[Música] [Aplausos] [Música] Olá pessoal eu sou elissa professora de literatura E hoje nós vamos falar sobre macunaima de Mário de Andrade mas primeiro inscreva-se no nosso canal e Ative o Sininho para receber as [Música] novidades macunaima é uma obra que foi publicada no ano de 1928 uma das obras mais importantes do Modernismo brasileiro e mais importantes da literatura brasileira considerada a obra prima do escritor Mário de Andrade ele levou anos fazendo pesquisa mais de 5 anos fazendo pesquisa e fazendo a antropologia mesmo que deu origem a Macunaíma e quando chega para escrever escreve em menos
de uma semana cinco se dias então foi uma obra que levou muito tempo de gestação para que ela fosse realmente concluída e acabada de uma vez a base de macunaima foi a obra Roraima Zum Orinoco do etnólogo Alemão Theodor cock greenberg que fez uma pesquisa nas tribos indígenas do Norte da Amazônia na Venezuela e ele fez um registro sobre os costumes sobre as práticas dessa desses desses grupos indígenas essa foi a fonte Essa foi a base de pesquisa de Mário Andrade que chegou a fazer muitos manuscritos chegou na edição crítica de naon Naim Inclusive tem
eh os bastidores dessa composição as versões diferentes que ele acabou modificando para corresponder melhor à pesquisa que ele trouxe Macunaíma tem como subtítulo o herói sem nenhum caráter esse subtítulo acaba trazendo uma imprecisão porque ao ler a obra nós percebemos que o protagonista macunaima eh ao mesmo tempo que realmente não tem esse caráter quando a gente atribui a palavra caráter um sentido moralista ele tem caracteres demais ao mesmo tempo ele tem características demais então ele é muito plural ele é muito rico e por isso que essa obra é tão importante pro modernismo porque ela está
intimamente ligada a um dos projetos a uma das pautas mais importantes do modernismo que era tentar falar do Brasil todo tentar dar conta mapear bem conhecer bem o Brasil e apresentar o Brasil pros brasileiros então é uma obra muito inovadora no sentido no que diz respeito ao temática aos aspectos temáticos aos temas a construção do protagonista que é um herói as avessas é um herói que vai provocar aí um um um uma ruptura eh uma contrapartida né um contraponto com as idealizações de heróis indígenas anteriores principalmente do Romantismo do romantismo brasileiro na sua fase indianista
eh e no que diz respeito também às fontes de pesquisa porque traz folclore traz mito traz lendas brasileiras indígenas e também no que diz respeito à linguagem né a linguagem de macunaima apesar de parecer muito coloquial em alguns aspectos muito popular é uma linguagem que realmente desafia o leitor porque ela traz mesmo ela parece trazer uma pluralidade brasileira maior vinculada a esse projeto Modernista makunaima também enfrenta uma imprecisão quanto ao gênero os críticos meio alguns dizem que é tudo isso que eu vou falar agora outros dizem que não é nada disso que é uma obra
que vai além porque ela é é a imprecisão dela é que que a marca que garante esse lugar tão importante para essa obra Mas normalmente Macunaíma é considerado um romance pensando no gênero narrativa em prosa muito ligado à modernidade muito pronto a narrar os costumes e a Identidade do homem moderno do sujeito moderno mas também macunaima pode ser considerada uma rapsódia que é um tipo de gênero literário muito ligado à epopeia porque Traz essa sequência de episódios de de pequenas histórias pequenas narrativas que vão compondo uma grande narrativa são narrativas folclóricas são narrativas lendárias mitológicas
o que remete muito bem também a epopeia eh e tem esse caráter Popular esse caráter da oralidade esse caráter original e fundante de algo mitológico algo que tá sendo explicado tá tendo a sua origem explicada mas também e Macunaíma é considerada uma sátira é uma obra considerada satírica justamente pela composição do protagonista é um indígena eh que depois ele se torna um homem branco da cidade ou pelo menos não se ajusta muito bem à cidade e muitos estudiosos leem essa construção do Macunaíma no seu momento como índio como realmente uma crítica A principalmente os índios
construídos pelo José de Alencar no século XIX que foram o Peri principalmente o peri e a Iracema né que eram índios muito submissos ao homem branco ao homem europeu ao homem da cidade coisa que a gente não vê no herói Macunaíma Macunaíma é uma obra dividida em 17 capítulos e tem um epílogo e o grande herói dessa narrativa é o macona imma né é uma obra homônima e é considerado um herói um herói muito complicado que nasce às margens do urari quera na Floresta Amazônica e já nasce falando e já nasce reclamando tem como ele
