oi gente meu nome a cair lima e como eu prometi no último vídeo vou falar aqui sobre o livro o segundo sexo da escritora e filósofa francesa simone de voar nesse vídeo vou falar sobre o contexto histórico em que o extermínio sexo foi publicado um pouco da situação social econômica e política das mulheres e algumas questões que levam go a redigir a idéia inicial era fazer um vídeo só mas como o livro aborda tantas idéias importantes e tantos temas instigantes resolvi fazer uma pequena série de vídeos para abordar algumas dessas reflexões que se você quiser
acompanhar os próximos vídeos já sabe se inscreve no canal e por favor não surpresa do carinho do estudo que estamos dedicando para esses vídeos seu apoio é muito importante pra gente pode compartilhar o vídeo marcar os amigos que gosta assistências humana e esperamos também a sua contribuição para ajudar a construir o canal com a gente deixa sugestões tema do livro de autores que você gostaria de ver por aqui então vamos lá o segundo sexo foi publicado em 1949 em paris você sabe que em 45 quatro anos antes da publicação do livro acabou a segunda guerra
mundial então segundo sexo foi pensado e escrito durante a reconstrução francesa depois da guerra e como você também sabe a frança foi um dos palcos desta guerra o que fez com que boa parte da sua infraestrutura tenha sido destruída e cerca de 600.000 francesas e franceses no rio durante esse período entre outros efeitos que a guerra causou e foram vários ela também agravou uma preocupação com o número de habitantes na frança preocupação que os governos ea elite francesa já tinham bem antes da guerra desde meados do século 19 a taxa de natalidade da frança era
baixa e os governos ea iniciativa privada francesa teme uma redução populacional e fizeram muitas tentativas para incentivar os casais a terem mais filhos as duas grandes guerras mundiais só pioraram o quadro populacional francês o que agrava ainda mais é o fato de que nos anos 40 durante e depois da guerra a frança passa a viver um grande déficit habitacional ou seja não tinha casa suficiente para abrigar todo mundo e bom se antes as francesas e os franceses já não queriam ter filhos imagina tendo que dividir alojamento sem direito à privacidade muitas vezes sem direito à
água quente sem energia sem aquecedores nas casas e com racionamento de comida em 1945 logo depois do fim da ocupação nazista na frança o general charles de gaulle convoca os franceses a fazer em dez anos 12 milhões de lindos bebês para frança essa frase está bem documentado demonstra que aumentar a população francesa tornou-se uma política de estado por isso depois que a segunda guerra acabou ocorrendo iniciativas pesadas para aumentar a taxa de natalidade na frança aumentar a população era uma questão econômica estrutural muito debatida para retorno para o crescimento francês o que eles fizeram muitas
casas foram construídas e reconstruídas onde jovens casais e eram alocadas foi criado um sistema de seguridade social que inclui amplos benefícios para casais com filhos os benefícios variavam de um abatimento de impostos até um pagamento mensal do próprio governo durante a segunda guerra mundial os homens foram convocados para o exército mas atrás das linhas de combate à vida precisava seguir a sociedade precisava continuar em funcionamento nesse período as mulheres que ficam passam ocupar os espaços que tradicionalmente historicamente foram ocupados apenas por homens e é bom lembrar muitas dessas mulheres estão bem vão para o campo
de batalha enfim durante a guerra as mulheres são chamadas para sair dos seus lares para deixar de lado o papel que é dado tradicionalmente a ela ou seja aquele de cuidado com um lar e com a vida privada ou ter acesso à vida pública as mulheres conquistam uma posição de relativa independência e no final da segunda guerra em diante as mulheres conquistaram alguns direitos da frança em 1944 as francesas conquistaram o direito ao voto depois de pelo menos 60 anos de luta e em 1946 foi promulgada a constituição da quarta república francesa que garante que
sejam dadas as mulheres os mesmos direitos dos homens mas será que funcionava na prática para as mulheres as portas para a política e para o mundo do trabalho eram muito estreitas e muitas vezes completamente fechado um fim da guerra aquela relativa independência que as mulheres conquistaram ela vai enfraquecendo revistas e programas de rádio até exaltou o papel da mulher durante a guerra mas acabam destacando que aquele momento era uma exceção e que agora as coisas tinham que voltar à sua a normalidade isso é as mulheres tinham de retomar o ar a vida privada só que
