[Música] Elohim Eles não eram Deuses quem eram os Elohim da Bíblia iOS com algumas páginas dedicadas aos termos que se referem a Deus a questão que levantamos é Elohim realmente significa Deus ou não atualmente sabemos o que Elohim representa para nós ou melhor o que representa para a maioria dos tradutores da Bíblia mas na verdade ninguém pode afirmar com precisão o que a palavra Elohim significava para os autores dos textos bíblicos antigos no período em que foram vamos abordar a questão de maneira mais Ampla no campo do estudo das línguas antigas é comum que ha
incertezas sobre o significado original de determinadas palavras todos os texos antigos conhecidos pertenci a contextos culturais que desapareceram para sempre e seus traços frequentemente são nebulosos podendo ser apenas parcialmente inferidos a partir do próprio texto a filologia e a pesquisa histórica tem como objetivo revelar conceitos e aspectos que por muito tempo foram tomados como certos a ponto de ninguém mais questioná-los talvez essa lógica fique mais clara se invertermos a abordagem e nos concentrarmos por um momento no conceito de Deus ao invés de Elohim mesmo que aceitemos que Elohim signifique Deus precisamos questionar Será que nossa
con atual de Deus corresponde ao conceito que os povos semitas antigos tinham milhares de anos atrás certamente não dessa forma o termo Elohim na Bíblia Hebraica possui uma semântica complexa com várias camadas que tentaremos abordar de forma resumida nas próximas sessões primeiro é importante notar que Elohim não é o único termo na Bíblia traduzido como Deus além Elohim Nem sempre é resolvido como Deus por isso analisaremos de forma mais detalhada o significados atribuídos pelos tradutores da Bíblia ao termo Elohim e exploraremos algumas hipóteses propostas pelos estudiosos em suas obras como veremos a definição deste termo
é tão incerta que a prudência é essencial ao explorar este tema alguns dos significados atribuídos pelos dicionários bíblicos de hebraico ao termo Elohim incluem governantes juízes Deuses seres sobrehumanos anjos filhos de Deus poderosos Deus divindade seres divinos e aqueles de cima o termo Deus também é frequentemente utilizado para traduzir as palavras bíblicas eloha Eloa alguns estudiosos defendem que esta variante seria uma forma singular feminina da qual derivou o termo Elohim outros argumentam que na verdade eloha Eloá deriva de Elohim e não o contrário este termo também pode ser empregado para se referir a um Deus
estrangeiro outro nome divino mencionado na Bíblia é el geralmente considerado a forma singular de Elohim contudo alguns estudiosos afirmam que el e Elohim são termos distintos para eles el pode significar forte poderoso um objeto de temor ou algo a ser alcançado também poderia ser interpretado como chefe ou senhor embora a tradução tradicional da Bíblia costume traduzir Elohim como Deus o termo apresenta a terminação plural típica do hebraico os monoteístas argumentam que Elohim é singular Apesar dessa terminação no entanto é importante observar que na Bíblia Elohim é empregado tanto com verbos no singular quanto no plural
Então seria Deus ou Deuses Além disso frequentemente aparece combinado com um artigo definido no hebraico o artigo é o mesmo para singular e plural não havendo distinção entre ambos assim é possível traduzi-lo como o Deus ou os deuses como mencionado o artigo muitas vezes precede Elohim não é a mesma coisa Dizer deus ou o Deus esse elemento gramatical por si só demonstra que Elohim não é um nome próprio mas sim uma designação para um indivíduo dentro de um grupo Mais amplo eu falo claramente e não em enigmas tendo estabelecido que a área semântica associada ao
termo Elohim está longe de ser clara e objetiva somos levados a aceitar a incerteza como um guia indispensável a única forma de abordar a complexa questão em torno do termo Elohim não está em verdades absolutas ou dogmáticas mas na análise cuidadosa de como ele ocorre em diferentes contextos um estudo comparativo das várias instâncias em que o termo aparece pode ser fundamental para nos aproximarmos do significado que ele possuí no momento em que foi escrito e utilizado anid Além disso é essencial observar o comportamento atribuo aos Elohim nas narrativas bíblicas bem como atitudes que as pessoas
adotam em relação a eles não podemos ignorar o fato de que cas Elohim seiss aio únic e Universal o Deus concebido pelos teólogos monoteístas diversas passagens da Bíblia seriam praticamente incompreensíveis como será discutido na próxima sessão fica evidente como será demonstrado ao longo deste livro que no antigo testamento os elohins são consistentemente apresentados como uma pluralidade de seres essa pluralidade se manifesta não apenas em aspectos gramaticais mas também no conteúdo das narrativas bíblicas no desenrolar das histórias e nas interações entre os personagens mesmo nas traduções tradicionais não é por por acaso que as interpretações religiosas
e espiritualistas da Bíblia frequentemente recorrem a categorizações como metáforas alegorias poesia pedagogia Mitologia esoterismo e outras abordagens semelhantes para explicar determinadas passagens para os teólogos tradicionais e leitores religiosos conservadores aceitar essas passagens específicas geralmente requer a introdução de categorias hermenêuticas pré-concebidas essas categorias muitas vezes incluem conceitos como o mistério da Fé ou o ocultamento Esotérico iniciático utilizados para abordar o que não pode ser compreendido de forma convencional embora respeitemos essas diferentes abordagens Nossa metodologia é distinta baseamos nossas análises na concretude da língua hebraica e evitamos Ignorar as próprias palavras de yavé que afirma de forma
