As Implicações de Ser Discípulo de Jesus - Lc 14:25-35

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Igreja Presbiteriana do Guará II
Preletor: Daniel Abiorana Mensagem exposta no Culto Vespertino do dia 16/10/2016 na Igreja Presbite...
Video Transcript:
aqui de novo com os irmãos uma satisfação para mim é sempre um desafio mas a alegria ela suplantar esse desafio diz por aqui as escrituras queridos há pessoas que gostam muito do horário de verão outros que detestam eu sou daqueles que detesta o horário de verão mas estranhamente essa semana ele me trouxe um consolo eu quando fui convidado a trazer a palavra descobri que hoje era o primeiro domingo do horário de verão e eu pensei no cu de 5 e 6 ninguém vai pouca gente eu não vou ficar ali tão tão nervoso na frente dos
irmãos mas os irmãos são fiéis vieram e deus nos ajude nessa noite um homem querido vamos continuar com a nossa série nós vamos hoje meditarem lucas capítulo 14 nós vamos ler do versículo 25 aos 35 lucas capítulo 14 versículos 25 do versículo 25 ao versículo 35 quem acompanha é os estudos por meio do livro sabe que lá no livro ele não vai até o veículo 35 mas eu acho que faria mais sentido se nós fomos até o versículo 35 vamos colocar de pé querido já que vocês vão passar algum tempo sentados nos colocar de pé
e eu vou ler eu peço que os irmãos prestem atenção à palavra do senhor grandes multidões o acompanhavam e ele voltando se eles disse se alguém vem a mim não me aborrece é seu pai e mãe e mulher e filhos irmãos e irmãs e ainda a sua própria vida não pode ser meu discípulo e qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo pois qual de vós pretendendo construir uma torre não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se têm meios para concluir para não suceder que
tendo lançado os alicerces e não podendo acabar todos os que a virem somzoom bem dele dizendo este homem começou a construir e não pode acabar o qual é o rei que para combater outro rei não se assenta primeiro para calcular se com 10 mil poderá enfrentar o que vem contra ele com 20 mil caso contrário estando o outro ainda longe envia lhe uma embaixada pedindo condições de paz assim pois todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo o sal é certamente bom que caso podem se tornar insípido
como restaurar o sabor não presta para terra nem mesmo para o monturo lançando fora quem tem ouvidos para ouvir ou sam senhor nosso deus essa tua palavra é o teu povo pá e estranhamente um deus o seu convocou homens para trazer a tua palavra o teu povo pai é um risco tão grande senhor e nessa noite se eu não tiver misericórdia de mim o pai eu estragar a deus a mensagem que eu tenho com os seus filhos por isso meu deus querido diminui a mim o pai e assalto nome de jesus cristo nesta noite pelo
amor do teu nome senhor potencializar essa mensagem a deus que atua e é para os seus filhos em nome de jesus cristo amém podem assentar queridos irmãos esse é o texto que continua é semana passada o pastor pregou sobre o grande banquete naquele texto maravilhoso que o pastor esposa ele conta a história de um homem que fez um convite e estranhamente esse convite para um grande banquete havia sido recusado por coincidência também preguei na outra versão dessa mesma parábola é um tempo atrás e agora jesus começa a falar sobre o discipulado talvez queridos a gente
possa pensar que esse discipulado é justamente para aquelas pessoas que entraram no banquete as pessoas que sentaram no banquete agora são discípulos de jesus e jesus então vai falar a respeito das implicações de ser discípulo de jesus é interessante porque esse jesus é um mestre que nessa altura do seu ministério já é alguém muito popular o versículo 25 diz que multidões acompanharam grandes multidões o acompanhavam esse lugar que ele estava provavelmente a pereirinha e era uma cidade nédico inédita que ainda não tinha conhecido jesus que ainda não tinham visto jesus e é curioso de se
pensar que a sua própria fama lhe pressagia de modo que ele chegava numa cidade que ele nunca estava mas as pessoas já sabiam a respeito dele sabiam que um homem que tinha nascido numa vila desprezível chamada nazaré vinha fazendo sinais e maravilhas por toda a judéia o evangelista marcos cansado de relatar os milagres de jesus chega um certo momento o evangelho que diz e todos os que já chegavam a ele eram curados e este homem com essa fama que lhe pressagia chega nessa cidade e não é diferente nessa cidade ele se a chega e grandes