quando você dá um gosto da liberdade por um grupo de pessoas é difícil você tirar depois as medidas para aumentar a taxa de natalidade mexe muito mais profundamente com a vida pessoal das mulheres do que com a vida dos homens e apesar da frança em construção de mandar força de trabalho para fazer a economia do país voltar a crescer o governo ea iniciativa privada da época parecem ver a mulher mais como uma força e produtiva do que uma força produtiva de trabalho dá pra dizer isso porque houve um esforço cultural para reforçar o ideal de
felicidade para as mulheres e segundo esse ideal a realização de uma mulher está ligada com o seu papel de mãe de esposa e dona de casa cuidando do lar do marido dos filhos é isso que definia a mulher à revista as propagandas o rádio ajudavam a difundir e esse dell e criou se uma expectativa social para que as mulheres ficassem em casa cuidando do lado dos filhos e do marido à vida pública à participação política efetiva a carreira profissional por exemplo foram questões diz importantes e até mesmo desnecessárias na experiência de vida da mulher mas
cá entre nós ser uma boa mãe boa esposa uma ótima dona de casa um problema em si mesmo o problema é que isso revela uma desigualdade profunda das mulheres em relação aos homens a igualdade no casamento na vida política e no mercado de trabalho o peso da vida doméstica e as grandes dificuldades da maternidade que nem sempre são reveladas tudo isso mostra que a mulher é limitada uma posição subordinada e secundário estamos falando aqui de uma estrutura que impõe um destino as mulheres e que impede que os seus potenciais para uma vida independente sejam desenvolvidos
e é justamente sobre isso que é voar quer refletir no seu livro autobiográfico a força das coisas de 1963 a voar escreve sobre a redação do 2º sexo eu disse como esse livro foi concebido quase que fortuitamente querendo falar de mim percebi que precisava escrever a condição da mulher comecei a olhar as mulheres com um olhar novo e fui indo de surpresa em surpresa contei sistematicamente como elas se criam da infância à velhice examinei as possibilidades que este mundo oferece às mulheres as que lhe são recusados seus limites suas oportunidades e falta de oportunidades suas
invasões suas realizações como vou perceber o que pra compreender o lugar no mundo que ela mesmo ocupava e pra fazer uma profunda reflexão da sua própria existência ela precisava antes compreender o que é ser uma mulher nesse mundo a pergunta o que é ser mulher só é colocada porque a experiência vivida pela mulher só foi observada com uma experiência particular da humanidade isso significa que é uma experiência específica que não corresponde ao todo e que não se define por si mesma já no caso do homem à reflexão sobre a existência nunca se fez como uma
reflexão particular e isso porque a vivência masculina sempre se apresentou historicamente com uma vivência universal ea bulgária escreve o segundo sexo com a intenção de estudar a condição da mulher enquanto o outro enquanto um ser que não se define por si mesmo ea partir disso ela busca na filosofia e na história ferramentas para pensar nessa condição segundo sexo virou um símbolo da chamada segunda 1 o livro é tão importante no plano teórico também no plano político que chegou a ganhar um wacc lidos como a bíblia do filme em uma entrevista dada à televisão francesa em
1975 a buva fala entre outras coisas sobre a concepção do seu livro e do uso para fundamentar teoricamente a militância dá uma olhada olha opta comdica não se refletia miguel tomou review r t shirt da condição feminina e e lei de conversão compartilhamento se vão 16 jorge pai mitch que destinei com a sua melhor condição da fames detectou e nós sandri que é admitido o erro pisca washington exige três derrotas da equipe para a suíte é rodrigo admitamos que metem nojo ou militância livro de sua morte e por exemplo que consigo conciliar e de fato
pioneirismo do livro seu impacto e essa profundidade fazem dele uma das principais publicações do século 20 e também costuma figurar nessas listas de livros mais importantes de todos os tempos [Música] bom eu disse esperar o livro gerou uma polêmica e umas reações hostis os setores mais conservadores da sociedade francesa tentaram ridicularizar o livro e fizeram diversos ataques a própria bula chegaram até a sugerir que não tinha sido ela que escreveu e sim satre até a igreja católica colocou o livro na sua lista de livros proibidos e se você achou que a esquerda abraçou livro levantou
