REINOS DA QUIMBANDA: O REINO DAS ALMAS

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Quimbanda Nàgô por Tata Nganga Kilumbu
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Video Transcript:
Olá pessoal tudo bem eu sou o Tata qu lumbo sacerdote mestre do Templo de Quimbanda domínio deu marabo e Maria Padilha e estou aqui hoje pra gente estudar um pouquinho conversar um pouquinho sobre o segundo grande reino que é o reino das Almas esse reino que ele já é catalogado pelos inscritos de luí o Fontenelli Lourenço Braga e de outros como o segundo principalmente por Fontenelli desculpa como o segundo reino de subdivisão primordial do culto de Exu e pombogira como já falamos aqui o reino dos exus a princípio quando a a Quimbanda ela ela começa
a se tornar um culto e a macumba vai se esvaziando e virando e preenchendo a Quimbanda surge a umbanda e surge a Quimbanda naquele processo ali depois da Macumba e durante pós macumba né então os espíritos da Quimbanda são agrupados exus em dois grandes reinos né que é o reino das Encruzilhadas que são os espíritos que dominam toda e qualquer força dos caminhos Ali você vai achar seus sete cachoeiras vai achar esses espíritos ligado aos caminhos até porque Rios enchu doos Rios tudo isso é caminho né E você vai achar as pessoas até questiona Rio
é um caminho é um caminho se você seguir Rio Acima você vai encontrar na sente é um caminho você se guiou normalmente tem um a trajetória mais fácil pela às vezes quando Rio é navegável por dentro ou quando não pela sua belada Mas você vai ter também o reino da dos cemitérios ou o reino das Almas né que naquele momento você vê que Fontenele apresenta como sinônimos e dentro das Quim bandas oriundas da primeira onda realmente essa natureza ela é muito presente onde o alma e cemitério se tornam o mesmo Ponto de f se o
mesmo grande reino eles são a mesma coisa sinônimos da mesma coisa tanto que Exu omolu que é o Regente o rei das Almas ele é considerado ele é dito lá quando Fontenele fala sobre ele dono e senhor dos cemitérios E também como dirigente da linha das Almas então Aluísio Fontenelli já deixa Claro a visão da Macumba a visão da kimana primitiva em que a alma o povo do cemitério ele está relacionado com relatado as almas eu não tô destruindo entenda aqui e nem atacando Os cultos que descendem de Osvaldo de obatalá a sua visão cosmogônica
dividida em sete reinos onde temos reino das Almas e Reino do cemitério como reinos distintos não não Estou atacando isso eu estou sim um pouco vou desconstruir um pouco essa prática essa entendimento e apresentar o nosso entendimento que é um entendimento que ele acontece dentro não só só da Quimbanda nagur Mas também como da Quimbanda de musur umim como da Quimbanda malê essas Quimbanda oriundas do tronco tradicional de Quimbanda vamos estar falando sobre a presença e o entendimento do reino das Almas dentro da nossa Quimbanda nagô e que se por ventura estende também a o
conceito da malê e o conceito da musur umim sobre o que que é o reino das Almas e o que que ele Abarca quando falamos de alma nós nos referimos ao latim anima que vem de da força vital que anima os corpos Ânima ela representa a força vital que anima os corpos ela tá diretamente relacionada com o conceito de vida e morte né a alma é aquela centelha espiritual que anima o corpo que anima a matéria resultante desde o tempos antigos e que ela descende e ela vem pelo processo reencarnatório daqueles que não consegue se
libertar disso não consegue se divinizar independente da cultura e da forma que tem de deificação na Quimbanda é por meio do de se tornar um Exu Então essa alma ela vem passando por processos que M das vezes ela vai colidindo com crenças pessoais delas mesmas e ela vai em constante transformação né a alma é esta força que mantém os seres humanos vivos mas também ultrapassa essa questão de só manter vivo né a alma tá intimamente ligada ao conceito de ancestralidade por para existir a alma houve um morto houve alguém que veio antes e propagou e
