Filosofia da Religião e Espiritualidade - Aula com Luiz Felipe Pondé | Casa do Saber

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aula falando de uma definição do do Clifford gertz né o antropólogo eu passei pelo meliade rapidamente falei para vocês que o meliade era uma espécie de fundador lembra do campo das da história das religiões o romeno que acabou fundando o departamento de história comparado das religiões em Chicago uma espécie de Freud porque assim todo mundo passa por ele ou para segui o método do eliad que hoje é considerado por muita gente excessivamente metafísico eu vou falar um pouquinho dele que hoje a gente vai conversar de religião e espiritualidade Mística né quer dizer que são três
conceitos relacionados um não recobre o outro a priori os dois espiritualidade Mística estão relacionados à religião Mas como eu falava para vocês não é nada Óbvio a definição definitiva do que a religião a definição do gert ela é bastante operacional e bastante utilizada ela é por exemplo ah estudos de religião e mídia por exemplo que é o que um a gente vai falar no próximo encontro mercado religioso e tal né commodity religião como commodity então nós vamos falar de Mia religião você pega a os estudos de religião em mídia a a a definição de religião
que se usa é a do gert e a do Eliade sistematicamente que não são iguais isso só para mostrar como é uma coisa que acontece tem um sujeito chamado Rodney Stark também já contemporâneo que tem uma teoria da religião eh derivada da da teoria da Escolha racional utilitarista que eu vou passar por ela também rapidamente mas ele tem menos Impacto ele é muito é uma teoria muito dentro dos seguidores do Rod Stark assim esse é um autor vivo né eu dizia para vocês que quando você começa a estudar religião seu aluno entra em mestrado Seja
lá quem departamento for para estudar religião Ah ele passa logo pelo processo de descobrir que ele não sabe exatamente o que é religião assim como ninguém quando está falando fora da sua fé quando a pessoa tá falando da sua fé ela tá falando da Fé sei lá em Jesus ou em reencarnação o sentido que isso tem pra vida dela mas eu disse para vocês a gente está discutindo esse assunto fora da fé não é uma discussão teológica né então você tem ali o esforço de conseguir circunscrever uma concepção de religião que seja operacional para entender
os fenômenos que acontecem no mundo né que acontece na nossa volta ontem no num grupo de estudo a gente acabou discutir um pouco pontualmente a questão evangélica no Brasil né e a figura da da Maris por exemplo né Essa a figura que fala que subiu no na goiabeira e viu Jesus Cristo né e fala de abstinência sexual e dá um barulho e ao mesmo tempo a gente sabe qualquer pessoa que tenha estudado reprodução humana em medicina em qualquer outra área sabe que a abstinência é positivo do ponto de vista do de evitar doenças sexualmente transmissíveis
não é abstinência no sentido de que você vai diz se você fizer sexo você vai pro inferno o que provavelmente alguém como a da Maris pode até falar né mas a a a ponta lá do uso do método do Cuidado para com Principalmente as meninas que carregam ônus a gravidez quer dizer o cuidado com a atividade sexual muito cedo é uma prática de qualquer pai e mãe responsável aí a discussão mistura uma coisa com a outra e aí a gente não consegue entender os evangélicos e não consegu entender porque eles crescem E aí se esquece
que a d Maris é a segunda ministra mais bem a com a a melhor opinião pública depois do moro né que é uma mulher jovem e que algum momento pode vir a ser uma candidata a presidente da república certo e assim e e a e portanto eu tô dando esse exemplo para dizer a tentativa de entender religião é uma tentativa urgente porque religião é uma coisa fundamental desde a pré-história como eu falava para vocês eh Extrem intimamente ligada à noção de sentido como eu falava para vocês a partir do gertz né e dizia para vocês
também a partir do gertz que tem um sentido prático o sentido só funciona quando é prático é né E ao mesmo tempo a teoria aqui dá sentido à prática e essa prática sustenta dá a a a prática D faticidade como fala o gertz quer dizer da caráter fático significa da caráter real verdadeiro concreto verdadeiroo de concreto né eficaz Como se fala a as teorias Então quando você olha o sucesso dos evangélicos no Brasil eh tem a ver com o esvaziamento do Estado a incapacidade do Estado realizar suas funções de cuidar da população naquilo que Ele
