olá queridos nós vamos agora abrir a palavra de deus no livro dos salmos salmo 88 oi maria leitura estou usando a nova almeida atualizada geralmente pregamos usando a almeida atualizada que é a tradução clássica a mais usada na igreja brasileira mas agora nós estamos começando a passar para a nova almeida que é uma atualização dessa tradução tão consagrada o salmo 88 partir do verso primeiro o senhor deus da minha salvação dia e noite clamo diante de ti chegue a tua presença a minha oração inclina os teus ouvidos ao meu clamor pois a minha alma está
cheio de angústias e a minha vida já se aproxima da morte sou contato com os que descem ao abismo sou como um homem sem força a tirado entre os mortos como os feridos de morte que jazem na sepultura dos quais já não te lembras pois foram abandonados pelas tuas mãos pois és terminar mais profunda cova nos lugares tenebrosos nos abismos sus sobre mim pesa a tua ira tome abates com todas as tuas ondas afastaste de mim os meus conhecidos e me fizeste objeto de abominação para com eles estou preso e não vejo como sair e
os meus olhos desfalecem de aflição dia após dia venho clamando a ti senhor e a ti levanto as minhas mãos será que fará as maravilhas para os mortos ou será que os finados se levantaram para te louvar a tua bondade será anunciada na sepultura a tua fidelidade nos abismos sus acaso nas trevas se manifestam as tuas maravilhas ea tua justiça na terra do esquecimento mas eu senhor clamo a ti por socorro e de madrugada dirijo a ti a minha oração porque rejeita rejeita senhor a minha alma e ocultas de mim o teu rosto ando aflito
e prestes a morrer desde moço sob o peso dos teus terrores e estou desorientado sobre mim passou a tua ira os teus terrores acabaram comigo o dia todo eles me rodeiam como água há um tempo me circundam para longe de mim e está assistir os amigos e companheiros os meus conhecidos agora são as trevas até aqui a leitura da palavra de deus queridos nós vamos orar mais uma vez pedindo que o nosso deus nos de iluminação compreensão da sua palavra nós estamos diante desse salmo senhor é inscrito sobre isso inspiração que retrata a angústia profunda
do salmista e que é paralelo ao sofrimento e angústia de muitos dos teus servos durante a história da igreja e também nos dias presentes nós pedimos ao senhor que a exposição desse salmo traga conforto e esperança direção para que possamos viver como crentes em dias de trevas em dias de profunda angústia e sofrimento se eu queira consolar todos aqueles que nos escutam essa palavra seja usada para trazer esperança e expectativa e descanso entre é o que nós pedimos em nome de jesus amém olá queridos em novembro de 1731 nasceu na inglaterra uma criança que recebeu
o nome de william cowper e william cowper uma das figuras da história da igreja mais emblematicas pelo seu sofrimento com três de seus irmãos e duas de suas irmãs morreram na infância quando ele tinha seis anos faltava dois dias para mim completar seis anos a sua mãe morreu no parto de mais um irmãozinho deixando somente esse irmãozinho e o seu pai o william sofria de uma deformidade física que poucos conheciam mas que o tornava profundamente sensível quando ele completou 10 anos o seu pai o levou para um orfanato onde ele viveu uma vida horrível cheia
de desapontamentos conforme ele conta na sua biografia quando ele tinha 22 anos se apaixonou por uma moça chamada teodora mas o pai proibiu o relacionamento e forçou a o encerramento do romance william teve então uma um surto surtou e teve uma severa crise mental tentou se enforcar mas aí o peso do corpo quebrou o pino onde a corda estava amarrada ele tentou uma segunda vez e dessa vez o peso quebrou a longarina de madeira do teto da casa onde ele tinha amarrado acorda a terceira vez quase deu certo mas quando ele ficou inconsciente o laço
se desfez e ele caiu no chão depois disso ele tentou várias vezes o suicídio ele pulou no rio thames o tâmisa em londres mas foi impedido e tentou pular no rio mas não deixaram segurar o ele na hora depois ele tomou veneno mas aí um amigo encontrou logo depois e os ocorreu outra vez ele se atirou sobre uma faca mas a lâmina dobrou e quebrou com peso do seu corpo quando ele tinha 32 anos ele foi internado num asilo de loucos decendial bem onde ele permaneceu por dois anos e foi ali que ele conheceu a
