09. O verdadeiro Israel (Fp 3: 1-11)

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Augustus Nicodemus
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por gentileza acompanhe a leitura Que Nós faremos agora quanto ao mais meus irmãos alegrem-se no Senhor escrever de novo as mesmas coisas não é um problema para mim e é segurança para vocês cuidado com os cães cuidado com os maus obreiros cuidado com a falsa circuncisão porque nós é que somos a circuncisão nós que adoramos a Deus no espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus em vez de confiarmos na carne é verdade que eu também poderia confiar na carne se alguém pensa que pode confiar na carne eu ainda mais fui circuncidado no oitavo dia sou
da linhagem de Israel da Tribo de Benjamin Hebreus hebreus e Hebreus quanto a lei eu era fariseu quanto ao zelo perseguidor da igreja quanto à justiça que há na lei e repreensível mas o que para mim era lucro isso considerei perda por causa de Cristo na verdade considero tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus Meu Senhor por causa dele perdi todas as coisas e as consideram como lixo para ganhar a Cristo e ser achado nele não tendo Justiça própria que prossegue de lei Mas aquela que é mediante a fé em
Cristo a justiça que prossegue de Deus baseada na fé o que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição tomar parte dos seus Sofrimentos e me tornar como ele na sua morte para de algum modo alcançar a ressurreição de entre os mortos até aqui a leitura da palavra de Deus queridos umas uma das informações que é pafrodito trouxe ao Apóstolo Paulo Quando ele estava preso em Roma foi a disseminação do ensino de falsos Mestres na igreja de filipos faça os mestres são tão antigos na história da igreja quanto os verdadeiros Mestres as
falsas interpretações do Evangelho São tão antigas quanto o próprio evangelho talvez umas poucas horas mais novas dentre os primeiros falsos mestres que surgiram na história da igreja e ainda no período do novo testamento nós temos primeiro lugar os libertinos também chamados de nicolaítas ou seguidores de Balaão ou da profetiza Jezabel esses ensinavam que o evangelho dava condições para que uma pessoa que fosse salva pudesse viver na prática do pecado especialmente no pecado da imoralidade o segundo grupo de falsos profetas que surge já no período do novo testamento era dos céticos egnósticos embora as suas ideias
estivessem ainda embrionárias odocetismo que nós vão Florescer ou vão amadurecer como uma seita uma religião é complexa e sistematizada somente no segundo século mas já no primeiro século as ideias dinocéticas egóticas estavam presentes em geral estes mestres negavam que Jesus Cristo tivesse um corpo humano real e insistiam na aquisição de um conhecimento secreto que nem aos Apóstolos foi dado como razão ou como meio como condição para que alguma pessoa fosse salva Mas de todos esses falsos mestres de todas essas heresias nenhuma era mais antiga do que a dos judaizantes o judais antes eram judeus que
haviam aderido a pregação do evangelho mas que consideravam necessário que se guardasse a lei de Moisés para a salvação e dentre as obras da Lei eles destacavam especialmente a circuncisão as leis de etárias e os dias sagrados do calendário religioso dos judeus É verdade que havia judeus que haviam se convertido a Cristo no primeiro século e que continuaram a guardar as obras da lei de Moisés como essas três que Eu mencionei mas como marcadores de identidade Afinal eles eram judeus e estas três coisas marcavam essa etnia eles não achavam que essas coisas eram salvíficas mas
o judaizantes propriamente ditos eles insistiam que era necessário que aqueles não judeus que creram em Jesus Cristo eles tinham que completar isso se deixando circuncidar guardando a dieta religiosa dos judeus não podia comer carne de porco não podia comer sangue não podia comer determinadas bebidas ou comidas consideradas impuras e guardar as festas religiosas dos judeus e particularmente o sábado isso era necessário para a salvação e a estratégia desses falsos Mestres judaizantes era seguir os passos do apóstolo Paulo e disseminar suas heresias naquelas igrejas fundadas pelo Apóstolo Paulo entre os gentios e desviar os gentios para
o judaísmo ele já tinham feito isso nas igrejas da galáxia já tinham feito isso em Corinto a igreja de Jerusalém já havia se posicionado contra eles no Concílio que aconteceu conforme está em Atos Capítulo 15 Paulo já tinha escrito a carta aos Gálatas para combatê-los e Duas cartas aos Coríntios com o mesmo propósito mas eles continuavam a disseminar as suas heresias no meio das igrejas dos gentios igrejas que haviam aprendido com Paulo e outros missionários de que a salvação é pela graça mediante a fé em Cristo Jesus e agora eles já vinham chegado a filippos
