Quando você pensa em anjo o que que vem a sua cabeça Geralmente as representações mais tradicionais de anjos são de homens jovens de algum tipo de toga ou túnica alados sempre às vezes mais intimidadores mas militarizados mas às vezes mais infantis Mas de qualquer forma sempre figuras parecidas com seres humanos mas alados agora recentemente tem Aparecido bastante aí na internet uma outra ideia muito diferente dessa que é chamada de anjos biblicamente corretos que são muito mais abstratos muito mais assustadores intimidadores como por exemplo essas rodas dentro de rodas cheias de olhos e cheias de asas
que parecem ter saído muito mais de um filme de terror ou de um desenho japonês é totalmente surtado muito mais do que da Bíblia Mas quais dessas representações realmente fazem jus a descrição da aparência dos anjos que a gente encontra nos textos mais antigos que estão presentes ali na Bíblia na verdade nenhuma dessas Representações casa muito bem com a descrição da aparência dos Anjos na Bíblia mas ela se inspiram sim em algumas questões que estão na Bíblia então para entender a origem dessas representações ao longo aí da história da arte e essas mais recentes também
a gente tem que analisar o que que os textos antigos dizem sobre anjos e o que que eles dizem também sobre outras criaturas que a gente encontra em outras religiões também outras tradições ele principalmente da região do antigo Oriente próximo e a partir dessa análise histórica aí a gente vai conseguir ter uma melhor compreensão do que que se imaginava como sendo aparência real dessas figuras Celestiais então é sobre isso que a gente vai falar nesse vídeo né sobre a aparência dos Anjos a compreensão antiga sobre os anjos e sobre outras criaturas Celestiais também como Querubim
Serafim e o fannin e para começar então é importante a gente falar o que que são anjos no sentido mesmo da palavra né no sentido etimológico a palavra em português anjo vem de ângulos que é uma palavra em grego que significa mensageiro e ela não significa ela nota necessariamente uma criatura extraordinária ela pode significar um mensageiro humano por exemplo no próprio Novo Testamento João Batista é chamado de angelos porque ele foi enviado antes do Messias e também no Novo Testamento o próprio João Batista envia angeloi o plural de Angelus para esclarecer uma dúvida que ele
tinha lá a respeito de Jesus então ele envia algumas pessoas para fazer uma pergunta para Jesus e essas figuras são referidas como angeloi e essa palavra angelos traduz uma palavra do hebraico que se a gente for voltar lá para o antigo testamento ou para a Bíblia Hebraica que é a palavra malar ou malahim no plural e essa palavra também significa simplesmente missário mensageiro enviado Então a gente tem uma passagem por exemplo em que Jacó Envia alguns mensageiros para o seu irmão Esaú e essas figuras essas mensageiros humanos são chamados de malahim ou em outra passagem
também o Rei Davi depois que ele sobe ao poder com a morte de Saul ele envia também um a uma cidade e esses mensageiros são chamados de malahim Mas claro que há também figuras na Bíblia chamadas de malahim ou de angeloi que são claramente sobre-humas né não são pessoas como nós por exemplo numa guerra contra a Síria relatada no segundo livro de Reis é dito o seguinte naquela mesma noite saiu o emissário de haver o Anjo de aveia o malar de Javé e exterminou no acampamento assírio 185 mil homens de manhã ao despertar só havia
cadáveres ou seja o que o texto dá a entender aí é de que essa figura se enviado o dia a ver é absurdamente poderoso e com o poder de destruição gigantesco né a gente não tá falando de uma pessoa normal e outra passagem que confirma também essa ideia do anjo como a figura absolutamente temível e destrutiva assustadora poderosa é uma passagem que um enviado de ave é um de haver enviado contra o próprio povo de Israel então o texto diz o seguinte e a fé mandou a peste a Israel desde aquela manhã até o dia
