olá pessoal sejam bem vindos a esta terceira parte do discurso do método nesta terceira parte vamos apresentar algumas regras da moral que rené de cartes extraiu de seu próprio método vamos lá e é bom na segunda parte nós percebemos que é preciso derrubar alguns edifícios ou seja derrubar algumas ideias porque algumas ideias quando submetidas a nossa razão se demonstram insuficientes para alcançar a verdade nós percebemos que nós derrubamos algumas ideias não só pelo gosto de derrubar mas nós derrubamos as quando percebemos que elas já não pode é tratar das questões com tanta clareza e com
tanta evidência já na terceira parte daquelas começa com essa ideia de derrubar este é difícil mas antes que isso aconteça ele vai nos orientar que neste momento em que estamos trabalhando por desconstruir algumas ideias é preciso então que nós tenhamos uma segunda casa uma segunda morada para que a gente possa ter uma descer com segurança enquanto derrubamos esse é isso estas ideias quando submetemos estas outras ideias a nossa própria razão por isso a ideia que o filósofo nos oferece é decompor uma moral provisório e de nos apresentar algumas máximas para que a gente possa compreender
como que ele fez este trajeto de destruição de demolição e reconstrução de algumas ideias que lhe eram muito importantes e caras aprenderam máxima que de castro nos apresenta é obedecer as leis e os costumes do seu país inclusive ao com as orientações da sua própria religiosidade porque ele acredita que essas leis estas orientações são apresentadas por homens sensatos ou homens que estão mais equilibrados do que outros então uma das palavras importantes nesta terceira parte é a busca do equilíbrio da sensatez o de permanecer longe dos extremos e durante este período de questionamento de todas as
opiniões que chegam até ele então é melhor fiar-se a pessoas mais sensatas para que as nossas ideias também fiquem sensatas e mais claras possíveis e como havia muitas pessoas que pensavam diferentes na sua época a estratégia que ele utilizou era ficar mais próximo daqueles que apresentam as ideias mais moderadas por que isso é mais cômodo e mais prático porque todo o excesso costumam nos prejudicar costuma ser mal que nos dá afastar do verdadeiro caminho que é encontrar uma verdade e uma verdade que seja indubitável para evitar o mal de cairmos numa extremidade então por isso
abraçamos ideias mais moderadas porque o caminho até o outro extremo é muito mais é muito mais demorado por isso que eu tenho que submeter a minha razão todas as 10 horas para que eu não cometa o erro de abraçar alguma das ideias que estão em grandes extremidades a segunda máxima que de classe apresenta consiste em ser o mais firme e decidido possível nas ações ou seja o preciso ter uma ação e um objetivo e caminhar reto nesse objetivo ele é simplifica como os viajantes que estão perdidos numa floresta quando eles se perdem eles não ficam
dando voltas eles não ficam caminhando de um lado para o outro o viajante é bom que ele escolha apenas um lado caminho e retamente neste lado pode ser que ele não chegue onde ele queria mas onde ele chegou ficará mais fácil para planejar o trajeto até o seu próximo objetivo o que podemos tirar deste exemplo é que quando não podemos discernir as o que são mais verdadeiras devemos então seguir aquelas que são mais prováveis e a terceira máxima consiste em vencer a nós mesmos vencer os nossos próprios desejos ou seja mudaram antes os meus próprios
desejos do que mudar o mundo que está em minha volta se nós aprendemos a mudar os nossos desejos vamos sofrer menos e vamos encontrar maior felicidade no nosso trajeto porque vamos aprender apresentar a nossa razão as coisas que nós queremos que perceber se estas coisas são prováveis ou improváveis porque se deixaram os a peppa porque se deixarmos a nossa vontade agir deliberadamente vamos querer coisas que são improváveis impossíveis como por exemplo mudar a matéria do meu próprio corpo que era um corpo feito de diamantes ou vou querer ter asas como pássaro decathlon vai colocar essas