fazia cerca de 10 anos que Paula havia fundado a igreja de filipos lembre-se que a cidade não tinha uma sinagoga porque era uma colônia Romana e provavelmente então esses mestres que estavam trazendo essas ideias eram pregadores itinerantes que passavam pela cidade e ficavam algum tempo e aproveitavam para procurar os gentios convertidos os locais de reunião e ali disseminar as suas ideias e tudo indica que isso era algo que estava acontecendo a relativamente pouco tempo esses Judas antes se apresentavam como enviados de Cristo até como Apóstolos deles fica muito Claro na segunda carta aos Coríntios eles
ensinavam que o evangelho que Paulo tinha trazido era incompleto que não bastava apenas uma pessoa crer em Jesus Cristo eles destacavam a grandeza e a glória do Judaísmo diziam que era descendentes de Abraão com quem Deus fez uma aliança e que tinham recebido o selo do verdadeiro o povo de Deus que era a circuncisão eles ensinavam a necessidade dos gentios serem justos de acordo com a lei de Moisés e que se eles guardassem estas leis e as tradições de Israel eles haveriam de progredir e avançar espiritualmente na sua vida cristã ao pouco aos poucos a
mensagem desses falsos Mestres começou a se espalhar entre os membros da igreja trazendo dúvida trazendo confusão e é isso então que é pafrodito relatou o apóstolo Paulo juntamente com ajuda do da do pedido de ajuda da liderança da igreja com relação a essa questão nós vamos ver então o que é que Paulo escreve aqui para enfrentar essa situação qual a sua abordagem com relação a mensagem dos falsos mestres de que era necessário guardar a lei de Moisés para que os Gentil se aperfeiçoassem e para que fossem salvos nós vamos dividir a nossa mensagem em algumas
partes primeiro lugar advertência de Paulo contra as suas falsas Mestres aí nos versos de um a três depois o testemunho que o próprio apóstolo Paulo da sua conversão do Judaísmo para o cristianismo do verso 4 até o verso 11 e o alvo de Paulo na sua vida que é que ele tinha como propósito maior na sua vida a luz de tudo isso terminando com o propósito dele com essa exposição E aí Nós faremos algumas aplicações primeiro lugar então advertência de Paulo aos Filipenses contra os falsos Mestres ele começa no verso primeiro dizendo quanto ao mais
meus irmãos alegrem-se no Senhor alegram-se no senhor quanto ao mais quer dizer finalmente dá impressão que Paulo vai acabar a carta aqui mas na verdade ele continua com mais dois capítulos e eles orta os Filipenses a se alegrar no Senhor no meio de todos os Sofrimentos no meio de todas as angústias no meio de todas as dificuldades alegria no Senhor é a recomendação que é feita pelo Apóstolo Paulo ele continua dizendo ou falando então agora a respeito dos falsos Mestres ele diz escrever de novo as mesmas coisas não é um problema para mim e é
segurança para vocês seja o que Paulo vai dizer agora a respeito dos falsos Mestres ele já tinha dito antes quer seja nas visitas que ele fez a igreja de filipos depois da plantação da igreja quer seja através de alguma outra correspondência que talvez ele tenha enviado para igreja o fato é que Paulo iria repetir algumas advertências contra falsos mestres que ele já tinha feito e que isso não era problema para ele não era alguma coisa a Entediante cansativo ou aborrecida Na verdade ele diz que isso contribuiria para a segurança deles Paulo queria que os Filipenses
estivessem Seguros espiritualmente e a mensagem dos falsos Mestres era uma ameaça uma ameaça muito clara e real por isso que Paulo não se incomodava de repetir os avisos que ele já tinha feito antes contra o aparecimento de mestres desse tipo nas igrejas logo em seguida ele fala então do cuidado que os Filipenses deveriam ter com esses Mestres sair do verso 2 até o verso 3 não podemos deixar de notar aqui o tom de ira do apóstolo Paulo e também um tom de ironia Paulo está irado e ele usa de ironia para descrever o caráter daqueles
Mestres e a doutrina deles quanto ao caráter Paulo diz aí nos versos no verso 2 eles eram cães e eles eram mal obreiros verso 2 Cuidado com os cães Cuidado com os maus obreiros ele tá se referindo aos falsos Mestres Paulo a palavra cão era o nome que era usado pelos judeus para se referir aos gentios uma vez que para o judaísmo do século primeiro os cães eram animais impuros então era um xingamento que o judeu ortodoxo conservador usava com relação aos não judeus são cães cães animais e muitos Paulo agora faz o contrário Paulo
pega esse adjetivo e usa para os Judeus os judeus antes dizendo vocês é que são cães cuidado com esses cães diz o apóstolo Paulo e não só isso ele diz ainda cuidado com os maus obreiros ora esses obreiros esses pregadores eles se apresentavam como Defensores de boas obras a ironia de Paulo reside no fato de que ele inverte cuidado porque eles são maus obreiros eles podem falar de boas obras para a salvação mas na verdade eles são maus obreiros E quanto a doutrina Paulo diz aqui eles são A falsa circuncisão cuidado com a falsa circuncisão