determinado e 70 mil homens do Povo morreram desde Dan até berçabeia o Anjo Estendeu a Sua mão o malar o emissário Estendeu a Sua mão sobre Jerusalém para a exterminar Mas e a veste arrependeu desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo basta retira a tua mão agora então esses emissários podem ser enviados por e a ver para causar danos aos inimigos ou o próprio povo né pode ser favorável ou desfavorável fazer o bem ou fazer o mal bom beleza mas esses textos até então disseram nada sobre a aparência dessas figuras né como
é que elas eram em termos assim físicos pelo menos como é que elas eram imaginadas como é que elas eram pensadas né não Imaginário ali do Povo antigo se a gente for seguir a representação mais tradicional ele seria um pessoas em humana mais ou menos mas aladas e às vezes até aparecem como criancinhas nas representações ali medievais renascentistas e essa é a forma que a gente está mais habituada a pensar e ver representações de anjos no contexto pelo menos Cristão Só que essa representação não é uma representação que diz respeito à cultura antiga ali bíblica
mas sim a cultura greco-romana a primeira representação pelo menos que eu encontrei de um anjo Nesse estilo assim com túnica asas e tal vem de uma um sarcófago Bizantino do século entre o século 4 século quinto depois de Cristo que mostra Exatamente isso um Homem Alado de tônica jovem e essa figura vai se repetir Depois muitas vezes né em vários outras obras de arte ali medievais renascentistas e até hoje como eu disse mas se isso não vem das descrições da Bíblia de onde que isso vem Bom basicamente isso está relacionado a duas coisas a primeira
é a ideia de que os anjos são mensageiros né Como o próprio nome diz então essa ideia de passageiro implica dinamismo movimento e ao mensageiro que tá ligando o céu e a terra então a asa é muito bem muito boa para representar essa característica tanto do movimento rápido ágil quanto essa ponte né entre céu e terra já que os animais né Os seres que a gente vê quando a gente olha para cima São alados E essas características relacionadas aos emissários já estava presente na arte greco-romana então por exemplo o Deus Hermes ou Mercúrio que é
o mensageiro dos deuses ele tem sempre várias asas pelo corpo né ele tem asas ali no seu chapéu asas na sua sandálias e asas no seu bastão no caso do seu de Hermes Então essa é uma primeira referência que foi importada para essa Imaginário Cristão sobre os anjos e outra referência muito importante é de outro Deus que é o Deus Cupido ou Eros que é o deus do amor e ele representado sempre como um homem eternamente jovem muito belo e muitas vezes representado às vezes até com uma criança um bebezinho Então essa imagem do cupido
também dessas estátuas que eram muito encontradas ali no mundo greco-romano decendeus acabaram inspirando muito o Imaginário sobre os anjos É principalmente norcedente né no Renascimento então é muito comum a gente encontrar esses bebezinhos na arte cristã representando os anjos né bom beleza mas então essa é a representação greco-romana dos anjos que não faz jus a o que diz a Bíblia sobre aparência deles mas o que que diz então a Bíblia sobre a aparência deles então aqui a gente vai para outros textos bíblicos porque aqueles que a gente leu até agora não falam nada sobre a
aparência das figuras mas tem outros que dão sim dicas interessantes sobre como que seria encontrar e perceber visualmente um malar ou um anguelos um Emissário de aveia então um desses textos que dá dicas interessantes é um texto muito misterioso muito interessante inclusive que vale muito a pena na íntegra mas eu vou resumir A história aqui a história de um Emissário de haver que é enviado para anunciar que uma mulher estéril daria a luz um filho que seria Sansão isso tá lá no livro de juízes na Bíblia Hebraica no antigo testamento e o texto diz desde
