One of the mostes has intuition to thec fact Inner very because hees most unes his game tell hees people w when speak Peres then would be and so Learn to keep things to and you ever hear them talking of these that is disadvantage [Música] but in Human rel some in in life one the of to get Confidence Things That Inter to them to them Strange to the Ordinary individual psychologist should know of such things when people make psychology pch to do very first ex compc comptr for comp by exing inf ex imagine ter o poder
de enxergar além do que os olhos veem de olhar profundamente para dentro e perceber realidades que a maioria das pessoas ignora E se eu te dissesse que o introvertido intuitivo é capaz de destruir e reconstruir o mundo com essa habilidade no vídeo de hoje mergulharemos no fascinante universo da intuição introvertida segundo Kung a intuição introvertida se direciona para o objeto interior um termo que pode ser aplicado justamente aos conteúdos do inconsciente a relação dos objetos internos com a consciência é inteiramente análoga a dos objetos externos embora sua realidade não seja física mas psíquica a percepção
intuitiva se manifesta como imagens subjetivas de coisas que embora não estejam no mundo exterior constituem os conteúdos do inconsciente e em particular do inconsciente coletivo esses conteúdos por si só não são acessíveis à experiência compartilhando essa qualidade com os objetos externos assim como os objetos externos correspondem apenas parcialmente à nossa percepção deles as formas fenomenais dos objetos internos também são relativas produtos de sua essência inacessível e da natureza peculiar da função intuitiva diferente da sensação que se limita à percepção de fenômenos através do inconsciente e para por aí a intuição introvertida vai além embora a
intuição possa ser estimulada por externos ela não se concentra nas possibilidades externas mas no que o objeto externo liberou dentro dela suponhamos por exemplo que uma pessoa Experimente um ataque de Vertigem psicogênica a sensação se limita a perceber as qualidades intensidade e curso da Vertigem sem ir além da coisa que a causou a intuição por outro lado recebe da sensação apenas o impulso para sua própria atividade imediata ela olha por trás das cenas percebendo rapidamente a imagem interior que deu origem a essa forma particular de expressão como um ataque de Vertigem a intuição introvertida percebe
todos os processos internos da consciência com quase a mesma clareza com que a sensação extrovertida registra os objetos externos para a intuição as imagens inconscientes adquirem a dignidade de objetos no entanto dado que a intuição exclui a cooperação da sensação obtém pouco ou nenhum conhecimento sobre as alterações na inervação ou efeitos físicos produzidos pelas imagens inconscientes as imagens parecem existir de maneira independente do sujeito como se tivessem existência própria sem nenhuma relação com ele por exemplo se o introvertido intuitivo Experimenta um ataque de Vertigem ele nunca imaginará que a imagem percebida poderia ter alguma relação
com ele mesmo embora isso possa parecer inconcebível para um observador externo é um fato com o qual me deparei frequentemente no meu trato com intuitivos a notável indiferença do intuitivo extrovertido em relação aos objetos externos se reflete no introvertido intuitivo em relação aos objetos internos assim como o intuitivo extrovertido busca continuamente novas possibilidades perseguindo-os sem se preocupar com seu próprio bem-estar ou o dos outros o introvertido intuitivo se move de uma imagem A outra explorando todas as possibilidades no inconsciente sem estabelecer uma conexão entre elas e sua própria existência para ambos o mundo das aparências
ou o mundo das imagens interiores não representa um problema moral mas uma questão estética uma sensação devido a isso O introvertido intuitivo tem pouca consciência de sua própria existência corporal ou do impacto que tem sobre os outros o extrovertido poderia dizer para ele a realidade não existe ele se entrega a fantasias infrutíferas a percepção das imagens inconscientes produz idas em uma abundância inesgotável pela energia criativa da vida pode parecer infrutífera do ponto de vista da utilidade imediata no entanto dado que essas imagens representam possíveis visões do mundo que podem dar nova vitalidade À Vida essa
função embora pareça estranha do ponto de vista do mundo exterior é tão indispensável para a economia psíquica Total quanto o tipo humano correspondente é para a vida psíquica de uma comunidade sem esse tipo não haveria profetas em Israel a intuição introvertida capta as imagens que surgem dos fundamentos herdados a priori do inconsciente esses arquétipos cuja natureza mais íntima é inacessível à experiência são o resultado do funcionamento psíquico de todo o sistema ancestral as experiências acumuladas da vida orgânica repetidas e condensadas em tipos nesses arquétipos estão representadas todas as experiências que ocorreram no planeta desde os