jesus cristo através de um dos diretores do asilo que o levou ao evangelho e ali william cowper abraçou jesus cristo de todo seu coração e dedicou sua vida a ele ele saiu do manicômio tornou-se ministro do evangelho e durante 30 e ele pastoreou igrejas ali na região mas durante toda sua vida william cowper lutou contra a recorrência desses ataques de melancolia depressão surtos psicóticos vontade de suicídio a maior parte da sua vida foi uma vida em trevas em desespero em angústia e em solidão dezenas e dezenas de vezes ele se via prostrado em profunda angústia
de alma se sentia é rejeitado por deus o que ele trazia a profunda desesperança contudo foi no meio de tanto sofrimento que o william cowper compôs poesias e poemas maravilhosos que são clássicos da literatura inglesa e também hinos que se tornaram muito conhecidos entre os cristãos talvez o representativo desse hino é um a uma fonte carmesim que está no hinário da igreja presbiteriana com o número 106 a minha mensagem nessa manhã é como viver em trevas medo desânimo e esperança e para isso nós vamos nos basear na experiência de eman aqui no salmo 88 o
que sabemos sobre a irmã de acordo com o subscrito do salmo atribuição do salmo é mãe israelita é o seu autor o que vai sabemos dele é que e ele era da família de zerar a e juntamente com é tão somente esses dois homens são chamados de israelitas no antigo testamento ele era considerado como um dos homens mais sábios do reino de salomão juntamente com é tankar call eduarda você pode ler isso no primeiro livro dos reis capítulo 4 verso 31 era um levita encontramos isso em primeiro livro das crônicas capítulo 15 verso 17 e
ele era chamado de o cantor filho de joel primeiro livro das crônicas capítulo 6 verso 33 então se esse é o quadro correto a respeito de evan o autor deste salmo ele era um levita ele era cantor ele era compositor e era um dos homens mais sábios de sua época teria vivido durante o tempo do rei salomão esse salmo com tudo é um salmo de lamento é um salmo é expressa um profundo sentimento de angústia de dor e de aflição bem como outros salvos que nós temos aqui no saltério é mãe escreveu esse salmo como
salmo didático como diz aí a subscrição que nós temos aí do salmo 88 ou seja um salmo para ensinar o objetivo dele era ensinar a confiança em deus a perseverança na oração mesmo em meio ao mais profundo sofrimento e esse salmo foi adaptado e usado pelos filhos de corá e era cantado no templo ao som da cítara era um instrumento que é mã escolheu para que acompanhasse o canto desse sal ao contrário dos demais salmos de lamento que nós encontramos na bíblia esse salmo não traz nenhuma esperança ou luz ao final do túnel o tempo
todo é manta falando da sua angústia da sua aflição e é da dor da sua alma do seu desespero e o salmo termina com a expressão trevas os demais salmos e lamento eles começam realmente com lamentos mas eles terminam com alguma esperança o salmista diz que deus ouviu a sua voz o salmista encontra refúgio e paz em deus mas não é o caso desse salmo por isso que ele é chamado de o salmo mais triste da bíblia exatamente pelo seu caráter melancólico pela pela tristeza profunda que é revelada aqui sem qualquer esperança no final aqui
é manda rama seu sofrimento intenso diante de deus nós não sabemos exatamente qual era o sofrimento de eman não era pecado porque quando o salmo de lamento ele é causado pelo pecado geralmente existem pedidos ou expressões de confissão e arrependimento mas não é isso aqui nesse salmo como você notou a é mãe está apresentando a sua angústia em nenhum momento ele tá pedindo perdão por alguma coisa o que mostra que a sua não é a sua consciência culpada que o está aguilhoando mas alguma outra causa o que a gente sabe é que ele sofria desde