o início que essa figura é um enviado de Deus um malar de Javé mas a mulher o percebe como um homem de Deus um profeta mas ao mesmo tempo em que ela percebe essa figura como um homem como um humano ela também intui ali algo diferente Nessa figura porque o texto diz que ela reconhece que ele tinha a aparência do anjo de Deus do malar de Deus até o ponto que ele era terrível mas isso não significa que ela tivesse visto ali nada excepcional do ponto de vista anatômico como asas ou muitos olhos ou rodas
é meio que uma intuição assim estranha porque o que que vai acontecer depois que ela recebe a visita dessa figura e recebe o anúncio de que ela daria a luz ela comunica isso ao marido dela e o marido pede implora a iavé para que receba uma visita dessa figura também E aí a velha concede isso a figura volta encontra com a mulher a mulher imediatamente vai chamar o marido e quando o marido chega e olha para aquela para aquele homem Ele pergunta você é o homem que veio aqui da última vez Então o marido não
parece perceber nada excepcional da figura ali que o desse certeza de que aquele era um enviado de aveia e ele vai continuar por um longo tempo não percebendo porque Ele oferece comida para essa figura que ela a figura automaticamente recusa e diz para esse homem para que ele em vez de dar comida para ele que ele queima um cabrito em um local e ritualmente para e Haver para Deus e o homem Então vai fazer isso E aí no momento em que ele faz isso e o cabrito começa a queimar O Enviado de aveia esse malar
esse anjo sobe junto com as chamas do altar e aí sim finalmente o marido percebe que aquele era um falar a ver um ano de Deus nesse sentido sobre o humano ou seja parece que até aquele momento a figura pelo menos visualmente anatomicamente não tinha elementos distintivos suficientes para que aquele camarada soubesse que aquilo não era um humano comum e esse tipo de relato é muito recorrente ao longo ali do da Bíblia por exemplo tem uma situação em que Josué as vésperas da invasão ali de Jericó também vê uma figura que é um enviado de
aveia Mas ele pergunta se aquela se aquele camarada é um dos nossos ou seja se é do exército de Josué ou se é um dos inimigos se é alguém do exército rival então assim aparentemente é um humano visualmente esse anjo aparece como humano normal é só depois que o Anjo revela pela fala depois que ele comunica verbalmente que ele é o líder dos exércitos de Javé é que Josué se prostra o chão imediatamente adora o Anjo e reconhece aquela figura como algo acima do humano enfim a infinitas passagens desse tipo tem a passagem também de
ló e dos anjos que visitam eles Sodoma que também são vistos como homens normais pelos pelos habitantes de Sodoma tem uma passagem até no Novo Testamento em Hebreus que fala para não se esquecer da hospitalidade porque graças a elas sem saber alguns acolheram anjos Então o que esses textos bíblicos vão entender é de que a aparência do anjo é totalmente trivial banal normal mas por trás dessa normalidade visual Há sempre um elemento ali que algumas pessoas percebem intuem para além dos Sentidos normais de que aquela figura não é um humano normal mas assim a gente
fosse representar isso imagineticamente se a gente fosse fazer um desenho do que que é um anjo segundo essas passagens seria uma pessoa como qualquer outra bom mas então beleza se essa imagem dos anjos que aparece mais na Bíblia pessoas comuns de onde que vem essa ideia de que os anjos biblicamente corretos seriam essas figuras absolutamente extraordinárias cadeias de olhos e cheias de rodas e de asas então isso também é baseado em textos da Bíblia mas não exatamente em descrições de malahim de angeloi nenhum Emissário de Deus tem essa aparência nos textos bíblicos mas há outras
figuras que tem e aqui a gente tem que entrar numa segunda parte que é falando sobre os nichoverse como diz o jargão aí dos estudos Acadêmicos da Bíblia e o que que são os nichovessem é uma palavra em alemão que significa simplesmente seres mistos ou seja criaturas híbridas E essas figuras híbridas misturadas com partes de animal parte humana de vários animais cabeça de leão corpo de touro pata de águia essas criaturas são muito comuns ali na região onde a Bíblia foi produzida no antigo Oriente próximo e não só em Israel mas também no Egito na
