Os 3 conselhos de Salomão | Tiago Brunet

518.14k views5679 WordsCopy TextShare
Tiago Brunet
Os conselhos de Salomão, na Bíblia, são o manual para se viver com sabedoria em todas as áreas. Qu...
Video Transcript:
Então, Salomão, no auge da sua sabedoria, o grande rei de Israel, fala o seguinte: "Segura o que você fala, porque você vai evitar destruição, você vai evitar briga, você vai evitar separações, você vai evitar feridas emocionais. " Quantas pessoas aqui estão feridas profundamente desde a infância porque o pai falou algo ruim para você? "Seu bandido, você nunca vai ser nada, você é isso, você é aquilo.
" Ou seja, o pai que deveria proteger está usando a boca para lançar palavrões que em suas emoções. Você vai carregar isso para sempre se você não [música] perdoar. O nome da mensagem de hoje são os três conselhos de Salomão.
Foi um dos maiores da era bíblica. Se você pega desde o Velho até o Novo Testamento, a Bíblia está cheia de conselhos, cheia de direções; mas Salomão foi um conselheiro de mão cheia. Ele ensinou o ser humano a viver.
Ele ensinou o ser humano: "Faça isso, cuidado com aquilo. " Ele era um grande orientador, literalmente um tutor; ele mentora as pessoas. Ele teve a capacidade de transformar assuntos complexos em algo muito simples para o povão entender.
Um dos grandes problemas dos eruditos é que, por causa das muitas letras, dos muitos livros, a comunicação entre eles e o povo fica muito difícil, porque querem falar de forma difícil. Afinal de contas, eu estudei tanto para ser inteligente e agora vou falar de forma popular. Salomão conseguiu, apesar de ser um grande observador da vida, um profundo conhecedor da existência, falar de forma que qualquer pessoa entendia, a ponto do Livro de Provérbios ser lido nas duas religiões principais monoteístas: Judaísmo e o Cristianismo.
Salomão é reconhecido como o homem mais sábio que já existiu. Ele tem três livros escritos na Bíblia; dois deles são repletos de sabedoria: Eclesiastes e Provérbios. E Provérbios é considerado o livro da sabedoria em relação a qualquer outro livro já publicado no mundo.
Provérbios tem 31 capítulos e, nos seus 31 capítulos, ele lota de conselhos, desde o que fazer com seu pai e sua mãe, como lidar com os amigos, quanto tempo frequentar a casa de alguém, quanto não ir, o que fazer, o que não fazer. Os conselhos são inúmeros, sempre ligados à vida cotidiana; ou seja, se você estudar Provérbios, a chance de errar na sua vida é muito menor. O problema é que a gente lê, lê, lê, lê e não entende, porque nós temos um problema sério com interpretação de texto.
A gente não quer meditar na palavra. O que é meditar? Meditar vem da palavra imaginar.
Não basta você ler; você precisa fechar os olhos e imaginar aquilo que você está lendo, a ponto de você começar a registrar na tua mente. E tem uma segunda dificuldade: que é quando você entende que já é difícil, mas quando você entende, você não consegue praticar. Porque uma coisa é entender, outra coisa completamente diferente é praticar.
Praticar já exige uma disciplina, uma força de vontade diferente. Você pode entender que precisa ir pra academia; praticar é diferente. Você pode entender que precisa fazer exames rotineiros, mas às vezes o medo da agulha te faz procrastinar o dia do exame.
Quem está entendendo? Existem coisas pequenininhas na nossa vida que vão nos fazendo deixar para depois o que deveríamos fazer hoje. Isso estraga todo o processo da nossa existência.
Salomão, então, de uma forma muito simples, clara e popular, ele vai ensinando os segredos da vida. Repita comigo: "segredos da vida". Uma pessoa que viveu muito a ponto de entender os segredos da vida tem uma obrigação de compartilhar com todo mundo.
O que Salomão fez é muito nobre. Ele falou: "Eu entendi a vida, então eu vou parar minha vida e vou escrever para você entender também. " Isso foi muito nobre da parte dele, porque tem muita gente que morre e vai ao cemitério cheio de conhecimento entubado, nunca colocou para fora, mas os nobres sempre entregam o seu tesouro.
Grave isso: os nobres sempre entregam o seu tesouro. Ter tesouros não te faz nobre; entregá-los te faz. E Salomão se torna nobre porque ele decidiu dedicar a sua vida, sendo um homem riquíssimo.