ainda estou no verso 2 A falsa circuncisão aqui há uma um trocadilho no original grego entre a palavra circuncisão e Retaliação mutilação talvez Paulo tem em mente aqui os rituais pagãos onde os adoradores dos Deuses se mutilavam se cortavam laceravam o próprio corpo para satisfazer os seus Deuses em sacrifício o que Paulo quer dizer é que a circuncisão que estes maus obreiros estavam querendo impor aos gentios era simplesmente uma mutilação era um laceamento do corpo lembra que a circuncisão consistia na remoção da pele do prepúcio do órgão masculino aquilo não mudava o coração aquilo não
atingia o espírito e os profetas de Israel já tinham dito isso vários profetas diziam circuncidem o coração de vocês circuncidem o coração de vocês a nova tradução na linguagem de hoje resumiu bem O Verso 2 dizendo assim traduzindo dessa maneira Cuidado com os que fazem coisas mais esses cachorros que insistem em cortar o corpo alguém pode objetar não é que o apóstolo Paulo aqui tá xingando os falsos profetas é de uma maneira tão realmente e tão e tão forte e a verdade é que há uma certa situação o Cristão sempre deve ser moderado ele sempre
deve a tratar os adversários aqueles que são inimigos e que resistem de maneira Cortês mas há um limite para isso e o limite é quando Estas pessoas endurecidas absolutamente cegas não somente resistem mas tentamminar a verdade do Evangelho entrando na obra que eles não começaram é Semeando onde na Seara que não é deles querendo desviar os convertidos da fé em Cristo Jesus estragando o trabalho de longa data Como por exemplo o trabalho O trabalho que o apóstolo Paulo havia feito em Felipe ele se enche de Ira e se enche de indignação Sim eu creio que
há momento em que nós podemos usar de palavras fortes contra os inimigos do Evangelho jamais contra os meus inimigos jamais contra aqueles que me ofendem pessoalmente mas contra aqueles que ofendem a Deus e contra aqueles que são inimigos do Evangelho Às vezes palavras fortes os verdadeiros cristãos ou Verdadeiro povo de Deus o Israel espiritual diz o apóstolo Paulo no verso 3 somos nós e aqui Paulo vira o jogo os falsos Mestres apareciam lá em filippos dizendo que eles eram o povo de Deus e que eles tinham a marca do Povo de Deus que foi a
circuncisão o sinal da Aliança que Deus deu o Abraão falar no livro de Gênesis mas Paulo agora diz nós é que somos nós é que somos o verdadeiro povo de Deus porque nós é que temos a verdadeira circuncisão nós temos aquilo que a circuncisão simbolizava que era o Novo Nascimento a mudança de coração operada pelo Espírito Santo em nós veja como Paulo diz isso no verso 3 nós é que somos a circuncisão nós que adoramos a Deus no espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus em vez de confiarmos na carne são três descrições ou características
do verdadeiro povo de Deus em contraste com a alegação daqueles falsos Mestres primeiro nós adoramos a Deus no espírito e não mediante cerimônias externas rituais religiosos como a circuncisão que não muda o coração ou como a guarda de leis não como a isso não como aquilo ou a guarda de dias sagrados estas coisas não mudam o coração nós rodaram adoramos a Deus em espírito naquilo que é produzido na devoção e na fé que é produzida pelo Espírito Santo em nossos corações segundo nós nos gloriamos em Cristo Jesus ou seja nós dependemos de Cristo nós confiamos
no que Cristo fez por nós para nossa salvação e terceiro nós não confiamos na carne carne aqui é usada pelo Apóstolo Paulo para se referir a todos os esforços humanos para obter a salvação nós não confiamos na carne ou seja nós confiamos em Cristo e não na nossa capacidade para obter a salvação não colocamos a nossa confiança para Salvação em nossos esforços meritórios essa denúncia Severa do apóstolo Paulo cães maus obreiros falsa circuncisão tinha como alvo parar o avanço deles na igreja de filipos os Filipenses deveriam ter cuidado com eles cuidado diz o apóstolo Paulo
três vezes né Cuidado com os cães cuidado com maus obreiros cuidado com falsos circuncisão eles viram ter cuidado porque essa doutrina Com certeza levava a perdição não era o verdadeiro evangelho ela corrompe a verdade e a prática Cristã e acabaria por dividir a igreja como na verdade o judaís antes já tinham feito em outros lugares por isso que era tão sério por isso que Paulo usa palavras tão graves na hora de descrever o caráter e a doutrina destes homens mas é necessário contrapor o seu próprio testemunho a essa altura entende o apóstolo Paulo Capítulo 3
de 4 a 11 ele apela para sua própria experiência pessoal ele que tinha sido judeu judeu praticante e que tinha descoberto que não funcionava mesmo até lá para sua própria experiência sua experiência regressa pregressa passada era alguma coisa que Paulo só fazia quando estritamente necessário e quando ele fazia isso ele fazia sempre com ressalvas e aqui ele se refere abertamente Ao seu passado no judaísmo e compara com o judaís antes ele diz aqui no verso 4 que ele tinha mais motivos para confiar na carne do que o judaís antes o que ele quer dizer é
