E você tá aqui para saber um pouco da história do Candomblé como cronograma surgiu como foi criada a religião dos orixás aqui no Brasil você toma lugar certo vamos saber um pouco da história do Candomblé e o Olá eu sou tão Loreto estou aqui para falar um pouco sobre o processo histórico que desencadeou trouxe o surgimento do Candomblé como religião desde o século 17 há registro de cultos africanos interna brasileira e RPG através de documentos da Santa Inquisição demonstrou que o contorno anno de 1670 já havia cultos tradicionais africanos aqui em Terra Brasileira Calundu foi
o primeiro termo genérico para designar essas esses locais essas reuniões para o culto de origem africana o Candomblé não tem uma data específica de surgimento mas tem-se uma data aproximada baseado em outros fatos históricos que ajudam a chegar mais próximo de uma data de origem do surgimento das primeiras reuniões urbanas deixando de ser chamado de Calundu para que seja conhecido o Candomblé não é o esmalte parecido no que conhecemos hoje esses fatos históricos por exemplo que começa o nome de 1789 o que rodeio né permeiam as guerras entre o reino de daomé e o reino
de quito no qual nesse período foi trazido muitos escravos para para o Brasil inclusive membros da família real de Arouca quero os membros da família real do alaketu aq1000 nessa primeira leva de escravos trazidos das Guerras entre os reinos de daomé e o reino de alaketu veio EAD tá é acredita-se que também posterior a isso tinha vindo de ar na sua babá ficar assim como o tamper o garoto que foi a criadora do Candomblé alaketu em 1835 teve início as reuniões na ladeira do que o atual Visconde de Itaparica na Barroquinha também conhecido como Calundu
de adotar onde negros navios se reuniam para o culto aos Orixás EA de tarde depois de nove anos de escravidão conseguiu a sua alforria E foi morar na Barroquinha onde começou o culto Residencial para os e já em 1837 e a Anna sui e Marcelina o batom se voltam a África e depois de um tempo já torna o Brasil algum tempo depois outros membros de outros negros na luz também que a torna a África como vamos subir tipo benzinho mas um dos grandes problemas no entorno do canal pra da Barroquinha porque a barroquense começou a
sua urbanização e assim o cerco policial A Perseguição já que era proibido qualquer outro tipo de culto externo que não fosse a religião do império que era religião cristã católica então a perseguição policial começou a urbanização então eles começaram a ter a necessidade de sair da Barroquinha e procurar outro local para continuar os seus cultos em 1855 Eles mudaram né o local de culto para para o caminho do Rio de vermelho atual Avenida Vasco da Gama onde é a casa branca do Engenho Velho até hoje é mas ainda numa época do Candomblé da Barroquinha que
começou essa reunião jamais Urbana não mais os calundus né em locais mais Rurais de Mata e odiado pela Mata Atlântica precisa ficar mais escondido eu já já teve uma casa de Candomblé com você conhecido como ele EA lume Axé airá intilé e após a mudança para o engenho velho da Federação hoje na Avenida Vasco da Gama abrisse então o Ilê Axé iyá nassô oká em torno da história do surgimento do Candomblé muito importante ressaltar as irmandades católicas que eram os locais públicos do qual os negros podiam se reunir assim dessa mesma forma se organizarem para
os frutos as suas divindades é importante falar sobre A Irmandade da Boa Morte que ela me mandado de mulheres negras na Mogi e os mandar é bom bom bom Jesus dos Martírios que eram irmã os homens negros de nabos venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das portas do carro não quer uma ordem de de negros angolanos negros bantos Nosso Senhor do Bom Jesus da Necessidade eram irmandades de negros de origem daomeana negros vejo essa essa Como eu disse anteriormente a saída de negros para África e volta para o Brasil demonstra algumas se houvesse uma necessidade
eu já um projeto anterior para que eles criassem aqui no Brasil já oculto ou se mantivesse aqui o que é estranho de saída e o retorno ao Brasil é que a iniciativa de voltar para uma terra que escravizaram vocês voltarão para a Terra Brasileirão até aqui escravizaram toda todo esse povo negro o interessante sobre o surgimento do Canal Brasil Barroquinha tanto Como colher cheia na sua cara já na no caminho do Rio Vermelho né atual Vasco da Gama é justamente a junção de Lagoas tanto do Os descendentes do Renault querido como na Gold descendente do
reino de olhar é interessante mostrar por exemplo que a Casa Branca do Engenho Velho né ele acharia nós trocar a casa pertence a Oxóssi porém o salão a sala de Candomblé pertence a Xangô as mesmo após a saída do de toda essa comunidade próprio o a localidade atual onde é o Candomblé da Casa Branca do Engenho Velho Ilê Axé iyá nassô Car mesmo com a transferência para lá eles não ficarão Livres Da perseguição policial justamente porque o código penal de 1830 passou a criminalizar esses tipos de reuniões que não fosse o culto apostólico Romano então