através de sua força partilhou do seu Aché do seu moio para que você estivesse vivo hoje ou seja com alma Então esse reino está intimamente ligado aos conceitos também de ancestralidade e assim o reino das Almas é um reino que vai falar sobre os processos de transformação porque se ele fala de ancestralidade ele vai falar de questão de morte ele vai falar do conceito da Morte física e a perpetuação da Alma no mundo espiritual em outros planos no plano astral e esta alma traz consigo a força que consegue deixar e nos guiar aqui como encarnados
como assim o reino as almas nesse sentido ele vai abraçar o sentido que o mundo espiritual vamos falar assim através das Almas através dos Mortos ele consegue manter a sociedade em equilíbrio isso é um conceito dos bantos é um conceito até dos iorubá quando falamos de gungun em que a força ancestral ela consegue e ela é principalmente utilizada para manter a ordem da comunidade da sociedade então a através do culto através da força do reino das Almas a umbanda ela tem o conceito de trazer o equilíbrio à vida dos adeptos porque através desse grandioso reino
que o ser humano ele tem noção da vida e da Morte e ele desperta o interesse em conhecer o outro lado porque ele não quer chegar lá e estar perdido estar sozinho e ca num Limbo eterno de não sabe nada e assim surge o reino das Almas trazendo esse conceito para dentro da Quimbanda entendeu de evolução dos Espíritos de conhecimento espiritual e nesse conceito entendendo que como o reino das Almas ele está presente aonde existe a questão dos Espíritos a espiritualidade e também a questão da vida da Morte dessa dualidade nós vamos entender que tudo
nós temos que entender em verdade que tudo existe uma transição a vida humana ela tem início meio e fim ela está programada o ser humano está programado para depois que nasce para crescer e depois morrer é nessa vida que você vai ter suas experiências como religioso como pai como mãe como profissional como tudo você constrói conceitos destrói conceitos reconecta recomeça e você vai isso em constante evolução e os espíritos estão aqui as almas estão aqui dentro de dois conceitos aqueles que vão conseguir se divinizar e passar para outros planos e aqueles que vão ficar presos
de certa forma e vão acabar sendo engatados na roda de sansara que é a reencarnação sucessiva da Alma né até que consiga atingir o ponto de deificação de sua alma e real despertar interno é real conhe ento mágico e cósmico vamos dizer assim então esse reino ele vai reger essas relações e e o seu principal símbolo realmente será o cemitério porque o cemitério é a grande marca que tudo da nossa vida é transitório muitos até brincam fazem memes aqui todos não t diferença lá todos são iguais e é uma realidade o reino das Almas mostra
Exatamente isso por isso que é o reino que fala da humildade é um reino que além de falar da ancestralidade ele fala da humildade ele fala da necessidade de você baixar a cabeça perante os mortos aqueles que vieram antes de você e que sabem mais que você porque tem experiências infinitas no conceito de dominar e saber das experiências de vidas o reino das Almas então ele atua também nesses locais do encontro da vida com a morte né desse processo de transição e ali entenda nesse processo de transição é Onde existe a manifestação do reino das
Almas por isso que esse reino se ele atua exatamente nesse processo ele vai estar espalhado e interpenetrando outros reinos outros sistemas de certa forma o Cruzeiro do Reino dos Cruzeiro é um portal exatamente que acaba ficando no limar entre a vida e as mortes porque acaba se tornando uma passagem espiritual também para onde se é encaminhado os espíritos e e as almas para os seus dos planos Mas acontece que nem toda a alma ultrapassa os planos e encaminhada para outra às vezes continuam aqui perturbando às vezes ajudando enfim varia dos conceitos do entendimentos mas quando
se fala de espiritual nada é aquilo que você até hoje ouviu falar é de forma cartesiana tudo é muito complexo da forma como nosso mundo é complexo imagina lá com gerações de espíritos de gerações distintas Então lá é bem mais complexo que aqui mas dessa forma como o reino das Almas atua nesse processo nesse local então de transição ele vai est espalhado por diversos outros Reinos são diversos povos que também existirão dentro dele e o primeiro que nós vamos falar é sobre o povo do cemitério que é um povo importantíssimo é um povo que é
