e o que você sabe sobre socialismo e comunismo será que é tudo igual comunismo é aquelas ditaduras totalitárias uma ditadura sanguinária um estado opressor Os Comunistas eles vão roubar os as minhas propriedades dos meus bens vão invadir a minha casa e levar minha televisão minha geladeira meu carro para dividir com os outros e o anarquismo em anarquismo é essa coisinha anarquia aí é tudo causa desordem a bagunça é isso mesmo aqui não qualquer diferença e como surgiram essas ideologias sociais do século 19 são tão importantes para nós até os dias de hoje e geram tanta
polêmica tanto debate no Facebook porque existe até hoje tantas organizações que se dizem comunistas que se dizem socialistas se dizem anarquistas quer saber e bora para aula [Música] Fala galera bem-vindos e bem-vindas canal eu sou o professor Alexandre Perini Eu sou professor Historiador em mestre em História formado pela PUC São Paulo e também sou educador da rede Municipal de cursinhos populares educador youtuber e esse canal é para compartilhar tudo aquilo que o estudo tudo aquilo que eu pesquiso e eu tenho orgulho de dizer que estamos começando as vídeo-aulas de 2022 essa primeira vídeo aula que
a gente vai fazer e como é a primeira vídeo aula eu quis fazer de uma forma bastante especial fiz uma enquete pelo Facebook aqui pelo YouTube pelo Instagram houve uma votação de seis temas que poderiam ser tratados nas vídeo aulas E aí a teoria escolheu tem uma vídeo aula aqui no canal sobre socialismo comunismo e anarquismo Mesmo tendo sido uma escolha muito difícil porque eram todos os temas muito interessantes eu tava muito afim de fazer qualquer um deles na verdade então quem votou em outra opção aguarde que ainda não é ré mas antes eu queria
pedir para vocês dar um like nesse vídeo se inscrever no canal quem não se inscreveu tocar o Sininho e também seguir lá na página do Facebook e do Instagram pelo arroba Prof. Alexandre ponto teria que ali tem um conteúdo muito rico um conteúdo muito diverso sobre questões históricas questões atuais porque a ideia Desse Canal justamente Essa é a gente fazer essa conexão entre passado e presente e E aí e a gente cumprir entender essas ideologias pensamentos desses intelectuais que eu vou falar aqui a gente precisa primeiro contextualizar historicamente então eu vou colocar para vocês aí
na tela uma linha do tempo de história geral que mostra a transição entre o século 18 e o século 19 Foi um momento de grandes transformações de crise do antigo regime do absolutismo monárquico da nobreza do Poder da Igreja Católica por momento das grandes revoluções que levaram a ascensão da burguesia de classe dominada pela classe dominante e um novo sistema aí que passa existir porque antes havia o feudalismo e um novo sistema que nasce aí é o capitalismo capitalismo industrial o historiador Eric hobsbawn ele diz no seu livro A as revoluções na Europa no século
18 envia revoluções duplas porque a burguesia que ao longo da idade moderna que vem lá do século 16 a gente já vinha numa gradual ascensão ao poder mas que ainda encontrava a Barreiras nos privilégios da nobreza do clero hino poder absoluto dos Monarcas nesse momento ela vai decidi romper Mas tem uma ruptura Econômica primeiramente que vai ser a Revolução Industrial a primeira revolução industrial que a gente fala que a partir do aprimoramento da máquina a vapor pelo genes works vai acontecer na Inglaterra em 1759 isso brincar diária uma revolução científico-tecnológica ia mudar as estruturas a
base econômica e social a sociedade isso de forma progressiva fazendo com que o capitalismo se afirma é como um novo modelo econômico que a Inglaterra uma nova potência mundial industrializada que passaria a ser um grande império mas apesar de ter uma burguesia forte governando o Parlamento britânico a Inglaterra não rompeu de vez com a monarquia apesar de ter tido a revolução inglesa que começou decapitando um rei mas depois vai restaurar a monarquia embora uma Monarquia Constitucional uma monarquia parlamentarista quem vai de fato romper com a monarquia derrubar o rei de uma vez vai ser a