o seguinte verso 4 É verdade que eu também poderia confiar na carne se alguém pensa que pode confiar na carne eu ainda mais o que ele quer dizer o seguinte se a salvação fosse por obras da Lei Isto é pela carne então eu poderia me gloriar nisso mais do que esses falsos Mestres e em seguida Paulo apresenta o seu pé de gri que tem oito itens compa com os falsos Mestres vamos ver aqui o pedigree de Paulo primeiro ele diz fui circuncidado quando tinha oito dias de vida Deus havia ordenado Abraão Gênesis 17:12 que todo
descendente de Abraão aos oito dias de vida deveria ser circuncidado pois bem diz Paulo aí eu fui circuncidado quando tinha oito dias de vida tá indo verso 5 segundo ponto do pedigre de Paulo eu sou da linhagem de Abraão ainda verso 5 ele quer dizer com isso que ele era israelita de nascimento e não prosélito porque naquela época havia muitos prosélitos pessoas que não tinham nascido da descendência de Abraão eram gentios eram Romanos eram de outros povos mas que se tornaram judeus ou membros da sinagogas através do batismo e depois da circuncisão batismo era exigido
para esses prosélitos mas não era o caso de Paulo ele era da linhagem de Abraão Na verdade ele diz ainda no verso 5 terceiro ponto do pedigree dele que ele era da Tribo de Benjamin que era uma das Tribos mais famosas e fortes de Israel aqui é mostra que Paulo sabia que ele era da Tribo de Benjamin esse ponto é importante porque há muitos judeus perderam a sua genealogia depois do cativeiro babilônico nem todo mundo sabia de qual era a sua tribo Paulo não somente era descendente de Abraão mas ele sabia que era da Tribo
de Benjamin aquela tribo que foi Leal ao Rei Davi e que permaneceu com a tribo de Judá ao lado da ao lado de Davi é em quarto lugar ainda no verso 5 ele diz que era hebreu de Hebreus ou seja de sangue puro mesmo que ele tivesse nascido na cidade de Tasso que era na dispersão os seus pais eram judeus Seus avós eram judeus e todos os seus antepassados eram ou seja Paulo era um puro sangue Puro Sangue em quinto lugar ele tinha sido membro da seita dos fariseus que ele aceita mais restrita dos judeus
havia várias além dos fariseus tinham estado seus essênios tinham zelotes a que mais insistia na guarda detalhada da Lei era a seita dos fariseus e Paulo tinha se tornado membro deles ou seja ele era um fariseu praticante da Lei ainda no verso 5 no verso 6 Ele diz que era tão Zeloso pelo judaísmo pela tradição dos seus pais que ele tinha que ele tinha se tornado um fanático a ponto de perseguir a Igreja de Cristo essa era a demonstração Essa é a demonstração que Paulo dá ou é vidência que ele traz do Zelo que ele
tinha pelo judaísmo pela pela guarda da Lei pelas tradições dos rabinos ele tinha entendido que o cristianismo era uma frontal lei de Moisés e que era seu dever perseguir terminar com a seita dos nazarenos assim que era chamado Cristian no início e ele tinha se dedicado a fazer isso como a gente lê no livro de Atos Além disso ainda no verso 6 Paulo diz assim que ele era irrepreensível No que diz respeito à justiça da Lei ninguém poderia acusá-lo quanto ao cumprimento meticuloso daquela lei e das tradições dos judeus o que que Paulo quer dizer
aqui é que se a justificação fosse pelas obras da Lei Paulo certamente seria o primeiro a ser justificado e também que se alguém pudesse se gloriar ou confiar na carne para salvação esse alguém era Paulo muito mais do que aquele judaizante que estavam chegando ali mas era dessas coisas que o judais antes se gloriavam e Paulo tinha feito a mesma coisa antes contudo Aqui tá o ponto e a razão pela qual Paula apresenta o seu Pedigree Como eu disse ele não gosta de fazer isso de se gloriar contudo Paulo havia chegado a compreender que tudo
isso em que ele antigamente tinha se gloriado nada mais era do que a arrogância orgulho e vaidade carnal e humana embora Paulo não mencione aqui mas o evento que marcou sua vida e o momento de transição Aquele momento em que seus olhos se abriram para ele ver que tudo aquilo em que ele se gloriava não era nada foi quando Cristo lhe apareceu no caminho de Damasco Quando ele estava a caminho de daquela cidade para perseguir os cristãos prendê-los e trazê-los cativos a Jerusalém onde provavelmente alguns deles seriam mortos foi naquele momento diante de Cristo o
Cristo glorioso ressurreto que lhe aparece ali no corpo da Ressurreição e ali que Paulo entende que a justiça de Deus a justificação que procede de Deus era mediante a fé em Jesus Cristo e não pela guarda meticulosa da lei pela etnia e pelo selo da Aliança a circuncisão como ele tinha feito pensado até então e a partir daí do verso 7 até o verso 9 Paulo estabelece esse contraste entre o conceito de salvação judaico ensinado pelo judais antes como sendo necessário e a salvação pela fé em Cristo Jesus que Paulo es fariseu havia descoberto e