é o Caçula ele tem dois irmãos manap e jig e ele tem alguns jargões Alguns bordões que vão configurar essa essa personalidade dele que vão caracterizar Que tipo de herói é esse algumas das frases mais conhecidas é o aik preguiça que ele realmente é muito preguiçoso é um personagem construído de uma maneira muito inusitada sem idealizações e ele também fala muito que gosta de brincar esse brincar é realmente ter relação sexual é ter coito com as mulheres ele gosta muito de mulheres tanto é que a primeira mulher com quem ele se envolve é a cunhada
sof fará a esposa do próprio irmão com quem ele quer brincar sempre gostava de ficar no colo Por que que esse heroísmo do macunaima é tão peculiar é tão curioso e ele tem algumas ambiguidades né É um herói que não não não é nem totalmente bom nem totalmente mal se por um lado ele é preguiçoso ele é muito espertalhão ele é cúpido né Tem uma cupidez que é ser muito malicioso é cobiçoso tem hora que parece tem uma inveja cheio de artimanhas para conseguir o que quer e sempre conseguir as coisas de maneira muito fácil
então ele é Manhoso também por outro lado ele tem uma composição fantástica uma composição maravilhosa que remete mesmo aos heróis épicos aos Deuses épicos porque ele ele passa por diversas metamorfoses uma das primeiras metamorfoses é quando ele se banha na água que ficou na poça deixada pela pegada de Sumé e ele a água é mágica e ele fica todo branco então ele era preto retinto ele era um índio negro retinto e de repente ele fica todo branco que se passa muito bem dentro da cidade depois né quando eles vão junto com os irmãos para com
os irmãos dele pra cidade se passa muito bem como um homem que veio da Europa os seus irmãos manap Jeta também se lavam na água mas os restos do seu pigmento ficam na água e aí os outros irmãos não ficam com a pele tão Clara quanto a dele como ele consegue ficar então esse personagem passa por diversas metamorfoses ele tem há episódios em que ele faz coisas que são consideradas Sobrenaturais que seriam eh humanamente impossíveis mas o que determina o que garante o que realmente confirma Esse aspecto Divino Esse aspecto divinatório e esse aspecto heróico
mesmo no sentido bem bem bem elevado da palavra é a busca que ele vai fazer pela Muiraquitã então a Muiraquitã é uma espécie de Talismã é um amuleto que é deixado para Macunaíma pelo grande amor da sua vida que é a si mãe do Mato ela é a líder das Icamiabas que é um grupo de apenas mulheres como se fossem Amazonas ele se apaixona por ela e nessa de se apaixonar ele ele a encontra né no meio da floresta a violenta sexualmente o o macunaima não Pede licença ele não pede o consentimento de si ele
a estupra e esse também é um aspecto que pontua essa ambiguidade essa ironia do do personagem mas ela fica grávida dele acaba que os dois se entendem mas o filho não sobrevive ele não vinga ele morre ele vem a óbito e onde eles enterram essa criança a gente tem o nascimento da planta do Guaraná então nasce ali a planta do Guaraná eh dentro dessa narrativa nós temos então esses elementos muito contraditórios na composição desse personagem desse protagonista nós temos também os seus aspectos elevados divinatórios Fantástico maravilhoso essa busca pela Muiraquitã eh em determinado momento da
obra porque ele perde ele é roubado e ele vai buscar novamente essa essa pedra porque é é o grande símbolo do amor que C mã do mato deixa para ele é como se fosse a busca pelo Santo Graal mesmo ah Todo Esse aspecto elevado em torno desse amuleto em torno desse Talismã mas há também esse elemento social porque ele e os irmãos com essas cores de pele essas pigmentações de pele tão diversificadas representam a miscigenação do povo brasileiro e os incidentes na vida de macunaima e e todas as coisas que vão surgir a partir dos
caminhos que ele atravessa como por exemplo seu filho que morre da origem ao pé de guaraná e nós temos justificativas para para existência de certos elementos sociais e principalmente culturais no Brasil Depois dessa infelicidade com a Amada macona e os irmãos vão pra cidade de São Paulo vão morar lá e lá eles passam por grandes aventuras e Desventuras envolvendo dois personagens muito importantes pra narrativa eles são agonistas na obra que é a velha que são a velha seui e o Venceslau Pietro Pietra que na verdade depois ele descobre que é o seu grande inimigo Desde
quando ele vivia na floresta que era o gigante piman no final das contas esse personagem esse macunaima né que é o herói sem nenhum caráter e ele na verdade é um herói e não é um herói ao mesmo tempo seria uma figura mais ligada a um antih heroísmo seria um anti-herói porque é a mesmo tempo que ele não tem mesmo caráter a gente até desconfia dele em alguns Episódios Você ri em outros você fica indignado né fica com raiva irritado com com essa essa esperteza certo malandro né ele traz mesmo remete a essa malandragem a