França na Revolução Francesa por isso que Robinson falando em dupla revolução porque vai ter Revolução Industrial Inglesa EA Revolução Francesa porque essa aí vai ser uma ruptura política radical com o antigo regime com o clero com a nobreza com o absolutismo monárquico vai ter uma sublevação Popular né as pessoas vão tomar Bastilha larga seu grande Marco em 1789 tu vai levar a decapitação do Luís 16 os jacobinos e girondinos passou a governar reestruturando a sociedade de acordo com o ideal Iluminista o ideal burguês que determinava a supremacia da Razão da ciência não podia ser mais
religião no Estado então você para igreja do estado estado laico agora também vai ser uma república inspirado lá nos gregos nos comandos principalmente o modelo Republicano Romano que vai ser adotado pelos franceses e um estado O que passa tem um contrato social como escreveu jean-jacques Rousseau em Sua obra o contrato social ele é um filósofo Iluminista que é bastante humanista né então ele vai dizer que o estado que o povo eles têm um pacto e esse pacto ele é consagrado pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que vai servir de inspiração para muitas
Constituição Ah sim esperar muitas leis que tenha máxima e libertei igualitê faz em ter liberdade igualdade Fraternidade quem é o período que vai de 1.800 a 1848 aí nesse período começa uma nova fase de expansão desses ideais iluministas da Revolução Francesa porque vai assumir o poder Napoleão Bonaparte na França e ele vai constituir um império ali consagrado em 1804 e esse Império ele vai se expandir e vai visualizar ali com o poderio inglês já falei não vai se expandir militarmente por toda a Europa e fazer um bloqueio continental e ele vai invadir um dos países
isso vai gerar muita ver voltas nesses países pela ocupação francesa que ao mesmo tempo essas revoltas são seguinte influenciados pelos ideais da Revolução Francesa e depois que ela poleão for derrotada de fato Em 1815 vai tô vendo o congresso de Viena nesse congresso a monarquia vai retomar o poder em muitos países da Europa vai ser uma restauração do antigo regime e que ia aí que vai começar um processo uma onda de revoluções e revoltas sociais que vão ser de cunho nacionalista que vão ser de cunho liberal socialista derivados do Iluminismo que a gente vai entender
melhor que são essas ideologias mas é importante saber que isso vai dar origem às independências na América na América Latina inclusive no Brasil que não vai ser só na América mas na própria Europa vão correr revoluções no ano de 1848 vai gerar a derrubada das várias monarquias na Europa na França em Berlim Viena e Milão da Bavária que é uma região da Alemanha atual inclusive vai desencadear as guerras civis que vão e o território da Alemanha e o território da Itália formando o estados-nações ao mesmo tempo que a revoltas e revoluções sociais também uma Revolução
Industrial então a industrialização vai se expandiu pela Europa e vai atravessar o Atlântico vai chegar nos Estados Unidos e já tinha tido sua independência lá no século 18 também influenciado pelos iluministas mas que vai gerar também mais para frente as guerras civis guerra de secessão que vão correr nos Estados Unidos também influenciados por esses por esses ideais liberais nacionalistas e socialistas tá bom ó Oi e aí cumpri UFO definitivo da burguesia como classe dominante e do capitalismo industrial como novo sistema político e econômico se consolida a sociedade burguesa principalmente a partir de 1830 e a
partir daí politicamente vai surgir o Estado Nacional burguês que é baseado um duas ideologias principais as ideologias nacionalistas e liberais o nacionalismo já uma ideologia que começou a surgir ali no fim da Idade Média com a formação dos estados nacionais mas que estavam centralizados em torno da monarquia apesar de ter o apoio da burguesia da época a partir desse momento quando a burguesia toma poder ela vai ser utilizado nacionalismo meu sentido de criar uma identidade com o povo com que eu todos aqueles que pertencem a uma nação que está delimitada por fronteiras as fronteiras imaginárias