ele faz isso na forma de quatro contrastes que eu quero ver com vocês o primeiro o contraste entre perda e lucro no verso 7 mas o que para mim era lucro isso considerei perda por causa de Cristo Jesus antes Paulo considerava a prática judaica como lucro como a vantagem sobre as demais pessoas no que diz respeito à salvação e algo que lhe colocaria no favor de Deus algo que lhe garantiria a salvação ele via o seu farisaísmo como sendo a sua religiosidade como sendo algo lucrativo Algo que estaria vantagem algo de valor Mas agora ele
conheceu Jesus Cristo tudo isso então que antes ele valorizava ele diz aqui se tornou como perda ele viu que tinha sido uma perda de tempo uma perda de esforço a uma perda da sua vida do tempo da sua vida eram coisas sem valor comparados com Cristo e Paulo então renuncia a glória do Judaísmo ele renuncia a buscar a salvação pelas obras para que ele possa receber gratuitamente a justificação que vem de Deus pela fé em Cristo Jesus Note que isso é mais difícil do que renunciar a uma vida de pecado é mais fácil uma pessoa
que está vivendo no pecado já foi dando na lama do pecado se quer brotar se arrepender e crer em Jesus como seu único salvador aceitando perdão de Deus do que um religioso arrogante e endurecido um moralista como era o apóstolo Paulo que Jesus disse uma vez para os fariseus que as prostitutas e os publicanos entravam no céu primeiro do que eles porque muito difícil para o moralista para o religioso para aquela pessoa que se considera justa é muito difícil para ela ver o seu próprio estado se arrependesse quebrantar pedir perdão a Deus renunciar sua moralidade
a sua justiça própria e receber gratuitamente a justiça de outro que é Jesus Paulo considerou toda aquela moralidade toda aquela religiosidade como perda aquilo que antes ele considerava lucro agora considera perda por causa de Cristo Jesus segundo contraste que ele faz nessa mesma direção nós temos que nem sempre dá para fazer uma distinção muito clara entre um contraste e outro entre perda e sublimidade que está aí no verso 8 que eu leio agora na verdade considero tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu senhor na verdade não é só o
sistema judaico as leis judaicas para salvação que eu considero como Pedro eu considero tudo mais que implica no mérito humano como sendo perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu senhor Cristo é tão Sublime e o que ele fez na cruz é tão Sublime a obra da salvação Deus perdoando gratuitamente pecadores mediante a sua graça pela fé em Cristo Jesus isso é tão Sublime que todos os esforços humanos não somente do Judaísmo mas nos moralistas dos religiosos de qualquer outra outro Credo eles são como nada eles são perdas diante da Glória diante
da Majestade deve eficácia da perfeição da obra terminada de Cristo da sua pessoa maravilhosa por isso Paulo considerava tudo aquilo como perda na verdade ele ele aprofunda esse contraste agora no verso 8 final do verso 8 dizendo assim por causa de Cristo Eu perdi todas as coisas e as consideram como lixo para ganhar a Cristo na verdade Paulo diz aqui ele perdeu todas estas coisas ele perdeu no sentido de que se algum mérito ou se algum respeito ele tinha ganhado diante dos homens ele renunciou a tudo isso ele agora não queria mais agradar homens não
queria impressionar os outros com sua religiosidade com a maneira escripulosa e detalhada em que ele guardava a lei ele na verdade perdeu todas estas coisas e para Paulo isso não não foi alguma coisa que ele trouxe pesar porque ele diz aqui que ele considerava estas coisas como lixo palavra lixo aqui ela significa esterco ela significa excremento e algumas versões por conta da linguagem né prefere colocar refugo ou lixo mas é essa palavra mesmo você tá pensando que o apóstolo Paulo tá usando aqui ele considera toda a sua religiosidade todos os seus esforços para obter a
salvação e a justificação exatamente como aquilo que vai para o lixo aquilo que não tem valor e finalmente aqui no verso 9 o último contraste é entre Justiça própria e justiça de Deus onde Paulo expõe de maneira sintética a diferença entre o ensino dele que ele aprendeu de Deus e o ensino dos falsos Mestres aqui no verso 9 que diz assim ele diz no final do verso 8 por causa de Cristo perdi todas as coisas e as considera como lixo para ganhar a Cristo e ser achado nele não tendo Justiça própria que procede de lei
Mas aquela que é mediante a fé em Cristo a justiça que prossegue de Deus baseada na fé aqui então ao contraste Entre esses dois sistemas de salvação de acordo com Paulo que conhecia muito bem que tinha passado a maior parte da sua vida tentando se salvar nesse sistema ele chama a tentativa de salvação mediante as obras da Lei como sendo Justiça própria ou seja uma justiça que é resultado do seu próprio esforço do seu merecimento da sua santidade da sua moralidade da sua capacidade de observar detalhadamente a lei de Moisés chama-se Justiça própria segundo ela