a cara do reino das Almas e as pessoas vão questionar não o cemitério é um reino não é um povo porque eu li num livro porque meu Tata falou minha mameto falou porque eles falaram a maioria das vezes porque leram o livro do Osvaldo de obatalá ou de alguém que leu e bebeu dessas Fontes Como que Manda luciferiana mesmo é um culto que bebe dessas fontes mas ela desconstrói um pouco a visão de Osvaldo de obatalá quando ela começa a entender que o os reinos não são tão fixos assim tem Eles continuam a visão de
sete reinos mas tem reino que tem nove povos como osaldo coloca tem reino que tem 10 que tem 11 que tem 12 enfim ele vê a amplitude nessa tradição vê a amplitude dos reinos eh mesmo na visão Centenária que acaba destoando daquela original e isso mostra o quão complexo é quando falamos de reino porque as pessoas elas têm que entender o quê que a visão de reino da kimbanda de uma vertente de kimbanda ela é singular ao culto as práticas a fundamentação isso não pode ser esquecido a fundamentação daquela vertente isso é muito importante por
qu às vezes eu vou est falando algo aqui você vai estar concordando mas não alter a sua prática se a sua prática de Quimbanda divide esse o o cemitério como sendo o reino a parte do reino das Almas Por que eu vou te dizer que não não faça isso porque a sua Quimbanda ela tá fundamentada espiritualmente nessas duas polaridades como Fontes distintas quando você reunir como fosse uma coisa só você vai ficar merced de seis reinos vamos dizer assim e talvez você vai destruir toda a conexão Centenária que o Seu culto tem e isso vai
com certeza trazer prejuízo se você casa com as informações que nós estamos passando é melhor você buscar um culto uma vertente de Quimbanda o qual professe disso não você alterar a sua é um o conselho que damos isso Por quê como a gente falou o reino das Almas ele é um reino que dentro do conceito por exemplo da Quimbanda de musur umim da Quimbanda malê e da Quimbanda nagô ele Abarca literalmente o cemitério que é um reino das Quim bandas luciferianas da Quimbanda das Quim bandas gaúchas eh em sua maioria que tem Quimbanda Gaúcha que
também cultua uma divisão de Reino de almas o qual Abarca o povo do cemitério pelo que eu já vi em estudos Então isso é muito variável Tá Mas vamos lá o cemitério que que é o cemitério cemitério é um centro energético de grande acúmulos de energias e de revoltas de embates é um local de magia desde os tempos antigos é um local de comunicação de nigromancia de comunicação com os mortos de comunicação com os deuses regentes do mundo inferior e com forças da ligadas à morte então é é o perfeito local Aonde se encontra o
reino das Almas em sua primazia lá dentro vai ter intercessão de outros reinos pode ter até de todos vai ter a presença do reino das Trevas vai ter a presença do reino das Encruzilhadas porque tem caminhos vai ter em presença do reino das matas se tiver arborização etc e assim vai se for um cemitério dentro da Mata se for um cemitério na beira da praia vai ter a presença do Povo do reino da calunga grande ou o reino das águas Como podem ser chamados enfim existe uma variação imensa o cemitério por si só também é
uma presença de Lira Como assim é uma presença de Lira o cemitério é a intercessão do Povo das Almas do reino das Almas desculpa com o reino da Lira porque o cemitério é uma construção literalmente Humana porque os antigos eles descartavam os corpos como algumas tradições no no extremo oriente se eu não me engano eles pegam e deixam os corpos em na na natureza para ser comido pelos urubus na religião merd persa se eu não me engano era assim que fazia no na religião dos arat trucha também deixava os mortos no alto de Torres para
ser comido por urubu no alto de montanhas e e outros animais silvestre Eh Ou era largado dentro da Mata ou apenas onde morria botava em cima do chão cobria de pedas e deixava a mata consumir enfim a morte era feita de diversas formas era nac Covas que também é um povo que pertence ao reino das Almas e que se você entende que cova nem sempre ela é do cemitério ela é uma a parte vamos dizer assim mais humilde do cemitério apesar de hoje terem criado cemitérios estilo Parque mas no Brasil antigo a covra algo mais
