Gal Costa, a voz sem limite estético | MPBambas

198.28k views3048 WordsCopy TextShare
Canal Brasil
"Gal Costa canta da confidência ao grito, da transgressão ao virtuosismo, não há limite estético par...
Video Transcript:
[Música] Gal Costa canta da confidência ao grito da transgressão ao virtuosismo não há limite estético para sua voz que acaricia e pode cortar no Mp Bambas de hoje a cantora do Brasil Gal Costa precisa saber da piscina da margarina da Carolina da gasolina você precisa saber de mim eu acredito que Deus está na natureza eu rezo eu respeito reverencio por exemplo o mar meu Deus é isso e eu acredito também na evolução espiritual a gente quando vai envelhecendo vai se tornando melhor né quando você procura ser uma pessoa melhor eu acredito [Música] Baby há quanto
tempo Baby [Música] há quanto tempo Gal no sítio dos novos baianos na década de 70 Dona Maria a sua mãe me disse que quando ninava você você tava na barriga ela ouvia a música o tempo todo que ela queria que você fosse cantora como é que te inspirou essa coisa da tua mãe essa esse essa vocação da tua mãe passou para você como é que foi de certa forma sim Quer dizer subjetivamente falando eu acho que realmente o fato dela ter ouvido muita música para me concentrada para influir no filho né influenciou mesmo é uma
realidade e ela também me senti muito me levou muito a cinema tudo que a manifestação de arte ela procurava me levar me mostrar e eu sempre gostei de música Essa era uma coisa natural e eu tinha uma intuição de que eu seria cantora que esse era o meu caminho e essa coisa se acendeu mais quando eu vejo João Gilberto eu comecei a perceber a missão vibrato a coisa minimalista dele era uma coisa que me Atraia estranheza o violão o timbre da voz o jeito que ele cantava tudo isso me atraiu muito e me ensinou muito
também porque eu comecei a ficar atenta ao quanto ele segurava né a respiração na canção e tudo isso eu percebia e trabalhava sozinha em casa [Música] mas se o Azul do Mar tudo é verão e o amor se faz no Barquinho pelo mar que precisa separar sem intenção nossa canção vai saindo desse mar e o sol seja o barco e Luz um dia tão azuis é totalmente intuitivo Você não estudou nenhum instrumento nada nada já saiu cantando não eu ficava na minha casa estudando é estudando emissão de voz eu você e João Gilberto né pegava
o violão ficava tocando no banheiro né Eu aprendi a respiração no diafragma e ia cantando cantando para saber quanto tempo eu conseguia segurar e fui exercitando isso como uma ginástica mesmo né Foi assim que eu aprendi mais objetivamente a coisa do Canto mas assim o desejo foi tudo nasceu comigo é tudo muito subjetivo [Música] por você toda noite a saudade vai de verdade agora lhe procurar e como é que você saiu das festinhas assim que você cantava para coisa mais profissional bom eu era uma menina que cantava adorava música tocava um pouco de violão era
muito amiga somos quase irmãs de 10 Sandra a Dedé fazia dança e lázinha a professora dela lá é salgada me ouviu cantar na casa de Dedé tava cantando ela achou que eu cantava bem e falou com Caetano nem Dadá conhecia Caetano ainda e Caetano então foi abasarte era um barzinho onde tinha uma excursão onde tinha expulsão de quadros Caetano foi então me encontrar foi você que não quis voltar toda noite a saudade vai de verdade agora e procurei foi a primeira música que ele mostrou para você né você com amor com todo o Brasil eu
falei João Gilberto isso eu também acho me deu violão vou ensinar uma música minha e me ensinou Sim foi você e eu vinha gravar depois que foi a primeira gravação sua né do compacto na Vitor uma música de Caetano e outra de gil eu fui na Bahia eu vim eu vim da Bahia cantar eu vim da Bahia contar tanta coisa bonita que tem na Bahia que é meu lugar tem meu santo tem meu céu tem meu mar a Bahia que vive para dizer como é que faz para viver onde a gente não tem para comer