procede de lei ou seja quem vai lhe declarar justo é a lei a lei vai examinar você e vai dizer você cumpriu isso cumpriu isso cumpriu isso você é justo então a justiça própria ela procede ou ela é declarada pelo referencial que uma pessoa tem pelo referencial que o moralista tem o que o religioso tem Paulo tinha descoberto primeiro que a verdadeira justiça é aquela que é mediante a fé em Cristo Jesus não é por obras não é pelo que eu faço não é pelo que eu mereço mas é com base nos méritos de Cristo
ela vem é Deus nos imputa a justiça de seu filho em vez de nós termos a justiça pelo mérito Deus simplesmente nos considera justos ele coloca na nossa conta que tá no negativo ele coloca o que é necessário para que o saldo se torne positivo ele transfere para nós a justiça de Cristo portanto é a justiça que vem pela fé em Cristo Jesus a justiça que procede de Deus Essa é a grande diferença quando o Paulo era fariseu a justiça que ele tinha procedia dele e da guarda da lei Mas em Cristo Jesus a nossa
Justiça prossegue de Deus quando eu falo justiça justificação a minha justificação prossegue de Deus é Deus que me declara justo isso significa que ele me considera como justo significa que ele perdeu os meus pecados que ele não leva em consideração os meus erros e ele me trata como se eu nunca tivesse cometido pecado diante dele a ponto de Paulo dizendo a carta que escreveu aos romanos agora pois não há mais nenhuma condenação para aquele que está em Cristo Jesus Esse é o resumo do que eu diria das duas únicas religiões que existem no mundo só
tem a gente pode ficar confuso pensando no número enorme de religiões que existem de fato Há muitas mas se você analisar estas religiões quanto a soteriologia ou seja doutrina da Salvação O que é que elas ensinam sobre a maneira pela qual a pessoa pode se relacionar com Deus se religar a Deus voltar para Deus ser aceito por Deus ser perdoado por Deus e herdar a felicidade eterna seja ela o que for se você procurar fazer essa síntese você vai descobrir que no final só tem dois caminhos primeiro aquele caminho em que a felicidade é teleligiosa
e isso ele faz com tanta frequência e ele faz com tanta dedicação que no final a divindade que ele adora Qualquer que seja vai dizer bem-vindo você conseguiu você obter os méritos necessários você pode entrar aqui agora no Paraíso no Nirvana você pode entrar aqui no que quer que seja aquilo que representa naquela religião a felicidade eterna o cristianismo histórico e bíblico é a única religião onde a salvação é de cima para baixo é de cima para baixo é Deus que vem ao encontro do pecador é Deus quem justifica é Deus quem nos perdoa é
Deus quem nos recebe ele que toca o nosso coração ele que abre os nossos olhos ele que produz em nós convicção de pecado e ele então que coloca diante de nós de uma maneira Irresistível pelo seu espírito santo a sublimidade do conhecimento de Cristo você pode entender porque que o apóstolo Paulo se rendeu quando ele compreendeu quando ele viu a glória de Cristo tudo mais virou esterco tudo mais virou lixo diante da Glória do Evangelho diante da perfeição do plano de Deus por que que Paulo tá dizendo tudo isso ele quer que os Filipenses Tenham
cuidado com as pessoas com aqueles mestres que estavam passando essa mensagem que no final era uma tentativa de fazer os decair daquela graça daquele Evangelho Puro único e verdadeiro Paulo termina essa parte falando do alvo que ele tinha na sua vida uma vez que ele foi justificado pela fé uma vez que ele recebeu a justiça de Deus o alvo da sua vida tá aí nos versos 10 e 11 agora que ele tinha conhecido a Cristo o seu intenso desejo era conhecê-lo mais e mais verso 10 o que eu quero é conhecer a Cristo Paulo já
conhecia Cristo que ele tá dizendo aqui que ele quer conhecer mais ele quer prosseguir no conhecimento de Cristo que é tão Sublime É tão maravilhoso e Paulo desejava isso a uma progressão na vida cristã há um avanço na vida cristã a Cristão de Paulo não se resumiu aquilo que aconteceu no caminho de Damasco mas ele ele queria mais ele queria progredir e avançar através isso só era possível mediante de conhecimento de Cristo e não pelo aperfeiçoamento através de práticas religiosas ele na verdade anseava conhecer e experimentar o poder da sua ressurreição ainda o verso 10
ele diz aqui eu quero conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição poder da Ressurreição de Cristo é uma referência ao poder que Cristo exerce ao poder que Cristo ministra depois que ele ressuscitou dos mortos e se assentou no trono da sua glória no trono do universo e de lá ele ministra o poder da Ressurreição para os seus servos era esse poder que Paulo queria experimentar é esse poder que nós experimentamos aqui nesse mundo que nos traz vitória sobre o pecado vitória sobre a culpa vitória sobre o domínio do Pecado em nós esse poder
