o olá pessoas boa noite muito boa noite sejam bem-vindos a mais uma aula do nosso curso de história da filosofia dessa vez é aula número 10 fazemos uma virada vamos a introdução à história da filosofia medieval e vamos a um uma virada de pensamento e costuma ser mal interpretada e costuma ser vista com preconceito inclusive era vista por preconceito por mim na minha época de estudante mas o meu objetivo hoje é mostrar para você e a filosofia medieval é uma filosofia hiper ultra mega complexa cujas influências se fazem sentir mesmo em você você que não
se sente nada cristão e hoje no término da aula é meu compromisso e você saia consciente e no mínimo umas três heranças da filosofia e do modo cristão de ser e você não tinha consciência e que portanto passe a ser um pouco mais respeitoso em relação a tradição do pensamento cristão e claro tem sem abrir mão de suas críticas do seu pensamento próprio mas eu quero que você saia consciente da sua tradição mesmo que você não seja diretamente cristão então eu quero fazer o seguinte ó eu quero fazer o que eu não fiz aula passada
sim ela passaram eu pedir para vocês comentarem aqui quem qualquer o estado a cidade de vocês eu pedir para vocês comentarem aqui mas você que está assistindo essa aula gravada também coloca no comentário qual que é o estado qualquer a cidade que eu quero saber se você está presente se você não tá você que a marca está presente a sara tá aqui meu pai tá aqui vou augusto natacha profecias sobre rodas é qual aquele coloquei de onde você veio qual o seu estado e qual o seu nome só para fazer que ela faz é de
presença para saber quem que tá aí vamos nessa vamos nessa vamos lá então ó o nosso sumário vai ser o seguinte a gente vai falar sobre sobre vai dividir em duas partes para introduzir a filosofia medieval eu vou falar sobre a primeira parte o helenismo e filosofia cristã e na segunda parte vou falar sobre a teoria a ética ea sabedoria e distante é a partir disso aqui eu vou estabelecer para você essa herança que eu te prometi então na primeira parte a gente vai dividir em duas também a gente vai falar ali sobre essa primeira
interação entre gregos romanos e judeus e cristãos falta 1 hora ali naquele estão na filosofia helenista sobre a qual nós já estudamos se você não estudou tem aula sobre filosofia helenista aqui no aprendiz do curso epicuristas e estoicos depois sete cores e cênicos eu te aconselho a ir lá se você não assistiu ainda hoje para falar sobre dois conceitos o chico da filosofia helenista e o outro típico da filosofia cristã o cosmopolitismo helenista e o universalismo cristão para a gente verificar ele e que a de ruptura e o que que é de continuidade em uma
proposta um e outra em seguida a gente vai falar sobre a teoria ética e sabedoria cristãs primeiro de uma passagem conceitual da concepção de logos e impessoal ao logo os pessoal nós começamos a falar sobre essa palavrinha logo na primeira aula 1 aula 1 depois nós concentramos a falar nela sobre aula na aula de heráclito você se lembra disso daqui agora vai ter uma concepção de logos completamente diferente e que ainda tem suas profundas consequências na atualidade na sua concepção de mundo talvez e para você entender os afecção só precisa entender isso e terminaremos com
a concepção de livre-arbítrio que nasce na filosofia cristã é um conceito filosófico mas quem nasce na filosofia cristã na mudança divirto a opção de virtude e tipicamente grega uma concepção de vida de mais próxima muito mais fácil do que você considera como virtuoso e na noção de amor em deus que é uma noção bastante importante para que a gente compreenda o cerne a essência da proposta cristã de enxergar a relação com as outras pessoas estão aqui ó são conceitos eu vou me focar muito menos em história e muito mais na parte conceitual para que a
gente entenda daqui por diante de todos os outros filósofos que nós geramos a estudar então eu vou te apresentar o seguinte eu também baseando uma bibliografia básica tá primeiro livro no qual me baseio é esse livrinho aqui ó todos os dias que eu mostrar a partir de agora estarão aqui na descrição do vídeo e também colados no primeiro comentário deixe vídeo já estão lá com os links que você quiser comprar também esse onde vende filosofia medieval do alfredo store que é um especialista brasileiro muito fininho muito fininho e que eu aconselho se você e dá
esse start é com nenhuma bagagem prévia se você já quiser um livro mais robusto e também mais caro mas também referência esse aqui ó filosofia cristã a história da filosofia cristã do philotheus boehner e do étienne gilson é um clássico também batê-los oxe aquele estão é mais grosso é mais caro mas vale a pena se você quer investir no fundo nesse assunto tem uma bíblia também ou uma tradução da bíblia que eu recomendo bastante que esta aqui ó a bíblia do peregrino filho do peregrino a tradição bastante confiável ela é grossa sempre que ela tem
muitas notas de rodapé para vencedores sobre tradução sobre condolências incongruência e contextualizações é uma versão bastante confiável da bíblia eu acho que ele se você quiser se aprofundar na história das ideias de precisa ter uma relação confiável da bíblia e essa é uma delas e também tá aqui embaixo na descrição e um livro de filosofia para quem me pergunta vitor onde é que eu começo a filosofia e tal esse aqui cara esse aqui eu eu não comecei a ter esse livro mas eu queria ter começado aprender a viver luc ferry eu vou tirar bastante dos
ensinamentos dele aqui seu vestido foi cristã para colocar na aula porque é um modo mais didático que eu enxerguei para a explicar filosofia medieval de verdade assim não tem nenhum modo mais drástico que eu conheço pelo menos para explicar isso aqui do que esse cara apresenta então e com essas quatro dicas de livros que são bibliografias desta aula para que você caso queira se aprofunde todas elas repito só na descrição do vídeo é que você caso queira as cumprir então vamos lá e você sabe que neste momento eu faço uma pequena propaganda um pequeno uma
pequena publicidade do que nos do que nos mantém aqui então eu sempre digo que se você enxerga valor no que nós fazemos e para dentro das suas possibilidades econômicas eu sugiro eu apelo eu sugiro que você se torne nosso apoiador no catarse para trazer um site de apoia de apoio coletivo financeiro e que apoia projeto e como nossos que são gratuitos e serão sempre este curso é gratuito e continuará sendo este curso de história da filosofia mas ali a gente também tem alguns custos e o chão só apoiadores nos ajudam a manter ea nos apoiar
no que nós fazemos aqui sugiro que caso você enxerga o valor no que nós fazemos e claro esteja dentro das suas condições econômicas repito lá em cima sua parte do o link também tá aqui na descrição do vídeo e no primeiro comentário em baixo caso não esteja dentro das suas possibilidades econômicas ainda bastante conteúdo para você e o primeiro conteúdo que você pode adquirir de graça é o nosso instagram a gente tem ali perguntas e respostas diariamente para você tirar suas dúvidas tem conteúdo novo ali também agora o instagram tem o telegram telegram é um
concorrente do whatsapp no qual a gente faz um grupo alice elétrico que vem aumentando a cada semana a gente já tá com 77 membros eu coloco aqui no telegram conteúdos de respostas que eu não consigo responder no youtube nem no instagram e também estou colocando ali um ciclo de mitos greco-romanos eco narrando mesmo mitos que horas que bastante interessante para que você aumente seu repertório cultural na verdade e tem uma pesquisa que o rodo constantemente para saber a sua opinião sobre o que nós fazemos são algumas breves perguntas para saber quais são suas influências que
que você espera de nós que que você queria ver de novo eu queria ver que mudasse o que é assim você preenchendo nos ajuda bastante para melhorar cada vez mais nosso conteúdo então eu te peço assim encarecidamente caso você não queria fazer nada que é do amado vitor faz essa pesquisa essa pesquisa ajuda a gente já minimamente assim alright peito which feita a publicidade vamos a o nosso a nossa aula propriamente então a introdução da filosofia medieval vamos lá conceito basilar é que a filosofia medieval cristã é um conceito bastante um não difícil mas vamos
lá vamos vamos para cá com pra cá aquele período que compreende a filosofia medieval questão vai do final do helenismo século 4 sobre como nós já falamos em obras posteriores em aulas anteriores até o renascimento e o início da filosofia moderna lá no século car-15 século 16 isso é a filosofia medir quem está vai do helenismo até a filosofia moderna o início da filosofia moderna ao todo são cerca de mil anos convencionou-se chamar de patrística o início dessa nova era a era da filosofia medieval cristã entretanto entretanto a maior parte do que se produziu em
termos de pensamento filosófico concentra-se no pedaço temporal que vai do século 12 ao século 14 é um lado de cronológico denominado de e chocolate então a filosofia medieval aquela que vai do helenismo até a modernidade aqui dentro da filosofia medieval tem duas épocas bastante definidas a patrística que é o início ea escolástica que é já o auge e o final eu não vou me demorar nesses conceitos de patrística e escolástica nesta aula porque como já te adiantei o no meu objetivo aqui é mais conceitual de fundo de essência o que significa filosofia medieval cristã eu