Atualmente, seria um trilionário, um rei poderosíssimo, onde reis de vários países, de vários reinos, vinham para Jerusalém consultar Salomão, conhecer a sabedoria dele de perto. E não vinham de mãos vazias, não. A Bíblia tem um registro que a rainha de Sabá, que é mais ou menos onde fica a Etiópia hoje, trouxe muitas riquezas para visitar Salomão: ouro, roupas e muitas especiarias, muitos grãos.
Salomão prosperava não só com os negócios que fazia, mas com os presentes que recebia. É impressionante como prosperidade atrai prosperidade, como saúde atrai saúde, alegria atrai alegria. Aquilo que você mantém dentro de você atrai mais daquilo.
Então, cuidado com o que você está guardando, porque tristeza também atrai mais tristeza, depressão, ódio atrai mais ódio, amargura. Então, é muito importante a gente cuidar do que está guardando. E eu quero deixar três dos vários conselhos de Salomão.
Ele deixou três conselhos no capítulo 10 do seu livro de Provérbios, que eu considero fundamentais para a vida. Nós estamos em pleno 2024; o mundo está de mal a pior. Você percebeu que o mundo está piorando?
O mundo não está falando na sua vida; não, sua vida vai melhorar; fique tranquilo. Mas o mundo está piorando. A guerra é iminente; vai acontecer.
Os países não estão conseguindo mais se comunicar, a economia não é só do Brasil, é mundial. O brasileiro adora falar mal do Brasil, mas nunca viajou para fora e não tem a mínima ideia do que está acontecendo nos outros países. Fica falando mal do Brasil.
Ó, deixa eu falar uma coisa: fala mal do teu país, não! Você declara imposto aonde? Fora do Brasil?
Nenhum lugar. Então, como é que você fala que o imposto no Brasil é absurdo? Você declara nos Estados Unidos?
Declaro também que sou bit tributado. Eu pago no Brasil e nos Estados Unidos. É um absurdo pagar imposto nos Estados Unidos; tudo nos Estados Unidos é lucro real, está na tua conta.
Eles consideram como lucro e já debitam. Aí você vem, nunca declarou imposto fora do Brasil, e fala que o Brasil rouba muitos impostos. Tu paga imposto aonde para falar um negócio desse?
Então vou te ensinar uma coisa: nunca julgue o que você não tem experiência para julgar. Fecha a tua boquinha, matraca de ficar falando mal do que você está comendo. Falar mal do teu país é cuspir no prato que você está comendo, porque é esse país que está te sustentando, é esse país que permitiu que você abrisse o teu negócio.
É aqui que você está criando a tua família. Eu não estou falando que você tem que ser patriota, defensor, não é isso que eu estou falando, não. Só não fala mal do que está te alimentando.
Isso vale para tudo: não fala mal da tua família. Toda família tem problema, eu sei que a tua tem, a minha também tem, todo mundo tem. Só que você nunca mais vai me ver aqui detonando a minha família, porque eu estou resolvendo os problemas e não falando mal.
Você tem que escolher qual lado você está: do lado que resolve ou do lado que expõe. Então, Salomão vai nos dar aqui três conselhos no capítulo 10 que vão colocar nossa vida em ordem. O primeiro conselho, no versículo 14 de Provérbios 10: "Os sábios escondem a sabedoria.
" Não, não é o 14, não, perdão, 10. Esse foi. .
. É isso mesmo, desculpa. Pode voltar lá.
O 24: "Os sábios acumulam conhecimento, escondem, guardam sabedoria, mas a boca do insensato é um convite à ruína. " O primeiro conselho de Salomão é: de tudo que você tem que guardar, guarda a sabedoria, guarda o conhecimento. Não guarda mágoa, não guarda rancor, não guarda ressentimento, não guarda ódio, não guarda amargura.
Isso o mundo vai te oferecer todo dia; você só não pode guardar. Vai ter gente para te xingar todo dia, gente para te bater, te falar mal, hater para te atacar todo dia vai ter. Agora, se você vai botar no coração, é uma opção sua, porque a orientação de Salomão é: quer acumular alguma coisa no coração?
Quer guardar alguma coisa? Guarda conhecimento, guarda sabedoria, porque se você fizer isso, você nunca vai ser o insensato. O insensato faz o quê?
Usa a boca para própria ruína. Quantas pessoas perderam um bom negócio porque falaram demais? Quantas pessoas perderam o seu casamento, perderam o amor da sua vida porque contaram um problema que expôs o casamento?
Quantas pessoas perderam amizades, perderam oportunidades, perderam emprego porque usaram a boca para falar mal do chefe? Chegou lá, era só brincadeira, mas chegou na boca, no ouvido do chefe, ele mandou embora. Ou seja, quem não acumula sabedoria usa a própria boca para se autodestruir.
