certamente você já ouviu isso aqui [Música] desde sempre várias civilizações perceberam que a vibração pode causar sons em diferentes alturas isso é mais ou menos quando a gente brinca quando a criança ainda de imitar um carro uma moto o que você está fazendo não é nada além de trabalhar com essa idéia de altura se isso não é volume altura no volume é dinâmica e isso é um outro assunto a gente está falando sobre as alturas tonais os tons que têm notas mais graves da você vai subindo com notas mais agudas os gregos há muitos séculos
atrás já estudavam esse fenômeno através de um instrumento um tipo de instrumento musical conhecido como monocórdio que nada mais é senão uma caixa de ressonância com duas cordas esticadas todo o som é uma vibração composta pelo som gerador e outras freqüências mais agudas e definidas que são chamadas de harmônicos ou série harmônica pitágoras era um cara muito observador ele começou a notar que a partir de uma única nota [Música] ele conseguia ouvir outras notas também isso se dá através de um fenômeno físico onde cada onda quando encontra com outra onda cria um nó esses nós
são definidos como harmônicos é muito interessante porque pitágoras começou a fazer os experimentos com o monocórdio e percebeu rapidamente uma ligação fantástica entre a música ea matemática quase que num exercício de meditação pitágoras foi ouvindo as notas que soavam a partir de uma fundamental ele começou a perceber a relação que tinha com a matemática ele notou que após a primeira nota só a ele ouvia de novo a mesma nota só que mais aguda [Música] eu estou usando a nota do como referência mas é importante lembrar que a nota em si não importa o importante é
referência entre as notas ele percebeu que se ele pegasse uma corda esticada e divide-se ao meio ele teria então a mesma nota só que mais aguda se dividisse um terço ele teria o que hoje é conhecido como quinta a quinta nota da seqüência então se a gente está falando de dó é aquela seqüência que a gente nasce cantando dó ré mi fá sol lá si é exatamente essa ordem dó ré mi fá sol portanto aqui vão dividir de um terço você tem a nota sol que é a quinta hoje conhecida como quinta é a 5º
grau se você dividir um quarto em um você vai ter a nota fundamental de novo vejam a nota dó 13 alturas diferentes oitavas diferentes dó aqui mais alto é a oitava de dó a oitava de novo da 8ª então você tem aqui a mesma nota dólares você dividir em quatro partes a corda se você dividir em cinco você vai encontrar ao que é hoje conhecido como terça maior está falando de dó ré mi a nota 6 portanto se você tocar é se você cortar a corda um quinto você vai ouvir a o que hoje é
conhecido como o terceiro grau néel a terça em outras palavras a nota 6 se você cortar então a um sexto você vai ter de novo a quinta mais um oitavo da quinta geração da nota sol que já tinha aparecido até aqui e se você cortar em sete partes você vai ouvir a sétima bemol a sétima menor essas são as primeiras notas da série harmônica mas você pode acompanhar aqui no desenho que conferir todas elas até a 16ª é claro que é importante lembrar que devido à limitação da elasticidade da corda os primeiros harmônico som com
mais intensidade e é muito importante também você desenvolver a capacidade de percepção vamos dar uma olhada agora neste gráfico e você vai perceber a série harmônica colocada de uma maneira vertical de baixo para cima você tem é fundamental a nota dó os harmónicos na ordem em que eles aparecem perceba que eu circulei aqui cinco notas eu tenho aqui circuladas as notas só me resta ir lá o quê pitágoras fez na verdade fui pegar essa seqüência de notas ali e dispor de uma forma horizontal dá uma olhada no resultado agora a gente tem as mesmas notas
dispostas aqui do sol mihayo lá se a gente reorganizar isso é de uma maneira crescente então a gente vai ter dó ré mi só ir lá e essa aqui é a sonoridade [Música] hoje mais conhecida como pentatônica escala pentatônica da mesma maneira agora a gente tem esse mesmo gráfico entretanto eu circulei aqui seis notas além é claro da fundamental da nota dó temos então as notas do sol mi sibemol é fácil definido e lá a sonoridade esse aqui é conhecido como modo grego antigo na verdade é mais natural e mais antigo do que os modos
hoje conhecido como gregos que são na realidade os modos eclesiásticos a música negra morre com o império romano restando apenas uma nota de rodapé do que seria o sistema musical da época com o surgimento do cristianismo ea adoção de alguns ritos judaicos então inicia se o que a gente chama hoje de música ocidental posterior nesse momento algumas alterações são feitas nessa escala inicial ocorre alteração do 4º grau a alteração do 7º grau e aí a gente tem esse resultado sou bastante familiar né dessa escala maior surge então os modos eclesiásticos que hoje também são conhecidos
como modos gregos os modernos nem tão modernos assim mas também não não se trata de um modo grego antigo é importante deixar bem claro isso a gente não vai falar nesse vídeo sobre os modos gregos esse é um assunto com outro vídeo vários compositores pela europa inteira surgem e começam então a trabalhar em cima desse sistema surge o que a gente chama hoje de música atonal é importante lembrar que grande parte da produção de música ocidental moderna tem como base a itália no seu princípio portanto todos os termos musicais é utilizam então a língua italiana
por isso partitura glissando ligado legato o que a gente percebeu aqui é que a música realmente parte de uma única nota a partir de uma nota pitágoras que era um cara muito observador é conseguiu ouvir as sonoridades que tinha foi buscar isso no monocórdio é a partir daí ele percebeu a relação direta que tinha com a matemática matemática extremamente objetiva uma relação incrível em música e matemática é isso dá origem o que a gente tem hoje como sistema musical seja mudar outonal [Música]