é responsáv de fazêlo certo o sucesso do encolhimento da Adesão à igreja católica que ningém sabe direito porque aconteceu uma das razões o envolvimento da igreja católica com política partidária que levou muita gente a se afastar da Igreja Católica inclusive por conta do discurso dela né os evangélicos são eh economicamente extremamente ágeis sem sem estrutura pesada como Igreja Católica né Eu lembro quando uma época eu dava aula ah na na no prédio lá da da teológica Nossa Senhora da Assunção e Nazaré Paulista o nome da rua não Nazaré Paulista não Avenida Nazaré esqueci o nome
da no Ipiranga é Nazaré o nome é isso aí lindo o prédio lindo lá o Ipiranga tem prédios lindos né construções lindas antigas e assim e essa eu lembro que que que eu eu escutava Fulano veio de Roma Roma não decidiu e eu ficava pensando isso é 99 2000 para vocês localizarem no tempo eu ficava pensando mas que que que Roma importa o império romano já acabou até eu realize parece uma coisa idiota mas uma h eu parei e pensei assim ah é a igreja católica então eles dependem de Roma para tomar decisões e a
gente tava a gente tava ainda no papado de João Paulo I bastante centralizador como se chama romanização da igreja coisa que o Bento XV também continuou a fazer no seu curto papado mas assim então eles falavam de Roma assim como se você tem que tomar decisões entendeu os evangélicos não é uma sala vazia sem cadeira de plástico Bíblia microfone e pau na máquina E você vende Jesus é uma comodity facilmente vendável é legal não faz mal a ninguém ajuda você você ser feliz e ainda é Deus quer dizer para vender um negócio desse para quem
busca sentido na vida é muito fácil e o que acontece os evangélicos associam esse discurso à prática a igreja arruma emprego faz amizade PR as pessoas ajuda os filhos que tomam droga como eles falam tomam maconha e não sei o qu quer dizer arruma namorado e namorada pros filhos se alguém acha que existe alguma coisa mais importante na vida do que essas coisas andou fazendo muita aula de Ciências Sociais tá porque assim é isso que aperta é aí que a Porca Torce o Rabo é em relação a essas coisas muito Concretas existe uma experiência humana
que é essa experiência de falta de sentido de esvaziamento de de pobreza e aí eu falo para vocês porque eu tenho a impressão que eu não falei da definição de religião do Eliade não falei né eu lembro que falei dele mas passei direto pro Ger então o Eliade ele tem uma definição de religião que também largamente utilizada e largamente criticada pelos que preferem o Ger porque é mais empírico de certa forma o eliad entende que o o homem é um homo religiosos como ele fala existe uma dimensão religiosa no homem essa dimensão religiosa é alguma
coisa assim como uma estrutura que tem raiz inclusive neurológica que significa que o homem Ele tem H estados de alteração de consciência e ele tem uma que vai dar em Mística que a gente deve falar hoje em algum momento então assim só que a o ser humano provavelmente desde a pré-história ele percebeu cognitivamente que ele é frágil que a vida é incerta dominada pela contingência e que portanto nós estamos a mercê do que se costumava chamar elementos naturais chuva doença peste né sofrimento fome e que ah portanto a fraqueza desse desses homens na e dessas
mulheres lá atrás inclusive na pré-história elá um dos primeiros que lança estudos de pré-história e religião quer dizer que eu lembro que eu falei para vocês inclusive de alguns livros dele a parte de pré-história tá principalmente no terceiro que eu falei que é o Comprido história das ideias religiosas né que é o mais escolar maior eh a teoria do Eliade diz que nós devemos ter percebido que à nossa volta existem sinais de forças que são mais poderosas do que nós essas forças que são mais poderosas do que nós que ele vai chamar de sagrado ele
vai usar a expressão sagrado para isso então ele faz a oposição entre sagrado e profano que dá no primeiro livrinho dele que eu citei que era um verbete vermelhinho no Brasil né da da Martins Fontes sagrado e profano ele vai dizer então que a religião é uma dialética entre o sagrado e profano que se manifesta historicamente e essa dialética fala de uma percepção cognitiva do homem que nós somos fracos nós somos insuficientes incapazes de lidar com o montante de variáveis contingenciais que nos assolam e a percepção cognitiva de que isso é uma frag idade por
oposição à percepção de que Existem forças a natureza é a primeira grande experiência sacralizada provavelmente os fenômenos naturais vulcão chuva raio tempestade certo para isso daí levou nossos ancestrais a supor que existe algum tipo de força que permeia as coisas que nós não controlamos essa força mas que ela nos controla ele chama isso de sagrado tá e ele vai dizer que ele fala de dialética porque ele vai dizer que existe A outra posição que é a posição que nós vivemos que é o profano não profano no sentido do carnaval profano no sentido do que é