O controle das tuas palavras, o controle do que você fala, vem pelo conhecimento acumulado. Se você não paga o preço de acumular conhecimento, você nunca consegue controlar o que fala. A sua boca é dominada pelo estado da sua mente.
A sua boca é dominada pelo estado da sua mente. Aliás, o versículo bíblico diz que a boca fala do que o coração está cheio. Então você tem que selecionar muito o que entra na sua mente ou no coração, porque o coração, na Bíblia, é a mente, ou seja, a sede das emoções.
Não é o músculo coração. A Bíblia cita a palavra coração mais de 946 vezes como sede das emoções, do tipo "sobre todas as coisas que deve guardar, guarda o teu coração". Está falando: guarda as tuas emoções.
Enganoso é o coração do homem—não estou falando que enganoso é o músculo do teu coração, enganoso são os teus sentimentos, tuas emoções. Então a palavra usa muito a palavra coração como sede das emoções. Ou seja, hoje a gente entende, por causa da neurociência, que está falando da mente.
Então, se você tem que botar algo na tua cabeça, coloca conhecimento e sabedoria, porque isso vai fazer você medir suas palavras e você não vai provocar a sua própria ruína. Além de ter resposta boa para tudo, além de ter sabedoria para tomar decisões, se conectar com pessoas certas, se afastar das erradas, você ainda vai usar a sua boca para prosperar e não para se arruinar. Com a boca você faz grandes negócios, mas também com a boca você desfaz negócios que eram para você.
Com a boca você declara o seu amor para alguém e se junta com o amor da sua vida, mas com a mesma boca você pode arruinar o amor da sua vida. Em Tiago, capítulo 3, diz que da mesma boca não pode sair bênção e maldição, água doce e água salgada. Então você tem que escolher qual fonte vai sair dos seus lábios, qual fonte vai sair da sua boca.
E para que a fonte seja boa, a sua mente precisa estar boa. Vou repetir: para a fonte ser boa, a sua mente precisa estar boa. Nós sempre vamos expressar oralmente aquilo que pensamos muito.
Então, quando você está nervoso, você fala uma coisa que jamais falaria. “Ah, foi sem querer! ” Eu falo: “Foi sem querer mesmo!
” Mas você estava pensando muito naquilo, senão você não falaria. Então, nós temos que dominar muito o que nós acumulamos na mente, porque o acúmulo do que entra na nossa mente vai sair pela nossa boca. Então Salomão está dando um conselho aqui muito sério: para sua vida, para seu relacionamento, para sua vida financeira, para suas amizades, para sua vida profissional, para sua família.
Olha, se tem que acumular alguma coisa, não acumule o que é ruim, não, porque um dia isso vai sair pela tua boca e vai te. . .
Arruinar acumula sabedoria. Guarda a sabedoria que vai te dar tudo que você precisa para usar a sua boca para prosperar da forma certa. Olha o que diz no versículo 17; coloca o 17 para mim do 10: mesmo quem acolhe a disciplina.
Olha isso aqui: quem acolhe a disciplina, ou seja, quem guarda, quem protege, quem recebe, quem ajunta a disciplina, mostra caminho da vida; mas quem ignora a repreensão desencaminha os outros. Então, qual é a consequência de você acumular sabedoria? É que você começa a acolher disciplina ao invés de ruína.
E aí você encontra o caminho da vida. Mas, se você acumular coisas ruins dentro de você, quer dizer que você vai orar repreensão e vai desencaminhar outro. Em vez de mostrar o caminho da vida, você vai desencaminhar.
Imagina se eu usasse a minha influência pro mal ao invés de estar mostrando o caminho da vida para milhões de pessoas; eu estaria desencaminhando as pessoas. Muitas vezes surgem problemas, tretas na internet, alguém quer que eu me meta. Fala, cara, eu não vou me meter, sabe por quê?
Eu até entendo que eu tenho um direito de fazer. Eu sei que até ajudaria a pessoa se eu me metesse, só que eu vou desencaminhar tantas pessoas, porque não existe briga que termine bem. Então, eu prefiro sempre ficar na minha para poder, quando aparecer, oferecer paz, oferecer palavras de amor, de compaixão.
É uma escolha que eu fiz na vida. Então, o primeiro conselho de Salomão é: escolhe bem o que você vai guardar. Aqui ó, como é que você escolhe o que vai guardar?
86% de tudo que você registra na tua mente, na tua memória, vem do que você ouve e do que você vê. Audição e visão são os dois sentidos que determinam o que fica registrado na sua mente. O paladar influencia, o tato influencia, mas o que determina é visão e audição.
Isso quer dizer que você precisa ser extremamente crítico. Você precisa analisar tudo que você ouve e que você vê. Por que eu tô vendo isso?