que nos dá perseverança no meio das tribulações que nos dá coragem diante do martírio E que nos prepara para a Glória conhecer o poder da Ressurreição de Jesus Cristo é o Anseio mais profundo do crente verdadeiro para nós não basta saber que nós estamos perdoados nós queremos mais nós queremos experimentar no dia a dia esse poder e não há nada mais importante do que isso eu ouso dizer que isso é muito mais importante do que experiências extraordinárias com determinados dois como alguns queridos irmãos equivocadamente pensam e que dão prioridade a estas experiências nada se compara
a você conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição que se manifesta não tanto nessas Coisas extraordinárias mas na mudança do seu caráter na sua Santificação no seu avanço em santidade em domínio do da sua vontade modificação do pecado e adquirir um caráter é isso que Paulo desejava ele queria ele queria experimentar o poder da Ressurreição e não só isso veja o que que ele quer verso 10 ele diz ainda eu quero me tomar Eu quero tomar parte dos seus Sofrimentos e me tornar como ele na sua morte pouca gente que é isso não
é mas é o que Paulo tá dizendo aqui ele quer ser semelhante a Cristo na sua morte participar dos seus Sofrimentos experimentar o poder da Cruz para vencer o pecado ele queria sofrer pelo evangelho Se necessário fosse como Cristo deu sua vida para que ele Paulo fosse justificado ele queria ser obediente ao pai assim como Cristo foi até a morte e morte de cruz e o alvo dele no verso 11 é esse para de algum modo alcançar a ressurreição de entre os mortos não pensemos que quando ele diz aqui de algum modo ele quer dizer
ele tá duvidando a tradução poderia ser simplesmente para que Qualquer que seja o meio pelo qual Deus Me leve lá eu alcance a ressurreição dentre os mortos era esse o alvo Final de Paulo desejo o final ele queria participar da Ressurreição dos Mortos aqui ele se refere a ressurreição dos Mortos justos daqueles que ressuscitarão para entrar no reino de Deus os ímpios também ressuscitarão Mas eles serão lançados no Lago de fogo e enxofre a ressurreição que Paulo se refere aqui é a ressurreição para a vida eterna para bem-aventurança era isso que ele desejava não importa
que meio Deus usasse para que isso acontecesse talvez até a sua morte ali na prisão de qualquer forma era isso que Paulo desejava alcançar era esse o alvo final da sua vida que é importante fazer uma observação que para muitos cristãos o nosso alvo é ir para o céu acontece que o céu é um estado intermediário o céu é para onde a gente vai depois que morre nós morremos Nós entramos imediatamente no céu a nossa nosso corpo está morto ele será desfeito aqui na terra como Deus avisou Adão tua esposa tornarás mas o nosso espírito
a nossa alma Ela vai para a presença de Deus e ali ela aguarda ressurreição dos Mortos consciente em alegria em gozo antecipando a bem-aventurança na presença de Deus quando Cristo voltar então haverá ressurreição dos mortos e os vivos serão transformados é isso que Paulo se refere aqui e essa deve ser a nossa esperança final é isso que deve ser o nosso alvo alcançar a ressurreição dos Mortos Mas isso não se alcança através do esforço próprio guarda de leis observância de rituais religiosos moralidade isso é resultado da obra que Deus já começou em nós quando ele
nos justifica mediante a fé em Cristo Jesus primeiro Deus nos justifica depois ele nos santifica e depois ele nos ressuscita e da vida eterna é isso que Paulo aguarda que é isso que ele deseja e é esse o verdadeiro Progresso espiritual mediante a união com Cristo e não mediante a guarda das obras da lei com isso tudo Paulo desejo expor a verdadeira intenção daqueles falsos Mestres Com certeza não era o bem dos crentes de filipos expor a falácia da mensagem deles uma mensagem que não procedia de Deus era uma mensagem carnal senão diabólica contrastar a
mensagem deles com a sublimidade do conhecimento de Cristo do plano da Redenção mediante a fé no Salvador e pela graça de Deus e encorajar os Filipenses a repudiar com todas as Veras do seu coração esses Mestres e o ensino deles por isso que Paulo é tão forte aqui na carta aos Filipenses quando trata desses Mestres eu quero tirar quatro lições aqui para nós encerrarmos a nossa exposição dessa noite a primeira e mais óbvia é a necessidade que hoje nos nossos dias também nós temos de combater falsos Mestres e falsos ensinos é um erro é um
erro um erro que tem consequências graves daqueles evangélicos que dizem que doutrina não importa que teologia não importa o que importa é você amar a Deus e amar o seu próximo e falar de Jesus vocês estão vendo a importância aqui da doutrina se doutrina não fosse importante você acha que Paulo faria essa denúncia e essa exposição da heresia dos falsos Mestres se doutrina não fosse importante Paulo podia escrever para a igreja de felipes e dizer não gente não se preocupa não esse pessoal é gente boa deixa eles ensinar isso aí vocês acreditam se quiser não