simbólicas né que foram definidas por esse quem são essas pessoas vão ter uma missa identidade que é ser francês quer ser inglês é ser brasileiro Então veja só o estado-nação suja aí vai criar todo um discurso simbólico uma identidade nacional então Hino à Bandeira um modelo ideal do que ser um francês do que ser o inglês enfim que vai dizer assim não apesar das Diferenças que a gente tem Cê pode ser pobre você pode ser ricos pode ser homem e mulher seja lá qual a diferença se eu sou patrão se os empregado nós somos todos
os franceses tem problema na verdade não sou eu patrão Na verdade são os nossos vizinhos ali os alemães eles são problema porque eles estão querendo nos roubar nos invadir tirar a nossa soberania nacional isso vai gerar muitas guerras Esse é o nacionalismo e junto com isso também tem um liberalismo o liberalismo ele já vai ser pensado lá no século 17 por pensadores como bom e no século 18 19 pelo Pensador Adams esses dois pensadores eles vão se basear naquele apelo da Liberdade na Revolução Francesa a mais levando para os interesses da classe burguesa né então
ele vai dizer assim a nobreza o clero eles de tem muitos privilégios que os coloca acima do Povo isso é injusto eles não se esforçaram para isso nós temos a riqueza porque nós trabalhamos a vida inteira nós nos esforçamos para ter essa riqueza que é um discurso da meritocracia então se eu não esforço na vida seu trabalho para conseguir certeza eu tenho dignidade então tem o direito à propriedade privada que um direito natural do ser humano segundo os liberais Mas a partir do momento em que a burguesia se torna a classe dominante os dominados passo
a estar numa realidade é diferente dela só que apesar do restante da população que não é é este grupo essa minoria burguesa está uma realidade muito mais precária é muito mais pobre e não ter as mesmas oportunidades eles vão manter essa ideologia da meritocracia como forma de dominação dessas pessoas legitimar o seu poder para falar eu sou burguês se eu tenho a liberdade de ter a minha propriedade privada e você não tem por que você não se esforçou para isso e até hoje é uma ideologia presente na sociedade Além disso liberalismo dizia que o estado
Ele deveria ser mínimo estado mínimo ele não deveria intervir nas liberdades de quem da burguesia do mercado certo põe "aí porque eles acreditavam que o mercado era quase como uma entidade Suprema e era a mão invisível do mercado e que ela naturalmente se auto-regulável já só não o estado para isso era uma concepção Liberal não era o que de fato acontecia porque o estado era o estado burguês ela estado governado pela burguesia então a burguesia precisava do estado para manter a ordem que colocava aqueles que não eram porque eles estavam abaixo deles no seu devido
lugar onde eles queriam ou seja veja só a burguesia criticava os privilégios da nobreza e assumiu novos privilégios aí de novo tipo E aí nesse processo de consolidação da sociedade burguesa isso representou o que a falência do feudalismo EA Ascensão do capitalismo industrial como novo modelo econômico político o crescimento dos centros urbanos foi acompanhado pela industrialização a implantação das fábricas enquanto um campo que antes era formado por feudos né auto-suficientes ali ele passa a funcionar como par e da economia capitalista o seguinte função das cidades em função da indústria Então vai correr um processo de
concentração de terras nas mãos de latifundiários os Camponeses que antes viviam no campo em terras comunais rurais que tinham sua própria o seu pequeno só pequena Terra ali dependiam do Senhor feudal eles não vão ter mais essa relação eles vão ser obrigados a sair do campo porque muito muito daquelas terras e os transformar em Pastos para produzir o rei os recursos a matéria bruta que precisa para as idades E aí os Camponeses eles vão ser expulsos e vão migrar para as cidades e eles vão se tornar o que vai ser chamado de proletário Ou seja