O que isso vai me ajudar? Por que eu tô escutando essa história? O que ela vai me acrescentar?
Se você não for crítico, você escuta tudo, vê tudo e você acha que não é nada demais; mas, na verdade, a sua mente registra. Sua mente é um computador, suprime, tem um gravador de voz. Tudo que tá sendo falado, você pode até esquecer, mas tá aqui e, de alguma forma, tá construindo o que um dia você vai colocar para fora.
Então, vamos seguir o conselho de Salomão. Se é para acumular alguma coisa, vamos acumular conhecimento, sabedoria, para que a nossa boca nunca seja usada para ruína, para destruição. Ao contrário, toda vez que a nossa boca for dirigir palavras a alguém, vai ser para construir, para edificar, para abençoar, para levantar, para profetizar, para fazer o que é bom, o que é positivo e nunca para destruir, nem a mim, nem a ninguém.
Quem gostaria de melhorar muitas suas palavras a partir de hoje? Então, não adianta só querer, tem que também mudar o que você pensa; tem que mudar o que entra aqui. Salomão foi o homem mais sábio que existiu.
Esse é um conselho simples: a sabedoria é muito simples, é para todos. Tem que ser simples. A sabedoria não é pros eruditos; a sabedoria é para quem tem fome e sede dela.
Eu quero sabedoria. Se você quer isso, você precisa, então, começar a armazenar na sua mente o que vem da sabedoria. Isso vai vir 86% disso pelo que você vê e pelo que você escuta.
Então, cuidado com o que você vê e com o que você escuta a partir de hoje. O segundo conselho de Salomão: quem entendeu o primeiro, agora que você entendeu, quem vai praticar isso? Tem certeza?
Porque a tua vida vai melhorar tanto se teus pensamentos melhorarem; o teu futuro vai melhorar tanto se as tuas palavras melhorarem. Tudo melhora quando mente e palavras melhoram. Quem acredita nisso?
O segundo conselho de Salomão tá no versículo 19. Quando você fala muito, quando muitas são as suas palavras, você acaba pecando, acaba errando, acaba aumentando, acaba mentindo, acaba contando história que não é. Mas quem controla o que fala, quem controla a sua língua, é sensato.
Insensato é aquele que não é sábio, que não quer escutar ninguém, que fala qualquer besteira. Sensato é o cara que está no caminho da sabedoria. É a pessoa que está buscando esse conhecimento milenar, esse conhecimento divino.
E uma pessoa que tá buscando sabedoria, conhecimento divino, ela não fala muito. Tem gente que fala tanto que acaba contando o que não é para contar, acaba falando da vida dos outros. E esse falar da vida dos outros vai estragar tantas amizades.
E aí você vai querer carregar o peso de você ter sido o motivo de ter estragado a vida de alguém. Essa história não era para contar ninguém, mas porque você contou, tava falando muito. Aí vai acabando o assunto, você vai emendando uma história na outra.
Quando o assunto bom acabou, você já tá no assunto ruim. Mesmo quem tá entendendo, nós precisamos aprender a controlar as palavras para o pecado não se fazer presente. O que é o pecado?
Errar o alvo, errar a conversa. Eu não quero errar. Para eu não errar, eu tenho que falar pouco.
Uma vez, eu fui almoçar com uma das maiores autoridades eclesiásticas que eu reconheço, um dos maiores pregadores do mundo. Eu tive a oportunidade, lá em Dallas, nos Estados Unidos, de almoçar na casa dele. Nós ficamos quatro horas conversando e, como a conversa toda foi em inglês, eu não falava muito, afinal de contas meu inglês é limitado.
E aí, a maioria das perguntas que ele me fazia, eu respondia: "Oh, yes", porque mais do que isso eu não conseguia desenvolver também. Início, né? Pá, dá aquela emoção e mandava um "very good" quando acabou.
Quatro horas de conversa, só ele falou. Ele falou assim: "Estou admirado com a sua sabedoria. " Aí, o meu amigo estava comigo e falou: "Rapaz, que loucura!
Tu não falou nada. " Eu falei: "Mas tá escrito na Bíblia. " Ele falou: "O quê?
" A Bíblia está escrita assim: "Ó, até o tolo, quando se cala, se passa por sábio. " Não sabe o que falar? Cala a boca e fica só escutando.
Vamos falar! Nossa, que inteligente essa pessoa! Tem gente que vai gostar de você só porque você falou pouco.
Já viu? Gente tem necessidade de falar, entra numa conversa, quer falar, quando tá ganhando o quê, tá fazendo. .
. Quando não sei o quê, gente tem necessidade de falar. Aí, às vezes, você não é nem orgulhoso, altivo, mas a pessoa que tá te escutando fala: "Nossa, que altivez!
