a carta de paulo aos romanos é uma das coisas mais longas e significativas já escritas por aquele que antes era conhecido como saúde tarso ele era um rabino judeu pertencente a um grupo conhecido como fariseus e ele era apaixonado e devoto a torá de moisés e as tradições de israel e ele vivia jesus de seus seguidores como uma ameaça mas ele teve um encontro radical com jesus ressuscitado que o enviou como um apóstolo como representante oficial para o mundo do povo não judeu chamado de gentil na bíblia e então ele começou a usar o seu
nome romano paulo e viajou por todo o antigo império romano contando as pessoas sobre o rei jesus ressuscitado e formando seus seguidores nessas novas comunidades chamadas de igrejas e paulo ocasionalmente escrevia cartas para essas novas comunidades de jesus para ajudá-las a promover sua fé responder a perguntas que as pessoas tinham eo livro de romanos é uma dessas cartas na verdade foi escrito bastante tarde em sua carreira agora sabemos pelo livro de atos que a igreja em roma já existia por algum tempo e que era composta por judeus e não judeus seguidores de jesus mas a
certa altura o imperador romano cláudio expulsou todo o povo judeu de roma e então cerca de cinco anos depois todos esses judeus incluindo os judeus seguidores de jesus foram autorizados a retornar e quando o fizeram encontrar uma igreja que se tornou muito não judaica em costume e prática e isso criou muita atenção de modo que nos dias de paulo a igreja romana estava dividida as pessoas discordavam sobre como deveriam seguir a jesus elas estavam debatendo sobre os cristãos não judeus deveriam celebrar o sábado comer kocher os ser circuncidados e assim paulo escreveu essa carta com
alguns objetivos em mente ele queria que essa igreja dividida significasse e tinha um propósito prático para isso ele esperava que a igreja romana se tornasse uma base para que a sua missão fosse ainda mais para o oeste até a espanha e assim foram essas circunstâncias que motivaram paulo a escrever sua mais completa explicação do evangelho a boa nova que ele estava anunciando sobre a vida morte e ressurreição de jesus a carta foi criada para ter quatro movimentos principais mas é unificada como uma longa e influente exploração do evangelho o evangelho segundo paulo em primeiro lugar
revela justiça e também cria uma nova humanidade que cumpra a promessa de deus de israel e é este evangelho que vai unificar a igreja nesse vídeo vamos explorar as idéias dos capítulos 1 a 4 então paulo começa se apresentando como um apóstolo designado por deus para espalhar o evangelho sobre jesus sobre como ele é o messias de israel que ressuscitou dentre os mortos como filho de deus rei das nações e agora jesus chama toda a humanidade está sob seu domínio de amor e paulo diz que as boas novas do regime são antes de mais nada
o poder de deus para salvar as pessoas que confiam nele e depois revelam a justiça de deus ela descreve o caráter de deus que sempre faz justiça o que é certo eo que é bom mas também que ele é fiel e justo para cumprir suas promessas e paulo está dizendo que a história de jesus nos mostra como deus fez essas duas coisas mas como bem primeiro ele reconta de uma forma longa e criativa a história do gênesis nos capítulos de 3 a 11 ele mostra como todo mundo gentil todas as nações estão presas em um
ciclo de pecado e egoísmo o coração ea mente humana estão partidos afirma paulo nos afastamos de deus para abraçar a idolatria o que significa encontrar significância suprema em coisas criadas e dar maior fidelidade essas coisas que não são deus isso resulta em uma distorção da nossa humanidade e comportamento destrutivo e então o que resta é uma humanidade que vive uma vida de acusações diante de um deus justo o qual o povo de israel pode dizer bom parece que deus fez uma boa decisão quando escolheu o nosso povo entre as nações ele nos salvou da escravidão
no egito ele nos deu as leis da torá como o sábado comer coxa a circuncisão e todas essas coisas juntas nos mostram como viver como povo santo de deus mas paulo disse calma aí gente ele lembra a história da torá e do resto do antigo testamento que mostra que israel era tão corrupto quanto o resto da humanidade israel é mais culpado do que os incentivos diz paulo porque eles têm a torá eles deveriam saber e assim conclui paulo toda a humanidade gentios' israelitas e tão desesperadamente presos e culpados diante de deus mas essa não é
a palavra final as boas novas sobre jesus são a resposta de deus em vez de culpar a humanidade jesus veio como o messias de israel para morrer em nome de todas as pessoas como sacrifício pelos pecados como nosso representante jesus sofreu no seu próprio corpo todas as consequências da dor do pecado e da morte que causamos no mundo e ele superou tudo com a sua ressurreição dentre os mortos ele disponibiliza sua nova vida de ressurreição para os outros jesus se tornou no que nós somos para que pudéssemos nos tornar em quem ele é e tudo
isso diz paulo é como deus justifica aqueles que confiam ou tem fé em jesus agora a justificação é outro termo rico do antigo testamento para paulo e está relacionada com a justiça de deus literalmente significa se declarar justo por causa daquilo que jesus fez em nosso lugar recebemos um novo status diante de deus em vez de nos considerar culpados deus declara que as pessoas estão em um relacionamento correto com ele estão perdoados a justificação resulta em uma nova família a pessoa que confia em jesus recebe um lugar entre o povo da aliança de deus a
justificação também resulta em um novo futuro que inicia uma jornada de transformação da vida pela graça de deus e assim todas essas coisas sobre justificação são um presente de deus para aqueles que através da sua fé estão em cristo jesus isso leva paulo no capítulo 4 a explorar as enormes implicações que tudo isso tem para quem pode fazer parte da família da aliança de deus ele volta para a história de abraão em gênesis capítulo 15 antes de qualquer uma das leis da torá ter sido dado a israel abraão foi justificado ou declarado justo diante de
deus como bom deus prometeu que abraão se tornaria pai de uma grande família multi étnica que receberia a bênção de deus mas ele sua esposa sarah eram muito velhos nunca conseguiriam ter filhos mesmo assim abraão tinha uma fé radical e confiança na promessa de deus e portanto deus declarou que ele era justo e assim paulo diz agora abraão tornou se o pai da nova família da aliança e está se espalhando por todo o mundo essa família é composta de judeus e gentios que têm o mesmo tipo de fé e confiança naquele que cumpriu a promessa
de deus abraão jesus o messias então vamos fazer uma pausa e resumir as idéias principais de paula aquino os capítulos de 1 a 4 porque elas são a base para entender o restante da carta esse resgate no entanto não vai acontecer através de pessoas que tentam obedecer às leis da torá pelo contrário o caráter injusto de deus levou a resgatar o mundo através da morte e ressurreição de jesus para que ele pudesse criar essa família multi-étnica de abraão baseada na fé e torná-los o seu próprio novo povo da aliança e então paulo mostra como essa
nova família faz parte de algo muito maior que os leva a um novo modo de vida juntos mas tudo vai estar enraizado nessas idéias centrais exploradas no capítulo de 1 a 4 da carta de paulo aos romanos