vou passar só da rotina assim do do bem pude agora no presente momento não sinto que eu sou um filtro EA minha arte representa esse filtro das coisas que estão acontecendo ao meu redor quando a gente pensa na rua a gente da nossa cara tá amanhã a gente conversa arrendada o que você tá fazendo questionar é se expressar as pessoas escrevem relações Flamengo naquele momento eu deito e rolo na minha cabeça eu tô deitando e rolando entendeu em cima do fascismo em cima de qualquer pessoa que queira que a interferir o que espera fazendo ali
no momento a capacidade de você jogar poesia na rua à disposição de fazer isso a liberdade de fazer isso é muito muito transformador para todo mundo o grafite para mim ele Oi gente uma arte e além de uma forma de expressão para mim ele ele é o que comunica mas o jovem começa a pintar ele começa a entender e fazer ver que aquilo serve como meio de expressão com medo ele se comunicar eu tento fazer as coisas de uma forma e sincera de verdade é uma visão sobre e o cotidiano o nada né que a
gente falam é a minha parte da minha vida de uma visão mais mas sensível ou seja de conseguir captar um momento de deu uma uma uma expressão uma certa verdade no normal a minha pintura faz com que aquele lugar se torne menos violento que eu não tô fazendo nada não né ameaçam É só pintar o fio desde que o mundo é mundo é o homem se expressa artisticamente ou não mostra a linguagem expressa a linguagem na paisagem é voltando até para segura sulpeças né a gente tem umas marcações para além dos desenhos as ranhuras nas
paredes é as mãos a marcação das mãos e a silhueta né Tem gente que fala que já é uma o início do extenso né de uma forma de grafite que a gente tem hoje que é uma extensão que usar o negativo Então essas inscrições esses desenhos nesses espaços acompanhou a história da humanidade Mas eles são produtos dessas a subjetividade vigente naquele espaço naquele meu de movimento dos grafites ele se inicia já como uma vontade da Juventude de se expressar mais livremente então a gente eu faço parte desses primeiros grafiteiros que saíram pelas madrugadas aí de
São Paulo principalmente a e a fazendo o pixando palavras de ordem pixando poemas isso bem assim como uma influência direta dos grafites de Nova York com começaram no início dos anos 70 nos vagões de Nova York principalmente no Halen etc e também com uma pegada aí mais inicial em Maio de 68 na sorbonne com o movimento estudantil eu só fiz um grafite que era o Hendrix Mandrake mandrix que é um poema e eu pixava isso nos muros me utilizei da linguagem no grafite para poder fazer o meu poema do tamanho com letras do tamanho de
Torre como diziam os mal de Andrade a mesma coisa o Buzz criar também fazia os seus grafites que basicamente eram era um frases eram poemas e na América Latina é muito marcado pelos períodos ditatoriais em vários países e que também se tornou uma forma se manifestar né então cada momento entrou cada espaço geográfico teve seu sentido para isso acontecer quando a gente fala de arte Urbana Hoje a gente tá bem nesse limite né entre o legal eo ilegal entre o vandalismo EA arte entre a legitimidade EA legitimidade entre a ressignificação de espaços e EA depredação
de espaços falar em limites da Liberdade artística mais é muito difícil que o principal questão é a definição de arte e é impossível chegar a uma definição universalmente aceita de triagem até a própria uma própria definição de arte seria uma forma de Itachi através dos olhos de outras pessoas que outros críticos e seria uma forma então de limitar a liberdade artística é isso porque a arte por si só tem esse caráter de ser livre inovador criativo muitas vezes contestador é uma forma do artista colocar para fora de suas emoções seus sentimentos hip-hop tem quatro elementos
que é o Dj que faz createblock dança break o Mc Kauan Mestre de Cerimônia cantar rap que eu também faço parte comecei cantando aplicando passa o clima até hoje e o grafite nessa uns quatro elementos hip hop e o direto eu vejo o pai brincando com filho e tem local que tem problema social e um alguma algum tipo de questão tem trabalho ali na Rua do Glicério e é onde ficam os refugiados haitianos né Então a partir do momento que eu fiz aquela vegetação ali já já mudou a autoestima do pessoal que vai meu encontro
com a rua parte de rua Veio pela Universidade que é um caminho um pouco diferente do Comum eu conheci sobre arte de rua é estudando arte na faculdade sobre intervenção urbana e foi a primeira vez que eu entendi que eu podia levar o que eu tava fazendo um atelier ou para uma exposição para uma galeria que eu podia jogar ele na rua e aquilo se misturava com o cotidiano das pessoas e da primeira vez que eu fiz foi tipo assim nunca mais consegui ver a vida de outra forma assim porque esse aqui tá falta o
