Olá amigos tudo bem Estamos aqui para mais uma aula introdutória de filosofia nas aulas anteriores falamos de Thomas hobbs a marena CH e Nancy frer dessa agora né a quarta aula de cinco nós estamos falando eh do próximo Pensador né nessa cronologia de idade que é o aon krenak né que fala emos agora nessa aula que também estará para vocês já está aqui disponível embaixo né no link azul para vocês baixarem Google Drive é só entrar e daí pode baixar lá o pdf que é o texto dele na verdade é o livro todo só que
é um livro pequenininho né tem cerca de 50 páginas algo assim 48 não me lembro agora mas ele é pequenininho então é é um livro de bolso assim bem pequeno e vocês podem pegar o conteúdo são só apenas três capítulos né o primeiro capítulo é H anim título que a ideas para o fim do mundo e mais dois capítulos menores mas pro fim do livro lá bem bem para lá da metade do livro eh e para quem quiser se escrever e nosso canal por favor fique à vontade eh será muito bem-vindo para dar o seu
like fazer seus comentários e para pedir qualquer tipo de ajuda que acha que eu possa te ajudar tirar suas dúvidas por favor sinta-se à vontade para tudo que você achar que eu possa te ajudar tá bom então vamos lá eu sou professor Johnny Estamos dando início Então a nossa aula de filosofia introdutória sobre a hton kenak então aqui está o Ailton kenac né ideias para adar o fim do mundo oon Ken assim como os outros dessa vez nós temos mos filósofos contemporâneos também é um filósofo contemporâneo do século XIX até hoje né que é depois
da disseminação da Revolução Industrial pós o início dela na Inglaterra na segunda metade do século XVII aí no século X nós temos que também é a filosofia específica né do século XIX as grandes invenções né a mudou a vida do homem né a máquina a vapor a fotografia o cinema né tudo mais e depois o século XX então né o século XX com suas grandes revoluções assim como suas guerras terríveis as maiores da história a primeira e a segunda guerra né Assim como invenções de outros artefatos para o bem e para o mal como por
exemplo a energia nuclear e a disseminação de armas nucleares pelo globo terrestre antes concentrada apenas nos Estados Unidos e União Soviética e depois que abriu aquilo foi para tudo que canta hoje metade do planeta modo de dizer tem isso eh dentro desse contexto né temos aí o nosso filósofo brasileiro Ailton kenak nascido no ano de 1953 né atualmente com 70 anos de idade aon karnak que é o autor do livro que vocês precisam ler agora que está disponível aqui para download eu tô dando ele para vocês né tem pessoas até que compram ele esse livro
aqui bonitinho ele ideias para dear o fim do mundo né de witon crenac São Paulo companhia das Letras uma das melhores editoras do Brasil do ano de 2019 e não se preocupe em caso se você só encontre em 2020 nesse caso que nesse caso não tem problema porque é brasileiro mesmo então não é uma tradução o problema é com tradução e como ele é brasileiro mesmo ele simplesmente foi reeditado né modo capa alguma coisa assim mas fora isso não tem problema nenhum não po pode ler o livro livro muito bom pode mudar até a sua
vida e da filosofia do século XX que nós temos aqui presente nós temos principalmente a ideia da destruição da natureza a gente vê o maior Paraíso que o universo já viu que o homem pode ver aqui em casa virando inferno né parece o inferno daquele filme Constantine né que ele vai para aquele o stranger things ali ó parecido fazer isso aqui virar aquilo pela nossa ação antrópica pela ação do homem nesse período que o chama de antropoceno período do homem na terra ideias para a do mundo de doen nós precisamos saber quem ele é o
aon Alves Laer Ken mais conhecido como aon Ken é um líder indígena ambientalista filósofo poeta escritor brasileiro da etnia indígena kenac e Imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton é também Professor honores causa pela Universidade Federal de juizz de fora e é considerada uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro possuindo reconhecimento internacional aqui o aon is aqui a biografia dele nasceu Elon grenak em 1953 o município de Itabirinha no estado de Minas Gerais na região do médio Rio Doce aos 17 anos de idade mudou-se com sua família para estado do Paraná onde se alfabetizou
