[Música] olhe eu mostro sempre é ficar paz entendendo que o que houve foi uma expulsão se fez no museu de arte de são paulo e que diz assim arte no brasil uma história de cinco séculos eu moro descartado em todo canto porque isso é uma isso é um sintoma do douro coisa muito ruim que acontece com a sociedade brasileira ou seja uma coisa aqui porque a ideia simples frase é um preconceito enorme arte no brasil a história de cinco certo e isso significa que há aqui no brasil só começa quando o português chega em casa
todo o passado no teste por exemplo do brasil é ignorado por esse isso aqui e no entanto que existe aqui uma óptima [Música] isso é uma baixa o relevo em pedra de uma pedra enorme que tem no sertão da paraíba na região da caatinga na paraíba creche seja a pedra do ingá vejam que beleza é um baixo relevo que você está bancando fazer não é parece a melhorar com o câmbio lado judeu não é que coisa bonita medonha inclusive inclusive tem uma estrela de seis pontas aqui não estou dizendo com isso que ajudar quando um
paciente foi feita já ter passado dos nossos índios mas é melhor coisa curiosa parece a melhorar e tem uma estrela o master lubavitch seis pontos aqui olha que beleza de 10 a 1 dava erro perto da serra da capivara no piauí as pessoas que não têm um conhecimento mais diário com a às vezes penso que isso é o que isso é um envie ao normal das real não é não israel também obedecem à obra eu gosto muito é uma história que aconteceu com map se o grande pintor francês foi do nosso certo né matisse uma
vez fez uma exposição e quando ele chegou lá ele era muito engraçado assim quando chegou tinha tava um homem vindo de antes de um quadro que apresentavam a mulher que tinha pintado e ou nas gargalhadas a ele por que é que o senhor está rindo porque essa mulher na barriga verde é um quadro lógico o ator é a mulher do rio alta com a mulher em quadro se dizia uma frase genial ele dizia um pintor que pintasse um cachorro igual aos cachorros que existe não teria feito pra não tinha conseguido somente um cachorro mas eu
estou a mostrar a vocês também a essa fotografia que representa 10 do teatro indígena e é um filme muito a questão trazer porque se vocês sabem qualquer manual de rap brasileiro qualquer manual brasileiro de teatro [Música] vocês vão encontrar duas afirmações a primeira de ordem geral que o teatro nasceu na grécia ea segunda que o tinha brasileiro nasceu quando os jesuítas aqui chegando com o teatro anchieta a mim me parece uma coisa absolutamente claro que o que nasceu na grécia foi o teatro grego não é porque é o teatro mundial já boné nasceu na grécia
o que a china eo nosso a greve não é [Aplausos] mas é aquela coisa tão clara não é e e o dia brasileiro nós é quando os jesuítas chegaram hoje ao juiz trouxer uma contribuição importantíssima mas já existia aqui do mesmo jeito que já existe essa pintura maravilhosa existia city acha ordinário que por acaso é odiar como tiago grande teatro mostras não é um teatro um rico são blindados que estão aqui presente como no teatro grande que o normal já tem que ser levado em conta e foi da fusão desde o estatuto indígena com o
estado negro e o espetáculo ibérico que surgiu esse extraordinário tear popular brasileiro que vejo que beleza olha que coisa [Música] reparo beleza hein então isso então isso aqui tem uma presença ibérica negra e indígena eu falei em uma hipótese ou 20 dias e os enterros muita admiração pela cultura japonesa e eu sempre dizia que o o o filme que o litoral por exemplo o filme the samurai é é um papo teatro nacional e popular do japão existe uma influência fundamental 12 o cabo é dali que vem aquela roupa daquelas atitudes aquele modo de representar e
eu achar que para nós brasileiros é claro que eu diria que nós foi imitasse por usá lo eu queria que nós fizéssemos em relação ao brasil porque ele fez em relação à cultura japonesa então eu achava que o que para ele foi o cabo para a gente é isso aqui então [Aplausos] então eu prometi tarde na lomba do demorou na volta a bola aqui eu agarro jura feita pelo grande mestre da gravura nova iorquino um homem do povo que é é poeta ea gravador chama-se jota borges e isso é a chegada da prostituta no céu
ele fez um folheto com esse fito que esse assunto e aqui está a prostituta taxa jornale e odiado e uma e o marido da prostituta estou querendo puxar ela pro inferno e ainda quer dar uma facada melo e sá o petraglia acolhido e puxou ela pro céu não é preciso estamos todos com medo né tá bom e e aí problema da mesma maneira que eu eu procuro no teatro baseado no folheto o meu querido amigo gilvan samico que eu considero o maior gravadora do brasil ele partiu da ele parte das capas dos folhetos do mesmo
jeito que o pacto do ar do da poesia narrativa do folheto para fazer o diabo ele pac essa garra xavante não fazer doido fazer toda a noite aqui em espalhando a 2 para cada quem tem o homem passa oferecendo a mas acho que é o pecado qualquer coisa aqui tem hoje em cima do união e olho refletir por lá de carro esta gravura lindíssima dá pra vocês terem uma idéia e finalmente a última eu trouxe uma causa uma fotografia de uma casa popular africana que é muito bonita e uma casa popular brasileira que é muito
bonita aqui só fotografia da mídia outra querida amiga minha que é uma grande falta também anna mariani que ela veja o que beleza de vocês vão pra conselho quanto a cultura popular é tão grande que quando ela ela publicou o livro sobre essas casas populares 1 um crítico brasileiro diz que os mestres de obra do nordeste provavelmente tinha que ter conhecido um golpe e mondrian você imagina o mestre de obra nós conhecer volpi mondrian aí a publicadora de cerca de hoje você aqui você pode até ser mas você não vai perguntar isso ao ver o
que ele pensa que você tem a dizer algumas palavras você é capaz mãe você recebeu algumas vezes mondrian claro que não entende o que é bom de maneira que eu cheguei cheio do frio e eu quero dizer a vocês que como eu disse eu eu não tenho como eu faço essa valorização da cultura brasileira as pessoas pensam que eu tenho hostilidade a outras formas de cultura não tem nenhuma tá certo que ele é ou quer que eu queria conta do esc e outra coisa não sou um soneto não pode uma pessoa porque é brasileiro nem
gosto da pessoa que a população volte diz que a globo tá certo agora também por quando eu tenho a utilidade uma figura dessas culpa da cultura massificada que não querem nos impor e com modelo quanto a essa tem muita coisa tem muita coisa que não presta mesmo esse é o meu assunto é você me deu muita corda não se deu só vai sair daqui de noite mas eu então eu vou concluir e adoro ver como é que nós vamos deixar de lado uma cultura como essa que é a expressão do nosso país e do nosso
povo e que pode ser uma lição para todos nós nem joga no de maneira nenhum então vocês que são jovens agora os que rodam com a cabeça branca publicou a gente já tava lá tem placar o importante são vocês não me deixem sair é a chama da cultura brasileira não isso não significa nem os amigos nem exclusive nem chove niro da minha parte não é é po nenhuma cultura nenhuma utilidade o que eu quero fortalecer a nossa porque então qualquer coisa que vem de fora em vez de ser uma influência que não descaracterize que nos
esmaga que do socorro passa a ser uma incorporação que nos enriquece disputa desarmado as minhas palavras e muito obrigado pela atenção com field [Aplausos]