a gente tá muito acostumado a ver uma imagem de Jesus em filmes de Hollywood né com o cabelo grande barba muitas vezes a a pele mais clara olhos claros se a gente volta no tempo a gente encontra muito disso também na arte renascentista por exemplo se a gente volta mais a gente encontra um pouco disso na arte medieval talvez sem os olhos claros volta um pouco mais a gente encontra um Jesus mediterrânico dependendo se a gente for pra Etiópia a gente encontra um Jesus com a pele mais escura mais característica dos cristãos ali da região
da Etiópia e se a gente volta mais ainda ali pro início do cristianismo se desenvolvendo no Império Romano a gente vai encontrar um Jesus com características de um homem Romano sem barba com cabelo curto por exemplo como nessas imagens estão aparecendo aí mas a gente pode voltar ainda mais encontrar uma das representações de Jesus mais antigas talvez a representação mais antiga de Jesus que a gente tem que mostra uma aparência na verdade completamente diferente porque na verdade ele não vai ter nem olhos claros nem cabelo comprido nem barba porque ele tem uma cabeça de asno
Esse é o grafite de alexamenos que é uma produção né de uma pessoa que não era Cristã e que fez essa arte para criticar o cristianismo né pelo menos é essa é uma das hipóteses de entendimento dessa gravura é a principal né eu vou apresentar aqui o porqu disso e mostrar alguns elementos interessantes essa imagem do porquê dessa cabeça de burro né de onde que vem isso isso não é um insulto gratuito tem a ver com certas características ali do Judaísmo e do Cristianismo pelo menos sob a ótica dos não judeus e não cristãos do
período antigo ali romano e ela tem outro elemento interessante também que é que Jesus está crucificado né isso torna esse grafite também muito relevante para pensar sobre a forma de crucificação também antiga que é um tema de debate até hoje né como Jesus teria sido executado exatamente então Vamos por partes aqui primeiro eu vou apresentar ponto a ponto aí dessa imagem depois a gente discute essas questões da cabeça de asno da crucificação E também algumas hipóteses Minor árias que também circulam que dão outra interpretação e essa imagem que são interessantes e a gente vai comentar
rapidamente sobre elas no final antes eu queria dar só uma dica rápida para quem passa praticamente o dia todo fuçando na internet igual eu e consequentemente tem que se preocupar o tempo todo com segurança de dados né privacidade e coisas desse tipo né E essa dica que eu queria dar é a Nord VPN que tá apoiando esse vídeo aqui para quem não sabe VPN é uma tecnologia que protege e criptografa as suas informações online usando servidores privados né intermediários então é como se em vez de você se conectar diretamente ao site você tivesse um servidor
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possibilidade de acessar a internet por um servidor deles na Espanha que é um dos vários servidores que eles têm eu consigo abrir o Netflix espanhol e assistir o nome da rosa lá então Além da questão da segurança e da privacidade ainda tem essa vantagem aí Outra vantagem é que se você tiver na dúvida se vale ou não vale a pena assinar nordvpn você pode fazer um teste de 30 dias de graça sem risco 30 dias e caso você decida continuar Você ainda tem 4 meses extras usando o código aqui do canal então use aí o
QR Code que tá aparecendo na tela ou o link que eu vou deixar na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado e faço o teste aí da Nord VPN mas dito isso voltemos pra Roma e pro assunto desse vídeo que é Esse testemunho curiosíssimo aí da história do cristianismo antigo e para começar Então vamos ver o que tá exatamente presente nessa inscrição né nesse grafite chamado de grafite de alexamenos ou também chamado de grafito blasfemo ou seja o grafite que contém ali uma blasfêmia e Originalmente esse grafite foi encontrado na parede de um edifício
chamado pedaggio dos tempos de Domiciano que era uma espécie de colégio interno Na verdade o edifício é mais antigo mas ele se torna esse essa espécie de colégio interno formador de pagens no período do Imperador Domiciano e ele fica próximo ao monte palatino em Roma né então por isso ele também é conhecido como grafito palatino e quanto à datação desse grafite é um objeto de disputa isso entre historiadores mas a principal hipótese é de que ele tenha sido feito em meados do século terceo ou seja entre 200 e 300 né né Principalmente na primeira metade
do século iceo é a principal aposta de historiadores e arqueólogos Mas de qualquer forma o que a gente vê na imagem propriamente é no canto superior direito um homem com os braços abertos e de costas né Vocês podem reparar aqui que as partes traseiras deles estão expostas aqui isso também é importante paraa discussão do sentido dessa imagem e ele tem uma cabeça de Equino né Talvez um cavalo Talvez um as a gente vai ver porque que asno é provavelmente o palpite correto mas é curioso também que há traços que mostram aqui há um traço horizontal