e se tornou produtor gráfico e jornalista na década de 1980 passou a dedicar-se exclusivamente ao movimento indígena em 1985 fundou a organização não governamental a ONG núcleo da cultura indígena que Visa promover a cultura indígena teve emenda Popular assegurando sua participação no Congresso Nacional do Brasil o processo constituinte de 1986 participou da assembleia nacional constituinte que elaborou a constituição brasileira de 1988 a última lei a lei vigente agora na qual protagonizou uma das cenas mais marcantes da mesma em discurso na Tribuna pintou o rosto com tinta preta de Jin papo segundo a tradição tradicional costume
indígena brasileiro para protestar contra o que consider um retrocesso na luta dos direitos dos povos indígenas brasileiros e aqui está o índio este índio aqui representa exatamente o que o índio é em sua Plenitude Pode ser que essa foto foi tirada e do lado tenha a floresta totalmente queimada Lio jogado mas não estamos vendo podemos ver nessa nesse retângulo nesse quadrado esticado aqui é o índio na natureza enfeitado com a natureza segundo ait kenak a visão de muitos além dele não apenas ele Esse é o homem em seu estado máximo não em seu estado primitivo
Como dizia outros por exemplo os colonizadores quando chegaram nas Américas um excelente filme para demonstrar o que isso aqui significa evolução é o filme Avatar de 2010 e sua continuação de 2023 Avatar O Caminho das Águas aonde mostra o quanto o indígeno ele tá à frente do homem dessa vida capitalista e materialista Consumista ele vive numa simbiose com a natureza ele vive em harmonia ele é feliz Não nessa caçada de uma vida material sempre vivendo as custas do sofrimento dos outros é diferente em 1988 participou da fundação da União dos povos indígenas organizando organização que
Visa a representação dos interesses indígenas dentro do cenário nacional no ano seguinte participou da Aliança dos povos da floresta movimento que visava o estabelecimento das reservas naturais da Amazônia aonde fosse possível a subsistência Econômica através da extração de látex da seringueira bem como da coleta de outros produtos da floresta retornou a Minas Gerais aonde passou a se dedicar ao núcleo da cultura indígena 8 a organização realiza na região da Serra do Sipó em Minas Gerais um festival idealizado por aon o Festival da dança e da cultura indígena que Visa promover a integração entre as diferentes
etnias indígenas brasileiras em 1999 sua obra O Eterno Retorno do encontro foi publicado no livro à outra margem do ocidente organizado por Adalto Novais aqui 2019 foi um Marco na história do Brasil na história do mundo né como Ano Internacional das línguas indígenas não se esquecendo que não se esquecendo que o que houve com a instauração das línguas europeias como inglês português e espanhol foi que muitas línguas se perderam e ainda estão tentando acudir o que sobrou assim como outros povos de outros locais da terra também tiveram suas culturas dizimadas isso é muito importante porque
segundo a filosofia da linguagem como Ludwig bekenstein a nossa linguagem nos permite ir nossa visão de mundo nos permite ir até onde a nossa linguagem chega e se a linguagem chinesa permite uma visão que o português não tem e se a inglesa permite isso e se a indígena permite Isso muda tudo então isso é muitoa cultura você pode ver que isso tem totalmente a ver com a obra da nanc Fraser e com a obra da marena ch sendo que nunca teve dois brasileiros né no vestibular o Ailton e a Marilena bom nos anos de 2007
e 2008 Ailton concedeu entrevista pro Museu da pessoa quando compartilhou em detalhes memórias sobre a infância junto aos seus parentes e sobre as sucessivas migrações que passaram com o processo de invasão e de ocupação do território por eles habitado por empreendedores madeireiras serrarias colonos criadores de gados e entre outros na entrevista disse que no período da infância daquela terra a gente estava tão pleno de vida que tudo quanto injeção que a gente pegou na vida ali potencializou pra gente viver em qualquer lugar do mundo injeção de vida tornando eles como Super Homens de tanta felicidade
