Olá pessoal tudo bem sou João Gabriel professor de sociologia aqui do Canal Brasil escola hoje nós falaremos de um matemática que todos nós estamos envolvidos né de antemão matemática super contemporânea e ao mesmo tempo matemática de muitos problemas sociais falaremos um pouquinho sobre sociedade do consumo antes de começar a minha aula eu quero te convidar se inscrever aqui no canal do Brasil escola e também deixar o Sininho ativado para receber nossas notificações vamos lá roda a vinheta [Música] bom então o tema Sociedade do consumo olha essa temática matemática que envolve inúmeras questões importantes se nós
pudéssemos aqui na verdade considerar o que que seria consumo o que que seria a sociedade nós ficaremos aqui já um bom tempo né seria um objeto de reflexão nosso de horas mas aqui nós tentaremos são bem Breves bem direto para tratar de um assunto super relevante que é pensar como que a sociedade contemporânea está relacionado a necessariamente criar um novo Ethos um novo estilo de vida que seria o mundo consumo para nós conversarmos aqui sobre o tema eu trouxe para nossa reflexão duas obras do sociólogo polonês duas obras que para mim são de relevância sobre
o assunto eu acho que são importantes e a primeira delas é a obra na vida para consumo É obra no qual o mal constituiu na verdade uma visão a respeito do mundo moderno e principalmente como que a nossa sociedade está associada a sociedade super atribu na verdade ou a ideia do consumo tudo transformar esse mercadoria ou seja me parece que existe um estilo de vida contemporâneo associado a visão do consumo que o balma aponta no livro que a gente vai fazer essa reflexão e a segunda obra é uma obra também que parece ser uma o
título da obra do Simon Freud Mas é uma obra chamado mal estar da pós-modernidade a obra do Freud seria o mal-estar da modernidade no caso do Bauman da pós-modernidade esse livro é uma obra no qual não publicou ainda nos anos 90 com interesse de pensar o que que seria na verdade o conceito de pós-modernidade que estaria atrelado ao campo das ciências humanas da filosofia de modo amplo então de antemão é o nosso objeto de reflexão primeira coisa importante é que Bauman desenvolveu tudo uma estrutura sociológica apropriada para compreender os fundamentos do mundo moderno a partir
do processo de liquefação da sociedade moderna a utilização sou modernidade líquida feita pelo bauma inclusive aqui nessa no nosso canal também tem uma vídeo aula minha sobre esse tema é o bauma tratou da ideia de que a modernidade com seu grande projeto da racionalidade da Ciência da crença no progresso seria com efeitos a partir da segunda guerra mundial nós tivemos uma mudança estrutural né uma mudança global no capitalismo internacional que trouxe uma nova dinâmica o que bauma chamaria da modernidade líquida a modernidade líquida essa é uma metáfora para associar a ideia de que o líquido
diferente do sólido muda de forma com mais rapidez então é uma sociedade de eterna mudança uma sociedade daquilo que é efêmero daquilo que constitui mudanças rápidas e interruptas a partir disso nós podemos já mostrar alguns pontos se a modernidade líquida é uma sociedade da eterna mudança Sociedade do consumo está associado justamente da eterna Constância ó na eterna Constância do consumo na ideia fundamental de que para sermos indivíduos e sermos aceitos criarmos nossas formas de identidade estão associadas essa vida do consumo vamos lá vamos pensar um pouquinho agora de como que surgiu esse mundo do consumo
a partir das reflexões então de Baumann para a gente considerar entender como que funciona a sociedade do consumo é preciso dizer que tudo é consumo numa sociedade onde o Ethos a forma de viver estar em comprar mas nós não vamos ter aqui uma visão simplista e redução sobre a questão até porque em todas as sociedades a consumo em todos os tipos de sociedade seria sociedades mais primitivas possíveis até nossa sociedade contemporânea existe consumo mas é óbvio também não dá para comprar o nível né de consumo de sociedades anteriores com as nossas sociedades atuais até mesmo
as consequências desse mundo muito mais evidentes né Muito mais óbvias do que em outros modelos de sociedade mas nós devemos entender que quando se fala a sociedade do consumo nós estamos associando a uma sociedade que tende a mercantilizar todas as coisas inclusive até mesmo seres humanos então o consumo ele se torna o principal elemento de distinção e de consolidação das nossas identidades e onde nós podemos pensar isso né através do que a primeira questão acho que a se levantada é que o início da sociedade do consumo cidade de fato com a Revolução Industrial a Revolução
Industrial ela trouxe mudança significativas na forma de viver inclusive na forma até mesmo de pensar o mundo né a partir do processo industrialização tipo do século 18 que inicia na Inglaterra e se expande pelos países europeus depois a outros continentes né de maneira tão subsequente nós temos três pontos fundamentais que são básicos desse modelo de sociedade A primeira é a ideia de uma produção em consumo que necessariamente necessita de um transporte de vendas em consumo ou seja uma vendas em larga escala né então a atribuição de três grandes significados que são complementares então Associados a
isso produção transporte e venda veja que esta ideia Tríade né colabora e corrobora com a ideia de que todos os modelos de sociedades existentes até então se diferem do capitalismo por ter acelerado fundamentalmente o processo de produção transporte e venda então é a partir desses três elementos que nós podemos entender a sociedade do consumo atual principalmente porque no nosso tempo a efemeridade das coisas os seus projetos já são pensadas para isso então Veja quantos de nós não tem necessitamos na verdade de consumir coisas que nem São às vezes coisas que são fundamentais da existência que
