agora já houve tempo no brasil na época do desenvolvimentismo da construção de brasília o período até mesmo aqui em são paulo em que havia significativas obras feitas por arquitetos tanto de residências quanto de construções do estado em que se discute a mais esse assunto ea à população pelo menos a população letrada entendia melhor arquitetura a impressão que dá hoje aqui ela passa diante de exemplos significativos do trabalho dos arquitetos e não identifica isso é que é possível reverter isso é interessante essa questão porque a gente poderia abordar de diferentes formas uma pergunta que a gente
sempre faz como arquitetos e arquitetos que também tem uma atuação no mundo acadêmico como professores é onde está a arquitetura no mundo contemporâneo quando você por exemplo pega um carro sai de uma cidade como são paulo vai até campinas por exemplo passa pela periferia da cidade a pergunta é onde estão todos os alunos de arquitetura todas as escolas de arquitetura toda a história da arquitetura nesse cenário urbano nessa apropriação do território de uma forma absolutamente desprovida de qualquer intenção porque essa é uma definição interessante que o lucio costa colocava arquitetura é a construção com intenção
ou seja e talvez artigos quando falava de designe o desejo arquitetura que que tem um projeto que vai além da pura e simplesmente do projeto da construção de uma maneira de construir tem um item uma idéia por trás sim não me parece que uma abordagem seria interessante dessa questão é é a pergunta arquitetura não seria nesse momento da nossa sociedade nossa história não seria um produto é desnecessário então o fútil e m parece por exemplo seria interessantíssimo belíssimo imaginar que na escola urbanismo deveria ser uma disciplina porque se a gente remonta a expressão urbanidade é
muito comum essa expressão utilizada inclusive pra para ditar o comportamento se você age com urbanidade isso quer dizer que você acha com civilidade você asn age de maneira cor da tata cordial e e me parece que quando a gente no mundo contemporâneo sobretudo em nossas cidades incrível a forma pela qual as pessoas relacionam com o espaço urbano é um espaço de todos os espaços públicos de forma nem toco cordata pouco vana arquitetura de alguns lugares um pouco da escola paulista um pouco da escola é carioca uma mixaria linha da escola pernambucana um pouquinho aqui na
escola bahiana alguma coisa daqui crp vii então isso não representa brasil de forma nenhuma apresentou a estrutura era feita é composta nova representa o brasil apresenta uma música preto e ao outro lugar não é é isso responde exatamente se você levar parece as analogias com certeza com essa nova quando aparece mangue seco aparece acertei mangue bit essas todas essas cornetas ementa que na mesma época e bossa nova o clube de esquina e tantas outras manifestações pelo brasil afora a prefeitura também se manifestou dessa forma então pra falar em música brasileira hoje vou falar que todo
brasileiro é outra história tanto que eu falei eu não faça a cobertura mineiro faça a cantora em minas porque se eu fosse fazer em outro lugar eu falei que tudo na bahia a cantora na amazônia foi o severiano fez então é essa história da arquitetura brasileira ser muito bonito na década de 50 tudo bem quiser grandes coisas eram a literatura dramática do internamento animation se você tivesse feito no brasil tivesse feito na frança era a mesma coisa tanto que the blog depois a decadência desse normativo se chama internacionais time hoje existe uma espécie de tentativa
de resgate o que chama de neo moderna que é uma seqüência de planos sucessivos com alguma configuração semelhante ao modernismo mas foi uma arquitetura que foi no meu ponto de vista imposta em algumas situações ainda em áreas abertas na arquitetura que não seguiria dentro dos seus conceitos dogmático pra enfrentar essas questões desses grandes centros de deus grandes complexos urbanos a primeira coisa e fundamental é nós recuperamos o conceito de qualidade qualidade é um negócio muito sério uma dona de casa que vai comprar couve no mercado ela primeiro ver se a coven de boa qualidade depois
ela vai discutir o preço o governo brasileiro que dar o exemplo à sociedade de uma maneira geral quando vai comprar um projeto de arquitetura e primeiro quer saber se o projeto é baratinho para depois então é comprá lo ou não ele simplesmente ignora o aspecto qualidade o aspecto qualitativo e isto numa sociedade democrática se reflete em nosso estado como um todo será o nosso governo é de um país democrático a influência do governo é relativa é verdade mas por outro lado a influência cultural do governo é permanente qualquer que seja o sistema político existente eu