aquele que não tem propriedades um despossuído e só tem a prole ou seja só tem os filhos sair de um regime de Servidão por um regime de assalariado em regime que eles recebiam um salário PA E aí nas fábricas era um salário miserável eles viviam dessa miséria em condições de vida e de Trabalho bastante precárias um tanto na fábrica vão ser condições insalubres quanto um deles moravam que era nos cortiços nas periferias em casa totalmente improvisadas que conviviam com a imagem conviviam com doença enfim além de receber um salário miserável a viu o trabalho infantil
as crianças trabalhavam lá para fábrica era permitido não Havia leis trabalhistas para uma jornada exaustiva uma jornada que ia de 16 horas até 20 horas de trabalho Além disso havia uma desigualdade de salário muito grande né entre homens e mulheres e as mulheres além de tudo é uma sediada sexualmente nas fábricas havia uma insegurança muito grande principalmente pelas mulheres além do assédio moral do patrão e daqueles que eram colocados para cuidados O que eram os capatazes que eram na verdade trabalhadores com um pouquinho Zinho de Privilégio mais assim veja só a condição que eles viveram
que é uma condição miserável muito precária de exploração e aí para que os trabalhadores não se revoltassem a burguesia disseminava aquela ideologia da meritocracia torna-se vocês trabalharem Com esse pequeno salário aí vocês produzirem se esforçarem vocês vão ser ricos a prosperidade vence a gente se esforça com trabalho Digno só que nem todos se convençam com esse discurso até porque era uma construção muito miserável Então se fortaleceu aí os ideais socialistas e anarquistas entre os operários entre os trabalhadores e isso fez com que surgisse aí os primeiros movimentos sindicais nasce o sindicalismo a partir daí organizações
associações que surgiram depois elas foram todas duramente reprimidas pelo Parlamento na Inglaterra e a 864 vai surgir a associação internacional dos trabalhadores e vai ser composta por socialistas utópicos por socialistas científicos ou comunistas pelos anarquistas e pelo conjunto do proletariado que eu se reunir para elaborar as formas os meios as ações estratégias é para conseguir um mudanças em Pó em prol da classe trabalhadora e nessas associações e disseminar nossas ideologias aqui agora a gente vai entender que ideologias são essas Qual é a diferença entre elas o contorno gente vai começar e com o socialismo utópico
utópico na verdade não é o nome que esses próprios socialistas se deram Quem deu foram os socialistas científicos para se diferenciar deles que vai pegar emprestado né o nome da obra em Thomas Morus que é um livro que ele vai idealizar uma sociedade perfeita uma sociedade feliz para dizer que este socialistas aí eles estão fazendo a mesma coisa que eu Thomas Morris eles estão apenas realizando uma sociedade perfeita mais que na verdade ela ainda alcançável na prática um dos principais pensadores é o Charles por rir o intelectual francês libertário em que ele propunha uma nova
sociedade criticava Essa sociedade burguesa criticava os privilégios da propriedade privada e ele propunha que a sociedade se reorganiza se esse divide-se em falanstérios falanstérios seriam comunidades auto-suficientes e cooperativas O que teria um torno de 1202 mil habitantes com cada falando sério e até sua própria produção de acordo com as necessidades das pessoas que moravam ali essa produção e os seus benefícios eu ser compartilhados igualmente por todas as pessoas que viviam nesses falanstérios só que eu socialistas científicos vão olhar para isso e vão falar assim pera aí você tá querendo algo que é muito complexo né
Como assim dividir toda a Europa dividiu o mundo em falanstérios é uma coisa impossível na prática e por isso O tópico segundo o Pensador é o Robert Owen que ele é um empresário galês é um dono de uma fábrica de tecidos na Inglaterra e ele vai você também muito crítico nada da exploração nas indústrias ele vai dizer assim eu vou fazer diferente eu vou melhorar as condições de vida dos trabalhadores da minha fábrica então eu vou aumentar o salário deles eu vou reduzir a jornada eu vou garantir uma e são de vida melhor para eles