a infância desde a sua mocidade aliás nós vamos ver isso aqui no verso 15 e talvez fosse uma doença crônica talvez fosse uma doença mental crônica uma melancolia uma tendência à tristeza ea depressão ou alguma doença física que o atormentava e para qual não havia cura para medicina daquela época agora o maior sofrimento de eman aqui nesse salmo é o fato de que deus está em silêncio sem ouvir a sua oração deus se mantém distante deus se mantém mouco por assim dizer o surdo aos apelos do salmista e é isso que o aflige em cima
de tudo nós vamos então entrar na exposição do salmo e em seguida eu queria tirar algumas missões para nós com aplicações práticas a primeira parte do salmo é manso suplica a deus que ouça a sua oração versos 1 e 2 o senhor deus da minha salvação dia e noite clamo diante de ti chegue a tua presença a minha oração inclina os teus ouvidos ao meu clamor apesar de tudo que ele estava passando é mã se dirige à deus como sendo o deus da sua salvação porque ele sabe que somente em deus ele vai encontrar refúgio
e refrigério para o seu sofrimento ele diz aqui que ele clama de dia e noite diante de deus tá aí no final do verso primeiro dia e noite e clamando diante de deus tal a sua dor tá o seu sofrimento e é interessante observar aqui e é bem didático que ao contrário de muitos crentes que quanto mais sofrem mas se afastam de deus é mãe quanto mais sofria mas ele se apegava deus mas ele se aproximava de deus clamando o dia e nos e ele quer aí no verso dois é acesso a presença de deus
chegue a tua presença a minha oração a linguagem aqui ela lembra o cerimonial dos palácios em que era preciso que se alguém queria alguma coisa do rei precisava ter acesso à sala do trono isso era feito através de um cerimonial e uma vez que a pessoa tinha acesso a presença do rei ele poderia então colocar diante do rei a sua queixa ou seu pedido essa figura que é mãe tá dizendo aqui chegue a tua presença a minha oração é como se dissesse senhor me admite a sala do trono me dá essa graça de chegar diante
de ti e expor o meu sofrimento e colocar diante de ti toda minha aflição porque é manhã se sente afastado de deus ou distante de deus ele pede ainda inclina os teus ouvidos ao meu e é uma expressão é uma metáfora para dizer senhor pelo menos ouça o que eu tenho a dizer pelo menos ouça é mano tá numa situação de angústia tal que não tá nem pedindo para deus o livrar do que ele tá passando ele quer apenas que deus ouça só se o senhor somente me ouvir eu já estarei satisfeito diz irmã e
nos lembrando mais uma vez de como esse homem é tinha uma fé profunda em deus apesar de todo seu sofrimento o que ele queria simplesmente era estar na presença de deus e que deus escutasse o seu lamento e em seguida ele faz o seu lamento ele descreve diante de deus o estado de sofrimento em que ele se encontra que vai aí do verso 3 até o verso 5 primeiro ele diz senhor a minha alma está cheia de angústias ou está farta de males a figura é de alguém que comeu muito e essa sensação come muito
e fica lotado não é cheio a gente chama de empanturrado e você não aguenta mais nada a pessoa chega isso aqui é uma sobremesa já comi não aguento mais nada essa é a situação de irmã a minha alma está cheia de males está farta de sofrimento de angústia eu não aguento mais o deus eu fui até onde eu poderia ir em segundo lugar nessa descrição ele disse que a minha vida já se aproxima da morte ou seja ele está caminhando à beira de um penhasco do qual se ele cair a morte é certa é assim
que ele se sente andando no limite a minha alma se aproxima da morte chegou no limite do que poderia suportar eu não aguento mais eu já fui até onde eu poderia ir terceira descrição que ele faz do seu sofrimento do verso é retirado do campo de guerra daquela época da é uma naquele tempo durante uma batalha se um guerreiro fosse ferido não tinha ambulância não tinha socorro médico não tinha helicóptero para o resgate médico a pessoa era ferida o soldado era ferido e ele era deixado lá no campo de batalha porque a morte dele era
apenas uma questão de tempo e a pessoa e às vezes o soldado vivo porém mortalmente ferido ele era jogado ao lado de cadáveres de pessoas que já tinham de saudade que já tinham morrido e é mano se sente como um desses eu sou contado verso 4 com os que descem ao abismo é uma figura para morte sou como um homem sem força a tirado entre os mortos como os feridos de morte que jazem na sepultura dos quais já não te lembras pois foram abandonados pelas suas mãos é assim que a manta se sentindo abandonado pelo
