A alegria e o trágico em Nietzsche, com Roberto Machado (2007)

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Café Filosófico CPFL
O Café Filosófico CPFL é um espaço aberto para reflexão. As falas dos convidados e os comentários do...
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[Música] Imagine sua história como uma linha do tempo quantos altos e baixos já viveu alegrias dores superações obstáculos a verdade é que essa linha não é assim tão linear inúmeros fatores internos e externos influenciam o tempo todo nossas jornadas e as tornam únicas e complexas Mas e se pudéssemos ser responsáveis por um pequeno estímulo capaz de impactar de forma positiva uma vida inteira e se criasse opes de Minimizar vulnerabilidades e de alguma forma mudássemos uma trajetória acreditamos que sim isso é possível e por isso desde 2003 apoiamos projetos inspiradores com objetivo de incentivar o protagonismo
social acreditamos que podemos gerar o impacto hoje para que versões cada vez mais felizes dessas histórias possam ser escritas no futuro próximo Instituto CPFL energia que transforma realidades Olá pessoal queremos Compartilhar este momento com vocês 2023 O Café Filosófico CPFL faz 20 anos são mais de 950 palestras realizadas mais de 3.000 horas de gravação mais de 2.000 episódios na TV Cultura uma comunidade digital com quase 1 milhão de pessoas 100 vídeos no YouTube com mais de 42 milhões de visualizações nesses 20 anos construímos mais que números construímos relações e conectamos histórias tudo isso só foi
possível porque você faz parte dessa história o café agradece o time técnico agradece a todos os nossos amigos palestrantes e curadores e agradece em especial a você para ter uma pequena mostra dos assuntos que tratamos aqui nessas duas décadas vamos ver alguns apresentadores que fizeram parte dessa história [Música] Olá no Café Filosófico uma parceria TV Cultura e CPFL energia Como se dá a relação amorosa nos casais modernos como nasce o desejo o que as mulheres sempre esconderam dos homens e Delas mesmas temos mais medo hoje do que tínhamos no passado o homem sempre foi esse
animal atormentado o tempo inteiro de pequenas e grandes decisões Isto ou Aquilo certo ou errado bom ou mal pode ou não pode para que esta chama não se inflame dentro de nós incendiando tudo ao redor o que fazer quem infringiu a lei da eternidade que não permite recomeçar a vida se o ócio é realmente o começo de todos os vícios então ao menos ele está bem próximo de todas as virtudes aprendi que minha força é justamente conhecer todas as fraquezas que sempre apontar De que forma a configuração do trabalho contribui para modificar a composição social
brasileira e faz surgir uma nova classe média hoje vamos nos perguntar existe uma droga do bem a arte é um meio de sentir o Devir do objeto aquilo que já se tornou no interessa a arte e a busca de cada um é uma Para que serve a ficção para explicar e interpretar aid humana da [Música] fantazia bom boa noite a todos aos que estiveram aqui na sexta passada né E os que estão vindo pela primeira vez no módulo eh a ideia do módulo né o pensamento de si como criação do presente é uma tentativa né
de pensar eh como encontrar alternativas dentro de nós mesmos diante da da que a gente Talvez possa chamar da crise da modernidade né e e hoje eu tenho a honra né e a alegria de trazer o Roberto Machado para falar uma de uma uma palestra sobre alegria justamente né que basicamente seria a ideia de eh como ter alegria em momentos de crise de valores né Então esse é o nosso tema de hoje eu passo a palavra pro Roberto Boa noite como vocês sabem eu vou falar sobre alegria e o trágico e em nite eu começaria
dizendo que um dos objetivos de niet ao criar uma filosofia que ele chamou de trágica é possibilitar o que ele também chamou de Gaia ciência quer dizer um saber Alegre um pensamento que defende a alegria de viver e isso no sentido forte eh uma alegria Incondicional com a vida com a realidade eu enunciaria até de uma outra maneira uma aprovação jubilat da existência são muitos os textos de nites que vão nesse sentido eu privilegi arei para falar hoje da alegria e de sua relação com o trágico o lugar onde a meu ver esse tema é
apresentado com mais relevância assim falou zarat eu acredito que esse Liv pode ser considerado o ápice da filosofia de isso porque é nele que para ser coerente com a ideia de trágico a ideia de trágico como uma tentativa de escapar da racionalidade daquilo que n chamou de racionalidade conceitual sistemática teórica doutrinária da filosofia quer dizer para escapar da racionalidade filosófica niet em assim falou zaratustra vai utilizar uma forma de expressão que eu chamaria de artística ou ainda mais precisamente uma linguagem poética portanto fazer filosofia não segundo o modelo da racionalidade científico filosófica e sim através
de uma de um modo de expressão artístico e poético é isso que é zarat e nesse sentido me parece que ele é o ápice da filosofia do nietz e o ápice da enunciação de um tipo de pensamento que niet chamou de trágico pois bem a passagem o trecho mais elucidativo da relação entre a alegria e o trágico se encontra em um dos Capítulos mais importante dos arat esse capítulo que é da terceira parte do livro se chama da visão e do enigma e eu vou falar mais precisamente sobretudo do final desse Capítulo da visão e
do enigma que é um trecho que eu poderia intitular de a serpente e o pastor e Vocês verão quando eu desenvolver e o tema como essa forma de expressão artística ou poética do trágico característica do zaratustra está bem presente nessa passagem é que irei analisar isso por no fundo eu vou L falar de uma visão e mais ainda vou procurar decifrar um enigma a visão Justamente que D sentido ao título do capítulo é narrada pelos arat veja bem o que eu falei de aspecto poético e não racional doutrinário teórico é um livro que tem personagens
e zarat como vocês fazem sabem é o personagem Central o personagem principal é do livro pois bem no final da primeira parte do livro e também no final da segunda parte do livro zaratustra resolve abandonar os seus discípulos sua ideia é que digica dignifica muito pouco um mestre quando se permanece seu discípulo então ele manda cada um seu seu próprio mestre e ele começa um uma caminhada que é a sua grande solidão pois bem triste ele ab donos discípulos e que estão nas ilhas bem-aventuradas você vê que é uma historinha ele pega um navio em
busca do continente e é durante essa viagem pelo navio por alto mar isso é importante porque o tá querendo assinalar longe de todo Porto Seguro Vamos ver que a questão da do pensar está bem presente nesse texto que eu vou comentar portanto durante uma viagem de navio por alto mar longe de todo Porto Seguro o zaratustra vai narrar a Corajosos marinheiros Corajosos marinheiros que como diz o texto empreendem longa viagens e não gostam de viver sem perigo zaratustra portanto vai narrar a seguinte visão um dia pouco antes justamente logo depois de ter abandonado os discípulos
para pegar o navio e voltar para a solidão de sua Caverna zaratustra ou se encontra aí vocês vejam não é só os personagens que são importantes mas também O entorno o cenário então é sempre interessante situar O que é dito eh com relação a quem disse e com relação a onde é dito e Em que circunstâncias é dito pois bem essa visão que o zarat vai contar durante essa viagem para os marinheiros que também estão contando as suas aventuras não é como testemunho de atos de coragem que eles viveram em vários portos ust então que
está mudo triste começa primeiro a ouvir e resolve Então por insistência dos outros falar e ele conta que um dia ou melhor numa noite sozinho no meio de selvagens rochedos no mais ermo luar portanto é noite e não dia isso tem a ver com eh todo o simbolismo da da luz e da sombra do dia e da noite que no fundo remete para uma terminologia niana do apolínio e do dionisíaco pois bem nessas circunstâncias ele vê um pastor um pastor de ovelhas deitado contorcendo-se é uma visão terrível um pastor deitado contorcendo-se em convulsão com o
rosto transtornado com expressão cheia de náusea e horror por quê Porque uma negra e pesada serpente pende de sua boca presta atenção ao a passagem que eu intitulei da serpente e do pastor zaratustra em presença daquele acontecimento tenta puxar a da boca do pastor mas não consegue arrancar da garganta onde ela se fixou ele grita então para o pastor que ele morda e jogue bem longe a cabeça da serpente pois bem o pastor Segue o seu conselho morde cospe bem longe a cabeça da serpente e levanta-se de um pulo zaratustra conclui o relato de sua
visão enigmática descrevendo justamente o pastor Depois dessa ação suas palavras são as seguintes não mais pastor não mais homem um ser transformado transfigurado que ria nunca até aqui na terra riu alguém como ele ria vocês vejam que é o tema da Alegria e é o tema do trágico Essa visão que eu vou tentar esclarecer ou interpretar me parece que para interpretar Essa visão é preciso aprender o significado de dois dos seus principais componentes quer dizer é preciso saber primeiro quem é o jovem pastor segundo o que é essa negra e pesada serpente ora a meu
ver dois trechos de um outro Capítulo dessa terceira parte do zaratustra capítulo chamado o convalescente que é um capítulo igualmente importante sobre essa questão do trágico e da relação entre o trágico e alegria permitem esclarecer essas questões dois textos por portanto eh vão eh servir para eu encaminhar a minha argumentação o primeiro portanto é mais fácil interpretar diz claramente que o jovem pastor em cuja garganta se insinuou a negra e pesada serpente é o próprio zarat vocês vejam zarathustra conta aos marinheiros uma visão que ele teve com o pastor que estava com uma serpente entalada
na garganta a gente vai descobrir depois que esse pastor Era ele mesmo e significa portanto que zaratustra tá narrando aos marinheiros uma visão da visão e do Enigma é o título do capítulo ou melhor ainda eu diria uma anão antevisão pois se trata de algo que lhe irá acontecer quer dizer ele narra aos Corajosos marinheiros em mar aberto uma antiv visão que ele teve dele mesmo e aí eu lembro não se deve esquecer que assim falou zarathustra não é um livro sistemático e argumentativo eu interpreto esse livro Como sendo uma tentativa niana de se utilizar
