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Video Transcript:
muito bem meus irmãos sejam muito bem-vindos a essa Live especial com o querido padé Eduardo já faz um tempo que eu quero fazer uma live com ele e deu certo finalmente num momento desse de bagunça de confusão na igreja no Brasil e no mundo Padre sua obrigado do Senhor ter aceitado estar aqui comigo hoje Deus abençoe Rafael é uma alegria que as circunstâncias poderiam melhores né podendo mais teológica mais tranquila mas hoje a gente veio aqui porque para mim como eu disse pro senhor no telefone eh hoje no Brasil quando é nessa área de moral
o senhor é uma referência para mim então quando eu li o documento na verdade eu Lio documento primeiro fiquei um pouco preocupado depois eu li a entrevista do Senhor fiquei Serenou meu coração então eu queria antes de mais nada agradecer pela presença do Senhor aqui no meio de nós vi muito obrigado a alegria toda minha Rafael toda minha eu quero pedir para todos vocês meus irmãos para vocês já deixarem um like compartilhar Nós já estamos já em quase 100 pessoas aqui vamos fazer essa Live viralizar porque foi falado tanta coisa sobre esse documento que agora
a autoridade que pode nos ajudar Nisso porque eu não sou da área de moral queem é na área de moral o padre então eu vou aproveitar tudo aqui para poder saber porque eu sou tô junto com vocês aqui galera para poder também aprender então Padre eu queria fazer uma pergunta pro senhor aqui o que que o senhor tá achando dessa dessa polêmica vamos dizer assim desde que a a mídia começou a colocar sobre essa história e essa polarização parece que tá todo mundo muito louco com essa história eu percebo aqui na internet também um subiu
um fogo de um lado os conservadores do outro lado os liberais ou no meio ninguém querendo fazer nada como que o senhor tá per percebendo Como que o senhor viu isso em relação ao documento é eu eu a primeira coisa é o seguinte acho que a gente tem que ter Lucidez porque se a gente não tiver Lucidez a igreja vai rachar e eu queria eu eu queria começar já falando sobre esse assunto por quê Porque o que os inimigos da igreja querem é justamente que ela seja dividida e sobretudo querem que a parte boa da
igreja saia de dentro dela e o que acontece eh não apenas isso mas também os grupos cismáticos gostam de jogar linha na fogueira porque eles lucram com a crise da igreja então para eles quanto pior melhor e portanto eles ficam eh eh fomentando por todos os lados de dentro de Fora etc de cima de baixo ficam fomentando o desespero nas pessoas porque o tema é um tema sensível o tema é é um tema realmente delicado perigoso para dividir Então acho que essa coisa que nós temos que ter muito bem claro acho que a primeira coisa
que nós temos que ter claríssimo na nossa cabeça é não podemos nos separar da igreja existe uma uma heresia chamada joaquin ismo que é heresia do Joaquim de Fiore que ele diz que a igreja é uma igreja espiritual eh o protestantismo nasceu daí essa essa coisa de que não a igreja institucional inclusive vai desaparecer eh o Ela não ela tem uma função num determinado momento da história a verdadeira igreja é uma igreja espiritual tem um livro se não me engano do hry delub chamado ap posteridade espiritual de Joaquim de fi ess livro mostra como a
essa heresia joaquima produziu filhos em toda em toda modernidade Então o que acontece veja bem O o Rafa nós temos que amar a igreja real Deus nos colocou nesse tempo de provação de dificuldade em que as coisas são eh estão difíceis a gente tem que suportar muitas vezes e situações um pouco conflitantes meio meio meio assim desesperadoras talvez agora se nós caímos na tentação de nos refugiar numa igreja dos nossos sonhos numa igreja ideal eh nós vamos abandonar a cruz Então veja por que isso é importante se você ler eh todos os os os os
místicos né que são movimentos místicos esses aqueles místicos Renan eh aqueles movimentos espirituais né tinham os os eh eh irmãos do livre espírito tinha a seita dos cátaros dos albines eh os irmãos dos fratri chelli os Frades espirituais Da onde saiu o Joaquim de Fiore ou que acho que foi o contrário né Eles nasceram a partir do Joaquim de Fiore se eu não me engano Sim tudo isso morreu acabou o que ficaram são os efeitos disso que são desastrosos para para todos nós ou seja separar-se da igreja é a coisa mais perigosa que existe Você
lembra aquela cena do naufrágio de São Paulo em Malta né em que São Paulo disse assim olha tá tudo indo por água abaixo só que é assim quem ficar na barca não vai morrer eu garanto E aí de fato quem não pulou viu os outros morreram então não pule fora da barca não pule e eh H ações articuladas para dividir a igreja para exasperar a parte boa da igreja para que as pessoas irresponsavelmente comecem a tomadas pelas paixões tomadas por uma por um zelo teórico né não é doutrina tal uma coisa excessivamente teórica ela acabem
fazendo justamente aquilo que o inimigo quer que que o inimigo quer destruir a igreja ele quer esgarçar a unidade da igreja e se nós fazemos o jogo do inimigo e o jogo de grupos cismáticos que estão fora da igreja torcendo pelo pior aplaudindo pior nós todos vamos fazer com que a igreja esteja cada dia mais Cheia de confusão e de corrupção etc Então essa coisa a gente tem que entender entendido Isso quer dizer unidade com a igreja a igreja uma instituição real né Precisa lembrar de algumas coisas conclio Vaticano primeiro disse que a cátedra de
Pedro permanecerá até o fim do mundo aigreja a igreja não pode ser destruída que a a a igreja na sua totalidade Não pode errar então dito isso a gente precisa entender outra coisa neste grande movimento que está havendo de pessoas um pouco desesperadas há uma coisa muito boa que é o seguinte os sensos fid fidelium existe e o sensus fid fidelium sabe muito bem quando dizer isso não por as pessoas elas sabem que por detrás de um texto existe um movimento ele não tá escondido o movimento que pretende aí eh o avanço da agenda LGBT
por todos os lados então o povo de Deus está dizendo isso não isso nós não aceitamos e esse é um recado eloquente a ser dado para toda a hierarquia por se é verdade que o Papa quando fala no com o seu magistério ex cátedra Ele É infalível o o Papa Francisco publicou um documento no qual ele ele afirma que os sensos fid fidelium reconhecido a doutrina tradicional da igreja não Pode falhar incredo naquilo que crê portanto a providência divina permite que as pessoas se expressem justamente para assegurar a fé da igreja e sobretudo para manter