creche educação enfim eu vou melhorar a vida deles também das condições de trabalho é melhorar o saneamento básico aí os socialistas científicos vão olhar para ele falar assim mas peraí você vai abdicar você patrão você vai abdicar do seu lucro não vai na verdade o que que o homem tava pensando eu vou tratar bem os empregados porque eles se sente bem eles vão trabalhar mais eles vão produzir mais então eu vou lucrar mais então ele tava pensando no fim o próprio lucro e não no benefício dos trabalhadores Então continua sendo uma exploração por último o
Sam Simon que era um cara da nobreza Francesa e ele tinha acompanhado aí todo o processo da Revolução Francesa ele achou um processo muito violento muito sangrento então ele acreditava que dava para melhorar a fase igual a relação entre o empregado de que forma fazendo uma conciliação Então vamos todos dividir o lucro nas fábricas vamos dividir a produção aí as riquezas que são produzidas na fábrica entre trabalhadores e o patrão ele queria fazer aí uma tentativa de conciliação para humanizar o capitalismo mas aí que entram os socialistas científicos e fala assim mas espera aí você
acha realmente que os patrões vão dividir com eles os meios de produção pacificamente assim de mão beijada para os trabalhadores você acha que os patrões vão abrir mão do próprio lucro pelos trabalhadores isso na prática não é possível por isso que o São Simão também é considerado o tópico essas pessoas podiam ter até boas intenções mas era claro que havia um abismo entre a teoria EA prática nesses pensamentos até hoje a gente vê pensamentos parecidos nessa ideia de humanizar o capital a fazer uma mudança gradual assim fica isso é o que criticava o socialismo científico
que a gente vai saber agora como é que eles pensavam há um ano de 1848 não é só o Marco de revoluções que ocorreram na Europa e que derrubaram monarquias evoluções foram influenciadas também pelos socialistas É também um Marco do nascimento do Socialismo científico com o lançamento do Manifesto do Partido Comunista em que os autores eram Karl Marx e Friedrich engels eles eram dois prussianos ou seja região da Prússia que era uma região da atual Alemanha antes de se unificar e Marx e engels eles vão através deste livro aqui ó que é o livro pequeno
eles vão se comunicar dialogar com os trabalhadores porque isso era não era simplesmente um livro era um Manifesto é um panfleto político que é divulgava a ideologia Comunista de uma forma resumida enxuta didática E aí tá tornar acessível aos trabalhadores que eram minimamente letrados de entender que tá sendo dito ali porque esse é público-alvo nesse livro O Maxwell se ele se propagavam eles introduziram o conceito do materialismo histórico dialético que a gente entender esse conceito a gente vai entender muito a essência do pensamento marxista que eu vou explicar para vocês destrinchando esses termos aí separando
para gente conseguir entender no Gel que o que isso quer dizer tão primeiro materialismo histórico o que que é essa ideia de que na sociedade há uma predominância das condições materiais do que o objetivo O que é das bases socioeconômicas de uma sociedade Você já fala com ela se sustenta mas não só a forma como ela organiza a sua produção Como faz da divisão do trabalho isso tudo o mar chamava de modo de produção um modo de produção era espinha dorsal de uma sociedade em todas as sociedades independente do seu modo de produção então sociedades
mais agrícolas ou sociedade industrializados como é o caso da Europa contemporânea e as grandes transformações das sociedades elas vinham de acordo com a mudança nesse modo de produção e daí que o mar vai introduzir dois conceitos importantíssimos que é de estrutura e superestrutura então por exemplo mas em uma sociedade que ela se alimenta se sustenta no cultivo do Trigo só que pro trigo servir de alimento para ele virar o pão para ir para mesa das pessoas ele primeiro precisa passar por todo um processo desde o plantio à colheita por moinho para ser moído pelo uma
massa moldado e vai pro forno oi oi para se distribuído vendido enfim né chegar na casa das pessoas né é um processo de começo meio e fim para que esse trigo fosse produzido que são de várias pessoas que se ocupem de tarefas diferentes para isso há uma divisão do trabalho certo esse modo de produção Isso é o que eu marco chama de estrutura que é a base sócio econômica de uma sociedade segundo Marx precisava existir isso antes as pessoas vão comer se sustentar antes de desenvolver as suas ideias antes de pensar desenvolver a sua cultura