outro hoje fico olhando nas frente vendo os moleque aí com pai e mãe do lado não respeita devia você por um dia o que eu sou a 30 Anos Antes na rua ou já tô meio acertada a destruição do menor do que tem no na rua de noite tirar mas hoje você vai brincar na rua máximo a seja passa na visão e fashion a interpretar aquilo como algo que jornalismo não tô disparada mas assim pelo menos hoje policial as pessoas têm uma noção do que a gente está fazendo ele já uma uma noção estética de
acordo com a é esse aprendizado diário não tinha tido haste esfriar dois consegue definir de ar para eles antes de eu de eu ir para rua eu já desenhava já já fazia já tinha um contato com ruim desenho eu senti a necessidade mesmo por volta de 2004/2005 e eu gostava muito da grafite de acompanhava muito nas na internet eu ia na rua e aí foi nessa época que eu tive sentir essa necessidade de colocar na rua mais por uma necessidade de se existir também assim e me auto afirmar que o vídeo alguma forma de querer
a presente no dia a dia se na rua sabe consegui consegui deixar minha marca também no no dia a dia em aos poucos eu fui entendendo o que é possível sobreviver que viver dessa profissão é foi foi encaixando como uma profissão na minha vida aos poucos também e aí eu fui entendendo e ocupando o meu espaço entendendo qual caminho também queria seguir ele da profissão porque é muito louco né Você pode ficar vários lugares e eu entendi que eu gosto desse caminho bem livre mesmo que é da arte como um todo da criação pura mesmo
né da visuais plástica na dessa dessa coisa da composição e fim de criar mesmo desde o do zero aqui pode dormir num outro fez as pazes para vir na festa depois eu não contém várias que é nome quero mais passar fome vamos Pode parecer meio redundante Porque toda criança desenha é e assim eu tive muita atenção pelo desenho assim conseguia me expressar mais pelo desenho se você tenho de história em quadrinhos e vamos ver que foi isso que é bom a a gostar mais de arte assim principalmente no desenho da história em quadrinhos mas na
adolescência eu tive contato com o plástico através da pista de skate e era tratada pela água dinheiro mano é porque eu te amo eu vi dentro do guarda-roupa tá então vai fazer desenho papel e pregava E aí depois os meus amigos que já são da arte começaram a incentivar E aí eu comecei a pintar más usando só o rolinho como eu tava usando aqui agora e o pincel E aí você também deixa você muito limitado porque o spray ele ele é essa relação entre eu mostrei né tem tudo a ver porque eu esperei ele realmente
é uma tinta que seca mais rápido você não precisa desmanchar ela com água quando você termina você tira a tampinha guarda na mochila não vai vazar não vai sujar minha mãe fui aconteça lá para mim poder crescer a rua tem um aspecto hostil muito forte e arte urbana ela já é representante dessa hostilidade ela é pesada é forte e a tentativa era fazer um contrafluxo disso é quase uma subversão da própria utilidade da rua e trazer uma coisa muito afetiva muito próxima que abraçasse e que no triste assim a arte de rua era terminar sendo
Arte Popular aí essa conexão é um pouco distante ainda também na na cabeça das pessoas falta a cultura sobre isso porque Falta informação é como ela é marginalizada é fica no espaço os tiro estranho também mas não é um direito absoluto eu posso sim exercício de forma completa e Posta algumas limitações quando a eventual conflito ou agressão a direitos de outras outros direitos funcionalmente assegurados claro que essa é um tipo de obra que é feito nesses espaços públicos Mas a nossa legislação fala que o grafite e Fala especificamente grafite no caso a lei dos crimes
ambientais Fala especificamente grafite que não seria considerado crime caso tem o objetivo de valorizar um determinado patrimônio e demais desde que tem autorização do seu proprietário se forma em privado ou do órgão responsável Caso seja o local público Desde aquela época pra cá coisa se institucionalizou fazer um país hoje também já tem uma abertura a prática e uma questão muito forte que é difícil de você retroceder a gente vê que essa institucionalização do grafite ou dos murais etc ela saem ainda há brechas para a questão vamos dizer da contravenção no sentido não é da Liberdade
da liberdade de expressão certo porque a liberdade de expressão ela vai até um determinado momento também em grafite muito famoso feitos atualização número de uma pessoa essa pessoa que pode escolher esse muro e segurou essa fica água para virar um master aqui então foi feito normalmente conhecido e é uma verdadeira obra de arte e É mas esse forfetário autorizou poderia determinar a derrubada desse muro e fato é que dá responder a todas as questões diretamente envolvidas e evita ao máximo que a liberdade a liberdade estação seja polida na haste do lado aqui mas é uma