vou me concentrar no contexto de para e quando eu abordar um filósofo é mais representativo da patrística que é o santo agostinho aula que vem eu vou abordar o conceito de escolástica quando falar lá do são tomás de aquino e aí eu vou me debruçar mais sobre esses conceitos agora não aceita guarda aí no bolso que você vai saber deles nas próximas aulas tá bom então filosofia medieval isso esse aqui o conceito o digamos assim o enquadramento histórico cultural da filosofia medieval só que e lembra que eu falei acabei de falar filosofia medieval cristã o
brasil medieval cristã não à toa porque se eu quiser tirar o cristã também posso é filosofia medieval ela é aquele período que compreende a produção filosófica de árabes judeus e cristãos a idade média não a sua cristãos na idade média nós estudamos com mais afinco os cristãos porque eles diretamente nos influenciaram culturalmente a gente for naquele livro da aula passada o que é o ocidente e nós vemos o capítulo os capítulos relativos aos gregos e aos romanos o próximo capítulo é relativo aos cristãos os cristãos formam a ideia de ocidente agora não fossem os árabes
não fossem os judeus nós não teríamos aristóteles você sabe onde isso logo que o cristianismo passa a ser a religião oficial de roma do império romano e em seguida os estudos propriamente filosóficos passam a ser proibidos e os filósofos denominados então um de pagão ou seja não cristãos passaram a ser perseguidos e esses filósofos saem do campo da europa cristã e emigram para o campo da síria primeiro depois cruz próximo sofia islâmica de pensamento islâmico do pensamento judeu também e depois de algumas centenas de anos que ele retorna da europa você sabia desse fenômeno não
foi repito tá não fossem os árabes não fossem os árabes talvez talvez o pensamento de aristóteles não fosse conhecido inclusive inclusive na própria idade média lá na fase da escolástica olha só que a gente vai ser o principal a principal influência mas hoje a gente tava falando assim se não fosse a cultura árabe a gente não teria preservado um dos nossos principais filósofos e da humanidade então o fenômeno que a gente designa o que nós utilizamos para designar é melhor dizendo o vocábulo que nós utilizamos para designar esse fenômeno se chama o seguinte ó vem
para cá é um conceito fundamental para você entender filosofia na idade média tá é uma expressão em latim chamada translaz you studiorum translaz you study hora o quê que significa isso significa transmissão ou deslocamento dos saberes a translaz you study órgão é um fenômeno que acontece basicamente em qualquer transição de um império para outro vez que o império sucede outro acontece uma espécie de perseguição cultural a produção intelectual e veio antes isso é digamos assim normal na transição de um império para outro são raros os impérios tolerante em relação à produção cultural que o precedeu
então e a translação studio acontece toda vez que os saber se deslocam tanto geograficamente conta de escolas assim então como é que aconteceu essa esse deslocamento dos saveiros na idade média com o advento do cristianismo o que aconteceu isso eu fiz um esquema para que você entenda dá uma olhada aqui há mais ou menos assim ó a filosofia começa com os gregos depois o império romano suplantam o império grego né mas antes ele tem um alexandre império helenístico e tal antigamente o alexandre tá dentro da cultura ou da chave cultural grega a filosofia grega vira
helenista a helenista vila romana helenismo e roma ele quase que não se distingue por que roma não teve uma posição filosófica a completamente diferente da grega você já viu isso nas aulas passadas a invenção de roma é jurídica propriamente não e não tanto filosófica digamos assim porque quando o império romano o império romano tá aí e os cristãos vem a filosofia passa a sofrer influências culturais nitidamente cristãs e cristãos a partir de determinado tempo passam a ver com maus olhos a produção que eles denominam de pagan a e os estudos se transmitem agora para a
terra e cecílias os cílios preservam esses manuscritos passam para os árabes os árabes compartilham com os judeus e dos judeus lá no século 12 já os cristãos retomam esses estudos do aristóteles para você ter uma ideia para você ter uma ideia alguns textos do aristóteles não há não há alguns preste atenção nisso em você que é muito sério para alguns textos de aristóteles não ah não ah o texto original em grego para alguns textos do aristóteles a textos mais antigos somente em língua árabe árabe sabia disso se alguém já te falou isso na vida se
você não sabia disso quando você toma consciência disso você precisa oh caraca se não fosse usar a bem da verdade a gente não teria história não teria não teria em alguns manuscritos nós não temos na língua original nós temos na tradução essa tradução é certo é muito antiga mas ela não é original e um desses justamente o o caso do aristóteles muito curioso isso muito curioso isso então assim é a filosofia medieval é uma filosofia complexa complexa eu não posso olhar somente para os cristãos no curso de história da filosofia aqui do canal nós jogaremos
principalmente para os cristãos porque eles mais nos influenciaram primeiro e segundo porque nós não temos tanto tempo assim para desenvolver tudo que nós precisaríamos desenvolver mas eu quero que você guarde na sua cabeça é filosofia medieval é complexa ela não é simplesmente a questão de um lado né verdade com as tévez não sei o que é e são suplantadas pelas pelas iluminações ou pelo sol da modernidade não se resume a isso não vou já te mostrar aqui quem vive na produção dos cristãos havia havia inclusive o que nós chamaríamos hoje sem sem nenhum perigo de
errar e produção filosófica genuína de contestação de racionalidade de sistema eu já te mostrar isso mas antes eu preciso reconhecer uma coisa outro conceito fundamental nessa época é justamente o debate se o que houve ali foi filosofia mesmo ou foi só teologia o que a diferença entre uma e outra na filosofia e teologia aqui a filosofia é esse discurso que como nós já aprendemos antes vai do vai do da passagem lembra do mitos de um lado ao logos de outro ou seja de um discurso narrativo imagético e até lá os deuses são discos cada vez
mais abstratos conceitual e apela à própria natureza é a passagem do mito ao logos é a passagem de um discurso mítico por um discurso filosófico discuti-los o fim então não alteraria os deuses vitória é inviável estudar qualquer pensador da idade média sem nele identificar um pré-suposto qual seja o de que este livro aqui e ontem a verdade ou seja na verdade esse livro aqui tá o qual mais o conhecemos nem tava na sua plena forma você sabe que bíblia nada mais é do que o plural de bíblias em grego quer dizer livro então bíblia significa
conjunto de livros na época esse conjunto de livros aqui estava por ser estabelecido mas o dogma principal de qualquer filósofo cristão é que uma vez estabelecido o conjunto de livros eles não devem ser contestados eles não deve ser contestados e eles são a verdade estabelecida por deus a cruz assim então bem para ti eu primeiro primeiro compreenda o que aqui está escrito eu compreenda o que aqui está escrito isso é uma função da filosofia na idade média cristã e portanto a filosofia na retórica vai ser muito útil na dialética vai ser muito útil você sabe
que a retórica é a arte de falar bem e de organizar de modo estruturado um raciocínio um discurso ea dialética segundo aristóteles é o procedimento filosófico que visa identificar duas teses conflitantes ea partir delas eo ou discordar de uma delas e concordar com uma ou discordar das duas e para uma terceira que não era sequer vislumbrada seja um movimento de dois polos completando da eu de do dialética em vistas a uma superação dessa aparente quase sempre a contradição e a bíblia ou e o pensamento cristão é se apropriam da filosofia para que a os cristãos
passem a compreender o que é aparente contradição e a sistematizar o que é aparente pensamento nublado a filosofia adquire uma função instrumental instrumental e outra você sabe que segundo o alfredo storch aqui raro era o pensador cristão e se denominava filósofo ele se auto denominavam teólogos então eles se autodenominavam teólogos não se ele se autodenomina com teólogos estão tem um debate aí né porque o debate se eles próprios se autodenominavam filósofos então eles não eram filósofos eles eram teólogos e aí mas existem um uma dificuldade porque quando a gente vai enxergar o que eles faziam
e a gente a gente identifica um terceiro elemento aqui é o seguinte a produção filosófica real dessas pessoas ela ela se caracteriza por produzir por manufaturar por escrever os textos que nós contemporâneos julgaremos sem problema algum filosóficos algum algum por exemplo tem dois de vários tá as esse posiciones e as cuestiones e traduzido seriam os comentários e as questões que tem um comentário que é um comentário comentário era um gênero literário barra filosófico já existentes no helenismo comentário consiste em você identificar ou um trecho ou todo manuscrito de um autores consagrados e explicar tim-tim por