livremente das formas de expressão artísticas ou poéticas da epopeia da tragédia e mesmo da prosa do romance de Formação que a gente sabe que é eh um estilo literário que nasceu no final do século XVII e tem como grandes criadores grandes representantes g hlin e assim por diante por que eu estou dizendo isso porque eu estou querendo mais uma vez chamar atenção para o fato de que assim falou zaratustra é um livro que se apropria desse dessa forma de expressão artística para apresentar aquilo que eu chamaria de trajetória do personagem Central para apresentar o processo
de aprendizado ou de forma ação de zaratustra esse personagem título até ele se transformar num herói trágico ou se vocês quiserem num filósofo trágico portanto a primeira interpretação que eu daria a mais elementar me parece que a gente deve compreender esse pastor que está angustiado porque ele estava apent suas ovelhas deve ter se deitado no chão para dormir um pouco e uma serpente penetrou na sua garganta mas eu não disse ainda o que era essa serpente e então era a segunda pergunta que eu me fazia o que é essa Serpente Negra e pesada pois bem
e aí eu me auxilio de um segundo trecho desse outro capítulo da terceira parte dos zaruch chamado convalescente o primeiro me parece esclareceu quem era o pastor eu gostaria de trazer para vocês um segundo texto que eu acho que esclarece quem é o que é essa serpente pois bem nesse texto o convalescente zaratustra diz e essa frase extraordinária éo importante vou procar explicit o mais possível zarat diz o grande fasti que sinto do homem isto penetrara em minha garganta e Me sufocar e aquilo que proclamava o adivinho vou dizer depois quem é esse personagem o
adivinho primeiro vejamos a frase terrível uma das mais terríveis do livro e que é muito importante me parece para Nossa atualidade o adivinho é alguém toda vez que ele aparece no livro O rusta quase esmorece quase se torna igual a ele e o adivinho é alguém que tá sempre lembrando ao outro vocês devem encontrar vários desses adivin na vida tudo é igual nada vale a pena o o o saber nos sufoca penso que há nessa referência ao fastio a nusia ao nojo pelo homem uma indicação importante a indicação de que a Serpente Negra e pesada
simboliza aquilo queit chamou de niilismo simboliza o nilismo que sufoca zarathustra enchendo de náusea e horror pois bem não sei se vocês estão acostumados com essa terminologia nilismo é uma palavra utilizada por niet que vem de um termo latim niil que significa n que significa nulidade pois bem meece que não há dvid de ente neg e pesada simiz nisis adinho É no livro um personagem nista no sentido em que nega a vida no sentido de ser um personagem para quem a vida não tem valor ou para quem a vida tem valor de nada mas isso
ainda des pouco é também indispensável salientar que se trata quando se fala do nilismo do adivinho de um tipo específico de nilismo pois bem Eu gostaria de propor para vocês uma interpretação do conceito de nilismo em niet dizendo que a palavra nilismo n a palavra não é um conceito não é isso um conceito uma palavra um conceito é a definição de uma palavra quer dizer um conceito é uma palavra mais sua definição eu tô querendo dizer com a palavra nilismo para nit eh eh é passível de várias definições pelo menos quatro é o que eu
vou propor nessa eh eh palestra para que nós entendamos O que é o nilismo do adivinho esse nilismo do adivinho que é o nilismo simbolizado pela Serpente Negra e pesada não é propriamente vou dizer o que ele não é para introduzir os outros não é propriamente O nilismo que é a primeira o primeiro sentido da palavra Portanto o nilismo da Serpente Negra e pesada não é o nilismo considerado como desvalorização da vida o nilismo é sempre desvalorização da vida é isso que o niet chama de nilismo entende é achar que a vida não tem valor
quer dizer esta vida esta vida temporal essa vida sensível esta vida que nós estamos vivendo agora assistindo e e dando essa palestra pois bem o nilis do adivinho não é o nilismo considerado como desvalorização da vida em nome de valores superiores essa expressão valores superiores em significa sempre valores superiores à Vida valores que vem julgar a vida a partir de um ponto de vista superior como se houvesse coisa que um ponto de vista superior à própria vida entende nietz é um filósofo da vida então em vez de avaliar a vida é a vida em última
instância que avalia é uma ideia extraordinária é do niet quando a gente tá dando sentido às coisas quando a gente tá avaliando é o que nós temos de vida dentro de nós que avalia Isso é uma ideia muito interessante eh isso vai remeter a um conceito de vontade de potência é a nossa vontade de potência que pode ser afirmativa ou negativa que se expressa a através de determinadas avaliações Isso é uma ideia muito interessante quer dizer quando alguém disser alguma coisa para vocês tentem sempre pensar e quem é essa pessoa que tá dizendo aquilo quer
dizer eh o discurso não é neutro sempre remete para alguma coisa que não é propriamente discurso que não é pensamento que é sentimento aquilo que niet chamou de vontade de potência e que pode ser afirmativa ou negativa que no fundo é o que nós temos de vida dentro de nós pois bem esse nilismo eh negativo esse nilismo essa desvalorização da vida em nome de valores superiores à própria vida é é o que niet chamou de nilismo negativo quer dizer é aquilo que para ele foi criado pelo platonismo quer dizer que é o é o início
eh da filosofia racional conceitual na Grécia com Platão e seus seguidores e pelo cristianismo niet filósofo curioso que nota um parentesco muito grande entre o cristianismo e o platonismo a ponto de nós não sabermos muito bem o que é mais importante para ele se é o platonismo tese por exemplo de heidegger ou se é o cristianismo tese por exemplo de deles mas isso mostra que há um parentesco muito grande e há uma frase de niet terrível mas muito interessante eloquente que eu direi para vocês o cristianismo é um platonismo para o povo pensem nisso portanto
estou querendo dizer que o nilismo negativo criado segundo niet Foi aí que teria começado uma desvalorização dessa vida criado pelo platonismo e pelo cristianismo que julgam e desvalorizam a a vida tal como ela é a vida temporal a partir de um mundo que o niet diz o mundo prometido que é um mundo suprassensível Olha aí essa dicotomia do sensível e do suprassensível ou do temporal E do eterno Platão é o criador talvez da definição talvez não seja mais a mais verdadeira mas é a mais bonita sobre o tempo não sei se vocês conhecem eu vou
dar a vocês de presente o tempo é a imagem móvel da eternidade dito de outro modo o tempo é uma imitação móvel da eternidade e significa o quê uma superioridade da eternidade com relação ao tempo porque o tempo é imagem imitação cópia de um modelo que é justamente eh da eternidade e significa para niet uma desvalorização do tempo em nome de uma eternidade como sendo é essência da vida que a gente vê no cristianismo que é uma eternidade Prometida ao Virtuoso ao bom ao verdadeiro porque esse mundo suprassensível e eterno é o mundo considerado como
bom e verdadeiro não é isso que é o nilismo do advinho Esse é o primeiro sentido de nilismo que teria começado ainda na antiguidade o nilismo do adivinho que se defronta com zaratustra também não é propriamente o nilismo entendido como desvalorização dos valores superiores Vejam a diferença isso é muito interessante na interpretação da história que niet dá o primeiro nilismo esse que foi chamado eh de nilismo negativo é a desvalorização da vida em nome de valores superiores à vida mas um belo dia na história ou num determinado período da história que niet vai dizer que
é a modernidade que é o mundo moderno portanto não é mais o mundo antigo o mundo grego o homem moderno digamos o homem do século XVII o homem da época da Revolução Francesa o homem da época da filosofia de Kant fez uma crítica da metafísica fez uma crítica dessa Apologia da eternidade a eternidade não tá com nada na modernidade a modernidade justamente é a época que inventa a história que inventa o tempo na sua positividade estou querendo dizer que o nilismo do adivinho também não é o nilismo entendido como desvalorização dos valores superiores que é
um segundo sentido de nilismo que caracteriza propriamente para ní o nilismo moderno o nilismo burguês e que pode ser chamado né para marcar uma diferença terminológica do primeiro que se chama inismo negativo pode ser chamado nilismo reativo muito interessante essa palavra quer dizer é uma reação que a modernidade eh tem com relação a eh às teorias eh metafísicas eh ou ao próprio cristianismo a ideia da laicização eh característica eh da modernidade a perda do Sagrado eh e assim por diante Nietzsche que eu acho que seria um grande publicitário quer dizer sabe vender bem suas ideias
inventou uma expressão que todos vocês já ouviram Embora ela seja profundamente enigmática essa expressão é morte de Deus né é uma é uma expressão extraordinária porque profundamente paradoxal né quer dizer se Deus existe ele não pode morrer né tá no próprio conceito de Deus a ideia de não morrer po pois bem eh o niet vai chamar esse nilismo reativo o nilismo da morte de Deus não que niet seja um filósofo da morte de Deus nisso não está propondo a morte de Deus eu diria ele está constatando que esse homem moderno burguês a fazer uma crítica
dos valores absolutos eternos imutáveis no fundo estava matando Deus eu vou explicitar eh bastante essa ideia eh aqui hoje estou querendo dizer que o nilismo reativo pode ser considerado como uma reação explícita aos valores superiores instaurados pela criação do Deus Cristão substituição de Deus considerado como fundamento a ideia de fundamento metafísico pelo homem é considerado vou usar uma palavra de cante como condição de possibilidade né o Kant diz a questão fundamental da minha Filosofia é o que é o homem isso é uma revolução na história da filosofia Até lá a questão fundamental da filosofia era