Mesopotâmia na Síria no Líbano então assim para entender essas figuras esses bicho tivesse vale a pena a gente fazer uma um estudo mais completo ali para parar em situar historicamente geograficamente essas descrições desses seres que aparecem na Bíblia em perspectiva com outras descrições outras figuras que a gente encontra em artefatos arqueológicos e textos também antigos Mas antes a gente entrar nessa coisa mais comparada quem que são esses nichovessem que eu tô falando né essas figuras são os principalmente os Querubim e os Serafim bom então vou começar a falar sobre os Querubim que que são os
Querubim as principais descrições físicas que a gente tem dessas criaturas na Bíblia então presentes em contextos de descrição de objetos físicos por exemplo a Arca da Aliança segundo o texto de Êxodo tinha dois Querubim ou querubins a palavra Querubim na verdade é plural em hebraico né o singular seria querub mas em português existe querubins então assim eu vou alternar aqui que era o bem querubins Mas o que importa é que em cima da Arca da Aliança segundo os textos tinha ali dois Querubim e esses querubins tinham as asas estendidas para cima e eram estavam voltados
um outro o que indica que são dois querubins aí no caso e eles ficavam na parte superior da Arca da Aliança chamado de propiciatório que era de onde Deus e a fé se manifestaria depois que fosse construir esse objeto isso pelo menos até que fosse construído o Templo de Jerusalém que é um santuário não Edifício muito mais completo do que o tabernáculo onde a arca da aliança estava Originalmente e no templo de Jerusalém essa estrutura seria repetida e a gente tem ali na no espaço mais sagrado do templo uma espécie de sala do trono de
aveia por assim dizer a gente tem dois querubins também e esses querubins estendiam suas asas de sorte que a asa de um tocava uma parede e a asa do outro tocava outra parede e suas asas se tocavam uma na outra no meio da sala bom beleza só que até aí a gente não tem uma descrição física muito Precisa dessas criaturas já que a gente o texto só falou que eles têm asas mas como é que é o resto do seu corpo e é aqui que a gente pode fazer um exercício comparativo já a figuras muito
semelhantes a esses Querubim até o próprio nome kerub é muito parecido com carimbo que é uma palavra em acádio ou seja ali da região da Mesopotâmia que designa também criaturas aladas híbridas e que serviam de Guardiões do templo e também Guardiões de portões quem já viu alguma coisa de arte mesopotâmica com certeza já viu muitas vezes essas criaturas aí que tem um corpo de touro ou às vezes um corpo de leão uma cabeça humana e asas e essa é uma forma de representação aí dos carimbo e da mesma forma que os Querubim essas figuras são
muito presentes associadas aos templos Como eu disse e muito associadas também ao trono a realeza a realeza humana ou Divina assim como os Querubim também então associados ao trono já que há vários textos que dizem e a veia dos exércitos entronizado entre querubins e é também textos que se referem aí a fé montado ou até cavalgando querubins que também remete essa imagem de uma espécie de rei aqui no faz um rei Celestial um Deus sentado nesses querubins entronizado nesses querubins e a gente tem várias ocorrências de coisas parecidas com isso em outras culturas próximas ali
de Israel então por exemplo o sarcófago de aryron em biblos na Síria mostram Rei sentado num trono em forma de uma esfinge alada de um estivessem de um híbrido alado e esse sarcófago data de 1.250 ou 1.150 antes de Cristo muito mais antigo portanto que os textos bíblicos e além desse a gente encontra também um entalhe de marfim encontrado em seguido no atual Israel que mostram Rei entronizado sobre uma criatura híbrida alada também e finalmente poderia até dar mais outros exemplos né mas só para limitar a coisa que a gente ainda tem que falar do