tim-tim o que que ele quis dizer a partir daquele manuscrito e adivinha exatamente o que parcela dos especialistas em filosofia ainda hoje na universidade se especializam em fazer nós formado em filosofia eu diria que em noventa e cinco porcento nós não somos na faculdade educados a produzir pensamento próprio mas nós somos educados a produzir comentários há filósofos que vieram antes seja esse antes há 20 30 anos seja se antes a 2.500 anos nós somos formados hoje para ser comentarista de minuciosos de autores ainda hoje e essa é uma herança que eu diria da idade média
portanto os próximos medievais vão fazer muita coisa diferente o que nós fazemos hoje em termos de filosofia de produção filosófica e mais as quests as quests você vai ficar mais de cara ainda quando você quando eu te falo o que que elas significavam uma quest ou uma questão e implicava em um filósofo identificar algumas autoridades geralmente mais de dois mas no mínimo dois e identificar o que nelas havia de contradição fulano falava isso que eu não falava isso havia obras inteiras só a rolando listando concepções contraditórias em pensadores cristãos e essa era isso era um
gênero literário filosófico idade média aí você pensa assim ué se eles estavam preocupados somente em crer que jamais em raciocinar por que diabos então a iris eles inventaram um metro mas na que eles inventaram né isso isso tem isso da herança inclusive lá nos céticos você vai lembrar bem se você assistiu algum dos céticos mas por que que é um próximo medieval que está preocupado em não contradizer a bíblia faz um gênero literário tal qual os céticos sozinho ou seja identificando o que que é um pensador e outro pensavam em termos de contradição com o
outro porque eles não eram tão irracionais quando você pensa meu amigo só por isso quando você quando você tem no seu imaginário que os medievais não conta estavam nada vou dizer uma coisa que pode doer não se prepare você nunca estudou filosofia medieval para falar que você tá falando eu repito vai doer quando você diz e filósofos medievais não contestavam um ao outro é porque você não estudou nada e filosofia medieval o que se tem uma coisa que filósofo medieval faz é contestar um ao outro a entender o fato de haver contestação você pode se
coadunar com a crença básica de considerar a bíblia é verdadeira aqui parte do que significa considerar algo verdadeiro é você tentar interpretá-lo da melhor do melhor modo possível e portanto tentar conciliar pensamentos aparentemente divergente isso acontece o tempo inteiro com você na sua vida na sua vida você que se julga hiper ultra mega racional não consiste apenas em investigar os fundamentos das suas crenças para pensar e quase sempre a racionalidade que você é selfie quase sempre odiei noventa porcento duas vezes aceita determinado os princípios ea partir deles tenta construir pensamentos você aceita determinados princípios ea
partir deixo um é tenta construir pensamentos todo mundo é assim a gente não para para contestar em investigar cada princípio de onde veio a gente aceita alguns princípios ea partir deles tenta construir pensamento do mesmo modo procediam os filósofos cristãos medievais para você ver então a complexidade da produção filosófica dele é uma posição filosófica aqui primeiro tem lastro na antiguidade as quests e segundo tem consequências inclusive na contemporaneidade falei para você se você for fazer filosofia hoje você vai aprender a ser um comentarista de um pensador muito provar bom então assim a prova e sua
língua falar de filosofia medieval que eu estou brincando mas o objetivo de esclarecer mais sobre esse período e não e não sedimentaram preconceito que provavelmente você tenha entendido né bom então é isso para introduzir o pensamento medieval eu quero que você tenha uma palavra na cabeça um plexidade não reduza o pensamento medieval cristão nem a obscurantismo e nem a romantismo entende obscurantismo das trevas inquisição romantismo princesas castelos cavaleiros rota 1 e não é isso mas esquece isso esquece isso é outra coisa é outra coisa temos que fazer outra coisa tá bom então sigamos nós temos
de helenismo e filosofia cristã para gente ir para o primeiro tópico da hora depois da introdução como é que a gente identifica ali no helenismo helenismo a transição para a filosofia cristão a primeira coisa que a gente tem que ver é que no helenismo você sabe gregos romanos judeus e cristãos como viviam vou pedir ajuda da naty naty falei para eles o com bom é um filme chamado agora agora é um filme ali eu não me engano é uma junção do reino unido com a espanha para fazer um filme sobre a vida da filósofa hipátia
hipátia cama filósofo que viveu em alexandria era um dos centros culturais da antiguidade helenística tardia e essa cidade era uma cidade que congregava convivência e cristãos gregos romanos e é a típica é o típico retrato do que eu quero dizer para você aqui do período helenístico essa efervescência cultural essa mistura mais ou menos mistura porque na verdade é eles tinham ali cada um o seu entorno cultural mais ou menos de limitado mas ele também com o vigiam ele também discutiu ele também tentavam convencer uns aos outros o nome do filme é agora agora eu quero
que você assistir a esse filme que você vai gostar a caracterização histórica que é feita ali é mas eu já te adianto e talvez você saia odiando que estão depois do filme eu saí mas tudo bem então vamos ver como é que era essa convivência conceitualmente para que a gente entenda o início da filosofia cristã é um tem um filósofo judeu o primeiro povo judeus para depois ir para o inscrição chamado filon de alexandria e viveu ali do século 20 culpa do século 20 do ano 20 antes de cristo até o anos 50 depois de
cristo 70 anos de vida ele ajustem notícia fez uma das primeiras junções é sincretismo sincretismos entre o que diziam os gregos e o que diziam os novos convertidos ao monoteísmo né então tu judeu como cristão a mochila mas ali a junção de uma obra do platão chamada ti meu sobre a qual nós não falamos na aula de botão é uma das obras tardias um dos jogos de maturidade do platão oi e o texto um da bíblia o gênesis gênesis ó no time lute mil na verdade o que meu é um diálogo em que o sócrates
na verdade não é o sócrates é um dos é um dos poucos jogos em que o sócrates não é o protagonista é um dos poucos de aulas em que o sócrates não é protagonista é uma história dentro de uma história dentro de uma história entre uma história como platão do lavar fazer em que um sacerdote egípcio egípcio fala o quanto a tradição do egito ea tradição ateniense são iguais em termos dos seus ancestrais ou em termos da deusa atena que favorece as duas olha que curioso né egito e grécia ele muito próximos em termos de
crenças míticas e esse sacerdote e começa a narrar lá pelas tantas de modo alegórico você já sabe o que que é alegoria eu já te expliquei isso na aula de platão inclusive como é que teria sido a o surgimento do universo o ultimate do universo teria sido a partir de um demiurgo essa é a palavra grega demiurgo seria um criador a não criador no sentido de criar do zero ele seria muito mais alguém uma divindade e vídeo lembraria o mundo das formas e das ideias sobre o qual você já sabe o e selecionar e as
ideias e as transformaria essas ideias que são só conceito e sobe situações em coisas mais materiais planta que chama alegoria senão um discurso conceitual abstratos é uma história imagética vamo lá lá pelas tantas no timeu o platão coloca na boca desse sacerdote essa criação essa junção essa sistematização essa era a realização essa estruturação da realidade o demiurgo ele não chama de deus nem tells ele chama de demiurgo vídeo umas ideias ea partir delas tenta selecione as ideias e faz a realidade né e essa é a alegoria do time e que o filme faz o fio
não tenta dizer que seriam um precursor do que os gênesis relata o genesis você sabe mostra deus criando o mundo a partir do nada eu é um criador é para os judeus e os cristãos enquanto no timeu o demiurgo cria o mundo a partir das formas das ideias eu falei para você na hora de cartão que era uma mesma coisa o deus dos judeus cria o mundo a partir das formas na mente de deus porque assim você há de convir comigo que a narrativa platônica mostra um deus que não é onipotente é um deus que
pega as formas que já existem antes dele ea partir delas cria a realidade aqui sua incompatível com a figura de deus judaico-cristão qualquer coisa de deus do cristão é onipotente nada existe antes de deus deus é o criador de tudo ou então adaptação do chile é dizer que as ideias existem na mente divina missão de meio que concilia a teoria das formas do platão para que essas formas já não tem um mundo só delas e as formas agora residem na mente divina e as articula para criar realidade como um todo então é uma das primeiras
são os mesmos registros que a gente tem de tentar conciliar de um lado o que os gregos disseram e de outro as verdades reveladas pelo texto sagrado da bíblia então o primeiro elo nós temos é justamente ou quilo filon de alexandria pilão de alexandre a a nota a guarda isso tá aqui isso é essencial se eu sair de uma concepção a grega em que as ideias não residem na cabeça das pessoas eu já te liguei isso aí residem no mundo que é além desse mundo sensível não vai não faz sentido dizer que em cima nem