vai fazer diferença vocês acham que Paulo faria isso é claro que a verdade importa é claro que a doutrina importa é claro que boa teologia importa porque é por ela e por causa dela que nós temos que combater o erro e os ensinos errados as interpretações erradas do Evangelho de Jesus Cristo especialmente aquelas que tocam na questão da salvação elas precisam ser expostas e hoje no meio da igreja evangélica Há muitos judais antes Há muitos libertinos Há muitos gnósticos Há muitos cientistas essas heresias elas simplesmente mudam de roupa mudam de rótulo Mas elas permanecem as
mesmas e o combate a elas é do mesmo jeito enfatizar sublimidade de Cristo a justiça de Deus mediante a fé pela graça só isso pode atender as demandas do nosso coração pecador a segunda lição que eu quero tirar aqui é que esse texto ele nos ensina de maneira indireta mas muito clara a falência do sistema de culto do Antigo Testamento que era baseado em cerimônias religiosas em rituais como a circuncisão a dieta religiosa dos judeus a celebração daquelas festas e outras datas eventos do calendário sagrado isso tudo já passou isso faz parte do antigo testamento
não tem mais nada a ver conosco que cremos em Cristo e servimos a Deus pelo Espírito num culto simples sim estas cerimônias religiosas e aqui eu não posso deixar de falar contra o judaizantes modernos apesar de tudo que Paulo disse na carta aos Gálatas apesar de tudo que Paulo disse na segunda aos Coríntios apesar da carta aos hebreus apesar da carta aos Colossenses e de outros livros do novo testamento Onde fica muito claro que o sistema judaico ele já forneceu ele já passou sendo completado realizado no evangelho de Cristo Jesus você ainda encontra a igrejas
que promovem rituais judaicos trazer a Arca da Aliança pastores que botam que pá botam história de rabino que tem Candelabro com as sete os sete braços que celebram as festas de Israel que levam o povo para a terra de Israel batiza o povo lá na terra de Israel traz azeite lá de Israel traz um pouquinho de pó que foi raspado das muralhas do muro da lamentação de Israel como se essas coisas tivessem algum valor elas são frutos só do misticismo quando não da ganância e do oportunismo de alguns Mercenários que querem ganhar dinheiro em cima
disso eu não tô dizendo que toda caravana para Israel ela tem esse propósito né ou que é levado por esses motivos porque certamente Não não é válido você conhecer aquela terra maravilhosa onde a história bíblica se desenrolou Mas é só isso nada mais do que isso entretanto ainda hoje pessoas continuam com esse misticismo apesar de passagens como essa onde eu aposto Paulo diz nós somos a verdadeira circuncisão nós somos um verdadeiro Israel Nós somos o verdadeiro povo de Deus terceira lição aqui muito clara é que o homem é justo ou justificado diante de Deus não
por suas obras quaisquer que sejam mas mediante a justiça que prossegue de Deus pela fé em Cristo Jesus eu queria que você meditasse nisso você que tá me escutando em que que você se Gloria onde está a sua confiança de que você vai alcançar ressurreição dos mortos a bem-aventurança e a vida eterna está na sua religiosidade está no cumprimento dos deveres religiosos está no perfazer rituais passados pela sua igreja frequentar a sua igreja fazer campanha fazer propósito dar o dízimo eu não tô dizendo que essas coisas elas são necessariamente erradas errado é você confiar nelas
você depender delas como se elas fossem trazer avanço na sua vida espiritual ou a sua justiça diante de Deus e por último eu queria trazer essa lição pelo que Paulo nos ensina que nós podemos experimentar aqui nesse mundo o poder da Cruz e o poder da Ressurreição em nossa vida diária não é isso que você deseja não é isso que você almeja experimentar o poder da Ressurreição de Cristo poder da sua cruz isso pode significar quebrantamento humilhação arrependimento sofrimento como Paulo lá na prisão por amor a Jesus Cristo e pode significar também vitória sobre o
pecado vitória sobre a corrupção dos nossos corações uma vida de santidade pureza em que nós renunciamos a nós mesmos por amor a Cristo e nos nossos irmãos onde também Nós podemos nós nos alegrar profundamente veja que Paulo começa essa sessão dizendo quanto ao mais irmãos alegrai-vos no Senhor nós podemos nos alegrar profundamente na justificação concedida gratuitamente pelo Amém que Deus abençoe essa palavra no seu coração Esse é meu desejo Ore comigo agora ai querido que evangelho Sublime que evangelho maravilhoso que graça o Senhor nos concedeu eu peço pelos que me ouvem por aqueles que ainda
Confiam na carne que dependem dos seus esforços para alcançar a ressurreição ou para a vida eterna no entendimento deles que nessa noite fique Clara senhor a justiça que vem do senhor pela fé em Cristo Jesus E que fique tão claro que eles considerem tudo mais que fizeram até hoje como refugo como Ester lixo para que possam ganhar a Cristo como seu senhor e salvador abençoa os é o que eu peço em nome de Jesus amém amém
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