é desenvolver a política as leis as regras para reger uma sociedade é desenvolver a religião as crenças a educação tudo isso era num segundo plano no primeiro plano estava a estrutura estava a base econômica de uma sociedade a base material o que o segundo fosse possível e é o que a gente chama de super estrutura porque essa é a sociedade do Trigo ela vai desenvolver é uma cultura que valoriza o trigo um torno da produção do Trigo as pessoas passam lá pensar a vida a passo a pensar as leis em prol da produção do termo
a se organizar em torno disso porque essa coisa que eles mais valorizam né para sobreviver antes só precisa sobreviver para depois desenvolver qualquer coisa da natureza humana tanto as ideologias conta para o indica quantas instituições a cultura religião tudo isso é super estrutura para imaginar isso a gente pode usar metáfora da árvore porque a árvore e as raízes o tronco e os galhos Imagine que a raiz e o tronco é a estrutura da árvore e os galhos são A superestrutura então precisa ver a raiz e os troncos para que nasçam os galhos e Tá certo
então por exemplo o fenômeno do racismo é uma ideologia então é uma super estrutura para entender esse fenômeno a gente precisa entender de onde ele se originou preciso entender sobre a escravidão quer parte do modo de produção capitalista portanto a estrutura a gente se entender com o racismo se estrutura na sociedade começando a partir das bases materiais da sociedade para entender com o se originou essa ideologia racista Mas afinal materialismo histórico dialético e o dialético é dialética que é uma teoria no região é um filósofo contemporâneo do Max em que ele vai criar as ideias
de tese antítese e síntese Ou seja a partir do confronto da contradição entre opostos vai surgir algo novo que a síntese e o Marcos ele vai vir de uma escola reggae Liam em determinado momento a crítica arreio só que ele vai adaptar a teoria de regam a visão dele sobre o processo histórico na transformação das sociedades ele vai dizer que há também uma contradição ali que vai gerar uma transformação na sociedades historicamente falando por isso que no Manifesto do Partido Comunista vai estar uma frase emblemática né que a história de toda a sociedade é a
história da luta de classes conhecer resume a ideia de que as principais transformações sociais que ocorreram ao longo da história elas ocorreram um primeiro lugar pelo choque entre interesses antagônicos de classes distintas ele tá falando da classe que detém os meios de produção que a classe dominante uma elite e de tem esses meios e que explora uma classe dominada e que por sua vez de é a força de trabalho então cada uma tá numa realidade diferente cada uma tem interesses distintos e chega o momento em que esses interesses se chocam e quando isso acontece isso
gera uma transformação na sociedade sugere uma mudança na forma como uma sociedade se organiza os seus meios de produção e de todo uma forma de pensamentos mudanças de instituições no plano cultural no plano Educacional e nessa luta entre oprimidos e opressores e exploradores e explorados dominantes e dominados é uma constante na história mundial segundo Marx desde os patrícios e plebeus na Roma antiga desde os servos e senhores feudais na idade média até os burgueses e os proletários na idade contemporânea a diferença é que os proletários Eles não eram servos nem escravos só que apesar da
tentativa de se criar essa ideia e não era um Livres porque eles ganhavam um salário miserável que não permite a eles pé acesso às próprias riquezas que eles produziam o que se apropriava dessas riquezas era o patrão era uma minoria e cada classe dominante era burguesia é o que o mar que chama de mais-valia um trabalhador tudo que ele produz é corresponde a 100 porcento só que ele vai receber apenas Vinte por cento do que ele produz os outros oitenta por cento fica com o patrão Esse é o núcleo do patrão e que naquela época