mas de fome não morre porque na Bahia tem mãe e Iemanjá você começou com um show que foi feito por todo mundo lá na Bahia né o nós por exemplo Caetano Gilton Zé como é que surgiu a ideia desse show e como é que te levaram para dentro do show com a estreia do teatro Vila Velha o diretor do teatro nos convidou para fazermos esse show E aí não juntamos todos Foi um sucesso depois Betânia fez um outro nos convidou também para fazer foi desse show dessa vitrine que a Betânia foi é exatamente inclusive no
período de ensaio e na área esteve lá e convidou Betânia para ver agora como é que você veio para o Rio Eu Vim a passeio e coincidiu com as estreias de Betânia na opinião a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer nenhuma frase até que Caetano fala no no show que ele batendo fizeram juntos há muito tempo e eu estava lá entendeu então eu conheci as pessoas e tal a vida foi me levando e as coisas foram acontecendo minha senhora onde é que você mora Em que parte desse mundo em que cidade
escondida dizendo que se demora lá também quero morar [Música] você estreou no domingo junto com Caetano Por que que vocês fizeram um disco juntos percebeu em nós dois um grande talento como ele não podia fazer um disco de cada um então Eles resolveram juntar Caetano e eu e aí fizemos o dia foi gravado 9 horas da manhã no horário de manhã sobra não era sobra de estúdio né [Música] [Música] [Música] [Aplausos] quando eu cantei o cartão eles vão me dar um divino maravilhoso para cantar perguntou você quer cantar eu falei quero ali eu já tava
numa fase de transformação porque eu ouvia muito Jimmy Hendrix com Giuliana Joplin os Beatles que João amava toda a coisa tropicalismo já tava ali em ebulição e já virou para mim disse assim você como que você quer cantar essa música falei para fora faz um arranjo Para eu cantar para fora ele aí fez aquele arranjo Caetano não viu ele estava na plateia ele me contou isso depois assistindo ao Festival quando eu apareci daquele jeito ele disse que quase caiu duro para trás aliás Divino maravilhoso era uma expressão do Guilherme Araújo né que foi quem te
deu o nome legal né Toda Maria da Graça na Bahia se chama Gal mas é Gal com u o que Guilherme Araújo fez foi botar Gal com ele que ele dizia que era Guilherme Araújo limitada e algumas pessoas falavam General e tal mas eu gosto do grau com ela porque é uma palavra também americana Girl né Girl nas décadas passadas é uma gíria eu gosto disso [Música] quando você começou no tropicalismo quer dizer o tropicalismo já estava sendo lançado em 67 o Caetano cantou alegria alegria o Gil cantou Domingo no Parque como é que você
entrou no tropicalismo quer dizer você participou daquela reuniões teóricas e tudo você sabe que eu gosto de coisa instigadora né as reuniões eu tava ali junto de tudo aí eu passei eu vi outra coisa que eu era muito radical eu gostava de muito pouca coisa eu tava ali nas reuniões ouvindo escutando ouvindo coisas também diferentes radicalmente diferente do que eu ouvia do que eu gostava tava acostumada a conviver [Música] feliz mamãe não chore no Tropicália Você gravou duas músicas o baby e uma mãe coragem e depois como é que você sentiu aquela coisa da prisão
do Gildo Caetano foi um desespero uma angústia muito grande e eu e eu fiquei aqui fazendo tudo que eu fiz entendeu me lembro na sucata quando eu pegava guitarra que cantava se você pensa eu cantava com muita angústia assim entendeu gritando ela como se fosse um grito meio que de desespero era muito difícil não era fácil não [Música] vai ser diferente você tem que aprender a ser gente ligeiro orgulho não vale nada nada você tem a vida inteira para viver e você passa dialogar no violão Bossa Nova dialogar com guitarra né um outro compositor que
você gravou muito também que as pessoas não associam a você o Jorge bem né ele fez uma música linda que fala que foi na verdade para Caetano e Gil no exílio chama Deus é o amor todo mundo vai embora pois a chuva não quer parar usava aquelas roupas era natural eu não usava só para show e as pessoas me chamava de piolhenta suja imunda não tomar banho não sei não eu tomava banho todo dia não tinha nada de era agressão mesmo não era só o fato de cartaz presos que já me angustiava muito mas o