esse jeitinho brasileiro que é um termo muito complicado que aparece muito bem nele ele também é muito plural ele tem características demais Há muitos elementos que são impressos nesse personagem então ele é ao mesmo tempo sem nenhum caráter Mas ele tem características demais e realmente tudo que gira em torno na narrativa tudo que acontece todos os episódios da narrativa essa sequência de episódios lendários folclóricos e míticos giram em torno dessa grande busca do Talismã precioso que o coloca realmente num lugar de heroísmo que remete ao clássico mas eh ao mesmo tempo a gente precisa também
retomar a questão mítica desses episódios o mito tradicionalmente falando o significado da da palavra mito é a narrativa ou a história que tenta explicar a origem e a existência de certas coisas no mundo e em Macunaíma nós temos alguns episódios em que o herói inaugura coisas que existem no território e na cultura brasileira como o café como o pé de guaraná que vem do nascimento do óbito do filho dele né que nasce do óbito do filho dele eh nós temos também o futebol o trote telefônico que ele e os irmãos faz passa um trote no
Venceslau Pietro Pietra pega o telefone para xingar a mãe do Venceslau do gigante piman e também a banana O que que a banana é aquele gesto que a gente usa mesmo para reclamar protestar que é esse gesto aqui o Macunaíma faz isso pela primeira vez na obra para demonstrar a sua insatisfação e a sua não obediência a certas imposições e opressões a linguagem de macunaima é marcada por expressões populares ditados provérbios sempre essas expressões esses aforismos que refletem uma sabedoria Popular algumas já conhecidas nossas outras inventadas pelo próprio Herói ou pelo narrador eh inclusive um
dos bordões que aparece muito no livro para se referir mesmo à decadência da sociedade da economia brasileira que é um país com tanto potencial mas parece que ainda não consegue dar certo é quando eles sempre dizem letras maiúsculas Pou saúde e muita saúva os males do Brasil São então isso vem até uma certa melancolia isso traz até um certo tom de melancolia em determinado momento da obra porque no final das contas apesar de toda essa ambiguidade dessa contradição que a gente vê em Macunaíma é um herói que deseja um personagem que deseja ver o Brasil
dar certo né o Brasil tem que dar certo porque ele tem muita pluralidade muitas belezas que merecem prosperar vingar e merecem acontecer dentro desses capítulos né Há alguns Episódios que merecem muito ser destacados como o capítulo da Macumba em que macunaima vai para uma sessão de macumba e ele encontra vários poetas da literatura brasileira como Manuel Bandeira como Oswald Andrade por exemplo e o capítulo número nove que é a carta para as Icamiabas extremamente peculiar porque ele destoa de todo o estilo da narrativa né de todo o resto do Tom da narrativa ele é muito
metalinguístico nós temos uma mudança ali de linguagem de registro e que mostra mesmo toda essa Lucidez de composição do Mário de Andrade desse projeto de obra que apesar de ter sido escrita em seis dias não tem nada de aleatório porque foi fruto de uma pesquisa muito longa e muito árdua para ilustrar essa linguagem e esse tom um pouco até debochado da narrativa eu vou ler um trecho de macunaima acabou-se a história e morreu a Vitória não havia mais ninguém lá dera tangolo ângulo na tribo tapanhumas e os filhos dela se acabaram de um em um
Não havia mais ninguém lá aqueles lugares aqueles Campos furos puxadouros arrastadouros meios Barrancos aqueles Matos misteriosos tudo era a solidão do deserto um silêncio imenso dormia a beira rio do urari quera aqui a linguagem eh dá até um trava língua ler macunaima em voz alta é muito desafiador e em determinados momentos o que seria crucial né a vírgula o uso da vírgula ele dispensa justamente para remeter a essa oralidade nossa que jorra quando estamos conversando espontaneamente dentro da obra também nós temos a marcação de um autor narrador um autor e narrador muito inusitados tudo muito
curioso nessa obra porque na verdade a história a gente a gente descobre num determinado momento que essa história tá sendo contada por um homem que viu e ouviu um papagaio contar a história de Macunaíma Então tudo aqui é inusitado e é por isso por todas essas razões que Macunaíma de fato é o herói de Nossa gente bem pessoal essa foi nossa aula sobre Macunaíma eu espero que vocês tenham gostado porque eu gostei demais eu adoro essa obra se gostaram curtam compartilhe Se quiserem saber um pouco mais sobre a obra sobre o autor não deixe de
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