Deus né quando se pensou a questão do ser né que é o objeto fundamental da metafísica se reduziu pense na na na filosofia cristã o ser a Deus tô dizendo coisas tão terríveis que vou até tomar um vizinho que bom que a gente vive no mundo que pode dizer essas heresias em outros tempos não sei se eu osaria pois bem o nilismo do adivinho não é nilismo negativo valorização da vida em nome de valores superiores também não é o nilismo reativo considerado como desvalorização moderna dos próprios valores superiores a Serpente Negra e pesada simboliza meu
ver o nilismo passivo olha aí uma terceira expressão nilismo passivo E aí é muito interessante porque é um O nilismo que vem depois do nilismo moderno que eu não ousaria chamar de pós-moderno não gosto da palavra pós-moderno não sei se isso existe quando eu ouço falar de pós-moderno Eu sinto que é só para criticar então eu digo não isso é terminologia de jornal desculpe estou falando mal da esse grande valor moderno eh tô querendo dizer que a Serpente Negra e pesada simboliza o nilismo passivo causado pela impossibilidade de suportar Isso é que é interessante possibilidade
de suportar que não haverá um aperfeiçoamento do homem quer dizer o nista passivo é aquele que não acredita no progresso da humanidade não sei se vocês sabem não sei se vocês gostam de pensar historicamente e de privilegiar ruturas na história é uma ide mod é uma ideia que nasceu no século X já no século X é um dos primeiros críticos da ideia de progresso aperfeiçoamento da história de uma perfectibilidade do homem na história quer dizer que nós seremos cada vez mais perfeit quer dizil ele que não suporta a ideia de não haver um aperfeiçoamento do
homem de não haver um progresso da humanidade que que significa dizer isso que que ele não suporta e por isso ele é triste não suporta que aquilo que o chama de homem pequeno são são termos interessantes que eu acho que relacionando a gente entende melhor não se suporta que o homem pequeno fraco reativo vingativo doente Sempre existirá parece-me inclusive que um dos grandes interesses do pensamento de niet para nossa contemporaneidade para a nossa atualidade é ele ter ter previsto com muita antecedência a derrocada de uma espécie de otimismo moral o século XIX é é o
momento do otimismo Tudo bem Deus morreu mas vamos aperfeiçoar o homem minha questão não é mais a promessa de o mundo futuro que venha a corrigir o que nós vivemos agora se nós somos frágeis fracos vingativos imperfeitos Mas cada vez mais a vai nos revelar entende um reino da Liberdade da força da potência e assim por diante entendendo isso é é o sentido do Progresso quer dizer esse nilismo reativo quando matava Deus matava Deus em nome do homem em nome da história e o niet foi um dos primeiros a desconfiar que o homem não tinha
tanta força para ocupar o lugar de Deus que difícil o homem dificilmente o homem poderia ocupar o lugar do fundamento que durante tantos séculos Deus ocupou na história eh da humanidade me parece que nietz sentiu como ninguém que o maior perigo que traz a morte de Deus quer dizer esse nilismo reativo que quer colocar o homem e no lugar de Deus é a ampliação do nilismo é o aumento do nilismo é a intensificação do nilismo uma ideia que niet diz é poeticamente o deserto vai crescer e niet dizia os próximos 200 anos serão terríveis e
eu sempre fico pensando a gente só viveu 100 anos depois de início quer dizer Ainda temos 100 pela frente portanto não se não se iluda não a coisa pode né a gente tá notando que a coisa tá aí do mal né e cada vez mais né você puxa Eu sempre fico pensando nisso né quando você compara o que o que eram as esperanças né os anseios da humanidade não é isso há há 20 30 anos atrás né e e tenta ver o que é hoje né quer dizer hoje ninguém mais achar que todo homem vai
ter um prato de comida que seria a coisa mais alimentar alimentar e elementar eh para eh a humanidade me parece que Nietzsche sentiu como ninguém que o maior perigo que traz esse nilismo reativo esse nilismo moderno é esse crescimento do nilismo numa no sentido de sua transformação em um novo e mais devastador ainda que é esse nilismo passivo representado no livro poético assim falou zaratustra por esse personagem o adivinho que é um personagem curiosamente inspirado em schopenhauer não sei se vocês sabem que niet foi discípulo de chenh nisso era um filólogo um jovem filósofo estudante
filólogo estudante de filologia né estudava o o pensamento poético grego um dia entra numa livraria e descobre um livro de schopen H fundiu a sua cabeça né foi para casa e sei lá se conta que passou dias sem dormir lendo aquele livro foi a a a revelação da filosofia isso eu valorizo muito isso Porque se vocês pensarem na vida de cada um nossa vida é feito de encontros né e Feliz daquele que tem esses encontros fundamentais encontros que pode abalar a vida a ponto de né que de seguir um determinado caminho a partir daquele dia
n queria era ser filósofo e escreveu por exemplo nascimento da tragédia profundamente ainda inspirado eh por schopenhauer mas aqui mais de 10 anos depois não é niet é aquele que disse não morreria por minhas ideias poucas pessoas têm coragem de dizer isso né quando a gente consegue fazer uma ideia ter uma ideia coisa que a gente não tem né A gente tenta tenta tenta Mas a gente não sabe como produzir ideias quando a gente tem uma a gente não quer mais abandonar a gente se aferra ela com in dentes né eu gosto muito dessa ideia
do nietz e nesse sentido O Pensador mais niano que eu já encontrei foi Foucault que sempre falava das mesmas coisas de uma maneira totalmente diferente tava sempre mudando entende de um livro para outro Foucault é inteiramente sempre diferente pois bem ni tinha a mesma coisa a Lu André Salomé que foi sua amiga num determinado momento dizia que n era uma pessoa terrível porque a gente nunca podia segui-lo Porque mal ele escrevia um livro já queria já que iia escrever um seguinte para mostrar justamente o contrário do que ele tinha pensado pois bem o nascimento da
tragédia é um livro Profundamente inspirado ainda em em schopenhauer usa uma certa ideia schopenhaueriana para explicar a tragédia grega coisa que é que não interessava fundamentalmente e a schopenhauer mas aqui não nesse momento do zaratustra né que já é 82 83 portanto mais de 10 anos ele eh rompeu com dois dos seus principais inspiradores as pessoas mais marcantes na sua vida o grande filósofo schopenhauer e o grande músico Wagner então zarat er uma espécie de acerto de contas do Nietzsche com Wagner e com schopenhauer e niet é uma pessoa terrível longe dele justamente ele começou
a achar o schopenhauer pessimista e a elaborar uma diferença entre ser pessimista e ser trágico e justamente criou um personagem como ele criar personagem que inspirado em Wagner ele cria o adivin também inspirado em schopenhauer que é o pior dos pessimistas que é esse nista passivo quer dizer aquele que o tempo todo na vida aí eu dizia vocês devem encontrar muita gente assim vive se lamentando em seu saber triste inútil foi todo o trabalho são expressões dos aratus inútil foi todo o trabalho tudo é vazio tudo é igual tudo foi só frases terríveis nada vale
a pena o Saber nos sufoca portanto é o nilismo em que o homem aparece como incapaz de amor como incapaz de desejo e como incapaz de criação é o homem que não ama não deseja e não cria quer dizer não é mais homem desapareceu homem tá entendendo é o fim do homem é alguém que diz não é mais zarat eu tô usando a palavra de um amigo meu o homem não deu certo e se lamenta por isso veja que eu acho que tem uma ressonância muito grande com o que nós cada vez vemos mais hoje
nas pessoas que nos sercam e que a gente tem que tomar distância delas senão a gente também é dominado por essa grande tristeza que é o que acontece com o zatus no livro Leiam se vocês nunca lerem Vocês verão pois bem os dois tipos anteriores de nilismo O negativo antigo o reativo moderno eram expressões de uma vontade de negar a vida mas essa vontade de negar a vida se fazia em nome ainda de Valores em nome de valores que NS critica como sendo negativos valores superiores à vida nós vimos dois casos sejam valores divinos a
ideia de eternidade a ideia de absoluto sejam valores humanos que a ideia de temporalidade aperfeiçoamento da história ideia de progresso né valores adivindos da Revolução Francesa e que ainda vigor o que as pessoas estão tentando ainda a coisa tá sempre Dent errado mas estão querendo sempre dar certo é é é o ideário de muita gente basta ouvir um discurso político qualquer quer dizer eu diria esses dois tipos de valores são ou metafísicos ou eu chamaria de antropológicos antropocêntricos ou tem Deus como centro como fundamento ou tem o homem como condição pois bem Diferentemente deles o
Nila passivo é alguém que não tem mais esperança né Se vocês me seguiram até agora vocês podem entender isso bem Quer dizer não tem nem Esperança em Deus não acredita num céu numa vida eterna como recompensa como acreditava O unista negativo mas também não acredita mais em Progresso em Progresso humano histórico como unilist reativo considera que o homem não deu certo e se entristece com isso isso é muito interessante porque isso mostra o niet eh batalhou muito com essa ideia quer dizer essa essa batalha dos zaratustra com a divinho é o que o nit sentiu
segundo ele com seus amigos e inimigos quer dizer com as pessoas que estavam em torno dele niet é a pessoa mais solitária que eu já conheci do ponto de vista do pensamento niet foi a pessoa que teve um sentimento terrível na vida de que os outros sempre negaram a vida e por isso ele não poderia entrar na do outro porque ele podia ser justamente raptado para essa atitude Nila quer dizer eu chamaria niet de um filósofo sem Aliados e é por isso que ele rompeu com Wagner é por isso que ele rompeu com schopenhauer e
toda a vida de nietz é de ruturas dificilmente você encontra sobretudo um filósofo de quem tivesse gostado de vez em quando ele fala de um de um eu não vou citar os nomes mas ele fala de algum literato etc que ele gostou mas em geral nietz é crítico né é uma desconfiança né nietz é o filósofo da grande suspeita né ninguém na vida me parece ousou suspeitar tanto de niet e tanto dos valores como eh o próprio n pois bem por por que isso é que o mais difícil de suportar na vida e todos nós