a sua bandeira achou errado arroz companhia que ele a china que faz sucesso na tv e agora que deixei e açúcar e aí o que dá uma média de ter seu imóvel de ser e no exame que os processos de gols que os processos liberou que consegue até é que você reverter parra seria praticamente uma coisa super messi marcar gols e as negativas que dizê-lo marcos cals e militar já o caminho certo e burguesa queria na minha categoria mas o quê e mpt ter sofrido essa turma do trt a empresa americana dançamos deixou não quero
acreditar o livro e sortuda e spa termal da emenda para o seu tipo de teste pepe que é uma pena que eu só que o sonho dele vai ter a profundidade ea etec e gerasse do director do jogo bola enfim no segundo sexo de uma base teórica para que fosse possível pensar a condição da mulher depois da sua publicação vieram muitas críticas tentativas de atualização mas pra estudar a condição da mulher ou a história do feminino esse livro é indispensável falo com tranqüilidade depois de estudar a história do feminino a voar concluiu que ela envolve
dominação sua missão e dependência e no contexto do pós-guerra o casamento é uma das peças chave para entender como essa condição é mantida e com a independência feminina é restringido o casamento é a instituição que reúne as funções de mãe esposa e dona de casa segunda boar é o principal destino oferecido à mulher lá no segundo volume do segundo sexo ela escreve seguinte o destino que a sociedade propõe tradicionalmente a mulher é o casamento em sua maioria ainda hoje as mulheres são casadas ou foram ou se preparam para feri lo ou sofrem por não se
lo aqui a palavra destino importante significa que o casamento é uma instituição com a qual a mulher tem que se relacionar necessariamente nem que seja pra negar é um destino não há outra escolha na vivência de qualquer mulher a questão de arrumar marido construir família e cuidar do lar sempre aparece isso ainda acontece hoje acontecido uma freqüência com uma intensidade muito maior nas primeiras décadas do pós guerra nos anos 50 e 60 por exemplo [Música] mas esse destino não é colocado pela natureza ou vai observar que a antropologia ea história mostram que as funções exercidas
por mulheres nas mais variadas culturas e suas atitudes em relação à maternidade aos parceiros e manutenção do lar apresentam diferenças tão grandes e muitas vezes nem existem que se torna difícil falar que esses comportamentos derivam de uma natureza ela afirma que a história do casamento se confunde com a história da herança e da transmissão de bens e é claro que esses bens transmitidos pertencem aos homens e não é à toa que eles se chamam patrimônio o argumento da burro área que atribuir o casamento como destino para a mulher questão histórica de formação segundo volume do
segundo sexo ela mostra como a educação das meninas as incentivam a abandonar atividades criativas e produtivas e são desestimulados a formar uma personalidade ativa independente tudo isso para se aproximarem de um ideal de feminilidade e depois esperar em um casamento a mowa escreve seguinte durante toda a infância a menina foi reprimida e mutilada de uma maneira mais ou menos velada sua juventude consome-se na espera ela aguarda o homem bom é verdade que o casamento também faz parte da vida do homem ea boulevard sabe disso mas há uma diferença grande aqui eo que ela firma é
que o casamento não influencia a vida do homem com o mesmo peso e importância que influencia a vida da mulher para homem são colocadas com prioridade às questões como os estudos ea carreira profissional por exemplo onde o que ela escreve sobre esse momento nenhum jovem entretanto considera o casamento seu projeto fundamental o êxito econômico é que dará sua dignidade de adulto pode implicar o casamento mas pode também excluiu o era raro que uma mulher fosse obrigada depois de se casar abandonar estudos e carreira para cuidar dos filhos do marido da casa e na verdade é
ser a regra e nem é preciso ir tão longe muitas das nossas avós até mesmo mães tiveram vidas que foram confinados na esfera doméstica pergunta aí para sua avó como era a vida dela durante a juventude te amo vovó depois de escrever o segundo sexo o vovô argumenta que recebeu cartas de muitas mulheres que quiseram confidenciar a ela sua condição do seu sofrimento dessas cartas ela encontra um certo padrão que evidencia a relação de dependência que o casamento traz esse é um juízo do jeito que o ambiente a cet-rio sexos que ficam muito grandes então