acho que não fui sua arquitetura que perdeu essa impressão que várias áreas perder um pouco esse destaque mas de certa forma também arquitetura era elitizada a gente tinha uma elite muito educada e promovia a arquitetura isso de certa forma arquitetura foi se expandindo assim hoje nós temos um número muito maior de escolas temos muito mais arquiteto então acho que tem em quantidade uma atuação arquitetura tem uma atuação maior então acho que tem esse lado a se ponderar num tenho alguma coisa boa também aconteceu a fratura está sendo mais aplicado agora de fato há uma desvalorização
é da arquitetura do arquiteto como acho que há também uma desvalorização do professor e do ensino é uma outra área que também conhece um pouco deve acontecer talvez o cinema talvez com a música talvez né então acho que a essa desvalorização da criatura como reverter isso é tentar novamente além de atacar o problema das quantidades que o programa moderno dizer sim isso é o ensino é pra tudo né também recuperar o valor do do trabalho do arquiteto desde o projeto da remuneração do projeto até o reconhecimento da da cidade e do edifício há uma uma
vamos dizer uma simbiose junto com as outras áreas da cultura da expressão da cultura é do cidadão que foi o cinema que foi a música de 77 todo foi levado a um momento histórico muito importante mas eu não quero dizer que a arquitetura daquela época é permeava todos os ambientes de uma sociedade ela não terminava não é nós nunca tivemos no nosso país infelizmente a possibilidade do cidadão nas suas várias escalas é entenderem o que é o processo é da execução do desenho da arquitetura agora o que eu tenho que levantar e dizer com toda
certeza é que naqueles momentos dos anos 50 até a época do concurso de brasília a execução de brasília há algum tempo posterior à a execução dessa cidade nós tivemos grandes profissionais profissionais que talvez tivessem é saber você tem uma ideologia você sabe que aquilo é importante para a sociedade de então é em obras públicas principalmente nós temos grandes referências da arquitetura não brasileira mas mil referências mundiais então o brasil nesse determinado momento desde a época quando foi projetada pampulha pelos caminhos mais ela foi levada ao mundo eo engraçado que ela foi levada ao mundo os
brasileiros pelas pessoas de fora que chegaram no brasil e viram a qualidade daquele trabalho eu acho que naquele período havia uma necessidade de construir uma nova imagem do brasil eu acho que o brasil eu não sei se a gente até pode a social ao o início da arquitetura moderna do brasil foi o período do estado novo que os nossos filmes há pessoas tentando construir uma cara nova para isso e essa atitude ea atitude explicitadas temos que construir o modernismo no país e se isso foi um grande esforço nacional eu acho que o título nacional em
funciona na direção de produzir uma arquitetura que que fosse além das fronteiras brasileiras que que me tocasse o coração da intelectualidade no mundo inteiro e ela cumpriu esse objetivo posteriormente como o país não tem essa nosso país memória curta essa questão é foi deixado em segundo plano e naturalmente a arquitetura produzida no brasil que tudo muito mais imobiliária muito mais de vgv de objetivos e imediatista do que uma arquitetura que constrói o espírito de uma nação a sociedade pensar assim porque o que tornou a pintura brasileira principalmente a expressão é mais forte dela que é
a cultura moderna tem origem na arquitetura de oscar niemeyer é é uma aventura que que assombrou o mundo ela é no mar ela conseguiu obter uma síntese editar um livro de qualidade que desequilibrou até a percepção dos campos europeus o primeiro mundo que no caso fazer essa primeira avaliação eu acho que que a crítica que se faz e consequentemente desprestígio do arquiteto no brasil talvez vendo uma crítica ideológica de que este arquiteto no caso do referido modelo neymar muito preocupado com a forma e não com a as questões práticas da tam tudo o que não
é verdade mas talvez a comunicação foi feita valorizo isso é que é a abertura muito bonita está a dizer antes mas não não não correspondia funciona no jardim vaz que a sua ciclística potencial da arquiteta serviço e também pelo fato eu acho que esse mar bastante ideológico o fato de nós eleitos ter um certo preconceito quanto à figura de maria com quem seria um comunismo preocupado com as questões sociais e isso eu acho que o primeiro preconceito num processo porque é um arquiteto que tem uma preocupação uma lista muito grande fato mas deixou para gente
né não brasileiros em toda a cultura humana é uma obra fantástica onde ponto referencial