Plenitude é isso que são os Navi em Avatar é isso O que representa o uberman Superhomem de niet é isso a busca de buda isso é muito importante é muito maior é o único caminho para a salvação da terra ou pelo menos adiar o fim do mundo no ano de 2014 Aílton um dos palestrantes eh foi um dos pal entrantes do seminário internacional intitulados mil nomes de Gaia Terra ocorrido no Rio de Janeiro sob organização de Eduardo Viveiros de Castro antropólogo do Museu Nacional e de Débora dooves filósofo da puuk Rio em abril de 2015
durante a mobilização Nacional indígena convocada pela articulação dos povos indígenas do Brasil a PIB foi lançado o livro de coleção encontros de azou da zog editorial com o seu nome que reúne diversas entrevistas concedidas por a canac entre 1984 e 2013 os textos foram organizados pelo editor Sérgio con eh e contam com apena com apresentação do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro aqui temos a primeira missa do Brasil talvez na cabeça do Cristão que estava fazendo isso se ele pudesse estar fazendo um bem mas ele não tava ele tava fazendo um mal porque ele trouxe uma
cultura Leia do índio que ele nunca precisou que ele nunca tinha ele já tinha seus Deuses ele já tinha sua forma de ver o bem e o mal da natureza não precisava enfiar ág ela baixo esse troço nele e tem outra é uma cruz que tá ali se você pensar em todo o cristianismo nas outras eh versões nas outras divisões do cristianismo quem quem apoiaria Esse instrumento de morte aqui só o católico Tá certo que o católico é a maioria Mas isso não significa que ele tá certo o índio era feliz ele vivia com Gaia
lá no Avatar é iua se você quer entender o que que é o índio assista Avatar preste atenção e você vai ver a mesma coisa acontecendo no segundo filme é uma obra de arte que mereceu todo o crédito pelo qual ganhou eles ganharam todos os prêmios estão em primeiro lugar em relação a todos os filmes merece isso e de uma forma orgânica não de uma forma falsificada como foi por exemplo Os Vingadores Ultimato acho que de 2018 se eu não me engano que eles foram lá e voltaram com o filme lá com uma cena mais
que nem diferença fez isso daí não conta isso daí é falso no dia 18 de fevereiro de 2016 a Universidade Federal de Juiz de Fora concedeu a kenak o título de professor Dr honoris causa um reconhecimento pela sua importância na luta dos direitos dos povos indígenas e pelas causas ambientais do país Nesta mesma Universidade kenak leciona as disciplinas cultura e história dos povos indígenas e artes e Ofício dos saberes tradicionais ambos em cursos de especialização essa ga é veja é uma representação artística mas o que que ela representa a mãe é a mãe grávida de
mim de você de todos nós filhos da Terra até a aranha e a barata o pássaro até o réptil os peixes todos vivemos nela se nós matarmos a nossa mãe nós nos mataremos se a nossa mãe fica doente doente ficaremos agora com o pouco que você sabe caso saiba pouco sobre o mundo acha que a terra tá saudável acha que a terra tá doente então por que será que tão est estamos se nós nós amamos Realmente a vida e nós mesmos se amamos quem dizemos amar nós devemos cuidar da Casa Nossa porque é a única
que nós temos Essa é a mesma concepção que os gregos tia de Gaia é a mesma concepção que a gente vê num desenho cultural Lógico que tem a sua versão mas ela remete a uma culturaa que é a Moana a onde a gente vê a figura de uma montanha que de repente você descobre que é uma figura feminina no desenho é claro que é de Fit ela representa a terra em novembro de 2016 o Instituto sental Isa publicou em sua página oficial na web uma entrevista realizada em setembro do mesmo ano com aon krenak sobre
os impactos no território krenak ocasionados pelo rompimento da barragem do Fundão da mineradora Samarco bhp Biton da Vale em Bento Rodrigues Distrito de Mariana Minas Gerais o maior crime socioambiental já registrado no Brasil ocorrido em novembro de 2015 na entrevista aon kenak defende que ocorrido é melhor entendido não como um acidente mas sim como um incidente em sua palavra não foi um acidente quando eu ouço perguntarem sobre o acidente de Mariana eu reajo dizendo que não foi um acidente foi um incidente no sentido da omissão e da negligência do sistema de licenciamento supervisão controle renovação