vamos entender imediatamente isso essa ideia a ideia de que não há esperança A ideia é que não há esperança de eternidade futura ou de tempo futuro que ven a corrigir o instante esse instante que nós vivemos n tem tem uma um um aforismo sobre a esperança não é sobre a Caixa de Pandora e é muito interessante a interpretação que ele dá que ele diz que abriu-se digamos a mulher abriu a caixa de pandour que os homens receberam e de dentro saíram todos os males saíram os males os males E aí os homens apavorados com aquilo
fecharam a caixa e não viram que dentro da caixa ficou o pior ess pior dos males é Esperança porque é ele que faz com que nós não enfrentemos todos os outros males porque estamos sempre esperando que as coisas um dia ent vão mudar então não fil esperança e isso é muito difícil de suportar e É ISO que faz O Pensador cair no nilismo esse terceiro tipo de nilismo que é o nilismo passivo ora isso significa que daí também decorre a dificuldade do pensamento trágico porque o que é que esse pensamento da não Esperança diz que
o homem pequeno Sempre existirá tá entendendo que não haverá um aperfeiçoamento no homem no sentido da sua plena realização um dia quer dizer a grande dificuldade de um pensamento trágico é afirmar que o homem pequeno Sempre existirá e ao mesmo tempo não cair no nilismo pessimista desesperado do adivinho que é aquele que pensa que nada mais vale a pena você tá entendendo quer dizer como trabalhar ou pensar sem o conceito de Deus e sem o conceito de aperfeiçoamento do homem da história e não se sentir sem forças entende o morto vivo entende que vive só
porque continuou e vivendo e não tem a coragem de se suicidar né o Nila passivo é aquele o mundo não vale a pena mas eu também não tenho coragem de me matar né o mar secou não dá para me afogar a meu ver foi para tornar possível uma perspectiva trágica E aí a coisa vai ficando mais interessante uma perspectiva trágica que Vacine é isso quer nos trazer uma vacina que Vacine contra a náusea o nojo o fastio o sufoco característico do nilismo passivo e a tristeza que ele acarreta que niet teve um pensamento que eu
confesso a vocês é o mais interessante que eu já ouvi eu acho que foi a coisa mais importante que eu aprendi na vida ele foi tão importante para mim que eu nem me pergunto se ele é certo ou se ele é errado é um pensamento que faz bem que me fez muito bem que me ensinou prof mente é viver pensem nele vou dar de presente a vocês se vocês não conhecem porque realmente é um pensamento que faz bem Hoje quando vocês estiverem em casa na hora de dormir aquela hora do do Travesseiro é a hora
que eu mais gosto da do dia não é isso onde a gente não tem nada que fazer já fez tudo que tinha que fazer né vai se entregar ao sono e aí a vida desfila pra gente né e a gente eu fica triste eu fico alegre né mas ali a gente não vai mais mentir pra gente né o dia já passou agora a gente vai dormir então vocês pensem nisso que eu vou apresentar agora para vocês esse pensamento é o pensamento do Eterno Retorno que eu acho que é o pensamento trágico por Excelência vem falar
aqui sobre a alegria e o trágico em então a minha questão é essa como ser alegre afirmando O Eterno Retorno bom que eu pressuponho que vocês não saibam O que é embora saiba que vocês sabem mas eu vou Aim mesmo explicitar porque eu não quero pressupor nada acho que é o pensamento mais importante da filosofia do niet eu até cheguei Azer dizer que é o pensamento mais importante que eu já mais interessante que eu já estudei mas também eu diria que é o pensamento mais difícil quer dizer mais enigmático de toda a sua filosofia né
se você me perguntasse Qual é o pensamento básico da filosofia do niet eu diria niet é o Pensador do Eterno Retorno e não significa nada né para quem não sabe que é o Eterno Retorno Então vou dar uma determinada interpretação né desconfie em mim a gente tem sempre que desconfiar dos professores como dos políticos dos padres e assim por diante não é quer dizer É lógico eu não tô eh eu tô apresentando a minha visão de niet tá entendendo ela pode ajudar vocês pode servir para vocês mas o legal mesmo é ler nich e o
legal mesmo é ler o ar tusta do nid se vocês não t muito tempo Leiam o terceiro capítulo quer dizer a terceira parte o terceiro livro como ele chama dos aratus que é são quatro mas esse é o mais importante a meu ver é o mais afirmativo porque o tema fundamental é o Eterno Retorno existe três temas fundamentais a meu ver nos Z aratus o primeiro Superhomem ou além do homem como outros gostam de chamar p orta o termo importante é sempre o conceito a vontade de potência Ou vontade de poder também pouco importa o
termo ou então o Eterno Retorno que é que dá sentido aos outros dois numa perspectiva trágica a meu ver não vou aqui evidentemente fazer uma exposição Geral do pensamento nano do Eterno Retorno Mas eu posso assinalar acredito o mais importante nesse pensamento é a ideia de que a vontade de potência do homem se liberta do nilismo seja negativo seja reativo seja passivo na medida em que é capaz de querer o Eterno Retorno de todas as coisas querer o Eterno Retorno de todas as coisas que a pessoa vive como uma maneira de fazer justiça as coisas
terrenas mesmo que mente essas coisas não retornem quer dizer cosmicamente ou fisicamente no tempo eu diria que há no Eterno Retorno dois aspectos um é um Eterno Retorno cosmológico quer dizer um Eterno Retorno físico é a ideia que o zaratustra apresenta no livro entende que o tempo não tem começo olha ele está contra a ideia ônica o tempo imitação móvel da eternidade tá entendendo o demiurgo Platônico que para fazer o mundo melhor quer dizer mais perfeito criaria o tempo imitando a eternidade e significa o que o Tempo começou num determinado momento antes do tempo tem
eternidade estão seguindo por outro lado então niet não aceita essa ideia mas também não aceita a ideia de um uma parusia a ideia de um final dos tempos por exemplo o juízo final quando o tempo termina e começa plenamente a eternidade Então o a questão colocada pelos zaratustra no livro é essa se o tempo não tem um início e não tem um fim será que eles o passado e o presente e o futuro sempre vão se contradizer e ele diz não se não tem começo e o fim ele é cíclico ele é circular é a
ideia do Eterno Retorno circular NS toda vez que ele pensou no Eterno Retorno Ele pensou como sendo circular tá entendendo significa dizer que tudo acontece novamente no tempo porque o tempo sempre está voltando não fiqu muito preocupados não porque isso significaria que vocês já estiveram aqui nessa palestra uma infinidade de vezes e talvez quem sabe pior ainda vão estar uma outra infinidade né porque o tempo não tem começ não tem fim tá sempre voltando isso seria um aspecto cosmológico o aspecto físico né ligado a um Eterno Retorno circular do tempo o que eu estou querendo
dizer é que niet afirma um Eterno Retorno de todas as coisas como uma maneira de fazer justiça ao que é terreno ao que é temporal mesmo que efetivamente essas coisas não retornem do mesmo modo quer dizer isso de fato pouco importa para isso é uma questão científica me parece que isso não é uma questão filosófica o que importa para niet E aí eu diria não seria mais um aspecto cosmológico físic um aspecto ético do Eterno Retorno issso é que é o x do problema isso é que é o interessante na questão trágica do Eterno Retorno
o que importa eu enunciaria assim é viver como se cada instante do tempo cada instante da vida fosse retornar eternamente Vejam Só para eh dar um exemplo uma coisa é vocês estarem aqui sabendo ou não sabendo mas porque eh para ser uma volta do tempo ser igual a outra você não pode se lembrar do que se passou na outra senão isso eh eh acrescentaria uma diferença certo mas Teoricamente Vocês podiam dizer não já tive aqui uma infinidade de vezes vou ter então eu vou prestar mais ou menos atenção a essa palestra vou pensar em outras
coisas eu vou voltar tantas vezes ainda entendendo Então por perder tempo tentando entender o que que esse sujeito tá dizendo E a outra coisa que seria uma perspectiva não mais físic cosmológica é estar aqui como se esse momento esse instante fosse retornar eternamente quer dizer é dar a força o peso a potência a intensidade do momento que se vive isso é muito interessante porque o niet acha que sobretudo o homem moderno Vive de uma maneira fugidia sem peso sem força e ele acha que essa afirmação da eternidade do instante é capaz de dar uma força
uma uma uma intensidade uma potência ao instante que se vive quer dizer como se ele constatasse que a maior parte do tempo a gente tá no lugar e não tá tá fazendo aquilo e não está tá com a pessoa e não está nunca está inteiramente quantas vezes gente nota um aluno eu espero não ter muito essa experiência entende que tá Liv tá louco que a a aula acabe porque tem que fazer depois né então você tem que dar uma aula de tal modo que a pessoa acha que aquilo é o que ele queria fazer naquele
momento Espero que seja isso que vocês estejam querendo fazer nesse momento né porque eu tô me esforçando para essa palestra ser o que me cabe entende que eu escolhi fazer agora paraan querer a eternização do instante vivido pela afirmação do Eterno Retorno desse instante é amar a vida é esse que ama a vida é amar a vida com máximo de intensidade A intensidade daquilo que ele chamou em latim de amorf o amor do fato o amor do acontecimento daí por Considero que o Eterno Retorno quer dizer essa ideia de que a vida retorna eternamente Considero
que o Eterno Retorno como uma hipótese Olha eu chamo muita atenção para isso não é uma teoria não é uma tese é somente uma hipótese é o como si uma suposição eu diria melhor ainda E aí vocês vão entender porque o nietz quase não falou do Eterno Retorno é curioso eu tô dizendo para vocês que foi o pensamento mais importante do niet e o pensamento que mais me marcou e o niet quase não falou dele nas obras publicadas do niet Ele só falou quatro vezes duas nesse texto que eu tô comentando hoje com vocês da