multidões o acompanham mas estranhamente no versículo 26 ele parece que traz um anticlímax para aquela multidão eu fico imaginando essa multidão que seguia jesus é possível que fosse uma multidão de várias pessoas que receberam um milagre de jesus reis coxos e surdos e cegos talvez até alguém que é o vs ressuscitado dentre os mortos o fato é que essa multidão tinha grandes alegrias e certamente é uma grande satisfação acompanhar aquele homem não só por causa dos seus sinais mas o seu discurso também era altamente atraente era atraente e os evangelistas dizem que era um discurso
como alguém que tem autoridade e quando o evangelho diz que jesus era como alguém que tinha autoridade é que eles enxergavam que aquela para aquela palavra de jesus ela não era uma repetição de rabinos que haviam falado a respeito disso não era uma repetição de um dos seus não é a repetição dos fariseus não era uma repetição dos escribas pelo contrário parece que aquelas palavras elas tinham autoria jesus era o autor daquelas palavras e por isso os evangelistas dizem que ele se impressionavam lhes dizer se ensina o ensino novo é diferente ele encontra assento no
coração da gente ele reafirma a em velocidade da lei mas ele também nos leva ele nos encaminha um sentimento de paz de tranquilidade e agora jesus parecendo estragar todo esse ambiente ele traz um anticlímax ele vira no versículo 26 e ele começa a testar esses discípulos e nessa noite nós vamos ver quais são então as implicações de ser discípulo de jesus de quem você é discípulo de quem você é discípulo talvez você seja nessa noite aqui nos visitando e você possa dizer daniel não sou discípulo de ninguém eu penso por mim mesmo eu tenho uma
razão absolutamente sã e eu consigo ponderar diante das coisas e eu decido o fato queridos é que todos nós todos nós temos mestres e o grande problema é quem é esse mestre a quem você segue mas aqui jesus testa os seus discípulos aqueles que o chamavam de mestre aqueles que o chamavam o senhor são agora testando os quais são então as implicações de ser do discipulado de jesus a primeira implicação do discipulado de jesus é que esse discipulado tem um custo o discipulado de jesus tem em custo a primeira parábola são duas as parábolas nesse
texto ela conta a respeito de uma situação que talvez você já tenha vivido quem é que já fez uma obra eu acabei de passar por uma obra reformei um apartamento caí na besteira de reformar o apartamento e é impressionante queridos porque eu ea minha esposa a gente até um pouco sensato a gente fez conta a gente fez é orçamentos diversos orçamentos vendedores já não aguentavam mais a nossa presença ali mas é impressionante como a obra vai consumindo os nossos recursos e jesus aqui tá dizendo que tem um homem que decidiu que ele precisava construir uma
torre no versículo nos versículos 28 a 30 jesus conta essa parada um homem ele precisava construir uma torre mas ele disse que ele tinha de se assentar ele tinha que sentar e fazer uma conta porque poderia ser que aquele homem tivesse dinheiro para o alicerce mas talvez ele não tivesse feito a conta correta e então depois ele conseguiu a licença depois da obra fica parcialmente pronta caso o dinheiro e ele vira motivo de piada é muito comum é é no nos governos não do brasil mas de outros países obras inacabados a sé não no brasil
no brasil é as obras sempre terminam né mas há países por aí vizinhos e enfim que as obras não acabam e é interessante que ficam aqueles esqueletos fez terríveis e realmente aquilo vira motivo de piada e às vezes até virar motivo de chacota daqueles que querem concorrer com aquele político quando eles mesmos também vão ficar cheio de obras inacabadas mas jesus então vira para aquele povo e diz olha antes de vocês me seguirem lembrem se lembre se que antes de vocês entrarem nesse discipulado existe um custo e esse custo ele tem dois componentes dois componentes
quando você coloca lá na sua no seu balanço você vai colocá-la no curso dois componentes o primeiro componente que jesus diz é que esse discipulado o discipulado que exige exclusividade exclusividade vamos ler queridos todos juntos o versículo 26 vamos lá se alguém venha a mim e não aborrece a seu pai e mãe e mulher e filhos irmãos e irmãs e ainda a sua própria vida não pode ser o meu discípulo vocês lembram semana passada o pastor falou daqueles homens que recusaram o convite do rei em nome dos seus negócios e outro recusou em nome da
