O Processo de Socialização (Peter Berger e Brigitte Berger)

12.44k views1894 WordsCopy TextShare
Sociologices
No artigo "Socialização: como ser um membro da sociedade", Brigitte e Peter Berger discutem o proces...
Video Transcript:
e aí e aí [Música] g1 o transtorno mas você não ser genética o corpo nossa forma ea cor dos olhos uma forma como caminhamos pelo mundo sua espécie nosso características biológicas são suficientes para definir como humanos do século 17 km britânico chamado john locke e afirmou que nascemos tábula rasa uma espécie de folha em branco á ser preenchida pelas nossas experiências ao longo da vida à medida que interagimos com o mundo e com as pessoas damos construindo quem somos já no século 20 a filósofa francesa simone de beauvoir chocou o mundo com sua célebre frase
não se nasce mulher torna-se ela quis dizer que o que define uma mulher não é somente o fato de ter características biológicas de uma mas que é necessário construir-se mulher ao longo da vida define-se assim e significar tal decisão intimamente relacionado à ela jean-paul sartre e sua filosofia existencialista vai dizer que é isso oi cede à pressão ou seja primeiro e sentimos o mundo somos matéria e forma mas só depois é que vamos dar significados a lente somente conforme usamos nossa capacidade de aprender com a vida é que vamos definir em pó em sociedade que
a gente aprende a ser o que é seja como indivíduo seja como ser social brigitte e peter berger chamam esse processo pelo qual o indivíduo aprende os segmentos da sociedade de processo de socialização esse processo se e a já na infância e não para mais ele pode diminui a sua intensidade à medida que os alicerces da personalidade vão sendo construídos os primeiros anos da vida no entanto vão ser essenciais para o desenvolvimento da socialização e nesse momento em que a criança não tem autonomia tudo que ela faz para depender de outros seres humanos e ela
vai depender de um adulto para alimentar para ti para ir a outros lugares então um pouco da sociedade vai fundo padrões a criança porque a criança vai se acostumando ou se alimentar assistir a se locomover ia fazer uma série de coisas do tempo determinado pelo a burro então acontece aqui sendo a criança dependente das ações dos adultos a situação dela seja o seu conforto desconforto funcionamento do seu organismo vão sofrer interferences das condições nas quais usados em conta por exemplo se o que a criança vai comer depende da escolha doador a possibilidade de escolha que
o adulto possui vai determinar alimentação da criança um adulto que possa ter o acompanhamento de um profissional de nutrição e renda suficiente para comprar alimentos saudáveis pode proporcionar uma experiência nutritivas a criança por outro lado uma família que tem uma renda mais estrita pode alimentar suas crianças só com o que puder não está me seguindo princípios de uma alimentação saudável igreja que isso pode acontecer não só com relação a regra mas também no que se refere ao conhecimento do que é e o que não é saudável família de uma determinada sociedade podem ter o agricultor
rural de amamentar seus filhos e em outra sociedade talvez o uso da mamadeira seja muito mais um corrente resumo enquanto a criança não possui certa autonomia o seu microcosmo vai ser determinado pelo macrocosmo no qual está inserido a sua socialização está no início os agrupamentos sociais impõe uma série de padrões as condutas dos indivíduos de uma maneira muito peculiar a cada sociedade tem seus próprios costumes e desse jeito a sua maneira de socializar também cá e ai que vai ter uma maneira própria para socializar os seus indivíduos as crianças que ainda são dependentes não sabem
de e vão encarar os padrões que são impostos a elas como se fossem padrões absolutos como se fosse a única forma de viver a criança não tem outra referência para se comparar se a forma como é uma próxima educado é bom ou ruim melhor ou pior do que aceita em outras sociedades ou seja mesmo que os padrões sociais sejam relativos ou seja eles existam de maneiras diferentes intensidades diferentes as crianças percebem esses padrões como se fossem absoluto nessa fase a criança está aprendendo a conhecer um mundo dos outros o casal berger também afirma que muitas
teorias entendem o processo de socialização a partir de uma visão policialesca a partir da qual padrões sociais são impostos de fora através de sistema de castigos e recompensas a outra forma de enxergar que ao processo entendê-lo como um meio em que a criança utiliza para ingressar o mundo que está soltando a primeira ideia a da visão policialesca sugere que a socialização é unilateral quer dizer que a criança não acha ela só recebe e segue padrões como se não pudesse pensar e refletir sobre eles já segunda ideia do casal velho tem mais a ver com o
processo em que a criança aos poucos vai recuperando a estranheza do mundo dos pais até o momento em ti aquele mundo que antes era estranho e transforma no seu próprio mundo aqui intensa criança como ativa no processo de socialização ao mesmo tempo que ela também sofre de doença misterioso além disso a criança se torna capaz de influenciar os seus próprios influenciadores um bom exemplo disto é e após um certo domínio da linguagem a criança começa a responder os alunos negando as suas ordens ou impondo condições para realizar essas horas para obedecer a criança também se
