[Música] irmãos amados vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios o pastor vamos olhar Capítulo 11 primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 11 faremos leitura a partir do verso 17 até o final a primeiro Coríntios 11 17 A 34 a instrução quanto à celebração da ceia do senhor nisso porém que vos prescrevo Não vos louvo porquanto vos ajuntais não para melhor e sim para pior porque antes de tudo estou informado haver divisões entre vós quando vos reuni na igreja e eu em parte o creio porque até mesmo importa que
haja partidos entre vós para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio quando pois vos reunis no mesmo lugar não é a seia do Senhor que comeis porque ao comerdes Cada um toma antecipadamente a sua própria ceia e a quem tenha fome ou passo que há Também quem se embriague não tes porventura casa Onde comer e beber ou menospreza a igreja de Deus e envergonha os que nada tê que vos direi louvar-vos Ei nisso certamente Não vos louvo porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite
em que foi traído tomou o pão e tendo dado Graças o Partiu e disse is é o meu corpo que é dado por vós tomai faz isto em memória de mim por semelhante modo depois de haver seado tomou também o cálice dizendo este Cálice é a nova aliança no meu sangue faz isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice e anunciais a morte do Senhor até que ele venha por isso aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor
indignamente será R do corpo e do sangue do senhor examine-se pois o homem a si mesmo e assim como do pão e beba do Cálice pois quem come e bebe sem discernir o corpo come e bebe juízo para si eis a razão porque H entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem porque se nos julgássemos a nós mesmos não seríamos julgados mas quando julgados somos disciplinados pelo senhor para não sermos condenados com o mundo assim pois irmãos meus quando vos reunis para comer esperai uns pelos outros se alguém tem fome come em
casa a fim de não vos reunides para juízo quantas demais coisas eu as ordenare quando for ter convosco eu quero refletir com os meus irmãos nesta noite sobre o tema a ceia do senhor o sacrifício Supremo esta mesa que está posta com o pão e o vinho chamado de seia do senhor é o elo de ligação entre as duas vindas do Senhor Jesus Cristo Ele é o monumento da primeira vinda e ela é a promessa da segunda vinda talvez nenhum assunto nenhum tema na igreja cristã ao longo destes 20 séculos de cristianismo foi um assunto
mais debatido e mais polêmico do que a c do Senhor isso cristalizou em quatro posições principais nas igrejas ao longo desses séculos a primeira posição Romana chamada de transubstanciação a crença de que esses elementos na hora da celebração de Eucaristia mudam de substância e passam a ser Carne Sangue nervos ossos e divindade de Cristo certamente nós não concordamos com essa vertente depois vem uma segunda visão chamada de consubstanciação defendida por Lutero é que os elementos não se trans substanciam mas Jesus está fisicamente presente nos elementos também nós não subscrevemos esse entendimento terceiro lugar vem a
ideia de que ai apenas um memorial não passando de uma lembrança do que Cristo fez na cruz nós entendemos que essa também não é a melhor interpretação Então vem uma quarta interpretação que a igreja reformada entende e aceita é que a ceia é um meio de graça ou seja a ceia é um instrumento de edificação dado à igreja do Senhor Jesus Cristo talvez você achou um pouco estranho o começo da Leitura porque está tratando de um assunto que era da igreja de Corinto e essa tradição da igreja de Corinto não perdurou na vida da igreja
a chamada festa do Ágape a festa do amor e qual o problema Desta festa Trocando em miúdo seria o que nós chamaríamos hoje de um ajunta pratos os membros Se reuniam cada um trazia de casa comida os ricos e os pobres ali dividia Então os pratos para que todos pudessem ter uma boa refeição era uma oportunidade dos ricos serem generosos e os pobres terem também uma alimentação de qualidade e dessa maneira demonstrarem o cuidado e o amor fraternal uns pelos outros o que que aconteceu com esta festa Primeiro eles faziam acepção de pessoas veja comigo