um soldado ferido no campo de batalha e entre os mortos abandonado pelo general tower o sentimento desse homem tal angústia que ele se sente e agora em seguida do verso 6 a 9 é mãe atribui a deus as angústias e as dores que ela está passando para seguindo a sequência o primeiro ele diz adeus se eu quero que o senhor me os em seguida eles põem a deus o seu sofrimento ele está com a alma farta demais ele sente que está no limite andando na beira da morte ele tá se sentindo como soldado abandonado ferido
no campo de batalha e agora na terceira parte do salmo ele diz adeus foi o senhor que fez isso tudo isso vem da tua mão o marido sos seis até o verso 19 veja como ele argumenta primeiro universo seis ele diz assim puseste-me na mais profunda cova nos lugares tenebrosos nos abismos sus a no hebraico tem o pronome pessoal tu tu me colocaste que foi omitido aqui na nossa tradução e no hebraico é bem fático neto me pusestes foi o senhor que me colocou nessa situação no verso 7 sobre mim pesa a tua ira tu
me abates com todas as tuas ondas no verso 8 tua afastaste de mim os meus conhecidos tu me fizeste objeto de abominação para com eles estou preso e não vejo como sair e é não sabe que aquilo que ele está passando vem da parte de deus é a mão de deus sobre ele entretanto esse essa consciência o fato desse conhecimento não impede é mande buscar a deus ele sabe que deus está por detrás de tudo que nos acontece nós já dissemos não e já falei eu nós não sabemos a causa do sofrimento diamante podia ser
uma doença podia ser uma condição mental podia ser uma perseguição constante de inimigos o que fosse é mão sabia que aquilo que ele tocava só podia tocá-lo porque deus havia enviado o deus havia permitido de alguma maneira é uma sabe que tudo aquilo vem da parte de deus foi deus que o colocou na cova foi a ira de deus que se abateu sobre ele foi deus que afastou dele os seus conhecidos alguns acham por isso que a doença dele era lepra ou que a lepra provocava e social e isso então faria com que é mã
não não pudesse ter contato com ninguém para evitar contaminação a problema com essa interpretação aqui então ele não poderia ser um levita que atuava no templo como nós vimos que ele era então é aquele tá descrevendo o seu sofrimento sob a forma de uma doença da lepra provavelmente deus afastou dele e os seus conhecidos deus fez dele um objeto de abominação era assim que o leproso era visto um objeto de abominação estou preso e não vejo como sair esse isolamento essa solidão e que ele tava passando pela sua condição qualquer que fosse ela é não
sabe que isso veio da parte de deus e essa perspectiva fazia parte oi duda fé do antigo testamento o judeu piedoso ele não acreditava em sorte em acaso em azar em destino infortúnio que as coisas aconteciam aleatoriamente o judeu havia sido ensinado de acordo com a lei que recebeu da parte de deus através de moisés que deus é o soberano criador de todas as coisas que ele domina e que ele controla tudo o que acontece portanto em última análise tudo procede de deus tudo tem a mão de deus conduzindo a nossa história ea nossa experiência
para um propósito que ele já estabeleceu e que a bíblia diz que é para o bem daqueles que o amam é não sabe que é deus quem fez todas estas coisas acontecer com ele com tudo ele insiste em orar é isso que me impressiona nesse salmo é que esse homem sofredor ele não larga deus ele se apega e veja aqui no verso 19 depois de descrever o seu sofrimento no verso 6 7 8 no verso 9 ele diz assim os meus olhos desfalecem de aflição bom dia após dia vem um clamando a ti senhor e
a ti levanto as minhas mãos era assim que o judeu piedoso orava de olhos abertos e aquele diz que os olhos estão desfalecidos e aflição os olhos elevados ao céu com as mãos levantadas ele diz que dia após dia todo dia todo dia sem falta sem esquecer um sem pular dia nenhum é mãe estava diante de deus com as mãos levantadas clamando chorando e suplicando a deus para que deus ouvisse o seu sofrimento a sua angústia o seu clamor a sua queixa ele queria encontrar da parte de deus uma resposta que lição preciosa para nós