sua lua de mel ele tinha acabado de se casar ele estava aproveitando das delícias da lua de mel e ele dá uma desculpa de que ele não ia mas aqui jesus a profunda isso não há desculpas do ponto de vista negocial não há desculpa do ponto de vista amoroso mas também não há desculpas familiares prestam atenção que jesus disse que aqueles que não são capazes de aborrecer ea palavra que é ódio não são capazes de odiar a seu pai sua mãe a mulher e filhos irmãos e irmãs e ainda a própria vida não pode ser
seu discípulo e você vira pra mim fala meu deus daniel mas é possível que dizer que pra eu ser discípulo de jesus eu tenho que abandonar minha família eu tenho que aborrecer a minha família os comentaristas é ao explicar esse texto ele diz que se aborrecer o esse ódio em algumas traduções significa amar - amar - quando a bíblia diz quando jesus diz que para ser discípulo dele nós precisamos amar - inclusive a nossa família o que ele quer ressaltar o que ele quer deixar muito claro é que o amor a jesus é um amor
exclusivo mas algo que pode nos confundir e ao que pode fazer com que a gente caminhe no sentido errado do texto quando jesus disse que só a implicação é o primeiro item do custo do discipulado é exclusividade significa dizer queridos que esse amor que você vai nutrir por jesus é um amor que vai governar todos os outros amores que você tem na vida imagine que você não tenha nascido numa família de crentes eu pela graça de deus nasce mas imagine alguém que não tenha nascido em uma família de crentes e essa pessoa seja alcançado pelo
evangelho seja tirada do tremedal de lama e seja colocado em cima de uma rocha firme queridos naturalmente é bem possível que essa pessoa seja perseguida pelos seus pares e aí ele leu um texto como esse e ele disse poxa vida eu pra amar jesus eu tenho que morressem meus pais beleza isso mesmo não significa queridos que a sua relação com seus pais agora será mais forte porque ela será firmado numa rocha firme essa rocha firme se chama o amor de jesus imagine que você tenha a sido aceito pelo senhor jesus que você tenha sido resgatado
por ele e você continua no seu mesmo trabalho é o seu comportamento muda e as suas relações mudam e aí você e seu chefe começa talvez eu te perseguir ou talvez ele não começa a te perseguir mas há algo que vai mudar você agora vai começar a se comportar você vai agora começar a trabalhar como alguém que foi alcançado por jesus ea bíblia diz que a gente começa a trabalhar como esse o nosso chefe não tivesse vendo a gente porque a gente começa a trabalhar glorificando a deus o fato é que se aborrecer que jesus
está a dizer é que esse amor é tão exclusivo tão exclusivo que ele governa todas as outras relações que nós temos trata-se de se tornar melhores filhos trata se tornar melhor esposo trata se tornar melhores funcionários a exclusividade no discipulado é uma exclusividade para que nossos serviços e para que nós possamos exercer nosso serviço a deus aqui entre nós mesmos então primeiro custo é exclusividade não há outro mestre só o mestre jesus é ele quem amamos e é isso que se exige no primeiro item do curso discipulado há exclusividade mas ainda um segundo item o
segundo item desse custo do discipulado é que o discipulado de jesus é o discipulado e irreversível vamos ler o versículo 27 todos juntos e qualquer que não tomar a sua cruz e vieram após mim não pode ser o meu discípulo queridos é interessante jesus a que recorre a uma outra figura em primeiro lugar o curso do discipulado primeiro item do balanço do curso discipulado é exclusividade ele diz que esse discipulado irreversível qualquer um naquele tempo no oriente médio você que talvez tenha dois ou três anos de igreja de escola dominical você vai se lembrar que
essa é a figura da cruz e na cruz o homem tomava sua própria cruz ele carregava ele carregava cruz para ele ser morto fora da cidade e quando as pessoas viam ele passar com a cruz aquilo tinha um caráter irreversível aquele homem não voltaria mais para sua casa porque ele seria efetivamente executado o que jesus está dizendo é que uma vez discípulo de jesus você sempre será discípulo de jesus é irreversível você não pode voltar atrás aqueles queridos que voltam atrás eles não são dignos dele quem lança mão no arado não é digno o que