tempos primitivos quanto mais frequentes e intensas foram mais claramente se manifestam no arquétipo o arquétipo pode ser considerado tomando emprestado de Kant como o númeno da imagem que a intuição percebe E cria dado que o inconsciente não é simplesmente um vestígio psíquico mas coexiste conosco e experimenta transformações conectadas com o desenvolvimento geral dos acontecimentos a intuição introvertida através de Sua percepção desses processos internos pode fornecer Dados importantes para compreender o que está acontecendo no mundo ela pode até prever novas possibilidades de maneira mais ou menos Clara assim como eventos que depois realmente ocorrem sua previsão
Profética se explica por sua relação com os arquétipos que representam as leis que regem o curso de todas as coisas quando a natureza peculiar da intuição introvertida se manifesta com força ela produz um tipo peculiar de pessoa de um lado o sonhador e vidente Místico e do outro o artista o artista poderia ser considerado o representante típico desse tipo pois tende a se limitar à dimensão perceptiva da intuição geralmente o intuitivo Se concentra na percepção a percepção é sua principal preocupação no caso de um artista criativo é a configuração dessa percepção o artista se contenta
com uma ideia visionária que ele molda e determina naturalmente a intensificação da intuição muitas vezes resulta em um notável distanciamento do indivíduo em relação a realidade tangível ele pode até se tornar um completo Enigma para seu ambiente imediato se for um artista revela coisas estranhas e distantes em sua arte que aparecem em todos os matizes ao mesmo tempo portentosas e banais belas e grotescas sublimes e caprichosas se não for um artista ele frequentemente é um gênio incompreendido um grande homem que saiu errado uma espécie de sábio simplório uma figura típica dos psicológicos embora o tipo
intuitivo tenha pouca inclinação para transformar a percepção em um problema moral já que isso requer um fortalecimento das funções de julgamento uma leve diferenciação de julgamento é suficiente para transformar a percepção intuitiva do meramente estético Para o Moral assim surge uma variedade desse tipo que difere essencialmente do estético embora continue sendo característico do introvertido intuitivo o problema moral aparece quando intuitivo tenta relacionar sua visão com sua vida quando ele já não se satisfaz com a mera percepção e sua configuração estética e se depara com perguntas como o que isso significa para mim ou para o
mundo ou o que surge dessa visão como Dever ou tarefa para mim ou para o mundo o intuitivo puro que reprime seu julgamento ou cujo julgamento está subordinado à suas faculdades perceptivas nunca enfrenta essas questões diretamente pois seu único problema é o saber fazer da percepção ele considera o problema moral ininteligível ou até mesmo absurdo e tanto quanto possível evita que sua atenção se fixe na visão desconcertante é diferente para o intuitivo orientado moralmente ele reflete sobre o significado de sua visão e se preocupa menos com o desenvolvimento de suas possibilidades Estéticas e mais com
os efeitos morais que surgem de seu significado intrínseco seu julgamento permite disser embora muitas vezes de forma vaga que ele como ser humano completo está de alguma maneira envolvido em sua visão a visão não é apenas um objeto a ser percebido mas quer participar da vida do sujeito ao perceber isso ele se sente obrigado a transformar sua visão em sua própria vida no entanto ao confiar predominantemente em sua visão seus esforços Morais tornam-se unilaterais ele transforma sua vida em um símbolo adaptado certamente ao interno e eterno dos acontecimentos mas não A Realidade Atual ele se
priva assim de qualquer influência sobre o mundo ao seu redor Porque continua incompreendido seu idioma já não é o que se fala atualmente tornou-se demasiado subjetivo seus argumentos carecem do Poder convincente da razão ele só pode professar ou proclamar sua voz é a voz de quem Clama No Deserto o que mais reprime o intuitivo introvertido é a sensação do objeto e essa sensação impregna todo o seu inconsciente dando origem a uma função de sensação extrovertida compensatória de caráter arcaico a personalidade inconsciente pode ser descrita como um tipo de sensação extrovertida de ordem bastante baixa e
primitiva o instintivo e a intemperança são as características predominantes dessa sensação combinadas com uma extraordinária dependência das impressões sensoriais essa compensa o arrar efeito da Consciência do intuitivo dando-lhe um certo peso e evitando uma completa sublimação no entanto se uma exageração forçada da atitude consciente produzir uma completa submissão às percepções internas o inconsciente pode entrar em oposição gerando estados compulsivos essas sensações compulsivas cuja dependência excessiva do objeto contradiz diretamente a atitude consciente manifestam-se sob a forma de neuroses compulsivas sintomas hipocondríacos hipersensibilidade dos órgãos dos sentidos e vínculos compulsivos com pessoas ou objetos específicos os dois
tipos que acabamos de descrever são quase inacessíveis ao julgamento externo devido ao seu caráter introvertido e consequentemente a sua limitada capacidade ou disposição para expressão eles oferecem apenas um frágil apoio para uma avaliação reveladora já que sua atividade principal é dirigida para o interior externamente mostram apenas reserva secretismo falta de Simpatia ou incerteza e uma perplexidade aparentemente infundada quando algo vem à tona geralmente consiste em manifestações indiretas de funções inferiores e relativamente inconscientes esse tipo de manifestação naturalmente suscita um certo preconceito ambiental contra esses indivíduos que frequentemente são subestimados ou no mínimo mal compreendidos na