Serafim dos ofanininho mas tem outro artefato interessante que esse Trono encontrado no Líbano do século sétimo antes de Cristo que tem também uma criatura alada de cada lado do Trono então duas criaturas aladas sobre as quais está entronizado ali o rei então parece realmente muito forte esse paralelo entre os querub e os caribbeas ou outros bichos em outros seres híbridos da região do antigo Oriente próximo e consequentemente se a gente quisesse imaginar como seriam esses objetos físicos ali esses Querubim esculpidos seriam mais ou menos como isso aí que vocês estão vendo aí na tela aí
um detalhe né em outras situação que o Querubim é descrito É no livro de Gênesis depois da expulsão de Adão e Eva do Paraíso e a velha coloca querubins para proteger a entrada do Éden de forma impedir o retorno do casal ali primordial para o Jardim Então esse é outro paralelo também que se faz como os carimbo porque eram Como eu disse antes né são figuras que estão associadas não só os templos e a realeza mas também aos portões são Guardiões de limiares Guardiões da entrada e da saída isso no contexto mesopotâmico né E também
aparentemente no contexto Rafael bom beleza mas esse Querubim até agora também não tem muitos olhos e nem muitos pares de asa né Tem um par de asa só e olhos Talvez tenham dois então de onde que vem esses vários pares de olhos e vários pares de asas isso aí vem de outras criaturas entre elas o Serafim então agora a gente pode ir processar a fim que são descritos principalmente ali no livro de Isaías principalmente no capítulo 6 Então o texto diz o seguinte no ano em que faleceu o Rei Uzias viu o senhor sentado sobre
um Trono alto e elevado a cauda da sua veste enchia o Santuário Então essa é uma visão de Isaías como se Isaías tivesse vendo dentro do Santuário dentro do templo e ele vê e a fé entronizado e aí o texto continua acima dele acima de aveia entronizado em pé estavam serafins cada um com seis asas com duas cobriam a face com duas cobrinhas e com duas voavam eles clamavam uns para os outros e diziam Santo espírito santo é e a fé dos exércitos a sua glória enche toda a terra a voz dos seus clamores os
gons os das dobradiças das portas oscilavam enquanto o templo se enchia de fumaça Então aqui essa visão do profeta ali de uma situação absolutamente extraordinária em que ele vê o próprio Deus e a fé entronizado e essas criaturas com múltiplos pares de asas né três pares de asas ou seis asas no total que estão em volta ali do Trono e glorificando o Deus agora de novo o texto não descreve muito a aparência dessas figuras ele fala que são seis asas e que algumas asas cobriam a cabeça e as outras comiam os pés então a gente
pode subir entender aí que essas figuras têm seis asas cabeça e pé mas de resto não tem muito mais informação e aqui a gente pode buscar de novo Paralelos em outras culturas para ver se esclarece um pouco de onde que qualquer origem dessa figura chamada aí de Serafim e aqui mais uma vez a palavra Serafim é no plural a palavra no singular é sará que em outras passagens bíblicas diga-se de passagem e é traduzidas sempre como serpentes venenosas literalmente sarap significa abrasador Ou aquele ou aquilo que queima e por isso a serpentes venenosas eram chamadas
de abrasadoras né é a relação aqui entre o a sensação do veneno com a queimadura então aqui pode ser que a gente esteja diante de serpentes aladas o que não seria estranho considerada a cultura ali da região do antigo Oriente próximo a gente tem por exemplo várias artefatos do século VIII antes de Cristo que foram encontrados em Israel e que trazem imagem de serpentes aladas às vezes inclusive com mais de um par de Asa e essas criaturas híbridas também eram símbolos de proteção e de Realeza e a gente encontra Paralelos a isso também no Egito