são elementos secundários são elementos que às vezes são fúteis uma das questões de aparência inclusive ideias inclusive é aparências pessoas coisas que são produzidas e com uma necessidade bem efêmera e é justamente nessa enfermidade que baumanus vida consumo vai ainda apontar que a sociedade moderna principalmente a sociedade líquida moderna ela é fundamentada nessa estrutura de que consumir em massa traduz necessariamente para nossa nossa criação de uma nova identidade a nossa aceitação está associado a quantidade exacerbada de consumo aí agora que a gente pode pensar é que se esta Sociedade do consumo está associada a produzir
tudo como mercadoria comprar e vender e associar nesse grande mercado Quais as consequências disso O que que muda o que que altera na vida dos indivíduos e claro como que determinados grupos sociais são considerados mais centrais esse círculo de consumo e outros grupos marginalizados vamos lá vamos Entender esse processo também para considerarmos né como que nós Pensamos a formação do indivíduo numa sociedade do consumo eu preciso primeiro considerar com vocês o conceito de identidade aqui bem rápido só para a gente entender quando nós falamos de uma identidade nós podemos pensar no ponto de vista bem
direta e identidade aquilo que nos identifica aquilo que nos coloca dentro de um grupo social compartilhando determinados elementos então nós falamos de uma identidade do consumo né uma sociedade assim que nós exigimos e existimos dentro de um círculo maior de relações toda associado em consumo associada a quantidade de que ganhamos o que compramos do que podemos ter do que queremos do que desejamos cria-se numa identidade fundamentos importantes como a primeira delas é tornar o cidadão como consumidor e essa característica típica do capitalismo né a ideia de que nós somos cidadãos e que demos direitos deveres
Na verdade ele está circunscrito a ideia de que nós temos direitos de consumidores ou seja me parece que aqueles que não estão Associados as características típicas de um sujeito comum consumidor pede esses direitos fundamentais se nós observarmos Por exemplo essa massa em nome de pessoas que inclusive é crescente no mundo de pessoas pobres que estão fora do grande círculo de consumo né o que eu chamo de circo com centro do consumo São pessoas que perdem esses direitos fundamentais direito à Vida direito alimentação direito à saúde direito lazer todos esses direitos são transformados em mera a
questão de comprar e de vender associado essa ideia do sujeito como consumidor Nós criamos identidades que associam uma pessoa sempre aquele que compra sempre aquele que estabelece Vamos dar um exemplo quando Nós pensamos dentro de um sistema bancário né indivíduos necessitam Vamos pensar de formas de financiamento financiamento público às vezes financiamento privado o financiamento é medido taxas de relacionamento com o indivíduo tem com a sociedade de mercado Então se o indivíduo não tem uma forma específica de vida associado a comprar a consumir até crédito etc Tem certas dificuldades de relacionamento com essas instituições veja que
a quantidade de consumo que o indivíduo atribuis tá relacionada diretamente a forma de direitos que Ele carrega toda essa forma você dá do consumo a partir desses elementos a partir desse elemento de identidade uma outra coisa interessante é que quando se pensa a sociedade do consumo atual até o campo da indústria da arte do campo do entretenimento do campo da cultura de modo geral também está associado a esse consumo se você observar todos os momentos que nós temos tempo livre e abre aspas vai ser ideia de tempo livre que estaria associado a nossa entretenimento ele
tá associado algum tipo de consumo às vezes algum tipo de consumo em massa alguma forma de sociedade do consumo é ter nos momentos Livres pensar os momentos de trabalho como consumo É até mais fácil mas imagina os tempos livres né Vamos imaginar uma boa noite de sono de uma saúde completa ele precisa de ter um local que seja apropriado para essa forma de Vida Saudável então compraram uma boa casa tem uma boa relacionamento né tudo é compra segundo lugar imagina o indivíduo que quer ver filmes entretenimento cultural artístico e qualquer também é através do consumo
veja que a sociedade estão toda se Voltou ao atos de comprar e vender e essa é uma reflexão que não é nova inclusive é bem anterior ao Bauman lá no século 20 ainda na meados dos anos 1940 especificamente 1947 Teodora Adorno e maxwork Heimer produzir o conceito de indústria cultural para falar aqui no capitalismo até mesmo os bens culturais as formas de representação da humanidade se voltaram para se transformar mercadorias produção e larga escala consume narga escala objetivo final de lucro e tornar a razão a racionalidade um instrumento de dominação por isso conceito de razão
instrumental associado a obra desses autores portanto ao pensar sobre a sociedade do consumo nós podemos elaborar inclusive suas próprias consequências e uma delas estamos passando fundamentalmente né o mundo tem uma péssima e uma difícil ligação com aquilo que o ser humano simplesmente produz e aquilo que não consegue por exemplo dar destino final nós podemos pensar a questão do lixo a cidade do consumo É ansiedade que tem associado um grande problema que é a produção de dejetos no mundo né Nós temos aí níveis assim absurdos e completamente assustadores né de níveis de poluição não só a
poluição de ar mas também a poluição não é física do próprio solo da natureza e que acarreta uma dificuldade muito grande muitos autores inclusive epidemiologistas mostram que muitas doenças que a humanidade passa e que assola todos os grupos sociais está associado a essa forma de consumo exacerbado que gera um nível de dificuldade extremo né de relacionamento com o globo Então dessa forma Essa sociedade do consumo Reflex ões que começaria com Bauman e que nós podemos aí trazer para inúmeros outros autores e outros Momentos Bom pessoal Essa foi a nossa aula sobre sociedade do consumo algumas
reflexões do sociólogos se você gostou dá um like por favor um comentário Generoso aqui embaixo não se esqueça de acompanhar o Brasil escola também nas nossas redes sociais Facebook Instagram Twitter tem muita interatividade para você lá Ok muito obrigado e até o próximo episódio [Música]