jesus está dizendo é que além de ser um mestre exclusivo você não pode retroceder nas suas idéias é um custo altíssimo querido discurso do discipulado porque primeiro é exclusivo nós não damos ouvidos a outros mestres nós sequer chamamos o os mestres e também esse é um discipulado esse é um caminho irreversível exatamente como o caminho daqueles homens que caminham para a morte nos corredores da morte e é isso que aqueles apóstolos experimentaram a maioria deles talvez onze deles morreram é martirizados por causa do evangelho é um caminho irreversível mas a queridos essa não é uma
novidade jesus em mateus 7 14 ele fala a respeito do que é esse caminho ele diz assim porque a porta porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida e são poucos os que acertam com eles naquela multidão multidão de gente que havia sido resgatada jesus está dizendo olha lembrem se esse caminho não é um caminho fácil esse é um caminho estreito e são poucos os que acertam com ele é curioso porque são grandes multidões os que seguem mas quando ele chega na cruz todos o abandono jesus olha e aquelas
grandes multidões tinham mudado de mente aqueles que exaltavam e receberam como rei de israel agora trocaram jesus por barrabás aqueles que antes diziam que o amavam agora estão na multidão que grita crucificam porque são poucos queridos que acertam com ele são poucos alguns começam no caminho do evangelho começam no caminho do discipulado de jesus mas conforme a parábola de mateus capítulo 13 a parábola do semeador tem deles que a semente cai a beira do caminho os do solo rochoso e os que ficam entre espinhos o discipulado de jesus o caminho do discipulado de jesus muitos
se perdem mais queridos neste caminho do discipulado de jesus nós precisamos olhar para o construtor perfeito e o construtor prefeito que a bíblia nos aponta chama-se jesus de nazaré em hebreus capítulo 12 versículo 2 ele diz olhando firmemente para o autor e consumador da fé jesus o qual em troca da alegria que estava proposta suportou a cruz os não fazendo caso da ignomínia e está assentado address adestrá do trono de deus queridos essa parábola ela nos lembra que jesus ponderou a respeito de vinho até a terra jesus tinha uma alegria que lhe estava proposta ele
tinha toda a glória no céu ele era glorificado com o pai ele ele tinha uma relação completa de amor e não precisava de mais nada mas a bíblia conta que o construtor prefeito resolveu construir a torre ele fez as contas ele desceu até essa terra e ele pagou completamente a obra joão joão no capítulo 19 30 jesus expira na cruz e disse está consumado a grande obra da salvação de deus se consumou em jesus cristo jesus cristo foi consultado foi crucificado naquele dia e justamente porque ele o construtor perfeito resolveu construir o caminho da salvação
você hoje pode ser um discípulo de jesus primeiro antes de haver qualquer construção antes de haver qualquer discipulado houve um homem que obedeceu até a morte e sacrificou por nós mais querido se não se encerrou quando ele morreu a obra de jesus a grande torre de salvação de jesus cristo não foi encerrada quando ele quando ele expirou a bíblia diz que jesus foi ressuscitado por deus justamente por causa da sua obediência você pode ler isso lá em filipenses 2 do versículo 9/11 justamente por causa da sua violência ele foi exaltado o grande construtor que essa
parábola nos lembra esse consultor sensato que construiu esse grande caminho da salvação e não não não não tem obra inacabada com jesus jesus começa e termina esse grande consultor foi assaltado o breve catecismo ele nos faz a seguinte pergunta é de número 28 no que consiste a exaltação de cristo a resposta à exaltação de cristo consiste em sua ressurreição dos mortos em sua subida ao céu e não a sentar-se a mão direita de deus a conclusão da obra foi plena queridos irmãos ninguém vai rir quando nosso jesus voltar porque a obra foi completada ea maioria
de vocês que estão aqui eu rogo a deus que sejam obra desse grande redentor o nosso deus ele começou a obra e ele concluiu a obra ainda que o homem tenha pecado tenha escorregado o nosso deus foi enviado e mesmo ponderando os grandes custos ele trocou a alegria que estava proposta para morrer na cruz e finalmente se exaltado e está assentado à direita de deus tão queridos quando nós olhamos para o discipulado para o custo do discipulado pode parecer enorme mas nos lembremos do construtor perfeito o nosso consultor jesus cristo também queridos mas ainda há