meus irmãos e quando o nosso sofremos buscar a deus é o contrário do que acontece com muitos a nossa tendência quando nós estamos sofrendo é ficarmos amargurados com deus ficarmos sentidos com deus irados com deus atribuir a deus alguma injustiça perguntar a deus o que é que eu fiz para merecer isso você percebe que não há esse tipo de queixo aqui em amã mano tenta se justificar diante de deus ele não se apresenta como vítima aqui diante de deus o que ele quer é que deus o ouça ele que era que deus atenda que deus
o conforte que deus o console no meio de todas as suas aflições vamos agora para é a quarta parte do salmo que é uma parte de interessante eu espero que você tenha tenha seguido o esteja seguindo aí a nossa sequência primeiro é manso pública que deus o ouça do verso uma dois depois ele faz uma descrição dos seus sofrimentos de três a cinco depois ele diz diante de deus que reconhece que tudo aquilo vem da parte de deus do versus 6 a 9 e agora do verso 10 até o 12 é mãe argumenta com deus
dizendo que a morte de irmã a morte dele de nada serviria para deus o que nós vamos ver aqui é uma descrição ou uma perspectiva apenas humana os judeus piedosos tementes a deus do antigo testamento como esse é mãe que escreveu esse salmo eu quero um homem sábio era um levita era cheio do espírito de deus que ministrava da casa de deus ele agora vai falar da perspectiva humana eles tinham claro a convicção de que havia vida após a morte e que a morte não é o fim de todas as coisas mas aqui ele fala
da perspectiva da sepultura para cá e o que ele vai falar certamente faz sentido se nós entendermos dessa perspectiva ele começa a aumentar com deus para dizer adeus o seguinte de que adianta se eu morrer é o senhor que vai perder se eu morrer é o senhor que vai perder veja só vou ver s10 ele diz assim será que fará as maravilhas para os mortos e se eu morrer senhor se eu morrer e quem vai ver as tuas maravilhas quem vai assistir os prodígios que o senhor faz quem é que vai olhar para todas estas
coisas que o senhor tá fazendo essa é uma pergunta aqui ele faz aqui para deus dizendo deus o senhor não ganha nada se eu morrer na verdade o senhor vai perder um adorador no verso 10 tem ainda uma outra pergunta que ele faz será que os finados se levantaram para te louvar é uma pergunta deus o seu acha que lá no cemitério os finados vão se reunir para fazer um coral para adorar o senhor e para louvar o senhor são os vivos que fazem isso se eu morrer o senhor vai perder um membro do coral
o senhor vai perder um cantor o senhor vai perder alguém que te louve então o que é que o senhor ganha com minha morte ou ainda no verso 11 ele diz a tua bondade será anunciada na sepultura ea tua fidelidade nos abismos sus ou seja se eu morrer quem é que vai anunciar a tua fidelidade ou quem que vai anunciar a tua bondade a sepultura não faz isso e o abismo e não faz esse tipo de coisa na mesma linha ele continua argumentando no verso 12 acaso nas trevas se manifestam as tuas maravilhas e tua
justiça na terra do esquecimento terra do esquecimento é o nome da sepultura não é e quando a gente morre é sepultado a muito choro a muita lembrança mas os anos vão passando né e cada vez mais as pessoas vão esquecendo de visitar a nossa sepultura anualmente até que finalmente ninguém mais visita os anos passaram os familiares estão cuidando da sua vida e a sepultura que um dia foi tanto visitada até lá na terra do esquecimento é uma pergunta a terra do esquecimento vai falar da tua justiça vai falar da tua fidelidade eu queria trazer esse
argumento de diamante para nós da seguinte maneiro oi será que você pode argumentar com deus dessa maneira você pode conversar com ele dizer o seguinte deus se eu morrer o senhor vai perder um servo teu se eu morrer o senhor vai perder alguém que te louva se eu morrer o senhor vai perder alguém que faz a diferença ou minha morte não vai fazer a menor diferença é entre aqueles que te louvam e aqueles que te adoram será que você pode argumentar com a irmã com deus da forma como a irmã está argumentando aqui ou seja