categórica eu falo claramente e não em enigmas números Capítulo 12 Versículo 8 quando lida de forma literal com uma mente cética e aberta a Bíblia apresenta clareza em suas narrativas a Bíblia descreve os Elohim em detalhes são mencionadas suas características personalidades ações intenções e palavras quando analisamos esses elementos de forma conjunta a hipótese de que Elohim representa uma pluralidade de indivíduos se torna amplamente plausível Elohim é plural ou singular apresento como pergunta um problema que os exegetas e teólogos monoteístas judaico-cristãos frequentemente resolvem de maneira dogmática para eles não há dúvidas de que o termo Elohim
se refere ao Deus espiritual transcendente onipotente onisciente e único apesar da terminação plural os teólogos monoteístas insistem que o significado do termo é singular diante dessa tese duas abordagens distintas são possíveis a primeira abordagem é questionar as interpretações tradicionais por meio de argumentos filológicos no entanto a experiência mostra que esse caminho muitas vezes leva a debates intermináveis e infrutíferos do ponto de vista filológico e linguístico geralmente é impossível provar de maneira absoluta a validade de uma posição em detrimento de outra o que faz com que as partes permaneçam firmes em suas crenças a segunda abordagem
que considero mais prática consiste em aceitar deliberadamente as teses monoteístas tradicionais optar por esse caminho significa essencial aceitar que as interpretações da outra parte são válidas com base nessa escolha adotaremos um processo inverso em vez de desafiar as posições monoteístas tradicionais vamos assumir que essas posições estão corretas e analisar o que decorre disso as diretrizes regras e interpretações gramaticais estabelecidas pelos exegetas monoteístas tem o objetivo de auxiliar os fiéis na compreensão da Bíblia Portanto o caminho mais produtivo é aplicar essas diretrizes ao texto bíblico assim examinemos algumas passagens à luz das afirmações feitas pelos exegetas
sobre o uso do termo Elohim para os teólogos e exegetas tradicionais Elohim é um termo singular que se refere exclusivamente a uma entidade específica yavé Deus eles rejeitam a ideia de multiplicidade ou da existência de outros Elohim distintos de yavé comecemos por um fato indiscutível yé é frequentemente referido como Elohim e Mais especificamente identificado como o Elohim de Abraão Isaque e Jacó as inúmeras vezes em que essa expressão aparece na Bíblia tem um objetivo Claro enfatizar que yahvé é o Elohim que se relaciona exclusivamente com Israel e não com outros povos por essa razão Israel
também deve dedicar sua adoração exclusivamente a ele diante desse dado teológico incontestável veremos como essa interpretação pode ser aplicada a diversas passagens bíblicas para avaliar sua coerência e inteligibilidade no texto para garantir uma compreensão imediata e respeitando plenamente o texto salvo indicação contrária utilizaremos os termos exatos empregados pelos autores bíblicos antigos por exemplo Elohim sem propor traduções específicas isso evita a necessidade de explicações ou interpretações adicionais em nossa perspectiva Essa é a abordagem mais adequada e eficiente para lidar com textos que muitas vezes apresentam fragilidades do ponto de vista da construção filológica adotar uma postura
que privilegia a dúvida evita a armadilha de substituir supostas verdades dogmáticas por outras supostas verdades diferentes mas igualmente infundadas Além disso essa metodologia permite que avancemos com exemplos que o leitor pode verificar diretamente em sua própria versão da bíblia garantindo maior clareza e transparência na análise Sem Rodeios comecemos por uma passagem do Gênesis onde os autores bíblicos relatam que os filhos dos zelim apreciavam as mulheres e tomavam para si aquelas que desejavam quando os seres humanos começaram a se multiplicar na terra e lhes nasceram filhas os filhos dos zelim viram que as filhas do Adão
eram belas e tomaram para si esposas dentre todas as que escolheram Gênesis Versículos 1 e 2 se o termo Elohim se refere sempre à mesma entidade E aé Deus como ele poderia ter filhos se Elohim se refere individualmente a yahvé Deus por o texto emprega o artigo definido os em hebraico se Elohim aqui é interpretado como anjos conforme sugerido por alguns comentaristas tradicionais porque os autores ou editores bíblicos não usaram o termo comum para anjos malaquin amplamente empregado em outros textos bíblicos Por que há uma referência específica aos filhos dos Elohim se esses filhos fossem
humanos qual seria a necessidade de mencionar que se casaram com mulheres isso seria Óbvio e redundante a menos que esses filhos não fossem humanos essas questões se tornam difíceis de responder quando analisamos o texto sob uma perspectiva monoteísta como os teólogos frequentemente propõem entretanto se considerarmos que Elohim se refere a uma pluralidade de indivíduos tanto no sentido de atuarem como um grupo algo que em hebraico é ocasionalmente expresso por um verbo no singular quanto no de identificar yahvé como um membro desse grupo o Elohim yé então todos esses problemas aparentemente insolúveis desaparecem Nesse contexto a
situação passa a ser imediatamente compreensível sem necessidade de interpretações elaboradas ou explicações adicionais Gênesis 31 no final de Gênesis 31 leitura que recomendamos ao leitor na íntegra Encontramos uma narrativa sobre o tenso encontro entre Jacó e seu sogro labão após uma dura confrontação ambos erguem uma pedra e juram que nenhum dos dois atravessará a fronteira estabelecida com intenções hostis contra o outro para celar esse pacto territorial invocam os Elohim com as seguintes palavras que os Elohim de Abraão e o z Elohim de Naor o z Elohim de seu pai julguem entre nós Gênesis Capítulo 31
Versículo 53 Naor irmão de Abraão e avô de labão é ionado como tendo Elohim distintos de Abraão Isso demonstra que a família de Abraão estava dividida em sua adoração com diferentes Elohim sendo seguidos por diferentes membros da família descobrimos que Naor seguia os Elohim que governavam na Mesopotâmia onde ele residia com sua família enquanto Abraão havia seguido outros Eloim ao migrar para a terra de Canaã ademais em Gênesis Capítulo 20 Versículo 13 Abraão diz quando os Elohim me fizeram vagar da casa de meu pai o verbo Fizeram no hebraico aparece na forma plural isso sugere