embaixo nem do lado nem do outro porque em cima embaixo do lado do outro já é até lá para o sensível é um mundo outro que mundo é esse é o mundo inteligível e agora esse mundo inteligível passa a se localizar na mente de um criador de um criador e esse essa é uma transformação cultural é decisiva decisiva a ideia tinha um campo específico da realidade agora ela passa pela mente do criador se você já arranjou um pouquinho de filosofia moderna você vai saber que na modernidade essa ideia estava no campo sozinho passa para mim
seu criador vai passar para mente humana um de kart maciços é para aulas futuras mais tá aqui a gente tá no movimento de como as ideias se transformam então assim é o próximo passo agora uma vez que a gente já descobriu como é que os gregos romanos e judeus e os cristãos conviviam e na figura do chillon se operou essa transformação do que os gregos concebiam o que os novos monoteístas concebiam como agora nos concentrar no seguinte vou ver como é que é do cosmopolitismo helenista surgiu o universalismo cristão que coisa o coletivismo que que
é universalismo vou te explicar vou te explicar olha lá última politeísmo e o budismo é um conceito que diz o seguinte é um conceito de que o ser humano não é mas concebido como pertencente a uma polly mas em sua natureza humana ea herança helênica e em seu conceito de pessoa de direitos e deveres que a herança romana se você não entendeu nada desse conceito é porque muito provavelmente você não assistiu à aula passada em que eu é a herança grega ea herança romana porque a gente considera como o ocidente lembra que eu falei que
uma característica do helenismo é que uma vez que o alexandre conquistou a grécia aquela estrutura das polícias não mais existe lembra que para o aristóteles o homem é um animal político não porque o homem é um animal que se candidata acho que o homem só faz sentido de ser entendido ele tá entre os seus iguais homens quando ele vive na pólis e portanto entre iguais nesse dito como animal político cruz helenistas é o é bem diferente porque como não há mais pólis que é o plural de pó lixo e passa a ser entendido por outra
concepção agora por outra concepção é um homem passa a ser entendido de modo muito mais interno do que externo eu tinha amarrei essa essa transformação o homem não passa a ser o político ele passa a ser o cosmo político o cosmo polita porque a palavra cosmo exemplo aqui o que o homem passa a ser identificado pela pela sua pertença a um universo que e vai muito mais além esse próprio homem passa a ser visto como apenas um fragmento que faz parte mas só faz sentido enquanto parte desse esse cosmos essa organização dessa estruturação é um
homem passa a ser entendido não mas como é propriamente como indivíduo nem como o cidadão mas como mas como alguém que tem uma natureza humana que nada mais é do que um reflexo desse cosmo ele lembra que eu te falei que isso é um microcosmo o homem reflete um macrocosmo e a realidade universo natureza o homem é homem na medida em que ele não mais mora numa cidade mas na medida que ele tem uma natureza humana e não é diferente da natureza do cosmos inteiro no qual ele se insere se lembra disso então hoje eu
coloquei aqui no conceito quase uma coletivismo ao conceito de que o ser humano não é mais concebido como pertencente a uma pode escovar com aristóteles mas em sua natureza humana é uma herança do helenismo ali oi e os romanos como também são impérios acrescentam outra coisa o homem agora passa a ser entendido como uma pessoa lembra que a os romanos como inventam o direito inventa um conceito de pessoa como sendo uma entidade que transcende de certo modo o indivíduo físico de carne e osso o que garante direitos mesmo após a morte física exemplo você não
pode caluniar você não pode difamar alguém mesmo que esse alguém seja morto fisicamente porque ainda tem direito a imagem antes que você de pessoas que vocês natureza é um conceito que remete esse código apolitismo ou seja o homem passa a ser entendido não mais como grego e ainda mais como romano mas como alguém tem uma natureza humana e alguém que uma pessoa direitos e deveres isso tudo são precedentes porque hoje a gente considera como indivíduo mas um terceiro ingrediente fundamental é noção cristã aqui que eu vou já te explicar mas eu quero que você tenha
entendido és anti entendeu você não entendeu coloca uma dúvida que escreve aqui que eu escolhi essa dúvida para você então assim assim é uma situação do cícero que eu te mostrei aula passada ele fala lá o direito do cícero vem dessa física alice fica essa fiz desse cosmo existe uma verdadeira lei que a razão em conformidade com a natureza e disseminada em todos os seres sempre de acordo com sigo mesma imperecível que nos leva de forma imperiosa a cumprir nossa função nos proíbe de cometer fraudes e até mesmo nos afasta disso esta lei a idêntica
em atenas e roma oi hoje e amanhã trata-se de uma só e mesma lei eterna e imutável e rege todas as nações e em todos os tempos essa é a concepção essa é a concepção helenista e cosmos que é ordenado estruturado e que também fornece o modelo de onde nós dois vamos as nossas de leite não bastam ambar câncer é cópias de roma e atenas é escorpião a natureza o cosmos lembra disso aula passada essa é a concepção helenística digamos assim que vai até roma mas como a gente vai e os cristãos e ao passo
que os alienígenas são esses cosmopolitas os cristãos passam a ser universalista porque universalista o que agora a mudança significado de se dará da seguinte maneira agora o homem passa a ser não mais considerado como alguém que tem uma natureza importante faz parte do cosmos e da fiz e como alguém que é sujeito de direitos e deveres e portanto como uma pessoa o homem passa a ser considerado como filho de deus em todo o homem passa a ser igual e não porque tem uma natureza humana não porque é sujeito de direitos e deveres é uma pessoa
mas porque é filho de deus e essa é a diferença entre cosmopolitismo e universalismo olá você sabia que a palavra católico da igreja católica a deriva de uma palavra em grego chamada católicos que significa universal sabia disso e você sabia que o nome da igreja universal não é à toa universal é católico boa sorte católico é uma palavra de origem grega e universal uma palavra de origem latina e quando o a igreja universal fundou-se o se fundou né ela queria resgatar a ideia original de transmitir a crença cristã e para virtualmente todo mundo por isso
universal por isso católico mas da onde é que deriva isso das sagradas escrituras deriva certamente do novo testamento porque o antigo testamento que é eminentemente judeu você sabe disso essa diferença básica entre judeus e cristãos e judeus acreditam ao velho testamento apenas eles estão acrescentam ao velho o novo testamento que é os inscritos que são os escritos a partir da vinda do cristo jesus ver mais pista de gálatas aparece o seguinte e não há judeu nem grego nem escravo nem livre nem homem nem mulher todos sois um no cristo jesus quem sabe o poder que
esse escrito que tem em termos de transformação na história do pensamento o que que ele tá dizendo aqui aqui é um grego um romano e jamais aceitaria e você tem consciência disso de que é um grego ouvindo isso um romano ouvindo isso acharia isso uma babaquice o melhor dizendo que ser mais fiel a palavra achareis uma barbaridade é palavra bárbaro você sabe é de origem grega o bárbaro é todo aquele que não é grego e quando os romanos assimilaram a cultura grega passou a designar todo aquele que não é pira com humano ou seja troca
ele que não partilha da minha língua por aquele que não partida da minha cultura do meu modo de ser alguns dizem que bárbaro ter iva de uma onomatopeia babá e balbuciar diz não saber falar cuja fala é incompreensível e o que a bíblia tá dizendo na epístola aos gálatas é que quer ir para aí não não tem tales de mileto não tem diógenes de sinope não tem a demócrito de abdera eu não tô que todos os nomes dos antigos são acoplados a uma cidade é o que o que é epístola de gato está falando não
tem não tem judeu não tem grego não tem escravo não tem homem livre não tem homem não tem mulher todos sois um no cristo jesus isso é uma espécie de igualamento das pessoas sem precedentes na história até então e adivinha quando você considera que as pessoas são iguais você não está sendo grego você não está sendo romano você está sendo três então você sequer está sendo judeu já está sendo cristão terem consciência disso tem a partir de agora nota você não acredita na bíblia eu tenho aqui você não frequenta igreja se você não se considera
crente mas você acredita piamente na igualdade intrínseca entre as pessoas essa ideia nasce no cristianismo você sabia disso coisa paga seu tributo o cristianismo a partir de agora a região norte aqui está nascendo aqui é a semente da ideia de igualdade moderna sem o advento do cristianismo nós não teríamos essa ideia um grego eo romano partem de uma concepção hierárquica de um universo de cosmos de fiz a hierarquia a algumas pessoas melhores que outras é dada para gregos e romanos para cristão joão mais às vezes era santo tirso é uma vez que você entendeu esse
background esse pano de fundo esse panorama sobre a passagem do helenismo para o cristianismo e a a transição conceitual que ela opera que tem condições e influências ainda hoje vamos propriamente aqui para teoria para ética eu quero sabedoria cristã então seguinte quando a gente fala de teorias sabedoria ética eu tô me referindo principalmente a este livrinho aqui ó do luc ferry aprender a viver tanto ele quando a história da filosofia cristã aqui do gilson e do benê e é tem a mesma ideia para interpretar ele só que o sacristão porque acho que essa é a
