Olá, meus amigos, minhas amigas. Meus queridos Seres Logísticos! Sejam muito bem-vindos a mais uma videoaula, aqui no nosso canal.
Canal do Ser Logístico. Hoje trazemos uma videoaula sobre a classificação ABC. Mas esse vídeo aqui, ele é porque vocês lá, nos seus comentários, surgiram muitas dúvidas.
Principalmente no vídeo que a gente largou sobre logística de varejo, faz uma ou duas semanas, talvez. Vocês podem ver no card aqui. Aonde a gente aplicou ele com.
. . a classificação ABC como uma estratégia dentro da distribuição física do estoque daquela rede de varejo e muitas pessoas nos perguntaram: Mas Menchik, o que é a classificação ABC?
E eu achei importante a gente vir aqui contextualizar isso, principalmente porque eu, na prática inclusive, vejo muitas distorções das pessoas, é. . .
calculando errado isso. E interpretando errado e aplicando errado isso, especialmente daí, no nosso caso aqui dentro da logística. Então, tem outros vídeos do canal, como o vídeo de gestão de estoques.
Vocês podem também ver na sequência que a gente usa direto essa classificação ABC. Entretanto eu quero que você veja o vídeo até o fim, porque lá no final eu vou falar sobre outros tipos de classificações que a gente usa especificamente na logística porque a classificação ABC ela é muito genérica, a gente pode aplicar isso em qualquer lugar. É realmente ,assim, e principalmente, o Princípio de Pareto, que eu vou explicar aqui na sequência, que também é outro fator, assim, que a gente pode é um conceito que a gente aplica em qualquer lugar, na área de vendas, na área produção, em casa com os filhos, seja lá o que for, dá para usar.
Entretanto, no final do vídeo eu vou ser bem mais específico, assim, mostrando outros tipos de classificação que existem na logística, que eventualmente é importante você saber, para não aplicar a ABC também genericamente em lugares errados. Mas para isso, primeiro eu tenho que me apresentar, meu nome é Carlos Menchik, sou consultor sênior da PROLOG Capacitação e Consultoria na área de logística uma empresa de atuação focada em logística mais de 20 anos. Agora em novembro estaremos comemorando aí nosso nosso aniversário de 20 anos de empresa e trazendo mais um vídeo para vocês mas, por favor, importante isso, para vocês, eu peço, assim, encarecidamente, não é só para mim é para a equipe que trabalha comigo, para nossa comunidade aqui, é muito importante o seu like no vídeo, é muito importante sua inscrição no canal.
De cada dez pessoas que assistem o canal apenas quatro são inscritas. Então, se você é um desses seis aí, por favor, ajude a gente aqui a criar mais conteúdo, a ser criativo aqui no nosso conteúdo e também motivar galera, porque não é só eu, tem uma equipe inteira aqui. E outra, o próprio YouTube, porque quanto mais like, quanto mais inscritos você nos gratificam aqui com o seu like, com o seu comentário, o YouTube percebe no seu algoritmo lá, que é importante o vídeo para comunidade e ele mostra o vídeo para mais seres logísticos.
Então ele ajuda a distribuir o conteúdo. Obviamente você. .
. eu sei que você deve falar, copia o link, manda pelo WhatsApp. Eu acho que quase 10% das visualizações aqui do canal advém do WhatsApp, portanto é você dividindo o vídeo entre suas equipes, seus colegas, etc.
. . mas o likezinho e o seu comentário, o seu comentário ajuda muito, diz de onde é que você é, qual estado e etc.
Bom, vamos lá sem mais delongas. Vamos para o que interessa, a classificação ABC. E aí eu preciso embasar isso no Princípio de Pareto.
E eu até gosto, assim, eu risco o princípio, porque para mim isso já é uma lei. A Lei de Pareto. Vilfredo Pareto é um economista italiano, e esse cara, trabalhando em sextos ele percebeu o seguinte: olha, a lei.
. . porque mostra o seguinte, 20% das causas equivalem a 80% das consequências.
Claro, pode dar uma variadinha aqui, uma variadinha ali, mas invariavelmente você vai ver na prática, ele mostra isso como uma lei. E essa lei significa o seguinte, que 20%, por exemplo, vamos pegar. .
. pega a tua realidade aí na tu empresa. Vinte por cento das dos teus S.
K. Us equivalem a 80% dos teus estoques. Vinte por cento dos teus S.
K. Us equivalem a 80% das tuas vendas. Vinte por cento dos seus clientes equivale à 80% das tuas vendas.
E é assim que tu vai desdobrando e tu enxerga que realmente esta lei permeia para dentro de várias aplicações. Mas isso, para quê a gente usa isso? Cara, porque não adianta eu ficar.
. . eu não tenho recursos para analisar 100% dos meu S.
K. Us. Então o que eu tenho que fazer?
Eu tenho que priorizar o que é relevante. E a Lei. .
