[♪♫] Olá, seja bem-vindo a mais um IBGE Explica! O vídeo de hoje é sobre os Biomas brasileiros. Mas, antes de falarmos dos nossos 6 Biomas continentais, você sabe o que é um Bioma?
Bioma é um conjunto de vida animal e vegetal que pode ser identificado em escala regional, com clima e características geográficas semelhantes. Em nosso país podemos encontrar 6 tipos de Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. O Bioma Amazônia ocupa quase a metade do território brasileiro.
Quatro estados da Região Norte estão inteiramente dentro desse Bioma: Acre, Amazonas, Roraima e Amapá. Além disso, a Amazônia está presente também na maior parte do estado do Pará, e em partes dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Nesse Bioma se localiza a bacia do Rio Amazonas, que possui a maior rede hidrográfica do planeta.
A Amazônia se estende ainda por mais 8 países do continente sul-americano. O clima dominante na região amazônica é quente e úmido, favorecendo a predominância da vegetação florestal. O Bioma Amazônia é considerado a maior reserva de diversidade biológica do mundo, havendo estimativas de que abriga cerca de 20% das espécies de árvores do planeta.
O segundo Bioma que vamos descrever é o Cerrado, que está presente em quase um quarto do território brasileiro, ocupando toda a área do Distrito Federal, além de parte dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, e pequenas partes do Pará e de Rondônia. O Cerrado é conhecido como "a Savana mais rica do mundo em biodiversidade". O clima dominante é o tropical quente subúmido, com 2 estações: a seca, geralmente de maio a eetembro, e a chuvosa, de outubro a abril.
O Bioma Cerrado também se destaca como "o berço das águas brasileiras". Com exceção do Pampa, todos os demais Biomas possuem rios que nascem na região do Cerrado. Nosso terceiro bioma é a Mata Atlântica, que ocupa cerca de 13% do território brasileiro.
Esse Bioma abrange a totalidade dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de parte da Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Originalmente, cerca de 80% da superfície do Bioma Mata Atlântica era recoberta por florestas. Apesar de sua área se encontrar bastante reduzida e fragmentada, esse Bioma tem grande importância, pois sua vegetação remanescente abriga uma biodiversidade ímpar, além de proporcionar inúmeros benefícios ambientais, como por exemplo a proteção das encostas contra erosão.
O Bioma Caatinga ocupa cerca de 10% do território nacional, estendendo-se por todo o estado do Ceará e parte do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. O termo Caatinga, aplicado tradicionalmente à paisagem do Sertão Nordestino do Brasil, é de origem indígena e significa "mata clara e aberta". Apesar do clima semiárido, a região apresenta grande variedade de paisagens, com capacidade de se modificar drasticamente entre os períodos de seca e os períodos úmidos.
A Caatinga apresenta relativa riqueza biológica e abriga espécies que só ocorrem nesse Bioma. O quinto Bioma de que vamos falar é o Pantanal, que ocupa aproximadamente 2% do território brasileiro, abrangendo parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Pantanal chega também a pequenas partes do Paraguai e da Bolívia.
A vegetação típica do Cerrado predomina no Pantanal, no qual também encontramos vegetação semelhante à da Caatinga e pequenas áreas com florestas. O Pantanal é a maior planície de inundação continua do planeta, o que constitui sua principal diferença em relação aos demais Biomas. Algumas regiões dentro desse Bioma chegam a ficar inundadas durante metade do ano.
Ali existem grandes populações de animais icônicos, como o jacaré-do-pantanal, a anta, a onça-pintada e o tuiuiu. Durante o período de inundação, parte desses animais se refugiam nas áreas mais altas, retornando quando as águas baixam. E nosso sexto Bioma, que fica ao sul do país, é o Pampa, que também ocupa cerca de 2% do território nacional, abrangendo metade do estado do Rio Grande do Sul.
Trata-se da porção brasileira dos Pampas sul-americanos, que se estendem também por Uruguai e Argentina. O Pampa é caracterizado por um clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que influenciam a vegetação, formada principalmente por campos. Esses ecossistemas campestres reúnem algumas das espécies mais emblemáticos da fauna gaúcha, como veado-campeiro, a ema, o furão, o pássaro quero-quero, entre outros.
Quanto às espécies de plantas, encontramos muitas que são típicas dos Pampas, como por exemplo o capim-caninha e o amendoim-nativo. Agora que você já conhece os Biomas brasileiros, saiba mais sobre eles no site do IBGE Educa Jovens e confira mais informações nos links da descrição ou do comentário fixado neste vídeo. Gostou das informações?
Então curta e compartilhe o vídeo com outras pessoas que possam se interessar. Não se esqueça também de se inscrever no canal e ativar as notificações, para receber mais conteúdos interessantes sobre o território brasileiro. Até a próxima!