idade deste livro e ele para interpretar a filosofia como um todo o que é a chave de interpretação da filosofia esse uma boa chave tá e não é minha chave pessoal mas eu acho que é uma boa chave a filosofia é um tipo de abordagem em relação à realidade que não se confunde com a religião não se confunde com a arte e que opera em três em três câmpus dois campos são eles a teoria a ética é sabedoria teoria a ética ea sabedoria então assim a teoria é a parte da filosofia que visa a duas
coisas primeiro primeiro vou tentar estabelecer qual é a natureza da realidade segundo dentária estabelecer quais são os instrumentos que nós temos para conhecer a natureza da realidade repito primeiro a tentar estabelecer a natureza da realidade e que é realidade é composta o segundo tentar estabelecer os instrumentos para que nós conheçamos a realidade podemos conhecer a realidade isso em jargão mais contemporâneo de um lado se chamaria metafísica e de outro lado se chamaria epistemologia o ferri chama esse de teoria mas ele ele lança mão de uma etimologia você sabe que é tecnologia e ciência que estuda
as palavras na sua origem e a etimologia da palavra teoria é curiosíssima eu quero parte de aula com você porque tem a ver como funcionários da filosofia cristã a teoria significa em grego theos deuses e oria vem de hórus que significa ver olha que interessante teoria na etimologia significa vislumbrar divindades vislumbrar deuses como assim victor uma palavra que significa vislumbrar divindade significa uma coisa completamente diferente hoje não é não é porque você tá na cabeça a divindade que ele está e não necessariamente e divindade para os gregos ou feels a para os gregos significa aquilo
que é essencial aquilo é mais importante aquilo que é mais significativo aquilo que realmente importa isso tudo está dentro da semântica de telas então contemplar a divindade significa contemplar aquilo que há de mais essencial na realidade aquilo que há de mais significativo na realidade aquele que é de mais importante na realidade isso é teoria contemplar o que há de mais essencial na realidade tanto para estabelecer a natureza essencial da realidade metafísica quanto para saber se as condições de possibilidade de ao contemplar essa natureza epistemologia isso a teoria se a teoria a ética eu já te
falei algumas vezes é a parte da filosofia que tenta estabelecer nortes de como nós devemos nos comportar uns em relação aos outros como nós devemos nos comportar em coletividade saber se o que é justo que não é o que é bom aqui não é isso é a ética se uma parte da filosofia e a outra parte da filosofia é sabedoria essa a gente quase sempre esquece mas o ferrari red gata é por isso que eu quero resgatar essa noção ela sair para gente entender pelo primitivo cristianismo e no ferry a filosofia nasce e não do
nada ela nasce a partir de algumas condições e em concorrência com outros discursos que visavam a dar as mesmas respostas para condição da filosofia nascer a condição é uma e só uma nós somos seres seres que e morremos que irão só nós temos consciência que vamos morrer e esse é o fato fundante da filosofia oi naty faz a propaganda aí do daniel do livro filosofia para mortais filosofia para mortais a ideia de que nós filosofamos nasce dessa premissa nós vamos morrer e ao contrário do eros que é o meu gato que também aqui deitado dormindo
nós temos consciência que vamos morrer é importante somos impelidos somos impelidos a primeiro tentar entender o que é composta essa realidade para que nós lidamos melhor com ela segundo em termos e compreender se nós de fato enxergamos a essência sou só as aparências eu passando a filosofia por excelência 79 comigo se você me acompanha no curso até aqui o terceiro mas temos que tentar estabelecer minimamente como é que temos que nos comportar o em relação aos outros ética e quarto cara e aí a gente foge como é que a gente supera e como é que
a gente lida com angústia com ansiedade que é saber e vamos morrer e como se isso já não é mais ou menos nome da ética segundo ferri também já não é mais do âmbito da estrita metafísica epistemologia né da teoria que ele chama e a nossa angústia é nossa ansiedade em diante da consciência de que somos mortais que nos impede para outro tipo de abordagem e ele chama isso de sabedoria ou salvação a religião dá uma resposta para a salvação é mas a filosofia também da entendi é isso que eu ferric é resgatar algumas filosofias
de dão resposta para como lidar com a morte mas a religião também dá na filosofia cristã a idade média o que aconteceu foi que o discurso de sabedoria esse discurso de como lidar com a finitude com a morte por algum motivo se tornou mais persuasivo e portanto conquistou mais gente e o discurso anterior dos gregos e dos romanos e a pergunta é por quê é porque o que que em determinado momento da nossa história humana nós paramos de ser greco-romano o que nós temos tanto uma teoria conta uma ética não tomar sabedoria os veículos romanos
porque nós deixamos de ser gregos e romanos e passamos a aceitar a teoria está a ética cristã é sabedoria acreditar o que é somos mil anos nisso o que é uma pergunta instigante lá vem comigo então essa parte da aula para você tentar descobrir e olha lá g1 e do logos em pessoal ao logos pessoal quero logos impessoal para gente tentar investigar essa teoria grega que progressivamente se tornou uma teoria humana que progressivamente se tornou uma teoria cristã e eu quero logo sem pessoal dos greco-romanos e qual que é o logos pessoal dos cristãos se
você se lembra de que ir na aula do heráclito nós primeiro falamos da palavra logos a verdade foi na aula anterior de pré-socráticos mais um araketu nós conceituamos fogos heracto logos é tanto discurso a palavra preferida quanto um princípio unificador de todas as coisas é o logos que garante que o universo harmônico estruturado organizado e que ele é perfeitamente compreensível por nós porque também nós possuímos logos capacidade de articular em palavras em palavras o que o universo é em sua essência e aí tem aquelas aquelas concepções que tanto heráclito conto platão contando história desconto históricos
epicuristas céticos cínicos compartilham que a noção de imanência lembra disso imanência é a noção de que de que é a realidade é uma só não tem nada além da realidade não tem nada além da realidade a x a realidade é divina e deus é físico é tudo imanente fazem parte da mesma realidade a fazer parte da mesma realidade isso é um conceito que permeia a mentalidade greco-romana por isso é regulado por um logos que não é sobrenatural é muito do seu natural vamos orar que tu diz lá só uma coisa sábia conhecer o pensamento que
governa tudo através de tudo é justamente o logos e que é sábio é compreender que a realidade inteira é estruturado organizado e por isso mesmo bela e que nós podemos muito bem essa sala porque nós de temos esse logos internamente e também lá fora até hoje plantas é sábio que os que ouviram não a mim mas ao logos reconheço que todas as coisas são um lembra tudo é um o planta ren tudo é um e o logos helenista é ordenação moral e estética da realidade se lembra lembra realidade para os helenistas descobre floristas é uma
realidade estruturada multi próxima dessa realidade cósmica dos pré-socráticos em relação à justiça e beleza em tudo que a porque tudo que é a belo e organizado então lá pelas tantas o cícero diz não é possível emitir juízos verdadeiros sobre os bens e sobre os mares sem conhecer todo o sistema da natureza e da vida dos deuses deuses aqui ainda são os deuses e imanentes que se confunde com a natureza nem saber se a natureza humana está ou não de acordo com a natureza universal ou seja agora eu saber o que é certo e errado eu
tenho que saber se a minha natureza corresponde a natureza do cosmo lembra é um logos muito muito impessoal são logos muito e impessoal primeiro ele está em mim enquanto discurso enquanto capacidade de organizar e articular em palavras o que eu vejo mas ele tá em mim não porque ele é meu de modo particular de modo individual ele tá em mim enquanto natureza humana é a natureza humana é organizado a natureza como um todo organizada estruturada e bela e eu tenho uma capacidade de formular lá encontra estruturada organizar libera porque eu tenho esse logos mas esse
logo hoje não é meu e encontrou o indivíduo ele é mesmo enquanto ser humano tem que tem uma natureza humana a história isso tudo muda e isso tudo muda a concepção cristã passa a ser não mais imanente erro de natureza a concepção cristã passa a ser transcendente transcendente ou seja de um lado tá fiz a realidade e de outro está deus hotels deus não segue as mesmas regras e leis que a realidade tal qual nós reconhecemos porque deus é anterior à realidade ele a cria ele pode fazer o que ele quiser mesmo que isso contrarie
ei ontem aí modo como nós compreendemos a realidade são joão um o apóstolo falar sozinho a princípio já existia a palavra algumas vidas algumas vidas produzem isso para verbo né a sabe que o joão tá escrito em grego na o grego koiné quero grego falado na época o grêmio comum grego koiné e no princípio já existia a palavra no original tá escrito logos e até aqui um histórico concordaria perfeitamente vai ter por isso eu concordaria perfeitamente um grego-romano com quadro perfeitamente os latinos traduziram esse logos original para verbo por isso algumas bíblias traduzem para verbo