os versos 21 e 22 quando está escrito porque ao comerdes Cada um toma antecipadamente a sua própria ceia e há quem tenha fome ou paz que há Também quem se embriague não tens porventura casas Onde comer e beber ou menospreza a igreja de Deus envergonha os que nada têm imaginando vocês que tinha gente que levava picanha maturada e na hora de comer eles iam direto nos pratos que haviam preparados na sua casa enquanto os pobres passavam fome pensem vocês que os ricos tomavam Vinho do Porto e os pobres tomavam quu de uva e aquela festa
Então em vez de trazer unidade companheirismo Fraternidade cuidado uns pelos outros aquela festa estava ofendendo a Deus e aos irmãos me permita ilustrar isso e eu vivi essa dolorosa experiência um dia estava fando de um Retiro e naquele Retiro os jovens resolveram fazer uma brincadeira e uma brincadeira de mau gosto uma gincana e na gincana tinham várias pessoas pessoas de posse pessoas muito carentes financeiramente na brincadeira eles começaram a jogar ovos uns nos outros e de repente um menino levantou a mão e disse se sobrar alguns desses ovos que vocês estão jogando eu poderia levar
para casa lá em casa não tem nada pra gente comer e desculpem da expressão aquilo foi um tapa na cara e a brincadeira parou ali porque às vezes as pessoas estão desperdiçando aquilo que tá faltando na mesa do outro e aquela festa acabou exatamente por isso porque eles não respeitaram o propósito em vez de gerar unidade conforme o Versículo 18 isso gerou divisão divisão entre eles em vez de su gerar comunhão Versículo 17 eles estavam se reunindo para pior não é para melhor sim para pior e Então esse é o contexto dessa festa do Ágape
que acabou não tem mais bom mas agora então a partir do verso 23 Paulo começa a dar a instrução sobre a Santa Ceia e a primeira lição que eu chamo a sua atenção é que a maior demonstração de amor é dada diante da maior demonstração de maldade confira comigo o verso 23 por gentileza porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão vejam vocês que Jesus institui essa mesa Jesus institui a ceia esse Sacramento demonstrando o seu máximo amor tomando o pão
símbolo do seu corpo que seria surrado cuspido esbo e pregado na cruz na mesma noite em que ele foi traído e ele sabia que seria traído e não obstante esse fato de saber que ele seria traído ele demonstra o seu máximo amor quando ele estava sendo uma vítima da máxima maldade enquanto o inferno tramava maior orquestração para matar Jesus ele planejava a maior forma de dar a sua vida para salvar o seu povo nós não podemos amados irmãos apressadamente participarmos dessa mesa sem esta reflexão esta mesa nos aponta para a cruz de Cristo do Cristo
que foi crucificado O que é curioso é que Paulo diz lá em primeiro Coríntios 2:88 nessa carta que se os poderosos e os sábios desse século soubessem o que significou a morte de Cristo eles Jamais teriam crucificado o senhor da glória porque achavam que ao crucificar o senhor da glória eles estavam impondo uma cante de derrota sobre ele quando na verdade foi o contrário foi na cruz que Jesus desbaratou os principados e potestades foi na cruz quee esmagou a cabeça da serpente foi na cruz que ele adquiriu para nós eterna Redenção louvado seja o seu
nome mas em segundo lugar o maior sacrifício é oferecido não por constrangimento mas com grande alegria Olha o verso 24 comigo e tendo dado Graças partiu o pão e diz Isto é o meu corpo que é dado por vós Fazer isto em memória de mim percebam vocês que Jesus está instituindo um Sacramento que retrata o seu sofrimento a sua dor a sua morte ele ser entregue na cruz do Calvário e ele faz isso com ações de graças não murmurando não esperneando não tentando escapar mas rendendo Graças com muita alegria ele vai pra cruz como um