sob os pés da figura um traço horizontal no nível do ombro aqui das mãos da figura e um traço vertical cruzando esses outros traços formando uma espécie de cruz com um suporte para os pés a gente vai analisar isso aqui melhor daqui a pouco também e no canto inferior esquerdo a gente tem o outra figura que tem uma das mãos levantadas na direção da do ser crucificado ali e uma inscrição acompanha esses dois que diz alexamenos adora Deus ou o seu Deus ou um Deus geralmente a leitura mais comum é alexamenos adora o seu Deus
né o Deus dele e essa posição de mãos levantadas inclusive seria um indício de que esse é o alexamenos que tá adorando um Deus porque a posição de ador a ação e de oração também ela era tipicamente com as mãos levantadas tanto entre cristãos antigamente quanto entre não cristãos também mas aí beleza né Tá então a gente tem essa imagem Mas por que que as pessoas interpretam isso como sendo n porque que historiadores e arqueólogos interpretam isso especificamente como sendo Jesus crucificado e não outra figura né porque que não poderia a crucificação era muito comum
no mundo Romano então poderia ser outra figura né Por que especificamente Jesus porque tem vários indícios que levam isso primeiro é um crucificado que ao mesmo tempo é chamado de um Deus então esse já é um primeiro ponto né aí já são menos pessoas crucificadas nos templos Império Romano que foram chamadas de divinas e outro ponto muito importante é a questão da cabeça de asno né porque a cabeça de asno especificamente a cabeça mesmo não o asno todo mas a cabeça de asno era muito relacionada por não cristãos a judeus e consequentemente a cristãos né
que surge como uma vertente do Judaísmo inicialmente então o cristianismo ele tem uma proximidade grande com o judaísmo a ponto Dee herdar também muitos dos insultos que os judeus recebiam os cristãos também erdam por assim dizer esses insultos no início ali do nos primeiros séculos do desenvolvimento do cristianismo a gente tem vários testemunhos históricos disso em várias Fontes tanto de cristãos quanto de judeus quanto de não cristãos nem judeus então um primeiro autor importante que fala sobre essa relação da cabeça de asno com os judeus específic amente é o Flávio Josefo que é um judeu
e ele escreve um texto chamado contra aião em que ele registra ali que alguns não judeus diziam que judeus adoravam uma cabeça de asno no templo de Jerusalém e que antíoco Epifânio né o antio epífanes antio quarto um um rei selêucida ele viu essa cabeça de asno feita de ouro quando ele invadiu o Templo de Jerusalém isso antes da Revolta dos macabeus ali então tem esse registro no Josefo de Josefo incomodado que não judeus estavam falando isso a respeito dos judeus né que os judeus adoravam uma cabeça de asno E aí o Tácito que é
um Historiador Romano também do primeiro pro segundo século ali ele diz num livro chamado histórias que os judeus foram salvos no Êxodo então ele reconta ele tá contando a história dos judeus e ele diz que um episódio Fundamental paraa História dos judeus é o Êxodo do Egito em que Moisés guia o povo ali do Egito para a chamada terra prometida e nesse percurso o povo começa a passar muita sede e aí um bando de asnos aparece e Moisés segue esse bando de asnos e encontra uma fonte de água então esses asnos de certa forma teriam
levado salvação ali para os israelitas guiados por Moisés porque eles conseguiram sobreviver a essa sede graças a esses animais e por causa disso né segundo tasto os judeus teriam erguido uma imagem de um asno no lugar mais sagrado do seu Santuário e teriam adorado né essa imagem então você vê que esse é um tema que circulava realmente ali no período em que o cristianismo tá surgindo né E se desenvolvendo essa associação do asno com os judeus acontecia principalmente entre os não judeus Claro os os judeus não eh aceitavam de forma alguma essa história e negavam
e essa história fortemente mas não só judeus tiveram que afastar esses rumores esses boatos né de holat tria né de ação de um asno no período antigo mas cristãos também tiveram que fazer isso né um exemplo é Tertuliano que escreve um livro chamado Apologia e nesse livro ele diz que algumas pessoas acusavam os cristãos por serem próximos ao judaísmo de holat tria né de culto ao asno mas o Tertuliano rebate essas acusações Não exatamente de forma histórica mas de uma forma mais retórica dizendo que os romanos adoram tantos animais e tantos seres misturados com animais