de licenças autorização da exploração muitos indígenas foram afetados pelo desastre uma vez que o Rio Doce é utilizado para pesca por indígenas e o leste Mineiro por onde corre o Rio Doce abriga tribos indígenas sobre o modo capitalista da exploração dos recursos naturais em especial do Rio Doce tomando caso em Mariana como discussão autrin expõe que tem dificuldade de falar sem se indignar de acordo com ele ainda em fala concedida ao em 2016 o atu que é como nós chamamos aquele rio é uma entidade ele não é um fluxo de correndo por um buraco ele
é parte viva da natureza ele não tá falando também de fantasma ou de demônio ele tá falando disso o rio tá vivo a terra tá viva a floresta Tá viva É Gaia é watu é uma entidade tem personalidade ele não é um recurso o Rio está em coma de certa maneira essa prontidão que as pessoas estão vivendo na margem do rio agora deixa elas mesmo no estado simbólico de coma em que o corpo do Rio está eu vejo isso como uma coisa tão assustadora que tenho dificuldade de falar no watu sem me revoltar palavras do
grande aon grak Olha aí Essa é a sustentabilidade Essa é a situação do índio Cadê o rio do índio me desculpa mas o rio era teu para você jogar lixo lá aí eu não tive culpa eu só moro aqui eu mandei as coisas para descarga aí e quem jogou lá foi o sistema da cidade então você não participou disso Será que nós não podemos ajudar porque o que tá acontecendo é isso já percebeu quanto lixo a gente gera no final de semana em casa no final que você fica em casa com a família ou parte
dela imagine todas as casas da Padre imagine todas da rua imagine de uma cidade inteira acha que é correto fazer um aterr do cachimba não existem muitos lixos que poderiam ser aproveitados fora os lixos hospitalares outros materiais orgânicos não poderiam ser usados para fazer um tipo de composteira por exemplo para que alimentasse a terra e não precisasse degot tóxicos não deixando a terra exposta sempre coberta pela Relva noentanto é isso que nós estamos fazendo é o que o euen que chama de antropoceno o período em que o homem teve tanto poder sobre a terra a
entrevista completa realizada com kenak faz parte do livro povos indígenas do Brasil de 2011 até 2015 publicado pelo Isa nele krenak fala sobre a luta do reconhecimento das terras indígenas em Minas Gerais a política dos brancos para o Brasil e o Ataque aos direitos dos índios aí o chefe indígena aon kenac entrevista com Ailton kenac foi assessor especial do governo de Minas Gerais para assuntos indígenas de 2003 até 2010 atualmente ele se encontra na terra do Cipó Minas Gerais a onde é envolvido com a on núcleo da cultura indígena Olha aí gente isso uma vez
feito volta mais que Anes e para voltar de forma semelhante são décadas e depende do dano Talvez não tenha concerto você pode devolver a vida doando que você tirou de novo pode devolver a vida da ania marrom que você matou Hoje é a mesma coisa como diz o gend Alf coragem não está em tirar uma vida mas enquando poupar uma realiza trabalhos na linha da temática indígena aborda questões sobre a relação do índio com o meio ambiente bem como a sua cultura local lutando contra a discriminação pela sociedade realiza trabalho sobre a sistematização dos primeiros
contatos dos indígenas com os europeus em sua relação contemporaneidade sendo um balanço entre o passado e o presente nessa lógica o balanço se dá pelo fato de que nos dias atuais expedições desconhecidas que ocupam determinados locais estados por índios sem se preocupar com o próximo aon grenak participou da série da Netflix chamada guerras do Brasil produzido em 2018 que relata com detalhes a formação do Brasil ao longo dos séculos e dos do conflito armado começando com os primeiros conquistadores até a violência na atualidade em 2000 protagonizou o documentário índios no Brasil produzido pela TV Escola