olhe para a sua vida olhe para os dons e talentos que deus me deu olhe para sua trajetória aqui a sua morte vai fazer alguma diferença esse é o argumento que é irmã usa agora para com deus senhor eu tô sofrendo tanto que eu estou à beira da morte mas se eu morrer o que é que o seu ganha com isso o senhor vai perder um membro do coral do senhor vai perder um poeta você vai perder alguém que te louvo o senhor vai perder um pregador da tua fidelidade o pregador da tua justiça o
senhor vai perder alguém que a testemunha das tuas maravilhas e dos teus prodígios é manhã certamente sabia argumentar com deus aqui no final a parte final do salmo a quinta parte do verso 13 até o resto 18 oi é mãe insiste em orar insiste em orar o e apesar dele não ter resposta de deus vamos ver aqui as partes desses ao primeiro ele diz que ele acorda cedo para orar verso 13 mas eu senhor cama tipo socorro apesar de estar me sentindo próximo a morte da qual o senhor não vai ganhar nada se isso acontecer
de irmã mas eu senhor clamo a ti po socorro e de madrugada dirijo a ti a minha oração é mano acordava cedinho para orar a deus clamar a deus e pedir que deus me escutasse que deus o atendesse no seu sofrimento no verso 14 ele torna a perguntar a deus qual é a causa do silêncio de deus porque rejeita senhor a minha alma porque ocultas de mim o teu rosto como eu já disse não há sofrimento maior para o crente do que essa sensação de que deus não está escutando de qd e o seu rosto
de que deus o abandonou de que deus não escuta sua oração é isso que mais nos angustia no meio de todas as coisas porque se no meio do sofrimento nós tivermos consciência de que deus está nos ouvindo e que deus está conosco isso traz um grande alívio ao nosso coração mas o que aumenta ainda mais o nosso sofrimento é quando no meio dele a gente tem a impressão de que deus não está nos escutando e é esse silêncio de deus que aflige o verdadeiro crente é isso que a manta questionando aqui no verso 14 por
quê que o senhor me rejeita por que que o senhor culta de mim o seu rosto depois disso ele repete as angústias que ele estava passando como que para traíra a misericórdia ea compaixão de deus do verso 15 até o verso 18 ele lembra que ele está essa situação é desde a sua mocidade ando aflito e prestes a morrer desde moço ou seja a vida oi irmã foi passada em meio a essas crises essa angústia essa depressão e a essa tristeza e quais são essas angústias e aflições ele não era aqui a partir do verso
15 primeiro ele se sente desorientado final do verso 15 sob o peso dos teus terrores estudos orientados tô sem saber o que fazer eu estou perplexo não tô entendendo a situação depois no verso 16 ele diz assim sobre mim passou a tua ira e os teus terrores acabaram comigo ele tá se sentindo temeroso está se sentindo cheio de medo achando que deus está contra ele não somente deus não ouve mas que deus está contra ele que a ira de deus está contra ele sobre ele no verso 17 ele diz o dia todo a tua ira
e os teus terrores me rodeiam como água há um tempo me circundam ele ele descreve o que ele sente como alguém que está se afogando a ira de deus e o temor de deus como a água a circunda enquanto ele vai se afogando no mar do desgosto de deus no verso 18 ele se sente isolado e só para longe de mim afastaste os amigos e companheiros e ele termina dizendo que a única companhia que ele tem são as trevas os meus conhecidos agora são trevas você agora pode entender porque é que esse salmo é chamado
de um salmo mais triste da bíblia não é verdade porque ele acaba nesse tom de angústia de solidão de trevas e de desespero apesar de que irmã em momento nenhum ele desistiu de buscar a deus o que que esse salmo nos ensina queridos irmãos e eu quero tirar algumas lições para nós a primeira delas é que mesmo os homens mais santos piedosos e fiéis eles passam por momentos de profunda melancolia espiritual nós temos vários exemplos na bíblia além de ímã moisés escreveu o salmo 90 queria que você lesse depois com uma complementação do salmo 88