" Porque você falou de quanto ganha, falou quantos seguidores tem, falou quanto não sei o quê. E, que não sei o quê? Você só tava falando porque queria se expressar.
Você é falastrão, fala muito, mas a pessoa que tá escutando vai achar que você é orgulhoso e vai espalhar pra todo mundo: "Aquele cara é muito orgulhoso! Você só falou de você. " Então, Salomão, na sua sabedoria, diz: "Queridos, fale menos, porque no muito falar acaba-se errando.
" Repete comigo: "No muito falar acaba-se errando. " Você acaba cometendo transgressões, pecados, na multidão de palavras; mas aquele que modera seus lábios, aquele que controla o que fala, é prudente, é sensato. Qual é o momento que mais você tem que controlar o que fala?
Quem sabe? Quando você está nervoso. Que nervoso!
Você fala umas coisas que vai se arrepender para sempre. Mas já falou! O problema das palavras é que elas são como pedras jogadas em vidraça.
Você pode até pedir perdão, mas já quebrou! O perdão não serve tanto, principalmente emocionalmente, depois das palavras. Porque já quebrou a vidraça, você vai conseguir colar caco por caco?
Depois de ter destruído a pessoa com as palavras que você usou, é muito difícil. Então, se você quer ser uma pessoa que vai ter relacionamento saudável, controle suas palavras. Porque senão vai ser como jogar uma pedra num vidro: vai estilhaçar todo o vidro e, depois, você falar: "Perdão, eu não queria!
" Mas já tá tudo. . .
Depois não dá pra colar caco por caco. Palavras têm o poder de destruir. Então, Salomão, no auge da sua sabedoria, o grande rei de Israel, fala o seguinte: "Segura o que você fala, porque você vai evitar destruição, você vai evitar briga, você vai evitar separações, você vai evitar feridas emocionais.
" Quantas pessoas aqui estão feridas profundamente desde a infância? Porque o pai falou algo ruim para você: "Seu bandido, você nunca vai ser nada, você é isso, você é aquilo. " Ou seja, o pai que deveria proteger tá usando a boca para lançar palavras negativas que ferem as tuas emoções.
Se você vai carregar isso pra sempre, se você não perdoar, se você não tiver disposto a liberar isso do seu coração, você vai carregar isso pra sempre. Palavras, segundo as próprias escrituras, têm muito poder. Então, vamos seguir o conselho de Salomão, porque ele foi um homem muito sábio.
Ele fala o seguinte: "Controle as suas palavras para que você não erre no muito falar. " Porque quem modera as palavras, quem controla o que fala, é sensato. Uma das formas de se reconhecer uma pessoa que é sábia é pela quantidade de palavras que ela dispara por segundo.
Uma pessoa que é uma metralhadora falando é uma pessoa que você tem que ter cuidado. Não tô falando que ela está errada, mas você tem que ter cuidado, porque quem fala muito vai acabar querendo falar da vida dos outros também. Quem fala mal dos outros pra você vai falar mal de você para os outros.
E por aí vai. Então, eu não confiaria a uma pessoa que fala demais o tempo todo meus segredos, porque um dia, às vezes, porque a pessoa não tá bem, tá falando demais, pode acabar, pra manter a roda de amigos entretida, vai contar meu segredo. Às vezes não é nem por maldade, não é só porque fala muito mesmo.
Não tem aquela expressão: "Deu com a língua nos dentes? " É isso! Às vezes, não foi pra te prejudicar, foi porque você contou seu segredo pra quem você sabe que tinha problema com palavras.
Quem tá entendendo? Terceiro conselho de Salomão, versículo 27, tá tudo no capítulo 10: "O temor do Senhor prolonga a vida. " O temor do Senhor, já vou te explicar o que é, prolonga, te dá muitos anos de vida, te dá longevidade.
Mas a vida do ímpio. . .
Quem é o ímpio? Aquele que não teme ao Senhor. A vida desse cara é abreviada.
E a vida aqui não tô falando só da vida física, não! A vida emocional. Tem gente que vive muito, mas vive depressivo, acabado emocionalmente.
Eu não quero! Eu quero viver muitos dias, mas bem emocionalmente, financeiramente, cercado por quem eu amo, com bons amigos. Então, não adianta você viver fisicamente e tá morto emocionalmente ou morto espiritualmente.
Você precisa desfrutar a vida nas suas três esferas: física, emocional e espiritual. E somente quem prolonga sua vida nas três esferas é o temor do Senhor. O que é o temor do Senhor?