a convicção de que a a a lei a lei natural é inalterável a lei natural é é é aquilo que é e falar isso com clareza é absolutamente fundamental nos nossos dias então em segundo lugar nós temos deixar bem claro que ah matrimônio apenas entre o homem e uma mulher é indissolúvel que ele eh e eh Além disso é uno sem sem possibilidade de outros arranjos que eh o pecado pecado mortal existe que que nós temos que ajudar as pessoas a saírem do pecado mortal que eh a os sacramentos só podem rece ser recebidos em
est de graça tudo isso isso tem que tá claríssimo quer dizer nós não podemos jamais abrir mão dessas verdades fundamentais E aí eh vem a pergunta pergunta né o documento o documento né em que medida que ele é um problema para isso ou não em que medida existem exageros excessos e assim por diante então a sua primeira pergunta foi como é que eu enxergo digamos assim a essa essa reação então respondi claramente enxergo eh com preocupação porque eu sei que por detrás dessa crise existe interess dos Inimigos da igreja e nós não podemos dormir para
isso há muita gente aí brincando com coisa séria e por outro lado eh aquilo que o povo de Deus o sensus f fidelio manifesta E é verdade e e e o povo de Deus sabe muito bem quando dizer isso não e nós temos que estar atentos aquilo que o povo de Deus nos diz ô Padre antes da gente começar assim entrar no documento também a gente viu várias manifestações assim das de algumas conferências episcopais até o momento eu não tive a oportunidade de ver o documento na íntegra o que estou vendo são propagações aqui na
internet de dizendo que conferência tal disse que por exemplo não vai aplicar a declaração e uma pergunta uma conferência pode não por exemplo proibir um bispo pode proibir na sua diocese ou na no país por exemplo a conferência da Polônia se pronunciou A esse respeito e em não aplicar em não obedecer Qual que é a diferença de uma declaração e esse documento ele tem ele tem vínculo normativo de Magistério pessoal tá fazendo uma confusão é uma bagunça é Então veja Rafael então a gente essa essa essa essa apreciação tem que ser feita com bastante cuidado
por o documento em si coloca essas bênçãos dentro de uma perspectiva Pastoral concreta então por exemplo né aqui deixa eu pegar o número 41 diz assim aquilo que foi dito na presente declaração a propósito das da as bênçãos de casais do mesmo sexo é suficiente para orientar o Prudente e paterno discernimento dos ministros ordenados a tal propósito ou seja n eh a gente depois vai falar um pouquinho mais do que vem antes mas assim por exemplo os bispos da de África vários bispos das conferências episcopais eh africanas disseram Olha o documento afirma reafirma a doutrina
lá lá l l lá L lá mas aqui no nosso contexto no nosso caso não é necessário esse tipo de Praxis eu não enxergo isso como um ato de contestação como um ato revolucionário como um ato de rebeldia eu enxergo como um ato de zelo Pastoral vê o documento e diz olha aqui não se aplica o próprio documento D margem para que isso seja assim eh o mesmo na Polônia o mesmo há um grupo de Padres na na Inglaterra que fizeram isso mas aí eu já não sei se não consigo avaliar a prudência desse negócio
por que que é importante fazer essa essa ressalva porque veja os inimigos da igreja querem causar eh o seguinte no ano 68 Papa Paulo VI a Encíclica Human evite que é uma Encíclica Ortodoxa sobre a a a finalidade procriativa do ato conjugal etc etc e houve um levante sem precedentes de conferências episcopais e também de grupos de teólogos no mundo inteiro veja o que os inimigos da igreja quer produzir um movimento similar um movimento de contestação nesse nível querem produzir uma espécie de invasão do Capitólio de 8 de janeiro para produzirem eh um racha da
parte mais Ortodoxa Você tá entendendo em jogo é muito mais sério é a igreja como instituição não é tanto e e alguma coisa que se diga ou que se interprete Então veja isso é muito importante sobretudo porque eh a questão textual a gente pode fazer uma análise uma análise do documento ela é muito mais modesta do que a força da Manchete porque você veja quando eu era segunda-feira quando esse documento foi foi publicado começa a chegar no meu celular eh Papa prova a bênção de casais gays que que você que o que que você sente
na [Música] hora primeira coisa que vem na cabeça é tipo pronto arrebentou com a moral da igreja arrebentou com tudo quem não tem uma cultura a manchete sensacionalista causa um negócio aí depois a gente vai ler o documento e percebe que não é não é isso não é isso aí o pessoal fala mas existe o movimento que quer isso é verdade existe um movimento que quer usar o texto para isso também é verdade Existem forças que estão interessadas em perverter sim elas já faziam isso sem o documento só que agora com o documento as coisas
estão disciplinadas e se elas fizerem farão a despeito do documento o que os coloca numa situação mais difícil do que aqueles que simples dizem olha entendi os princípios Porém Aqui não existe não aparece essa demanda não tem né não não tem pessoas solicitando ajuda nesse sentido etc né é isso muito bom e Padre assim eh eu também quando eu li o documento a primeira vez Eli li de novo mas a primeiro Impacto Eu não estou preocupado com o conteúdo dele em si a minha preocupação enquanto Professor também alguns me perguntam aqui é a aplicação dele
em determinadas áreas eu posso falar com muita tranquilidade porque eu sou leigo então eu exento o senhor disso nós sabemos que no na América Latina de forma especial no Brasil justamente porque também infiltrados na teologia Existem os inimigos da fé e utilizar instrumentalizar esse documento para de eh legitimar algumas práticas e algumas coisas que já a gente sabe que acontece por aí sobretudo em algumas igrejas Eh vamos colocar no Alaska para não falar que é no Brasil eh meu medo a nível prático de de ele na sua casuística um padre tem uma situação depois a