. o Principio de Pareto, ele te aponta a relevância do item. Então, vamos lá.
Se eu pegar aqui, por exemplo, eu tenho que otimizar meus estoques. Então tu vai ver primeiro um vídeo de gestão de estoques, que a gente falou ali. Aonde eu ensino a fazer isso e, obviamente, a gente tem um curso especializado nisso aqui, que é o curso de gestão de estoques.
Se você. . .
ali na descrição dos vídeos da um clicada lá, que a gente aprofunda muito isso. Principalmente nos algoritmos de reposição dos estoques. Bom, mas o que eu quero mostrar aqui?
Se eu pegar 20% dos meus S. K. Us, eles têm uma representatividade 80% dos meus estoques.
Então, esses 80% aqui é que fazem a diferença no valor do investimento dos meus estoques. Então eu preciso me concentrar nesses itens. E aqui, aí que eu contribuo muito, tem uma estratégia para atuar nesses itens.
Que a gente consegue ir lá no vídeo de gestão de estoque, eu dou uma pincelada sobre isso. E se você quiser aprofundar vai ali na descrição dos vídeos, na descrição deste video aqui e dá uma olhada na capacitação sobre gestão de estoques. Bom, pela metodologia do Lean.
E aí, eu extrapolo isso para a classificação ABC. Isso aqui embasou. .
. O Pareto embasou a classificação ABC, porque daí a gente segmenta e a gente começa a mostrar o seguinte: olha se eu tenho aqui aqui o percentual da minha venda. .
. observem isso, esse aqui é o o gráfico clássico. E eu tenho aqui o percentual dos meus S.
K. Us. Percentual dos meus S.
K. Us, percentual da minha venda. Então, aí, muita gente pede planilha, etc.
Eu vou te ensinar a fazer a planilha. Então eu vou listar os meus S. K.
Us. Então vamos botar aqui, S. K.
U um, dois, três, quatro, N, certo? Vai listando todos os teus S. K.
Us. Lista eles já por ordem. Como a gente tá falando aqui de venda.
. . em ordem decrescente de venda.
Então para o meu S. K. U 1, vendeu 100 no mês ou no acumulado do ano, né?
Pode ser alguma coisa desse tipo. O segundo S. K.
U vendeu 60, terceiro S. K. U vendeu 45 e assim vai indo, certo?
O que eu vou fazer? Na terceira coluna aqui, eu vou cumular à venda. Ou seja, o segundo S.
K. U vendeu 160. Ok?
Cumulado. Junta com o terceiro S. K.
U aqui, deu 205. E assim sucessivamente. E aí eu vou calcular quanto representa da minha venda total.
Da minha venda total aqui eu não sei quanto que deu, mas vamos chutar aqui. Vamos dizer que que tenha dado 400, por exemplo, tá? Eu tenho aqui 25% do meu 100 por 400, é 25%, né?
isso aí. Então eu vou calculando quantos porcento isso é do total. Aqui é 25% e assim por diante.
Então aqui que já vai ter uma boa ideia de como chegar nesse gráfico aqui. É bem simples, é muito simples, provavelmente vocês já viram isso na faculdade, como eu disse antes, já viram isso em algumas formas. Eu tô indo na essência, na classificação clássica do ABC.
E aí, vamos extrapolar isso aqui para o gráfico. O que a gente vai enxergar? A gente vai enxergar um gráfico que deve ser algo assim.
Certo? Ou seja, eu vou botar aqui que 20% dos meus S. K.
Us. . .
Opá, não é. Ali é 25. Eu escrevi errado, pera aí.
Aqui, ó. . .
sei lá. Vinte porcento dos meus S. K.
Us, eles equivalem aqui a 80% da minha venda. Então, eu fecho a classificação, o item A. Esses caras aqui são os caras relevantes.
Eles fazem a diferença na tua venda, por exemplo, né? E se for usar a abordagem Gestão de Estoque, esses 20% aqui, não podem faltar, porque ele é minha vaca leiteira, ele é meu pão quente na minha renda. Então vamos lá.
Aí, eu vou ter 20-80 ali já tá feito. Vinte porcento da minha causa é 80% da minha consequência, certo? O Pareto clássico aqui.
E aí, vamos pegar agora. . .
aqui é 50, vamos dizer que aqui ó, que 50%. . .
aqui ó, 50%. Cinquenta porcento dos meus itens são o C. .
. aqui é 50%, aqui é 20%, aqui pegamos 30%. Por exemplo, tá?
Isto aqui, também depende do analista analisá-lo e propor se isso faz sentido para o teu negócio. Porque eventualmente tu tem muito S. K.
U e talvez isso aqui seja mais representativo aqui. Então tu tem que observar pela variedade de itens que tu tiver. Tu eventualmente vai botar aqui percentuais um pouco diferentes.