humilde daquele que não tinha condição de ter um túmulo Ou seja que não tinha condição de continuar sendo venerado através de um altar próprio no seu pós-morte entenda a diferença de para túmulo então éa enterrado no chão o cemitério ele Abarca esses conceitos o cemitério ele tá tudo aquilo dali e ele é uma construção humana um ser humano botou quatro paredes quatro muros botou um portão e começou a enterrasse aos mortos alimento seja os que não tinham condição Financeira no chão direto às vezes botavam uma cruzinha para marcar ou uma pedrinha para marcar começaram a
levantar túmulos capelas ou sários etc fizeram aquela construção na presença a intercessão do reino das Almas com o reino da Lira mas mesmo assim voltando a dizer é a marcação humana o qual se refere a primazia do reino das almas porque ali é a figura mais certa de representar o reino das Almas como as pessoas dizem ali é o destino certo de todos pode mudar o endereço Mas o destino certo de todos é o cemitério é a morte tem gente que usa cremado vai pro mar mas aí V pegar as exceções vamos fal fala de
uma forma geral por quê que a morte é o destino certo de todo mundo então dentro desse cemitério e vou parafrasear a Luiz Fontenelli ali existe o rei supremo e dirigente da linha das Almas e o senhor Dono dos cemitérios que é yua molu a entidade principal e comandante do reino das Almas Essa é a entidade que comanda o reino das Almas mas entenda que esu molu comanda o reino das Almas esse esu molu que comanda ali que chefia lá sentado no trono do Cruzeiro do cemitério porque esse é considerado o trono de Omulu desde
as tradições da Macumba pode mudar algumas dizer que é à frente outros que atrás outros que é o próprio Cruzeiro enfim ou os degraus do cruzeiro esse exu molu ele é o Supremo Comandante dali e ele tem a sua direção e controle todas as almas ou seja ele vai ultrapassar as barreiras do c o cemitério é o seu trono é a sua fortaleza a sua Cidadela ali ele tá ladeado por por eix trancar rua das almas que vai ser um Exu Maria Padilha das Almas também se o marabô das Almas Maria Mulambo das Almas ou
seja com o povo das Almas que são Exu de trânsito que estão dentro desse reino ali servindo nesse caso a ele porque entenda e ele como Regente ele controla os cemitérios mas isso tem que ser bem claro pras pessoas não mistificar por est recebendo Um exu um falangeiro de Exu omolu e achar que aquele Exu omolu que você tá recebendo é o cara que manda em todos Cemitério do mundo e que vai mandar desmandar dentro do templo onde o exu chefe é um Exu Caveira que Tecnicamente hierarquicamente estaria abaixo de holu esse esse exu omolu
de um adepto nunca vai ser maior que o do seu mestre então Eh temos que deixar isso muito claro né mas seguindo esse caminho o povo dos cemitérios acaba sendo o povo que eu costumo falar e ensinar primeiro porque ele Abarca e dali ele vai se estendendo por outros caminhos dentro do do cemitério nós vamos encontrar as ossadas humanas os corpos que já se decomporam que já foram deteriorados pelo tempo e que estão ali imortalizados De certa forma da sua aparência iG áa que todos os seres humanos têm que são os ossos ali reside o
povo dos caveiras e por isso que o povo de caveira fala sobre o entendimento da imortalidade E por falar da imortalidade eles são considerados até O Guardião também do portão do cemitério porque a Cidadela que guarda os segredos da vida e da Morte vamos dizer assim os fundamentos da vida e da morte por isso existe chuc veira no portão do cemitério mas existe a chaveira em cada Sepultura em cada túmulo na frente do Cruzeiro como o mensageiro da das almas dos Mortos para com o grande hulu assim como existe nos ossários onde o nome já
diz é dominado pelos ossos e dentro dessa Falange dentro desse povo existe a Falange dos caveiras com Total força que ali nós vamos encontrar Exu Caveira que é o grande Senhor disso mas vamos encontrar se o João Caveira que é um Exu muito antigo muito famoso na verdade aqui na na região do Rio de Janeiro por fazer curas por não só por demandar mas por fazer curas responsável pela a saúde corporal reestruturação dos quimbandeiros dos feiticeiros dos consulentes que buscam ajuda espiritual vamos ter diversos espíritos dentro dessa Legião vamos ter seu quebra ossos né eixo