visão e do enigma e o convalescente e outras duas extraordinárias uma chamado peso mais pesado é o aforismo 341 da Gaia ciência e depois o aforismo se eu não me engano 56 de além de bem e mal tome nota vale a pena ler esses eh quatro eh textos de nits que são texto extraordinário cheio de de de proposições cheio de sugestões que só vão fazer nossa vida melhorar então tô querendo dizer que o Eterno Retorno aparece para Nite como uma suposição como uma hipótese como uma ficção E aí eu dizia aparece sempre enunciado ion almente
poeticamente jamais conceitualmente então a gente tem que se desdobrar para encontrar o conceito filosófico que tá ali exposto de uma maneira não conceitual eu até diria meio brincando com que diz de Homero e o Eterno Retorno é expresso em niet como uma Nobre mentira poética não é você sabe que o Platão criticou Homero né dizendo que ele não era o educador da humanidade da da Grécia né porque era um grande mentiroso e o nits Então rehabilita essa ideia de mentira poética e eu aplicaria ele no enunciado eh do Eterno Retorno portanto eu não procuro a
verdade do Eterno Retorno no sentido físico ou cosmológico n não tinha capacidade de afirmar isso e desse modo mas eu valorizo muito como essa ficção essa hipótese que procura P em cena porque se trata sempre de uma encenação Um Desafio ético então é um pouco isso que eu vou explicitar para concluir eu diria que fundamental ente O Eterno Retorno é um pensamento trágico capaz de levar ou eu diria de elevar a vontade do homem ao seu máximo de potência quer dizer a vontade tem mais ou menos intensidade tem mais ou menos potência né A vontade
é um afeto né que tem gradações né Às vezes a gente tá com a bola toda Às vezes a gente sente que a bola tá mja pois bem é esse pensamento trágico do Eterno Retorno que é capaz de elevar a vontade do homem a esse máximo de potência como Ao tornar possível sem introduzir oposições de valores nietz é um crítico da a oposição de valores ele chega a definir a metafísica como sendo um sistema de oposição bem mal verdade falsidade eternidade e tempo pois bem O Eterno Retorno é esse pensamento trágico capaz de elevar a
vontade do homem a esse máximo de potência Ao tornar possível a afirmação de tudo que foi que é e será veja bem que é uma uma tarefa sobre humo não é se a gente fosse mesmo eh possuidor do talento de poder apagar umas coisas da da nossa vida futura ou passada eu garanto que todos nós né passaros uma Esponja em certos acontecimentos não quem de nós não disse puxa o que que eu fiz isso me estrepei tá entendo como foi difícil me reabilitar depois daquela besteira que eu fiz é lógico eh eu acho a e
para que eu tenho se você levar essa exigência da afirmação de tudo que foi é e será você enlouquece mas vale a pena tentar vale a pena se aproximar disso né Isso seria digamos uma atitude de um Superhomem mas nós dificilmente conseguiríamos eh chegar lá eu estou querendo dizer que afirmar eticamente o Eterno Retorno é ter a coragem de dizer a respeito de qualquer acontecimento em nossa vida são palavras extraordinárias foi assim pois muito bem assim eu quis foi assim aconteceu assim pois muito bem era isso que eu queria ou então como os Z aratus
também enuncia num outro momento era isso a vida Olha aí possíveis palavras finais se vocês não pensaram qual vai ser o teatrinho da última cena era isso a vida pois muito bem outra vez olha o que é a ideia da pois muito bem afirmo a vida integralmente como eu vivi e gostaria de viver do mesmo modo outra vez se o pensamento do Eterno Retorno exige coragem é porque é difícil suportar eu volto a essa ideia é difícil suportar a ideia trágica de não esperar uma eternidade Futura ou um tempo futuro bons e verdadeiros que venham
corrigir o instante presente e aí está inclusive o perigo de identificar o homem trágico e o Nila passivo tá entendendo eu disse tem três tipos de nilismo zaratustra se debate com adivinho que é unila passivo e vocês podiam perguntar mas qual é a diferença não tá sendo a mesma coisa não um pensamento da resignação qual é a diferença portanto entre o afirmador do Eterno Retorno o trágico e o negador da vida eh unilist passivo a minha resposta é a seguinte é uma diferença de perspectiva somente uma diferença de perspectiva veja bem a minha ideia é
essa essa diferença é o fato de a vontade humana né a vontade de potência humana ser afirmativa ou negativa em Face da realidade ou da vida como ela é quer dizer a mesma realidade pode levar a uma vontade afirmativa e uma vontade negativa pode levar a alegria ou a tristeza vejam como eu explicitaria essa ideia se a serpente que é um símbolo dos zaratustra é ao mesmo tempo a serpente alada quer dizer a serpente que aparece no livro enrolada no pescoço da Águia quer dizer que é uma serpente do alto é uma serpente que voa
em amplo círculo nas alturas portanto se a serpente é o símbolo do Eterno Retorno e ao mesmo tempo a serpente enquanto Negra e pesada que no chão penetra eh penetra na garganta do homem símbolo do nilismo Positivo eh passivo portanto se ela simboliza ao mesmo tempo o Eterno Retorno e un nilismo passivo é porque diante da mesma realidade o homem sem Deus ou sem Ídolos humanos sem esperança extraterrena ou Esperança futura tem duas possibilidades ser sufocado e triste ou alegrarse quer dizer pode considerar que nada tem valor na vida ou então cit que nada tem
valor na vida a não ser o grau de potência quer dizer a intensidade em suma pode ser unila passivo é o esgotado o exausto o triste ou aquilo que nit chamou é o quarto sentido da palavra que eu prometi explicitar para vocês o nilismo ativo Olha aí o trágico paraan é um nilismo no sentido em que é uma negação de valores terrenos como também de valores super terrenos desculpe de valores futuros ou valores eh eternos esse Nila ativo é aquele cuja vontade atinge o máximo de potência ao afirmar Alegremente O Eterno Retorno pois bem o
nascimento da tragédia o primeiro livro do niet ele tinha 20 e Poucos Anos considerava a tragédia um antídoto ideia do remédio um antídoto para a sabedoria pessimista a a sabedoria pessimista que diz que o bem Supremo era não ter nascido o niets Conta essa historinha da mitologia grega que é um encontro do Rei Midas com o sábio preceptor amigo sileno que é um Sátiro e ele é reprimido ele é forçado a responder a questão de Midas Qual é o bem Supremo da vida e a resposta dele é o seguinte o bem Supremo É não ser
é nada ser então não é dado ao homem porque o homem já nasceu então o homem não pode ter o bem Supremo mas o homem pode ter o segundo dos bens morreu quanto antes Esse é o enunciado já no jovem nit do pessimismo pois bem o nascimento da tragédia apresenta a tragédia grega o nascimento da tragédia a criação da tragédia como antídoto a esse saber pessimismo pessimistas fazendo ou mostrando que a finalidade da tragédia ao apresentar o destino do Herói trágico como sendo sofrer O que tem na tragédia é sofrimento né o herói trágico começa
como herói épico quer dizer tendo saber tendo poder Pens em Édipo e pouco a pouco vai decair decaindo decaindo e o final de uma tragédia é sempre o máximo da decadência a vida é obviamente um processo de demolição is é um pensamento trágico pois bem embora Apresente o destino do Herói trage como sendo sofrer essa foi a grande ideia do nascimento da tragédia a finalidade da a tragédia grega para nit é produzir alegria uma alegria que não é mascaramento da dor que não é resignação e sim a expressão de uma resistência ao próprio sofrimento eu
nunca vou sofrer como édico do mesmo modo assim falou zaratustra esse livro que eu estou comentando com vocês vê no Eterno Retorno um remédio capaz de curar a doença do nilismo passivo que julga a vida sem sentido e sem valor de que modo tornando Sublime o que parece para oila passivo horrível deste modo eu digo para concluir a questão trágica por excelência que questão trágica é essa você afirmaria sua vida como ela tem sido isso para niet e sobretudo pro último niet é essa questão o que interessa pra gente é isso né Você teria coragem
de afirmar sua vida como ela tá sendo agora pois bem essa questão trágica terrível pode acarretar Duas respostas práticas que ele chama também de éticas quer dizer com isso tô querendo dizer duas atitudes existenciais a tristeza do nilismo passivo ou alegria provocada pelo Desejo do Eterno Retorno Pois para quem tiver a coragem de enfrentar encarar assumir esse pensamento abissal pensamento de abismo sem fundamento a vida segundo o nit se transformará criando a leveza sobrehumana do Rio ou melhor ainda a leveza de um riso sobre humano como aconteceu com o jovem pastor ao morder a serpente
ao morder a cabeça da serpente e despar eu diria que essa mordida é esse ato que eu interpretaria como sendo uma decisão trágica que faz com que a vida Deixe de ser opressiva é o símbolo da serpente entalada na garganta do pastor transformando o homem o pastor em alguém que é portador de uma alegria trágica ao menos é o que penso que seja sugerido por essa visão dos zaratustra quando apresenta o pastor depois de ter mordido a cabeça da serpente como um ser transformado transfigurado que ria obrigado [Aplausos] e essa pois essa apresentação tão perturbadora
e digamos reveladora não dos enigmas que o palestrante nos presenteou eh Esperamos que isso seja suficiente para a plateia poder afiar as suas perguntas então aguardamos agora um debate Por parte dos Presentes pedimos por favor para serem Breves objetivos e pacientes um pouco porque nós estamos mudando a posição das das câmeras lembramos também já está já pronto b então passamos para perguntas por favor então perun as perguntas vou me permitir né fazer um comentário e uma primeira pergunta né Eh numa tentativa também de ligar né com a a palestra da Maria Cristina que foi da
sexta passada e com as futuras e o tema do módulo né e e vou começar retomando uma ideia que o Roberto trouxe no início da fala dele de que zaratustra queria que cada um seja o seu próprio mestre né e e acho que isso tá intimamente ligado ao que foi desenvolvido ao longo da apresentação no sentido de que eh o o que a filosofia de nit né e o que a gente tá querendo pensar junto com a filosofia e usar a filosofia para pensar não é tomar os filósofos né ou enfim eh vai ter também