no no princípio já existia o verbo e aí a palavra eu tô colocando palavra porque eu tô utilizando repito está essa bíblia aqui ó essa bíblia aqui a bíblia do peregrino a princípio já existia a palavra logos verbo ea palavra se dirige à deus ea palavra era deus e aí o primeiro verso um grego um greco-romano com padaria o segundo verso greco-romana concordaria o terceiro verso o greco-romano e jamais jamais concordaria ea palavra era deus aqui uma identificação entre logos e deus criador que é mais difícil de você dizer a não ser que você parta
vamos lá vamos ter vários caridosamente o que é um princípio de interpretação tá não tô inventando só não sei que você passa de uma ação imanente eu uso é igual ao logos tudo bem mas não é essa a concepção de logos que está em joão ok vamos continuar vamos continuar e logo em seguida aparece esse trem aqui a palavra logos o verbo se fez homem putz aí acabou aí rompeu completamente contradição o e acampou entre nós contemplamos a sua glória aí acabou velho ele não tem aí não tem impossível agora de um grego de um
romano ainda tá isso aqui e como assim como assim a palavra o logo se fez homem logos não é um homem por um grego-romano logos não é um homem logos é a estrutura intrínseca da phisis e do cosmos o logo usar no máximo a capacidade que cada um tem quanto humana humanidade ponto natureza humana de articular essa estrutura logo não é um homem e vai sentir o congrego mais sentido romano dizer isso quem sabe quando um cristão fala e conhecereis a verdade o que é verdade vos libertará o que é verdade nesse o mc trecho
é cristo porque dogma fundamental o cristianismo é que o logos importante a verdade não está mais na estrutura do universo não está mais na capacidade de raciocínio de cada um o logos é cristo importante a verdade também a cristo e conhecereis a verdade ea verdade vos libertará é conhecer esse cristo cristo vos libertará e é isso que se três vai dizer e esse é o dogma central que diferencia uma tradição da outro logo isso não é mais impessoal logos é pessoal essa é a concepção de teoria cristã é a essência da realidade para um cristão
e a cristo é cristo essa é a essência da realidade essa é a teoria esse é o vídeo número de deus para que deus aqui passa a ser aí sim uma pessoa e não mais a realidade como um todo é isso fundo uma tradição e segundo a tradição o felipe falou o seguinte desse trecho é o que conta antes de tudo agora depois dessa concepção de transformar não é mais a inteligência mas a confiança dada a palavra de um homem o homem deus cristo que tem a pretensão de ser o filho de deus o logos
encarnado apito o que conta antes de tudo não é mais a inteligência mas a confiança dada a palavra de um homem um fiança é chave porque confiança vende fibras vidas e filha está origem palavra fé a fé se a verdade agora o logo hoje agora é cristo e é uma pessoa para eu conhecer esse logos eu não preciso mais de um discurso articulado tudo que eu preciso é e confiar e confiar daí a mudança do chave dos cristãos em relação aos gregos e os romanos de abordagem da realidade olha se eu aceito que o que
há de mais essencial na realidade não é mais algo impessoal como logo os antigos mas é algo pessoal como logos encarnado eu vou para segunda parte da teoria é conhecer os instrumentos de conhecimento dessa realidade lembra qual é o instrumento mais adequado para conhecer é um logo esquece pessoal quer encarnado articular um discurso de modo racional entre soluto é confiar mas você conhece uma pessoa você tem namorado namorada mulher marido e aí você conhece essa pessoa que você tenta de escrever lá racionalmente você tenta fazer uma análise científica dela não se confia nela e você
está querendo como fiar desculpa e fraseio você está querendo conhecer a pessoa que você ama de modo estritamente abstrato conceitual você tá fazendo errado e aí você já por isso que você briga tanto com ela irritou conselheiro amoroso agora e eu te conhecer uma pessoa que precisa antes de tudo confiar e não escrever lá científicamente o que é uma chave parte importante de vida sabedoria esse que o bichinho faz só que ele faz isso com a realidade como tudo e aí você entende o poder do testemunho no cristianismo para você se converter ao cristianismo e
encarar a essência da realidade que é deus um cristão genuíno não vai chegar em você envia tratado de filosofia cristão genuíno vai te mostrar um testemunho de como é que essa pessoa não acreditava e aí como é que era a vida dela é mostrar alguém que tem uma vida muito deplorável muito sofrível e vai mais talco o com agora ela tem uma vida boa agora ela é resumida bom agora ela é aconteceu a salvação a partir daí você alcança a realidade na sua essência que é cristo você passa a não a conhecê-los modo o conceito
abstrato se passar confiar e confiar nossa então porque para um cristão ir para um filósofo cristão a fé é muito mais importante que a teoria eu não sei que vai saber o que a concepção de realidade o dia essência de realidade com cristão agora não é mais uma noção de logos impessoal o que é uma nação de logos pessoal então alguns que é pessoa que é cristo modo mais mais acertado de você abordar web mediante confiança não mediante conceito de abstração se você entender isso você entende muito melhor aqueles remédio e val eu diria até
você entende muito melhor relacionamentos humanos a um relacionamento vai então entendi isso essa concepção de teoria cristã a teoria cristã parte da essência da realidade que é um logos pessoal e o modo de conhecer esse logos não é via conceito de abstração é via testemunho confiança estabeleceu-se então uma nova forma de abordar a realidade o que você entende você tá preparado para ir a segunda parte o resto é a parte mais propriamente ética ética da a filosofia cristã e débito e virtude está previsto para os gregos é até eu te expliquei isso quando a gente
tiver o dinheiro história se você não viu lá e aristóteles eu te aconselho fortemente a vila yara até antes do aristóteles até isso qualquer em grego significa arquivo que você pode fazer de melhor esquerda é por isso que o olho tem uma área até tem uma virtude quer enxergar é isso que ele faz de melhor é preciso o cavalo tem uma virtude tem mar e terra cavalo tem abertura de correr porque é inscrito faz melhor é por isso que eu sou o dado tem mari tá é porque ele é muito bom em guerrear essa é
a virtude dos soldados tem um vídeo eu acho que usando aqui no canal e um inscrito perguntou fica virtude e aí eu falei assim a virtude para mim é montando esse conceito de da grécia né ao médico a virtude para mim a fazer aquilo que você faz de melhor em seguida eu expliquei dos gregos fazer de melhor é seguir a sua aptidão a sua habilidade que já nasce com você e agora stories fazer melhor é fazer a aptidão que é propriamente humana ou seja acionar lembra que nós falamos que a virtude por excelência a maior
virtude que a não ser humano é justamente intelecto e dentro do intelecto associa faz a divisão para o conhecimento pelo conhecimento e pro cristão passa a ser outra coisa passa senão mais fazer aquele que você faz de melhor passa a ser você obedecer a palavra de deus de cristo ser pedroso ser humilde ser compassivo bloquear essa transformação o seguinte o seguinte é a virtude à virtude cristã aquela parte do seguinte pressuposto e eu mencionei essa historinha da pessoa que perguntou essa coisa porque se essa pergunta fazer um vídeo esse vídeo gerou um comentário e um
comentário de uma pessoa foi a seguinte oi me responde tenta me resultar né fala assim o que você tá falando aqui é ver tudo errado porque porque naquilo que eu faço de melhor fosse assim um assassino silencioso porque o assassino faz de melhor assassina pessoas essas são as pessoas não há virtude o ex um cristão na sua mais pura essência e eles um cristão na mais pura essência esse comentário que a pessoa fez é cristão puro e aí você parece pouco mas eu faria as comentário então olá você que estão mesmo que você não vai
igreja mesmo que você não ia bíblia ser dou a concepção cristã de virtude o que é concepção cristã de virtude qualquer concepção cristã de virtude da maior do que eu fui fala e no plano da moral e essas desigualdades não tem nenhuma importância que desigualdade são essas os gregos os gregos os homens são desiguais não é que eu te falei isso já os cristão não é escutar ser feliz porque os cristãos importa apenas o uso que fazemos das qualidades recebidas no início não as qualidades em si o que é moral ou imoral é a liberdade
de escolha o que os filósofos que vão chamar de livre arbítrio e os cristãos você é virtuoso não na medida que você nasce sabendo fazer uma coisa muito bem arrumada para os gregos grega normal alguém ser mais virtuoso que outra pessoa porque isso seria decorrência de uma condição natural ou seja algumas pessoas nascem para ser inteligente por as pessoas não nascem pode está triste fala isso inclusive a acho que nossa inteligente elas têm muito mais condições serem virtuosos que senão a ciência natural é assim que é o bicho vai dizer assim para você não não