sete ossadas seu Tata Caveira que é considerado o mais velho dos caveiras porque o seu nome já diz Tata quer dizer de pai de antigo de ancião então é o exu mais velho então é considerado dentro da nossa tradição é o exu que é o considerado vamos dizer o herdeiro de omolu aquele que abaixo de Exu omolu ele se encontra acima dele só tem Exu omolu e depois vem o maioral então nós temos toda essa divisão seu sete caveira também ali vamos encontrar Dona Rosa caveira Maria Caveira Maria tat caveira né seu juão tat caveira
porque são falanges distintas as pessoas acham que é eh é desentendimento existe Maria Caveira existe Maria Tata Caveira existe seu João Caveira seu Tata Caveira existe João Tata Caveira existe diversas falanges de espíritos que infelizmente as pessoas com uma falta de conhecimento foram sendo apagadas e dentro da falange de cabeira também encontraremos o exu meia-noite por sinal a meia-noite é a hora que mais obscura é a hora que Tecnicamente o sol está em Oposição a onde nós estamos então predomina as trevas e ali é a hora onde os mundo espiritual e o físico se torna
presente e ocorre essa grande passagem do Espírito dos Mortos para o mundo espiritual normalmente as pessoas morrem à noite vão dormir em seus leitos e não acordam exatamente echu caveira está Exu meia-noite desculpa está relacionado a esse processo da Morte e seguindo nesse sentido nós vamos ter ali Como já falamos também dentro do povo do cemitério vamos ter o povo das Covas e o povo dos túmulos é sepulturas qual a diferença muito entre eles a gente já disse aqui a cova ela é o local que você planta e tipo entrega devolve aquilo não fará mais
parte já passou a cova tem de jogar o passado depois que o corpo decompor a terra descer fica lomba um pouquinho depois a terra desce acabou não existe mais nada ali enquanto túmulo não o túmulo é necessidade de mesmo no pós morte reverenciar aquele que está ali né aquele morto que merece reverência Então você tem essa diferença e nesses povos aqui entre cvas e túmulo nós vamos ter Exu sete Covas que é um Exu excelentíssimo para afundar com energias sejam elas positivas e negativas ou seja sete Covas é um Exu que ele não só mata
não ele também consegue trazer sucesso consegue trazer cura consegue trazer crescimento se ele a cova você enterra dentro da cova as suas dificuldades tudo que você quer ter dificuldade então e bo se faz na verdade que nós abrimos uma cova Às vezes pode ser no cemitério às vezes na mata depende E lá se enterra tudo que é de ruim e tapa para que a terra consuma e aquela pessoa consiga ter um crescimento Então você acaba que conhece que a força de sete Covas ela tá relacionada também a crescimento né a destruir o que eu tá
te atrapalhando então um acho muito bom para fundamentos né Vamos ter seus sete buracos também seu sete túmulos seus sete sepulturas e seus sete crânios seus sete campas que a Campa para quem não sabe é aquelas pedras que cobrem os túmulo né que tá ali datando a vida e morte daquela pessoa é até relacionado também ao túmulo Porque fala de veneração marcar aquele morto que está ali por mais que o tempo vá Apagando os nomes é a necessidade de marcar fala da capacidade de venerar o sagrado e o culto às almas desenvolvido no ocidente né
na Cultura ocidental porque cemitério é uma construção até eu gosto de repetir isso europeia que chega aqui o cemitério quando chega em nossa cultura é uma construção europeia não sei como correu os a questão dos cemitérios na cultura oriental mas aqui a construção eh europeia porque os bantos tinham o costume de colocar seus mortos na mata e os uruba eles se enterrar dentro de sua residência ou em volta da residência quando tentam falar até que de itrio com um conceito bem africanizado ele não existe porque o morto ele é considerado um ancestral e que ele
vai continuar te ajudando por meio das práticas espirituais que você pratica então falar de um culto e de origem africana é mais fácil você falar de conexão com alma do que conexão com o cemitério Mas vamos seguir por isso que nós entendemos que existe o reino das Almas e o cemitério ele está agregado dentro do reino das Almas e não como reino à parte e então nós vamos ter esses povos vamos ter também fora disso né O povo da calunga que na verdade acaba rompendo isso mas alguns vão associar ao mar e não necessariamente quando