mesma medida em que falham em entender a si mesmos devido em grande parte à falta de julgamento esses indivíduos também não compreendem porque a opinião pública o subestima constantemente Eles não conseguem ver que sua expressão externa é na realidade de caráter inferior sua visão está cativada pela abundância de eventos subjetivos e o que acontece em seu mundo interior é tão fascinante e atrativo que não apreciam o fato de que suas comunicações habituais com seu círculo de convivência expressam muito pouco dessa experiência real na qual estão por assim dizer aprisionados o caráter fragmentário e geralmente bastante
episódico de suas comunicações Exige uma compreensão e boa vontade excessivas por parte de seu círculo Além disso seu modo de expressão carece da vivacidade e calor que fluem para o objeto e que são os únicos que podem ter força convincente pelo contrário esses indivíduos muitas vezes apresent um comportamento brusco e repelente em relação ao mundo exterior embora isso seja algo que ignoram completamente e não tem a menor intenção de mostrar formaremos um julgamento mais justo sobre tais pessoas e lhes concederemos maior indulgência quando começarmos a perceber o quão difícil é traduzir para uma linguagem inteligível
o que se percebe internamente no entanto essa indulgência não deve ser tão Liberal a ponto de isentos completamente da idade de tal expressão pois isso poderia ser prejudicial para eles o próprio destino os confronta talvez até mais que a outros com enormes dificuldades externas que tem um efeito muito educativo sobre a intoxicação de sua visão interior contudo frequentemente apenas uma necessidade pessoal intensa pode levá-los a uma expressão humana do ponto de vista extrovertido e racionalista esses tipos são de fato os mais infrutíferos no entanto vistos de uma perspectiva mais elevada eles são a prova viva
de que este mundo rico e variado com sua vida exuberante e embriagadora não é puramente externo mas também existe em seu interior é certo que esses tipos representam manifestações unilaterais da natureza mas são uma experiência educativa para aqueles que se recusam a ser cegados pela visão intelectual dominante a sua maneira os homens com essa atitude são educadores e promotores da cultura suas vidas ensinam mais do que suas palavras de suas vidas e sobretudo de seu maior defeito que é sua incomunicabilidade podemos entender um dos grandes erros de nossa época a crença supersticiosa na declaração e
na apresentação e a supervalorização exagerada da instrução por meio de palavras e métodos uma criança certamente é impressionada pelos grandes discursos de seus pais mas realmente se imagina que é assim que ela é educada na realidade são as vidas dos pais que educam a criança o que eles acrescentam por meio de palavras e gestos na melhor das hipóteses Só serve para confundi-la o mesmo ocorre com o professor no entanto temos tal fé no método que se este for bom sua prática parece santificar o professor um homem inferior nunca é um bom mestre mas pode ocultar
sua inferioridade prejudicial que secretamente envenena o aluno atrás de um excelente método ou de uma capacidade intelectual igualmente brilhante naturalmente o aluno mais jovem deseja conhecer métodos úteis porque já está influenciado pela atitude geral que acredita no método bem-sucedido ele aprendeu que a cabeça mais vazia que simplesmente repete corretamente um método é o melhor aluno seu entorno não apenas insiste mas exemplifica a doutrina de que todo sucesso e felicidade são externos e que só se precisa do método certo para alcançar o refúgio dos desejos ou será que a vida de seu instrutor religioso demonstra a
felicidade que irradia do Tesouro da Visão interior os tipos introvertidos e Racionais certamente não são instrutores de uma humanidade mais completa eles carecem de razão e de ética da Razão no entanto suas vidas ensinam uma possibilidade alternativa que infelizmente falta em nossa civilização nas descrições anteriores não desejo dar a impressão de que esses tipos puros ocorrem com frequência na prática real eles são por assim dizer apenas retratos idealizados que resumem em uma imagem acumulativa O que é comum e portanto personagens típicos acentuando desproporcionalmente certos traços enquanto outros são apagados igualmente a investigação precisa de um
caso individual revela que junto com a função mais diferenciada sempre está presente outra função de importância secundária e portanto de diferenciação inferior na consciência que atua como um fator relativamente determinante para maior clareza recapitulam os produtos de todas as funções podem ser conscientes mas falamos de uma função consciente somente quando não se trata apenas de sua aplicação mas de quando o seu princípio é decisivo para a orientação da consciência Este último ocorre quando por exemplo o pensamento não é meramente um sprat del Escalier ou uma ruminação mas quando suas decisões possuem uma validade absoluta e