frágil então ele usa uma expressão que é uma expressão largamente conhecida em estudos da religião que é o seguinte o o homem percebe que há uma fratura ontológica nele fratura no sentido médico mesmo há uma rachadura há uma quebra ontológica em filosofia significa o quê do ser nós temos um ser que é um ser fraturado quebrado Então como a gente percebe desde a pré-história cognitivamente referências a elementos mais fortes do que nós nós construímos imaginariamente a gente nunca sabe se o Eliade acreditava naquilo ou não né todo mundo que estuda religião confunde as pessoas a
não ser que esteja pregando mas quando estuda religião você fica sem saber se a pessoa acredita ou não né a menos que seja teólogo esteja pregando e tal então eliad vai dizer que e que e nós construímos imaginariamente o mundo e nesse mundo é o mundo onde essas forças ou essa força se for monoteísta animismo a ideia de que existe uma alma do mundo que controla tudo e o que é a religião é a nossa religião historicamente falando são as tentativas que os homens constróem para chegar perto dessas forças e lidarem com elas e de
alguma forma sobreviver a vida que é um mar de Lágrimas de certa forma ou um vale Sombrio que tem sofrio um autor um dos fundadores da Psicologia profunda que era muito próximo do iliade e que é muito influenciado pelo eliad é o Yung certo Inclusive tem uma famosa foto dos dois né no livro do eliad né sagrado of limits que não é do eliad mas discute a teoria do Eliade tem uma foto o nome do livro é sagrado of limit tem português e e tem a foto do eliad do Jung conversando então assim ah por
por conta dessa ideia que é uma ideia que o eliad usa que na verdade não é dele é é mais antiga do que ele Aliás a expressão é muito antiga numinoso o Jung adora essa expressão numinoso né o nem né Essa essa é de um autor chamado Rudolf Otto né que viveu no começo do século 20 é mais mais antigo que o Jung eliat digamos assim O livro é de 1917 o livro chama-se O Sagrado O que é o numinoso é a manifestação dessa força o eliad se inspirou no oto para chamar de sagrado a
força né essas ideias são muito presentes no Star Wars hein aliás né Essa a jornada do Herói e tal eh por conta do dessa ideia de jornada do Herói mas assim Mas voltando então a teoria do eliad é uma teoria que diz que as as religiões historicamente constituídas são tentativas organizadas das pessoas se alimentarem do ser que nós não temos que nós temos em parte só o absoluto como Alguns chamam então o eliad vai analisar as hierofanias como ele fala hieros em grego significa sagrado do Santo hieros né ele vai analisar fanos é manifestação então
ele vai analisar a hierofania na natureza no sol então ele de cria uma hermenêutica Como se fala em filosofia uma teoria interpretativa dos fenômenos religiosos extremamente operacional bastante funcional né e a crítica a ele é que ele usa muitos elementos metafísicos mas como a gente normalmente não precisa ficar brigando por causa de respostas de filosofia o que a gente tem que aprender a fazer perguntas né E como ajustar essas perguntas para produzir uma interpretação do mundo a hermenêutica do eliad é o hermenêutica que também é Operativa assim como a teoria e do do gerz é
também Operativa né O que você tem são ferramentas para tentar entender o Eliade ele funciona muito bem Principalmente quando você está falando de Mística quando está falando de psicologia da religião ele também funciona bastante bem não é toa que o Jung tão tão leitor do eliad quer dizer há uma mútua relação Então assim Então você vai por exemplo calendário religioso o calendário religioso então eu brinquei com vocês de quaresma né o elade era muito preocupado com secularização no final da vida dele ele morreu em meado dos anos 80 né ele era muito preocupado com secularização
porque ele achava que a humanidade precisava do Sagrado ele Yung né nessa história aí né inclusive precisava do Sagrado para uma certa saúde mental justamente por conta dessa fratura ontológica que a gente facilmente degenera em depressão desespero caos sei lá vira curin certo aquele universo lá mas assim Ah então ele diz assim o feriado por exemplo o exemplo do Judaísmo então na sexta-feira à noite tudo para a dona da casa Acende as velas aí tem um jantar e aí todo mundo come e bebe falando alguém que pratica então aí Ah se praticar mesmo seja lá