e nem leis trabalhistas e nem sindicatos avião sociedade se era muito mais desigual isso era muito mais explorador muito mais injusto e o Marcos também vai criar o conceito de alienação que era condição em que estavam os trabalhadores eles não tinham consciência de quero explorados Por que eles eram confinados no seu é de operário de proletário kit uma pequena parte da produção que eles faziam parte na divisão do trabalho até dentro da própria fábrica em que eles estavam alienados da produção alienados do próprio produto do trabalho deles que ia ser consumido por outras pessoas então
dava impressão de que aquele era o papel dele mesmo e não tinha noção do todo ser uma estratégia para manter exploração além da própria ideologia da meritocracia Como falei para vocês aqui esse convencimento de que recebem um salário miserável ele vai se esforçar ao longo da vida e enriquecer e atingir o status do patrão até hoje a gente vê né Essa Ideia de que você é o seu próprio patrão você é um microempreendedor como a gente vê principalmente chamarem uns entregadores de aplicativos e que vivem numa situação até muito parecida porque as leis e elas
é deixam grandes brechas para que haja uma exploração desse tipo de Trabalhadores empregadores de aplicativos que lembra muito a condição dos Operários nas fábricas no século 19 em marketing eles vão lançar várias obras número vários livros e o principal deles que a gente pode citar é ou capital 1870 kg eles vão se aprofundar a crítica ao capitalismo Na verdade o Max hera em sua época o maior estudioso do sistema político-econômico que eles viviam naquela época aí ele vai envolver vários conceitos que não vai dar para a gente falar aqui mas é importante dizer que eles
servem até hoje para sociologia para filosofia para a economia para a história fim para várias áreas do conhecimento na hora de analisar a sociedade o sistema que nos vivemos inclusive é utilizado por não Max Esse é o que a gente chama de um conhecimento marxiano de Fato né o Marcos ele se dedica mais a criticar o sistema capitalista do que a idealizar um socialismo mesmo assim ele vai definir de forma geral duas etapas e que vai passar o processo revolucionário socialista que é o socialismo e o comunismo aí que a gente vai entender a diferença
entre eles entender que as coisas são muito diferentes do que está acostumado ouvir por aí o socialismo como primeira etapa ele seria o que chamamos de a ditadura do proletariado Pelé ditadura então socialismo é ditadura eu sabia não não não é bem assim esse termo ditadura ele hoje tem um outro significado que não naquela época porque a ditadura que indica quem manda e o proletariado era a maior parte da população a esmagadora maioria da classe trabalhadora então no fim ele na verdade estava compartilhando o poder A grande maioria da população Seria algo muito mais ousado
do que uma democracia como nós temos hoje que a gente volta de corte quatro anos e aí isso que aconteceu como e acontecer a partir da tomada de consciência pelos trabalhadores esses trabalhadores e um ciúme não só os trabalhadores da França da Inglaterra da Alemanha Não por isso que no final do Manifesto do Partido Comunista ele ele disse é o trabalhadores do mundo todo uni-vos então o socialismo Só podia ser internacional era isso que ele colocava aí a tomada de consciência EA auto-organização dos trabalhadores levaria a uma revolução socialista de tomada do poder do estado
pelos trabalhadores pelo proletariado a E aí ele os trabalhadores e um passar governar esse estado em governar a partir da coletivização dos meios de produção então eles vão coletivizar o poder político e o poder econômico ou seja e as riquezas EA forma como elas eram produzidos e sejam todos coletivizadas para o conjunto dos trabalhadores ou seja gente não tá falando dos nossos bens que a gente tem em casa não tô falando da TV da geladeira do carro Não tô falando disso eu tô falando dos meios de produção ou seja as Empresas Grandes propriedades rurais até