fato de carregar tudo aquilo também era um peso imenso né E também as pessoas na rua quando me viu me agrediu você nunca me bateram né nada mas era difícil [Música] querida hoje é verdade Deus é o amor a confiança felicidade [Música] quantas vezes eu tentei falar [Música] uma decisões na vida [Música] conte ao menos até três se precisar conte outra vez outra vez eu te amo [Música] na década de 70 você também foi pioneira na praia aqui né que as Dunas passaram-se chamado dunas de galo que você frequentava ali em frente ao Pier e
eu e Macaé começamos Aí lá porque não tinha ninguém a gente queria ficar quietinho que de repente virou um lugar dos rips tá o mal que não dizia na época que aquilo ali era protegido por uma Áurea uma Redonda energética né era contra a ditadura contra tudo de ruim [Música] eu estou tão cansado mas não para dizer que eu não acredito mais em você e foi nessa época que você fez um do seu shows assim de mal Impacto que foi o fatal como é que surgiu a ideia desse show a parte gráfica muito bonita também
do disco né então eu fazia a primeira parte do show tocando violão aquela época tocava bastante e a segunda parte eu fiz com uma banda começou com Lene Lene gorda e depois veio o Pepeu o Lene saiu né tente me amar pois estou te amando como é que você sentiu o impacto na sua carreira por esse disco ter estourado pelo show ter estourado inclusive não era muito comum se lançar disco ao vivo né esse era um duplo ao vivo e tudo né deu uma outra dimensão para você você não acha que a minha carreira é
recheada desses momentos todos começou pelo domingo depois eu Divino maravilhoso ver o show aqui na sucata que tinha palco em ambientação do Hélio de seca depois veio deixa sangrar também que tinha ambientação de Hélio seca minha carreira toda recheada de grandes mudanças diferentes mudanças mas mudanças entendeu [Música] eu trouxe o original também foi censurada tá tudo assim quem quer morrer de amor se engana momentos drama o corpo é natural da cama mas aí depois do índio Você gravou cantar que já é um disco mais próximo da da sua voz de novo né porque aí é
o seu encontro com João Donato né tem três músicas do Donato que é um cara da bossa nova né quando eu fiz o Índio ele já estava no Brasil e o Gil fez a direção musical do show aí depois Caetano fez a produção pensou no Cantar tal ele fez a produção de dirigir o show também aí é um encontro seu de volta com a vossa nova e tal [Música] me quer me dizendo assim [Música] e aí depois você começa a mudar sua carreira numa de Estrela né de songbooks e tal Você gravou o primeiro Dorival
Caymmi né Foi logo depois do cantar né eu gravei um disco com Dorival caym fiz um Show com ele uma pequena torneio acaba lá nos Doces Bárbaros como é que foi essa essa coisa dos Doces Bárbaros como é que você voltou ao coletivo depois de ter feito uma carreira tão individual tão forte sua Assim na verdade todos fizeram né Não sei se partiu de Betânia você partiu de Caetano eu não tenho certeza um caminho à parte né porque vocês três estavam numa coisa numa determinada linha e outra E aí Houve essa junção reencontrar juntar os
quatro né com carreiras diferentes personalidades diferentes e fazer uma coisa só uma coisa muito engraçada que aconteceu naquela época é que as pessoas pediam com a Betânia chamando Betânia de grau e pediu a mim chamando de Betânia eles elas confundiam é uma entidade então [Música] me odeio irá onde te quiser [Música] e onde quiser E como é que você passou para Aquela fase de discos assim mais Gerais assim chamado ecléticos né com Aquarela do Brasil por exemplo fantasia que foi Acho que foi o teu disco que mais vendeu né que tinha festa do interior Aí
você se tornou uma cantora Geral do Brasil digamos assim deixou de ser de um movimento né para ser uma cantora mais geral teve essa ideia Tropical também o Carmem Mirando como é que foi essa essa mudança de uma cantora de um setor para uma cantora mais geral hoje trabalhava comigo e saiu um dia e voltou com uma ideia na cabeça eu tenho uma ideia de um show para você porque ele começou a perceber que a minha maneira de vestir espontaneamente o meu jeito tava mudando Ele percebeu ele captou isso ele viu isso e ele viu