torna capaz de manifestar os seus próprios interesses e fazer de tudo para chamar atenção para que os adultos possam satisfazer 13 deles assim um adulto que seria o agente socializador também se vê aprendendo a lidar com uma situação social nova adi lidar com os próprios filhos a dizer que aprender como se faz para ser adulto diante de uma criança é a primeira instância o indivíduo vai aprendendo a construir seus referenciais através da interação com as outras pessoas no início a criança tende a copiar as falas e os gestos dos adultos assumindo até os papéis deles
é quando a criança começa a brincar e esporte anotado com o último mais clareza o menino a menina que quer ser bombeiro médico pessoa tá prendendo o papel dos outros na sociedade e qual o piercing com a pele nas duas simulações infantis suas brincadeiras cólica brincadeira não é só cópia e conforme a criança vai desenvolvendo o seu jogo ela acaba projetando os papéis entendendo o que faz um pai e uma mãe policial professor bomber um médico enfim agora imagina um círculo social no qual pode estar inserido uma criança a gente pode pensar que sua família
seus pais seus irmãos assumam papéis de maior proximidade emocional na vida da criança i é uma pessoas mais próximos essas pessoas são chamadas de outros significativos brigitte e pelo peter berger o outro significativo é uma espécie de protagonista na socialização de um indivíduo enquanto outras pessoas podem fazer parte de um círculo social mais amplo tendo contatos mais superficiais e papéis de quartos infantis na vida da criança como um carteiro algum que passa por ela e a com pimenta e coisas dificilmente ver o outro significativo para exercer um papel fundamental na socialização da pessoinha porque essa
pode assumir não somente as suas particularidades na maneira de falar de andar de agir inclinar levemente o pescoço mas também o próprio papel social da pessoa que vai se desenvolver na primeira infância a criança tende a copiar o seu outro significativo e até o momento em que ela percebe que as atitudes dessas pessoas só na verdade atitudes universais tomadas por outros adultos também aos poucos a criança vai percebendo que não é só a mãe e o pai que manda ela tomar banho e se alimentar em horário determinado ela vai notar que outros pais e outras
mães também fazem isso com filho a criança vai percebendo assim padrões sociais e à medida que ela percebe ela também acaba se colocando os dentro desses padrões é o peter ea brigite berger chamam de passar do outro significative para o outro generalizado o outro generalizado se dá quando a criança percebe que as atitudes desses adultos não são eduardo que o mundo é muito mais antes de ti algumas atitudes são universais e ela começa a entrar os padrões inserindo-se na sociedade socializando acontece aí o processo de interiorização dos padrões sociais da consciência da criança isso se
dá vamos lembrar ali não de maneira unilateral através de imposições somente mas também acontece a partir da interação e as reflexões que essa pessoinha vai fazendo ao longo da sobre os berger dizem que é um processo recíproco a pessoa tanto recebe com ações como também reflete sobre a sua participação deles primeiro a criança faz o que o adulto manda depois ela interioriza ordem para si mesmo de modo que não vai ser mais necessário num determinado momento que a pessoa faça as suas coisas e siga as regras porque alguém está mandando ela já vai saber o
que fazer ela vai se tornar capaz de controlar a si mesmo por um lado e pode ser visto como uma forma de controle social mas por outro é através desse desenvolvimento que a pessoa vai adentrando a um misterioso alguns social ela vai se descobrindo ela vai descobrindo o que pode e o que não pode fazer esse inserindo com maior facilidade em ambientes externos ou seja autonomia na forma de controle se pode permitir que a pessoa conhece a mais menos mais diferenças mas possibilidades e assim pode ser capacitada para uma vida interior mais rico esse processo
que ocorre na primeira infância e vai construir os alicerces da personalidade da pessoa que vai introduzir lá na vida social é conhecido como socialização primária e aqui a pessoa aprende a ser integrante e participante de uma sociedade todo aprendizado social que vem depois disso a inserção emprego numa escola o comunidade norma o aprendizado de uma função dentro de um determinado grupo essas coisas ficaram conhecidas como a socialização secundária é o processo que permite ao indivíduo ser inserido em algum mundo social específico seja ele o mundo do trabalho de uma nova vizinhança de uma escola nova
a socialização secundária tende a não precisar fazer uma mudança tão grande na consciência da pessoa a ponto de alterar sua identidade diferente da socialização primária onde basicamente a sua personalidade é construída há exceções como por exemplo processo pelo qual uma pessoa deve passar para se tornar um sacerdote um revolucionário um membro de um grupo extremista em seu corpo pretende divulgar totalmente ind e nesse caso mesmo já tendo passado por uma socialização primária tais grupos ontem para reprogramar os conceitos essenciais da pessoa fazendo com que a medida do possível ela esqueça ou abandone aos poucos a
sua primeira socialização esse molde inteiramente no termo do grupo mas são exceções a socialização secundária tende a ser como os tijolos são colocados a partir de uma segunda primeira ao levantar um muro ele já são sustentados por um alicerce e uma primeira camada fundamental de socialização primária é só por meio da interiorização das vozes dos outros que podemos falar a nossa mesmo se ninguém nos tivesse dirigido uma mensagem significativa vinda de fora e nosso interior também eliminaria o silêncio é só através dos outros podemos descobrirmos a nossa e aí
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com