psicanalistas né no no módulo como gurus n obviamente mas sim trazer a partir da filosofia ferramentas para cada um pensar como lidar melhor com as vicissitudes da vida que são inevitáveis né quer dizer então ao invés de pensar eh eh de ver no num outro que supostamente detém um saber né alguém eh que não passa por vicissitudes E aí pensar bom eu passo por vicissitudes mas ele não né qu di aí passando pra história dos zaratustra né quer dizer zaratustra não passa mas eh Eu passo mas ele não passa então que bom eu projeto nele
né algum grau de de perfeição ou idealização é pensar como que a filosofia pode nos dar ferramentas para pensar a nossa própria vida em suas vicissitudes né bom a ligação disso que eu vou fazer com o a questão dos tipos de niilismo né Eh é justamente pensar assim o o que o Roberto nos trouxe das diferenças entre O nilismo negativo o niilismo reativo e o niilismo passivo ao mesmo tempo pode ser pensado historicamente o nilismo reativo associado tanto ao platonismo quanto posteriormente ao cristianismo e portanto na história sendo marcadamente o niilismo da idade média hum
eh o por sua vez o nihilismo reativo esse nihilismo da morte de Deus mas da colocação do homem no lugar de Deus e do homem entenda-se né da ciência e da Razão Como podendo ocupar substituir Deus criando um mundo melhor e inserindo a história porém a história com uma ideia de progresso futuro hum eh e o niilismo reativo né portanto um niilismo de uma não crença mais em valores superiores mas de uma substituição dos valores superiores por valores eh desse homem moderno né da modernidade e e e portanto associado assim como o reativo a gente
pode O negativo a gente pode localizar história na idade média o reativo a gente pode localizar na modernidade e como o Roberto frisou o passivo que seria já nem mais a crença nos valores da religião né ou de um além de um de um outro de uma outra vida nem mais uma crença no progresso da ciência e da Razão Como podendo trazer só coisas boas pra humanidade O unismo o previu né esse momento mais contemporâneo de um niilismo de uma uma decepção com esses dois projetos metafísicos de um além e de um futuro e e
e o o o zaratustra é o personagem que faz esse percurso de de crítica ao niilismo negativo ao mesmo tempo de crítica ao niilismo reativo mas ele próprio e isso o Roberto mostra bem no livro dele sobre o zaratustra né Eh que que Aliás Tá vendo aqui né Eh ele próprio eh eh passa boa parte do livro criticando o homem eh eh o homem pequeno né é criticando o niilismo mas essa dificuldade de suportar que o homem niilista retorna eh também é um niilismo e que é só e e e e nesse momento onde ele
faz essa crítica ao homem pequeno ele anuncia o Superhomem né e a partir do momento em que ele próprio consegue suportar que o o ressentimento enfim que a a o progresso da humanidade era tão metafísico quanto a ideia de um mundo do além né ele para de falar do Superhomem e e e aí então essa é é um comentário pergunta né o Roberto mostra no livro que a partir desse momento num certo sentido zaratustra se transforma no Superhomem quer dizer ele para de anunciar um Superhomem que seria uma metafísica ao mesmo tempo passiva e reativa
quer dizer de um futuro que não seria mais nem negativo nem reativo mas ele se torna ele próprio um afirmador da existência né com dores e Prazeres né dier Então essa tarefa repetindo termos que o Roberto usou na parce sobrehumana né Eh que é é o termo do Superhomem né o Além do homem eh poderia ser visto né como um tipo de tornar-se o Superhomem que então eu fiz esse comentário na verdade é para pedir pro Roberto né Eh eh retomar esse ponto que tá presente no livro e que que tem a ver com a
a apresentação de hoje né é sua observação é é muito interessante porque chama atenção para um tipo de leitura que eu fiz zarat e que eu não podia explicitar para vocês mas eu precisei assinalar é que eu vi o zaratustra como livro diferente dos outros inclusive como diferente dos livros do nietz porque ele não é um livro teórico conceitual eh doutrinário eu ele é um livro que pensa questões filosóficas a partir de um instrumental artístico que não é portanto um instrumental é conceitual um uma forma de expressão é poética que eu acho que é muito
um um uma inspiração do niet com eh na epopeia na tragédia na comédia se vocês lerem o quarto livro dos aratus a quarta parte Vocês veem que é uma comédia dizem Até que foi inspirado na ulria de plauto entende então niets tomou gêneros eh poéticos e formulados explicitados Desde da antiguidade desde por exemplo Aristóteles na poética de Aristóteles e me parece também que se utilizou do da novidade que é o romance a partir do século XV né que teria comeado na Alemanha como esse ROM de Formação então eu valorizo muito pode estar certo ou pode
estar errado é lógo são hipóteses que eu lanço é que o que diz o livro não tem o mesmo valor e que o valor do que é dito no livro Depende de quem diz se é o zaratustra se é o adivinho se é o anão se é o conoso do Espírito se é o funâmbulo é um livro que tem personagens e os personagens simbolizam alguma coisa e eles expressam um determinado tipo de saber Primeira ideia segunda ideia e mais importante e mais difícil é o que diz ar tusta Nem sempre tem o mesmo valor o
que eu quero dizer é que os Z arathusa vai melhorando sempre entende eh então a pergunta que você eh sugeria é é muito interessante porque se vocês lerem os ar túria Vocês verão no maravilhoso prólogo né que o tema talvez fundamental seja o do Superhomem Ora eu procuro lançar eu não posso nem defender mas lanar uma hipótese que o Superhomem tal como ele é apresentado no início do zaratustra ainda não é um personagem trágico então eu desculpe que o zaratustra o personagem quando apresenta o Superhomem no início do livro assim falou zer tusta ainda não
é um personagem trágico eu diria até eh porque eu me utilizo da problemática do primeiro livro nascimento da tragédia para dizer que ele é um personagem épico Nietzsche se chamou um Pensador trágico mas nunca se disse um Pensador épico ou um Pensador apolínio por quê Porque o apolínio para ele ainda é uma afirmação parcial eh da realidade o o apolínio é aquele que ainda faz dicotomias por exemplo ele cria a bela aparência que é justamente para nits o nascimento da beleza mas para que não se veja o sofrimento para que não se pense na morte
ora o que eu acho que se nota no início dos zaratustra é que quando ele sai depois de 10 anos da sua caverna e vai para o centro da da grande cidade para a praça do mercado ele vai pregar o quê o Superhomem ora o a minha hipótese é que ele prega o Superhomem veja bem já dizer prega significa vê que ele vem como um pastor ele vem como um sacerdote tá entendendo ele vem como um religioso que quer converter o outro e ele opõe então eh o veja então essa ideia da oposição de valores
que eu tinha dito para vocês na palestra que é uma característica da metafísica para nin então ele opõe ainda eh o Superhomem ao que ele chama de último homem e lança para os seus ouvintes na praça do mercado o desafio de criarem o Superhomem ou criarem o o último homem Vocês estão entendendo quer dizer o niet ainda ou me desculpe o zaratustra ainda investe na história como processo civilizatório na história como um processo de aperfeiçoamento do próprio homem quer dizer a história tem dois caminhos o o o caminho para cima que é o caminho de
dignificação do homem ou de transformação no Superhomem e o caminho para baixo que é o caminho do último homem que seria esse Nila passivo que eu apresentei para vocês então o que eu acho que existe de interessante no zaratustra que oem zaratustra comea ainda como metafísico tá entendendo bem come ainda seu nilismo reativo é alguém que vai para a solidão de sua montanha e o que é que diz niet curou-se de Deus tá entendendo então para ele Deus morreu quer dizer ele vai para sua solidão e na solidão vê que Deus não tem sentido que
ele pode explicar muito melhor o que se passa o que acontece o que é o mundo o que é a vida sem Deus e ele volta então para reencontrar o homem 10 anos depois e fala como se os homens soubessem que Deus morreu E aí é é terrível ele não consegue se comunicar com os homens e o resultado do discurso do zarat tua Qual é é os homens dizend são os homens dizendo fique com o Superhomem e me dê de presente o último homem é uma grande decepção ele sai arrasado da grande cidade Promete nunca
mais falar como um pastor e resolve o quê falar como umuc uc ador eu diria que é a transformação do arathusa de um sacerdote num Professor porque ele vai dizer nunca mais falarei para a multidão vou escolher na multidão alguns que são os prediletos que são os discípulos e para eles eu vou comunicar uma determinada visão do mundo é eh a primeira e a segunda parte onde ele vai falar eh do Superhomem em relação com a vontade de potência e un nilismo e assim por diante ora o que se nota eu falei sobre isso ele
deixou de lado esse desejo de ter discípulos e Justamente eu tentei eh apresentar para vocês o que eu acho de mais interessante que é o momento em que zaratustra perde a fé no no sentido de transformá-lo a partir de um um ideário que ele traria quer dizer perde o desejo de converter o povo mas perde o desejo também de transformar os melhores que são os discípulos e parte novamente para a sua caverna sem querer mais converter ninguém entendendo o final do Ararat é terrível porque sempre a solidão portanto em vez de prometer um Superhomem futuro
há como você assinalou um tornar-se Superhomem como afirmador do instante Vocês estão entendendo essa diferença quer dizer essa perspectiva histórica temporal de perfectibilidade do homem de transformação da história de progresso é desautorizada por niet em nome da afirmação do momento do instante que está se vivendo sem pensar eh na humanidade da transformação da humanidade é por isso que eu disse que a diferença entre o trágico e o Nila passivo era uma diferença de perspectiva Ficou claro para vocês bom palavra tá com você já falei demais boa noite olá eh Roberto nessa exposição nós nós compreendemos
que eh o trágico seria ele teria essa qualidade da vontade de potência que afirma talvez e e o e esse e un niilista é aquele que tem a qualidade da vontade de potência como negação eh gostaria de compreender um pouquinho mais eh como que a as forças ativas e reativas elas se fazem presentes né Eh nesses tanto no trágico como no como no niilista e se ambas as forças se fazem presentes no tanto no trágico como no niilista há uma expressão muito boa de Del que foi um dos grandes intérpretes do niet a meu ver