rei caminha para sua coroação ele não vai pra cruz porque Judas o traiu por ganância ele não vai pra cruz Porque Pedro negou por medo ele não vai pra cruz porque o sacerdotes o entregaram por inveja ele não vai pra cruz porque Pilatos o sentenciou por conveniência ele não vai pra cruz porque os soldados o pregar naquele leho maldito com crueldade ele vai deliberadamente conscientemente por amor tudo isso está encerrado nesta mesa com ações de Graças uma entrega voluntária eu chamo a sua atenção para dois fatos que esse texto nos apresenta primeiramente notem comigo tendo
dado Graças o partid dis is é o meu corpo que é dado por vós vejam esse corpo é dado e quem deu o pai o entregou por amor você já pensou nisso e quando o pai o deu por amor antes da fundação do mundo e quando o pai o entregou por amor não entregou a na ideia de que o seu filho seria honrado aplaudido reconhecido valorizado exaltado mas plenamente certo de que ele seria cuspido esbo vilipendiado humilhado preso numa cruz mas vejam Isto é o meu corpo o meu corpo não apenas ele é dado ele
Jesus também se oferece se entrega consciente livremente deliberadamente se o pai o entrega ele também se entrega não há conflito entre a vontade do pai e a vontade do filho Os dois estão num conselho eterno numa entrega plena porque Deus deu o melhor Deus deu tudo Deus deu o máximo Deus deu a si mesmo Deus deu o seu filho e o filho se entrega e o filho se rende e o filho diz pai eis-me aqui para cumprir o teu propósito e ele se rende isso é representado nesta mesa terceira lição a eficácia do sacrifício Supremo
está não apenas na sua informação mas sobretudo na sua apropriação irmãos isso é vital no cristianismo Porque nós não somos apenas pessoas que são informadas sobre uma verdade cristã nós somos que foram transformadas por essas verdades cristãs então vejamos isso vejamos isso o Senhor Jesus diz o seguinte quando ele no Versículo 24 diz Isto é o meu corpo que é dado por vós fazei isto isto em memória de mim por semelhante modo depois de haver seado tomou também um cálice dizendo Este é o cálice este Cálice é a Nova Aliança em meu sangue faz isto
antes todas as vezes faz isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim preste atenção não é apenas um conhecimento teológico não é apenas você saber a verdade intelectualmente você saber o significado dessa mesa conhecer o significado dessa mesa o que está por trás a realidade espiritual que tá por trás dessa mesa A não ser que você coma a não ser que você Beba a não ser que você se aproprie pela fé você não entendeu ainda o que significa participar da ceia ou seja não é a informação do que Cristo fez por nós
nos salva a Bíblia diz assim sabes tu que Deus é um só fazes bem até os demônios creem e tremem os demônios têm uma fé intelectual os demônios têm uma fé emocional eles sabem eles sentem mas eles nunca se apropriaram não tem salvação é por isso que Jesus disse noutra situação se alguém tem sede Vem a mim e beba eu posso ser um engenheiro químico e Conhecer tudo sobre a água ser doutor em água e morrer de sede a beira de um Ribeiro se eu não tomar água é preciso apropriar-se de Cristo não basta saber
não basta apenas sentir agora note uma coisa esse comer e esse beber não é um ato físico é espiritual esses elementos aqui não são para alimentar o seu estômago mas para reavivar a sua fé é para fortalecer sua alma e essa apropriação é individual é intransferível o pai não pode substituir o filho o filho não pode substituir o pai a mãe não pode substituir a filha a filha não pode substituir a mãe substituir a mãe o marido não pode substituir a mulher a mulher não pode substituir o marido essa apropriação é sua e somente sua
e de mais ninguém não é a fé de segunda mão quarta lição o sacrifício Supremo é o grande Marco do cristianismo que deve ser relembrado então vejamos irmãos amados mais uma vez o verso 24 a 26 Você pode ler comigo esses três versos em voz alta vamos juntos e tendo dado Graças o Partiu e disse esteu meu corpo que é dado por vós faz isto em memória de mim por semelhante modo depois de haver seado tomou também o cálice dizendo este Cálice é a nova aliança no meu sangue faz a isso todas as vezes que