mais uma ainda mais implicações se a primeira implicação é que o discipulado de jesus ele tem um custo a segunda aplicação aqui o discipulado de jesus e lhe exigem renúncia vamos ler do versículo 31 o versículo 33 leão queridos do versículo 31 o versículo 33 é rock ae se a primeira parábola querido nos conta respeito à construção de uma torre jesus agora pega a figura de um rei um rei que está acuado ele está no seu palácio para decidir e vem um outro rei contra ele vem um outro rei guerrear contra ele é possível imaginar
que esse outro rei já tenha feito já esteja com as suas armas de cerco do outro lado do portão e esse rei precisa saber ele precisa decidir o que vai acontecer ele precisa saber se ele vai conseguir a com metade do exército do outro ou se ele vai promover a paz ele vai procurar recorreu a um acordo de paz é mais ou menos é é como assim não chega nem se é o do dobro mas era como assim se a venezuela de classe guerra contra os estados unidos eu acho que a venezuela não tem nem
talvez 5% é do do poderio militar americano mas a imagine o maduro que é pouco maduro tivesse olhando aqui ele tivesse ponderando será que eu saio contra os estados unidos a guiana ou será que envie um embaixador eu eo embaixador de gás e óleo vamos deixar isso pra lá vamos deixar isso quieto porque vai ser terrível queridos essa parábola levemente ela tem aplicação levemente diferente da outra a primeira parada no chão uma ponderação nós precisamos olhar para o custo do discipulado jesus disso deixa isso muito claro e nós precisamos ponderar mas essa segunda ela tem
um novo 1 um tempero a mais essa segunda ela exige uma decisão urgente preste atenção eu poderia ter decidido não reformar o apartamento aquele homem poderia ter decidido não construir a torre mas esse rei aqui ele não pode esperar muito ele precisa decidir urgentemente o que fazer se a primeira parábola nos chama a uma ponderação essa segunda nos chama uma decisão e uma decisão urgente o reitor vindo nada pode detê lo ou você saia guerra e você assumir as consequências de guerrear com metade do exército ou você envie um embaixador envie alguém para promover a
paz mas também há outra coisa dessa renúncia dessa decisão ela é uma decisão que é pessoal o rei pode até chamar os conselheiros dele pode até trazer os papéis e olha como está o nosso exército não se exercita motivado é possível com 10 mil a gente vença 20 mil como é que as nossas armas como é que tal como estão as finanças os soldados são alimentados conectar e os conselheiros podem dizer olha aí eu acho melhor não sair os conselheiros poder vamos sair vamos sair assim que a gente vai vencer mas no fim quem tem
que decidir a respeito disso é o rei mas diferente da outra parábola presta atenção essa parábola de jesus dá o que aquele rei deveria fazer ele disse que esse rei deveria caso contrário versículo 32 estando o outro ainda hoje envia lhe uma embaixada pedindo condições de paz jesus está dando uma grande dica número discipulado apesar de haver um grande custo há algo que vocês precisam saber a uma realidade que está acontecendo por trás da história algo que está acontecendo ea bíblia nos diz que se algo que está acontecendo aqui jesus cada vez mais se aproxima
de voltar queridos ea primeira a gente tem tempo a gente fica ponderando se a gente constrói ou não nessa o rei está voltando exige se então uma ação urgente e uma em uma ação pessoal querido amigo a bíblia conta que o nosso deus de fato morreu e ressuscitou e está assentado à direita de deus mas há algo que ela diz mais ela disse que esse rei vai voltar jesus cristo está voltando paulo achava dois mil anos atrás que jesus está voltando bem depressa na época ele já se passaram dois mil anos eu espero que você
tenha a mesma urgência de paulo porque se na época ele já achava que era premente a vinda de jesus hoje então é mais ainda e ele está voltando e diferente do que aconteceu em jerusalém quando ele entrou num jumentinho agora ele não vê em mais um jumentinho sim jerusalém entrou pra morrer agora ele não vem mais pra morrer o que jesus vem é pra julgar e reinar e consertar tudo aquilo que estava estragado essa parábola nos lembra essa realidade maravilhosa e o texto de segunda coríntios capítulo 5 18 a 21 retrata muito bem uma reconciliação