que o próprio Abraão reconhecia mais de um Elohim como responsáveis por guiá-lo estaria Abraão seguindo múltiplos Elohim também observamos que na edição italiana da Bíblia de Jerusalém edições bíblicas 2013 Gênesis Capítulo 31 Versículo 53 é explicado de forma Clara em uma nota que afirma os deuses de ambos os lados são chamados como testemunhas como é costume em tratados antigos essa passagem bíblica não descreve um evento extraordinário mas reflete um costume amplamente praticado na época não há nada de único nesse ato de Juramento sancionado pela presença do poderes que governavam os dois lados do acordo Jacó
e labão seguiram rigorosamente as normas vigentes ainda assim a passagem se torna fascinante quando analisada sob a perspectiva dos Elohim pois evidencia dois aspectos cruciais a pluralidade dos indivíduos invocados para garantir o cumprimento do pacto e a igualdade absoluta entre eles não há qualquer distinção feita entre o suposto único e verdadeiro Deus e os outros Elohim que não são identificados essa clareza na narrativa desafia diretamente a exegese teológica monoteísta levantando questões significativas se Elohim sempre se refere a uma única pessoa yavé Deus como outros Elohim com igual dignidade e poder poderiam ser chamados para garantir
um juramento se Elohim é entendido como singular e se refere apenas a yé Deus como Naor poderia confiar em um Elohim inexistente que supostamente seria impotente em comparação ao todo-poderoso Elohim de Abraão Será que Naor e sua família não sabiam distinguir entre o único Deus verdadeiro e os outros Elohim que segundo a teologia monoteísta não existem não seria possível que Naor e seus descend seus parentes próximos como Abraão mantinham um relacionamento direto com o suposto todo poderoso Elohim Será que nunca compararam por um lado o verdadeiro Deus de Abraão e por outro Ídolos feitos de
pedra inerte Será que Abraão nunca tentou convencer seus irmãos e sobrinhos a abandonar o culto pedras primitivas e ineficazes paraem AIC Deus verdadeiro que ele conhecia Isso parece plausível por outro lado se aceitarmos que o termo Elohim indica uma pluralidade de indivíduos agindo em conjunto todas essas questões se tornam irrelevantes a situação é facilmente compreensível sem a necessidade de explicações elaboradas ou interpretações complexas Além disso o conceito de um grupo agindo como uma unidade explicaria o US do verbo no singular emgo comum naua Hebraica antiga quee descrevia eventos de for sem regas gramaticais rgidas como
as conos hoje ges2 a narrativa de gesis 31 tem uma continuação marcante em gesis 32 após erguerem a pedra e realizarem os juramentos Jacó retoma sua jornada durante o percurso ele encontra dois mensageiros dos Elohim quando Jacó os viu ele disse Este é o acampamento de Elohim então ele chamou aquele lugar de Maanaim Gênesis Capítulo 32 Versículo 2 o termo Maanaim aparece na chamada forma Dual O que significa literalmente dois acampamentos a narrativa apresenta uma situação Clara Jacó chega ch a um local onde encontra dois acampamentos militares cada um defendendo suas respectivas fronteiras e portanto
atuando como fiadores se Elohim sempre se refere a uma única entidade yavé Deus como ele poderia ter dois acampamentos qual seria o propósito de yé Deus em possuir dois acampamentos se Elohim sempre se refere individualmente a yé Deus não seria toda essa cena completamente ilógica por outro lado se o termo Elohim se refere a uma pluralidade de indivíduos agindo em conjunto todas essas questões perdem relevância a situação se torna Clara e compreensível sem necessidade de interpretações ou explicações adicionais Êxodo capítulo 3 Versículos 12 a 15 nesta passagem os Elohim falam com Moisés que busca informações
mais precisas sobre sua missão e os objetivos Moisés ouve as palavras dos Elohim mas não tem certeza sobre com quem está lidando ele precisa identificar com clareza quem lhe dá ordens assim Moisés pergunta Eis que vou aos israelitas e digo-lhes os Elohim de vossos pais me enviaram a vóz e eles me perguntarão Qual é o seu nome o que responderei então Capítulo 3 Versículo 13 se os Elohim dos Pais fossem apenas um por Moisés teria dúvidas sobre sua identidade se Elohim se refere exclusivamente a yé Deus no singular como o maior dos Profetas poderia não
ter certeza de quem estava falando com ele se os Elohim dos Pais fossem o único Deus por os israelitas também teriam dúvidas sobre quem ele seria as narrativas anteriores de Gênesis 31 e 32 ajudam a contextualizar essas perguntas Moisés tinha razões concretas para buscar clareza ele queria saber com qual dos Elohim estava lidando pois o erro era uma possibilidade real por outro lado se Elohim indica uma pluralidade de indivíduos essas questões se tornam irrelevantes o pedido de Moisés por uma identificação específica se torna perfeitamente compreensível e a situação é esclarecida sem necessidade de interpretações complexas
Êxodo capítulo 15 versículo 11 após serem libertados do Egito os israelitas cantam um hino de celebração a yavé exaltando com as palavras quem é como tu entre os Elohim Êxodo capítulo 15 versículo 11 se Elohim sempre se refere exclusivamente a yahvé Deus no singular esse cântico de Vitória seria absurdo se Elohim sempre denota yé Deus como poderiam os israelitas fazer uma declaração aparentemente inexplicável e contraditória por outro lado se Elohim indica uma pluralidade de indivíduos todas essas perguntas deixam de fazer sentido nesse caso o cântico de alegria em Êxodo 15:11 se torna perfeitamente compreensível sem