o beberdes em memória de mim porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor até que ele venha então preste atenção que o sacrifício de Cristo é o ponto culminante da sua obra e curioso isso porque Jesus fez Milagres extraordinários Jesus foi o Mestre dos Mestres não Alfaiate do efêmero mas O Escultor do eterno mas Jesus não institui nenhum Sacramento para lembrar os seus ensinamentos ou mesmo seus milagres ele levanta um monumento para que você e eu nos lembremos e constantemente da sua morte é por isso meus
irmãos meus amados irmãos que quando esta igreja convoca os seus membros e chama aqui a sua liderança à frente porque ela está dizendo o seguinte Olha nós estamos juntos nesse projeto mas que projeto mas para quê mais um prédio em São Paulo é por isso tá faltando prédio em São Paulo é por isso não não é porque esta igreja tem uma mensagem e só tem uma mensagem e como o Pastor aleval nos alertou agora a pouco nós esperamos que as futuras gerações Não abandonem essa mensagem e Que mensagem é essa é pregar Cristo e este
crucificado é nunca abrir mão dessa verdade eu estava rodando por outras plagas e vendo históricos de igrejas que estão diminuindo desidratando igrejas que não batizaram uma pessoa num ano inteiro igrejas que abraçaram outras mensagens adotar uma outra agenda social identidade gênero problemas humanistas de toda ordem e aí eu encontro uma dessas igrejas vivas forte crescente e eu perguntei qual o motivo qual a razão e a resposta que eu ouvi foi esta Não tem segredo é que nós aqui pregamos o Evangelho Puro e simples tem muita gente hoje perguntando como é que se mantém um jovem
na igreja como é que se mantém um adolescente na igreja como é que traz criança paraa igreja como é que a igreja pode ser uma igreja viva se por pregar novidade novidade não satisfaz se for buscar agenda do mundo agenda do mundo não satisfaz Mas se nós pregarmos Cristo e este crucificado Esta mensagem é poderosa Esta mensagem é transformadora esta mensagem vai atrair pessoas porque o Evangelho é o poder de Deus pra salvação de todo aquele que crê esta igreja não desafia você a entrar num grande ousado projeto apenas que quer ter um tempo bonito
apenas porque a liderança possa aparecer mil vezes não nós queremos é que a igreja continue pregando e permaneça pregando e pregue Jesus até que ele venha o que Jesus disz é que nós devemos fazer isso até que pode vir novidade que vier pode vir em onda doutrinária que vier haveremos no nome de Jesus de permanecer Pregando a mesma mensagem nunca nunca nunca ficará caduca nunca nunca nunca ficará desatualizada Esta é a mensagem que esta igreja abraça EA é a mensagem quea igreja tem compromisso é pregar Jesus é pregar a Cruz até que Jesus volte agora
eu quero concluir o último ponto dizendo o seguinte que a celebração do sacrifício Supremo exige algumas atitudes de seus participantes primeira atitude Versículo 26 porque todas as vezes que comerdes o pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor então quando nós participamos da ceia nós devemos olhar para trás pro Calvário pra cruz pro filho de Deus que sendo Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo humilhando-se até a morte e morte de Cruz ali ele foi cuspido ali ele foi esbo
ali ele foi Vil Penteado ali ele foi pregado numa cruz ali ele morreu pelos nossos pecados ali ele verteu o seu sangue para nos limpar e nos lavar de todo o pecado temos que olhar para trás para o que ele fez mas em segundo lugar Versículo 26 na parte B diz até que ele venha nós precisamos olhar paraa frente precisamos olhar com expectativa paraa volta do Senhor Jesus os sinais estão aí e são eloquentes e ele voltará pessoalmente visivelmente audivelmente repentinamente inesperadamente inescapavelmente vitoriosamente gloriosamente Ele vem cedo vem é a promessa que temos nesse texto
Então quando nós participamos dessa mesa nós olhamos pro Calvário e nós olhamos para a parusia para segunda vinda mas em terceiro lugar nós devemos olhar para dentro se você perceber comigo a partir do verso 27 até o verso 32 o cuidado do apóstolo Paulo é ensinar à igreja de que nós não podemos ser apressados ao participar dessa mesa precisamos de avaliação não podemos ser aod dados sem reflexão Porque comer o pão e beber o cálice sem discernimento do corpo que corpo o corpo de Cristo partido ali entregue na cruz e o corpo mío de Cristo