a conclusão lógica em um determinado caso é válida como motivo ou garantia para ação prática sem o apoio de qualquer evidência adicional essa soberania absoluta sempre pertence empiricamente a uma única função pois a intervenção Independente de outra função necessariamente produziria uma orientação diferente o que contradiz pelo menos parcialmente a primeira contudo como é uma condição Vital para o processo de adaptação consciente no qual devem estar presentes objetivos claros e inequívocos a presença de uma segunda função com potência equivalente está na naturalmente excluída essa outra função portanto só pode ter uma importância secundária fato que também
está empiricamente estabelecido sua importância secundária reside no fato de que em um caso ela não é válida por si mesma como a função principal é atuando como um fator absolutamente confiável e decisivo na dinâmica da consciência a função secundária age mais como uma função auxiliar ou complementar naturalmente apenas funções cuja natureza não se opõe à função principal podem aparecer como auxiliares por exemplo o sentimento nunca pode agir como uma função secundária ao lado do pensamento já que sua natureza contrasta demais com a do pensamento para que o pensamento seja Genuíno e fiel ao seu próprio
princípio deve excluir escrupulosamente o sentimento isso não exclui claro que existam indivíduos em que o pensamento e o sentimento operam no mesmo nível onde ambos têm igual poder motivador na consciência contudo Em tais casos não se trata de um tipo diferenciado mas simplesmente de um pensamento e um sentimento relativamente subdesenvolvidos a consciência uniforme e a inconsciência das funções são portanto características distintivas de uma mentalidade primitiva a experiência demonstra que a função secundária é sempre aquela cuja natureza é diferente embora não antagônica a função principal assim por exemplo o pensamento como função primária pode facilmente associar-se
à intuição como auxiliar ou mesmo a sensação mas nunca o sentimento nem a intuição nem a sensação são antagonistas do pensamento ou seja não precisam ser excluídas incondicionalmente já que não competem com o pensamento como o sentimento faz como funções de percepção a intuição e a sensação oferecem um apoio valioso ao pensamento contudo uma vez que Essas funções atinjam o mesmo nível de diferenciação que o pensamento provocariam uma mudança de atitude contradizendo a tendência do pensamento transformariam a atitude de julgamento em uma de percepção o que suprimiria o princípio de racionalidade indispensável ao pensamento em
favor da irracionalidade da mera percepção portanto a função auxiliar é possível e útil somente na medida em que desempenha um papel subordinado sem Pretender autonomia de seu próprio princípio para todos os tipos que aparecem na prática é válido o princípio de que além da função principal consciente existe uma função auxiliar relativamente inconsciente que é diferente em todos os aspectos da natureza da função principal dessa combinação bem conhecida surgem várias manifestações como o intelecto prático emparelhado com a sensação o intelecto especulativo associado à intuição a intuição artística que seleciona e organiza suas imagens através do julgamento
sentimental e a intuição filosófica que ligada a um intelecto vigoroso traduz sua visão para a esfera do pensamento compreensível entre outras agora que exploramos o poder da intuição introvertida segundo kau Jung é possível perceber que esse tipo de pessoa possui uma capacidade única de destruir As Ilusões da realidade e reconstruí-la a partir das profundezas de seu inconsciente essa jornada interna embora solitária e muitas vezes incompreendida pelos outros é um caminho de grande transformação o introvertido enxerga o que muitos ignoram tocando em aspectos do inconsciente coletivo que guiam a evolução da humanidade Jung nos ensina que
essas percepções podem parecer distantes da realidade imediata mas são essenciais para o crescimento e a renovação da psiquê é através dessa função que novas ideias visões e até profecias emergem influenciando o mundo de forma sutis mas poderosas se você se identifica com esse processo saiba que o trabalho interior é essencial aceitar e explorar suas próprias imagens internas entender os arquétipos que moldam seu inconsciente é o que te permitirá trazer à tona seu potencial criativo e transformador ao invés de se afastar dessas percepções por achá-las desconectadas da realidade abrace-as transforme essa visão interior em um poder
real de mudança tanto em sua vida pessoal quanto No Impacto que você pode ter no mundo lembre-se a intuição introvertida é uma força criativa capaz de reescrever sua história e influenciar a realidade ao seu redor cada percepção por mais pequena ou enigmática que pareça é uma Peça valiosa do quebra-cabeça que forma sua jornada de autoconhecimento use essa habilidade para moldar sua vida de acordo com seus valores mais profundos e não com as expectativas externas se Este vídeo te ajudou a entender mais sobre essa poderosa função psicológica deixe seu com abaixo e compartilhe sua experiência não
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