gente vai entrar nisso depois que a gente eh ler o o documento junto com o senhor o que que o senhor acha senhor acha que isso é possível porque hoje por exemplo na Itália já aconteceu um caso um padre se eu não me engano da região de vichenza Dom Dom Antonino aluma coisa assim ele trocou para você ter a ideia ele trocou ah tirou São José do presépio não sei se Senor chegou vezs e colocou uma mulher é eu vi alguma coisa é alguma coisa sim Então esse é o problema Eu acho acho que talvez
eu não sei como a igreja também se blinda em relação a isso para que não tenha esses excessos o senhor acha que pode acontecer alguma coisa nesse sentido que é esse documento ele pode abrir portas para isso a despeito de pelo menos boa parte deles sim o que eu quero dizer é o seguinte eu não acho que o documento é perfeito acho que existem problemas dificuldades né O problema é o seguinte é que eu não posso dizer que ele manda mais ou ele pede mais do que aquilo que ele manda ou pede agora é verdade
que existem pessoas que por exemplo Qual é o sentido que tem colocar duas mães no presépio isso aqui é é grotesco é grotesco agora quem faz isso não precisou do documento para fazer no sentido de que já estava com esses anelos anteriores e está se aproveitando da onda mediática aí para fazer isso eu não acho que o documento em nenhum momento autoriza você fazer um presépio com duas mães não acho mesmo isso aqui já eh porque veja eh aquilo que podem fazer com as nossas palavras não não pode ser atribuído a nós A não ser
que haja uma intencionalidade explícita nas próprias palavras por exemplo eu eu eu vou começar a dar uma olhadinha no documento aqui contigo alguns pontos que me parecem interessantes que aliás e hoje eu perguntei algumas pessoas vocês leram documento per disseram que não começa por aí né então o documento tem uma introdução mas o número qu Rafael sim me parece um dos mais importantes ele diz o seguinte a recente resposta do Santo Padre tal a a Aos aos dúbia que aqui eu também queria dizer uma coisa que eu acho eu acho importante salientar ah desde eh
2013 quando foi eleito o Santo Padre o pessoal reclama que não há clareza Por exemplo quando os qu os quatro cardeais apresentaram os famosos cinco dúbia eles estavam reclamando que não havia clareza Pois é o número qu é claríssimo ó o que ele diz trata-se de evitar que se reconheça como matrimônio algo que não o É por isso são inadmissíveis ritos e orações que possam criar confusão entre que é constitutivo do matrimônio como União exclusiva estável indissolúvel entre o homem e uma mulher naturalmente aberta a gerar filhos e aquilo que o contradiz esta convicção está
fundada sobre a perene doutrina Católica do matrimônio somente Neste contexto as relações sexuais encontram o seu sentido natural quado e plenamente humano a doutrina da igreja sobre este ponto rest permanece firme isso aqui de uma clareza que eh Então por ex pesso dizer assim ah eu doento tem que TR no lixo você quer jogar o número quatro também no lixo porque o número quatro tá dizendo aquilo que muitas pessoas estavam reclamando que não se dizia tá se dizendo que o matrimônio entre um homem e uma mulher tá se dizendo que eh ele tem que ser
aberto à geração de filhos portanto a contracepção é é é ilícita e eh está dizendo que as relações sexuais só são lícitas dentro do matrimônio tá dito aqui depois eh número C diz a igreja tem o o direito e o dever de evitar qualquer tipo de rito que possa contradizer esta convicção ou levar a alguma confusão ou seja o propósito é justamente de que não haja confusão continua é de se sublinhar que eh propriamente no caso do rito do Sacramento do matrimônio não se trata de uma bênção mas de um gesto reservado ao Ministro ordenado
E aí ele ele explica que a bênção nupcial só pode ser dada dentro do rito do matrimônio E aí começa a parte que fala das bênçãos então o documento começa colocando uma espécie de princípio eh um princípio que é forte é doutrinal e é inamovível el diz que é perene né você ia perguntar eu ia perguntar sim I assim por exemplo quando o documento começa a falar sobre essa realidade né da do rito do matrimônio ele antes de eu Isso foi uma coisa que eu percebi antes de começar a Explicar sobre a bênção ele já
explica sobre a sacralidade do matrimônio em si porque aqui eu acho que entra um pouco a hermenêutica da interpretação aqui da internet que as pessoas estão achando que o documento tá querendo de alguma forma legitimizar a benção sacramental também aos casais irregulares e aí essa situação então muito bom o Senhor falar desse número quatro eu não tinha também tido essa visão assim é o número quatro tira qualquer ambiguidade certo depois aí fala vou começa a falar sobre as bênçãos né sim aí fala que as bênçãos podem ser consideradas entre os sacramentais mais difusos em contínua
evolução o o que que é um sacramental é importante eh fazer essa distinção né a igreja tem sete sacramentos os sacramentos eles agem ex operato ou seja pela sua própria virtude então Eh digamos assim na hora que você vai ser batizado eh não interessa muito se você tá distraído se o o padre tá com sono o sacramento É infalível né se se o você tá confessando né o talvez a sua contrição seja muito boa o pad vai lá te dá uma absolvição a absolvição Valeu por si mesmo el tem um efeito claro que é necessário
ao menos uma uma uma construição imperfeita né agora os sacramentais não os sacramentais dependem da Fé de quem recebe né ex opere operantes Então veja eh os sacramentais eh por si mesmo eles pressupõem eh que eh a a pessoa precisa crer ela tem que acreditar mas não só isso que isso vai digamos assim limitar ou não o efeito do sacramental na sua vida ora aí ele diz com razão que as bênçãos estão entre os sacramentais número n diz o seguinte de um ponto de vista estreitamente litúrgico ação requer que aquilo que se abço esteja conforme
com a vontade de Deus expressa nos Ensinamentos da igreja de ponto de vista litúrgico Ou seja eu não posso dar uma bênção oficial uma bênção litúrgica em algo que está em desconformidade com o propósito de Deus eh ele diz mais ainda né Eh se de um lado sempre e por todas as partes se oferece a a ocasião de louvar invocar e agradecer a Deus por meio de Cristo no Espírito Santo por outro lado a preocupação é que não se trate de coisas lugares ou contingências que estejam em contraste com a Lei e o Espírito do