falamos de calunga estamos falando do mar calunga nós estamos falando exatamente a passagem desse mundo para o outro aquilo que divide esse mundo para o outro Grande Abismo entre o a vida e a morte Mas entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos não entre os processos por calunga vem do nome do Deus Cunga in gombe que era um Deus banto relacionado com os oceanos Porque entendiam que o oceano era A Grande Barreira que dividi o mundo dos vivos do mundo dos mortos mas que ele também poderia levar as coisas aos mortos e
os mortos poderiam sair dele e vir visitar os vivos então calunga evolve essa obscuridade é uma conexão digamos assim esse povo da calunga é a conexão do reino das Almas com o reino das Trevas né E ali existe a chuc calunga seu calunguinha pombagira da existe esses espíritos que se manifestam dentro desse reino com bjir da calungueiro mas não se resume aí nós vamos ter o povo dos templos E também o povo dos hospitais o povo dos templos em verdade nós poderíamos até dividir de duas formas o povo dos templos e o povo dos velórios
mas se você entender que o velório também é um templo religioso Às vezes pode ser ecumênico mas ali ocorre uma um rito religioso de encaminhamento das Almas você vai entender então como um templo e todo o templo ele é uma passagem e um encaminhamento das Almas às vezes os mortos quando eles passam dessa vida material para o mundo espiritual se encontram perdidos eles buscam os templos aonde e frequentava aonde estavam durante vidas e lá são recebidos pelos espíritos que estão naquele local e são direcionados para o mundo espiritual antigamente as igrejas católicas tinham um cruzeiro
e miticamente vamos falar e religiosamente era através do Cruzeiro que eram guiados mas os portais continuam Mesmo não tendo lá os templos de culto afro de macumba tinham seu cruzo das almas o Cruz amb como Alguns chamam e lá acontecia o guiamento e Mas isso acontece em qualquer culto eem Mesquita em sinagoga em terreiro de umbanda barracão de Candomblé Templo de kimbanda igreja tudo isso se tem ou não um culto a morto declarado ex exe o guiamento das almas dos Mortos eles vão chegar ali e vão ter um guiamento então todos os templos estão relacionados
com a força de encaminhar os mortos claro que através dos templos e alguns templos existe também a transpass dos Espíritos dos Mortos para atuar aqui no mundo material por meio do trânsito por meio da incorporação por meio de suas irradiações dentro daquele espaço a própria Quimbanda que volta os espíritos dos nossos unanga que são mortos deific ados para atuar Mas também você tem como atuar com os espíritos não de ficados através da força dos eguns e do Cruzeiro das Almas Então são situações que ocorrem dentro dos templos e que dentro deste povo em específico é
muito conhecido Exu Marabá que é considerado patrão dos velos encaminhamento dos corpos Exu kirom também tá nesse nesse povo em verdade você vai achar ali Exu Capela combo jeiro da Capela seu sete Capela né tudo relacionado aos templos ali e até mesmo a o o exu e a pombogira nove luzes né o exu nove luzes que é um Exu que é associado a energia do maioral belzebu né e considerado por muitos como um emissário um mensageiro dele por nove luz ele representa exatamente o nove já é um número sagrado e relacionado aos mortos às almas
e tá falando de questão de iluminação né esse ele trabalha no princípio da Fé Ele trabalha na construção desconstrução e reconstrução da Fé Onde existe a manifestação da Fé existe a presença e o e a regência de nove luzes então em todos os templos existe a presença de nove luzes e ele é considerado por muitas famílias e tradições o patrono do Povo das almas dos templos e igrejas por último nós teremos dentro da nossa banda O Reino o povo desculpa dos hospitais que que rege o o hospital o Hospital também é um local que fala
muito a gente pensa na cura e a cura é um conceito muito complexo e realmente no hospital existe a presença do da falange de exo curador mas exo curador assim como a cura ela ela é dúbia a cura ela pode ser a vida a cura ela pode ser a morte né Às vezes a cura por um sofrimento que não tem solução entre os vivos é a morte a passagem o desencarne e daquele espírito daquela alma Às vezes a cura de uma doença é a morte da própria doença para que o do fique são tenha sua