variação muito difícil ser feita ser feito no caso prático e utilizando-se da proporcionalidade possíveis possíveis correlações diretas os dias que árvores Abrir antes mesmo dos pés tocarem o chão tem dias que a humilharam geralmente a com a galera faz para as letras né que são bons sim sim tem alguma de uma figura também agora faz mais rápida por isso que eu vou achar que eu falo eu faço a arte de rua porque eu gosto de pedir autorização ficar de boa pedida onde tem pessoas que não gostam de pessoas que gostam tem várias situações mas eu
acho super importante a gente com o artista também lidar com isso né Eu acho que dá uma uma baixada no nosso ego de que tem que tá boa e nem assim que tava nem acho interessante que parece lugar e eu acho linda Rua por conta disso nenhum lugar que a gente está com seres humanos mulheres a gente recebe o que essa como a sociedade ela é construída e não é diferente né em geral as mulheres a começam-se as em outras mulheres para poder sair né junta para pintar até para não sofrer esse tipo de assédio
assédio sexual assédio no sentido de que muitas vezes a gente vem um homem fala que não tá não tá certo seu trabalho e você não faz bem aqui mesmo no espaço da arte que é um espaço que a gente imagina que as pessoas têm um cabeça mais aberta e tal existe muito preconceito com as mulheres muito preconceito mesmo Eu luto muito para que as mulheres estejam ocupando os lugares que elas quiserem ocupar entendeu que não lembro entendimento para gente eu trago muito através da minha poética do meu trabalho um pouco da minha terra né da
minha origem eu sou do Pará e não existe um perfil me viu existe uma um pré-conceito né eu tenho conhecido pessoas do grafite que fala nossa eu marquei de fazer uma um mural e quando eu cheguei lá falaram Nossa mas vou você fala tão bem e você escreve tão bem existe um senso comum que isso Olá sejam pessoas marginalizadas né e não é isso os grafiteiros é é um grupo totalmente heterogêneo né a gente tem pessoas da Periferia a gente tem pessoas da Elite na condição financeira melhor pessoas com cursos superiores em diferentes áreas estão
necessariamente em artes ou comunicação mas a gente tem bancários que são né Assim vocês urbanos e enfim todo tipo de Formação ou não mulheres ou homens diferentes idades não existe um perfil e e acaba trazendo uma riqueza muito importante para a nossa cultura e eu acabo acrescentando dentro do trabalho e aí eu pus com uma linguagem aonde eu trago a história do pescador que é cultura muito envolvente dentro do estado é que pode a gente passa aqui tem muitos grupos pescadores pequeno é que é o meu dever costumo dizer que ele vai além de ser
só tinta na parede ele tá livre para passar mensagem tá ali para transformar a vida do ser humano para dar possibilidade esse pensamento diferenciado não sentido de ir aí eu posso ser mais do que algumas pessoas pensam eu gosto de desenhar coisas ou momento que a gente às vezes não costuma sair falando que que faz isso o que sente isso né então a 20 que a gente vive no mundo cheio de propagandas cheio de informações seja feliz faça isso sabe então é quando eu coloco esses perto desses pensando que esse desenho que são mais sensíveis
e que que falam mais uma relação humana isso faz a gente lembrar um pouco é o que a gente está fazendo aqui entendeu aí é uma vez eu também não entendia aqui no quarto um ar mas essa potência de poder sair poder deixar alguma mensagem ou algum desenho seu para a rua para a população e ver que as pessoas vêm isso enxergam ir era uma forma também de falar não sabe a gente tá aqui sabe a gente aqui atrás atrás disso daqui não tem muita gente também entendeu isso né que aquilo ali era um fio
condutor para alcançar esse vídeo da arte assim em muitos ar grandes artistas que só da Periferia eu sou um também entendeu na parte lembra aqui na década de 90 e 92 93 eu vi pela primeira vez na minha vida é um grafite e esse grafite era dos gêmeos era dois personagens um óculos assim eu confundo o binóculo popular do olho muito detalhe assim sabe no no personagem Clow quando eu vi aquilo falei nossa que que é isso é grafite tem momento que todo mundo na mesma comunidade tiver agindo que quer fazendo ação junto com esses
artistas aí vai começar a fazer a mudança geral e E aí bom então a Silvana tem um para mim o que me apaixona muito aqui ela tem esse chamado constante essa esse incentivo constante de relembrar para a gente poder Popular né que quanto o mural desse aqui faz um funciona na mente de tantas pessoas e faz essa união é no no Imaginário né E nesse poder imaginário de de ter uma vida melhor rede tem um país melhor né Às vezes as pessoas elas nem sabem que ela tem essa opção entendeu de pintar do que é
o grafite o que que ela pode fazer e quantas pessoas talentosas não tem por aí entendeu então comunidade encontro com isso Graffiti hip-hop os elementos ele ele percebe o um lugar aonde ele sente fica e também um nunca vi o seguinte então passa quantas pessoas quantos artistas aí vieram de cima Desses desse camina enrolei então com certeza tarde salva aí E aí E aí a revolucionário sim porque muitas vezes a gente como artista tá em lugares que nunca chegou as para ninguém e quando você vai para a periferia entre o que você super bem recebida