é a diferença entre vontade de nada que caracterizaria tanto O nilismo negativo quanto o nilismo reativo e nada de vontade então eu gosto muito dessa ideia acho que ela muito porque eu vejo o Nila passivo como aquele que abdicou de toda vontade porque o Nila negativo tem um projeto ser Virtuoso ser bom e verdadeiro para merecer eternidade o Nila reativo também tem um projeto daí a o otimismo do século X que é a ideia de aperfeiçoamento do homem mesmo se não existe uma eternidade mas pode existir um regime ou uma sociedade melhor do que essa
em que nós vivemos Ora eu o que eu acho que tem de terrível e de ainda para ser considerado hoje no pensamento de nietz é de é ver que esse pensamento do século XIX que ainda no século XX estava tão presente tá cada vez mais eh desmoronando então é muito para isso para mim é muito interessante porque eu não me sinto despreparado eu não fiquei não me senti pessimista achando que o homem deu errado que o homem não deu certo que não há saída que não se pode fazer eh mais nada nesse sentido eu acho
que o n eh dá muita força eu acho que eh a importância que niet tem mais hoje para nós essa ideia e de chamar atenção Para vi ver com intensidade ver com força eh nas opções que você faça eh na própria vida tá certo Quer dizer fundamentalmente é isso não propriamente uma vontade de nada mas um nada de vontade ausência de vontade não mais amor não mais criação não mais desejo e são palavras que me ficaram dos aratus puxa vida vida que coisa incrível Ele tá dizendo aqui tá entendendo é o que a gente nota
nas pessoas que não tem força entende que não tem intensidade que não tem potência eu tô até tomando essas palavras eh como sinônimos Mas a gente pode até separar assim uma análise mais rigorosa mais acadêmica mas conceitual Tá certo boa noite Roberto Olá e hoje eu tive a certeza que se nit fosse brasileiro ele seria nordestino essa força da palavra eu queria fazer uma pergunta com relação a algumas algumas frases que você disse eh quando vou quando menci eh dizendo a respeito do init quando fala que que tudo é nada me lembrou muito Eclesiastes n
tudo é vaidade quando quando diz que melhor é aquele que não nasceu me lembrou Jó que afirmou isso no seu livro e e me e ouvindo há pouco tempo eu sou um iniciante emite um Talvez um recém-convertido não diga isso sim porque não existe um nitian convicto né conforme eu aprendi na palestra passada isso seria um anátoma né Então é eu diria não existe o niano né Eu acho que não se pode ser niano isso aqui é o grande desafio para mim é do niet entende não tem sentido ser niano então não venho aqui como
niano não certo e sim como nordestino é isso hein e sim como nordestino não eu não continue que depois eu faço sim aí eu eu gostaria de considerar o seguinte parece eh em boa parte das afirmações e dos do que eu tenho lido a respeito de niet que há um há um grande protesto a respeito de algumas algumas alguns pensamentos que já se encontram no pensamento judaico Cristão Inclusive a própria Considerando o próprio cristianismo como um embate entre o platonismo ou a o pensamento grego e e a questão do Judaísmo eu queria que você comentasse
alguma coisa a respeito disso né de fato niet é alguém que protesta que perdemos algumas referências do antigo Testamento seja em eclesias seja em Jó né ou de fato niet Traz esse protesto e nos revela e outra coisa que me incomoda bastante é essa extrema Lucidez de niet né e o quanto estamos o quanto conseguimos né suportar essa extrema Lucidez niet gosta do Cristo sim n não gosta de São Paulo né porque você sabe que foi São Paulo que criou a igreja né foi São Paulo que universalizou o cristianismo né e portanto institucionalizou o cristianismo
então é interessante essa diferença né ele chega a dizer que o Cristo é comun Nila passivo eh eu quando tava eu falo muito pouco de niet atualmente entendendo eu escrevi esse livro sobre zaratustra se eu não me engano em esqueci 97 97 97 10 anos e escrevi o primeiro livro sobre sobre niet Foi aí que eu comecei a estudar niet mais rigorosamente eh em 85 talvez no 84 assim estudei de 80 A 84 e fiz o primeiro livro chamado Lite a verdade bom e acabo de escrever um livro chamado eh Nascimento trágico que tem muito
a ver com n mas exatamente para dizer que nietz não é o inventor do trágico que às vezes meus alunos eh tinham essa impressão e eu tento mostrar usando inclusive uma ideia do Foucault de uma história arqueológica né o foc fez isso com relação à loucura isso com relação à Clínica e à doença fez isso com relação a ciência do homem eu queria fazer uma coisa diferente dos estudos monográficos que eu tinha feito eu disse vou fazer uma análise arqueológica vou fazer uma análise histórico filosófica e aí um pouco como eu trabalhei muito com Foucault
eu disse vou fazer uma análise do trágico então tomar o conceito de trágico e ver onde ele nasceu quando ele nasceu como ele nasceu e quais são as suas transformações Aprendi muita coisa quase morri para fazer isso é porque eu tive que me deparar com pensadores muito difíceis e que eu conheço muito pouco tipo Hegel shelling e assim por diante Mas foi muito enriquecedor para mim porque eu pude entender muito melhor o que niets tem de originalidade e o que niets retoma de pensadores passados a filosofia brasileira ela é muito monográfica a gente se especializa
num autor e desconhece todos os outros Isso dificulta muito a gente pensar então a minha ideia é quanto mais autores a gente traz para a nossa própria reflexão a gente é capaz de pensar mais livremente é obrigado a pensar e por si mesmo foi uma tentativa que eu fiz nesse eh último livro então ao falar de niet aqui às vezes eu tive um sentimento ruim que eu tava meio falando como um padre que eu tava falando como um político que eu tava falando como um professor eu não gosto disso tá entendendo porque eu me sinto
Professor muito diferente que que quer dizer com isso alguém que não quer convencer ninguém eu acho que isso foi a coisa mais extraordinária que eu aprendi na minha vida eu não tenho nenhuma ambição de transformar os outros entende eu quero que essas coisas que eu trabalhe me transformam E aí eu posso passar o entusiasmo e e certas eh certas sugestões que eu assumi A partir dessa leitura que pode tocar algumas pessoas sei lá se uma ideia de tantas que eu tentei Lançar aqui do nit hoje tocar vocês né já cumpri Eh o meu dever entendendo
então eu diria eu concordo muito com sua impressão ou talvez com seu estudo do nit que eu não sei se você se dedicou Mita n que a é uma espécie de Tom ou de tonalidade religiosa entende niet era filho de pastor e eu acho que a gente nota muito isso nos seus escritos ent Então mas o que é interessante que ele talvez tenha perdido essa de querer converter os outros é isso eu gosto no também ele diz o seu próprio pensamento e é por isso que eu dizia a vocês eu digo isso porque eu noto
que pouca gente pensa como eu não tem sentido ser nitian não quero ser nitian não quero ser fano não quero ser deliano que são pensadores que se autoriz muito niet eu diria o seguinte o pensamento de niet é de niet e o que niet me ensinou é que a gente tem que construir o seu próprio pensamento tá entendendo quer dizer é um pouco assim que eu vejo ent então isso me isso me tocou isso me fez pensar outras coisas e é por isso que eu digo que a minha própria interpretação no nit não tem a
pretensão de ser mais verdadeira do que os outros tá entendendo quer dizer às vezes eu posso seguir o hid às vezes posso seguir o dele mas não gosto para mim Seguir rid Seguir delez ou qualquer outro grande intérprete é sinal que eu sou pequeno que eu sou fraco que eu não sou um bom Pensador porque se eu fosse não precisava segui-lo tá entendendo é para mim é do mesmo jeito o grande pintor não quer seguir Picasso entendendo o grande escritor não quer ser prust thas Man tem que ser ele quer dizer niet é um filósofo
da singularidade e não da universalidade Isso foi uma grande lição para mim foi uma coisa que eu aprendi e me faz viver muito melhor por isso eu me sinto um professor que é mais aluno do que propriamente Professor porque eu não tô ali para converter ninguém não tô ali para transformar ninguém tô dando meu pensamento que pode servir ou não entende eu inclusive sou muito marcado Eu gosto muito de prust meus dois últimos cursos foram sobre prust e há uma frase de prust que é extraordinário que eu diria com minhas próprias palavras mais ou menos
assim vejam meus livros como se eles fossem óculos eles servem para ver se você vê bem com eles muito bem se não V mude de óculos Roberto eu vou voltar uma pergunta que eu fiz na semana passada pra Maria Cristina com outra outro Tom né porque para aqueles como eu que para quem o n fez muito bem n é tanto quanto você o o conselho de Eterno Retorno quando eu entrei em contato com ele me fez um bem extraordinário n devo muito ao n mas eu fico sempre tentando juntar quer dizer quando você fala essa
última observação sua que você não quer transformar você perdeu não é a o objetivo de transformar as pessoas etc você quer com as suas descobertas transformar você e depois fazer com que isso chegue aos outros não é essas descobertas eu fico sempre tentando eh ligar e aqui no espaço cultural também nós aqui da CPFL queremos ligar né um autor como que nos faz fazer descobertas e viver o mundo contemporâneo com mais sabedoria n ele faz isso o condão de nos fazer isso quero juntar isso com a política sempre né então ontem veio aqui o Renato
Lessa E ontem ou antes de ontem e a semana que vem vem o luí Verneque Viana depois do Lu Eduardo Soares a gente tá tentando sempre juntar essa dimensão do mundo individual com o mundo da coletiva e da política e aí quando ele critica o niilismo reativo não é juntamente com todos aqueles ideais aqueles ideais que nós que a pós-modernidade já disse pra gente o quanto eles eram ils olhos é muito forte mas o quanto eles levaram para um caminho né que do século 20 mostrou que era muito complicado jogou fora também todas nossas utopias