ó objetivo é aliar moda the fame e the fame do sul confirmou a joé logo momentos a chuva havia chamado de deitar ea melhorar de que responderam que seus filhos seria a capa do disco você fica mais solitário de forma que maxwel frontal quer dizer barreira na 30ª button quer prometer uma viagem de moto neste mês um desde que seja uma falta e tv portuguesa e precisar a totó salvio personagem usa marrey que aqui tem uns eterno intérprete por ter essa curva são ryan só mexer que achar diz a fonte sonora em título jorge eu
fui ter má poesia que se assemelha à rede que este ano 8 que é composto de trabalho por ela e já quero esse vôo era o objeto a senhora meu irmão que leva a permitir nova está tudo arrumado em campo teve também consegue ver e já terá dito ao cm [Música] mas porque a voar não viu o casamento com bons olhos para a situação da mulher o que tem de mal ficar tomando conta da casa dos filhos que têm demanda havia e há bons motivos pra ver no casamento uma espécie de prisão pra mim é
preciso lembrar que há 50 60 anos atrás não era normal não era corriqueiro que uma mulher trabalhasse fora havia um certo constrangimento estranhamento com a mulher que tinha um emprego e quando ela trabalhava ela tinha de ter uma autorização do seu marido ou do seu pai mas não se engane ficar em casa não significava ficar no conforto não significava ficar maratona dos sérios do netflix ou então horas no facebook ficar em casa significa vá pra bahia muita gente sabe o prefere nem saber que o trabalho doméstico é um trabalho um trabalho repetitivo cansativo braçal e
não remunerado eo pior de tudo isso nem é reconhecido como o trabalho é visto como algo natural que tem que ser feito e com prazer é por isso que o trabalho doméstico é chamado pela boa' de trabalho clandestino lavar louça planejar as refeições preparar a comida planejar as compras fazer as compras varrer o chão tirar o bom das prateleiras lavar roupa passar roupa tirar o lixo enfim limpar e organizar toda a dinâmica do lar todo esse gasto de energia física e mental não era e ainda não é reconhecido como um trabalho e se ela não
fizer tudo isso com prazer e naturalidade ela ainda vai ser criticada e mesmo se a mulher tiver emprego fora de casa o trabalho doméstico continuará sendo imposto ou seja ela foi casada e tanto ela quanto o marido trabalharem fora a organização da casa vai ficar com quem é o que se chama hoje de dupla jornada ter que trabalhar fora de casa e depois trabalhar em casa no trabalho não reconhecido e não remunerada a voar faz uma distinção que vai ser importante para entender o próximo vídeo uma distinção entre as atividades produtivas e as atividades reprodutivas
as atividades produtivas estão ligadas a uma concepção mais tradicional de trabalho está ligada à produção à transformação dos recursos naturais a criação de coisas novas para uma determinada sociedade já as atividades reprodutivas são aquelas que são feitas para manter e conservar aquilo que já existe em resumo a atividade reprodutiva busca criar as condições básicas para que a atividade produtiva possa acontecer e para que a sociedade possa se manter mas algumas questões colocam também alguns problemas para a gente pensar primeiro porque a atividade reprodutiva não é reconhecida como trabalho porque ela é desvalorizada em relação à
atividade produtiva se ambas são importantes para a vida social e em segundo lugar porque essa atividade desvalorizada é destinado exclusivamente às mulheres [Música] o trabalho doméstico não é remunerado a mulher na condição de dona de casa fica em uma posição de dependência em relação ao homem apesar de trabalhar todo dia a mulher no trabalho doméstico não ganha o próprio sustento financeiro na forma de casamento de trabalho do méxico que a voar analisa é um homem que sustenta a mulher é o trabalhador produtivo que sustenta a trabalhadora reprodutiva então respondendo a pergunta o que há de
ruim numa vida de votadas afazeres domésticos e maternidade ruim é que essa vida é colocada como destino e não escolha esse destino reproduz a dependência da mulher em relação ao homem a própria voar vai falar a respeito disso nesta entrevista não se sabe que o pt só em razão da extinção ele já sei de tudo acontecer de rotina é ficção o romance mal surto e enterre bondosa que o filho é na forma de processo que vai específica é edson controle panahi kigali serve esse gmail drive e outros sábios e faz idéia fazia um evento a