a necessidade de explicações ou interpretações adicionais Êxodo 18 o sogro de Moisés conhecido como Jetro ou reuel celebra o êxito de Moisés ao liderar os israelitas para fora do Egito ele demonstra sua admiração dizendo agora percebo que yé é maior que todos os Elohim êxodo Capítulo 18 Versículo 11 se Elohim sempre se refere exclusivamente a Deus no singular como yahvé pode ser maior que todos os Elohim Por que o hebraico utiliza um adjetivo que significa todos ou cada para descrever os Elohim caso houvesse apenas um qual seria a razão para incluir um artigo antes de
Elohim O que exatamente Jetro estava tentando expressar ele estaria sugerindo que yé era superior a todos os juízes uma das explicações frequentemente US para justificar o plural de Elohim essa interpretação seria trivial e sem significado real por outro lado se Elohim denota uma pluralidade de indivíduos agindo em grupo todas essas questões desaparecem a declaração de Jetro se torna Clara e compreensível sem necessidade de interpretações elaboradas Êxodo 20 durante a entrega dos 10 mandamentos yé uma declaração Inicial que parece ser bastante direta eu sou yavé teu Elohim que te tirou da Terra do Egito da terra
da escravidão não terás outros Elohim Diante de Mim êxodo Capítulo 20 Versículos 2 e 3 se Elohim é sempre yahvé Deus no singular Por que yahvé sentiria necessidade de especificar que foi ele quem tirou os israelitas do Egito havia por acaso margem para dúvidas ou Mal entendidos sobre sua identidade se Elohim sempre significa yahvé Deus no singular Por que yahvé usa o adjetivo plural aerin que significa outro ou Diferente ao dizer não terás outros Elohim porque os israelitas recém-libertos do Egito poderiam ser advertidos a não se voltar para outros Eloim cuja existência segundo o ponto
de vista monoteísta era desconhecida e inimaginável contudo se Elohim representa uma pluralidade de indivíduos agindo coletivamente todas essas questões tornam-se irrelevantes a advertência de yavé ganha clareza e lógica sem necessidade de explicações adicionais Deuteronômio 6 Moisés exorta o povo advertindo-o de forma incisiva não seguireis outros Elohim dentre os Elohim das Nações ao vosso redor Deuteronômio Capítulo 6 Versículo 14 Moisés adverte o povo dizendo não seguireis outros Elohim dentre os Elohim das Nações ao vosso redor Deuteronômio Capítulo 6 Versículo 14 se Elohim sempre se refere exclusivamente a yahvé Deus no singular Por que o texto hebraico
utiliza o adjetivo plural aerin que significa outro diferente estrangeiro se Elohim É yahvé Deus no singular como Moisés poderia exigir que o povo evitasse seguir outros Elohim dentre os Elohim das Nações vizinhas a expressão dentre os Elohim implica claramente uma escolha dentro de uma pluralidade pois se houvesse apenas um não haveria qualquer possibilidade de escolha se se adotarmos a explicação teológica de que Elohim significa juízes devemos supor que Moisés acreditava que o povo era ingênuo ao ponto de hesitar entre yahvé e juízes humanos comuns por outro lado se Elohim se refere a uma pluralidade de
indivíduos e suas ações como grupo todas essas questões se tornam irrelevantes e o alerta de Moisés é imediatamente compreensível sem a necessidade de explicações adicionais Deuteronômio 13 nesta passagem São apresentados comandos severos sobre como os israelitas deveriam se comportar em relação a yavé se o seu próprio irmão ou o seu filho ou filha ou a esposa que você ama ou o seu amigo mais íntimo o seduzir secretamente dizendo Vamos e adoremos outros Elohim Elohim que nem você nem seus ancestrais conhe dos Elohim dos povos ao seu redor sejam próximos ou distantes de uma extremidade da
terra a outra Não ceda a eles nem os Ouça não mostre nenhuma Piedade a eles não os poupe nem os proteja certamente deve matá-los sua mão deve ser a primeira a matá-los e depois as mãos de todo o povo apedreje os até a morte porque eles tentaram desviá-lo de yé seu Eloim que o tirou do Egito da terra da escravidão Deuteronômio Capítulo 13 Versículo 7 a 11 se Elohim sempre se refere exclusivamente a yé Deus no singular Por que o texto utiliza o adjetivo plural a sherim para se referir a outros Elohim se Elohim É
yahvé Deus no singular como é possível que o texto mencione a possibilidade de seguir outros Elohim porque e ordenaria uma punição tão Severa incluindo o apedrejamento até mesmo de familiares se os outros Elohim fossem apenas juízes humanos ou Ídolos inanimados a intensidade da ordem de yé sugere um medo real e concreto de que o povo pudesse ser atraído para seguir outros Elohim se aceitarmos a explicação de que Elohim se refere a uma pluralidade de indivíduos agindo como grupo todas essas e o texto adquire clareza sem necessidade de interpretações adicionais Deuteronômio 32 o cântico de Moisés
apresentado neste capítulo inclui várias passagens cuja clareza notável contribui para compreender a natureza concreta das narrativas bíblicas convidamos o leitor a examinar cuidadosamente o Capítulo 32 de Deuteronômio começando pelo primiro verí cículo aqui destacamos duas passagens especialmente eficazes para compreender a pluralidade dos Elohim nos Versículos 8 e 9 é descrito como Elion um título que significa o altíssimo identificado como o comandante dos Elohim distribuiu territórios às Nações determinando as fronteiras de acordo com o número dos filhos de Israel nesse processo yahvé Recebe como herança o povo de Jacó que segundo o texto estava vagando sem
rumo no deserto sem ainda ter recebido uma porção específica de terra quando Elion deu às Nações a sua herança quando dividiu toda a humanidade ele estabeleceu fronteiras para os povos de acordo com o número dos filhos de Israel pois a porção de yavé é seu povo Jacó sua herança designada numa Terra Deserta ele o encontrou um ermo árido e o iante Deuteronômio Capítulo 32 Versículos 8 a 10 o Versículo 12 oferece uma observação interessante yavé sozinho o guiou nenhum é estrangeiro estava com ele mais adiante Moisés manifesta sua indignação contra o povo de Israel acusando-os