Muita gente não entende: temor do Senhor não é ter medo de Deus. Temor do Senhor não é simplesmente respeitar, não é isso. Vou contar uma história minha pessoal pra você entender o que é o temor do Senhor.
Eu fui criado por um pai militar. Meu pai, apesar de ser militar, ele não era carinhoso, mas também nunca foi duro, muito rígido ao ponto de ferir a gente emocionalmente. Ao contrário, ele era um bom pai, mas não era carinhoso.
Né? Hoje, com meus filhos. .
. ele bota. Meus filhos, no colo, falam: "Eu te amo.
" Eu falei: "Pô, na minha época não tinha essa brincadeira, não, de 'eu te amo'. " É que vai ficando velho, vai ficando mais sensível, né? Mas meu pai sempre provou o amor dele de outras formas.
Não era muito com palavras, com abraços, mas era de outras formas. Apesar dele não ser um cara muito rígido, ele era muito disciplinado. Então, uma das coisas que ele não admitia lá em casa, na época em que éramos crianças — éramos três homens, três irmãos — era comer sem camisa à mesa.
Você imagina: a gente voltava do futebol, da pracinha, suados, a 40 graus no Rio de Janeiro. Não tinha negócio de sentar à mesa sem camisa; era um lance militar que ele tinha. Então, eu cresci minha vida toda colocando camisa para poder almoçar, e acabei acostumando.
Dificilmente eu sento em uma mesa para refeição sem camisa. Teve um dia, uns três anos atrás, quando minha mãe ainda estava viva, que eles foram me visitar. Eles moravam no Rio, eu morava em São Paulo.
Eles vieram me visitar e não me falaram. Cheguei na hora do almoço em casa, não vi ninguém, estava muito calor em São Paulo. Tirei a camisa; estava com uma camisa social, tirei, apoiei assim para secar do suor na mesa e sentei à mesa para começar a comer.
Dificilmente eu fazia isso, mas nesse dia eu sentei sem camisa. De repente, eu escutei a voz do meu pai e da minha mãe no corredor, vindo para a sala onde eu estava. Rapaz, eu fiquei gelado por dentro e procurei para onde fugir, para sair, para botar a camisa.
Peguei a camisa e fui para um lugar colocar a camisa para poder voltar com ela. E eu fiquei pensando: por que eu fiz isso? Eu tô casado há 19 anos; meu pai ia me bater na minha casa?
Meu pai ia brigar comigo? Não! Mas por que eu senti a necessidade de sair sem ele me ver para botar a camisa e voltar?
Por uma coisa que se chama temor. Nesse dia, eu entendi o que é temor. O que é temor?
Eu não tenho coragem de ferir o que, para ele, é importante. Eu não tenho coragem de começar uma guerra com quem eu amo; não tenho coragem de passar por cima de algo que, para ele, é lei. Para mim, não é, mas para ele é.
Então, eu não vou bater de frente com uma coisa que, para ele, é muito importante. Preferi sair correndo, e eu fiz isso sem pensar. Foi algo interno, foi automático.
Nesse dia, eu entendi o que era o temor do Senhor: é você não ter coragem de afrontar o que, para Deus, é importante. Por que eu vou fazer algo que, para ele, é tão importante? E eu vou fazer o contrário?
Então, quando Salomão fala assim: "O temor do Senhor prolonga a vida", é o seguinte: se você fizer tudo o que Deus gosta e evitar o que ele odeia — sete coisas Deus odeia, seis coisas Deus odeia, e a sétima ele abomina: aquele que semeia contenda entre os irmãos — de novo, vai para as palavras. Os maiores erros que a gente comete, segundo as Escrituras, é pelo que falamos. Então, assim: você tá brigando com ele, e eu sei, em vez de ficar falando: "Não, rapaz, não falou isso de você, não!
Calma aí, vamos resolver. " Falo: "Não, falou sim! Eu ouvi!
Ele ainda falou que você tá gordo, que ainda tá comendo demais. " Ou seja, ainda joga lenha na fogueira. A Bíblia diz que Deus odeia seis coisas, mas na sétima ele vira a cara para você, ele abomina aquele que joga contenda, briga entre irmãos.
E aí, eu sei que Deus odeia isso e vou fazer? Quer dizer que eu não temo ao Senhor, porque se eu temesse ao Senhor, eu jamais jogaria um contra o outro. Quem tá entendendo isso aqui?
Aí Salomão tá falando: se você temer ao Senhor — que é isso? Fazer o que ele ama, amar e evitar o que ele odeia — eu te dou vida longa. Mas não é só vida física, não.