que talvez ele eles estejam achando ruim doss cristãos adorarem o asno porque os cristãos adoram só o asno em vez de adorar todos os animais que os romanos adoram Mas é claro que na citação ele tá sendo polêmico aqui ele não tá reconhecendo como legítima essa ideia de que os cristãos adoram o asno Ele só tá rebatendo a a agressão por assim dizer né e é interessante também porque tem outro texto do Tertuliano que diz que até judeus que Originalmente era quem eram os era o povo acusado de holat tria estavam no nos tempos ali
do segundo para Terceiro século acusando cristãos de holat tria jogando esse Insulto que eles tinham recebido para os cristãos então ele diz nesse texto que um judeu Romano acusava os cristãos de serem hoco etes né venerador de asno e esse judeu Romano andava pelas suas exibindo uma imagem de um homem de toga com orelhas e patas de asno que representavam os cristãos Então veja que quando esse grafite de alexamenos é encontrado né arque logicamente ali no século XIX não sei se eu falei a data lá no início do vídeo né mas esse grafite foi encontrado
em 1857 mas quando esse grafite é encontrado Ele cabe direitinho naquilo que a gente já conhecia sobre esse período e sobre essas essa tensão cultural religiosa social entre judeus cristãos e os adeptos das tradições greco-romanas né que vão ser chamados de pagãos posteriormente Mas Eu Tô evitando o termo Pagão aqui porque ele é muito priso né muito genérico paganismo não é uma religião então não para evitar essa impressão né Tô evitando o termo aqui mas então beleza né então isso explica muito bem ali Por que um não Cristão representaria Jesus né Eh com uma cabeça
de asno por causa dessas tradições dessas dessas polêmicas desses insultos que circulavam bastante agora passando para outro tema que é o tema da crucificação que também aparece de forma muito importante nesse grafite vale dizer que essa é mais uma forma de Insulto a a figura de Jesus presente aí né então assim a cabeça de asno é esse é o primeiro Insulto o fato dele estar de Costas com as partes traseiras para as pessoas ali amostra também é uma forma de Insulto que era muito utilizada nesse tipo de representação e finalmente a questão da crucificação também
é uma forma de demonstrar desprezo né porque a cruz apesar de ter se tornado um um elemento extremamente positivado né considerado muito positivo poderoso utilizado em exorcismos por exemplo para afastar o mal um símbolo do bem da salvação etc que as pessoas penduram no pescoço a cruz Originalmente era um instrumento de tortura e humilhação e foi assim durante inclusive o período em que o cristianismo já existia e se desenvolveu e só vai deixar de ser um instrumento utilizado para execução no no período Romano ali depois de Constantino né no IV século mas a ideia de
um Deus crucificado para os não cristãos era absolutamente ridícula né era uma tolice a uma contradição tremenda né um instrumento de execução de bandidos das pessoas consideradas as piores da sociedade associado a algo que é o sagrado Divino então Paulo mesmo nas cartas lá na primeira carta aos Coríntios reconhece isso dizendo que Cristo crucificado a mensagem a ideia a pregação de Cristo crucificado é escândalo para os judeus e loucura para os gentios né e tem um autor Romano também que fala que ouvi viu dizer né de outras pessoas que os cristãos adoravam a cabeça de
um burro mais uma vez outro autor dizendo isso né inclusive ele diz adoravam a cabeça de um burro que é a mais baixa das criaturas e eles adoravam também segundo esse autor tinha ouvido falar Eles adoravam um bandido crucificado né um homem perverso que havia sido crucificado e adoravam também a própria cruz né o próprio instrumento de execução e humilhação então é interessante também que esse grafite utiliza a crucificação né o Cristo crucificado não como uma mensagem de salvação mas pelo contrário uma mensagem de ridicularização e outro aspecto interessante ainda no grafite é que a
cruz específica que ele desenha é uma cruz que a gente tá acostumado a ver né Essa Cruz que tem um formato de T minúsculo né a chamada Cruz eissa dependendo de como a gente lê esse desenho porque ele tá bem apagado na parede original Então na verdade esses decalques né Essas reconstituições ali é mais nítidas do desenho às vezes colocam a parte de cima da Cruz como se fosse a pontinha do T minúsculo né a parte de cima da Cruz ou às vezes para na linha horizontal né no na na linha horizontal que finaliza na
parte de cima o t maiúsculo né que é a chamada Cruz comissa Espero que tenha dado para entender e mas eu vou colocar imagens na edição depois então acho que isso vai ficar mais claro mas o ponto aqui é que existiam antigamente várias formas de objetos né vários instrumentos diferentes de execução que eram chamados de Cruz né ou de stauros a palavra que aparece no grego no Novo Testamento Originalmente vários instrumentos de tortura eram chamados por esses nomes e não dá para saber só pelo nome só pela palavra a qual tipo de objeto qual a