saúde corporal e material mental Seja lá qual for restaurada então a cura anda de braços dados com a vida e com a morte principalmente com a morte então por isso esses exus são extremamente cautelosos extremamente trabalhadores e nos hospitais costumam responder nos templos nas capelas de hospitais por ser a área religiosa mas o seu ponto de força não se resume ali se resume a todo aquele espaço ali onde pessoas estão orando rezando para que curem para que se livrem daquele sofrimento onde pessoas literalmente vão para curar e morrem onde pessoas entram enfermas e saem sães
ou um processo de cura então o povo dos hospitais é o povo de almas que falam dessa questão ali e lá por ter a presença da morte é certo que existirão espíritos fazendo esse trânsito esse caminho mas aí vocês vão me perguntar sobre outros povos que dentro da tradição de Osvaldo de batalá da quand luciferiana existem TR relados ao reino das al um povo dos Campos de guerra ou das Campinas que est relacionado aos mortos que morreram nos campos de batalhas vai vir o povo das Almas do cativeiro que vai falar dos cativeiros das calas
são ponto de força dos Espíritos dos negros que morreram lá escravizados do indígenas também que às vezes morreram lá es porque o cativeiro ele tem esses dois lados ele tem um lado indígena também que apesar da história tentar separar muito muito índio também foi escravizado Porém isso como falamos dividimos bastante e isso pode ser julgado colocado Como o povo que nós chamamos que eu deixei por último que é o povo das Almas que é aonde tudo se manifesta e a presença das Almas que é o povo que traz o mesmo nome do reino então Ali
você vai encontrar Exu sete almas exup pemba sete pem você vai encontrar Exu sombra sete sombra você vai encontrar vários exus ligados às almas de uma forma em geral e deixo claro esses outros povos eles podem existir sim em Tradição Não tô dizendo que eles não exista mas um ideal a gente entender sempre nesse questão de reino das Almas eu vim falando um pouco sobre os povos porque é um reino mais complexo por isso que muitos dizem que é o reino mais turbulento e realmente é porque é o Reino de trânsito dos Espíritos dos mortos
e esse é o reino que ensina os vivos a crescer é o é aquele que traz a sabedoria para que você cresça em vida para que você seja Próspero naquilo que você busca porque vai trazer a sabedoria dos ancestrais que você não cometa os erros que eles possam ter cometido ou que eles possam ter visto e que você cresça mas também que você cresça espiritualmente para est no chegar no outro lado divinizado e não ter que ficar se expondo ao o processo da segunda morte e reencarnação sucessiva né poder se tornar um kimbanda o kimbanda
ele busca isso dentro do culto se tornar um Exu se tornar uma pombogira no seu pós-morte então esse reino a gente teve que adentar isso para explicar um pouquinho e desmar e desconstruir um pouco essa ideia do cemitério separado do reino das Almas das Quim bandas oriundas da primeira onda e você entender a conexão que existe entre o cemitério e almas e entender os manifestaç em Pontos de força e entender que tudo isso se resume a alguns conceitos primeiro que o reino das almas se manifesta onde a presença da Morte onde fim da vida inicia
a morte que o reino das almas se apresenta também onde há o trânsito de espíritos Esses são os dois pilares que vão dissertar que vão descrever todo o reino das Almas por suas variantes é assim que que ocorre eh por outro lado eu deixo sempre claro o interessante n é você entender povo porque povos de dos de reinos de Exu isso varia de casa para casa tradição para tradição e como falei dei exemplo de outros povos aqui de outras tradições e que são reais que existem né existem sim mas é uma interpretação construída lá mas
se você pegar tudo isso volta a repetir você vai encontrar exatamente o que eu falei é local em que a morte se manifesta e local onde h o c a Espíritos é isso que ocorre sempre PR a presença do reino das Almas Espero que tenham gostado do estudo de hoje e vamos seguindo deixando claro que eu não sei se todos os reinos virão agora em sequência porque nós partilhamos aquilo que as pessoas nos perguntam que nos buscam e de dúvidas às vezes até internas aqui da casa mesmo de adeptos ou mesmo da respiração do nosso
dia um Zambia Quatar a oito espero todos no nosso próximo inst
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