Evangelho o que que o documento tá querendo dizer aqui tradicionalmente o isso tá nos antigos manuais de sacramenta existem dois tipos de bênção a chamadas bênçãos constitutivas que alteram o status de uma coisa então por exemplo quando o padre faz água benta ele altera o status da água aquela água passa a ser água benta quando eh o Bispo abençoou uma igreja ele altera o status daquela igreja ela se torna uma igreja abençoada Um Altar uma imagem eh quando por exemplo um um abad é eleito e a eleição é confirmada ele recebe a bênção abacial a
bênção altera o status do abad ele se torna Abade antes ele não era agora há um outro tipo de bênçãos que são as chamadas bênçãos invoca as bênçãos invoca não alteram o status da coisa então por exemplo se eu invoco a bênção de Deus sobre você se eu invoco a bênção de Deus sobre umaa outra pessoa se eu invoco a bênção de Deus sobre sobre qualquer coisa né e que não altera o status não é que aquela coisa ficou Benta a pras mesas constitutivas inclusive é necessário que haja eh que haja eh a presença do
objeto né o pessoal fica dando bênção de água sal não sei o quê pela televisão né eu digo hum hum tá muito certo isso não porque a bênção constitutiva que faz uma coisa ficar Benta exige a presença né do do do do sujeito da Bênção agora as bênçãos evocativas não você pode se dar por escrito pode se dar eh A viva voz né o Papa dá B Urb orb né pela televisão etc são as bênçãos invocativo número 12 que se deve evitar o risco de reduzir o sentido das bênçãos apenas a este ponto de vista
por nos levaria a Pretender para uma simples bênção as mesmas condições morais que se pedem para a recepção do Sacramento que é Bem óbvio né se uma pessoa vem vem me dizer assim Padre sen P dar uma benção eu não pergunto você confessou Você tá em está de graça você germent dou a bênção né a pessoa vem com terço Padre pessa eu não vou chego para Ela pergunto olha e aí você é casado na igreja não quer dizer e e e eh São bênçãos informais que se dão assim né depois ele fala eh das bênçãos
na sagrada escritura que existem as bênçãos descendentes e ascendentes né as bênçãos eh descendentes é quando a bênção de Deus Desce sobre alguma coisa e as bênçãos ascendentes é quando o homem dá graças a Deus ele bendiz a Deus eh por alguma coisa e a bênção dada eh pelo homem ela é uma espécie de bênção que estende a bênção eh descendente para outras pessoas né aqui da tá no número no número 17 muito bem aí ele começa a falar sobre a compreensão teológica Pastoral das bênçãos e é aqui que tá a verdadeira novidade do documento
né porque ele fala da Bênção Não tanto como um rito ou como uma oração formulada mas fala da Bênção informal digamos assim sim né inclusive ele toma eh Ele toma como exemplo a benção que os pais dão nos filhos que é benção Mas é uma informal não é uma litúrgica ele diz quem pede uma mostra-se necessitado da presença salvífica de Deus na sua hisa e quem pede uma à igreja reconhece esta última como Sacramento da salvação que Deus oferece senão ninguém pediria uma benção né a pessoa reconhece que ela precisa eh e também reconhece que
a igreja é um instrumento eh de salvação Eh aí ele cita um texto do Papa Francisco que diz quando se pede uma bênção se está exprimindo um pedido de ajuda a Deus uma Súplica para poder viver melhor uma confiança em um pai que nos pode ajudar a viver melhor ou seja ele apresenta aqui ele como falar da bênção como uma ajuda né então eh eh eh por exemplo muitas vezes as pessoas eu acho que todo Padre tem isso a pessoa eh vem eh vem a você na na confissão e por exemplo ela não pode ser
re absolvida porque ela tá num estado de Pecado aquilo que na Teologia Moral nós chamamos de Pecado habitual está num estado de Pecado ela não pode ser absolvida e a pessoa diz assim Padre mas o senhor poderia pelo menos dar uma benção para Deus me ajudar a sair dessa situação que que tem de errado nisso não tem nada de errado ã o número 23 quando estas expressões de fé são consideradas fora de um quadro litúrgico encontram em um âmbito de maior espontaneidade e liberdade então não tá falando de absolutamente nenhum rito nenhum tipo de fórmula
falando de aquilo que é informal mesmo espontâneo diz que essas bênçãos são atos de devoção diz que não se deve fixar dentro de um [Música] claramente legal ele diz quando as pessoas invocam uma bênção não deveria ser posta uma exaustiva análise moral como pré-condição para podê conferir é o que acontece na prática uma pessoa pede uma ninguém vai ninguém chegar lá perguntando né e ele diz nesta perspectiva eh o pronunciamento formulado pela então congregação para a doutrina da Fé eh porque convidam de fato a um discernimento em relação à possibilidade de formas de bênçãos pedidas
por uma ou mais pessoas que não itam uma concepção errada do matrimônio Ou seja eu tenho que garantir que não se dará uma concepção errada do matrimônio ã e diz e que também tem levam em conta o fato que em situações moralmente inaceitáveis desde o ponto de vista objetivo situações moralmente inaceitáveis do ponto de vista objetivo a caridade Pastoral nos impõe de não tratar simplesmente como pecadores outras pessoas cuja culpa responsabilidade possam ser atenuadas por vários fatores que influem sobre a imputabilidade subjetiva quer dizer a pessoa ignorante pessoa não sabe direito não sabe que é
Igreja enfim né Então veja o ele ele tá ele tá afirmando que existem situações moralmente inaceitáveis mas o temp tá dizendo Olha você não pode tratar a pessoa como um pecador desgraçado mal escorraçar ele da sua frente temos que ter caridade nesse sentido mas é que isso aqui é todo Padre é isso gente a pessoa vem pedir bênção às vezes nas situações das mais das mais difíceis mesmo né Só quero pedir um um tempinho queria falar uma coisa para vocês aqui nos comentários pessoal seguinte primeira coisa que vocês tem que estão nessa Live nós não
estamos nessa Live aqui fazendo bagunça nós vios aqui com coisa séria tá o padre ele é doutor em moral é uma das maiores autoridades aqui no Brasil na área ele não está brincando Eu também não estou brincando também porque sou teólogo também então é o seguinte acalma o teu coração nós estamos analisando documento nós não chegamos no final do documento ainda o grande problema que nós temos nesse tempo nesse tempo de consumismo de correria é que a gente não consegue parar você está tendo uma aula gratuita aqui por um grande Professor Então seja humilde escute