onde essas serpentes aparecem frequentemente nas coroas dos faraós são chamados ureos e aparecem muito também na decoração de Palácios e de templos e parecem protegendo os deuses e aparecem também com asas e isso não só no Egito ao sul de Israel mas a gente encontra isso também ao norte de Israel na região do Líbano Mais especificamente na cidade de sidon a gente tem um Trono de calcário que foi encontrado e datado por volta do século sétimo a sexta antes de Cristo que acima do Trono assim como na visão de Isaías tem um par de cobras
aladas e acima delas tem mais outras cobras também com discos Solares na cabeça é possível então que algum tipo de decoração ali do templo pudesse também ter essas características de ter essa serpentes no topo E aí a visão de Isaías seria como se aquela arquitetura do tempo aquela aquilo que está representado concretamente pela arte ganhasse vida ou se revelasse né como sendo vivo como aqueles aquelas criaturas não são meramente materiais mas tem ali uma certa existência própria uma vida um espírito ai vale dizer também que no próprio livro de Isa em outro Capítulo a gente
encontra também a imagem de serpentes voadoras ou no hebraico mesmo de Serafim voadores mas em nenhuma Bíblia só vai encontrar isso traduzido como Serafim sempre aparece como serpentes e o contexto em que essa serpentes aladas são referidas no livro de Isaías também é muito interessante porque em um deles é serpentes voadoras são o símbolo do Poder do novo Rei que tá subindo ao trono na Síria e em outra delas a serpentes saladas estão associadas ao perigo do caminho que leva até o Egito bom mas você tá atento aí tem um detalhe que é meio contra
essa ideia das serpentes voadoras né que é o fato de que duas asas cobrem os pés dessas figuras e serpentes não tem pés então talvez aí fosse uma certa incoerência mas a gente poderia fazer uma objeção a isso ou pelo menos duas a primeira que é que se a gente tá falando de seres híbridos uma serpente com asas poderia muito bem ter peça também ou uma outra forma de afastar essa objeção a ideia de que Isaías tá falando serpentes voadoras é o fato de que essas visões são altamente simbólicas então a prioridade do autor ali
não é fazer uma descrição coerente anatômica de um ser concreto ele pode muito bem ali para os propósitos de comunicação da mensagem dele fazer sobreposições de imagens então ao mesmo tempo é uma serpente voadora mas ela estende a mão com a brasa para na direção de Isaías e ela cobra seus pés com uma asa então assim a gente não precisa levar muito ao pé da letra ou buscar uma coerência e magética muito forte também nessas imagens proféticas que de novo como eu disse são altamente simbólicas E falando em altamente simbólico a gente pode passar agora
para outro autor que fala também sobre essas criaturas em torno do Trono no templo de Israel que é Ezequiel que é o mais simbólico de todos e aqui realmente as imagens saem totalmente da caixinha né porque assim dizer no livro de Ezequiel a gente também encontra figuras aladas em torno do Trono de Javé no santuário e elas têm várias asas e cobrem os seus corpos também com essas asas dando a entender que ele tá falando mais ou menos do que estava falando só que o detalhe é que a visão de Ezequiel é um pouco diferente
porque essas criaturas não tem seis asas mas sim quatro asas e apesar dela serem associadas a brasa e a fogo também ou seja elas poderiam muito bem ser chamadas de Serafim de abrasadores Ezequiel chama elas de Querubim como as figuras lá da Arca da Aliança e do santo dos santos Além disso na visão de Ezequiel esse ser existem quatro Faces uma de homem uma de leão outra de touro e uma de águia e elas também tem pernas que terminam em cascos de novilho ou seja uma figura altamente híbrida né no melhor estilo bicho tivessem assim
elevado a última potência Ah e outra coisa importante aqui Ezequiel diz que essas figuras estão acompanhadas por uma terceira categoria de seres talvez ou de objetos que são os ofanins e é aqui que a gente entra na questão das rodas cheias de olhos na descrição de Ezequiel os Querubim estão sempre acompanhados ali por umas rodas e aqui Vale a pena ler essa passagem que visão de Ezequiel que é absolutamente fantástica o texto diz o seguinte suas asas as duas Querubim abriam-se para cima cada qual tinha duas asas que se tocavam e duas que cobriam o