não é e eu queria que você colocasse a questão da política como esse último livro saiu aí do somos nitian né que D um danado no Nieto alguns dos artigos eles todos e nos se colocam do ponto de vista daqueles que querem transformar a sociedade ou fazer uma sociedade mais justa e usando os arquétipos e os paradigmas do século XVI não é e da e do Iluminismo e é possível ser nitio e ao mesmo tempo assumir a nossa posição de Agentes políticos sujeitos políticos de transformar a realidade usar essas duas dimensões da vida veja eu
diria não é possível ser nitio digo mais ainda não é desejável ser nitian então eu me sinto a sua pergunta muito interessante é o que é relevante para mim que eu também sou muito ligado à política mas eu nunca daria uma resposta a partir do nit uma coisa que eu jamais fiz na minha vida intelectual foi tentar aplicar o pensamento de um outro nas minhas respostas à própria vida isso acontece muito porque eh muito dos meus alunos e Eh Ou quando eu vou fazer palestras para mim é muito mais interessante dar aula do que quer
fazer palestra porque finda sempre eu ficando amigo dos meus alunos e nisso que eu tô falando para vocês hoje aqui vocês que não me conhecem há tantos implícitos que eu sempre tenho a impressão que vocês não estão me entendendo Tá entendendo é impossível vocês saberem o que é que eu tô querendo dizer para vocês se eu tenho tão pouco tempo para explicitar minhas ideias e isso que eu tô falando que tem mais de 10 ou mais de 15 anos é de pensamento então eu sou obrigado a não explicitar eu tenho uma eh uma uma exigência
de clareza extraordinário Tentei ser o mais claro possível com relação a vocês mas é muito pouco tempo para esclarecer tudo que eu gostaria de ter esclarecida então num num curso isso é mais fácil porque há muita troca e aquilo dura um semestre e a gente pode Pouco a Pouco eh ser eh eh mais entendido Então eu queria dizer o seguinte eu jamais lhe responderia numa perspectiva niana tá entendendo a não ser se eu tivesse vindo aqui para falar de niet e política nunca aceitaria esse convite ent eu me daria mal por quê Porque eu jamais
li uma coisa boa sobre n a política Eu sempre tive tô fazendo confissões aqui que eu nunca fiz nunca tive uma compreensão muito boa do que seria a política de Nietzsche essa grande política que ele acho que Nietzsche tocou no no calcanhar de várias dificuldades da Democracia moderna é o inimigo da Revolução Francesa é um inimigo dos direitos e deveres do homem igualdade Liberdade é um crítico do bem comum é uma pessoa terrível porque ele não se interessa em argumentar então por exemplo ele faz um pequeno sobre bem comum bem comum como é que uma
pessoa como é que uma coisa pode ser um bem e ser comum então é um do inum e com o que ele diz sobre a democracia quer dizer nit o que ele diz sobre a imprensa ele prefere os os Camponeses que nunca leram um jornal do que os burgueses que estão fixados no jornal e hoje na televisão é uma crítica muito Severa eu até hoje nunca li mas eu também não tenho muita cultura entende nesse Campo eh coisas interessantes e sobre isso Então veja bem a minha resposta é impossível porque eu teria que falar de
como eu vejo essas coisas entende como é que eu me comporto eh em relação a questões políticas mesmo gostando tanto do niet tá entendendo se vocês lerem eh os meus livros sobre niet vê que eu jamais privilegiei essa questão porque outras questão outras questões me chamaram mais atenção eh eh apareceram como mais importante para mim Eh serviram mais aos problemas que eu estava querendo eh desenvolver o que significa que quando eu vou ter eh uma postura política o que significa ter diariamente cotidianamente em todos os momentos e não somente quando acontecia por exemplo na época
que eu era estudante e não cites que tinha um departamento na minha vida chamada política e outros departamentos chamado afetividade etc que não tinha nada a ver e com a política hoje eu já sei pensar a dimensão política de todos os momentos que eu tô vivendo inclusive de como ser político na universidade a dar aula ao fazer eh uma conferência ao votar a defender uma determinada posição e assim por diante tá entendendo então eu não eu prefiro não responder a sua questão que eu acho muito interessante eh a partir de niet quer dizer Sei lá
por exemplo eu diria eu eu me sinto uma pessoa profundamente de esquerda não talvez seja incompatível com o que se diga que o niet é tá entendendo se você envolver em quem eu voto O que é que eu acho do governo não vou dizer isso para vocês o que é que eu acho do governo tá entendendo o que é que eu acho da câmara do Senado que é que eu faria com essas pessoas bom e várias outras coisas e eu quer dizer eu diria eu sou muito ligado eu adoro ver televisão vejo muito esses noticiários
é a minha novela entendendo que é que vai acontecer com Renan Calheiros essa a luta Globo Renan Calheiros me interessa muito Isso eu aprendo muito com isso e penso muito politicamente essas coisas agora eu nunca diria penso nitian porque eu levo tantas informações que eu tive políticas para pensar esse comportamento tá entendendo esses acontecimentos como é que eu penso a sociedade contemporânea É lógico que eu não vou me reduzir e a nit que foi um homem do século XIX e vou levar muitas outras coisas tá entendendo tô dizendo minha posição eu não me restrinjo a
nem quero ser um porta-voz dele ele é um dos elementos entende que contribuíam para que eu tivesse uma determinada visão do mundo só que não foi sobre isso que eu vim falar aqui é muito mais fácil para mim falar sobre alegria e o trágico início tá passamos para a última pergunta a minha pergunta é a respeito do Eterno Retorno eh você até sugeriu que a gente pensasse a respeito na hora de dormir mas já tô pensando já nisso desde já eh ao meu ver eh O Eterno Retorno Traz duas ideias que são conflitantes ao meu
ver uma delas seria a ideia de que como a gente está vivendo um momento que Teoricamente já passou muitas vezes e ele vai se repetir eternamente eh eu poderia ter a ideia de que não adianta fazer nada porque esse momento já está fixado e qualquer coisa que eu faça eh não vai mudá-lo então essa seria uma ideia que conflita com uma outra ideia que seria a de já que esse momento vai se repetir eternamente eu quero vivê-lo da melhor forma possível então isso me parece um conflito entre eu querer viver da melhor forma possível ou
seja eh talvez até de uma maneira diferente de como ele foi e o a outra ideia de de não adianta eu fazer nada porque se ele é eterno se ele vai se repetir eternamente ele Já se repetiu no passado então qualquer coisa que eu faça não vai mudar eu queria saber de você eh qual dessas duas ideias prevalece E por quê curioso porque eu não privilegiei muito a ideia de que isso vai voltar eternamente quer dizer eu pessoalmente não Privilegio no niet embora acheo que ele sempre afirmou isso nos textos eu fiz uma pesquisa de
todos os textos em que niet fala do Eterno Retorno ele só fala quatro vezes e nos textos publicados mas tem muitos aforismos eu fiz uma mais ou menos uma uma varredura em todos os textos eh dos chamados fragmentos póstumos e eu vi o seguinte toda vez que o nietz falou do Eterno Retorno ele falou da secularidade ora a minha interpretação é que isso é uma ficção é que isso é uma suposição que Nite todas as vezes ou nessas quatro vezes que essa ideia aparece publicada Há sempre um como se fosse voltar eternamente Então eu acho
que se a gente pensar o Eterno Retorno como um círculo onde o tempo está sempre voltando e se o tempo está sempre voltando à coisas que estão no tempo por exemplo a gente está sempre fando também portanto nós já estivemos aqui uma infinidade de vezes vamos estar outra esse pensamento não é bom é um pensamento da resignação é o pensamento de tudo ficar do mesmo jeito o que eu privilegiei no Eterno Retorno é a ideia da intensidade é a ideia de você estar integralmente em todas as ações Que você realiza isso para mim é um
grande diferencial que levará del a fazer uma a teoria do Eterno Retorno a partir do niet falando de Eterno Retorno da diferença então eu Privilegio a ideia da eternidade como se ela estivesse aparecendo em niet para assinalar a intensidade vejam bem como eu sabia que teria que falar sobre o Eterno Retorno aqui que é esse pensamento quase impossível de ser compreendido racionalmente eu resolvi trazer o último presente para vocês que é o texto que eu considero mais importante de niets é que é o aforismo o peso mais pesado aforismo 400 341 da G cência mas
eu brincaria com vocês dizendo que o que nit quer da gente é que a gente seja bons levantadores de peso e levantar o peso mais pesado como se ele fosse leve veja que coisa bonita e vocês vão ver que é uma coisa que eu assinalei com relação ao zaratustra que é o livro escrito para expor o Eterno Retorno essa que é a finalidade dos zaratustra e que por isso sabendo que o eterno não pode ser provado cientificamente ele se utilizou de uma linguagem poética e vocês vão notar a linguagem poética nesse texto que é muito
bonito que diria você se um dia ou se uma noite um demônio penetrasse em sua solidão mais Solitária é hora do travesseiro e lhe dissesse esta vida tal como você a vive agora e tem vivido você terá de vivê-la cada vez inúmeras vezes e nela nada haverá de novo cada dor cada prazer cada pensamento cada gemido e tudo que existe de indizivel grande e pequeno em sua vida deverá voltar na mesma ordem e na mesma sucessão a eterna ampulheta da existência sempre será Virada novamente e você com ela ínfima poeira das poeiras palavras do Demônio
do diamon depois de ouvir essas palavras você cairia no chão rangendo os dentes e amaldiçoando o demônio que lhe falasse assim é o que eu chamei de nilismo passiv e é a sua primeira hipótese ou estaria vivendo um momento formidável em que ele responderia responderia ao demônio você é um Deus nunca ouvi palavras tão divinas e o NS conclui se este pensamento se apoderasse de você a questão Você quer isso mais uma vez inúmeras vezes pensaria como o peso mais pesado sobre a sua ação ou então como seria necessário querer bem a você mesmo e
à Vida para nada mais desejar a não ser esta última e eterna confirmação acho que isso o contrário do conformismo obrigado
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