síria se respeitar as chances de divórcio é só rotos e silva sócios para se livrar nesta dependência o conselho que a burlar das mulheres é que tenham um emprego remunerado claro que ela sabe das dificuldades que existem a mulher vai ser submetido a dupla jornada ela sabe que a mulher ganha menos do que o homem exercendo a mesma função ela também afirma que o trabalho no capitalismo não é capaz de oferecer uma real emancipação individual pra ninguém e sabe que os postos de trabalho geralmente oferecido às mulheres são trabalhos menos criativos - instigantes mesmo assim
ela vê que a independência financeira é o primeiro passo para que se tenha uma independência mais amplo tendo como bancar a si mesma ela não precisa ficar infeliz com um marido só porque ele sustenta com eles ou seja que ele pôde ver se agora de volta ao sistema de energia governo ps chega já segundo a cet chefes que pediram apoio fundamental da guarda sol ea terra era como minha condição nova ilha de palau anterior se ele adquirir nossos morros montanhas pessoas é sobre gênero não ser que a menina teve jackson thoni g da bola e
deixar o marido se um médico o que fez o dia de tomar e se trata eu quero dizer que a mãe nunca acreditei no piauí se tivesse honra não queria pra trilha 'dia de araújo que a constituição o comandante ramon infame que essa personagem me uma bola joga apenas na alemanha recebe a semana é esse jegue de equipe vai mal avaliou essa literatura mas não sei que ela mostra o concerto tem fama de trabalhar e eu queria que ele ficasse on line e tuiuti que ele teve e agora vai acabar ele quiser interação possível surto
através da en10 difícil rodrigues que ele teve na grã bretanha a equipa não pude ter o time atual se olha quito fez ótima jogada pelo antigo bispo é oferecer difícil tudo o que fiz durante a minha justiça que a mãe nunca dorme é aí o negócio teve profunda revisão vai mal dizia de dna que ele tenha já que as pessoas atravessam de manhã o líder animam o batom que possui memória o e kelly que mantém a vaga de fahel deixou hoje que dá pra ver algumas limitações do burro algumas questões que ela não enfrentou propriamente
dá pra ver que esse conselho que ela dá é muito voltado para as mulheres européias e brancas e digo isso porque as mulheres negras sempre tiveram que trabalhar só que isso nunca significou para nenhuma delas nenhum grau de independência muito pelo contrário foi é uma das principais marcas da violência exercida contra elas a partir da boate muitas outras perspectivas e pontos de vista passaram enriquecer um pensamento que tem a mulher com o centro da reflexão intelectuais negras e de toda parte do globo trouxeram novas questões que precisam ser pensadas e novos pontos de vista que
enriquecer um debate sobre a condição da mulher questões de raça e classe por exemplo são trazidas para pensar a condição da mulher e talvez a contribuição mais famosa nesse sentido foi trazida pela intelectual unila deles a estudar a história condição das mulheres negras nos estados unidos angela davis conclui que a condição feminina não pode ser tratada como algo de universal isso é que corresponde a todas as mulheres mas tem de ser analisada junto com outros aspectos da vida social cultural e econômica como a rafa classe por exemplo é o que se chama de intersexualidade essa
palavra gigante que eu vou colocar aqui em baixo pra vocês mas esse é um tema pra outro vídeo cá se não pensa que eu esqueci não e esse é o primeiro vídeo de uma série sobre o segundo sexo da simone de boba falamos um pouco aqui do contexto histórico e da situação das mulheres na época em que o livro foi lançado quando deixará que algumas referências na descrição do vídeo caso você tenha interesse aproveito para pedir o seu like a sua manifestação de amor você sabe o brasil não anda fácil falar de altura incríveis e
também polêmicas como a boar podem atrair um pouco de ódio por isso eu queria pedir aqui o seu apoio que iria encher esse jejum de amor para atrair ainda mais amor e também aproveitar meu pedido é que você se inscreva no canal para não ter mais nenhum dos nossos vídeos muito obrigada pra você que ficou até aqui com a gente e até o finalzinho e eu vou dar um spoiler pra você o próximo vídeo a gente vai continuar falando sobre o segundo sexo só que dessa vez sobre o contexto filosófico ea relação que o livro
tem coisas têm a mesma especial com a filosofia do sabre te vejo lá