corpo todas moviam-se diretamente para frente seguindo a direção em que o espíritos conduzia enquanto se moviam nunca se voltavam para o lado ele se assemelhavam a seres vivos seu aspecto era de brasa ardentes com a aparência de tochas indo e vindo entre os seres vivos o fogo era brilhante e do Fogo saiu um relâmpagos os seres vivos iam e vinham a semelhança de um relâmpago olhei para os seres vivos e Eis que junto aos seres vivos de quatro Faces ou seja aqueles Querubim havia no chão uma roda o aspecto das rodas e aqui virou plural
ou fannin a palavra alfaninja exatamente rodas e a sua estrutura tinha o brilho do crisólito todas as quatro eram semelhantes entre si quanto ao seu aspecto e a sua estrutura davam a impressão de que uma roda estava no meio da outra daí aquela imagem lá dos Anjos bíblicamente corretos de rodas dentro de rodas e o texto continua moviam-se nas quatro direções e ao se moverem nunca se voltavam para os lados a sua circunferência era alta enformidável e a sua circunferência estava cheia de reflexos ou cheias de olhos e na no hebraico então literalmente a sua
circunferência estavam cheias de olhos e isso em todas as quatro rodas quando seres vivos se moviam as rodas se moviam junto com eles quando seres vivos se levantavam do chão as rodas se levantavam com eles e aí finalmente o texto diz o seguinte que é uma passagem muito interessante em seguida a glória de aveia saiu de sobre o Limiar do templo e pousou sobre os querubins os querubins e levantaram as asas e se ergueram do solo a minha vista ao saírem as rodas estavam com eles detiveram-se junto a porta oriental do Templo de a e
a glória do Deus de Israel estava sobre eles bom E aqui a partir desse texto O pessoal que gosta e dos alienígenas do passado vai à loucura né mas essa passagem tem uma explicação que faz sentido histórico também dentro das culturas antigas lembrando lá que os Querubim formam uma espécie de trono de Av o que o Ezequiel fez foi colocar rodas nesse Trono transformando ele numa espécie de carruagem de forma que esse Trono que ficava fixo ali no santo dos santos no santuário pudesse se mover e sair desse Santuário abandonar o templo E é exatamente
isso que Ezequiel tá descrevendo a glória de avesso de presença de aveia tá saindo do Templo de Jerusalém porque as tropas babilônicas lideradas por Nabucodonosor então atacando a cidade vão eventualmente invadir e destruir o templo Então seria absolutamente impensável que quando as tropas babilônicas estivessem destruindo tudo ali Deus estivesse presente como é que ele permitiria que qualquer foco inimigo invadisse a sua casa e aqui Ezequiel tá explicando como que isso pode acontecer dando sentido né tornando mais aceitável o fato da destruição do templo que é dizendo que Deus não estava lá quando isso aconteceu então
ele basicamente transforma esse Trono de querubins numa carruagem com rodas várias rodas que são esses o fannin e a partir desse veículo ele abandonou o templo antes que isso acontecesse ou seja pela própria vontade e aveia saiu abandonou a sua casa e a deixou para os babilônicos mostrando aí que ele não tava fora do controle da situação né Essa pelo menos a ideia que Ezequiel tá querendo passar e dessa forma até Como dizia outros títulos lá de aveia que Eu mencionei no início do vídeo né que a velha cavalgas querubins ele vai fazer exatamente isso
vai cavalgar esses querubins vai montar esse isqueiros e disparar para fora do tempo mas então essas figuras que aparecem aí bem surreais na internet são então anjos biblicamente corretos não os textos da Bíblia ali não estão dizendo sobre essa aparência de vários olhos várias áreas etc Então na verdade como eu jantei nenhuma das figuras são chamadas de anjos no sentido mesmo etimológico de mensageiros em nenhuma parte da Bíblia esses Querubim Serafim são chamados de malahim de anjos agora de fato de mais para frente na história essas figuras vão ser sim consideradas anjos então a resposta