aí começa a surgir né se intensificar necessidade do sincretismo católico ou seja o sincretismo entre os orixás e os santos católicos para que de alguma forma que pudessem disfarçar a visão dos Perseguidores Cristo em conta o Santos católicos não as suas divindades tradicionais africanas e dentro dessa forma também é importante salientar aqui ouvir o sincretismo também entre divindades gêges nagôs e até e cultos bantu os negros bantos como foram os primeiros nervos a chegarem no Brasil no século 17 em torno do ano de 1630 em torno do início e meados do século 17 esses membros
mais conseguiram morar né fugindo nesse período na muitos aldeamentos indígenas então por isso que existe muito respeito um Central dentro da cultura bantu aos indígenas ao povo ao índio como um povo de Terra Brasileira os caboclos entendeu esse culto Não é esse o culto essa necessidade de culto esse respeito à o povo de Terra Brasileira os índios vem justamente dessa respeito aos ancestrais aqueles que o e vamo Positivo na época da escravidão é importante dizer que eu tô falando sobre o Candomblé da Barroquinha na Casa Branca do Engenho Velho mas que eu tô mostrando um
exemplo de surgimento do Candomblé o Candomblé não se resume ao surgimento apenas do linha cheia na sua cara não através apenas do canal da da Barroquinha outro Escalão dos já existiam no Brasil e foram aos poucos se tornando uma um grupo mas coiso e Algo Mais Urbano tendo mais uma identidade de grupo uma identidade de comunidade religiosa a falar que atua um exemplo desse a casa de Oxumarê outro exemplo também que surgiu então é importante ver que o Candomblé Não surgiu de uma hora para outra que não foi um fato que aconteceu EA de tar
depois EA calar e a na sua foi em criou o Candomblé da Casa Branca não foi todo um processo que surgiu através de uma de um local de um culto doméstico que foi crescendo tornando-se uma comunidade grande e precisou ter realmente o um formato de um terreiro de candomblé que tem hoje assim aconteceu também com cascadas de Candomblé Gigi foram surgindo dessa forma Porém isso se concentrou mais na mais para o lado do recôncavo baiano na turma de Cachoeira os as casas de candomblé bantu também surgiram dessa forma ou seja o Candomblé foi tomando a
identidade aos poucos com o surgimento de tudo isso outro fato importante justamente dentro dessa mistura de culturas e africana cultura africana na cultura europeia da cultura ocidental junto com a cultura indígena e também a cultura brasileira que já se formava essa mistura cultural que foi dando formato e o molde que o Candomblé hoje em dia então que eu não breve resultado dessa mistura cultural candomblé tem um pouco do catolicismo querendo ou não tem um pouco da identidade do catolicismo tem um pouco da identidade do culto indígena tem um pouco também da identidade criada aqui no
Brasil da própria cultura regional que já se formava no entorno do século 19 e o Candomblé se formou dessa desse jeito junto com o Brasil independente ou seja porque eu não é tão jovem Quanto o Brasil como estado independente o culto aos Orixás voduns inquices são muito antigos O porém o culto aos Orixás voduns inquices que existe aqui no Brasil o Candomblé esse tanto também outras religiões de matriz africana como o Batuque do Rio Grande sul o Xangô de Pernambuco o culto Minaj o tambor de mina do Maranhão ele é jovem tão jovem quanto a
nação brasileira porque eu tenho a sua própria identidade não é igual é similar mas não igual ao culto tradicional yorubá é similar Mas não é igual o vodu haitiano é similar mas não igual ao culto da Santeria Cubana ou seja essas culturas religiosas de matriz africana são similares mas não são iguais tem a identidade parecida mas tem as suas peculiaridades bom encerrando esse vídeo eu gostaria de convidar vocês a pesquisarem mais sobre a história a religiões de matriz africana porque é um universo gigantesco de informações e é uma religião que já tem 200 anos então
como eu chamo de jovem mas também já tem muita história então cada casa cada raiz religiosa tanto do Candomblé conta das demais religiões de matriz africana tem muita história para contar Então vamos acrescentar mais conteúdo a historiografia do candomblé e se você curtiu esse vídeo Não deixe de deixar seu like se ainda não inscrito no canal Não deixe de se inscrever e Ativar notificações para receber novos vídeos sobre a história do Candomblé sobre a cultura do Candomblé e um pouco mais sobre as religiões de matriz africana se quer deixar alguma ideia de vídeo alguma pergunta
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