porque eu tenho certeza que a maioria de vocês aqui não leram o documento a luz como tem que ser feito então por favor escutem vocês estão uma aula nós não terminamos ainda nós não terminamos ainda não chegamos à conclusão do documento então acalma o seu coração não venha já com pré requisitos na sua cabeça pare de tumultuar aqui na live senão eu vou começar a bloquear alguns comentários aqui hein pronto vamos lá ô Rafael é o seguinte você veja eu eu já vou falar sobre um um defeito que na minha opinião tem aqui mas é
as pessoas falam assim Deus não abençoa o pecado é verdade Deus não abençoa o pecado mas aqui ele tá dizendo eh que existem situações moralmente inaceitáveis ele tá diz exatamente que não é para incorrer nisso Exatamente isso então essa ideia de que você tá dando uma Anistia pro pecado mas o documento não falou antes que o os atos se são lícitos apenas no contexto do matrimônio que eh não se pode passar uma ideia errada do matrimônio que se deve proteger a os cas as pessoas de um escândalo tá jeito aqui mas ã depois ele diz
que isso aqui não tem que tá no no no benedici né do de benedic ônibus que é o ritual de bênçãos da igreja ã depois ele diz número 30 o sentido Popular das bênçãos inclui também o valor da Bênção de sentido Popular popular é bênção em sentido lato não em sentido estrito por favor não se façam de burros né é muito importante isso E aí a partir do número 31 ele entra no tema que eh que que nos que nos que nos ocupa né no horizonte aqui delineado coloca-se a possibilidade de bênçãos de casais em
situações irregulares e de casais do mesmo sexo então aqui para mim é o ponto fraco é que eu acho que a palavra casal não se aplicaria por que eu acho que uma pessoa aliás por que que eu acho que colocaram aqui a palavra casal por é o mesmo problema que aconteceu no documento anterior que falava sobre transexuais por exemplo nós sabemos que não existe transexual do ponto de vista metafísico né quer dizer o homem muda o eh exterior o homem muda o o estereótipo mas ele não muda digamos assim a a sua constituição eh formal
Então vai ser homem para sem fazer mulher para sem né Isso mudou digamos a aparência o documento naquela ocasião usou esse termo porque é o termo em circulação Eu acho esse termo a melhor escolha não não acho a melhor escolha aqui eu acho o termo casal a melhor escolha não porque não existe casal de dois homens casal de duas mulheres casal eh não sei não existe casal é homem e mulher tá certo a gente pode utilizar dupla parceiro etc mas o documento fez a escolha de usar a linguagem que está em circulação é um defeito
do documento Então não é porque um documento da do dic doutrina da fé que ele é perfeito po ter defeitos e esse deito está aqui realmente a palavra não precisaria comparecer desse jeito e diz assim a forma dessas não pode encontrar uma fixação ritual por parte da autoridade eclesiástica para que não Se Produza uma confusão com a bênção própria do Sacramento do matrimônio Depois diz que as pessoas T que chegar reconhecendo-se indigentes e necessitadas não reivindicam a legitimação do próprio Estado mas mendigam mendigam que tudo ISO que tudo o que de verdadeiro e de bom
e de humanamente válido está presente na sua vida e nas suas relações que veja veja vamos pegar aqui um Marco realista do problema esses dias um padre muito amigo meu me contou o seguinte que el tava rezando missa chegaram dois rapazes eh estavam lá assistiram a missa ajoelharam cantaram participaram da missa não comungaram né no final da Miss um deles procurou e disse assim olha Padre é o seguinte eu tava numa vida de eh promiscuidade drogas estava me destruindo então conheci esse meu amigo meu companheiro lá e ele me tirou isso daí e me trouxe
pra igreja Eu sei disse ele que eu não estou fazendo as coisas como Deus quer mas o senhor acha que Deus vai ter paciência comigo para me ajudar ao longo do caminho etc etc que que o padre ia fazer o padre ia chegar para ele e falar assim você está uma situação desordenada saia daqui não o padre disse olha Deus vai ter paciência sim ele vai vai te conduzir no caminho não desista eu prefiro que você venha a missa que você esteja aqui que você esteja lá numa numa vida de perdição lugar de drogas de
crime etc e nós vamos te ajudar a progredir e sair inclusive dessa situação a o rapaz perguntou o senhor pode me dar uma benção que que o padre vai fazer ele vai dizer para ele que não vocês percebendo que não é exatamente o que você tá pensando a vida é mais complexa minha gente a vida não é não é uma uma digamos assim uma caixinha né em que tudo tá ali definido a partir de um cân calma o documento fala depois de graças atuais e Graças atuais quer dizer que número que é número 31 que
é o mais problemático de todos né Ok porque a doutrina da igreja que uma pessoa que não está em estado de graça pode reber Graças atuais são as próprias que atuam nos sacramentais esta é uma bênção que ainda que não inserida em um rito litúrgico une a oração de intercessão à invocação da ajuda de Deus para aqueles que se voltam humildemente para ele mais uma vez não é uma um pedido de legitimação se uma pessoa chegar falar assim olha dois homens o Senhor abençoa nosso união não o senhor eh pode dar uma bênção a gente
tá fazendo aniversário não a gente tá precisando de uma ajuda de Deus nós nós queremos corresponder a graça Queremos nos Abrir né O senhor pode aí muda figura é outra coisa Queremos nos converter queremos deixar essa vida isso existe vezes um padre me contava de um de um rapaz que também é a mesma coisa Vivi com uma com outra com outra pessoa com outra homem e que ele chegou e disse assim olha nós estamos fazendo todo o esforço possível de não acontecer nada porque realmente nós queremos nos converter etc etc etc ei você vai dar
as costas e não vai ajudar essa pessoa com uma oração não vai rezar por ela porque é disso que se trata é uma oração de Súplica intercessão uma oração você não vai rezar por essa pessoa me perdoe mas eh eh gente eh chega a ser eh Boal o nível de incapacidade de de ler textos de a realidade hã depois ele diz quantas vezes de fato através de uma simples bênção do pastor que nesse gesto não pretende nem confirmar nem legitimar nada as pessoas podem experimentar a proximidade do pai além de todo desejo de todo o