por conta do casal por conta da religião Os filhos vão dormir o casal vai fazer sexo é um mandamento no judaísmo você fazer sexo se à noite é alguns dizem que funciona outros dizem que não a verdade é que é mandamento né É assim É tipo no judaísmo são 613 mandamentos não são 10 né e um deles é você no Shabat E aí até o a estrela do sábado mas a análise do do do Eliade funciona aqui você tem O quê você tem uma interrupção do tempo profano por isso que o exemplo é bom que
que que é interrupção do tempo profano é uma interrupção do tempo que você se ocupa com atividades que não falam do ser não estão eh direcionadas a esse alimento de que é o convívio com o Divino Então você trabalha você ganha dinheiro você estuda você briga você é isso você é aquilo quando você interrompe na primeira estrela da sexta-feira à noite que o calendário é lunar E aí você faz 24 horas em que você não pode fazer nenhuma atividade profana portanto veja que o sexo não é profano no sentido banal da expressão nesse momento certo
então quer dizer e aí você vai comer com a família a mulher vai rezar vai fazer a a oração das velas Vai acender as velas e quando ela faz isso ela tá chamando Deus para dentro de casa essa é a função da oração ela chama Deus para dentro de casa que é na verdade a versão feminina de Deus que é shina que é a presença de Deus o mundo dentro do Judaísmo e aí abre o ciclo de 24 horas onde irão pra sinagoga em que rezaram e e a família vai permanecer junta e não pode
estudar não pode trabalhar a análise do eliad é o que nessas 24 horas que que esse esse sábado faz esse Shabat faz ele reconecta as pessoas com essa dimensão do Sagrado que elas entendem que tem poder portanto é uma teoria psicológica tá vendo né que ela nós entendemos e experimentamos quem está dentro da da crença Experimenta isso como concreto resultado isso reconecta você com com o sagrado e aí quando acaba o Shabat você volta pra semana alimentado pelo sagrado né E aí você pode aplicar essa hermenêutica em vários e a ao culto da e da
da da igreja fazer e retiro espiritual como falam os católicos por exemplo sei lá ou fazer um Retiro no no num num templo budista no Vietnã esse daí eu já acho que já é meio gourm já tá tá mais para gourm do que qualquer outra coisa o budismo é bastante gurmê no ocidente quando não é budismo de família de imigração como se fala budismo de imigração que veio do oriente quando é Bras não é só brasileiro é sidente inteiro não é característica Nossa não o ocidente inteiro quando vira budista normalmente vira budista Gourmet porque é
um budismo extraído da raiz toda a religião na raiz dá pau tem pedofilia tem corrupção toda e Tem atividade de caridade tudo tudo é igual nesse sentido da estrutura budismo tem abuso eu tô falando na origem como toda religião tem escândalo tem a os cara que vendem amuleto nos templos para você achar que vai não vai ficar doente do mesmo jeito Por qu como Lutero viu nas indulgências né Por quê Porque a gente faz qualquer negócio para não sofrer a hermenêutica do eliard também serve para você identificar por exemplo Quem anda com santinho na bolsa
esse era um exercício que eu fazia costumeiramente com os alunos e as alunas graduação quem tá com santinho na bolsa sempre tinha gente com santinho na Bolsa ou na carteira os meninos normalmente na carteira as meninas a bolsa Por que que você andando com esse santinho aí normalmente a minha mãe mandou minha avó me deu minha tia disse para eu andar né ou então com um negocinho pendurado no pescoço né e assim sempre tem um rolo Desse pessoal que se acha mais descolado anda com Cristal e tal eu acho melhor santil na bolsa falei PR
vocês religião tem que ter no mínimo 1000 anos se ela tiver 10 tipo TRS semanas tipo sei lá que eu falei para vocês a livraria lenda lenda lembra normalmente a eficácia não funciona a teoria do guess é muito boa aqui porque você não tem aqui a prática aqui embaixo ó não tem a prática sereísmo que que é sereísmo pelo amor de Deus existe eu conheço sereias você não conhece nunca não já conhe o ET olha Então você já tá entrando no ramo Mas então então voltando que eu tava dizendo isso é assunto da comoditização que
é a pesquisa em religião assim mais quente dos últimos anos é isudar religião a comoda da religião Então por que que você anda com santinho na bolsa porque o santinho supostamente é um pedacinho assim como o cristal também é para quem o crê é um pedacinho do Sagrado na sua bolsa Então na hora que aperta mal não vai fazer como o Brasileiro pensa quanto mais religião melhor mal não vai fazer né Então essa essa é assim que funciona hermenêutica do eliad ele é muito operacional a teoria do Stark era uma teoria derivada da teoria do