de trair seu compromisso com yavé ao se voltar para outros Elohim ele chega a afirmar el ficaram a shedim que não são eloha Elohim que não conheciam novos recentemente chegados de perto a quem vossos pais não temiam Deuteronômio Capítulo 32 Versículo 17 Moisés Deixa claro seu ressentimento pelo fato de o povo ter se submetido aos shedim que ele insiste em afirmar que nem sequer eram Elohim esses shedim parecem ser indivíduos pertencentes a uma hierarquia inferior Possivelmente comparável aos shadu assírio babilônicos que agiam como intermediários entre os humanos e os Elohim se o termo Elohim é
sempre yahvé Deus no singular Por que o Versículo 12 afirma que Y Veg Gu ou Jacó sozinho sem a ajuda de um é estrangeiro como essa possibilidade sequer existiria se Elohim é sempre yahvé Deus no singular como poderia Moisés Declarar no Versículo 17 que existiam Elohim novos recentemente chegados de perto Quem eram esses Elohim recentemente chegados de perto e de onde eles vieram se adotarmos a explicação de que Elohim se refere apenas a juízes ou legisladores como alguns sugerem isso implicaria que naquela época existiam juízes desconhecidos vagando pela terra e que o povo povo de
Israel era incapaz de distinguir entre o Deus todo-poderoso e simples juízes humanos isso levanta uma questão como seria possível confundir o Deus todo-poderoso com meros juízes por outro lado se considerarmos que Elohim representa uma pluralidade de indivíduos muitas dessas questões tornam-se irrelevantes o texto bíblico se torna Claro ao indicar que alguns Elohim não receberam territórios ou povos durante a divisão comandada por Elion insatisfeitos esses Elohim vagaram pela terra subjugando os povos que encontravam para estabelecer seu domínio se o termo Elohim for entendido como uma pluralidade de indivíduos agindo como um grupo Unificado todas as questões
levantadas anteriormente deixam de ser problemáticas e o contexto passa a ser claro eliminando a necessidade de explicações ou interpretações complexas Josué 24 após suceder Moisés como líder do povo de Israel Josué guiou os israelitas em uma fase crucial de sua história quando a conquista da terra de Canaã se aproximava ele convocou as tribos de Israel para uma assembleia em siquém chamando também os anciãos o objetivo de Josué era renovar a aliança entre os israelitas e seus Elohim além de verificar a real disposição do Povo em manter sua fidelidade a yavé em seu discurso Josué destacou
diversos pontos significativos nos Versículos 1 a 13 ele lembrou ao povo todas as intervenções e feitos milagrosos que yahvé havia realizado desde a saída do Egito em seguida ele declarou agora temam a yahvé e sirvam a ele com integridade e lealdade abandonem os Elohim que seus ancestrais adoraram além do rio Eufrates e no Egito e sirvam exclusivamente a yavé porém se lhes parecer difícil servir a yavé escolham hoje a quem servirão se aos Elohim que seus antepassados serviram além do Eufrates ou aos Elohim dos amorreus em cuja Terra vocês habitam quanto a mim e a
minha casa serviremos a yavé o povo respondeu prontamente jamais abandonamos yavé para servir a outros Elohim foi yavé nosso Elohim quem nos tirou da escravidão no Egito e realizou grandes sinais diante de nossos olhos ele nos protegeu ao longo de todo o caminho e nos conduziu em segurança Pelas Nações que encontramos yé expulsou diante de nós todas as nações incluindo os amorreus que habitavam Esta terra por isso nós também serviremos yé pois ele Elohim Josué no entant os adver você não conseguirão yé Elim elum sues e peos yé para Elohim estos cont você L trará
calamidades e os destruirá mesmo depois de terhes feito o bem Josué Capítulo 24 Versículos 14 a 20 esse trecho menciona novamente o uso do adjetivo plural achim que significa outro diferente estrangeiro reafirmando a existência de uma pluralidade mais uma vez há uma referência explícita aos Elohim servidos pelos ancestrais O que justifica o pedido de Moisés a yé emodo Capítulo 3 Versículos 12 a 15 para revelar sua identidade diante da pluralidade de Elohim e da Incerteza sobre quem era quem havia a possibilidade de confusão entre eles descobrimos também que os patriarcas adoraram outros Elohim durante sua
permanência no Egito Abraão e seus descendentes que migraram para aquela Terra fugindo da Fome inevitavelmente se submeteram aos Elohim que governavam o território Além disso fica evidente que em Canaã Onde viviam os amorreus os Elohim que exerciam autoridade eram diferentes de yavé assim como distintos dos que governavam na Mesopotâmia lar de terá e Naor pai e irmão de Abraão respectivamente Naor é o mesmo personagem mencionado em Gênesis 31 cujos Elohim foram invocados para garantir o pacto territorial entre Jacó e labão como já discutido anteriormente a advertência de Josué para que os israelitas não se voltassem
a outros Elohim acompanhada da ameaça de consequências severas para os transgressores reforça a declaração de yé como um el cumento no Versículo 19 a Bíblia utiliza os termos Elohim e El de maneira intercambiável demonstrando que os autores bíblicos consideravam ambos os termos sinônimos quando Josué diz ele é um Elohim Santo ele é um el cumento fica claro que yavé é descrito como pertencente ao grupo dos Elohim isso levanta diversas questões se o termo Elohim se refere inequivocamente a yavé Deus no singular quem eram os outros Elohim mencionados como potenciais e Perigosos rivais Por que o
texto hebraico utiliza novamente o adjetivo plural aerin significando outro diferente estrangeiro associado ao termo Elohim se Elohim é sempre yavé Deus no singular porque os patriarcas não o adoraram da mesma maneira quando estavam na Mesopotâmia ou no Egito como explicar que Abraão e seus seguidores tenham servido a outros Elohim na Mesopotâmia e no Egito se esses não existiam segundo a teologia monoteísta Eles teriam esquecido o único verdadeiro Deus por que existiam outros Elohim na Terra Prometida como em Canaã se yahvé é o único Elohim como yahvé poderia ser descrito como cumento de outros Elohim que