por que o grafite ele vem da Periferia Ele nasceu na periferia né e ele continua muito mais intenso na periferia do que nos grandes centros segundo democrática a ponto de ser uma ferramenta de transformação a bomba de conseguir quebrar qualquer erro de qualquer pensamento individualista é ser usado e o sabe mas não está conquistando já não tem ninguém Não tem essa não tem ele não voltar a gente tava entrando na rua as mulheres Principalmente as mulheres pretas estão vindo aí também com toda força e não tem volta assim né mas eu acho que por exemplo
essa pesquisa nas vezes ainda é muito bom então mas isso tem muito a ver com os holofotes onde eles estão né então vamos lá então preci preci homem né porque princípio a arte o trabalho do homem e E aí a primeira oportunidade de fora é eu eu me entende como artista primeira vez que eu viajei foi a primeira vez que eu me senti artista porque as pessoas elas simplesmente foram as pessoas são o que você fazia e eu comentava você é um artista e não tinha essa resposta aqui né aqui eu era qualquer coisa menos
artista então foi a primeira vez que eu me sentir empoderado com a minha arte hoje em dia os jovens os artistas urbanos estão muito imbuídos de uma acção de Artpop Artpop que não de uma cultura pop que amiga quer midiático uma cultura midiática uma cultura de massa né que são as histórias em quadrinhos né os comics norte-americanos os mangá é o desenho animado A dos filmes todas todo esse material é acaba sendo muito agregante caso por esses ar e da contemporaneidade eu acho que todo esse pau é muito bom é porque é uma questão de
que você cria uma curiosidade visual dentro da monotonia da cidade arte urbana ela mostra que as pessoas a cidade é viva deu que a gente você pode tentar controlar o quanto você quiser Isso mostra que as pessoas estão tão vivas então aí querendo dizer alguma coisa ou ela ou gás transformação de integração de troca de movimento cultural de protesto e o beco do bairro continuo foi esse momento do Vasco não é bom dar muito conhecido na Vila Madalena que recentemente foi pintada de três protesto ao assassinato covarde de um amigo nosso debate nessa assinavam na
Vila Madalena o nego Vila é um aracnídeo por todos os exercícios a costura Forex e o grafite ali se posicionou em relação de creme acontecer eu acho que para mim essa e da organização de artistas muito bacana que se criou a construir e quando a gente tiver a crescente violência acontecendo principalmente para a população negra e ver quanto que o grafite se posicionar isso para mim formar uma das ações mais efetivas que acontecerão em 2010 relacionado grafite [Música] apagaram tudo pintaram tudo de Cinza a palavra no mundo ficou coberta de tinta apagaram tudo pintaram tudo
de Cinza só figura 1 Eu acho que isso passamos apressado na verdade a gentileza de esfriar Axé eu não sei que consegui esterilizaçao aquele sentimento mais puro que você deu Seja algum limite seu soró Antia aquilo que transforma que muda que traga que troca que o di fica aqui que eu mandei haja um só fosse um alimento energético Universal que a conecta tu não sai do visual perguntar mexer no som por tudo só ficou um desenvolvimento do conhecimento humano aqui para mim ela tá ligada também com essa questão do conhecimento que amplia a consciência humana
a minha acha isso na minha vida assim descansar da rotina sem do do tempo de agora do presidente momento assim que eu sou um filtro EA minha arte representa esse filtro das coisas que estão acontecendo ao meu redor então eu me destino com mais artista sabe de além de contar suas histórias e que fazem parte de mim né tanto de um passado comum do que tá acontecendo também ao meu redor uma punhado de tudo isso isso expressa a minha árvore ficou coberta de tinta algumas pessoas já já vi meu trabalho com um trabalho muito rico
importante né já tem que professores de acha que multiplica a ideia do meu trabalho que os alunos onde ele fortalece a ideia do que o grafite da importância do grafite como arte portância de como entender compreender o que se ficou que o grafiteiro faz o que alguma artista da arte urbana e se faz então hoje as pessoas têm já um pouco desse entendimento né dentro de sala de aula do que realmente é o grafite da importância EA questão do meu próprio trabalho e traz essa carga de positividade e fomenta a cultura popular maranhense palavra utilizada
eu acho que acho que tem Tem essa esse aspectos de não de ninguém conseguir entender Qual é a utilidade dela real e por isso ela é muito útil a gente tem essa esse essa porta para o Allen assim para o algo mais para o que a gente não pode controlar se a gente não pode entender Inclusive eu acho que isso é o que é dá a sensação de liberdade e e você mais empresas frente sabedoria não dela na escola não é E aí [Música]