à igreja se eu participar sem entender isso eu participo para trazer juízo sobre mim e não benção sobre mim olhar para dentro para quê Versículo 28 Paulo é específico examine-se pois o homem a si mesmo não é eu examinar o meu irmão não é meu irmão me examinar não é essa questão não tem como o presbítero vai passar com a bandeja da ceia e não é o presbítero que vai tirar a bandeja ou colocar a bandeja é você que tem que ter sabedoria de Deus discernimento de Deus se você deve ou não deve se você
pode ou não pode o juízo não é do presbítero a você o juízo é pessoal examine-se o homem a si mesmo não é examine o seu próximo examine a si mesmo agora notem a orientação de Deus não é que você vai examinar a si mesmo e fugir da ceia por causa do pecado mas você vai examinar a si mesmo e fugir do pecado por causa da ceia todas as vezes que a igreja se reúne para participar da ceia A Igreja está dando a você Diante do Trono da Graça a oportunidade de rever sua vida de
abandonar o seu pecado de romper com as práticas de pecado meu Deus eu que quero interromper essa prática me ajuda senhor eu quero fazer parte da comunhão do corpo de Cristo então Senhor eu quero abandonar o pecado e quero abraçar a comunhão com o senhor e eu vou participar hoje da ceia do senhor é claro que a olhar para dentro você precisa perguntar eu tenho Vida em Cristo Eu tenho fome espiritual eu tenho discernimento espiritual porque o que é na verdade o que Paulo diz aqui por exemplo da questão da dignidade Versículo 27 por isso
aquele que comer o pão ou beber o cá do Senhor indignamente será ré do corpo e do sangue o que é ser Digno Para participar da seia Eu gosto da explicação do nosso irmão João C diz assim ser Digno Para participar seia é a consciência de que eu sou indigno seria uma loucura você estufar o peito eu sou digno Porque eu sou uma pessoa maravilhosa Então eu tenho todo o direito de participar da ser porque eu sou o tal não não esse espírito farisaico não seria a dignidade a dignidade é quando eu digo Ai de
mim senhor eu sou um pecador mas eu fui lavado pelo sangue eu fui alcançado pela graça Então o Senhor tem misericórdia de mim e eu quero participar desse banquete da Graça nessa hora então Eh mais do que isso Paulo está nos alertando que a seia é um banquete Perigoso para quem vive despercebidamente no pecado e eu chamo a sua atenção paraos versos 29 a 32 pois quem come e bebe sem discernir o corpo come e bebe juízo para si eis a razão porque entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem o que
Paulo está dizendo é que aqueles que refletido vão participar da ceia sem discernimento isso traz fraqueza isso traz doença física isso traz morte precoce traz disciplina de Deus finalmente Paulo diz olha Vocês precisam olhar para trás Vocês precisam olhar paraa frente Vocês precisam olhar para dentro e vocês precisam olhar ainda duas coisas ao redor ao redor e vejam vocês o verso 33 e 34 assim pois irmãos meus quando vos reunis para comer esperai uns pelos outros Nós Somos um corpo nós somos uma família nós somos um povo e para ter comunhão eu preciso que os
meus irmãos estejam comigo eo significa que nós somos uma comunidade de amor nós somos uma comunidade terapêutica nós somos uma comunidade que cuidamos uns dos outros e você olha dizer eu preciso do meu irmão aqui cadê meu irmão onde ele está por que que ele não tá aqui vamos esperá-lo vamos buscá-lo vamos atrás dele finalmente então devemos olhar para cima olhar para trás olhar pra frente olhar para dentro olhar ao redor e olhar para cima dando graças ao Senhor somos o povo mais feliz da terra somos o povo mais privilegiado do mundo somos o povo
alcançado pela graça somos o povo remido pelo senhor somos ovelhas do Pastoreio de Deus somos servos de Deus somos filhos de Deus somos herdeiros de Deus somos coerdeiros com Cristo somos A Menina dos Olhos de Deus somos a herança de Deus somos a delícia de Deus somos o povo cujo nome está escrito no livro da vida então agradeçamos a Deus por esse grande privilégio de nesta noite nós nos assentarmos ao banquete da e participarmos juntos da Ceia do Senhor que ele nos abençoe amém