segundo as doutrinas monoteístas simplesmente não existiam Por que os autores bíblicos sentiram a necessidade de especificar yahvé como o Elohim de Israel ou o Elohim de Abraão Isaque e Jacó de quem eles precisavam distingui-lo se ele era o único por outro lado se o termo Elohim for interpretado como uma pluralidade de seres agindo em conjunto todas essas questões se tornam desnecessárias a narrativa bíblica passa a fazer sentido de forma Clara sem a necessidade de interpretações adicionais ou explicações comp Plex primeiro livro dos Reis Capítulo 11 nesta passagem O Profeta aías informa Jeroboão que yavé decidiu
retirar o reino das mãos de Salomão e entregá-lo a ele a razão para essa decisão é explicitada pois me abandonaram e adoraram astarote Elohim dos sidônios camos Elohim dos moabitas e milcon Elohim dos amonitas primeiro livro dos Reis versículo 33 essa afirmação é direta e Clara havia outros Elohim que Salomão considerado o homem mais sábio de todos os tempos não apenas reconheceu mas para os quais construiu locais de culto a existência desses Elohim também é documentada em juízes Capítulo 11 Versículo 24 onde o comandante das forças israelitas dialoga com o rei do exército adversário e
faz uma declaração reveladora você não tomará o que camos seu Elohim lhe deu do mesmo modo tudo o que yahvé nosso Elohim nos concedeu nós tomaremos posse juízes Capítulo 11 Versículo 24 se o termo Elohim é sempre yahvé Deus no singular Como podem existir esses outros Elohim mencionados explicitamente em várias passagens da Bíblia se Elohim É yahvé Deus no singular como seria possível que Salomão conhecido por sua sabedoria construísse locais de culto para Elohim inexistentes Será que o mais sábio dos homens não era capaz de distinguir o todo-poderoso Deus de meros Ídolos de pedra se
Elohim é sempre yahvé no singular e representa o único Deus por o comandante das forças de Israel reconheceu que camos supostamente inexistente tinha oito de terras outras pessoas permitindo-lhes mantê-las porado Elohim forend como plid indivíduos aõ todas essas perun deix dees e Contex imediamente explicações adicionais segundo o livro dos Reis Capítulo 5 na Amã o comand do exito doi de arã sofria de uma doença de pele que foi curada graças às orientações do Profeta Eliseu Prof naam Tom sée bosio Jão e foi considerado umb à intervenção de yé de Eliseu após sua cura comprometeu-se a
não oferecer sacrifícios a nenhum Elohim além de yé a expressão utilizada por ele contém novamente o adjetivo hebraico aerin que significa outro diferente estrangeiro frequentemente associado ao termo Elohim na Amã declarou não oferecerei mais sacrifícios e ofertas a nenhum outro Elohim senão yé segundo livro dos Reis Capítulo 5 Versículo 17 esse trecho confirma mais uma vez que yé GR dos Elohim e que na Amã reconhecia a existência de vários Elohim no entanto ele optou por dedicar-se exclusivamente ao Elohim de Israel a partir daquele momento mesmo considerando Elohim como um termo singular é importante observar que
além de yé e dos outros Elohim mencionados anteriormente a Bíblia faz referência a outro Elohim chamado rimon Ron era um dos US para identificar hadad o Elohim associado ao domínio de Damasco Naamã fez um pedido peculiar ao profeta Eliseu que respondeu de forma igualmente inusitada que yé perdoe Seu servo por este único ato quando meu senhor entrar no templo de rimon para se prostrar apoiando-se em meu braço eu também terei que me curvar ali quando eu me prostrar no templo de R que yé peroe seus servo por isso e Eliseu respondeu vá em paz segundo
o livro dos Reis Capítulo 5 Versículos 18 e 19 o general Naamã após se converter ao culto de yavé o único Deus faz um pedido surpreendente ao profeta Eliseu permissão para se curvar no templo de rimon outro Elohim quando acompanhasse seu senhor as evidências de que os Elohim constituem um grupo ou uma multidão de indivíduos são realmente numerosas ao longo do texto bíblico Jeremias s yavé ordena a Jeremias que não interceda por um povo culpado de uma transgressão imperdoável os filhos ajuntam a lenha os pais acendem o fogo e as mulheres amassam a massa para
fazer bolos e oferecê-los à rainha do céu eles derramam libações a outros Elohim para provocar a minha Ira Jeremias Capítulo 7 Versículo 18 se Elohim é singular por o texto em hebraico utiliza o adjetivo plural Atchim que significa outro diferente estrangeiro associado ao termo Isso inclui até mesmo uma figura feminina como a star identificada Possivelmente como a rainha do céu se Elohim é sempre yavé Deus no singular como as pessoas poderiam oferecer liba e bolos a outros Elohim e dessa forma insultar yavé Quem eram esses Elohim uma vez que segundo a doutrina monoteísta eles não
deveriam existir Será que yé havia esquecido que a adoração a outros Elohim havia sido incentivada pelo próprio Salomão considerado o homem mais sábio por outro lado se o termo Elohim alterna entre denotar uma pluralidade de indivíduos e suas ações em conjunto todas essas questões deixam de ser pertinentes a narrativa bíblica torna-se Clara e compreensível sem necessidade de interpretações complexas ou contraditórias contando os Elohim a seguir propomos analisar e testar a regra adotada pelos exegetas judaico-cristãos na interpretação do termo Elohim os teólogos eas judaic frequentemente sustentam que o termo Elohim não representa uma pluralidade de indivíduos
mas sim um superlativo Indefinido ou seja um plural que denota abstração Majestade soberania excelência ou intensidade segundo eles a forma plural utilizada no antigo testamento deveria ser interpretada como singular identificando uma entidade única Deus dentro da perspectiva monoteísta com base nessa premissa tentaremos analisar as passagens mais relevantes do antigo testamento para identificar os casos em que pelo menos um Elohim é mencionado como indivíduo isso nos permitirá estimar o número de Elohim referidos na Bíblia descobrimos que há pelo menos um Elohim considerando-o como um único indivíduo que cria o Adão e sua contraparte feminina um Elohim