onde moisés reflete profundamente melancólico desesperançado na grandeza de deus na pequenez do homem durante aqueles 40 anos em que passou no deserto moisés viu sentiu experimentou angústias profundas diante da realidade da pecaminosidade do povo de israel e da sua rebelião o peso do profeta elias que depois de uma vitória retumbante quantos profetas de baal foi ameaçado de morte pela inpi a rainha jezabel e angustiado deprimido fugiu do seu posto se refugiou numa caverna e foi preciso que deus ou se até lá para tirar tirá-lo daquela situação o próprio davi uma avioso salmista de israel escreveu
o salmos de lamento semelhantes a esse dia irmã leu o livro de jó e você ver ali um homem de deus temente a deus perder tudo que tinha no único dia e mergulhar numa crise de questionamento diante de deus pelo que havia acontecido o que é que tudo aquilo significava ler a vida do apóstolo paulo onde constantemente ele está trazendo uma lista de sofrimentos pelos quais ele passava e nessa lista consta preocupações por dentro temores por fora o ao contrário é temores por dentro de aflições por fora angústia profunda o coração também história da igreja
nos mostra essa verdade de que homens piedosos tementes a deus mulheres de deus passaram por períodos enfrentaram perigos e profunda melancolia depressão espiritual talvez você não soubesse mais o grande pregador reformado charles spurgeon que é considerado o príncipe dos pregadores ele sofria de uma depressão tão profunda que às vezes ele tinha que ser levado pelos diáconos da sua casa para a igreja para poder pregar porque ele se sentia prostrado às vezes ele ficava duas três semanas de cama sem poder exercer o ministério pastoral diante daquela prostação prostração que ele passava o famoso dom banho que
escreveu o livro o peregrino é o segundo livro mais lido no mundo depois da bíblia ele sofria de profunda depressão tinha crises e crises de se sentir abandonado e rejeitado por deus questionando inclusive a sua a gravação david brenner o famoso missionário entre os índios morreu antes dos 30 anos de tuberculose escrever um diário que foi publicado pelo seu sogro jonathan edwards onde ele descreve dia após dia os seus sentimentos de angústia de sentir-se rejeitado por deus abandonado perplexidade trevas durante o tempo em que ele ministrava ali aos índios no no oeste dos estados unidos
mesmo crente mais fiel e piedoso está sujeito a isso é a primeira lição que eu queria dizer o trazer para nós estamos sujeitos a essa sensação de termos sido abandonados por deus ficamos sem resposta às nossas orações experimentamos um silêncio de deus sentimos falta de conforto os terrenos aqui como cura saúde e segurança financeira o que nos traz tristeza desânimo a falta de propósito as causas são muitas mas o resultado é uma só você está sujeito a isso você que tá me escutando você que está ouvindo essa mensagem agora nessa manhã saiba que a sua
condição de tristeza depressão desânimo e desespero questionamento não é única mas faz parte mesmo da vida dos cristãos mais perigosos e crentes que nós temos notícia tanto na história bíblica como também na história da igreja segunda lição que eu queria trazer é que esses períodos de tristeza e abatimento eles podem durar pouco ou então a vida toda no caso de irmã desde moço no caso de william cowper a vida toda os pais com filhos problemáticos eles sofrem muito pais com filhos especiais eles também sofrem muito filhos com pais que exigem cuidados intensos e que vão
passar a vida atendendo socorrendo e ajudando os seus pais também sofrem muito a pessoas acometidas de doenças crônicas às vezes essa crise pode durar alguns dias e a gente pergunta por que isso e a resposta é deus deseja nos mostrar os terríveis e estragos que o pecado de adão e eva e trouxe para a raça humana deus quer nos mostrar com frágeis nós somos ele quer nos ensinar que ainda nós não estamos no céu e o quanto precisamos dele a terceira lição é essa nada angústia mais um filho de deus do que se sentia abandonado