mérito tá claro né que não é para confirmar não é para legitimar tá claro tá escrito né Eh diz que essas bênçãos não têm que ser ritualizadas são simples gestos que um simples gesto que fornece um meio eficaz para crescer eh em confiança para com Deus evitando que se torne um ato litúrgico ou sem ou semil não pode nem ser litúrgico nem semil litúrgico não pode indentar não pode se tornar Norma número 37 eh número 38 por essa razão não se deve nem promover nem prever um ritual para as bênçãos de casais em uma situação
irregular eh e na oração que se pode preceder a essa bênção espontânea o ministro ordenado poderia ia pedir por aquele pedir para essas pessoas a paz a saúde espírito de paciência diálogo ajuda mútua mas também a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade quer dizer senhor leva essas pessoas aqui para que cumpram a sua vontade aquelas aqui já tá falando de casal irregular que seria homem e mulher viu gente não faça confusão exatamente eh depois diz para evitar qualquer forma de confusão ou de escândalo nunca nunca se dará eh
essa bênção aos hitos de união civil nem sequer em relação a estes nem com as vestes nem com os gestos nem com as palavras de um matrimônio isso vale tanto pros cas seg União quanto os casais eh do mesmo sexo né para utilizar a linguagem aqui casais Acabei de criticar eh então vocês vejam veja que coisa né Eh por que o que que tá por trás isso aqui todos vocês viram que nos anos passados por exemplo na França na Bélgica na Áustria na Alemanha houve cerimônias de bênção de de de de de casais de segunda
união e e de eh duplas homossexuais houve bem houve cerimônias o padre celebrava na missa celebrava missa trazia chamava dava ele está proibindo isso aqui aí o pessoal fala mas não adianta proibir porque eles vão continuar a fazendo eh bom só que tá proibido tá disciplinada a questão a questão tá determinadamente dis aqui então Esse aspecto eh Inclusive para quem milita está numa situação muito desagradável não é uma situação agradável ah a gente tem que entender o seguinte aí o pessoal manda por exemplo o Padre James Martin já no dia seguinte deu uma bênção lá
pro para dois homens e postou no Instagram ele fez isso por sua própria ponte e risco ele não tá respaldado pelo documento é é é a mesma coisa né o pessoal fala eh eh que por exemplo pega a a missa né a missa de de Paulo VI a missa que a gente celebra aí pega lá os piores exemplos para fazer um uma crítica né mostra o padre vestido de palhaço o outro vestido de índio é a bagunça toda gente fazer essa é missa de Paulo VI não pera aí desculpa a missa de Paulo VI é
bem outra coisa você não pode pegar como intérprete de uma lei justamente o escabroso que se faz no nome dela Hum parece me parece bem Evidente isso o número 41 diz que isso tudo eh eh deve ser deve deve servir para orientar o Prudente pimento dos ministros ordenados para este propósito quer dizer aqui as circunstâncias são tão limitadas que raramente elas vão se apresentar Tais quis Tais quais aparece aqui no documento então na prática o documento acaba sendo mais restritivo do que outra coisa embora as pessoas queiram interpretá-lo atir das manchetes né inclusive diz aqui
quequ número 44 será ocasião para um renovado anúncio do Querigma um convite a aproximar-se sempre mais ao amor de Cristo ou seja a conversão né Querigma é convite a conversão então então vejam se você lê o texto o texto não está a a a manchete diz o papo autoriza bênção de casais gays Epa não é isso desde que eles cheguem eh pedindo ajuda de Deus não querendo legitimar sua situação não achando que estão numa situação correta etc etc etc mas pedindo ajuda pedindo socorro tá claro então assim eh eu preferia não estar fazendo essa Live
contigo preferia preferia est dormindo agora né preferia estar eh me ocupando com temas um pouco mais Sobrenaturais mas a gente tem que ser honesto e repito mais uma vez não é propriamente sobre essas questões que aqui estão eh determinadas mas é Sobretudo o o o o tema aqui é não nos deixarmos manipular por aqueles que têm interesse justamente de provocar um eh uma debandada nos fiéis católicos Ô Padre uma pergunta assim só pra gente sen esclarecer para nós né O que que seria um casal irregular nós sabemos que a realidade de um casal irregular ela
tem uma uma amplitude maior Às vezes a gente já Pensa logo por exemplo nos casais segunda União ou chamado casais divorciados eh quando a igreja tá falando desses casais irregulares claramente aqui gente nesse documento não está falando de pares hom afetivos está falando de homem e mulher o senhor pode falar uma casuística uma realidade assim na na vida Pastoral por exemplo um casal irregular que que seria os casais irregulares tem tantos casal irregular é todo casal que é esse nome na minha opinião é um nome infeliz né Eu também acho parece que parece que é
uma questão de regra né esse está dentro da regra mesmo o nome legitim ação que às vezes usa pera aí não é bem legitimação você vai casar na igreja meu filho vai receber um Sacramento vai celebrar um Sacramento né mas e eh Trocando em Miúdos todo batizado na igreja católica tem obrigação de casar-se segundo a forma canônica e se ele está unido alguém fora da forma canônica ele é irregular então isso vale para casais concubinária eh não são casados de modo algum mas convivem né isso vale para casais segunda União que estão num processo aí
para de repente para declaração de nulidade da primeira União eh algo assim e aí existem normas morais concretas para lidar com esses casos eh e Claro no caso do dos casais irregulares eh Há muitos muitos muitos casais que eh eh até vivem segundo o que a igreja pede em continência né sim então ficou claro né gente casal irregular casais irregulares homem e mulher agora a questão é justamente no 31 porque lá não fala pares ou companheiros fala casal aí o senhor já explicou isso lá atrás eu acho que isso aí que deu o vamos dizer
assim o o Rebu maior pessoal tá falando aqui Padre sobre o Cardeal Miller Cardal Miller fez uma declaração também o dom Atanásio fez tem vários outros fazendo também eh O que que o senhor acha da posição por exemplo do Cardal Miller daquilo que ele fala daquilo que Ele falou o que que o senhor enxerga enquanto Cardeal enquanto enquanto teólogo né o Cardal merer tá falando do que acontece na Alemanha ah o o os os os os alemães eh Eles são muito muito muito ligados a a a a mente inclusive achei muito interessante quando teve o