Rational Choice utilitarista Jeremy bam John Stuart mill final do 18 começo do 19 certo já dentro do 19 um dos filósofos liberais mais famosos da história pais um dos Pais do liberalismo né O pai é John lock no 17 mas ele é um dos dos maiores teóricos do liberalismo clássico Stuart M criador da teoria de que as mulheres deviam votar certo foi ele que que criou essa concepção que depois agou no movimento sufragista então assim Bill e o bam que é a geração anterior utilitarismo eles tinham uma teoria que o o ser humano só age
a partir de um de uma de um cálculo de custo benefício utilitarista tá aí e e eles chamam essa teoria de Rational Choice escolha racional o roden stark se baseia nessa teoria para dizer que contrariamente o que o Freud falou o Marx falou ou o Nietzsche falou escolher ser religioso é uma escolha racional não irracional por quê Porque os religiosos aparentemente Ah é maioria o que já deve levantar sua orelha certo no sentido de que se a porque a teoria de Rational Choice pressupõe que a humanidade não é idiota que é uma coisa que tá
um pouco Fora de Moda pensar hoje em dia né pressupõe que a humanidade não é idiota e não é estúpida e não vai destruir nada por quê Porque ela ancestralmente e o que é a gente se adaptou através de escolhas Racionais às vezes dá errado às vezes dá certo tem uns muito louco uns menos louco uns que bancam como falam os os vendedores uns que pagam boleto outros que deixam atrasar os boletos Mas a vida vai seguindo o fato de que a maior parte da humanidade é Religiosa e sempre foi deve ser um indicativo de
que essa escolha faz sentido evolucionário teve sentido evolucionário e faz sentido Então as pessoas não são religiosas porque elas são idiotas elas são religiosas porque elas racionalmente escolhem ser religiosas porque ser religiosas dá ela comunidade parceria significado sentido né Eu eu acho que eu citei para vocês os estudos que mostram que religiosos tendem a passar melhor em sofrimento né de cuidados paliativos congressos E aí é um terreno interessante que você consegue métrica acompanhando o paciente e vendo como as religiões parecem fazer mais bem do que mal é evidente que as religiões colocam você numa posição
V ável também que é o quê não só abusos Morais ou sexuais mas também abusos econômicos financeiros Essa é a forma mais imediata que Marx atacou frontalmente né quer dizer eh por qu porque você é ah você banca você dá dinheiro pro cara dizer que vai fazer o que você não é capaz de fazer né então e que as religiões são grandes empresas gigantescas maiores ou menores e que movimentam um dinheiro enorme que no Brasil por exemplo não tem que pagar imposto porque Raios dos céus já que a gente tá falando de religião a religião
não tem que pagar imposto a tese é de que elas são associações filantrópicas então elas T que ter filantropia mas ao mesmo tempo que você pode apertar o cerco em cima de um srio Liban ou Albert Einstein e checar a filantropia Como que você aperta as igrejas para checar a filantropia a Igreja Católica tem historicamente um trabalho fundamental de filantropia Muitas igrejas têm trabalho de filantropia sendo historicamente as religiões no caso ocidental a Igreja Católica como primeira no ocidente mais sistemática Sim sempre fez um trabalho gigantesco de filantropia a santa Casa de Misericórdia tá aí
para mostrar isso durante muito tempo então uma das coisas que você aprende quando estuda a religião é que assim o pacotinho polarizado a religião é lindo religião era nação isso daí é papo de quem não estuda religião a fundo nunca estudou porque a religião ela é alienante muito sentidos como fala o Marx ou o próprio Freud o niet mas ao mesmo tempo a religião vou usar uma palavra da moda empodera as pessoas também adoro essa expressão empodera empodera mesmo faz com que pessoas passem por Sofrimentos e tal então roden Stark vai dizer é uma escolha
racional tá errado Freud Marx niet tá errado no sentido de de entender que que que a religião são e é uma forma de alienação empobrecimento fragilidade e tal e tal o negócio é o seguinte ela tá aí Como dizia o Lacan psicanalista não sei se daqui 100 anos existirão analistas mas padres com certeza quer dizer a psicanálise pode passar mas aquela história de que Deus está morto é coisa de gente mal informada mas só que isso é normalmente ISO está dentro de uma bolha né é assim ah e e como você fica dentro da bolha