a reconciliação que jesus cristo fez em nosso lugar preste atenção ora tudo provém de deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de cristo e nos deu ministério da reconciliação a saber que deus estava em cristo reconciliando consigo mundo não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da reconciliação de sorte que somos embaixadores em nome de cristo como se deus exortasse porém é como se deus exortasse por nosso intermédio em nome de cristo pois jogamos que vos reconciliar com deus aquele que não conheceu o pecado ele o fez pecado por nós
para que nele fossemos feito justiça pra deus o que o apóstolo paulo está dizendo é que jesus cristo fez aquilo que ele aconselha se refazer ele diz rei e vi embaixadores faz a paz com esse outro custo é muito alto o problema querido ser humano é que o ser humano não quer renunciar às suas posições o ser humano não quer renunciar à sua pretensão independência o ser humano não quer renunciar aquilo que para ele é mais caro que seria às suas próprias decisões a sua própria vida mas pra ser discípulo de jesus você precisa renunciar
de si mesmo você precisa abandonar sua própria vida a gente leu agora há pouco o texto de marcos nós precisamos perder a nossa própria vida e jesus fez esse caminho ele que nos reconciliou com deus mas o apóstolo paulo roga ele diz no versículo 20 no final que nós nos reconciliemos com deus talvez você possa dizer meu deus eu vi na igreja presbiteriana houve um pregador reformado como o pastor roça e se aumentar dizendo que eu preciso me reconciliar com deus queria diz a bíblia tem duas histórias muito importantes duas verdades muito importante nós precisamos
afirmar a primeira é que deus é soberano um livro de jonas disse que a salvação pertence ao senhor a salvação é do senhor e se a salvação é do senhor ele dá a quem ele quer eu só posso dar aquilo que é meu ea salvação pertence ao senhor mas também a bíblia conta a respeito da responsabilidade humana essa semana essa semana ouvindo o pastor tinha aquela ele disse algo muito interessante ele disse bem assim querido quando você chegar no céu você vai ter uma certeza absoluta a certeza de que você não merecia a salvação de
que você está ali diante do rei pela pura graça dele que o seu lugar era outro que o seu lugar não era ali junto com o santos você vai ter essa certeza mas se acontecer com você e você pro inferno você também vai ter uma grande certeza que a culpa é sua é exatamente isso que faz esse balanço entre a soberania de deus é a responsabilidade humana se nós pecamos a culpa é nossa mas se nós no nosso processo de santificação agradamos a deus e nos reconciliamos com ele a responsabilidade é toda do nosso deus
é o nosso deus que nos resgata mas é por isso que a bíblia tem tantos e tantos alertas reconciliar se com deus e hoje querido amigo eu quero te dizer isso talvez você esteja aqui você tem outros mestres é possível que você tenha evitado essa igreja e você tem esteja em dúvida em quem seguir eu não seria fiel à palavra e nem fiel a deus pode é se eu não te dissesse que o nosso rei está voltando e quando ele voltará querido não vai ter uma segunda chance não existe purgatório não existe segunda chamada não
existe prova de recuperação você será reprovado peremptoriamente se você não confiar no nosso rei ele está voltando ele está às portas e eu rogo a deus que você se encontre com ele e seja reconciliado e seja introduzido na figueira verdadeira amém queridos mais ainda há uma terceira explicação do discipulado de jesus e essa é a última implicação a terceira aplicação do discipulado de jesus é que esse discipulado de jesus implica utilidade vamos aos versos 34 e 35 leiam queridos o verso 34 e 35 queridos irmãos se na primeira parábola fica claro que aquele homem construir
sim se a sentar para fazer uma conta ele vira motivo de riso na segunda parábola é possível que aquele rei que faça paz com o outro rei talvez perca um pouco da sua soberania talvez perca um pouco dos recursos mas aqui jesus a profunda ele disse que o sal que é inútil e vai ser lançado fora não é mais motivo de riso não é mais perdeu um pouco da sua própria soberania mas aqui se trata de ser lançado fora essa figura do sal a figura que todos nós conhecemos é uma figura bastante utilizado na bíblia