sío da família né Eh teve o círculos germânicos o círculo alemão né e e o pessoal falava deixa os alemães se matarem lá depois a gente vê o que o que que faz né que é uma questão alemã em boa parte né então tendo presente aquele Horizonte de eh duplas homossexuais sendo acolhidas e tal e com glamz adas e aquela coisa toda aí eu concordo com ele né agora tendo presente uma eh uma perspectiva como essa que a gente tratou aqui aí eu eh eu acho que até ele concordaria comigo dentro dessa minha perspectiva sim
é porque de fato na Alemanha e além dessa dessa situação você tem já como o senhor explicou antes a gente sabe disso o sino do Alemão que tá já querendo pavimentar passar por cima da doutrina e tudo mais eu acredito que o Cardeal ele tá só Relembrando agora A questão aqui que eu percebo por exemplo hoje eu escutei um p né da da entrevista do do Dom Atanásio Schneider lá no no centro dombosco e ele falava algo que eu fiquei pensando bom eu pelo menos não tinha entendido não vi dessa forma que ele viu naquilo
que seria em relação à benção e invocativo para alguém que cheg para até mesmo esses pares essas duas pessoas que pedem nessa situação que o senhor colocou tão Clara São duas pessoas que convivem juntos e o documento fala uma uma hora também que tem pessoas que já estão há anos que nem mais TM eh relação sexual entre eles eles querem de alguma forma se reaproximar ou vivenciar isso tudo e ele dizia que dar uma bênção invocativo nesse sentido você incorre o risco de ofender nosso Senhor porque você invoca o nome de Deus sobre aquela pessoa
sobre aquela situação de Pecado então de alguma forma é uma blasfêmia que que o senhor acha eu acho que seria a blasfêmia se você tivesse abençoando um ato eh por exemplo um um um ato supostamente matrimonial seria uma blasfêmia agora se eu estou rezando por alguém que precisa de ajuda e que pede isso não é uma blasfêmea não tem sentido dizer isso e me parece que este é o sentido que aparece aqui no documento então Eu discordo dessa dessa dessa análise blasfêmia se eu chegasse por exemplo eh fosse fazer uma espécie de simulação de Sacramento
el dissesse assim olha não pode Celebrar o matrimônio Mas vamos fazer a assim como a união civil está para o casamento civil a bênção está para o sacramento do matrimônio aí sim seria uma aí eu concordo que ser uma blasfêmia agora pessoas que v a mim pedir socorro ajuda oração e eu rezo por elas isso não é blasfêmia sim muito bom meu Deus do céu eu sei que o Senhor tem sofrido um pouco também por causa também da entrevista que o Senhor deu esses tempo atrás até mesmo naquela entrevista tá muito claro aquilo que é
a posição e análise que o senhor faz do documento tão dizendo que o senhor tá passando o pano pro documento tá passando o pano pro Papa também porque aí entra o servo de vacantia entra o cismáticos entra a loucura doida aí entra também um povo também que que já coloca Nossa Senhora no meio aparição e meu Deus do céu o que que tá acontecendo com o Brasil o que que a gente faz hein a gente estudou para caramba em Roma para poder trazer alguma coisa a gente não consegue às vezes falar o básico que as
pessoas não conseguem escutar eu não sei como que o senhor tá vivendo isso porque Senhor tá sendo acusado de tá passando pano pro Papa Pois é mas eu não passei pano Eu simplesmente li tá aqui não tô lendo não tô passando pano Leia tá escrito tá claro agora veja eh eu não sou ingênuo eu sei que existem intencionalidades eh por detrás de todos os atos né Então veja eh como eu disse no começo Há muitas pessoas interessadas em provocar um esgarçamento na igreja eh de eh favorecer a polarização né de de favorecer todo tipo de
exagero E como eu disse no começo a gente tem que deixar as coisas bem Claras Não podemos perder a nossa união com a igreja né como como diz o adágio antigo Extra Eclésia n salos fora da igreja não há salvação eh não podemos ao mesmo tempo a afirmar eh nenhum tipo de eh concordância com o pecado ou de de bênção ao pecado não mas se pessoas vierem pedindo socorro e ajuda nós devemos estar à disposição para rezar por elas e ajudá-las tão somente isso gente é isso agora quem não quer entender eu não posso eu
não posso quebrar a cabeça da pessoa e colocar a coisa lá dentro né que aí Aí a pessoa não quer entender mesmo bom Padre assim uma pergunta pra gente encerrar porque o senhor também tem o seu horário gostaria de ficar a noite inteira tem muito assunto pra gente tratar Espero que o senhor volte um dia de novo tá mas voltando à minha preocupação enquanto leigo enquanto alguém que está aqui vamos dizer assim no meio do povo né A minha preocupação é justamente a aplicação desse documento qual seria assim a orientação que o Senhor nos daria
a luz do documento mesmo a luz daquilo que o magistério nos ensinaria nos daria porque por exemplo meu cunhado meu cunhado trabalha com casamento eh e ele celebra ele ele faz as festas ele tira foto no casamento da igreja Sacramento tudo e depois a gente sabe que já faz um bom tempo que surgiu essas Modas civis claramente de celebrantes que cham né você até contata aquela pessoa leiga ali e que nem é católico às vezes mas cologa alguns elementos de uma certa União a gente sabe como que funciona isso é se eh como aconteceu com
com esse Padre Jesuíta o James Martin eem outros e outros padres que esse casal chega para poder pedir esse esse esse casal irregular chega para pedir a bênção Ok esses pares H afetivos chegam para pedir a benção e alguém faz uma foto como foi feita em vários lugares pronto coloca no book de na foto de entrada de casa aquela bênção então que no final parece a benção do do matrimônio se nós vermos isso se os fiéis verem isso qual que tem que ser Segundo o Senhor a a preocupação a ação O que que tem que
ser feito tem que pegar Piquete e sair batendo no Padre tem que o que que deveria ser feito naquela igreja local particular ou naquela Paróquia porque a gente sabe que isso vai ser um risco que vai acontecer aí é Olha acho que a primeira coisa Falar com o próprio Padre segundo lugar falar com o ordinário dele com o responsável por ele explicar os motivos o porquê etc etc você tá se queixando e é basicamente isso o que nós não podemos permitir repito é a divisão da igreja isso nós não podemos permitir que aconteça Tá certo