dentro assim de de pessoas onde que você encontra muito ateísmo ciências humanas é onde você encontra o ateísmo mais duro não é na física como alguém muita gente acha que é não é você encontra muito ateísmo em ciências humanas e biologia molecular por causa do Darwinismo na Biologia você tem um ateísmo forte né e agora se batendo com o cara da Caps que é criacionista né mas assim você tem um ateísmo forte no âmbito da biologia e você tem um ateísmo forte no âmbito das ciências humanas por influência de Freud Marx e nietzche principalmente e
todas as derivações que as críticas que eles fizeram as representações e práticas religiosas eles todos têm razão nas críticas que eles fizeram Esse é o problema Stark tem razão e eles também tem razão então assim tem razão em que sentido quando você olha o fenômeno o fenômeno se presta tanto as críticas quanto a a teoria do Stark de que há uma racionalidade na vida religiosa ela produz racionalidade é isso essa teoria do Stark ela é excepcionalmente boa para explicar o sucesso evangélico excepcionalmente boa Apesar de que era pouco conhecida fora Ele é o menos conhecido
dos três que eu citei fora do âmbito técnico mas ela explica muito bem as pessoas optam pela vida e pela evangélica eu digo o movimento evangélico no seu geral crescente no País tá não tô me referindo a nenhuma denominação específica né É É essa é uma prática racional porque as pessoas melhoram de vida sim melhoram de vida sim na sua maioria organiza a família organiza o trabalho organiza a a o casamento dos filhos ajuda na doença Você quer mais o o quê que você quer mais quando você tá falando de de vida ali onde aperta
quando não é na balada não é na aula de filosofia não é nas férias você tá qu o quer Você quer mais o quê você acha que a maior parte das pessoas V Além disso no dia a dia lida com coisas além disso daí O resultado é que quando a gente não olha para isso a gente fica ignorante e não entende e normalmente quem faz a crítica social é quem tá dentro de uma certa bolha E aí não é por isso que eu tava falando o exemplo da Damaris né no começo da nossa conversa Então
assim eu eu quis falar isso porque assim na primeira aula a gente sempre passei um pouco sobre todas as aulas e eu não conseguia aof eu achei falei do Eliade mas eu falei do Eliade aí me lembrei pulei o Eliade comecei a falar dos livros fui direto pro pro gertz né e a a a teoria da religião é o livro mais famoso do Stark que está traduzido em português tá mas é uma tradução recente Se não me engano feita por colegas da PUC quase certeza disso feita por colegas da PUC que fizeram Esse trabalho eh
primoroso porque não tem praticamente nada do staque em português né e e é uma teoria extremamente operacional para a gente parar de ficar dizendo que evangélico é burro como muita gente fala do Alto do seu do seu das sua sei lá do seu mestrado em filosofia ou em sociologia que evangélico é burro que ele não sabe o que ele tá escolhendo né cara paga sei lá R 1000 para um analista famoso fazer hã e o burro é o cara que paga o diesel e melhorou de vida ele é o burro né então você eh eh
o o conceito de racionalidade utilitarista que o Stark usa é poderoso não é não é assim tipo ah então eu vou colocar o conceito de racionalidade utilitarista no bolso e tá tudo resolvido não tá não utilitarismo deságua e Admirável Mundo Novo a dos hle percebeu muito bem o Huxley quando escreveu contra o utilitarismo né de milá mundo novo é um romance escrito contra o utilitarismo Esse é o propósito do romance é o roxley dizendo que o utilitarismo dá naquilo e pode dar mesmo Aliás Tá dando tá dando Eugenia silenciosa certo em obsessão por saúde obsessão
por produtividade tá gerando doença ansiedade certo então assim também não é mas é uma é uma a racionalidade utilitarista é poderosa para você explicar o comportamento humano e para ajudar você a entender o comportamento humano bom dito isso então religião quando a gente vai falando de religião vocês pensam mais ou menos essas três coisas aí certo e elas não são necessariamente complementares Mas elas são elas elas funcionam às vezes elas entram em contradição uma com a outra mas elas funcionam razoavelmente bem para você entender esse continente enorme gigantesco antigo intratável que é esse tal fenômeno
religioso aí como se como se fala ficou com vontade de assistir ao curso completo as próximas aulas desse curso estão disponíveis na plataforma de streaming na casa do Saber junto com todo o restante do nosso catálogo que já tem mais de 300 cursos para você assistir quando e onde quiser para assinar a plataforma basta você clicar no link que tá abaixo do título desse vídeo ou escanear o CR code que tá aparecendo agora na tela para você vem fazer parte da nossa plataforma
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