por ele tudo mais pode nos faltar menos isso oi e essa é a maior queixa do salmista a quarta lição eu creio que essa é extremamente importante para nós nós não devemos parar de orar jamais mesmo que deus pareça demorado em nos responder devemos suplicar o seu favor podemos lamentar diante dele devemos descrever nosso estado diante dele podemos argumentar com ele como irmã fez é mas não parou de orar diante do silêncio de deus ele clamava de noite verso primeiro ele clamava cada dia verso 19 e ele clamava de madrugada verso 13 última lição que
eu queria tirar para nós queridos com profundos e terríveis foram e sofrimentos do senhor jesus por nós o estado de sofrimento de e mande escrito no salmo 88 ele se aplica a cristo embora é manhã que esteja descrevendo a sua própria situação cristo sofreu sua vida toda e a bíblia o descreve no sal o isaías 53 como homem de dores que sabe o que é padecer cristo era um homem de dores desde a sua encarnação durante sua infância durante a sua mocidade durante o seu ministério ele sabia o que é para descer lá no getsemane
na angústia que antecediam o momento da morte ele disse aos seus discípulos a minha alma está profundamente angustiado até a morte isso ou gotas de sangue tal intensidade do seu sofrimento levado a cruz ali ele gritou na cruz deus meu deus meu por que me abandonaste que é o grito de emanc no salmo 88 senhor porque o senhor não me ouvir porque que você não me atende por que me abandonaste e é por causa dos sofrimentos de cristo olá queridos que o nosso sofrimento aqui não é em vão que o nosso sofrimento aqui tem sentido
o senhor jesus sofreu para que nós pudéssemos ser perdoados dos nossos pecados para que deus nos justificasse de maneira que não há mais nenhuma condenação para nós é isso que faz com que os nossos sofrimentos não sejam punições da parte de deus não é castigo da parte de deus lembre que esse salmo é um salmo didático os sofrimentos vem para nos ensinar o quanto nós precisamos de deus o quanto nós somos frágeis o sofrimento vem para quebrar nossa confiança em nós mesmos para que nós nos apegamos ao senhor jesus homem de dores e aprendamos a
viver na dependência de deus talvez você esteja passando por essa experiência de tristeza desânimo sofrimento sensação do abandono da parte de deus busque a deus com fé se a ele os seus pecados medito nos sofrimentos do senhor jesus por nós eu desisti de que o propósito de deus não é punir você castigar você porque seus pecados já foram punidos e castigados em jesus mas trazer você mais para ele como acabou acontecendo com a irmã o silêncio de deus aproximou irmã do senhor e talvez você não esteja passando por isso talvez deus tenha sido gracioso e
misericordioso com você deixa eu lhe dar alguns conselhos para você tenha compaixão dos que estão sofrendo não condene não julgue porque você não sabe o que é que está acontecendo na vida daquelas pessoas que estão marcadas pela dor e pelo sofrimento mas ao contrário ore por eles ofereçam um ombro amigo uma palavra de conforto uma palavra de consolo para essa pessoa se possível ajude essa pessoa com alimentos com remédios com alguma outra forma mas e diga adeus senhor deus graças te dou porque o senhor tem me e até agora e passar por uma situação como
essa e se algum dia essa situação via sobre você lembre do salmo 88 lembre da história de irmã que deus nos console que deus nos fortaleça no meio das angústias e no meio do sofrimento que nós experimentamos aqui em nossa vida olhamos e vai amar eu quero um teceder agora por aqueles que à semelhança de irmã de william cooper john byrne david brenner paulo moisés elias e tantos e tantos outros estão passando por um profundo desespero profunda tristeza trevas na sua alma perplexidade e desorientação se sentem como mortos se sentem como abandonados andando no limite
com a alma farta de sofrimento nós oramos para que ele se não cessam de orar todo dia de madrugada levantando as mãos olhos marejados clamando ao deus do céu só deus conforte o teu povo especialmente agora quando essa pandemia agrava a nossa tendência é de ficarmos tristes ficarmos perplexos socorre o teu povo de que nós aprendemos que a nossa felicidade está somente em ti e que saber que o senhor nos ouvir para nós já é a maior dádiva aqui nesse mundo console o teu povo em nome de jesus é