considerando-o como um único indivíduo cujos filhos se unem à fêmeas humanas um Elohim considerando-o como um único indivíduo que se apresenta a Abraão so o nome de El Shadai um Elohim considerando como um únic indivíduo que aparece a Jacó um Elohim considerando como um único indivíduo chado yavé que mantém uma relação próxima com Moisés E o povo de Israel um Elohim considerando-o como um único indivíduo comparado a yavé pelo sogro de Moisés Jetro um Elohim considerando-o como um único indivíduo representado pelo Bezerro de ouro construído durante o Êxodo no deserto e que é chamado de
Elohim um Elohim considerando-o como um único indivíduo que governa sobre a família de Naor irmão de Abraão que permaneceu na Mesopotâmia um Elohim como um único indivíduo que governa o Egito e a quem a família de Abraão recorre conforme narrado um Elohim considerando-o como um único indivíduo que governa sobre os amorreus um Elohim considerando-o como um único indivíduo que aparece com dois acampamentos vistos por Jacó um Elohim considerando-o como um único indivíduo que yé expressamente proíbe que os israelitas sirvam um Elohim considerando-o como um único indivíduo que governa as nações vizinhas de Israel um Elohim
considerando-o como um único indivíduo de quem yavé se recusa a receber assistência na liderança da família de Jacó designada a ele por Elion um Elohim considerando-o como um único indivíduo chamado camos governante dos moabitas um Elohim considerando-o como um único indivíduo chamado milcon governante dos amonitas uma Elohim feminina considerando-a como um único indivíduo chamada astarte governante dos sidônios um Elohim considerando-o como um único indivíduo chamado rimon identificado como governante de Damasco um novo Elohim considerando-o como um único indivíduo que chega recentemente e para quem os israelitas presta culto irritando Moisés um Elohim considerando-o como um
único indivíduo que Preside uma assembleia descrita no Salmo 82 que precisa incluir pelo menos dois outros Elohim para ser considerada uma assembleia um Elohim considerando-o como um único indivíduo a quem os israelitas ofereciam sacrifícios no período do profeta Jeremias aqueles que leem a Bíblia com uma mente tranquila e receptiva perceberão que em muitas das passagens mencionadas o texto claramente faz referência a uma pluralidade de Elohim considere por exemplo a assembleia descrita no Salmo 82 que provavelmente contava com várias dezenas de participantes embora Nossa breve análise tenha enumerado apenas três no entanto mesmo ao aceitar a
posição dos exegetas monoteístas judaico-cristãos considerando apenas um Elohim para cada situação listada o número total identificado chega a 23 Elohim se também permitirmos que os intérpretes uniqu Elion elshadai e yahvé como sendo a mesma entidade além do El que apareceu a Jacó em Gênesis 35 esse número se reduz a 20 Elohim diante disso algumas questões emergem Considerando o grande número de Elohim mencionados na Bíblia todos ativos em uma área geográfica relativamente pequena não é natural que o termo possua uma terminação plural para se referir ao grupo ou às ações coletivas desses indivíduos É realmente necessário
elaborar inúmeras justificativas para explicar porque o termo Elohim aparece na forma plural Com todas essas evidências seria mais surpreendente se Elohim não estivesse no plural seguindo aí hipótese dos exegetas que afirmam que Elohim é sem dúvida singular chegamos a uma conclusão inevitável caso o termo Elohim tivesse um significado exclusivamente singular a narrativa bíblica seria absurda incoerente confusa e quase impossível de compreender por outro lado se considerarmos a hipótese não teológica de que Elohim se refere a uma pluralidade de indivíduos ou a um grupo o texto bíblico se tornaria Claro e acessível dispensando mediações ou interpretações
complexas nesse cenário é evidente que a suposta espiritualidade do Antigo Testamento perderia qualquer base lógica tornando-se insustentável por esse motivo os teólogos e exegetas monoteístas não podem aceitar essa interpretação os Elohim são Imortais o o conceito de imortalidade não está presente na Bíblia nem mesmo em relação aos Elohim embora eles desfrutassem de vidas extremamente longas em anos terrestres algo que foi transmitido aos patriarcas anti diluvianos eram seres Mortais o texto sagrado declara isso de forma explícita o Salmo 82 descreve uma assembleia dos Elohim para os Defensores da doutrina tradicional el igual Deus esse Salmo apresenta
um desafio significativo pois o termo Elohim aqui não pode ser interpretado como singular esse Salmo descreve claramente uma assembleia de Elohim acompanhada de pronomes adjetivos E acima de tudo 10 verbos na forma plural aquele que Preside a assembleia identificado como Elion expressa sua insatisfação com os Elohim por não governarem adequadamente ele encerra sua repreensão com uma declaração inequívoca eu disse vocês são Elohim todos vocês são filhos de Elion mas vocês morrerão como Adão vocês cairão como todos os outros governantes Salmo 82 Versículo 6 e 7 Elon estabelece uma distinção Clara entre Elohim e Adão isso
indica que os Elohim não pertencem à linhagem ou grupo dos aditas a menção de que eles morrerão como Adão só faz sentido porque Elohim e adamites são categorias distintas caso contrário essa especificação seria irrelevante o professor Michael S heiser um renomado acadêmico americano do Antigo Testamento obteve seu doutorado em Bíblia Hebraica e línguas semíticas pela Universidade de wisconsin Madison em 2004 além de um mestrado em hisa Antiga pela Universidade da pvia ele também atua como editor da plataforma Logos bible software o professor heiser faz algumas observações importantes que podem ser resumidas para maior clareza os