idéias no seu discurso do método por isso é mais saudável que eu desejo saúde quando estou doente e ele acredita que esta estratégia deve ser a própria estratégia que alguns filósofos da antiguidade também utilizaram de renunciar aquilo que não poderiam o renunciar as próprias fortunas para fiat em desejos que eram aproximar-se da sabedoria dos deuses para ser feliz competitivo tipo de felicidade com seu é com esse tipo de atitude eu passo a deixar de lado algumas curvas também culpa por eu não ter nascido por exemplo em uma família que me deixou como herança grandes reinado
sou grandes fortunas mas eu sei quem eu sou como eu estou aqui e o que é possível fazer com a minha situação o sofrimento é menor celulose então filósofo começa a fazer algumas observações de vários homens de diversos lugares e ele percebe o melhor caminho que ele poderia ter é o caminho de cultivar a própria razão porque neste cultivo da própria razão ele pode encontrar então aquilo que ele tanto busca que é a verdade e foi através da busca desta verdade que ele percebeu que muitos homens ignorava um coisas muito simples e coisas que ele
atribuir como importantes porque eram subir uma das suas razões e as suas razões então lhe permitiu esta reflexão ou seja mais que tem a pessoas que pensam diferente de nós não significa atribuir ao outro verdade só porque a outra pessoa tem de estar que tem importância tem nome tem fama pode ser que as coisas mais simples que eu tenho vivido e experimentado que revelem coisas muito mais verdadeiras do que aquelas que eu estou desejando e que são talvez improváveis impossíveis e são coisas que não possuem algum tipo de clareza e evidência ou verdade e por
mais que tem um pessoas que pensam diferente de mim se foi deus que me deu o discernimento entre o verdadeiro e falso eu não preciso então me preocupar ao continuar me preocupando com as ideias das outras pessoas e que não me preocupando com as ideias das outras pessoas eu posso também encontrar um caminho de virtude para que eu possa e também com mais tranquilidade e feliz submetendo a minha própria razão aquelas coisas que eu acho importante então era aí depois de todas estas observações que o filósofo pintam se encontra livre e preparado para se desfazer
de muitas das opiniões que ele mesmo tinha e opiniões que chegavam até ele e ele teve uma ideia de que seria mais proveitoso então dedicar os próximos anos da sua vida viajando por vários lugares do mundo inteiro em busca de conhecer outras culturas conhecer outros homens conhecer outras ações e é dele empreendeu isso durante nove anos da sua vida começou então a viajar por diversos lugares para que este projeto acontecesse achou que era melhor fazer isso do que fica trancado dentro de um quarto e foi durante estas andanças e estas viagens de de castro que
ele percebeu que muitas coisas que ele estava talvez tá dando pudessem ser colocadas também dúvidas e que muitas das suas dúvidas se concretizaram ao seja ele começou a utilizar então um método de duvidar de todas as coisas que chegavam até ele este duvidar de todas as coisas não pode ser considerado o mesmo duvidar dos céticos porque os céticos duvidam por duvidar e de kart dúvida porque ele quer encontrar uma verdade e uma verdade que seja indubitável não é um duvidar por um simples duvidar mais um duvidar para reconstruir algo dele que fosse segundão nessa busca
por segurança ele encontrou o vários doutros várias pessoas que me ajudaram e ele percebeu que ele poderia colocar tudo isso dentro de um tipo de filosofia para encontrar uma filosofia que fosse mais certa ele percebeu que outras pessoas também tentaram fazer isso e ouviu alguns boatos de que ele de kart o pedido levar a cabo este projeto de encontrar uma verdade ou que outros tentaram e não chegaram ao mesmo êxito de teclado e foi nesse momento depois de vários anos neste alto experimento que dá cá se resolve ficar mais isolado resolve ficar sozinho e nesta
solidão ele começa a elaborar algumas meditações são meditações que vão ser apresentadas da quarta parte desse discurso do método sobre a prova da existência de deus e da alma humana meditações de cunho metafísico e eu espero vocês lá se você se você gostou desse vídeo lembre de deixar o seu like que diz seguir o nosso canal para continuarmos as nossas conversas sobre filosofias e humanidade um abraço e até a próxima