Eu te dou vida, porque a vida física não vai depender só do temor do Senhor; vai depender se você tá se cuidando, tá indo ao médico, fazendo os exames, tá se alimentando bem, fazendo exercício físico, etc. Genética e outras coisas, mas eu te dou vida emocional. Eu não deixo a depressão achar o endereço da tua mente.
Eu não deixo a insônia encontrar o endereço da tua casa. Eu não deixo o ataque de pânico, o medo, a ansiedade crônica entrarem dentro de você. Eu protejo tuas emoções.
Eu não deixo a perturbação noturna, que é um problema espiritual, te alcançar. Eu não deixo a falta de perdão te dominar, que é um problema espiritual. Eu não deixo a ingratidão entrar na sua vida, que é um problema espiritual.
Ou seja, eu te dou vida física, emocional e espiritual. Se você temer ao Senhor, se você temer a Deus, eu resolvo o que homem nenhum consegue resolver. Se você temer ao Senhor, ou seja, se você não tiver coragem de afrontá-lo fazendo o que ele não gosta, o que ele odeia, eu te respaldo no corpo, na alma e no espírito.
Eu coloco as minhas palavras na tua boca e, a partir de hoje, não é mais você falando, é eu falando através de você. Eu quero ver quem vai poder te resistir, se são as próprias palavras de Deus através da sua boca. Aí eu quero ver quem te segura, quem te impede, quem segura teu negócio, quem separa a tua família.
Aí eu quero ver quem vai se levantar contra você, se é o próprio Deus agindo através de você. Aí eu consigo acreditar naquele versículo: "Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua casa. " Porque Deus vai dar ordem a seus anjos a teu respeito para te livrar de todo mal.
Amém. Salomão deixa três conselhos para que a nossa vida possa ser uma vida abundante, porque a vida com escassez nos limita muito; a vida com escassez nos enfraquece muito. Passar um tempo de escassez é normal; eu já passei, você já passou.
Viver na escassez não é normal. Não se acostume com a escassez. A vida em abundância é uma promessa bíblica.
Só tem dois tipos de vida na Bíblia; ou seja, o padrão bíblico é vida em abundância e vida eterna. A vida eterna você só vai poder ter quando partir daqui, então você tem que morrer para ter vida eterna. Quer dizer que, enquanto nós estamos aqui, qual é a outra vida?
Vida em abundância. Só tem esses dois tipos de vida na Bíblia: vida em abundância só dá para viver na Terra, vida eterna só dá para viver na eternidade. Então, vou dar um conselho: não se acostume com a escassez, porque o nosso destino é abundância.
Para quê? Para a gente poder socorrer as pessoas. Não é para esfregar na cara de todo mundo que a gente tem; não é para a gente poder ter, mas para repartir.
Olha o que o apóstolo Paulo diz: avisa os ricos deste século que eles têm uma abundância para poder repartir com quem não tem. O que isso quer dizer? Que nós somos destinados a prosperar, e a gente prospera muito pelo que fala e pelo que pensa.
Por isso que o primeiro conselho de Salomão foi: pensa melhor para falar melhor, porque a tua prosperidade, inclusive a financeira, depende do que você pensa e do que você fala. E aí você vai ter abundância para poder servir essa geração, para poder aliviar a carga dos outros. Aí você vai poder ter dois botijões de gás para poder dar um; você vai poder ter uma vida emocional saudável para poder dar conselhos emocionais; você vai poder ter espiritualidade acumulada para poder ajudar alguém espiritualmente; você vai poder realizar teus sonhos e ajudar os outros a realizarem os deles, porque você tem para dar.
Cada um dá aquilo que tem. Então, você nunca vai conseguir dar algo que você não tem; você nunca vai conseguir ajudar alguém se você não está ajudado. É por isso que o teu destino é abundância.
Os três conselhos de Salomão são para nos levar para uma vida melhor, uma vida de longevidade, uma vida de prosperidade, uma vida de proteção divina, uma vida de bênção divina. E a própria palavra de Deus diz, no próprio livro de Provérbios, capítulo 10, que a bênção do Senhor enriquece, e com ela não vem desgraça, não vem desgosto. Você pode ganhar dinheiro de muitas formas, e o desgosto vem junto, menos com a bênção do Senhor.
A bênção do Senhor enriquece, e com essa bênção não vem desgosto, não vem desgraça, não vem má notícia, não vem quem possa tomar o que Ele te entregou. Então, recebe a sua palavra, porque a sua casa, os seus negócios, a sua vida mudam a partir de hoje, porque a bênção do Senhor vai cair sobre você e sobre todos os seus. Quem acredita nisso diz amém!
Amém! Eu sei de uma coisa: Deus te deu uma riqueza, que é o teu ministério, e tudo que você precisa está aí. Eu não sei qual dom Ele vai te usar, se no dom de profecia, de operação de milagres, de interpretação de línguas, o dom da palavra, ou o dom da sabedoria.