gente e a migração né a migração pessoal migrando para grupos cismáticos que gostam muito desses momentos de crise Para poderem tirar a sua capinha de gordura Padre só dá só uma Uma pincelados o que que seria uma ideologia um grupo sismo o que que eles fazem grupo sismo é um grupo que não está eh que separou do corpo institucional da igreja isso é grupo cismático muito bom então gente olha só você recebeu aqui uma formação profunda só não escutou e não entendeu quem realmente tem ma intenção segundo aquilo que eu penso Ficou claro para mim
algumas coisas que eu estava com dúvida eu fiz alguns vídeos aqui no canal falando é só uma coisa viu eu tô vendo aqui pessoas escrevendo o seguinte os bispos africanos são cismáticos os bispos eh ucranianos São cismáticos Para de ser moleque gente par de ser moleque Eles não estão se rebelando contra autoridade papal o que eles estão fazendo é conforme o documento diz aqui nós não temos essa demanda não temos exatamente esse contexto vai dar escândalo vai acontecer isso vai acontecer aquilo então aqui nós não fazendos Isso é perfeitamente alinhado com o o que o
Papa inclusive pede no documento e só para terminar viu Rafael sim eh o o existem pessoas que querem reformular a identidade da igreja católica Querem Acabar com papado e querem criar na igreja uma espécie de confederação de igrejas nacionais em que eh o Papa simplesmente eh eh é um uma espécie de prima e eh como na igreja anglicana igreja anglicana El tem o primado da igreja anglicana e depois as igrejas da nacionais por conta própria Se você interpretar as atitudes dessas conferências episcopais como atitude de rebelião O que você tá fazendo é reforçar essa agenda
que pretende transformar a Igreja Católica como uma espécie de comunhão anglicana além de você estar dizendo o contrário do que os bispos estão fazendo eh Você também está utilizando Aquilo em prejuízo da própria estrutura da igreja Então veja é preciso você ter uma uma uma você tem que ter um um uma percepção mais profunda né se você ficar só na na epiderme assim você vai F você vai ser profundamente levado pelas pelas paixões aí pelo pessoal que tá eh está fazendo tá fazendo de tudo para que a igreja seja eh dividida e dilacerada esgarçada e
assim por diante eu eu dei risada aqui num hora dos comentários uma pessoa escreveu assim certo tá o padre que tá ensinando para nós o documento eh errado tá o documento que faz a gente ler e passar de doido tem que dar de doido para entender o documento ô meu Deus do céu gente mas é isso aí e olha eu acho que tudo que você faz hoje em dia nós precisamos de ir na fonte tem o site do Vaticano Vaticano ponv lá você encontra o documento é tão fácil hoje em dia você coloca no Google
se você não consegue falar em italiano tem espanhol À vezes tem a maioria dos documentos em português também mas a gente tá numa preguiça intelectual tão grande ultimamente que a gente só quer escutar aquilo que já vem pronto e nem sempre aquilo que vem pronto você tem a capacidade Olha a gente tá aqui já uma hora e quase 1 hora e meia já estudando sobre o documento lendo Padre explicando para nós eu tenho certeza que a maioria de nós aqui escutou lives ou então alguém falando alguém comentando quando você sair dessa Live Leia o documento
vou deixar o documento o link do documento aqui na descrição do vídeo para você ler mas de fato eu acho que de mais importante que nós temos que fazer é rezar pela igreja justamente pela Unidade dela pela Unidade dos bispos pelo pelo Papa pelo santo padre ess dias eu fui criticado duramente no meu canal porque eu usei a palavra Vamos rezar pelo Santo Padre o Papa e o pessoal não sabe hoje em dia nem entender o que que é um pronome de tratamento para você entender como que essa cultura eclesial Tá difícil então assim gente
vamos amar a igreja vamos estudar vamos fazer com que também defender a fé agora aqueles que são os apologetas né os Atanásio da vida não digo do Dom Atanásio eu digo daqueles que sentem Atanásio estão na verdade rasgando a túnica do corpo de Jesus sabemos que existe infiltração sabemos que tem pessoas querendo destruir a igreja por dentro e nós não podemos ser os primeiros a colaborar achando que nós somos os zelotas do templo com a faca debaixo da da túnica né peço só a benção Padre para nós Deus abençoe e quero dizer o seguinte as
pessoas que tem gente que não entende eu sei que tem muitas pessoas que Com boníssima intenção tão assim militando mesmo T vamos defender a doutrina tudo bem concordo com você né temos que defender a doutrina mesmo mas repito né Eu acho que a gente tem que ver a questão a partir de perspectiva um pouquinho diferente institucional também para sabermos colocar cada coisa no seu devido lugar então que Deus abençoe a todos nos conceda que nós possamos viver uma vida agradável a Deus com muita humildade com muito amor e que a gente possa agora agora se
preparar pro Natal né Natal tá aí Natal tá aí nós vamos Celebrar eh esse esse momento tão grande do amor de Deus revelado aos homens na Encarnação eh de Deus em um bebê né se torna um bebê então que a gente possa se deixar contagiar pela alegria do natal e ter o nosso coração totalmente possuído por todas essas graças pela intercessão de Nossa Senhora de São José a bênção de Deus todo poderoso Pai Filho e Espírito Santo sobre vós e permaneça para sempre amém amém Padre Muito obrigado pela presença pela disponibilidade foi muito bom Eh
eu gostei muito de estar com o senhor espero que a gente possa até est mais vezes o pessoal falando ó venha fazer Live sobre escatologia sobre São Tomás de Aquino um dia o padre tem muito compromisso viu gente quem sabe o próximo ano a gente consegue então ou mais cedo e possível queria aproveitar dizer para todos vocês que amanhã dia 23 e 24 eu estarei conduzindo um Retiro retiro online de silêncio interior de preparação pro Natal eu vou deixar o link na descrição aqui do vídeo para que você possa se inscrever se você quiser participar
chama silencium de natal é um momento único à luz de um padre da Igreja São máximo confessor que ensinava a fazer da sua alma a sua interior eu acho que nesse momento a gente tem que acalmar o nosso coração e justamente Nos preparar para encontrar Jesus Deus abençoe pad obrigado viu que o Senhor proteja nessa arda missão aqui também nesse Ministério tão bonito que o Senhor tem aqui no Brasil obrigado por ter aceitado ouv amém querido abraço Deus abençoe gente
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