forma desse objeto que a pessoa que tá escrevendo o texto tá se referindo então no Novo Testamento mesmo quando essa palavra aparece a gente não sabe necessariamente se isso significa a cruz que a gente hoje está mais acostumado a ver tanto é que há algumas denominações cristãs que eh preferem interpretação de que é uma estaca né só a parte vertical e que Jesus foi pregado a essa estaca já até comentei isso aqui brevemente num vídeo respondendo perguntas mas assim a palavra ela não define nem para um lado nem pro outro né não significa necessariamente estaca
vertical nem Cruz é comissa nem Cruz e missa nem Cruz em x que é que tem outro nome que eu esqueci e nem necessariamente pode nem tem ser um objeto específico porque a palavra é utilizada no texto de Luciano de samata que é um autor do segundo século para prometer o a correntado num numa numa Pedreira então não tem nem nenhum objeto de madeira presente ali e é dito que prometeu estava crucificado então uma palavra altamente polissêmica né Poderia significar muitas coisas e por isso a gente não tem como ter certeza de qual era o
formato do instrumento de execução utilizado na condenação de Jesus mas segundo o grafite de alexamenos né que que dataria por volta ali de 200 anos depois da morte de Jesus o objeto teria essa forma aí né na forma de T O que é alo que se soma várias outras evidências né vários outros textos antigos já ali do segundo terceiro século né Muito Antes de Constantino por exemplo que já faziam referência ao objeto de execução de Jesus como tendo uma forma de t ou de tal né a letra grega isso aparece muito frequentemente em textos antigos
e aí para finalizar né Só para considerar outras possibilidades também de interpretação dessa imagem é importante dizer que nem todos os historiadores concordam com essa interpretação que eu apresentei aqui essa é a visão majoritária amplamente majoritária mas no século XIX mesmo quando essa inscrição foi encontrada pela primeira vez né quando essa esse grafite foi encontrado pela primeira vez alguns autores propuseram ali que essa figura poderia ser na verdade outro Deus que não o Deus do cristianismo poderia ser o Deus Anubis ou o Deus set que os dois TM caras ali né tem a a cabeça
na forma de canídeos o Anubis tem a cabeça de chakal e o set tem a cabeça de um animal que não se sabe exatamente qual que é tanto é que ele é chamado de animal de sete por e simplesmente porque realmente não dá para identificar se seria uma espécie extinta de canídeo se seria um outro uma outra categoria ainda de de de animal ou se realmente é um animal inventado ali um animal híbrido Mas de qualquer forma então esses autores do século XIX né esses poucos autores do século XIX propuseram essa ideia de que que
seria uma referência positiva não seria ninguém zombando ninguém seria na verdade o alexamenos como um Fiel de Anubis ou set que são Deuses Associados a questões relacionadas à morte a comunicação do mundo dos vivos com o mundo dos mortos por isso talvez a referência a crucificação Ou tem outras interpretações que levam isso para grupos gnósticos como os se anos que tem a ver com os sete filho de Adão mas assim a gente não precisa entrar especificamente nessa nessas interpretações porque elas realmente eram muito Minor áreas e hoje são praticamente inexistentes academicamente mas existe uma outra
proposta que é parecida com essa que essa é recente né Eu li recentemente inclusive sobre isso num num Capítulo de um livro que eu vou colocar aí na tela mas nesse capítulo os autores defendem ali que essa a figura crucificada seria set ou set tifão né o nome egípcio o nome grego de um ser que era muito presente na tradição mágica greco-egípcia e que na verdade segundo desses autores propõe né como uma hipótese modesta al Eles não falam que essa é a leitura definitiva de forma alguma eles só levantam essa bola dizendo que talvez aquilo
poderia ser um grafite Cristão ridicularizando Esse Adorador de uma entidade não Cristã que seria o sete tifão mas os próprios autores reconhecem ali que é uma hipótese plausível eles consideram plausível mas também a outra hipótese que é a hipótese majoritária eles não rejeitam de forma alguma eu inclusive vou deixar como sempre referências para vocês consultarem para quem quiser se aprofundar nessa discussão na descrição do vídeo mas é isso né se a posição majoritária tiver correta de que essa é uma intervenção ali um grafite do início ou meados do terceiro século antes de Cristo e que
representa realmente um cristão adorando Jesus crucificado essa seria a mais antiga representação de Jesus que a gente tem hoje e é uma aparência muito inusitada mas que dá muitos elementos pra gente entender não a aparência física propriamente de Jesus mas o ambiente cultural ali do cristianismo Nascente Mas é isso muito obrigado como sempre por assistir e nos vemos aí no próximo vídeo falou