e as fábricas tudo isso ia ser coletivizado trabalhadores é um participar da produção e dos benefícios disso era isso que ele realizava nessa primeira etapa só que não era o fim eles queriam uma sociedade Comunista no comunismo nessa 2ª e última etapa ele era o momento em que o estado não ia ser mais então ele seria dissolvido e o poder de Centralizado entre as diferentes como nas seriam comunidades que tinham os próprios conselhos populares entre as decisões é um ser tomadas diretamente pelas comunas Não havia mais um estado acima delas é e isso seria a
fase final a sociedade comunista que era estratégia do Marxismo então assim a gente pode chamar de socialismo científico por isso porque elaboravam uma estratégia pensava no processo como um todo de começo meio e fim de como seria essa mudança da sociedade essa transformação para chegar no comunismo é o e finalmente chegamos ao anarquismo anarquismo é o caos EA barbaria Malaquias É isso mesmo na verdade anarquismo é um termo grego que significa sem governo porque eles pensavam numa sociedade sem governos sem um estado sem nenhuma autoridade seja estado seja igreja seja escola qualquer tipo de instituição
não podia existir numa sociedade anarquista eles acreditavam muito de e as pessoas viveriam em comunas também tem como comunismo idealizava por cidade que haveria um equilíbrio entre a ordem EA liberdade e que isso dependia da cooperação voluntária das pessoas e da auto-disciplina na raiz do pensamento anarquista da ideia de que a revolução social seria espontânea Ou seja que o ser humano ele já nasce pré disposto a ser um ser social afirma sipar é impedido pelo autoritarismo das instituições que se colocam acima dele então todo tipo de instituição autoridade hierarquia eram autoritarismo é o tanto do
estado da igreja da família da escola enfim tudo isso é que impedia o ser humano de atingir a emancipação então eles acreditavam muito essa coisa da espontaneidade da revolução e os principais pensadores anarquistas vão ser o pierre-joseph proudhon quero francês e os russos Mikhail bakunin E pior que ele kropotkin são os nomes nem difíceis de te falar mas não precisa ser até os nossos O que é importante a gente entender que o anarquismo e surge na mesma época que o comunismo Tem um diálogo aí entre eles tanto que o Marcos ele vai fazer uma crítica
o pro Dom é a princípio ele até concordava com ele na crítica contra a propriedade porque os e também são pela Abolição total da propriedade que se acreditavam que a propriedade era origem dos males dos homens e aí o Max ele vai criticar o pro Dom porque ele vai lá obra dele vai dizer que é uma obra muito Idealista a obra chamava a filosofia da miséria e aí o Marcos ele vai escrever a miséria da filosofia criticando esse fato de que há sempre uma sociedade idealizada e que os filósofos tentam pensar como seria se a
sociedade Mas que importa é transformá-los o que importa é a prática o Marcos era muito da prática porque eles realizavam a sociedade mas eles não sabiam de que forma não tinha uma estratégia com na prática isso acontecer é e por fim queria fazer uma conclusão com vocês aqui a gente tá falando de ideologias que na verdade Elas tiveram uma continuidade com outros pensadores e outros intelectuais que foram acrescentando coisas novas que foram repensando algumas coisas em seu próprio contexto começando com a comuna de Paris 1871 depois da Revolução Russa em 1917 a gente vai uma
Revolução Chinesa em em 1949 a Revolução Cubana em 1959 entre outras revoluções que ocorreram no mundo inteiro foram surgindo concepções diferentes aí que foram alterando o repensando o que era o socialismo o que era o comunismo o que era o anarquismo eu deixo para você responder aí nos comentários se existiu em algum momento comunismo do Mundo Existe algum momento socialismo no mundo como a gente pode pensar o comunismo o socialismo hoje o anarquismo hoje então é a refletir e aí fica o meu Muito obrigado você sua me acompanharem até agora eu espero que vocês tenham
aprendido muito continuem comigo continue acompanhando o canal eu fico convite precisar de um like nesse vídeo se inscreverem no canal que tocarem o sim mim e seguir lá na página do Facebook e no Instagram no arroba Prof. Alexandre. Terim e eu fico por aqui muito obrigado até mais E aí [Música]