que dividido em 10 partes aborda identidade línguas costumes e tradições e colonização em contato com o branco a briga pela terra a integração com a natureza e os direitos conquistados pelos indígenas até os fins do século XX sendo o narrador principal é oon Ken que dialoga constantemente com o interlocutor no do decorrer do documentário olha aí ó esse é o do Brasil P dooc série documental detalhe A como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado desde os primeiros conquistadores conquistadores até os dias de hoje criação de Luiz bolog na Netflix disponível lá ou
senão documentário da TV Escola índios do Brasil na série de episódios aí e também tem na praia vídeo Ken a kenak o sonho da Pedro aonde Em algum momento tem essa frase aqui ó no dia em que não houver lugar pro índio no mundo não haverá lugar para ninguém exatamente a mesma coisa quee tá dizendo em Avatar eu nunca vi ninguém falar uma coisa tão parecida com a obra incomparável que vatar é tanto um de 2010 como o segundo de 2023 como isso aqui como esse ó eu acho que existe opinião de tudo mas para
mim ele tá certo e tem mais ele fala sobre sustentabilidade Ele disse que do jeito que estão falando aí não vai adiantar nada só vai adiar se você quer realmente salvar a terra para com tudo para com tudo e acha outro caminho porque esse não tá dando certo a terra não é um recurso para você tirar de lá você deve respeitar a terra o nosso caminho seria segundo o melhor de todos viver como o índio vivia na natureza e em harmonia com ela em 21 lançou o livro ideias para adar o fim do mundo é
esse que eu estou apresentando a vocês e vos dando aqui agora o texto embaixo para vocês baixarem uma das obras mais vendidas nas livarias brasileiras com versões lançadas em inglês francês e Alemão em março de 2023 assumiu a cadeira 24 da academia Mineira de letras T seu primeiro indígena ingressar na Instituição em 5 de outubro de 2023 foi eleito para cadeira de número cinco da Academia Brasileira de Letras sucedido eh sucedendo José Murilo de Carvalho tornando-se o primeiro Imortal de origem indígena aí isso é um brasileiro não alguém que se diz brasileiro que fica cultuando
essa bandeira aí mas não faz nada para ajudar só piora a situação com o seu fascismo enraizado em seu coração com sua maldade nunca vai dar certo assim a boca fala do que tá cheio a coração prêmios e reconhecimentos em 2016 aon kenar recebeu o título de drout honores causa pela Universidade Federal do Juiz de Fora em 2020 o prêmio Juca Pato da intelectual do ano oferecido pela união brasileira escritores em 2021 o título de Dr honores cusas concedido pela UnB Universidade de Brasília em 2022 prêmios de impacto no Prince e Claus 2023 Toma posse
da cadeira de número 5 da AB Academia Brasileira de Letras após vitória por 23 votos assumindo a vaga deixada por José moril de Carvalho Aqui Fernanda mon negro cumprimentando na integra do título O ambientalista filósofo e po kinak tomando posse na Academia Brasileira de Letras ABL na sexta-feira dia 5 de Abril agora pouco tempo atrás de 2024 na sede da instituição centro do Rio ele é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na B comparar a vaga da cadeira número cinco a vaga deixada com a morte né do José Murilo de Carvalho em agosto de
2023 será que esse homem é importante Será que nós não vemos ler o livro dele e ver o que ele tem a dizer parece que isso até transcende o objetivo de apenas um vestibular que é uma grande coisa nosso sonho é claro mas talvez haja muito mais a se fazer aon kerac é um herói nós temos heróis Aqui tá um deles amigos jamais se esqueçam da origem de tudo é a dúvida a filosofia é uma maior criação da raça humano e eu espero teros ajudado de verdade não se esqueça de pegar o seu texto aqui
no link aqui embaixo e se quiserem dar seu like deixar seu comentário fazer suas perguntas por favor fiquem totalmente à vontade que eu terei o maior prazer do mundo em ajudar todos que eu puder a máximo possível Tá bom então até logo gente até a próxima nos vemos na próxima aula quando apresentaremos nosso quinto e último filósofo antes de entrar nas obras Começando por Tomás Robes então até mais gente até lá fique bem