Elohim não são seres humanos eles diferem substancialmente dos adamas embora vivam por períodos muito mais longos do que os adamas os Elohim ainda São Mortais mencionada no Salmo 82 não ocorreu na terra diante disso nenhuma explicação adicional é necessária conclusões em resumo a Bíblia apresenta as seguintes características sobre os Elohim o termo Elohim na Bíblia não se refere a um Deus espiritual transcendente onisciente e onipotente mas sim há muitos indivíduos de carne e osso chamamos esses seres de indivíduos porque como Foi explicado Eles não eram adamites sendo considerados Imortais embora não fossem eram seres que
se deslocavam em máquinas voadoras mencionadas como ruar kavod merkava e querubins algo que será explorado nos próximos capítulos os Elohim nunca foram vistos Como deuses no sentido convencional eles eram respeitados e temidos devido ao seu imenso poder que se originava da tecnologia que possuíam não demonstravam interesse em questões como religião espiritualidade ou vida após a morte no sentido moderno dessas palavras seu foco estava em estabelecer estruturas de poder nos territórios onde civilizações estavam emergindo Detinha um conhecimento avançado sobre as leis da natureza e do Cosmos que compartilhavam com seus seguidores mais fiéis esse conhecimento era
usado para formar castas de Reis governantes e sacerdotes conhecidos como iniciados os Elohim possuíam os mesmos privilégios e poderes atribuídos A yahvé pois pertenciam ao mesmo grupo yahvé Era apenas mais um entre eles os Elohim também atuavam como legisladores estabeleciam regras e leis com Total autoridade governantes supervisionam os diversos aspectos do Poder garantindo o cumprimento das leis diretamente ou por meio de Agentes e Delegados como Jetro e Moisés juízes monitoravam o respeito às leis impondo e aplicando punições diretamente ou por meio de intermediários alguns argumentam que o termo Elohim poderia seer a um grupo de
homens influentes ou seja indivíduos normais ou Possivelmente adamas que evoluíram no entanto essa interpretação não se sustenta as traduções bíblicas comuns oferecem evidências suficientes para distinguir claramente os homens dos Elohim que eram tipos diferentes de seres Considere os seguintes pontos a Bíblia menciona que os Elohim tiveram relações frequentes com as mulheres adamas Gênesis 6 se fossem apenas homens comuns como legisladores ou Reis poderosos esse fato seria trivial e desnecessário de mencionar porém a literatura bíblica e Extra bíblica enfatiza extensamente o interesse dos Elohim nas mulheres adamites não eram seres ordinários este tema será abordado em
maior detalhe no capí a Bíblia também relata que os Elohim criaram o Adão essa afirmação seria sem sentido se os Elohim fossem apenas homens comuns faz sentido apenas porque os Elohim não eram homens normais mas um grupo especial de seres cuja importância justificou a necessidade de detalhar que eles haviam criado o Adão ao analisar o termo Elohim e suas mú na Bíblia o que emerge é uma narrativa profundamente distinta da visão tradicional a riqueza de detalhes e a diversidade de funções atribuídas a esses seres nos conduzem a uma compreensão muito mais concreta e menos espiritualizada
do que aquela propagada pelos dogmas monoteístas os Elohim não eram figuras oniscientes Ou onipotentes eles eram indivíduos com corpos necessidades e limitações envolvidos diretamente nas vidas humanas relatos como o de suas relações com as mulheres adamas suas interações em assembleias e até mesmo seu interesse peculiar pela fumaça de sacrifícios apontam para características específicas e tangíveis que os diferenciam claramente de meros conceitos metafísicos se olharmos para o contexto das narrativas bíblicas esses seres se destacam não apenas por sua longevidade mas também por sua tecnologia avançada representada pelas máquinas voadoras mencionadas em diversos textos não há indícios
de que os Elohim buscavam adoração ou que possuíam preocupações espirituais pelo contrário sua atuação estava profundamente enraizada em estabelecer estruturas de poder organizar territórios e delegar funções aos chamados iniciados que operavam em seus territórios yé um dos Elohim é retratado não como uma divindade isolada mas como parte de um grupo maior com privilégios e responsabilidades similares Essa pluralidade é explícita em passagens como o Salmo 82 onde vemos um conselho de Elohim sendo repreendido por Elion um líder ainda mais proeminente a mensagem é Clara a ideia de um Deus transcendente não é compatível com a literalidade
do texto bíblico ademais o fato de os Elohim serem Mortais reforça ainda mais sua natureza material como poderiam seres Imortais precisar ser lembrados de que morrerão como Adão esse lembrete evidencia que eles não eram diferentes em Essência apenas na extensão de suas vidas ao final dessa análise somos desafiados a abandonar as explicações teológicas que por séculos tentaram acomodar essas narrativas em uma moldura monoteísta e espiritualizada a Bíblia lida literalmente descreve um mundo onde o sagrado Não É Uma Questão de Fé Mas de tecnologia poder e governança os Elohim eram legisladores governantes e juízes seres extraordinários
mas ainda assim profundamente enraizados na realidade concreta de seu tempo portanto a pergunta que devemos nos fazer não é apenas quem eram os Elohim Mas por que o conhecimento sobre eles foi transformado ao longo dos séculos em algo tão diferente de sua natureza original Talvez seja porque ao reconhecermos sua humanidade ampliada nos aproximamos de uma compreensão mais honesta da história da nossa própria espécie e dos poderes que moldar civ desde oio Obrigado por assistir ao vídeo se você gostou por favor deixe um e inscreva no canal para nosoi e torne membro e obtenha acesso exclusivo
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