Tu pode inclusive, mudar esses percentuais aqui um pouco para adequar a tua realidade. Esse B aqui, vai representar aqui, digamos. .
. Eu vou trocar a caneta aqui, vou botar uma em azul. Esse aqui de 80% da minha venda, esse aqui deu 15% da minha venda e esse aqui deu cinco porcento da minha venda.
Então, olha só, meu item classe C, ele tem 5% de tudo que eu vender. Ou seja, é muito pouco, e são 50, normalmente até a mais. Eu até confesso.
Normalmente é mais que 50% dos teus S. K. Us tem 5% da tua venda.
E aí, tu vai ver o seguinte, cara, não posso tratar, por exemplo, essa classe de produto igual a essa. Aí que eu mostro que a estratégia tem que ser diferente. Eu não posso tratar todos os itens iguais.
Seja pela área comercial, seja pela área produtiva, seja pela área de logística, seja pela financeira. Não sei. Pode escolher.
Não vai poder tratar todos os itens de forma igual. E aí, tu vai criar estratégias diferentes para adequar isso. Por tanto.
. . Justamente por isso é tão importante classificação ABC.
Se tu aplicar isso para o estoque, e tu quiser analisar os estoques, óbvio, aí tu não vai usar aqui venda, tu vai usar aqui valor de estoque, por exemplo. Quanto ele cumula, né? E a representatividade desse item.
Tu vai ter esse mesmo gráfico, aí aplicando ele agora, não para o perfil portfólio de produtos. Mas vou dizer para vocês, eu já usei esse gráfico aqui dentro da logística para mostrar para a equipe comercial que nós estávamos, aqui, por exemplo, com 70%, 60 e poucos porcento dos itens com 5% de faturamento. Estava muito concentrada à venda em poucos itens.
isso também é perigoso para o negócio. Assim como eu poderia dizer o seguinte: Olha, eu tô aqui com 80% da minha venda tá 5% dos meus clientes. Cara, isso é muito perigoso.
Tu precisa estrategicamente dissipar mais a tua venda. Porque se tu perder um cliente tem um impacto muito grande no teu negócio, Tu precisa capitalizar as vendas. Portanto, essa é a grande vantagem desse negócio.
Porque se tu entende bem como aplicá-lo, tu pode fazer análises que, eventualmente, não é direta na tua área mas pode alertar a empresa e chamar a atenção da empresa. Eu acho que era isso. Eu estou ansioso já, para ver os seus comentários, mas o vídeo não acabou ainda.
Porque eu prometi falar para vocês sobre outros tipos de classificação dentro da logística. Que importante a gente conhecê-las, tá? Tô procurando uma caneta aqui.
Olha só. Eu vou usar um cantinho aqui ainda. Por exemplo, eu não uso.
. . Olha, observem isso.
Eu não uso classificação ABC para layout de picking no depósito. Observem isso. Se usa uma classificação chamada PQR.
Que é uma classificação por popularidade. Porque aqui me indica o S. K.
U que eu mais vendo, mas necessariamente o item que tu mais vende, ele não necessariamente é o que ataca área de picking. Então eu tenho que usar um critério diferente aqui. Classificação PQR.
A gente também ensina isso nas nossa capacitações. Existem, classificação, por exemplo, XYZ. Criticidade do item para compras.
Para você que é comprador, classificação XYZ é muito importante você conhecer, você entender. Eventualmente vai ser tema para outros vídeos. Aqui nós já estamos mais de 15 minutos.
PQR eu falei. . .
Classificação 123. Essa aqui também é de compras. Classificação PQR com layout do Armazém.
XYZ também para compras, mas nesse caso aqui, é de criticidade do item. Muito utilizado, por exemplo, para ambiente hospitalar. Então, nos projetos que a gente fez no ambiente hospitalar a gente teve que aplicar a classificação XYZ para o dimensionamento dos estoques.
Então isso aqui é conhecimento, é profundidade do conteúdo, porque, obviamente, classificação ABC a gente usa para muita coisa mas, claro, o cara tá com febre, eu não vou usar classificação ABC. Eu tenho outro remédio para ele. Então, eventualmente, esses casos aqui que são mais adequados, eventualmente, para esses pontos que a gente falou aqui.
Existem algumas outras aí, mas confesso, nunca apliquei. Essas aqui são classificações que eu, na minha vida prática, eu conheço na vida conceitual e apliquei na minha vida prática. Portanto eu intendo que isso é importante que você domine.
Meus amigos, era isso que eu tinha para dividir com vocês hoje. Novamente, insisto que vocês, por favor, não se esqueçam do seu like, se você viu até o final aqui. Se viu que o vídeo tem valor para você.
Se você acha que isso pode ser importante para outras pessoas, dê o seu like, contribua para a comunidade. Se inscreva no canal e. .
. E um grande abraço para vocês, é isso por hoje, até o próximo vídeo. Valeu!