pergunta se esse seres são anjos ou não na verdade Depende de quando você pergunta um texto do século quinto depois de Cristo por exemplo chamado das hierarquias celestes vai organizar todos esses seres misteriosos que a gente falou aqui em várias classes e se inspirando inclusive na estrutura Imperial Romana nas hierarquias oficiais romanas e nessa classificação Os seres celestes mais elevados são os Serafim depois os Querubim e depois os Tronos e os menos elevados são os arcanjos e os anjos os malawin Essa ordem Angélica inclusive vai ser adotada pelo Papa Gregório primeiro no século vi e
vai aparecer até na Suma Teológica de Tomás de Aquino no século 13 ou seja ela que vai dominar ali a imaginação sobre os anjos e os tratados sobre anjos né as angiologias na idade média e posteriormente também mas essas ordens essas hierarquias de anjos vão variar muito ao longo do tempo e ao longo de culturas então por exemplo maimônio diz que é um Rabino importantíssimo na história do Judaísmo o Rabino medieval ali do século 12 vai propor outra hierarquia segundo ele os olfanins são a segunda classe mais elevada por exemplo o Serafim e os malahim
que são os anjos propriamente ditos então num nível intermediário e os Querubim estão ocupando lá a parte menos elevado ou seja totalmente diferente da classificação ali do das hierarquias celestes e enfim Esses são só dois exemplos né dessas hierarquias e até hoje há quem Produza outras hierarquias diferentes e tratados de angiologia e sempre variando a parte de critérios que são muito diversos também e que tem muito a ver com os recursos culturais disponíveis ali no momento para aquela para aquele Pensador então A Hierarquia celestes mais platônicas neoplatônicas ou seja muito baseadas na cultura greco-romana Há
outras mais baseadas nas tradições rabínicas outras mais contemporâneas baseadas em ciência moderna física quântica sei lá então assim é a história ela nunca para então da mesma forma que o essas figuras né ser Celestiais não surgiram do nada ali nos tempos bíblicos Mas já tem antecessores como a gente viu aqui nos outros bicho tivessem nos outros híbridos das culturas do antigo Oriente próximo da mesma forma essa história não para na Bíblia também né ela não começa na Bíblia e não para na Bíblia depois pessoas posteriores aos tempos bíblicos vão se basear nos textos bíblicos para
criar novas interpretações novos entendimentos e novas categorias de anjos por exemplo quer dizer é a história é sempre muito dinâmica e sempre envolve muito desses contatos culturais e apropriações e imaginações ressignificações de conhecimentos né de tradições daquilo que foi transmitido a pessoa a pessoa recebe mas ela eventualmente deixa suas próprias marcas né no objeto Recebido e passa para frente aí a história vai assim é uma tradição que é continuidade mas sempre mudança também então assim Resumindo o vídeo qualquer aparência dos anjos bom se você considera só os bíblicos era gente como a gente até o
momento em que você tem um Insight para perceber que não eram mas se você considerar os Querubim será a fim eu Fanning você vai ter figuras muito diversas algumas são rodas com olhos outros são seres com dois pares de asas seis pares de asas e tão de fato mais próximos ainda essa tendência aí dos Anjos biblicamente corretos mas que você poderia dizer que não são necessariamente anjos e então biblicamente correto de acordo com um ou outro texto né mas a muito variação nos próprios textos da Bíblia O que torna muito difícil não impossível dizer o
que que seria um anjo biblicamente correto mas enfim é isso espero que vocês tenham achado interessante alguma parte do vídeo aí deixe seus comentários aí embaixo e as referências consultadas aqui para o vídeo como sempre tão na descrição é só clicar lá para acessar quem quiser se aprofundar sobre o assunto muito obrigado como sempre e até o próximo