Eu não sei qual dos cinco ministérios Ele vai te levantar, mas eu sei que Ele vai fazer. [Música] Olá, queridos! Como um mensageiro de boas notícias, eu preciso te animar a espalhar essa mensagem o máximo que você puder.
Se essa pregação fez sentido para você e te ajudou, não deixe de dar o seu testemunho aqui embaixo. Não deixe de curtir o vídeo, porque assim você mostra para toda a nossa equipe que está valendo a pena a gente rodar o Brasil e o mundo entregando essa verdade milenar, que é a palavra de Deus. E se você não está inscrito neste canal, esse canal só existe para te ajudar e abençoar.
Inscreva-se agora mesmo. Eu desejo para você paz e prosperidade.
Related Videos
SEUS PENSAMENTOS MUDAM SUA VIDA | TIAGO BRUNET
39:27
SEUS PENSAMENTOS MUDAM SUA VIDA | TIAGO BR...
Tiago Brunet
1,204,019 views
QUEM FOI SALOMÃO: CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DO REI SALOMÃO NA BÍBLIA
20:01
QUEM FOI SALOMÃO: CONHEÇA A VERDADEIRA HIS...
Estilo Adoração
709,314 views
Conselhos para ter paz e prosperidade | Tiago Brunet
34:05
Conselhos para ter paz e prosperidade | Ti...
Tiago Brunet
169,920 views
🔴 Pablo Marçal | COMO VENCER A ESCASSEZ #pablomarçal
30:06
🔴 Pablo Marçal | COMO VENCER A ESCASSEZ #...
Mente de Transbordo
55,288 views
Entenda como seus planos podem ser abençoados por Deus | BrunetCast Provérbios 16
31:03
Entenda como seus planos podem ser abençoa...
BrunetCast
190,901 views
Saiba como controlar suas emoções - Tiago Brunet #tiagobrunet #emoções
34:58
Saiba como controlar suas emoções - Tiago ...
Geração Livre Oficial
70,132 views
Aprenda como ser uma pessoa forte - Tiago Brunet #tiagobrunet
39:06
Aprenda como ser uma pessoa forte - Tiago ...
Geração Livre Oficial
33,827 views
O TEMPO - Billy Graham
25:20
O TEMPO - Billy Graham
The Gospel
392,336 views
Entenda o poder das palavras use-as corretamente | BrunetCast | Provérbios 18
33:36
Entenda o poder das palavras use-as corret...
BrunetCast
341,108 views
Sermão de Rodrigo Silva | OS PECADOS QUE ASSEDIAM A JUVENTUDE
37:36
Sermão de Rodrigo Silva | OS PECADOS QUE A...
Promessa e Bênção
82,115 views
COMO SER USADO POR DEUS | TIAGO BRUNET
57:12
COMO SER USADO POR DEUS | TIAGO BRUNET
Tiago Brunet
113,879 views
3 coisas que a sabedoria transforma em você | Tiago Brunet
31:36
3 coisas que a sabedoria transforma em voc...
Casa de Destino
177,749 views
Seu CORAÇÃO NÃO É UMA PRISÃO, onde ninguém pode entrar nem sair | Tiago Brunet
40:30
Seu CORAÇÃO NÃO É UMA PRISÃO, onde ninguém...
A Serviço do Rei dos Reis👑
322,422 views
Pablo Marçal | BrunetCast
1:27:10
Pablo Marçal | BrunetCast
BrunetCast
310,728 views
8 formas de saber quando DEUS está falando com você
44:09
8 formas de saber quando DEUS está falando...
BrunetCast
708,886 views
Cláudio Duarte | UMA ORAÇÃO SIMPLES E PODEROSA | Vida de Fé
46:29
Cláudio Duarte | UMA ORAÇÃO SIMPLES E PODE...
Vida de Fé
1,539,356 views
O que fazer quando não há mais saída | Tiago Brunet
39:46
O que fazer quando não há mais saída | Tia...
Casa de Destino
477,651 views
Resolva seus problemas com sabedoria | Tiago Brunet
40:48
Resolva seus problemas com sabedoria | Tia...
Tiago Brunet
446,316 views
Como guardar o seu coração - Tiago Brunet #tiagobrunet #mensagem
43:52
Como guardar o seu coração - Tiago Brunet ...
Geração Livre Oficial
32,110 views
UM SEGREDO PARA CONSERVAR A FÉ!
26:43
UM SEGREDO PARA CONSERVAR A FÉ!
Bispo Adilson Silva Oficial
5,940 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com