o mesmo que você massa inteligente você só vai ser virtuoso e se você escolher direcionar essa inteligência personalidade verdadeira personalidade que deve ser alcançada só o fato de fazer fazer bem uma coisa não significa que você virtuoso porque a verdadeira virtude está no modo como você escolhe direcionar a sua habilidade e agora sim vítor desceu abriu não é óbvio né se lembra do comentário da minha da minha resposta da pessoa a pessoa fala assim mas assim não ser virtuoso sabe que tem um grego responderia quem seria meu gmail o que que você acha que aquiles
foi o que você acha que o dirceu foi que você acha que hércules foi você acha que eles foram estão caridosos com passivos são modelos de comportamento para a atividade inteira assassinos violentos todos eles isso não os fazia - modelos da sociedade o quê porque a interpretação do que é ou não é virtude não está não está somente como cuscuz estão fazem no uso o que você escolhe dar as suas habilidades mas consistem nas habilidades mesmas e todo mundo antigo faz todo sentido você admirar alguém que tem habilidades os cristãos rompem com isso me contem
com isso é o que vale não é habilidade e vai agora é o uso que você dá essa habilidade que é bom mal o desejo que é bom mal e o interfone está tocando e a evelyn não tá aqui e vai ficar tocando se não vou deixar vocês lá mas deve ser alguma encomenda vai ficar lá no sofá tô escutando o telefone tocando e você me dá 15 minutos a parou de tocar para estudar hoje é sexta eu me desconcentrei tá voltei e se você entendeu o que eu acabei de falar com você entendeu eu
acabei de falar e para isso tá porque quando a gente fala sobre mídia acrítica central do nit em relação e em relação ao cristianismo central é justamente essa modificação e o cristianismo faz entre o que era virtuoso na antiguidade o que passou a ser virtuoso em relação à após o cristianismo e portanto a modernidade inteira batatas a crítica vou repetir do nit é inteira direcionada a essa mudança de concepção do que é o que não é virtude inteira se você não entender isso aqui você não entende nada do que a gente tá falando o cristianismo
nada você não entendeu isso volto vídeo veja isso quantas vezes for necessário e me procure para ti que eu te expliquei caso você não entende de qualquer jeito mesmo oi gata o motor está muito doido bom então essa virtude cristã bom então o fenrir continua ele falou o seguinte e no plano moral o cristianismo a perda portanto uma verdadeira revolução na história do pensamento uma revolução que ainda se fará sentir até na declaração dos direitos do homem de 1789 hoje herança cristã nesse aspecto é indubitável pois talvez olha lá olha lá talvez pela primeira vez
na história da humanidade essa é a liberdade e não mais a natureza que se torna o fundamento da moral e esse aqui é muito união eu te amo tchau e é porque você não se espanta com isso porque para vocês já tá dado para você fazer um pinto mas você viu você é óbvio cara é óbvio é óbvio mas o que eu tô te chamando aqui eu tô te convidando aqui é para que você enxergue isso no plano do panorama das ideias a história das ideias se você colocar a liberdade como fundamento da moral é
o abriu hoje é que se você não compreender que por um antigo é isso não era dado você vai é incapaz de compreender como é que os antigos se comportavam incapaz é bem capaz e quando o cristianismo insere a noção de liberdade para entender o que que alguém moral ou não é moral ele inaugura toda uma tradição não só ético que a nossa se você não entende código código penal você não entende nenhuma nenhuma legislação moderna se você não entender isso aqui é mas ele tá dizendo o seguinte também e nós só compreendemos mas só
compreendemos e o que é o bem eo mal e agora se antes nós aceitamos que os seres humanos escolhem fazer o bem e escolhem fazer mal o que quero o bem o mal antes dos gregos é bem era fazer de modo excelente alguma coisa é um homem bom antiguidade para o homem que perto amava a uma habilidade de modo excelente esse é o nome é bom o que é um homem bom partir do cristianismo e até hoje é o homem que direciona a sua habilidade tão valor anterior a saber o valor de caridade o valor
de compaixão o valor de humildade ah entendi é isso isso é decisiva nossa cultura está presente em qualquer código qualquer lei qualquer código de conduta até então a cada um nós temos chamado aqui é o que mais tem outra sair do serviço eu quero ler para vocês ele fala uma vez que o livre arbítrio é posto como fundamento da ação moral uma vez que a virtude reside não nos talentos naturais que são distribuídos desigualmente mas não uso que se decidi fazer deles a liberdade em uma liberdade em face da ênfase não em face da qual
estamos todos em igualdade então é óbvio que todos os homens equivalem oi piti por quê que é óbvio que todos os homens equivalem porque agora concepção de homem e do homem tem livre-arbítrio pois aqui não é não é dada pelos gregos segundo você é bom na medida não é que você nasce com talentos naturais como era para os gregos mas na medida que você escolhe fazer uso desses talentos e de acordo com a concepção de bom e mau e nisso todos os homens equivalem você pode não ser mais inteligente que eu você pode nascer mais
bonito mais bonita que eu pode nascer mais que eu em muitos aspectos mas isso não defende você que define você é o uso que você faz dessas suas habilidades beleza sabedoria e inteligência melhor dizendo nisso todo homem é igual domingo a mata o que faz agora o homem não é mais suas habilidades naturais mas a escolha que ele faz para usar essas habilidades e eles a noção de igualdade completamente moderno e você ainda essa noção de igualdade e essa noção que faz com que nós todos sejamos um e ninguém melhor que ninguém mais curta acredita
então isso remonta o cristianismo porque por um grego obviamente algumas pessoas são melhores que outros para o romano evidente algumas pessoas melhores frutas para o cristão jamais porque eu que diz se você é melhor uma que eu é o uso que você faz responsabilidade nossas habilidades nesse e essa ideia de humanidade que a gente tem hoje essa ideia de mandar a gente tem hoje e você tá vendo nem que a gente meus você tem essa ideia ok e você é cristão você não acredita em deus mesmo você não foi com a igreja falei para você
que eu ia tomar só isso o celular e aí a gente vai para a última baixo da aula oi e a partir para mente sabedoria essa parte da ética a gente vai parte da teoria à parte da ética igual a parte da sabedoria é fundamental para que o cristianismo tenha ganhado da sabedoria helênica é uma transformação conceitual que ele opera diante da concepção de morte lembra que a sabedoria nasce da necessidade do homem de lidar com a morte com a finitude e como é que o izalene conte lidar com a finitude e vamos ver como
é que os cristãos irão com a finitude vamos ver lá oi oi cururu lá na carta a meneceu que a carta sobre a felicidade sobre a qual já te falei na aula sobre epicuro estoicismo epicurismo fala o seguinte e por que você não deve se preocupar com a morte isopor se acostume sua ideia de que a morte para nós não é nada visto que tudo bem todo mal residem nas sensações lembra que eu procure o épico leva o materialista portanto ele dizia que o bem o mal residem nas sensações do que é material eu ia
morte é justamente a privação das sensações vai ser morte a privação da sensações e o bem eo mal derivam da sensações são norte normal nem bem morte não é nada a consciência clara de que a morte não significa nada para nós proporcionará a fruição da vida é melhor sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada terrível aí deixar de ver o que uma concepção de sabedoria eminentemente olá pessoal é a que acontece com com você depois
que você morre você para de ser você tá mas isso não é noite as todos não porque porque você não vai nem sofrer nem ter prazer você não vai ter nada e você vai deixar de ser você claro mas por que você não quis você sofrer ver com isso é uma resposta aí pessoal diante da morte você não é preservado depois da morte é uma resposta outra resposta transporte aqui eu mais gosto do epíteto agora o primeiro e principal exercício o que conduz de imediato as portas do bem consiste quando uma coisa nos prende em
considerar que ela não é daquelas que não se podem ser tiradas e ela é como uma panela uma taça de cristal que quando se quebra não me perturba por que lembramos que o que ela é o mesmo acontece aqui se abraço e um filho olha o conselho um irmão um amigo não que abandone sem reservas à imaginação lembrete e a mais um mortal o ser que não é absolutamente do mesmo ele te foi concedido por um momento mas não para sempre nem sem que te possa ser tomada não existe em murmura entre dentes enquanto se
abraça o filho e amanhã ignorar e o que que esse discurso não é atroz para um histórico pokémon morrer para o histórico nada mais é do que volta a fazer parte do macrocosmo tá certo você deixa de ser você é mas você a sua existência se transforma eu tenho bastante forma só que dessa vez só chamei algo impessoal mas você é o código essa é uma resposta de sabedoria helênica e não se preocupe com a morte de uma pecuarista outra na morte você não sente fazer nem do outro lado é algo já teve o coração
e o histórico mas preocupa morte o que quando você morrer nada mais é do que você foi botar fazer parte do que você sempre foi só que demandem pessoal e tá tudo certo por isso deixou de convencer as pessoas isso deixou de começar as pessoas talvez e essa trás do que seguir é porque a gente gosta de respostas pessoais e não mais impessoais e o cristianismo nos dá aquele que nós queremos que ele nos dá aquilo que nós queremos abrigo fique fala o enquanto os históricos nos apresentavam a morte como a passagem de um estado