especialmente nos evangelhos duas coisas queridos o sal para duas coisas ao serve primeira para conservar e depois para dar sabor é verdade que essa função de conservação hoje quando a gente tem geladeira ela caiu um pouco em desuso há menos daska carne de sol não é que o pessoal coloca fora da geladeira e os ao de fato conserva mas aqui nesse tempo esses homens usavam o sal pra conservar e conservar os alimentos e evitar que eles ficassem que eles sofressem com deterioração o que jesus está dizendo é que esse discipulado o que implica se discipulado
é que nós temos que nos tornar discípulos úteis úteis e úteis em dois sentidos primeiro pra que a gente conserve o primeiro que a gente para que a gente dê tenha o avanço do mal primeiro para que a gente dê tenha o avanço do pecado toda vez que querido que você é colocado no lugar e você não está detendo o avanço do mal talvez não esteja sendo um cervo inútil se você chega no seu ambiente de trabalho era um ambiente com bastante fofoca ea fofoca aumenta perceba não tô nem dizendo que a fofoca tem que
diminuir os índices é fofoca aumenta querido talvez você esteja detendo o avanço do mal talvez você tenha sendo o próprio mal e o mais grave disso é que se você tiver sendo o próprio mal a probabilidade maior é que nem discípulo você seja porque o discípulo necessariamente ele salga ele detém um avanço do mal mas existe ainda uma segunda cação esses discípulos eles deveriam dar sabor à vida deveria ser salgada a vida deveria ser temperada por esses discípulos esses decisivo para que eles sejam úteis eles têm que necessariamente deter o avanço do mal mas eles
também têm que dar sabor nas coisas o ambiente onde nós estamos onde os discípulos de jesus estão ele tem que ser mais alegre tem que ser mais saboroso a sua vida tem que dar sabor querido por seu vizinho os seus amigos e eu queria queridos para terminar dizer uma coisa ser sal querido dentro do saleiro é quase que uma obrigação mas a importância do sal mesmo se dá fora do saleiro é nesses ambientes onde as coisas não tem gosto e onde o mal impera é que o discípulo de jesus tem a sua maior utilidade e
lá nesse lugar é onde a luz não chegou e você é luz pela graça de deus é lá que querido onde as coisas são insossa sem gosto que você chega e salvo lugar é lá queridos onde o mal impera e você se aproxima e aquele mal é detido é nesse lugar que o discípulo de jesus tem que ter e ameaça ea o que jesus nos diz é que esse discípulo que recebeu todo esse ensino que ponderou a respeito do curso do discipulado que olhou a sua é que olhou as suas renúncias se ele não for
útil ele é jogado fora ele é jogado fora queridos a inutilidade no reino de deus ela tem como pena ser lançado fora esse ser lançado fora significa fora da graça de deus fora da bondade de deus isso aqui o que jesus está dizendo que os discípulos inúteis ficaram apartados de deus e isso será uma completa desgraça para a vida deles querido amigo se você hoje ouvir minhas palavras de jesus encerra isso dizendo quem tem ouvidos para ouvir ouça o evangelho de jesus cristo pondere a respeito dos custos não é fácil ser discípulo de jesus mas
ele mesmo traçou esse caminho aquilo que antes era impossível por causa da sua grande graça hoje é possível se queridos você hoje olha para esse grande mestre para esse grande redentor e ver que o que você tem é absolutamente renunciável porque diante jesus cristo qualquer coisa renunciava o apóstolo paulo lá em gálatas ele conta a respeito do seu currículo e ele quando olha para o seu currículo que era melhor do que qualquer um outro aqui ele disse que todas aquelas coisas são para ele semelhante à estrume não servem pra nada comparado ao que ele conseguiu
em cristo esse nosso deus que nos reconciliou que nos trouxe para perto dele qualquer renúncia que você fizer é nada por causa dele mas em terceiro lugar queridos você precisa se tornar um discípulo útil porque talvez você tem aqui nessa igreja 5 10 20 30 anos mas nunca você deteve o avanço do mal e você nunca deu sabor à vida de ninguém talvez querido eu lamento mas você pode ser um discípulo inútil ea pena para os discípulos inútil inúteis é serem jogados fora olhemos para o autor e consumador da nossa fé e praticamos queridos e
apliquemos esse discipulado porque só assim o mundo vai reconhecer que só um mestre só um senhor que o nome dele jesus amém vamos orar
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