tudo aquilo tropical e aí eu falei vamos fazer E aí fizemos aí foi o galo Tropical quer dizer você fez um retrato bacana da pessoa perseguida como hippie e aí você tirou a roupa de rip e passou a usar uma roupa de cantor teve um período que eu gravei coisas mais Pops o disco fantasia é belíssimo ali quatro sei lavar algumas mais de duas canções foram sucesso nas rádios contas de agulhas brilham estrelas de São João Segura as pontas meu coração bombas na guerra magia ninguém matava ninguém morria mas trincheiras da Alegria o que explodia
era o amor você fez também aquele sorriso do gato da Alice né que depois virou um show dirigido pelo gerautomas onde você mostrar vocês deu uma confusão danada como é que foi isso buscando uma coisa nova né a direção nova para mim mas esteticamente eu não sou linda e musicamente era Espetacular e teve a polêmica do peito é uma pena porque as pessoas concentraram aquilo só na coisa do peito à mostra eu tenho alguma coisa assim que as pessoas pensam que você não é capaz de fazer né E que você vai quebra o limite e
faz né a vida se torna melhor engraçada bacana por isso né para você quando você rompe quando você tem coragem de colocar o peito ali nesse negócio aí vamos lá vai tua vida teu caminho é de paz de amor agora você só foi fazer um songbook do Tom Jobim 99 né e o Tom é um cara que tava presente na sua carreira Por que que você demorou tanto tempo assim para fazer o som do grupo dele na verdade eu ia fazer um curso com ele nós tínhamos combinado antes dele viajar para os Estados Unidos para
essa cirurgia que eu não sei bem foi e que ele veio a falecer dois ou três dias antes dele viajar eu falei com ele ao telefone e ele falou olha vamos fazer nosso disco quando eu voltar vamos fazer eu falei vamos eu tô pronta mestre vamos fazer mas aí não deu tempo mas aí eu me senti na obrigação de fazer e todos fossem iguais a você que maravilha viver é esse disco novo quer dizer o Recanto é um reencontro né praticamente né Inclusive tem uma música chamada segunda né que é mais ou menos um diálogo
com esse domingo né eu queria que você falasse um pouco desse disco Recanto me chamou para fazer assim diz que era um projeto dele de composição dele você sempre gravou várias músicas do Caetano cada dia que o seu tem duas três agora esse é o primeiro né a minha voz dentro do contexto estético do disco esse disco tá totalmente ligado à sua história musical né totalmente ligado eu tenho um background eu tenho força para suportar tudo isso que tá aí para trazer para ser isso que está aí [Música] tudo dó [Música] o que que é
a música para você música para mim é tudo a minha vida é alegria é transformação é vida é amor informação a música cura [Risadas] [Música] seja meu nome é Call [Música] e não faz mal que ele não seja branco não tem a cultura de qualquer altura Eu amo igual bom A Gal Costa é uma grande referência para mim quanto mais eu entendo o Ofício de ser cantora e quanto mais eu compreendo o que é ser interprete mas eu admiro agal além de tudo ela tem um timbre único além da afinação da Beleza do Charme da
voz dela e da figura dela no palco assim de tudo que a Gal já fez e já representou as mudanças que ela propôs dentro da música popular brasileira E propõe até hoje ela fez tudo com muito charme muita beleza então ela é uma inspiração completa de um artista que sempre teve a frente do seu tempo e eu acho que ela continua a frente do nosso tempo meu coração não se cansa de ter esperança de um dia ser tudo que meu coração de criança não é só lembrança de um vulto feliz de mulher que passou por
meus sonhos sem dizer adeus que fez dos olhos meus chorar mais sem fim meu coração vagabundo quer guardar [Música] meu coração vagabundo [Música] E aí ela entrou no ônibus e deixa ele para trás [Música] não quer ficar com ele sei lá na boa é um clássico
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com