pessoal a um estudo não está bem pessoal uma transição do estatuto de indivíduo consciente para o de fragmento cósmico inconsciente o pensamento cristão da salvação não exista em nos prometer categoricamente a imortalidade p tchau pessoal como assim triste o que a gente faz assim que tem que fazer vamos entender como é que tu xanddy promete isso e aí e vai ser salvo é você é você ponto pessoa tem que entender o seguinte o teu amor do cristianismo que é uma palavra básica um conceito básico sem o qual não é esse anime primeiro o peixe faz
uma distinção de algum tipo de amor que não são os tipos clássicos não tá eros ágape e philia nós não é mais simples aqui não existe existem melhor dizendo o amor apego e pode ser pessoal e canal e aqui o amor apego não é o ego simplesmente porque o amor é pego pode ser o amor familiar ele não é só o amor entre duas pessoas que querem fazer sexo ele é o amor familiar que com amor apego é aquele amor em relação ao qual você não se enxerga longe de outra pessoa isso pode ser direcionado
a um amigo pode ser direcionado ao pai ao filho a uma mãe um primo e a quem você está apaixonado o amor apego e aí sim amor aqui cara é cristãos gregos e budistas são amigos é se juntam em dizer que todos esse é o amor mais prejudicial do que as coisas não são permanentes isso gregos budistas e cristãos concordam quanto mais você se apega as coisas mais você se esquece de que na impermanência as coisas vão se você sofre g1 o outro tipo de amor existe é o amor ao próximo precedida por mas em
uma questão calma ainda não é uma própria na descrição e com amor próximo beth amorim pessoal espiritual ou seja é amar o próximo como a ti mesmo lembra o próximo como a ti mesmo e que significa isso com o próximo como a si mesmo significa você tem que amar alguém mesmo que essa pessoa não seja conhecida onde quer que ela esteja não porque ela te fez bem não porque ela te fez mal não porque ela te fez nada mas porque espiritualmente ela é irmã nada com você e isso é uma nação cristã mas ela transcende
o cristianismo isso isso gira hoje uma ação que a gente chama de humanitária fica mais ação humanitária afinal de contas março humanitária quando você ajuda a pessoas uma ou mais pessoas que precisam não porque você hoje conhece não porque elas fizeram bem não porque isso vai te fazer bem acho pelo simples fato de que elas prexisam é impessoal e a espiritual vocês ir mana no sofrimento com elas e você não precisa ser cristão nem judeu nem liga para isso para que você seja uma pessoa que se importa com outras pessoas em pessoalmente conheci o amor
ao próximo e o cristão é um pouco mais fundo qual que é uma questão então é o que o agostinho chama de amor em deus tem um amor pessoal não mais impessoal é mas ele não é mais carnal e espiritual e aí como seu amor em deus congregasse o que há de melhor no amor apego e o que há de melhor no amor ao próximo como assim então amor em deus então ele se refere a uma pessoa em específico mas não a carne mas é o espírito é assim e lá no no confissões é o
livro gente vai ter aula que vem agostinho fala assim se as almas te agrada hum hum mas em deus porque elas são errantes e mutáveis em si mesmas e fixas em imóveis nele de quem elas obtêm toda a solidez de sua existência e sem o qual era desmoronar iam e perecer iam segurar e vos firmemente nele e sereis inabaláveis olá você que ama alguém e logo já falei para você ama mas você quer se apegar se apega mas saiba que esse apego e esse amor só faz sentido se você se juntar essa pessoa porque ela
tem de mais próprio em deus e conforme deus ensina a nossa quis uma transformação conceitual também e que amar alguém em deus é você amar aquela pessoa e é você ama ela mas nunca das particularidades dela é mas pelo que nela had conformidade com os preceitos divinos ok será duradouro não transitório e quando você casa você casa com uma pessoa chama essa pessoa mas você não essa pessoa no que ela tem de transitório se essa pessoa não que ela tem de ir divino espiritual é uma passagem da das confissões é assim o gostinho acabou de
presenciar e o enterro da mãe santa mônica ele fala aí oi hoje não acreditávamos que fosse injusto acompanhar o seu funeral é com lágrimas e lamentos e suspiros o que ele nos servimos habitualmente para deplorar a infelicidade dos mortos como se fosse seu total aniquilamento em vez disso a morte de minha mãe não era desgraça ela ainda estava viva na principal parte esse mesmo não sou mesmo si mesmo porque a principal parte dela o espírito de fé em deus a gente não faz sentido tem um cristão verdadeiro chorar porque alguém morreu o que se o
cristão verdadeiro ama a pessoa em deus e a pessoa permanece e não tem mais nesse o espírito da pessoa permanece a pessoa e a pessoa permanece e aí vem toda a narrativa em toda a narrativa é digamos assim o bicho está de que deus ressuscitou em carne não só espírito como é que ele subiu aos céus onde subiu o seu tipo de corpo e você vê que o corpo também tem um papel no cristianismo o cristianismo não pode ser visto só como uma doutrina que depilar o corpo não não não e quando você é salvou
você é salvo pessoalmente cocô mas o seu corpo só permanece naquilo que ele tem e permanente de tintim é uma outra concepção de amor moto concepção de amor assim e essas são as mudanças e o cristianismo opera na mentalidade ocidental a partir de então bom então você compreendendo todas elas primeiro você vê muito com mais clareza com muito mais clareza tudo que os pensadores posteriores vão propor bom e você vê com muito mais clareza as suas próprias concepções as suas próprias concepções e pare com essa besteira de achar que a só só pelo fato de
você não foi contar a igreja só pelo fato de você é não saber o que aconteceu na idade média achar que ali era mero irracionalismo porque não teve nenhuma consequência prática prática na vida de todos os modernos e contemporâneos na sua particular bom então para sumariar outra nós vimos para resumir que nós temos nós vemos duas partes aula de hoje a primeira a transição do helenismo filosofia cristã a convivência dos gregos e romanos de deus e quando estamos primeira tentativa ali do chillon lembra de transformar uma narrativa helênica para explicar o gênesis depois nós vemos
a transformação ocorre o colete de um por um universalismo a concepção de que já existe no helenismo e que o ser humano não é mais eu vim aqui faz parte de uma cidade mas é alguém que tem uma natureza humana que faz parte do cosmos e que é uma pessoa direito de ver eles tomaram caso dos romanos e passam a ser agora todos iguais diante de deus não mais de deus não mais humanos não mais atenienses mais um só em cristo lembra disso em uma concepção de igualitária um que perdura até hoje e a teoria
ética sabedoria que estão em são é de que o logos não é mais impessoal logos não é mais universo logo josé cristo encarnado é uma dívida e para conhecer esse logos não é o conceito de abstração é a confiança é o testemunho oi e o papel do livre-arbítrio e da nova concepção de virtude jo muito de como os cristãos operam de como você modernamente opera o que vale agora não é mais as suas habilidades naturais você não é melhor ou pior que ninguém porque você nasceu mais inteligente mais bonito você passa a ser bom ou
mau na medida que você escolhe utilizar suas habilidades para o bem ou para o mal que são dados de acordo com a vontade divina oi e o amor em deus é aquela promessa de salvação que difere dos estoicos e epicuristas o que agora você é salvo não in pessoalmente mas pessoalmente quando você morre você encontra o paraíso os seus viveram aqui na terra e olha que promessa sedutora termos de salvação que começa sedutora em termos de salvação então toda essa concepção toda essa concepção de sabedoria de ética e de teoria a contida aqui esse livro
que ferry aprender a viver e hoje o link está aqui na descrição e no primeiro comentário fixado também se você quiser comprar falar também está neste livro história da filosofia cristã que é um livro mais aprofundado e se você quiser uma introdução mais é santinha tá nesse aqui filosofia medieval do alfredo store quer mais curtinha é mais acessível em termos de preço também então só para te lembrar se você enxerga o valor que nós fazemos eu te convido e se tiver dentro das suas possibilidades econômicas em nosso apoiador o link está aqui embaixo também é
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instagram mas eu convido vocês a avisa a nossa instagram está abrindo caixinha lá nos stories todo dia para responder dúvidas de vocês tá bom muito obrigado é muito boa noite talita natasha meu pai augusto tá aí a neide para ir também a roseli e muito obrigado roseli bismarck sair ah ah espere o povo boa noite estéreo sem bandeiras andreas chevrolet está aí para o andré é o nosso novo parceiro lá no instagram o tatuador de mão cheia conheçam o trabalho do andré já no instagram enfim se tchau e me ares pregar a teia muito obrigado
viu galera aí essa pipoca poços de caldas são paulo e rio grande do sul caraca o brasil inteiro tá aqui muito bom muito bom valeu hein gente é muito obrigado até sexta-feira que vem então