que foi criado vai ou seja foi feito 100% o homem vai ele comeou a ser criado vamos ver se ele foi terminado comeou aar vamos no 31 e Deus ele viu tudo que ele e não tudo que ele terminou de fazer e veja era muito bom ou seja que que que Deus viu que era muito bom tudo que ele fez que que ele fez tudo menos o homem que o homem Ele só bará e não assar e ou seja ele
viu tudo tudo depois da se Dia da Criação tava completo Vamos só mais vamos terminar só essa ideia depois a gente vai terminar o show a gente vê que tá completo o homem Ele só no ou seja Deus criou o mundo inteiro nos seis dias certo não teve uma coisa que não criou nos seis dias o homem Ele só começou a criar E aí ele entra vai entrar no Shabat no sétimo dia eh pela metade como a gente vai ver no segundo capítulo vai falar quando ele vai vai dar o verbo no s de novo
vai ele não vai e não vai vai vaias ele vai ser tem um verbo novo que que é vai ser Ele formou o homem formar é o verbo do meio de campo ou seja não é nem o teórico e nem ele executou 100% tá no meio do caminho se ele criou o homem no meio do caminho a única criação que não finalizou nessa ideia então aí vamos só terminar vamos vamos agora Capítulo passou e Deus ele terminou completou o céu e a terra como no primeiroo e ele terminou no s dia S dia ele finalizou
tudo que ele finalizou ou se el terminou no diao menos o h e ele então Descansou parei de criar Já fiz tudo que tinha que fazer no sétimo dia então partir de agora não vai mais nada no mundo tudo que eu era para fazer eu já fiz e vai bota ele descansa seja para de criar disso que ele parou sim tá vendo aqui vai el abençoa vai sanica que que lá é um descanso de todos os trabalhos a bar Ou seja que agora ele parou de tudo que ele já bar que ele já começou a
criar também vou descansar agora ou seja não vou terminar o homem e Qual é o objetivo dis tudo Qual objetivo disso lá para que seja feito por quem pela existência e não mais ele ou seja o shabad vem dizer o seguinte até aqui fui eu agora é com vocês homem você que não finalizou finalize vai ou seja homem você agora tem que fazer e depois vai vai boker e Alvi certo não não não tá escrito vai vai boca chovia seja todos os dias termina o sétimo dia não termina e continua contando o resto da Torá
quer dizer que ainda tem na Torá escrito vai vai B uma chir Ou seja ainda estamos no sétimo dia da criação e qual o objetivo desse Sétimo Dia de Deus que o homem se finalize e estamos aqui a história da humanidade então e Deus Shabat Deus parou agora ó criei as regras eu tô super visionando tudo Às vezes sim eu tenho que interferir que a gente vai ver na para chá chamada shmi o oitavo dia e é uma shmi você vai ver isso po gente falar sobre isso só que até então Deus falou ó estamos
aqui ó vai que agora você que tem que fazer e eu já já já comecei o resto finalizei ou seja o homem terminando é a única coisa que existe no mundo que se desenvolve que se hoje não é igual 5 anos atrás que não é igual a geração passada que não é igual a 2000 anos atrás não é igual quando homem foi criado todo resto da natureza é igualzinho um rato de hoje é igual um rato de 6000 anos atrás o rato não muda mas o homem muda porque ele muda porque ele não terminou de
ser feito e o objetivo do homem é terminar é lá sol é fazer então Shabat é Shabat para Deus e o homem faz quando na história da humanidade então a gente continua a semana que vemi
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